Arquivado

Este tópico está arquivado devido a ser antigo. Para falares sobre o mesmo assunto, por favor cria um novo tópico.

Shinigami-san

[Liga de Cosplay?] Objectivos e Princípios da Liga

467 mensagens neste tópico

Boa tarde,

O meu nome é Diogo Resende e venho aqui falar como Representante da Kakinoki, Clube de Cultura Japonesa. Esta proposta é apenas um rascunho mas foi algo que eu achei que tinha potencial caso as partes envolvidas mostrassem interesse em dialogar e discutir esta ideia.

A minha ideia era criar um torneio anual composto por 4 eventos ao longo do ano ao estilo do "Grand Slam" no tenis mundial.

Durante essas 4 estações iria haver 4 torneios de Cosplay realizados por diferentes entidades. Assim de repente lembrei-me como é obvio da Kakinoki, da Anipop e da organização do Photoshoot. Falei nestes nomes porque os 2 primeiros são associações formadas e porque o Photoshoot tem sido um evento regular. As regras teriam que ser discutidas e teria que haver uma certa uniformização de modo a poder ser realizado um ranking. Seria necessário haver cedências de cada uma das partes certamente para se poder chegar a um consenso.

Os concurso de Cosplay poderiam e deviam ter formatos diferentes desde que se enquadrassem no ranking. Os eventos continuariam a ter um prémio como de costume. No entanto no final do ano, o Ranking seria calculado e iria ser atribuido um grande prémio ao vencedor/vencedores do Ranking. Este torneio continuaria a ser realizado anualmente e o ranking seria sempre tomado em conta. Poderia haver um ranking feminino e um Masculino ou algo do género, isso para já são apenas pormenores.

Vantagens do Torneio Anual

1) A união faz a força

4 organizações juntas significa mais contactos e mais hipotese de publicidade/parcerias/patrocinadores. O grande intuito desta competição seria conseguir criar um prémio vistoso para os Cosplayers e apimentar um pouco a competição. Escusam de falar no drama, já se sabe que quando há concurso, há drama.

2) Descentralização

Ter uma grande competição com uma etapa no Porto e em Lisboa faria com que os Cosplayers mais ambiciosos se deslocassem às outras cidades. Traria mais gente do Porto a Lisboa e mais gente de Lisboa ao Porto. O ideal seria mesmo uma competição em cada cidade mas penso que isso em Portugal é praticamente impossivel.

3) Abertura de Portas

Com uma grande competição em Portugal podiamos marcar o nosso país no mapa. Podia haver um ou uma representante de Portugal a ir a competições de outros países ou outros países a tentarem concorrer ao nosso concursos. Outra ideia que parece distante mas nunca se sabe o que pode acontecer. Se queremos que a competição fique mais animada e que a qualidade suba, temos que criar um aliciante como este.

Entretanto no tópico do evento já foram desenvolvidas algumas das guidelines que podiam orientar esta competição. Ficam aqui alguns dos objectivos e princípios discutidos neste tópico:

Volto a apelar à participação de todos na definição de PRINCÍPIOS e OBJECTIVOS para tal estrutura. Deixo, de novo, os que já foram abordados:

OBJECTIVOS

Objectivos, até à data, de acordo com a minha intrepretação:

- Uniformizar/dar um standard de qualidade a, pelo menos, a componente "cosplay individual/melhor fato".

- Centralizar/catalizar patrocínios. Trabalhar com um sistema de organização e avaliação desenvolvido pela comunidade, para a comunidade.

- Estimular a mobilidade de visitantes e cosplayers é. Estimular, não obrigar.

- Criar uma estrutura capaz de gerir e fomentar a qualidade do cosplay a nível nacional, com possibilidade de participação em competições internacionais.

Princípios

- a não canibalização de eventos não alinhados.

- minimizar as condicionantes sócio-económicas nos resultados;

- abertura a novas entidades

- evitar a "ordenha" de cosplayers e esforço comunitário  por privados.

F.A.Q. - Frequently Asked Questions:

P: As organizações já estão definidas à partida?

R: Neste momento tudo o que está a ser falado é hipotético. Não há confirmação da participação de nenhuma das organizações, apenas interesse em dialogar.

P: Vou ter que ter 4 Cosplays diferentes, um para cada competição?

R: Não. As condições ainda não foram definidas mas 4 cosplays por ano levava qualquer um à falência.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Iniciativa interessante.

Da parte do Anime Portugal, têm o nosso apoio no que for necessário.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Concordo, concordo, AH, e concordo ^^ se o nosso país seria mais conhecido e/ou melhor quanto ao hobbie, sim.

Sim não passa de de mais competições ao fim ao cabo, mas são estas que, o facto de serem em conjunto, se tornam especiais e importantes. Mais que outras talvez (mas não gosto de julgar).

Quanto à primavera, poderia ser o FUPO? Até calha bem, feitos um pro outro, primavera e tal. E é um evento que também se realiza a uns bons anitos (não tanto como a FIBDA, mas essa é no Outono, e como falamos em organizações concordo com a escolha da Anipop).

Edit: Já que o Mike referiu sobre apoios, bem a AMV Portugal em muito não pode ajudar, mas qualquer cena na área de vídeo (neste caso, eventos "fechados") que queiram, estamos ao dispor igualmente ^^ .

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Muito sinceramente, acho algo desnecessário. xd Acho que só iria trazer mais confusões e inevitavelmente o drama.

Uma das únicas vantagens em termos de cosplay que isto poderia trazer era, de facto, se conseguissem meter o nosso país no World Cosplay Summit (WCS), que é digamos o torneio de cosplay de excelência. Mas, pelo o que sei, para o WCS é preciso patrocinadores que estejam dispostos a pagar a viagem dos vencedores ao Japão.

Btw, a Espanha este ano ficou em 2º lugar, por isso não está assim tão longe. xD

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

boa ideia acho k vai ser interesante ainda por cima se formos para outro pais numa competicao de cosplay mas esse torneio vai comecar no anipop deste ano ou para o proximo ???

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Nao vejo porque não. Traz uma vantagem gigantesca às estruturas existentes: a uniformização das regras. Todos os anos eram revistas  em conjunto pelas entidades, e previamente anunciadas.

Só estou a ver um stress: o premio final. Tem de haver alguma regra que defina a contribuição de cada instituição OU um cabaz de prémios, angariado pela organização (o segundo parece-me melhor).

Se esta estrutura definir um guião/regulamento permanente para o concurso, melhor ainda. Já se sabia que a actividade precisava de um apresentador, 1 ajudante de palco, etc... A estrutura ficava pública, quem quisesse copiar, está à vontade. A qualidade do desfile em si ficava constante a nível de organização.

Do lado da Anipop, as coisas fazem-se por duas maneiras: ou clubes, ou actividades. Os clubes são mais de funcionamento interno, penso que o melhor seria criar uma actividade anual. Um responsável por ano, que interagia com as restantes estruturas. A execução do que fosse definido por esta estrutura ficava a cargo da organização do respectivo evento.

O meu problema aqui seria a gestão dos cosplayers, anotação de pontuações, galeria, etc. Talvez um cms com contas para os cosplayers, galerias, etc. Como a coisa tem de estar neutra, e visto o mike ali em cima já ter dito que podiamos contar com tudo:

1 cms com gestão de perfis e galeria associada a cada user.

domínio nomedotorneio.animeportugal.com

1 admin (mike)

3(4 se se desencantar outubro) editores (afixam resultados, e noticias em relação ao seu evento)

Grande vantagem: com uma página unica, que se mantinha o ano inteiro, era BEM MAIS SIMPLES angariar sponsors. Quaisquer agradecimentos ou publicidade ficavam no ar um ano.

SEM FÓRUM, digo eu. Post no anime portugal com cada representante de cada instituição devidamente identificado no início.

Cada cosplayer podia dar mais feedback do que está a fazer/vai fazer, adicionar fotos extras, etc

A direcção já viu isto, não contem com grande coisa para já pois esta está com a anipop nas mãos.

Quem não quer concorrer, não concorre. Continua a poder inscrever-se na "actividade cosplay" de cada evento, sem penalidade. Julgo ser obvio que, para se habilitar ao premio final, tinha de estar presente nos 4 torneios.

PS. considerem o FIBDA para Outono. A Anipop está a tentar mudar para a primavera há anos. Não sei se conseguem para o ano, mas que é objectivo desta direcção, é.[br]

Mensagem unida a: 05-08-2009, 17:03:00


E quem vos diz que, com o tempo, o premio anual não é uma ida ao WCS? Está apenas dependente da quantidade de sponsors. Para o primeiro ano calculo que seja impossivel, mas não estão à espera de milagres. Pelo menos fica uma estrutura que torna isso possível, pelo menos teoricamente.[br]

Mensagem unida a: 05-08-2009, 17:05:23


Já agora, agradecia moderação extra-forte neste tópico. Posts permitidos: sim, não, e, caso concordem, idéias. Quem passar um "não", agradeço que poste outra vez APENAS se vir OUTRAS contrapartidas negativas, ou a relação a novos desenvolvimentos. Quem discordar com o não, epá, fiquem calados. Isto É uma proposta pública para as instituições visadas. Podem contribuir a construir, não a destruir. As críticas não acabam com eventos, mas acabam com boa vontade.

Eu domingo faço outro post chato. Nos regulamentos do concurso em si não toco, mas a organização/regulamentação, deixo aqui as minhas contribuições. Se for pá frente, quem se agarrar, que escolha o que lhe agrade.

Shinigami, alguma idéia para separar boas idéias que aqui surjam desta salganhada ? Acho que vai sobrar para ti, começaste o thread...

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Muito sinceramente, acho algo desnecessário. xd Acho que só iria trazer mais confusões e inevitavelmente o drama.

Uma das únicas vantagens em termos de cosplay que isto poderia trazer era, de facto, se conseguissem meter o nosso país no World Cosplay Summit (WCS), que é digamos o torneio de cosplay de excelência. Mas, pelo o que sei, para o WCS é preciso patrocinadores que estejam dispostos a pagar a viagem dos vencedores ao Japão.

Drama é algo que existe de qualquer maneira. Temos que nos deixar de preocupar com isso. Não há nenhum sistema invulneravel e infalivel. Não há nenhuma formula que diga que x+y+z dá um cosplayer vencedor. Podemos sempre tentar arranjar algo parecido mas irá haver sempre dor de corno e pessoal que acha que foi injustiçado. Há sempre várias pessoas que mereciam ganhar. Não acho que isso seja um impedimento para tentar ( espero que nínguem leve a mal a expressão ) profissionalizar o Cosplay em Portugal.

morg, Tenho todo o gosto em filtrar e ir aproveitando o sumo que venha daqui.

Quem não quer concorrer, não concorre. Continua a poder inscrever-se na "actividade cosplay" de cada evento, sem penalidade. Julgo ser obvio que, para se habilitar ao premio final, tinha de estar presente nos 4 torneios.

Penso que não seria necessário haver uma obrigação de lei para o cosplayer entrar em 4 concursos. No entanto é óbvio que um Cosplayer que entre nos 4 concursos tem à partida vantagem perante um que entre em apenas 3.

PS. considerem o FIBDA para Outono. A Anipop está a tentar mudar para a primavera há anos. Não sei se conseguem para o ano, mas que é objectivo desta direcção, é.[br]

O que dei foi meramente uma sugestão ou um exemplo. A Kakinoki ainda não tem um evento Anual definido nem sabe se terá. Apenas temos mais espaço de manobra para nos adaptarmos aos eventos que já estão a ser realizados. Além disso é obvio que isto tem que ser muito bem pensado e discutido entre todas as partes interessadas.

E quem vos diz que, com o tempo, o premio anual não é uma ida ao WCS? Está apenas dependente da quantidade de sponsors. Para o primeiro ano calculo que seja impossivel, mas não estão à espera de milagres. Pelo menos fica uma estrutura que torna isso possível, pelo menos teoricamente.[br]

Eu não tinha referido isto mas a minha ideia era precisamente essa. Acho que seria sem dúvida uma oportunidade única para os cosplayers.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Concordo bastante com esta iniciativa... Sera uma grande oportunidade pa todos cosplayers e quem sabe, trará mais fãs e assim estes eventos vao crescer...

Penso que o canal Animax ou a Sic Radical cobririam estes eventos e isso traria mais gente e aumentaria bastante a popularidade. ;D

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Excelente ideia, e podem contar desde já com a nossa (ainda que limitada) ajuda.

A Descentralização e a separação de eventos por estações parece-me imprescindível em este momento, ainda que não se vai evitar que existam outros eventos com datas próximas, "valorizam-se" estes quatro eventos com o Torneio Anual.

Em relação ao WCS .... e claro vai ser difícil no inicio, mas em Espanha, é a Ficomic quem patrocina (leia-se ... paga) a participação Espanhola, financiada pelo salão do Manga de Barcelona, com mais de 60.000 visitantes e mais de 500 participantes no concurso de Cosplay, no Brasil, a editora Editora JBC, nos USA o New York Anime Festival, na Alemanha a Animexx com o seu evento Connichi .... temos que ser realistas e ver que ainda nos falta um pouco para brincar com os "grandes", vamos passo a passo, que chegamos longe.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Sinceramente gostei da ideia. Acho até que é uma boa forma de tornar o cosplay em Portugal conhecido, quer a nível nacional quer a nível mundial. Quem sabe não se acaba por conseguir arranjar sponsors. Acho que é algo que se deve experimentar, nem que seja uma vez.

Uma coisa que não entendi foi isto:

No entanto no final do ano, o Ranking seria calculado e iria ser atribuido um grande prémio ao vencedor/vencedores do Ranking.

Neste caso a apresentação do vencedor do Ranking seria feito apartir de uma publicação? Ou seria apresentado num dos eventos?

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Relativo a ideia, tenho primeiro que dizer uma coisa:

Shinigami-san, andas a ter as mesmas ideias que eu.

Relativo a FIBDA, é questão de eu falar com os outros membros da organização relativo a essa ideia e quiça, reunir as 4 organizações em redor dessa ideia e ter uma longa conversa acerca de regras e outras coisas.

Porem, para quem fala relativo a concorrer ao WCS, pensem antes em coisas mais a terra... eu já entrei previamente em contacto com o WCS e acreditem, os pedidos deles não são coisas simples.

Alem de que temos mais 2 competicoes internacionais para alem do WCS, embora não ocorram no Japão. A Yamato (organizadora brasileira de eventos) já pensou em alargar o convite da Yamato Cosplay Cup Internacional para Portugal, por isso é questão de puxar uns cordelinhos e ver no que dá

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Eu acho a ideia excelente que contribuirá não só para o aumento da qualidade e prestigio do cosplay em Portugal como também para uma melhor publicidade do assunto que pode não ser só referente a anime como também videojogos etc. Programas como o Insert Coin costuman fazer noticias desses eventos.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Relativo a ideia, tenho primeiro que dizer uma coisa:

Shinigami-san, andas a ter as mesmas ideias que eu.

Relativo a FIBDA, é questão de eu falar com os outros membros da organização relativo a essa ideia e quiça, reunir as 4 organizações em redor dessa ideia e ter uma longa conversa acerca de regras e outras coisas.

Lol, esta ideia surgiu-me à uns dias apenas. Gosto é de as colocar fora logo para serem discutidas porque já sei que neste país se nínguem se mexer continua tudo na cepa torta.

Quanto ao FIBDA ser uma das competições acho que seria interessante.

Porem, para quem fala relativo a concorrer ao WCS, pensem antes em coisas mais a terra... eu já entrei previamente em contacto com o WCS e acreditem, os pedidos deles não são coisas simples.

Alem de que temos mais 2 competicoes internacionais para alem do WCS, embora não ocorram no Japão. A Yamato (organizadora brasileira de eventos) já pensou em alargar o convite da Yamato Cosplay Cup Internacional para Portugal, por isso é questão de puxar uns cordelinhos e ver no que dá

Em relação ao WCS, claro que é cedo falar, mas é certo que com uma competição anual que seja a união de várias associações/organizações temos sempre mais destaque. A WCS é como se fosse um objectivo. Podemos ser realistas mas no entanto convém que o nosso alvo seja ambicioso para não nos ficarmos pela mediocridade.

No entanto no final do ano, o Ranking seria calculado e iria ser atribuido um grande prémio ao vencedor/vencedores do Ranking.

Neste caso a apresentação do vencedor do Ranking seria feito apartir de uma publicação? Ou seria apresentado num dos eventos?

A minha ideia era no ultimo evento anual, se fizesse o somatório das várias classificações. Vamos dar o seguinte cenário. Tinhas 4 classificações de 100 pontos ao longo do ano. No final tinhas 400 pontos possiveis. Nas várias competições ias sendo classificada e o ranking era colocado online num site para o efeito.

Agora um tema importante que gostava que fosse pensado pelas respectivas entidades:

A minha grande dúvida, uma das questões a ser discutida em cima da mesa, era se haveria continuidade no ranking de uns anos para os outros. Claro que é mais dificil para alguém destronar alguém que esteja no topo, mas o que é que nós queremos? Qualidade ou mais pessoas com hipotese de vencer?

Se no fim do ano várias pessoas ficam com uma pontuação elevada, é normal que para o ano tenham vantagem perante alguém que apenas agora entrou para o ranking. Ou será que isso vai fazer com que alguém que esteja no topo do ranking se esforce menos só porque lá se encontra?

Outra questão:

Um cosplayer deve ser "penalizado" pela repetição de um Cosplay? 4 Cosplays por ano, ainda que a repetição supostamente só começa a ser contada apartir do inicio da competição, é viavel? Deixo aqui estas questões para serem pensadas por vocês.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Não acho que seria penalizado, apenas acho que os juris não iam dar a mesma pontuação se o cosplay for repetido (digo eu), senão basta fazer um cosplay mega XPTO e ganhar os 4.

Uma coisa, haveria temas para o cosplay, consoante a altura?  (não percebi muito bem isso).

Eu acho que é uma bom ideia, mas que vai dar mega dramas vai. Mas caguem, toda a gente gosta de um bom drama....

Agora um tema importante que gostava que fosse pensado pelas respectivas entidades:

A minha grande dúvida, uma das questões a ser discutida em cima da mesa, era se haveria continuidade no ranking de uns anos para os outros. Claro que é mais dificil para alguém destronar alguém que esteja no topo, mas o que é que nós queremos? Qualidade ou mais pessoas com hipotese de vencer?

Por mim volta do zero, senão novos cosplayers não tinham a mesma hipótese.

Have fun... :D

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Não acho que seria penalizado, apenas acho que os juris não iam dar a mesma pontuação se o cosplay for repetido (digo eu), senão basta fazer um cosplay mega XPTO e ganhar os 4.

Por isso mesmo é que acho que devia haver uma espécie de penalização. Isso incentivava que as pessoas fizessem novos cosplays, além disso um cosplay repetido e um cosplay novo estariam em pé de igualdade na competição base. No entanto no Ranking Anual haveria uma penalização que não afectava os resultados dos Cosplays.

Não sei se me fiz entender mas acho que o mais lógico era apenas haver uma classificação. Não se ia classificar alguém para o Concurso de Cosplay da Kakinoki e depois uma classificação do Natsu ( Verão ).

Penso que esta competição podia também uniformizar os critérios o que seria bastante bom. Claro que podem haver diferenças como é obvio. Um photoshoot é sempre diferente dum concurso de Cosplay normal. Como já foi dito, é preciso ter critérios que vão até ao mais infimo pormenor para que não tenhamos que andar sempre a rever regras.

Agora um tema importante que gostava que fosse pensado pelas respectivas entidades:

A minha grande dúvida, uma das questões a ser discutida em cima da mesa, era se haveria continuidade no ranking de uns anos para os outros. Claro que é mais dificil para alguém destronar alguém que esteja no topo, mas o que é que nós queremos? Qualidade ou mais pessoas com hipotese de vencer?

Por mim volta do zero, senão novos cosplayers não tinham a mesma hipótese.

Isso é questionavel. Imagina que um Cosplayer ganha. A pessoa que fica em segundo lugar não deve estar em vantagem para o ano seguinte? Além disso imagina que alguém nos 2 primeiros concursos tem uma performance abaixo do que estava à espera. Ela vai ficar a pensar assim "Fogo, correu-me mal agora, mais vale começar a trabalhar já para a competição do ano que vem porque já não tenho hipotese de recuperar".

Acho que se o ranking for continuo, mas com atribuição de prémio no final de cada ciclo ( 4 torneios ), faz com que a competição seja mais fidedigna, valoriza a continuidade e faz com que os cosplayers estejam sempre presentes, mesmo quando já não têm hipotese de conquistar o primeiro lugar.

Valorizar novos Cosplayers

No entanto também poderia haver um sistema que valorizaria alguém abaixo do ranking se ganhasse às pessoas do topo do ranking.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Sinceramente, acho que para um pais da nossa dimensão dividir por 4 eventos é simplesmente demais, principalmente em custos para as pessoas. É certo que não precisam de ir a todos os eventos, mas quem vai terá sempre uma vantagem e ir a 4 eventos não fica barato, pois nem toda a gente é de Lisboa ou Porto, e se forem a ver bem, são bastantes os que vão de localidades nos arredores dessas mesmas. Fazer-se em dois eventos por ano, um no porto e outro lisboa seria mais sensato na minha opinião. Depois como sugestão também, rodaria pelas organizações a tarefa de establecer a pontuação do mesmo, ex: Num ano seria a do anipop, noutro a do photoshoot, etc.

PS: Mas com isto não quer dizer que não ache uma boa ideia, acho que até é bastante. Precisa é de ser muito pensada/discutida/aperfeiçoada.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Sinceramente, acho que para um pais da nossa dimensão dividir por 4 eventos é simplesmente demais, principalmente em custos para as pessoas. É certo que não precisam de ir a todos os eventos, mas quem vai terá sempre uma vantagem e ir a 4 eventos não fica barato, pois nem toda a gente é de Lisboa ou Porto, e se forem a ver bem, são bastantes os que vão de localidades nos arredores dessas mesmas. Fazer-se em dois eventos por ano, um no porto e outro lisboa seria mais sensato na minha opinião. Depois como sugestão também, rodaria pelas organizações a tarefa de establecer a pontuação do mesmo, ex: Num ano seria a do anipop, noutro a do photoshoot, etc.

PS: Mas com isto não quer dizer que não ache uma boa ideia, acho que até é bastante. Precisa é de ser muito pensada/discutida/aperfeiçoada.

Yeah, realmente é uma ideia genial, no entanto não consigo deixar de pensar nas coisas negativas que poderiam trazer para cosplayers e eventos.

Primeiro de tudo é muito difícil um cosplayer participar em 4 eventos non stop se os rankings forem contínuos, temos que ver que muitos dos “bons” cosplayers nacionais chegaram á idade de universidade ou mesmo andam a trabalhar a tempo inteiro….

Mesmo que o ranking fosse apenas anual é de facto difícil que um cosplayer consiga ter algo de novo pronto para cada evento seria mesmo um clash entre factor tempo e dinheiro.

Segundo para os eventos seria de facto algo difícil de controlar, e por existir uma grande responsabilidade apenas para alguns isto poderia levar a que outros tivessem bastantes dificuldades ou simplesmente desaparecessem.

O que quero dizer com isto? De facto já se viu inúmeras vezes que os nossos cosplayers são bastante competitivos, o que me leva a pensar se outros eventos mais pequenos ou mesmo alguns que ainda possam vir a surgir possam deixar de ter grande aderência por não se encontrarem neste leque de 4 eventos fixos.

No meu ponto de vista acho que seria mais fácil, criar um estilo de liga onde cada ano seria seleccionado um evento ( ou eventos não fixos) onde de poderia realizar as actividades pretendidas.

Ou seja não seria os eventos que seriam patrocinados, mas sim a liga ( tornaria mais fácil patrocínios e gestão monetária), onde estaria vários elementos de cada evento.

Ao surgir um novo evento este poderia candidatar-se a liga de forma a que todos possam ter a sua oportunidade.

Sry pelo grande post XP

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Imaginem o torneio com o formato tipo "Eurovisão"

Os eventos seriam os países, seriam seleccionados os eventos que participariam no torneio.

Cada evento teria um ganhador, o qual seria seleccionado para a grande final (e não pode participar nos outros concursos)

No ultimo evento (ou em um seleccionado previamente) participariam os vencedores de todos os eventos seleccionados, e seria proclamado o vencedor anual.

Com um formato similar, poderiam participar um numero maior de eventos, sempre que sejam organizados com a suficiente antecedência, e previamente aceites pela organização do evento.

Poderiam tanto ser seleccionados novos eventos, como excluídos os que não cumpram as regras ou requisitos previamente estipulados.

Todos os cosplayers podem ter a oportunidade de participar na final sempre que ganhem algum dos concursos (o que faz que os cosplayers tenham mais oportunidades de entrar na final, já que o sistema de pontos pode criar efeito "liga Portuguesa de Futebol" com participantes a ganharem a final com jornadas de antecedência, ou ficarem com pontos extra, e muita vantagem sobre os outros, desmoralizando o resto de cosplayers.)

O evento onde se realizaria a final pode ser rotativo, ou seleccionado conforme as capacidades de organização ou por conveniência na data de realização.

Isto não deixa de ser uma ideia .....

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Sinceramente, acho que para um pais da nossa dimensão dividir por 4 eventos é simplesmente demais, principalmente em custos para as pessoas. É certo que não precisam de ir a todos os eventos, mas quem vai terá sempre uma vantagem e ir a 4 eventos não fica barato, pois nem toda a gente é de Lisboa ou Porto, e se forem a ver bem, são bastantes os que vão de localidades nos arredores dessas mesmas. Fazer-se em dois eventos por ano, um no porto e outro lisboa seria mais sensato na minha opinião. Depois como sugestão também, rodaria pelas organizações a tarefa de establecer a pontuação do mesmo, ex: Num ano seria a do anipop, noutro a do photoshoot, etc.

4 dias por ano, para alguém ganhar o prémio do Torneio Anual de Cosplay em Portugal é muito? Sinceramente eu acho que não. Pode ser dispendioso, mas quem faz fatos de centenas de euros vai ter problema em gastar 15 ou 30 numa viagem? Eu acho que não. Além disso não dúvido que alguns cosplayers comecem a arranjar patrocinadores, nem que seja a mercearia do tio ou a empresa do pai.

Só estamos a tentar apimentar um pouco a competição e tentar dar um trofeu de qualidade a um ( ? ) cosplayer português por ano.

Primeiro de tudo é muito difícil um cosplayer participar em 4 eventos non stop se os rankings forem contínuos, temos que ver que muitos dos “bons” cosplayers nacionais chegaram á idade de universidade ou mesmo andam a trabalhar a tempo inteiro….

Não são 4 eventos non-stop, seriam 4 eventos por ano na sua maior parte em alturas de férias.

O Photoshoot é num feriado. A Anipop quer mudar para as férias da Páscoa. O evento da Kakinoki deverá ser no Verão. Além disso, para seres o melhor tens que fazer sacrificios. Como disse em cima, são apenas 4 dias por ano.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Imaginem o torneio com o formato tipo "Eurovisão"

Os eventos seriam os países, seriam seleccionados os eventos que participariam no torneio.

Cada evento teria um ganhador, o qual seria seleccionado para a grande final (e não pode participar nos outros concursos)

No ultimo evento (ou em um seleccionado previamente) participariam os vencedores de todos os eventos seleccionados, e seria proclamado o vencedor anual.

Não deixa de ser uma boa alternativa mas em vez de 4 eventos terias 5. E em vez de teres um peso semelhante nos juris ao longo do ano, ias ter um peso brutalíssimo para a decisão final. Teres que pontuar pessoas ao longo do ano e escolher entre 4 pessoas é um pouco diferente.

Todos os cosplayers podem ter a oportunidade de participar na final sempre que ganhem algum dos concursos (o que faz que os cosplayers tenham mais oportunidades de entrar na final, já que o sistema de pontos pode criar efeito "liga Portuguesa de Futebol" com participantes a ganharem a final com jornadas de antecedência, ou ficarem com pontos extra, e muita vantagem sobre os outros, desmoralizando o resto de cosplayers.)

Se o Porto ganhar os jogos todos, então merece mesmo ganhar o campeonato. É o melhor da liga. Nós aqui não estamos a querer os melhores cosplayers para, num cenário ideal, representar Portugal?  Além disso um sistema de liga é sempre mais eficaz que o de uma taça. Já viste "clubes" pequenos ganhar um taça mas muito poucas vezes ganham o "campeonato".

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais