Arquivado

Este tópico está arquivado devido a ser antigo. Para falares sobre o mesmo assunto, por favor cria um novo tópico.

Shinigami-san

[Liga de Cosplay?] Objectivos e Princípios da Liga

467 mensagens neste tópico

liga.jpg

Olha, o "possível" site da liga já tem links de regras, inscrição e classificação...

Pois...

Bom truque, propor votação, e ir adiantando trabalho...

Tipo nao quero desanimarte nem nada morg e nem sei se so reparaste agora ou se so falas agora. Mas tipo esses links no suposto site principal da liga ja existem desde que este e o forum foram criados. E por sua vez as palavras 'em construção' ja la estao desde sempre! xD

Eu quando vi pela primeira vez tambem foquei tipo WTF!? mas ate agora teve sempre na mesma..so o forum é que teve trabalho e mesmo este parou por completo porque os meus posts foram os ultimos la e continuam a ser prai ha ja 2 semanas... -.-'

Tipo nao sei se ele ta a adiantar trabalho ou não, sei é que esses links devem la tar como exemplo(e de novo digo que nada contêm, sao vazios mesmo).

Não acho que aqui alguem esteja a trabalhar por debaixo da mesa, acho que o site foi mesmo criado tipo 'inocentemente' como exemplo e para desde logo conter um forum. E como alguem acho que disse, é facil tornar o site neutro em termos de moderação se passarmos esta para alguem, claro que o Kash terá que concordar... ^^'

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Tens toda a razão. A minha memória é uma trampa, os links podiam lá estar desde sempre...

De qualquer das maneiras, achava de bom tom que o conteudo desse dominio indicasse, na main page:

- indicação que era apenas um fórum de discussão, como o próprio Vic disse;

- remoção de quaisquer elementos que dêm a entender que aquele é a presença online da liga;

- explicação do que se passa na realidade: proposta do Shinigami, da Kakinoki, aos eventos e à comunidade, que se encontra ainda em discussão no Anime Portugal;

O kash pode obviamente por na página de entrada os argumentos que lhe levaram a criar este espaço de discussão alternativo. Mantendo, no entanto, referência à pessoa que teve a idéia, o Shini, e local original de discussão pública, o thread do anime portugal.[br]

Mensagem unida a: 08-09-2009, 13:13:58


Vic Viper:

"Assim os cosplayers, dentro que estivessem com os cargos de direcção, poderia dobrar com júris."

Hm... não tem grande transparência, nem me parece muito independente. Só se delimitares, através de regulamento orgânico, que o jurí, caso seja parte dos corpos gerentes da liga, não pode ter quaisquer outras funções durante essa jornada...

Ou arriscas-te a ter um juri omnipotente - que cria regras, avalia, e lança os resultados (seus e de outros jurís).

Júri a lançar resultados directo sem confirmação vai dar molho... e jurí a definir as regras e critérios que ele próprio vai avaliar...

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Morg

Vic Viper:

"Assim os cosplayers, dentro que estivessem com os cargos de direcção, poderia dobrar com júris."

Hm... não tem grande transparência, nem me parece muito independente. Só se delimitares, através de regulamento orgânico, que o jurí, caso seja parte dos corpos gerentes da liga, não pode ter quaisquer outras funções durante essa jornada...

Ou arriscas-te a ter um juri omnipotente - que cria regras, avalia, e lança os resultados (seus e de outros jurís).

Júri a lançar resultados directo sem confirmação vai dar molho... e jurí a definir as regras e critérios que ele próprio vai avaliar

Certo, concordo contigo nesses pontos. A questão é, se o corpo da direcção tambem dobrasse como júri, não poderia ser este a delimitar as regras para o concurso, e até ai estamos de acordo. Por isso, é que ainda não me inclinei na questão das regras do concurso , porque a meu ver, é O ponto mais dificil de decidir.

  E ainda mais dificil é decidir quem vai fazer as regras. Quem vai decidir os standards. uma coisa é a decisão de cada juri dos eventos, singularmente. Um corpo de regras standarderizado para avaliação ja é uma tarefa dificil. E por ser um assunto tão delicado não me expressei sobre o assunto. Além do que, se põe, Cosplayers que estejam presentes aquando da formulação das regras, não podem participar na liga? é complicado.

Outro ponto, já postado anteriormente, sobre a questão dos privados, penso que seja importante referir que a minha opinião não é de todo manter trabalho pro bono , para privados. Na minha perspectiva, aceito na totalidade a entrada de privados, que organizem cosplays, dentro da liga, desde que estes, deem publicidade a liga, contrapartidas aos cosplayers ( entradas grátis, é uma delas certamente) e a própria liga.

  Não digo que cada vez que uma FIBDA, ou um My games Zon, se quiser entrar, banque os 15000 euros necessários para a organização do WCS ( e 15000 temos um WCS bastante mediano...falando em WCS, era porreiro a malta ver o regulamento daquilo, antes de estar a mandar bitaites. As eliminatórias em cada país, são feitas num concurso criado de propósito, onde são escolhidos o par vencedor. Muito através dos skits, e dos cosplays em sim. por isso a liga em si não ia "escolher" quem poderia representar portugal no WCS. Quanto mais, apenas escolher um representante para ir a um evento estrangeiro, e até ai, de acordo)

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Vic Viper:

"E ainda mais dificil é decidir quem vai fazer as regras. Quem vai decidir os standards. uma coisa é a decisão de cada juri dos eventos, singularmente. Um corpo de regras standarderizado para avaliação ja é uma tarefa dificil. E por ser um assunto tão delicado não me expressei sobre o assunto. Além do que, se põe, Cosplayers que estejam presentes aquando da formulação das regras, não podem participar na liga? é complicado."

Eu não desenvolvi, mas julgo que a solução é comum a ambas as estruturas.

Caso da representativa moderada, proposta do Shini (executivo + veto de independentes), a liga arranca já com as regras definidas em discussão publica. MAS o Concelho Geral/independentes pode "mudar" as regras (tá ali escrito algures nos meus posts). ANTES da jornada começar.

Só estes. Os eventos não tocam nas regras. Têm problemas, a porta da rua é ali.

Idem com juri ou qualquer juizo que defina a interacção com os cosplayers.

No caso da tua proposta, idem. A liga "arranca" com o que aqui (ou ali) é definido.

Primeiro ano fica assim (quer dizer, os novos orgãos podem exercer a sua soberania, e se entenderem, mudar as regras criadas em discussão publica... mas para quê tanto trabalho para o ano 0...). Again, antes da jornada começar.

De novo, Vic, não sou em NADA contra a criação de uma estrutura operacional 100% independente dos eventos, ou uma associação para tal fim. Só digo que dá mais trabalho. E como é uma estrutura nacional, estamos a falar de um mínimo de duas assembleias gerais por ano, com membros espalhados pelo norte e pelo sul do país. Fora as reuniões de direcção.

Já ambos chegamos à conclusão que é necessário criar um "interface" com os eventos. Eu defendo um orgão em separado. Tu defendes representantes de eventos no mesmo orgão que independentes. Não vale a pena estar a discutir os prós e contras sobre projectos inacabados.

Agora acredito sinceramente que há pontos de cisão entre as tuas idéias, e as idéias/modus operandi do Kash. E talvez do Tespian.

Vic Viper:

"Não digo que cada vez que uma FIBDA, ou um My games Zon, se quiser entrar, banque os 15000 euros necessários para a organização do WCS ( e 15000 temos um WCS bastante mediano...

Eu referi a cobertura da deslocação de um cosplayers + acompanhante à eliminatória mais próxima. A mais próxima é Barcelona. Mesmo que um representante português não possa concorrer na eliminatória do WCS espanhol, pode de certeza concorrer a outras modalidades do evento. Pior das hipóteses, ganha uma viagem a Barcelona, onde pode pesquisar e aprender com os cosplayers "nuestros hermanos".

Para cada privado que entra, mais um cosplayer tuga a invadir espanha.

Vic Viper:

falando em WCS, era porreiro a malta ver o regulamento daquilo, antes de estar a mandar bitaites. As eliminatórias em cada país, são feitas num concurso criado de propósito, onde são escolhidos o par vencedor. Muito através dos skits, e dos cosplays em sim. por isso a liga em si não ia "escolher" quem poderia representar portugal no WCS. Quanto mais, apenas escolher um representante para ir a um evento estrangeiro, e até ai, de acordo)"

Tava a ver que ninguém topava...

Pelo que sei/li, apenas UM evento/sponsor pode candidatar-se para "hostar" uma eliminatória do WCS. Pelo que percebi, há que receber a comitiva do WCS.

Resumidamente:

- os resultados da liga valem um monte de nada para o WCS. Apenas podemos emular as regras destes, de modo a melhorar a qualidade do cosplay.

- realisticamente, se um evento conseguir o orçamento para acolher o WCS, não precisa da liga para ponta.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

-Kash

Peço desculpa pelo meu atraso. Desde Sexta que não parei quieto, e ontem tive uma dor de dentes que durou até hoje, e mal dormi. Por desde de Sexta que já encheram este tópico com mais 4 páginas respondi ao que me directamente me dizia respeito. Se tiverem perguntas para mim, força. Desde que resumam, não é preciso tanta parede de texto...

- o voto é irreversível. Não há "undo" ao voto. Da mesma maneira que  quando se vota, não voltas atrás 10 minutos depois e dizes à mesa "epá, enganei-me". O que causa um problema: tendo em conta que toda a gente pode modificar ou apagar os posts, torna a fiscalização da votação um pesadelo. Ou a necessitar de reports por parte do anime portugal.

Se os posts forem modificados, aparece a timestamp do edit no final do post. Se os posts forem apagados, vão parar a Reciclagem (e só moderadores é que podem apagar posts, se não me engano.)

- há a forte probabilidade de termos votantes/não-votantes a "entupir" o thread, Ou, mais grave que isso, a fazer "campanha"* durante a votação. Votação é sim, não, abstenção. A argumentação/discussão é anterior à votação. Não sei de nenhuma maneira de prevenir isto.

Simples, proíbe-se qualquer discussão no tópico da votação, e a discussão continua neste tópico.

- editado. Estava a expressar a necessidade de serem apresentadas propostas finais, que tu já tinhas apontado. Mas sendo assim, a proposta FINAL não é discutida?

É essa proposta final que deve, de novo, ser posta a discussão pública, e a debate. A discussão pública, pode perfeitamente continuar pelos fóruns. O debate deve ser feito apenas entre os proponentes. Em que moldes deve ser feito o debate?

Estás a meter problemas onde não os há... qual e o mal de se discutirem as propostas neste tópico?

- julgo ser necessária uma comissão eleitoral. Um representante de cada proposta, que faz a sua análise, em separado. E um elemento neutro. É necessário que o resultado dos três batam certo, e que os três comuniquem o resultado. Agora a questão: quem será o elemento neutro?

Não percebi bem, mas acho que não é preciso haver uma comissão eleitoral quando os votos estão a vista de toda a gente.

Eu no meu fórum posso organizar tudo melhor e imediatamente...

Por favor, diz-me onde é que eu disse que a Liga era minha. O fórum e site, sim.  A Liga, não, que é o que se está a ser discutido.

Despotismo, despotismo, é isto:

O homem lançou uma proposta à mercê da opinião de todos. Está a desenvolve-la de acordo com o feedback. POUCO, OU NADA, resta da proposta orginal dele.

Amanhã chega uma proposta "clonada" da proposta dele às instituições previamente contactadas, e elas vão saber. Se querem ter essa lata, força.

Quem tiver uma proposta diferente, arranque com ela. Como já disse no outro fórum, continuarei a desenvolver a orgânica para uma liga representativa. São livres de criticar, ou contribuir.

Tradução: Vocês são maus e não me ouviram, vou já fugir com a minha proposta e mandar a proposta as instituições!

Esse plugin, também corrige semântica?

Também devia corrigir picuinhice, infelizmente o mundo não é perfeito.

E a Sahh vota por ti? Ainda falam de falta de representação das mulheres na política...

A Sahh vota pela Sahh e eu voto por mim. Somos duas pessoas reais.

Olha, o "possível" site da liga já tem links de regras, inscrição e classificação...

PS.: eu ponho a funcionar, não esperem é que fique bonito. Posso disponibilizar o template para quem quiser apresentar layouts, mas vindo das minhas mãos, podem esperar algo horrível, mas que funciona.

Eu em menos de uma semana meto a funcionar, e dependendo do tema que canibalizar fica bonito.

morg, tu ias fazer exactamente o mesmo do que eu. Lá o Spawn tem razão...

Tipo nao sei se ele ta a adiantar trabalho ou não, sei é que esses links devem la tar como exemplo(e de novo digo que nada contêm, sao vazios mesmo).

Não acho que aqui alguem esteja a trabalhar por debaixo da mesa, acho que o site foi mesmo criado tipo 'inocentemente' como exemplo e para desde logo conter um forum. E como alguem acho que disse, é facil tornar o site neutro em termos de moderação se passarmos esta para alguem, claro que o Kash terá que concordar...

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Kash, esqueceste-te disto:

Quem postou nos tópicos da Liga e que propôs alguma coisa para a Liga que vote no modelo de Liga que preferir.

Porquê? Porque:

-assim mata-se a ideia de haver duas Ligas justamente e evita-se a degeneração num caldeirão de drama.

-assim quem postou no tópico é que decide em como é que a Liga vai em frente, e não duas ou três pessoas.

E porquê só os que propuseram alguma coisa? Porque:

-É impraticável trabalhar com a comunidade toda, por isso usa-se uma amostragem.

-Contando só aqueles que propuseram alguma coisa evita o cenário de haver gente que se registe só para dizer 'eu concordo' e ter voto na matéria.

A lista dos votantes (SUJEITA A MODIFICAÇÃO. POR FAVOR DIGAM-ME SE OMITI ALGUÉM!):

sim:

-Shini

-Morg

-Kash

-SpawnVonRipper

-Kalisheedra

-Mischa

-Grifo

-Itachi

-DirtyDeedsDoneDirtyCheap

-kurokihime

-megumi-chan

-Kawatta-kun

-Yotsuya

-Sun_Tze

-Dark_Light

-GaaraAngel

-VicViper

-Heartless

-Lynn

-Hellooo

-Hirono

-Yuna

-Leo

-Patsurishia

-Chibi-Cat

-Hemno

-Anime4Life

-Misat0

-Rikko

-Sahh

-Foz

-Shing_Lang (só comentou no ligacosplayportugal.org)

não:

-Tony_Carreira (disse que simplesmente concordava com um dos meus posts)

-Cerberus (não estava a postar no sitio certo)

-Hack (veio só provocar o SpawnVonRipper)

-Mike (disse que concordava com o post inicial do Shini)

-Mio-chan (só disse que concordava)

-angellis (só disse que concordava)

-Fantas (respondeu a um pormenor do post do GaaraAngel que não tinha muito a haver com a Liga em si)

-Neo_Player (só disse ao Morg para ter calma)

-Joana-chan (só disse que concordava)

Agora vamos lá resolver isto...

Dizes que apenas quem propôs alguma coisa é que deve ter uma palavra a dizer.

Correcto

Excluis pessoas ( como o Mike por exemplo ) que estava a favor da proposta mas que no entanto não contribuiram para a construção dela.

Ok.

Incluis na tua lista pessoal que disse que estava contra a ideia da liga e/ou que não contribuiu nada e/ou apenas a atacaram.

Errado.

Porque é que alguém que está contra a liga tem uma palavra a dizer em relação à maneira como ela deve ser criada/gerida/construida? Não faz sentido. Era como pores a massa associativa do Benfica a votar nas eleições do FCP.

Pedia-te que reformulasses a tua lista de votantes segundo estes critérios que entendo que são mais correctos do que os anteriores.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Acho que o DDDDC já disse o que eu tinha a dizer.

Resumindo: quem não gosta da ideia da Liga, não vota, ou vota em branco. As opiniões podem mudar até lá.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Kash:

"Se os posts forem modificados, aparece a timestamp do edit no final do post. Se os posts forem apagados, vão parar a Reciclagem (e só moderadores é que podem apagar posts, se não me engano.)"

Portanto, votos com "editado em" são imediatameente eliminados da votação?

Kash:

"Simples, proíbe-se qualquer discussão no tópico da votação, e a discussão continua neste tópico."

Tens noção que isso implica a possibilidade do Shini a andar a apagar posts... que é proponente...

Certo, estes vão para a reciclagem. Mas mesmo assim...

Kash:

"Estás a meter problemas onde não os há... qual e o mal de se discutirem as propostas neste tópico?"

Eu não falei da discussão pública das propostas, falei dum debate. Aliás disse explicitamente que a discussão publica pode continuar pelos fóruns...

Kash:

"Não percebi bem, mas acho que não é preciso haver uma comissão eleitoral quando os votos estão a vista de toda a gente."

Hm... pergunta ao Vic o que ele acha da inexistência de uma comissão eleitoral...

Kash:

Despotismo, despotismo, é isto:

"Citação de: morg em 28-08-2009, 20:40:08

O homem lançou uma proposta à mercê da opinião de todos. Está a desenvolve-la de acordo com o feedback. POUCO, OU NADA, resta da proposta orginal dele.

Amanhã chega uma proposta "clonada" da proposta dele às instituições previamente contactadas, e elas vão saber. Se querem ter essa lata, força.

Quem tiver uma proposta diferente, arranque com ela. Como já disse no outro fórum, continuarei a desenvolver a orgânica para uma liga representativa. São livres de criticar, ou contribuir.

Tradução: Vocês são maus e não me ouviram, vou já fugir com a minha proposta e mandar a proposta as instituições!"

Em primeiro lugar, foi o Vic que falou de despotismo no processo de criação da liga, e não o argumentou. E quando ele o fez, eu ainda não tinha proferido estas palavas. Consequentemente, ele não se podia estar a referir ao que ainda não foi escrito.

Em segundo lugar, eu não ia fugir para lado nenhum pois continuava a discutir a minha proposta publicamente. É uma proposta a que falta as regras. E acima de tudo, não é a minha proposta. É a proposta do Shini.

Em terceiro lugar, não vejo qualquer relação entre a tua tradução e a definição de despotismo (mesmo a da wikipedia brasilesca). Mas podes pedir umas luzes ao Vic.

Resumidamente, "traduzes" que nem m*rda.

Kash:

"A Sahh vota pela Sahh e eu voto por mim. Somos duas pessoas reais."

Votas com o user da Sahh? a Sahh vota duas vezes?

Mas numa  coisa tens razão Kash. Agora que já deste o exemplo, vou começar assim que possível no CRM da liga representativa moderada, de acordo com a minha hipótese inicial, subdomínio do anime portugal, administrada pelo mike.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Desculpa lá, Morg, mas estás a espera que a Equipa do Cosplay@FIBDA PAGUE para um cosplayer ir a outro país?

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Não, disse exactamente o contrário :)

Que o cosplayer pague para que a Equipa do Cosplay@FIBDA vá a outro país?

Lame joke.

Eu de momentos só ando a ver a discussão, tudo o que seria para eu dizer já foi mais que ultrapassado pelo Vic/Kash. Quando ver que há algo que precise da minha participação, participo.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

http://www.animeportugal.net/forum/index.php/topic,10731.255.html

Na minha proposta/proposta do Shini, privados nem sequer entram sem passar por uma estrutura informal. Ou seja, se a FIBDA quisesse receber a liga, não podia. Podia dizer que tem o cosplay@fibda, e o cosplay@fibda podia dizer que é uma etapa da liga.

Na proposta do Kash/Vic Viper, grandes eventos têm validação automática, e podem entrar privados. O que eu estava a dizer, no teu caso, é que a FIBDA (não o cosplay@fibda), para poder dizer que tinha uma jornada da liga, sem ter de recorrer à tua actividade (pois a proposta do vic/kash defende que a liga deve fazer o seu trabalho em paralelo às actividades já existentes), tinha de abrir os cordões à bolsa.

Neste cenário, no teu caso específico (again, proposta do Vic/Kash)

- tu continuavas o teu business as usual.

- a liga ia lá com o seu juri, e enquanto estava a decorrer o teu desfile, avaliava os cosplayers da tua actividade que tivessem inscritos na liga.

- ia-se embora.

- a Fibda podia dizer na sua página "5ª jornada do torneio anual de cosplay da Liga de Cosplay Portuguesa"

- e tu eras um ganda porreiro por andares a montar desfiles e a juntar pessoal pá liga.

Idem para todos os outros privados (mygames zon, FIA, Video Games Live).

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

http://www.animeportugal.net/forum/index.php/topic,10731.255.html

Na minha proposta/proposta do Shini, privados nem sequer entram sem passar por uma estrutura informal. Ou seja, se a FIBDA quisesse receber a liga, não podia. Podia dizer que tem o cosplay@fibda, e o cosplay@fibda podia dizer que é uma etapa da liga.

Na proposta do Kash/Vic Viper, grandes eventos têm validação automática, e podem entrar privados. O que eu estava a dizer, no teu caso, é que a FIBDA (não o cosplay@fibda), para poder dizer que tinha uma jornada da liga, sem ter de recorrer à tua actividade (pois a proposta do vic/kash defende que a liga deve fazer o seu trabalho em paralelo às actividades já existentes), tinha de abrir os cordões à bolsa.

Neste cenário, no teu caso específico (again, proposta do Vic/Kash)

- tu continuavas o teu business as usual.

- a liga ia lá com o seu juri, e enquanto estava a decorrer o teu desfile, avaliava os cosplayers da tua actividade que tivessem inscritos na liga.

- ia-se embora.

- a Fibda podia dizer na sua página "5ª jornada do torneio anual de cosplay da Liga de Cosplay Portuguesa"

- e tu eras um ganda porreiro por andares a montar desfiles e a juntar pessoal pá liga.

Idem para todos os outros privados (mygames zon, FIA, Video Games Live).

Em que ponto mesmo abriram os cordões?

PS- Extende um pouco o teu bold também, dás a impressão de que os privados não vão entrar de todo e no entanto acrescentas a seguir que se fizerem xpto coisa já "entram".

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Morg

Na proposta do Kash/Vic Viper, grandes eventos têm validação automática, e podem entrar privados. O que eu estava a dizer, no teu caso, é que a FIBDA (não o cosplay@fibda), para poder dizer que tinha uma jornada da liga, sem ter de recorrer à tua actividade (pois a proposta do vic/kash defende que a liga deve fazer o seu trabalho em paralelo às actividades já existentes), tinha de abrir os cordões à bolsa.

Neste cenário, no teu caso específico (again, proposta do Vic/Kash)

- tu continuavas o teu business as usual.

- a liga ia lá com o seu juri, e enquanto estava a decorrer o teu desfile, avaliava os cosplayers da tua actividade que tivessem inscritos na liga.

- ia-se embora.

- a Fibda podia dizer na sua página "5ª jornada do torneio anual de cosplay da Liga de Cosplay Portuguesa"

- e tu eras um ganda porreiro por andares a montar desfiles e a juntar pessoal pá liga.

Eina pá, falando assim, e ainda por cima pela maneira como acabaste, parece que vamos aqui todos a trabalhar pro bono, mas em vez de ser pra comunidade, é para os privados.

Ora, e tendo em conta o que eu disse aqui à uns posts atrás, defendi que, se um o evento privado X chegasse aqui e requisitasse os serviços da liga,  SEM NENHUMA CONTRAPARTIDA para os cosplayers, , óbvio que a liga não iria ter o minimo interesse em participar.

Agora, certamente que se a FIBDA-Festival Internacional de Banda Desenhada da Amadora, e, neste caso especifico, a equipa do cosplay@Fibda articularem esforços com a liga, fazendo com que existam várias contrapartidas, para os cosplayers, muito bem, tudo certo.

Aqui a questão é a FIBDA. neste momento é uma excepção a regra, pois é uma equipa informal, que trabalha COM um privado, ( digo COM, Sun_Tze corrige-me, mas no ano em que que trabalhei contigo no cosplay@fibda, não tive a minima ideia que estivesse a trabalhar PARA a Fibda) e portanto há que tomar a questão noutros contornos. Embora, não se desvie muito do que já propus, simplesmente, neste caso, à uma articulação de esforços da Fibda, da equipa do cosplay@fibda, e da liga. Portanto, o sun tze não vai ser um "grande porreiraço por andar a montar desfiles e a juntar pessoal pra liga", além disso, o cosplay@fibda nem mostrou ainda interesse na participação na liga..

Agora, as restantes organizações privadas, mantenho tudo o que disse já à uma série de posts...

Morg

Hm... pergunta ao Vic o que ele acha da inexistência de uma comissão eleitoral...

Não percebi esta. acho que nem pronunciem sequer sobre a questão dos votos, ou a relevancia, ou não da existência duma comissão eleitoral.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Vic Viper:

"Ora, e tendo em conta o que eu disse aqui à uns posts atrás, defendi que, se um o evento privado X chegasse aqui e requisitasse os serviços da liga,  SEM NENHUMA CONTRAPARTIDA para os cosplayers, , óbvio que a liga não iria ter o minimo interesse em participar."

Yah, e depois começamos a discutir contrapartidas minimas e máximas e blah blah blah, e chegou cá o sun_tze e achou que a minha proposta implicava que o cosplay@fibda, uma estrutura informal, ainda tinha que abrir os cordões à bolsa pa entrar, que eu tive de esclarecer.

O que eu defendo é que essas contrapartidas mínimas têm de ficar definidas. E não devem ser assim tão mínimas. Camarins/Balneários separados E bengaleiro/espaço de armazenamento gratuito para cosplayers + cobertura dos custos da liga + 1 deslocação à feira de Manga  de Barcelona, é o meu mínimo. Mas hey, a proposta é tua/do Kash/do Tespian, se queres deixar em aberto, deixas.

Se é para melhorar o cosplay, há que dar condições aos cosplayers.

PS.: tu defines o cosplay@fibda como excepção. Eu defino o cosplay@fibda como regra.

Vic Viper:

Não percebi esta. acho que nem pronunciem sequer sobre a questão dos votos, ou a relevancia, ou não da existência duma comissão eleitoral.

Acha mal, Sr. Dr, acha mal...

http://www.animeportugal.net/forum/index.php/topic,10731.255.html

Vic Viper:

"Quanto a comissão eleitoral, sugiro isto: Um representante de cada proposta, e um representante dos eventos citados em posts anteriores. Já que, parecendo que não, os eventos vão ter que ter uma palavra em toda esta situação, pelo menos, algo opinativo."

Again, entendam-se lá.

"Eventos grandes têm entrada automática" (Kash) e "se um o evento privado X chegasse aqui (...) óbvio que a liga não iria ter o minimo interesse em participar" (Vic Viper), não parecem, exactamente, a mesma face da moeda.

Tespian/DDDDC, não tens nada a dizer sobre a entrada automática de grandes eventos?

Tens alguma idéia sobre os requisitos mínimos para privados?

Tás aí tão caladinho...[br]

Mensagem unida a: 10-09-2009, 22:50:56


Vic Viper:

"Agora, certamente que se a FIBDA-Festival Internacional de Banda Desenhada da Amadora, e, neste caso especifico, a equipa do cosplay@Fibda articularem esforços com a liga, fazendo com que existam várias contrapartidas, para os cosplayers, muito bem, tudo certo."

Pedia, então, aos diversos proponentes, que me ilustrassem melhor este caso de excepção:

Assumindo que "FIBDA-Festival Internacional de Banda Desenhada da Amadora, e, neste caso especifico, a equipa do cosplay@Fibda" vão alojar a liga....

- A Fibda tem os mesmos benefícios em relação à liga que uma estrutura informal/associação?

- Os requisitos aplicam-se à Fibda?

- quem tem acento na Assembleia Geral? O cosplay@fibda ou um representante da Fibda?

- ou a Fibda aloja, num só intervalo temporal, duas jornadas da liga (Fibda + cosplay@fibda)?

E vamos assumir que o cosplay@fibda não tem interesse em juntar a sua actividade à liga... a Fibda, como privado, pode inscrever-se na liga?

E quem define os requisitos? A direcção? São iguais para todos os eventos, ou há separação de tipos de entidade, a nivel de requisitos (informais - associações - privados)?

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Morg

Yah, e depois começamos a discutir contrapartidas minimas e máximas e blah blah blah

bla bla bla? epah, se discutir mais um ponto pra ti é "blablabla", estamos aqui em discordancia. surgiu mais um ponto a discussão, discute-se. nem que seja para ver que não valia a pena, mas neste caso especifico, vale, e muito a pena.

Quanto as questões que enumeraste, aplicando-se ela as actividades de privados, tirando a tua sugestão da cobertura dos custos da liga, e da ida a barcelona, isso é o que normalmente se aplica a maioria dos eventos onde existe cosplay, portanto té ai tudo bem.

Quanto as questões do pagar o deslocamento da liga, certamente, se esta for uma estrutura organizada, mas hey, é a minha opinião.

Inclusivé, até deixo mais alguns pontos aos que colocaste:

-Obrigatoriedade da existência de técnicos de som para melhor ajustar, e ajudar os cosplayers no que toca a media necessária para as suas apresentações

-existência de uma equipa de palco para cordenar os cosplayers

-ESPAÇO ADEQUADO à espera dos cosplayers para entrarem no palco

-olha, umas garrafinhas de àgua a borla, era o amor.

A ida a barcelona, a meu ver, é bastante pouco, e em espanha nem há assim tanto por ver. Prefiro ver as entidades privadas a contribuir para uma "fatia" de um bolo maior. A ida a uma Anime Expo na França, ou uma London Expo. Se é para os cosplayers "aprenderem" certamente que prefiro um sitio onde haja realmente onde aprender.

De caminho, já que estás tanto a pensar na ida a barcelona pra participar no WCS, deixo-te aqui as regras das eliminatórias, que se calhar fazem-te repensar essa ideia.

http://animania.net.au/files/pdfs/events/2008-WCS-Pre-Selection-Competition.pdf ( é o da australia, mas serv pra ilustrar uma realidade que parece ser bastante desconhecida pela maioria)

Morg

Se é para melhorar o cosplay, há que dar condições aos cosplayers.

Certo, tens toda a razão. Vamos admitir, independentemente da proposta, que essas são as condições necessarias para os eventos privados entrarem. Tantas condições, tantas exigências, e os cosplayers deixam de se interessar pelo #Cosplay Photoshoot ou o Fupo. porque não lhes dão condições. E passamos só a fazer cosplay para ganhar, para entrar a borla nos eventos, e esquecemo-nos que cosplay é no fundo uma forma de diversão, de trabalho amador, de homenagem e tributo a personagens, e aos seus criadores.

  E antes que digas que estou a fazer uma comparação absurda, eu digo que não. e porque? porque as exigencias tem que ser pensadas a longo prazo, e pela maneira como falas, ( quase com um horror visceral de privados) estás a impor que isso são condições necessárias para o cosplay evoluir. E eu, acredito que não. Porque? porque não é dando somente entradas grátis, camarins e afins que o cosplay vai evoluir. Aliás, com a onda de facilitismo imposta nas gerações mais novas, prevejo exactamente o contrário. Mas adiante, não me vou alongar em debates que puxam a filosofias, e a sociologias, se calhar não são a tua cena.

Quanto a questão da comissão eleitoral, erro meu, mea culpa em me ter esquecido ( talvez pela importancia que me dei ao debrucar durante 5 segundos sobre esse assunto. ).O que me leva a questão, e, admito não a ter pensado antes, mas qual a necessidade de, segundo os moldes onde a votação provavelmente irá decorrer as in  virtualmente, existir uma comissão eleitoral? Supondo que isto vá ser uma poll e uma thread só de votos, e aqui no animeportugal....mas de novo, não me debrucei sobre este assunto, posso estar redondamente enganado, e se assim for, agradeço que me expliques o teu ponto.

De novo, o Kash é o Kash, eu sou eu. Estamos de acordo no ponto inicial que nos faz estar na mesma zona de ideias, mas isso não implica que eu defenda pontos diferentes dos dele em alguns aspectos. Se a pluralidade de ideias dentro da mesma proposta incomoda, ou ainda pior se dificulta a compreensão das ideias, então cria-se um ponto de cisão entre a minha proposta, e a do kash. Embora por 2 ou 3 pontos, mais depressa se entra em acordo atraves do debate.

( irra, ultimamente é so testamentos)

Assumindo que "FIBDA-Festival Internacional de Banda Desenhada da Amadora, e, neste caso especifico, a equipa do cosplay@Fibda" vão alojar a liga....

- A Fibda tem os mesmos benefícios em relação à liga que uma estrutura informal/associação?

- Os requisitos aplicam-se à Fibda?

- quem tem acento na Assembleia Geral? O cosplay@fibda ou um representante da Fibda?

- ou a Fibda aloja, num só intervalo temporal, duas jornadas da liga (Fibda + cosplay@fibda)?

E vamos assumir que o cosplay@fibda não tem interesse em juntar a sua actividade à liga... a Fibda, como privado, pode inscrever-se na liga?

E quem define os requisitos? A direcção? São iguais para todos os eventos, ou há separação de tipos de entidade, a nivel de requisitos (informais - associações - privados)?

A FIBDA é um caso de excepção. pela tradição que existe, e pelo bom entendimento entre as equipas que vão organizando o cosplay na FIBDA, e a própria FIBDA. Se uma das partes falhasse, possivelmente deixaria de se realizar o mais velho cosplay Português. Assim,  e tendo em conta a minha experiência no ano em que estive na organização do cosplay@ Fibda a Fibda, e o cosplay@Fibda, trabalham em simbiose, e dificilmente se separam. o cosplay@fibda é a entidade que trata do cosplay na fibda. os pontos que pediste esclarecimento, não os posso responder a todos, pois teriam que ser tambem discutidos com a supra citada organização.

Tirando o penultimo ponto. À priori, se a o cosplay@fibda, não tendo interesse na liga, dificilmente a Fibda irá ter.

A questão de alojar duas jornadas da liga, não se põe. parece-me estares a fazer uma cisão entre a fibda e o cosplay@fibda, que certamente será correcta a todos os niveis, menos no que estamos aqui a discutir, o cosplay. Pra todos os efeitos, é o cosplay@fibda que organiza o cosplay na FIBDA. assim, no hipotetico caso da fibda albergar uma jornada da liga, seria somente uma.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Vic Viper:

"bla bla bla? epah, se discutir mais um ponto pra ti é "blablabla", estamos aqui em discordancia. surgiu mais um ponto a discussão, discute-se. nem que seja para ver que não valia a pena, mas neste caso especifico, vale, e muito a pena."

O "blah blah blah" era no sentido de abreviar, não de menosprezar o assunto. Porque basicamente acabamos de re-discutir os pontos de há duas paginas atrás pois o sun_tze percebeu a minha proposta ao contrário.

Vic Viper:

"-olha, umas garrafinhas de àgua a borla, era o amor."

É a única que não concordo. O resto, perfeitamente (caso a liga tenha modalidade, ou avalie um skit, obviamente).

Vic Viper:

"A ida a barcelona, a meu ver, é bastante pouco, e em espanha nem há assim tanto por ver. Prefiro ver as entidades privadas a contribuir para uma "fatia" de um bolo maior. A ida a uma Anime Expo na França, ou uma London Expo. Se é para os cosplayers "aprenderem" certamente que prefiro um sitio onde haja realmente onde aprender."

Portanto valores mínimos de sponsoring? Em diferentes escalões para informais, associações e privados?

....

Ok, história curta da crise separatista da liga:

- lá muito para trás, eu sugeri como pre-requisito racios mínimos de sponsoring.

- o Kash começou com "A liga não deve ser uma caça aos patrocínios", "ganha-se uma taça e acabou".

- eu (obviamente) assumi, assim sendo "ok, isto só pode ficar pela comunidade, então. Ah espera, a Fibda... já sei, privados têm de fazer "bridge" através duma estrutura informal"

- obviamente que me caem os tomates quando o Kash "abre a perna" aos privados.

- e tu agora voltas a sugerir o que eu sugeri no início.

Epá...

"Tantas condições, tantas exigências, e os cosplayers deixam de se interessar pelo #Cosplay Photoshoot ou o Fupo. porque não lhes dão condições."

Princípio da "não-canibalização" dos pequenos eventos. Porque raio é que achas que eu engalhei com os privados?

Vic Viper:

De novo, o Kash é o Kash, eu sou eu. Estamos de acordo no ponto inicial que nos faz estar na mesma zona de ideias, mas isso não implica que eu defenda pontos diferentes dos dele em alguns aspectos.

Qual ponto inicial? Com que concordas exactamente, neste momento, com a proposta do Kash?

Não concordas com o fecho a "sponsors".

Não concordas com a entrada automática de grandes eventos (iincluíndo privados).

Não vi o Kash debruçar-se sobre a tua idéia de usar isto para arrancar, futuramente, com uma associação (não tenho nada contra, btw). Do kash, nada sei.

Não concordas que o alojamento e o cms sejam da responsabilidade dele.

Não concordas com a não-acumulação de cargos entre equipa da liga e júri.

No que é que concordas? Que os eventos têm de ser moderados por independentes? Idem.

Eu simplesmente defendo que, caso a estrutura evolva para uma associação, SÃO OS FUNDADORES E ELEITORES DESTA MESMA que decidem a sua estrutura,  e estares-te aqui a matar para dar uma estrutura orgânica que, futuramente, nem pode ser seguida, é uma perca de tempo.

Que privados, se é para entrar, é com requisitos mais elevados, ou dando o devido crédito a estruturas informais? Idem.

De momento, a ÚNICA diferença entre a minha e a tua proposta, são estas:

- jurí dos eventos, validado pela liga VS jurí da liga

- funcionamento "em série" ou "em paralelo" do trabalho da liga, nos eventos.

As consequências são directas, para ambos os casos:

Na minha proposta, basta um mínimo de 3 pessoas com conhecimento de cosplay na liga, que não podem concorrer a esta.

Na tua proposta, há necessidade duma estrutura propria da liga, da cobertura de custos de deslocação desta mesma, e dum maior número de pessoal a não poder concorrer numa jornada.

Tem a vantagem BRUTAL do staff do evento poder concorrer à liga no seu próprio evento - basta terem um desfile, reunirem as condições, e tá feito.

Tem a desvantagem brutal de requerer tanta gente, tanta gente a não concorrer, que impossibilita jurís diferentes para jornadas diferentes.

And again: a proposta do KAsh/Vic, (quando concordam um com o outro) , dá muito mais trabalho que a minha.

Mas força aí nisso. Explica-me só como é que vais indexar as eleições da liga às eleições da Anipop e Kakinoki de modo a que o nosso representante esteja permanente sincronizado com as eleições da liga. E explica-me o que é que vais escrever nos estatutos de tal associação:

"Compõe a Assembleia geral:

- todos os sócios da associação;

- um representante de cada estrutura informal, associação, ou evento privado.

Tão como eram as eleições? Caso surjam duas listas para a Assembleia Geral, a Anipop mandava um representante para cada lista concorrente? Ou os sócios da associação têm de ser eleitos, mas os representantes dos eventos têm entrada imediata, sem votação nos orgãos de gestão?

Estás a ver o quão inconstitucional/ilegal na matéria isto é?

E a mesa da assembleia? Como que raio é que vais dar assento a um representante de cada evento aí?

E vais fazer uma Assembleia geral sempre que for preciso tratar de alguma coisa (inscrições, regras, validação de eventos)? Aonde é feita essa assembleia geral, onde está o livro de actas? Tens membros pelo país todo! É que imputaste uma CATREFADA de funções de orgão executivo à Assembleia Geral, e deixaste a Direcção com o "indefinido".

Detesto ser desmancha-prazeres, mas não vai proposta minha para nenhuma votação que não seja secreta. Anda aí muita gente a escolher lados "porque sim" (em ambas as propostas).

Portanto, sim, é preciso uma comissão eleitoral (para começar, porque temos proponentes a discordar do caderno eleitoral). E não, proposta minha não vai a votação numa "user battle" com topicos a serem removidos, editados, com accounts a fazerem dois votos, e com um dos proponentes com previlégios de administração neste fórum.

Agradecia aos proponentes da votação um método alternativo, secreto. E que se decidissem sobre o funcionamento da comissão eleitoral.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Tespian/DDDDC, não tens nada a dizer sobre a entrada automática de grandes eventos?

Tens alguma idéia sobre os requisitos mínimos para privados?

Tás aí tão caladinho...[br]

E um barrote pelo cu, não?

Eu de momentos só ando a ver a discussão, tudo o que seria para eu dizer já foi mais que ultrapassado pelo Vic/Kash. Quando ver que há algo que precise da minha participação, participo.

A minha vida não é a liga/criação da mesma, como presumo que a tua também não seja, desculpa lá se não partilho do teu entusiasmo, assim como da tua falta de visão. Mas já agora:

Se os independentes conseguirem ser uma mais valia para a liga de PESO para a liga então não vejo porque razão rejeitar a sua participação. Não queremos é uma cambada de pessoal a entrar na liga só para que ela se torne mais numerosa e porque eles têm muitos amigos.

Yah, e depois começamos a discutir contrapartidas minimas e máximas e blah blah blah, e chegou cá o sun_tze e achou que a minha proposta implicava que o cosplay@fibda, uma estrutura informal, ainda tinha que abrir os cordões à bolsa pa entrar, que eu tive de esclarecer.

Não me parece. Imagina que no final do ano tens um prémio no valor de 1000 euros' date=' o que não acho dificil de atingir caso cada concorrente pague por exemplo 2 euros de anuidade [b']e se todas as organizações contribuirem para tal[/b]. Achas que uma organização independente conseguia isso?

Vá como independente ou não, acabam por pagar na tua proposta, se dizes de certas incoerencias, então começa a organizar as tuas. Over&out.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

-Kash

Portanto, votos com "editado em" são imediatameente eliminados da votação?

é uma boa ideia.

Tens noção que isso implica a possibilidade do Shini a andar a apagar posts... que é proponente...

Certo, estes vão para a reciclagem. Mas mesmo assim...

Tenho confiança suficiente para que o Shini não faça isso. E se não houver confiança entre as duas partes, isto nunca mais vai andar para a frente.

Eu não falei da discussão pública das propostas, falei dum debate. Aliás disse explicitamente que a discussão publica pode continuar pelos fóruns...

Debate onde, precisamente?

Resumidamente, "traduzes" que nem m*rda.

Talvez, talvez. Do material de origem conseguiria tirar umas quantas interpretações diferentes. portanto é capaz de haver erros. Mas acho que a mensagem continua a estar bastante explícita...

Votas com o user da Sahh? a Sahh vota duas vezes?

Voto com o user da Sahh.

Mas numa  coisa tens razão Kash. Agora que já deste o exemplo, vou começar assim que possível no CRM da liga representativa moderada, de acordo com a minha hipótese inicial, subdomínio do anime portugal, administrada pelo mike.

Seria melhor que isso também estivesse na proposta, e só a ideia: quero que as pessoas votem simplesmente nas implicações que um ou outro site possa ter, e não no resultado final porque está bué giro. E sim, eu fecho o meu site se for esse o caso.

Detesto ser desmancha-prazeres, mas não vai proposta minha para nenhuma votação que não seja secreta. Anda aí muita gente a escolher lados "porque sim" (em ambas as propostas).

Portanto, sim, é preciso uma comissão eleitoral (para começar, porque temos proponentes a discordar do caderno eleitoral). E não, proposta minha não vai a votação numa "user battle" com topicos a serem removidos, editados, com accounts a fazerem dois votos, e com um dos proponentes com previlégios de administração neste fórum.

Tudo bem. Dá aí uma solução mais viável.

Não há. A verdade é esta.

Tópicos a serem removidos? Editados? Onde?

E eu venho aqui dizer que só respondo a perguntas sobre a votação. Estou farto de ver os dois lados a acusarem-se mutuamente de se lhe meterem palavras na boca. Não vale a pena discutir e ter dúvidas sobre propostas que não existem sequer. É uma palhaçada que só está a denegrir a ideia da Liga ao olhos de quem olha para este tópico e vê sempre as mesmas pessoas a discutir o sexo dos anjos.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Kash:

Debate onde, precisamente?

Aqui. Possível mecânica:

- cada proponente apresenta a sua proposta num thread.

- o debate é feito por post de questão/crítica e resposta. Assumindo duas propostas:

1o post, proposta A; 2o, critica/questoes do representante da B; 3o post, resposta da A.

O debate incide sobre as propostas finais apenas, obviamente. Caso hajam várias propostas, todos os proponentes podem questionar as outras respostas.

Kash:

"Seria melhor que isso também estivesse na proposta, e só a ideia: quero que as pessoas votem simplesmente nas implicações que um ou outro site possa ter, e não no resultado final porque está bué giro. E sim, eu fecho o meu site se for esse o caso."

Como a página é gerida e administrada, concordo. Estrutura e funcionalidades, peço-te para re-considerares. Muito trabalho para algo que pode não ir em frente.

Kash:

"Tudo bem. Dá aí uma solução mais viável."

Votação secreta? Bué maneiras...

- primeira: cada membro do caderno eleitoral envia mail a cada membro da comissão eleitoral. Cada membro, no fim, compara os e-mails. São usados os mails registados no animeportugal.

- pode-se usar PM também (cada voto = uma pm para cada membro da comissão eleitoral).

- caso queiras anonimato absoluto (ou seja, que nem a comissão eleitoral saiba), ou pões uma poll num link não divulgado, password-protected. Estou a assumir que o que quer que seja que o animeportugal usa para "polls" indica que user votou, mas não em que ele votou.[br]

Mensagem unida a: 12-09-2009, 17:30:15


DDDC:

"assim como da tua falta de visão"

E argumentar a minha falta de visão? É que cascar sem argumentos é muito fácil, se é para ir por aí... Epá, se não tens qualquer opinião relativamente à participação de privados, e os moldes destas, diz. Desconversar para insulto não argumentado, sem ofensa, soa a "birrinha".

DDDDC

"Vá como independente ou não, acabam por pagar na tua proposta, se dizes de certas incoerencias, então começa a organizar as tuas. Over&out."

Shini: "e se todas as organizações contribuirem para tal."

"Se". O que implica que não há rácio de sponsoring mínimo, decorrente da contribução/sugestão do Kash (não caça aos patrocínios, liga é suportada pelos inscritos). Contribuem se quiserem. Não vejo qualquer incoerência aqui. Deve ser a tal falta de visão que falas.

Mas assumindo que o Shini queria dizer "com todas as organizações a contribuir"... por acaso, a data dessa quote não é anterior à proposta reestruturada? Se calhar viste mal as datas...

Shini:

"Se os independentes conseguirem ser uma mais valia de PESO para a liga então não vejo porque razão rejeitar a sua participação. Não queremos é uma cambada de pessoal a entrar na liga só para que ela se torne mais numerosa e porque eles têm muitos amigos."

E a nossa proposta já compreende um órgão inteiro de independentes há umas tantas páginas.

Composto no mínimo por 3 independentes.

Isso é falta de visão. E explico: não deves ter visto a proposta actualizada, ou o post de comparação das propostas que eu fiz, e que foi confirmado pelo Shini.

Obviamente que, do vosso lado, respostas concretas em relação aos pontos divergentes das propostas, uma explicação resumida para que outros possam perceber a quantas andamos, nada.

Deve ser falta de visão. Não vêm necessidade para tal.[br]

Mensagem unida a: 12-09-2009, 18:11:10


Epá, ia-me esquecendo da sobremesa...

Kash:

"Mas acho que a mensagem continua a estar bastante explícita..."

Sim, explicitamente errada. Não há qualquer relação com despotismo e o meu comportamento, ou o do Shini, neste thread. Só teu. Teria sido déspota SE tivesse ficado calado enquanto vos empatava no fórum, e seguia com a minha proposta nas vossas costas.

Mas sinceramente, nem percebo porque é que estamos a discutir, quem "cheirou" o despotismo foi o Vic Viper, é ele que o tem de argumentar... ele, se calhar, nem se estava a referir ao teu comportamento...

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais