Arquivado

Este tópico está arquivado devido a ser antigo. Para falares sobre o mesmo assunto, por favor cria um novo tópico.

Shinigami-san

[Liga de Cosplay?] Objectivos e Princípios da Liga

467 mensagens neste tópico

O Desenvolvimento da minha ideia fica para depois, que acabei de chegar do Bairro Alto.

Mas, queria responder tanto ao Itachi, como ao Shini.

Shini

Acho que juri evento + juri liga vai dar confusão. Além de que provavelmente se a liga fosse criada eu ( Kakinoki ) não teria problema nenhum em adoptar as suas regras para o concurso de Cosplay dos meus eventos. Sendo assim irias ter o mesmo critério, 2 juris diferentes e 2 vencedores diferentes?

Acho que um dos objectivos definidos inicialmente ( e que penso que até agora não foi refutado ) foi o facto da uniformização das regras. Para mim é um ponto bastante importante e foi uma das razões de não estar muito virado para a questão dos 2 juris.

A ideia seria operar a liga como um orgão independente dos eventos. A questão dos jurís, ainda não a trabalhei bem, embora a priori, ache que o sistema, com dois juris funciona. Pois, se a liga promove um concurso anual, pode ter o seu corpo de juris, que vai julgando, ao longo do ano para, obviamente escolher o vencedor. Os eventos ficam com o seu juri, afinal, só vão escolher o vencedor daquele dito evento.

Quanto a uniformização das regras..é um ponto a ser mesmo muito bem discutido. Não se pode por no mesmo saco o genero de avaliação que se faz no FUPO, como por exemplo na FIBDA. E criar cláusulas para cada santo evento, torna-se demasiado saturante. como disse, é ponto a ser discutido

Itachi

Citação de: VicViper em Hoje às 07:26:59

  d2: a liga opera o seu concurso anual, com base nos eventos, não existindo interferência.

Então defendes antes que a liga opere num grande evento criado pela liga sendo apenas um por ano e seja uma espécie de "super bowl" do cosplay português, certo?

Ou

Defendes que apenas um evento seja da liga e se instale num evento já existente anual?

Ou percebi mal isto do concurso anual?

Quanto à estrutura do corpo dirigente não parece mal, mas falas mais concretamente numa espécie de empresa de espectáculo? promotora, talvez? Ou associação com fins lucrativos?

Não não! quando falei de concurso anual, estava a falar do concurso que decorre ao longo do ano, evento a evento. como isso já tinha ficado mais ou menos, ponto acente, não achei necessário pormenorizar.

Quanto a questão que levantas sobre a associação, SE e volto a referir SE realmente for necessário a sua criação, esta seria certamente uma associação sem fins lucrativos. O único interesse é trabalhar para dar melhores condições, prémios e afins, para os cosplayers.

Itachi

Quanto às falhas da liga independente, encontrei uma bastante simples:

A ideia disto não é má, mas continuo a achar que os eventos ficam um bocado entalados com isto. Reparemos, tinhamos a anipop e a kakinoki ou o midori fest ou o otakawa ou outro que siga o padrão implementado pela anipop... Temos basicamente um evento de 2~3 dias em que há cosplay lá no meio das actividades todas. Bom, assim dá pra chegar la um júri da liga e tomar conta do júri do evento, excluindo o anterior porque o evento deu permissão.

Okay.

Agora. Photoshoot, FIBDA... Chegam lá os juízes da liga e passam a constituir o júri destes eventos, ocupando a parte de cosplay. Ah... Pois. Não há mais neste evento em termos de organização sem ser o cosplay, são focados apenas no cosplay. Então a Daniela Oliveira e todas/todos que organizam estes eventos iam, básicamente, ou ficar a olhar para os júizes da liga, ou borrifavam-se na liga, não?

Ora, não percebi o teu ponto. estas a dizer que devem existir dois corpos de jurís? o Juri da liga, e o dos eventos? Se assim, o for como disse acima, concordo. Não vejo é como isso seja um problema da liga independente. Again, se me puderes explicar o teu ponto, agradecia  ;)

Itachi

EDIT: outro problema da estrutura independente, caso a liga fosse uma promotora. Isto tinha que trabalhar a "recibos verdes" ou seja, o pessoal era pago por "serviços" que prestaram enquanto "freelancers" e é assim... Quem é que iria declarar os rendimentos? Os cosplayers têm muitos menores entre eles. Os pais vão declarar impostos sobre prémios que o filho pode ganhar? E o filho, sendo estudante vai declará-los para ser declarado como trabalhador? É complicado, não é?

Penso que por aqui nem vale a pena ir, mas com a organização de fins lucrativos não deve alterar muito.

Como disse, no caso da criação de uma associação, esta seria certamente sem fins lucrativos. Ser uma associação COM fins lucrativos, nem sequer me passou pela ideia, nem acho que valha a pena ser pensada.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

E mais importante do que isso: vai haver votação sobre modelos diferentes de orgânica ou não?

Eu parei o desenvolvimento da minha proposta, aceitei a possibilidade de uma votação. Ninguém se opôs publicamente a tal votação, pelo que tenho de assumir que ela foi aceite.

No entanto, já pedi esclarecimentos de como esta se processará, e não recebi resposta.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Mas quais propostas estariam para votação? É que agora vejo uma do Vic e não sei se o Kash está de acordo com ela.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Se o Kash não concorda, segue com a sua, e temos 4 propostas a votação, parece-me simples...

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

E que tal acabarem as propostas mesmo para variar? Dizes que não houve ninguém contra a votação, mas não deixei claro no meu outro post que se devia de adiar a mesma? Se não deixei, fica agora claro, sou contra uma votação agora quando ainda nem temos as propostas acabadas. Esta pressa enorme faz impressão.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Desculpa, ou há votação, e antes que as propostas sejam desenvolvidas, esta deve estar bem definida.

É impossível a mesma ser adiada visto não terem sido definidos datas nem moldes. Ou a idéia é abandonada, ou é assumida, definida, e depois adiada.

Volto a pedir esclarecimentos sobre:

- o regulamento eleitoral, composição da mesa eleitoral, e calendário eleitoral;

- o modo em que as propostas devem ser apresentadas e fundamentadas;

Ou o proponente da votação abandona publicamente a sua idéia (de votação sobre possíveis estruturas organicas para a liga).

Edit: adicionada última expressão em ()

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Ah! Mas Vic, assim a tua ideia e a ideia do Morg estão muuuito mais próximas. Prende-se apenas pelo núcleo incluir pessoas neutras + pessoas de eventos ou apenas pessoas neutras. Certo?

é que na ideia do Kash, pelo menos a inicial, ele falava num corpo de júri composto por juízes da liga e que tomavam conta da avaliação do cosplay nos eventos. Então surgia aquela situação que disse. Abolindo assim, o júri dos eventos. Passaria a ser o júri da liga a avaliar o cosplay em Portugal e nada mais.

Quanto à votação... 4 propostas? como assim? Temos a tua, a do Vic, a do Kash.. O shinigami está junto contigo, Morg. Ou não? o_O

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

ou te estás a referir a lucro como  uma vantagem/facilidade na execução dos seus objectivos. Podes esclarecer?

Isto. É que depois de ler coisas como estas...

Na liga representativa, privados não entram.

...que me fazem querer que querem a Liga mais para os eventos do que os cosplayers. Assim o FIBDA e o MyGames ZON não entrariam? Parvoíce.

E tal como o DDDC já disse, acho parvo estarmos já a correr para a votação, mas tudo bem. Se querem assim... eu apresento a minha proposta daqui a um dia ou dois..

é que na ideia do Kash, pelo menos a inicial, ele falava num corpo de júri composto por juízes da liga e que tomavam conta da avaliação do cosplay nos eventos. Então surgia aquela situação que disse. Abolindo assim, o júri dos eventos. Passaria a ser o júri da liga a avaliar o cosplay em Portugal e nada mais.

Eu nunca quis isto... percebeste mal. Esqueceste-te deste post? http://ligacosplayportugal.org/forum/viewtopic.php?p=37#p37

E UM PEQUENO PEDIDO: Depois de lidarmos com isto, voltaremos para o ligacosplayportugal.org. Ali pode-se arrumar melhor as coisas.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Kash, só para esclarecer:

Eu não pedi para finalizares a tua proposta (de orgânica), Pedi para elaborares a tua proposta de votação, denominadamente:

- a estrutura que as propostas devem seguir;

- quem vai gerir a votação, e de que moldes;

- prazos para apresentação de propostas;

E, quando tal for discutido, começarei a preparar a minha proposta.

Em segundo lugar:

Kash:

"...que me fazem querer que querem a Liga mais para os eventos do que os cosplayers. Assim o FIBDA e o MyGames ZON não entrariam? Parvoíce."

O texto original:

morg, bem lá para trás:

"NENHUMA ENTIDADE COM FINS LUCRATIVOS  ou seja, empresários em nome individual, sociedades por quotas, sociedades anónimas, comandita, etc  pode usar nome, imagem ou qualquer propriedade industrial sem autorização expressa e unânime da organização.

Meaning, a fibda pode dizer que tem evento de cosplay. A fibda não pode dizer que está a organizar a liga de cosplayões (lol...). Na página da organização do cosplay, força. Quando falo em fibda, falo da entidade que gere o evento, não o pessoal que organiza o cosplay. (o sun tze ou quem quer que seja que está a organizar, obviamente que pode, e deve)."

Mas eu elaboro mais:

Parvoíce é ter trabalho comunitário e voluntário a beneficiar privados. São privados, querem aumentar a suas entradas com cosplayers? Numa liga criada e alimentada o ano inteiro por eventos da comunidade? Claaaro.

Se são privados, abram os cordões à bolsa. Podem perfeitamente copiar o regulamento da liga, juntarem eles os sponsors, processarem eles as inscrições, arranjarem eles os juris, e pagarem eles a viagem ao WCS.

E estendo esta limitação a:

- Instituições públicas, partidos políticos ou juventudes partidárias, Câmaras Municipais, Empresas Municipais, Fundações e Institutos.

É muito simples: se qualquer uma das entidades neste quadro legal (resumidamente, tudo o que não seja associações sem fins lucrativos ou grupos informais) quiser alojar, que passe por um grupo informal. Tal como faz a Fibda. Sem qualquer crédito ou referência à liga.

O texto original:

morg, bem lá para trás:

"NENHUMA ENTIDADE COM FINS LUCRATIVOS  ou seja, empresários em nome individual, sociedades por quotas, sociedades anónimas, comandita, etc  pode usar nome, imagem ou qualquer propriedade industrial sem autorização expressa e unânime da organização.

Meaning, a fibda pode dizer que tem evento de cosplay. A fibda não pode dizer que está a organizar a liga de cosplayões (lol...). Na página da organização do cosplay, força. Quando falo em fibda, falo da entidade que gere o evento, não o pessoal que organiza o cosplay. (o sun tze ou quem quer que seja que está a organizar, obviamente que pode, e deve)."

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

E UM PEQUENO PEDIDO: Depois de lidarmos com isto, voltaremos para o ligacosplayportugal.org. Ali pode-se arrumar melhor as coisas.

Tem um pouco mais de respeito por favor. A organização pode ser a mesma aqui. Lá tens 1 tópico de regras e um tópico sobre a organização. Aqui é igual. Além disso aqui a discussão é mais pública. Se quiseres que as coisas sejam mais arrumadas eu peço ao mike para criar uma sub-board sobre a liga. Ele de certeza que não se importa.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Kash, só para esclarecer:

Eu não pedi para finalizares a tua proposta (de orgânica), Pedi para elaborares a tua proposta de votação, denominadamente:

- a estrutura que as propostas devem seguir;

- quem vai gerir a votação, e de que moldes;

- prazos para apresentação de propostas;

E, quando tal for discutido, começarei a preparar a minha proposta.

Em segundo lugar:

Kash:

"...que me fazem querer que querem a Liga mais para os eventos do que os cosplayers. Assim o FIBDA e o MyGames ZON não entrariam? Parvoíce."

O texto original:

morg, bem lá para trás:

"NENHUMA ENTIDADE COM FINS LUCRATIVOS  ou seja, empresários em nome individual, sociedades por quotas, sociedades anónimas, comandita, etc  pode usar nome, imagem ou qualquer propriedade industrial sem autorização expressa e unânime da organização.

Meaning, a fibda pode dizer que tem evento de cosplay. A fibda não pode dizer que está a organizar a liga de cosplayões (lol...). Na página da organização do cosplay, força. Quando falo em fibda, falo da entidade que gere o evento, não o pessoal que organiza o cosplay. (o sun tze ou quem quer que seja que está a organizar, obviamente que pode, e deve)."

Mas eu elaboro mais:

Parvoíce é ter trabalho comunitário e voluntário a beneficiar privados. São privados, querem aumentar a suas entradas com cosplayers? Numa liga criada e alimentada o ano inteiro por eventos da comunidade? Claaaro.

Se são privados, abram os cordões à bolsa. Podem perfeitamente copiar o regulamento da liga, juntarem eles os sponsors, processarem eles as inscrições, arranjarem eles os juris, e pagarem eles a viagem ao WCS.

E estendo esta limitação a:

- Instituições públicas, partidos políticos ou juventudes partidárias, Câmaras Municipais, Empresas Municipais, Fundações e Institutos.

É muito simples: se qualquer uma das entidades neste quadro legal (resumidamente, tudo o que não seja associações sem fins lucrativos ou grupos informais) quiser alojar, que passe por um grupo informal. Tal como faz a Fibda. Sem qualquer crédito ou referência à liga.

O texto original:

morg, bem lá para trás:

"NENHUMA ENTIDADE COM FINS LUCRATIVOS  ou seja, empresários em nome individual, sociedades por quotas, sociedades anónimas, comandita, etc  pode usar nome, imagem ou qualquer propriedade industrial sem autorização expressa e unânime da organização.

Meaning, a fibda pode dizer que tem evento de cosplay. A fibda não pode dizer que está a organizar a liga de cosplayões (lol...). Na página da organização do cosplay, força. Quando falo em fibda, falo da entidade que gere o evento, não o pessoal que organiza o cosplay. (o sun tze ou quem quer que seja que está a organizar, obviamente que pode, e deve)."

Sim, perfeitamente de acordo. A viagem ao WCS era um sonho quase impossível e isso dos voluntários... ao menos deveriam pagar a estadia, as deslocações e a alimentação. Se não querem pagar em dinheiro, ao menos deveriam dar o essencial aos voluntários e isso não acontece. (e estou a falar disso porque quis ser voluntária no europeu de Futebol e no Rock in Rio e estava falida na altura)

Concordo com a ideia, mas a questão da descentralização está a deixar o Algarve e outras regiões de fora!

Porque não incluir Faro nas pré-eliminatórias?

Ou toda a gente acha que os Algarvios são milionários ao ponto de se deslocarem a Lisboa OU AO JAPÃO com cosplays de Saint Seiya usando armaduras de ouro autênticas????  ;D

Nos outros países fazem eliminatórias em todas as regiões e só depois os cosplayers vencedores de cada uma deslocam-se à final num evento a definir. Quanto ao FIBDA, ao My Games... Bem poderiam dar um apoio e ceder um dos dias do evento para a final, com cobertura televisiva na Sic radical ou nos noticiários.

Era um bom meio de divulgar o evento.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Concordo com a ideia, mas a questão da descentralização está a deixar o Algarve e outras regiões de fora!

Porque não incluir Faro nas pré-eliminatórias?

Ou toda a gente acha que os Algarvios são milionários ao ponto de se deslocarem a Lisboa OU AO JAPÃO com cosplays de Saint Seiya usando armaduras de ouro autênticas????  ;D

Sò respondendo a este ponto. A estrutura da liga, seja ela como independente/mista/aliança de organizações, só irá usar eventos e organizações já existentes. O que é certo é que já à muito tempo que não há eventos na zona sul e poucas ou nenhumas iniciativas se vêem. Mas claro, na altura em que houver algo do género no sul, não duvido que seja incluido na liga.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Concordo com a ideia, mas a questão da descentralização está a deixar o Algarve e outras regiões de fora!

Porque não incluir Faro nas pré-eliminatórias?

Ou toda a gente acha que os Algarvios são milionários ao ponto de se deslocarem a Lisboa OU AO JAPÃO com cosplays de Saint Seiya usando armaduras de ouro autênticas????  ;D

Sò respondendo a este ponto. A estrutura da liga, seja ela como independente/mista/aliança de organizações, só irá usar eventos e organizações já existentes. O que é certo é que já à muito tempo que não há eventos na zona sul e poucas ou nenhumas iniciativas se vêem. Mas claro, na altura em que houver algo do género no sul, não duvido que seja incluido na liga.

Tu calate mase e vai mase ler a historia do cosplay em portugal. "não há eventos na zona sul e poucas ou nenhumas iniciativas se vêem"

PUFF "Facada no abedoman"

Quando a esta iniciativa, ainda estou a pensar no que criticar.  

Mas posso dizer que.

Morg, Shini quando perceberem de cosplay, digam algo de geto! XD

E mais importante do que isso: vai haver votação sobre modelos diferentes de orgânica ou não?

Eu parei o desenvolvimento da minha proposta, aceitei a possibilidade de uma votação. Ninguém se opôs publicamente a tal votação, pelo que tenho de assumir que ela foi aceite.

No entanto, já pedi esclarecimentos de como esta se processará, e não recebi resposta.

LOL não houve votação e foi aceite? hmm essa e nova para mim no mundo da politica. xD

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Quando a esta iniciativa, ainda estou a pensar no que criticar.  

Mas posso dizer que.

Morg, Shini quando perceberem de cosplay, digam algo de geto! XD

Nao sabes o que dizer entao... nao postes?

Posts a dizer que és melhor que todos nao te fica nada bem moogle, nada mesmo.

E quando perceberes algo de portugues, escreve algo de jeito![br]

Mensagem unida a: 02-09-2009, 13:04:39


Sò respondendo a este ponto. A estrutura da liga, seja ela como independente/mista/aliança de organizações, só irá usar eventos e organizações já existentes. O que é certo é que já à muito tempo que não há eventos na zona sul e poucas ou nenhumas iniciativas se vêem. Mas claro, na altura em que houver algo do género no sul, não duvido que seja incluido na liga.

Tu calate mase e vai mase ler a historia do cosplay em portugal. "não há eventos na zona sul e poucas ou nenhumas iniciativas se vêem"

PUFF "Facada no abedoman"

Não saberes escrever ja todos sabemos, agora não saberes ler? ELe disse que ja nao havia ha algum tempo, e foste deturpar o que ele escreveu dizendo que nao ha. Deturpar o que os outros niveis é de muito mau caracter.

E a forma como te diriges a toda gente neste forum so te fica mal. Ainda nao percebeste que nao és melhor que ninguem?

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Tu calate mase e vai mase ler a historia do cosplay em portugal. "não há eventos na zona sul e poucas ou nenhumas iniciativas se vêem"

PUFF "Facada no abedoman"

*Clap* *Clap* Bravo! Além do suicidio no português escrito, é na leitura do mesmo. Nunca disse nunca houve eventos, se tivesses lido, disse que AGORA não há eventos e mesmo iniciativas de meets são poucas. Faz um favor a todos e agarra numa gramática.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

@Moogle, posso não perceber muito de Cosplay mas o que é certo é que tenho vontade de o melhorar em Portugal. É uma vertente da cultura japonesa que agrada muito aos jovens e é uma mais valia para qualquer evento. Na tua cabeça se calhar eramos eu e o morg a fazer as regras para o concurso de Cosplay, não? Não podias estar mais errado. As regras estão a ser discutidas na praça pública para todos poderem contribuir com um modelo que possa agradar a diferentes organizações. Eu e o morg temos estado mais preocupados em criar a estutura da Liga em si e não na parte técnica das regras.

Quanto a dizer algo de jeito, há muita gente que gostou da ideia e agora nem sou só eu a querer que isto vá para a frente. Era ótimo ouvir a tua opinião ( mas por favor, lê o que está para trás ) porque já li vários comentadores de várias pessoas que organizam eventos e tu és uma das pessoas que faltam.

@Kat_Starchase, a nossa intenção é ir aos eventos que já existem e não criar novos eventos. De certo as diferentes organizações já têm imenso trabalho e fazer um evento no Algarve sendo a maior parte do pessoal de Lisboa, Porto, etc, não seria nada fácil. No entanto, se houver um grupo ou várias individualidades interessadas em realizar um evento no Algarve que  tenha uma estrutura para suportar a Liga de Cosplay, então esse evento torna-se viavel como participante da Liga de Cosplay ( mediante certas condições ainda a definir ).

@Votação, então as regras para a votação? O que aconteceu ao Kash?

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

-Kash

Parvoíce é ter trabalho comunitário e voluntário a beneficiar privados. São privados, querem aumentar a suas entradas com cosplayers? Numa liga criada e alimentada o ano inteiro por eventos da comunidade? Claaaro.

Parvoíce é haver cosplayers que só podem ir a um ou outro evento por ano, e por birrinha de um ou dois zés não pode participar na Liga.

O melhor é que no modelo que eu defendo esta questão nem se põe, mas prontos.

Tem um pouco mais de respeito por favor. A organização pode ser a mesma aqui. Lá tens 1 tópico de regras e um tópico sobre a organização. Aqui é igual. Além disso aqui a discussão é mais pública. Se quiseres que as coisas sejam mais arrumadas eu peço ao mike para criar uma sub-board sobre a liga. Ele de certeza que não se importa.

Respeito pelo quê?

Eu no meu fórum posso organizar tudo melhor e imediatamente, não tenho de pedir a alguém para ser administrador quando já o sou. Estou banido neste fórum, não queria ter nada mais a haver com este fórum, e estou a quebrar as regras do fórum, portanto quando mais cedo se for para um fórum NEUTRO que se discuta a Liga, melhor.

Uma das grandes razões que fiz o fórum era para a discussão não estar constantemente a voltar para trás, e é só olhar para o post da Kat_Starchase para veres o que eu queria dizer (e não, a utilizadora em questão não tem culpa.)

Tu calate mase e vai mase ler a historia do cosplay em portugal. "não há eventos na zona sul e poucas ou nenhumas iniciativas se vêem"

PUFF "Facada no abedoman"

Está bem, vou ver a história do Cosplay em Portugal.

http://www.animeportugal.net/galeria/index.php?cat=3

Xtreme Beach Cosplay Event

XB Cosplay 2005

XB Cosplay 2006

(e no Alentejo) NatsuYoka Meet

4 eventos desde... 2001. Estamos em 2009. Queres mesmo que eu CONTE os eventos que se realizaram na zona de Lisboa e Porto?

Quando a esta iniciativa, ainda estou a pensar no que criticar.

Enquanto quando alguém te critica tu ficas logo ofendidíssimo e defensivo? Moogle, antes de criticares, aprende a ser criticado.

digam algo de geto!

*jeito.

https://addons.mozilla.org/en-US/firefox/browse/type:3

Portuguese (Portugal)  Português (Europeu) 

Install Dictionary (165 KB)

@Votação, então as regras para a votação? O que aconteceu ao Kash?

Eu acho um tanto vergonhoso que tenhamos a meter estas questões de poder primeiro, e depois ainda esperam por mim. Lindo, mesmo.

E antes que digam "mas a proposta foi tua!", fiz a proposta porque os animos estavam um bocadinho exaltados. Agora que não estão, precisamos mesmo de ir já a votos?

De qualquer maneira, aqui vai a proposta:

http://www.animeportugal.net/forum/index.php/topic,10731.msg278625.html#msg278625

+

Cria-se um tópico (no AniPT, porque está discussão efectivamente começou aqui), e vota-se como numa User Battle (ou seja, os utilizadores escrevem no post em que modelo é que concordam, em vez de votarem numa poll).

- a estrutura que as propostas devem seguir;

A estrutura devia ser um post grande, e bem desenvolvido, sobre o modelo, explicando as suas vantagens e desvantagens.

- quem vai gerir a votação, e de que moldes;

Já expliquei.

- prazos para apresentação de propostas;

As duas partes deverão apresentar o seu modelo até ao dia X (a ser determinado por ambas as partes). No dia X, depois de apresentados os modelos, a votação começará.

Dêem primeiro vocês uma data.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Kash:

"Cria-se um tópico (no AniPT, porque está discussão efectivamente começou aqui), e vota-se como numa User Battle (ou seja, os utilizadores escrevem no post em que modelo é que concordam, em vez de votarem numa poll)."

Epá... estou a ver uns problemas nisto, além de umas dúvidas.

Dúvidas:

- Estou a assumir abstenção como quem não expressa um voto definido, ou não vota, ponto final.

Isso implica um período de votação - proponho uma semana. Ou mais, nunca menos. Mais tempo ou acham que chega? Concordam com a expressão da abstenção? E duração do processo eleitoral?

- julgo que deve ser incluído um período de reflexão em que nenhum dos proponentes ou eleitores pode argumentar, de qualquer maneira. Sim, eu sei que isto é impossível de fiscalizar (ou quase) mas qualquer denúncia deve ser investigada. Pela comissão eleitoral. Proponho os dois dias anteriores à votação. Pode-se apelar ao voto, mas não defender uma proposta específica.

Problemas:

- o voto é irreversível. Não há "undo" ao voto. Da mesma maneira que  quando se vota, não voltas atrás 10 minutos depois e dizes à mesa "epá, enganei-me". O que causa um problema: tendo em conta que toda a gente pode modificar ou apagar os posts, torna a fiscalização da votação um pesadelo. Ou a necessitar de reports por parte do anime portugal.

- há a forte probabilidade de termos votantes/não-votantes a "entupir" o thread, Ou, mais grave que isso, a fazer "campanha"* durante a votação. Votação é sim, não, abstenção. A argumentação/discussão é anterior à votação. Não sei de nenhuma maneira de prevenir isto.

- editado. Estava a expressar a necessidade de serem apresentadas propostas finais, que tu já tinhas apontado. Mas sendo assim, a proposta FINAL não é discutida?

É essa proposta final que deve, de novo, ser posta a discussão pública, e a debate. A discussão pública, pode perfeitamente continuar pelos fóruns. O debate deve ser feito apenas entre os proponentes. Em que moldes deve ser feito o debate?

- julgo ser necessária uma comissão eleitoral. Um representante de cada proposta, que faz a sua análise, em separado. E um elemento neutro. É necessário que o resultado dos três batam certo, e que os três comuniquem o resultado. Agora a questão: quem será o elemento neutro?

A nível de calendário eleitoral, faço a seguinte proposta:

Entrega das propostas à comissão eleitoral, e aprovação do caderno eleitoral:

6 de Outubro.

Discussão pública das propostas finais:

6 de Outubro a 20 de Outubro

Debate:

21 de Outubro a 23 de Outubro

Período de reflexão:

24 de Outubro a 25 de Outubro

Votação:

26 de Outubro a 1 de Novembro

Análise do processo eleitoral:

2 de Novembro a 5 de Novembro

Resultados:

6 de Novembro.

* por campanha compreende-se qualquer argumentação aos votantes a favor de determinada proposta.

PS.: eu não tenho pressa NENHUMA, Kash e DDDC. O que eu assumi (e bem, infelizmente) é que a tua proposta de votação ia ter buracos, e queria evitar uma situação do "vota-se amanhã" quando o drama escalasse, de novo, a situações desconfortáveis. Ao estabelecer prazos acordados por todas as partes.

O que é que ia acontecer se eu não tivesse batido com o pé no chão? Tu ias requisitar a votação, e iamos ter esta discussão "em cima das urnas".

Eu poderia ser acusado de má vontade ou medo de me submeter ao escrutínio.

Tu poderias ser acusado de querer desenvolver uma votação nos moldes que melhor serviam a tua proposta.[br]

Mensagem unida a: 03-09-2009, 22:46:57


Kash:

A estrutura devia ser um post grande, e bem desenvolvido, sobre o modelo, explicando as suas vantagens e desvantagens.

Nepia! Não é sobre o modelo, é O modelo. Não vou estar a votar o que a liga "pode, deve, terá".

De novo, os princípios e objectivos já foram à muito tempo discutidos - é isto que a liga "pode, deve, terá". A estrutura orgânica simplesmente implementa os princípios e objectivos préviamente discutidos.[br]

Mensagem unida a: 03-09-2009, 23:00:36


Kash:

"Parvoíce é haver cosplayers que só podem ir a um ou outro evento por ano, e por birrinha de um ou dois zés não pode participar na Liga.

O melhor é que no modelo que eu defendo esta questão nem se põe, mas prontos."

... mas eu estou a escrever para o boneco?

morg, que se deu ao trabalho de citar-se a si próprio, e explicitar o que tinha defendido.

E estendo esta limitação a:

- Instituições públicas, partidos políticos ou juventudes partidárias, Câmaras Municipais, Empresas Municipais, Fundações e Institutos.

É muito simples: se qualquer uma das entidades neste quadro legal (resumidamente, tudo o que não seja associações sem fins lucrativos ou grupos informais) quiser alojar, que passe por um grupo informal. Tal como faz a Fibda. Sem qualquer crédito ou referência à liga.

"

Voltando a explicar:

- o evento privado não pode usar logos, nomes, imagens, bens, serviços ou propriedade  intelectual da liga. Pode requisitar a um grupo informal que se inscreva na liga por eles. Meaning:

- no caso da Fibda, fica tudo exactamente como está. MAS a organização do cosplay fibda (de momento, sunz_tze e outros, julgo), na SUA página, nos SEUS meios de comunicação, SE desejar acolher a liga, pode e deve faze-lo.

- A Fibda pode por no seu programa que terá actividade de cosplay, com link para a estrutura informal. QUALQUER REFERÊNCIA À LIGA, E VAI CORRIDA A PONTAPÉ.

E já agora, que me relembraste:

- as estruturas informais que desenvolvam actividades em eventos das entidades acima descritas NÃO PODEM ser colaboradores ou funcionários do evento. A estrutura informal deverá requerer ao evento uma declaração, firmada pelos responsáveis legais do evento, a declarar o mesmo.

Não há maneira de saber se há mercenários na liga. Mas pode-se pedir ao menos a palavra do evento.

Mas numa coisa tens toda a razão, Kash: é mesmo birrinha, e não é de um ou dois zés, é mesmo MINHA. Pela comunidade, para a comunidade, À moda antiga.[br]

Mensagem unida a: 03-09-2009, 23:17:48


Kash:

Eu no meu fórum posso organizar tudo melhor e imediatamente, não tenho de pedir a alguém para ser administrador quando já o sou. Estou banido neste fórum, não queria ter nada mais a haver com este fórum, e estou a quebrar as regras do fórum, portanto quando mais cedo se for para um fórum NEUTRO que se discuta a Liga, melhor.

Epá... adicionando...

Kash:

"Isto será apenas um fórum para se discutirem assuntos da Liga por agora.

A unica 'regra' e para que tenham juízo."

E ainda:

Kash:

E volto a dizer, representantes, neutralidade, etc.

   Hipotese do morg: mike, admin do anime portugal. Alojamento a definir.

Hipotese do kash: ele proprio, neste alojamento, com dominio proprio, sem ter de prestar contas a ninguém.

Finalmente percebi esta:

Vic Viper:

Ora, não pensava em postar tão cedo na discussão sobre a liga, mas o caminho algo tortuoso e com um cheirinho a despotismo fez-me querer postar de novo.

Citação da wikipedia.

"Diferentemente da ditadura ou da tirania, este não depende de o governante ter condições de se sobrepor ao povo, mas sim de o povo não ter condições de se expressar e auto-governar, deixando o poder nas mãos de apenas um, por medo e/ou por não saber o que fazer. No Despotismo, segundo Montesquieu, apenas um só governa, sem leis e sem regras, arrebata tudo sob a sua vontade e seu capricho."

Deixo à discussão.[br]

Mensagem unida a: 04-09-2009, 00:03:25


https://addons.mozilla.org/en-US/firefox/browse/type:3

Portuguese (Portugal)     Português (Europeu)    

Install Dictionary (165 KB)

Kash:

"Eu acho um tanto vergonhoso que tenhamos a meter estas questões de poder primeiro, e depois ainda esperam por mim. Lindo, mesmo."

Esse plugin, também corrige semântica?[br]

Mensagem unida a: 04-09-2009, 00:53:06


Kash:

"Cria-se um tópico (no AniPT, porque está discussão efectivamente começou aqui), e vota-se como numa User Battle (ou seja, os utilizadores escrevem no post em que modelo é que concordam, em vez de votarem numa poll)."

E a Sahh vota por ti? Ainda falam de falta de representação das mulheres na política...[br]

Mensagem unida a: 04-09-2009, 01:05:00


Faço notar que a minha proposta "leva" reset todos os dias até se chegar a uma conclusão sobre como processar a votação. Assim:

morg:

"Entrega das propostas à comissão eleitoral, e aprovação do caderno eleitoral:

6 de Outubro."

Visto já ter passado um dia, e existirem ainda questões sobre o processo eleitoral, todas as datas por mim propostas são automáticamente acrescentadas por um dia. Mais tarde edito o meu post e coloco as datas em formato x+n

Portanto, leia-se:

"Entrega das propostas à comissão eleitoral, e aprovação do caderno eleitoral:

7 de Outubro."

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Muito rapidamente:

Morg

Voltando a explicar:

- o evento privado não pode usar logos, nomes, imagens, bens, serviços ou propriedade  intelectual da liga. Pode requisitar a um grupo informal que se inscreva na liga por eles. Meaning:

- no caso da Fibda, fica tudo exactamente como está. MAS a organização do cosplay fibda (de momento, sunz_tze e outros, julgo), na SUA página, nos SEUS meios de comunicação, SE desejar acolher a liga, pode e deve faze-lo.

- A Fibda pode por no seu programa que terá actividade de cosplay, com link para a estrutura informal. QUALQUER REFERÊNCIA À LIGA, E VAI CORRIDA A PONTAPÉ.

Porque é que te opões tanto a iniciativa de privados? Certamente que se qualquer entidade privada, chegar, fizer um cosplay, dizer que quer lá a liga ,e ja está, estamos plenamente em acordo.

 Agora se a entidade Privada X, vem falar com a Liga , cede as infrastruturas, dá os devidos créditos a liga de cosplay, e ainda melhor, publicidade numa maior escala, qual o incoveniente?

Exemplo da FIBDA, não do Cosplay@Fibda. Se a FIBDA-Festival Internacional de Banda Desenhada da Amadora, meter no seu programa "Concurso de cosplay - 5ªetapa do concurso anual da Liga de Cosplay Portuguesa"´e oferecer uma série de mais valias, porque não aproveitar?

Certamente que, Pelos Cosplayers e Para os Cosplayers.

De novo, Morg, não consegui entender este teu ponto. Se me conseguires explica-lo, agradecia.

Quanto a necessidade da votação, e do calendário eleitoral, só penso que este deveria ser mais cedo, e não no princípio de Outubro. De resto, o modelo que apresentaste é exequível.

Quanto a comissão eleitoral, sugiro isto: Um representante de cada proposta, e um representante dos eventos citados em posts anteriores. Já que, parecendo que não, os eventos vão ter que ter uma palavra em toda esta situação, pelo menos, algo opinativo.

Morg

Kash:

Eu no meu fórum posso organizar tudo melhor e imediatamente, não tenho de pedir a alguém para ser administrador quando já o sou. Estou banido neste fórum, não queria ter nada mais a haver com este fórum, e estou a quebrar as regras do fórum, portanto quando mais cedo se for para um fórum NEUTRO que se discuta a Liga, melhor.

Epá... adicionando...

Kash:

"Isto será apenas um fórum para se discutirem assuntos da Liga por agora.

A unica 'regra' e para que tenham juízo."

E ainda:

Kash:

E volto a dizer, representantes, neutralidade, etc.

   Hipotese do morg: mike, admin do anime portugal. Alojamento a definir.

Hipotese do kash: ele proprio, neste alojamento, com dominio proprio, sem ter de prestar contas a ninguém.

Ora, se bem percebi, a neutralidade do fórum passa pela sua criação para um efeito especifico. Não é um fórum exterior de discussão, e teoricamente  a sua arrumação e objectividade serão maiores.

 Quanto ao kash ter dito "o meu fórum", pode ter sido de facto, infeliz na situação actual de discussão, embora não creio que ele o tivesse dito em qualquer tom prejurativo, ou de parcialidade. Inclusivé, a sua afirmação coadjuva-se na necessidade de ter uma arrumação maior, e sintetizada da discussão, que como disse, penso ter sido o génesis da criação do dito fórum.

Certamente que por vezes não medimos as palavras da maneira correcta, mas, acontece a todos.

Morg

Vic Viper:

Ora, não pensava em postar tão cedo na discussão sobre a liga, mas o caminho algo tortuoso e com um cheirinho a despotismo fez-me querer postar de novo.

Citação da wikipedia.

"Diferentemente da ditadura ou da tirania, este não depende de o governante ter condições de se sobrepor ao povo, mas sim de o povo não ter condições de se expressar e auto-governar, deixando o poder nas mãos de apenas um, por medo e/ou por não saber o que fazer. No Despotismo, segundo Montesquieu, apenas um só governa, sem leis e sem regras, arrebata tudo sob a sua vontade e seu capricho."

Deixo à discussão.

Devo dizer que me ri com gosto Morg, porque ainda ninguém tinha citado essa minha pequena introdução, e ainda mais porque meteste uma descrição da palavra despotismo. Da wikipédia, é verdade, mas ainda assim, uma descrição.

E de facto, usei a palavra despotismo.  Curioso que nessa situação tambem fale do Charles Louis de Secondat, Barão de La Breré et de Montesquieu, sujeito o qual coadjuvou muitas das minhas ideias da separação de poderes na liga, de forma a esta poder ser imparcial, neutra, e objectiva.

Mas se quiseres mais ideias sobre o despotismo, tenho aqui uma obra  d'um sujeito chamado Hobbes, mesmo boa pra isso.

Morg

https://addons.mozilla.org/en-US/firefox/browse/type:3

Portuguese (Portugal)     Português (Europeu)    

Install Dictionary (165 KB)

Kash:

"Eu acho um tanto vergonhoso que tenhamos a meter estas questões de poder primeiro, e depois ainda esperam por mim. Lindo, mesmo."

Esse plugin, também corrige semântica?

Mensagem unida a: 04-09-2009, 00:53:06

--------------------------------------------------------------------------------

Kash:

"Cria-se um tópico (no AniPT, porque está discussão efectivamente começou aqui), e vota-se como numa User Battle (ou seja, os utilizadores escrevem no post em que modelo é que concordam, em vez de votarem numa poll)."

E a Sahh vota por ti? Ainda falam de falta de representação das mulheres na política...

Mensagem unida a: 04-09-2009, 01:05:00

Não estamos já a ir demasiado ao off-topic? O kash sugeriu aquilo ao moogle, para o ajudar, já que o rapaz dá uma série de erros a escrever, não os casuais, que proliferam como caloiros em época de praxes, nas boards de discussão das "internetes". Mandou um prego, e esperemos que o saiba corrigir.

Quando a tua afirmação sobre a Sah postar pelo Kash, e a representação das mulheres na política, actualmente as mulheres têm uma quota parte obrigatória nas listas de candidatura. Pena é que muitas vezes sirvam só para fazer número, e fiquem nos lugares que não dão direito a entrada nas assembleias, tanto as das cidades, como a da República. Mas, nada há que temer! Agora as candidaturas femininas tem que estar a seguir a cada duas candidaturas masculinas! Assim sim, é que podemos falar de representação feminina na política! Angela Merkel, Ferreira Leite, Maria de Lurdes Pintassilgo, estamos convosco!

sorry pelo off-topic, mas não resisti.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Vic Viper:

"Porque é que te opões tanto a iniciativa de privados? Certamente que se qualquer entidade privada, chegar, fizer um cosplay, dizer que quer lá a liga ,e ja está, estamos plenamente em acordo."

Bullseye. Eu depois desenvolvo este ponto, agora tou um bocadinho entalado.

Mas só para dar um cheirinho:

Vic Viper:

"Exemplo da FIBDA, não do Cosplay@Fibda. Se a FIBDA-Festival Internacional de Banda Desenhada da Amadora, meter no seu programa "Concurso de cosplay - 5ªetapa do concurso anual da Liga de Cosplay Portuguesa"´e oferecer uma série de mais valias, porque não aproveitar?"

Então o sun_tze, Isa do AMCINFO , e outros, estiveram estes anos todos a trabalhar com a FIBDA, para que esta possa agora encomendar "directamente" cosplayers à Liga?

Ou o sun_tze continua a organizar as suas actividades, e a liga as suas? Em paralelo? Havendo, portanto, o vencedor da Liga, e o vencedor do Cosplay @ FIBDA?

Vic Viper:

"Quanto ao kash ter dito "o meu fórum", pode ter sido de facto, infeliz na situação actual de discussão, embora não creio que ele o tivesse dito em qualquer tom prejurativo, ou de parcialidade. Inclusivé, a sua afirmação coadjuva-se na necessidade de ter uma arrumação maior, e sintetizada da discussão, que como disse, penso ter sido o génesis da criação do dito fórum."

Boa tentativa. Assumindo que "o meu fórum" foi apenas infeliz (e todas as outras expressões que eu puz a bold, e que tu não defendeste. Talvez pela defesa ser muito difícil)?

O domínio "ligacosplayportugal.org" também foi infeliz? E a mensagem de boas-vindas a dizer "Bem vindos ao site da Liga de Cosplay Portuguesa!", também foi infeliz?

No caso do Kash, aconteceu, como acontece a todos. Várias vezes. Ve lá tu que até escolheu mal o domínio! Em  fez de "vamosfazeraliga.org" e em vez de "bem-vindos ao site de discussão da liga", por exemplo... pois...

E mais uma demão de francês morto...

"mas sim de o povo não ter condições de se expressar e auto-governar, deixando o poder nas mãos de apenas um, por medo e/ou por não saber o que fazer."

Muitos não sabem registar um domínio ou instalar/administrar um fórum. E NINGUÉM sabia que ele ia registar um domínio com um nome canónico que, por acaso, é um excelente nome para a liga.

Diz-me uma coisa Vic, se EU tivesse registado o domínio, ou eu tivesse a alojar a discussão do fórum... ou eu próprio me propuzesse como administrator do domínio, da página e do alojamento. E eu tivesse feito esta escolha de palavras... o teu argumento seria o mesmo? (é óbvio que vais responder que seria, mas todos nós sabemos que quem está a ler isto não vai acreditar).

Vic Viper:

"Charles Louis de Secondat, Barão de La Breré et de Montesquieu, sujeito o qual coadjuvou muitas das minhas ideias da separação de poderes na liga, de forma a esta poder ser imparcial, neutra, e objectiva."

Esses gajos vendem pernas de rã? São mimos famosos?

Acredito que sim, eu vi a tua curiosa implementação de direcção, mesa da assembleia e conselho fiscal... de certeza que não veio do Código de Processo Administrativo português...

Podes aguardar a minha crítica construtiva, quando a tua proposta estiver mais desenvolvida.

Acerca de "dos cosplayers, para os cosplayers", caraças! É vê-los em catadupas neste thread (e na "liga" do Kash), a construir, a propôr! A idéia até foi dum cosplayer e tudo... ha espera, não.

Foi dum organizador de eventos.

Mas de qualquer das maneiras, ao menos os sites e estruturas de cosplay estão a divulgar a existência desta discussão, de modo a que cosplayers interessados possam participar... 'pera, também não. Está o animeportugal (hub da comunidade) e a Anipop...

Infelizmente, Vic, e neste momento, "pela comunidade, para os cosplayers"! Estava errado, de facto, obrigado por me apontares na direcção certa.

PS.: adivinha, Vic... agradeço que não leves a discussão nem para Filosofia, nem para História, e nem para Ciência e Teoria Política. Se estou a usar citações da wikipedia (em brasilês, ainda por cima) é porque acho que são necessárias para manter o discurso acessível.

De modo a que o poder não vá parar a alguém pura e simplesmente porque os outros não sabem o que fazer, "tás a 'ber"?

PS2.: não fui eu que comecei a jogar ao "corrige o post acima de ti" - é uma modalidade omnipresente "nas internetes". Mas não me podes culpar por fazer só um rematezito...[br]

Mensagem unida a: 04-09-2009, 15:54:13


Vic viper:

Angela Merkel, Ferreira Leite, Maria de Lurdes Pintassilgo, estamos convosco!

Só se estiveres tu... Eu não estou com a Ferreira Leite de certeza, tive de andar a fugir da bófia numa manif à conta dela, quando era ministra da educação...[br]

Mensagem unida a: 04-09-2009, 16:10:29


Visto ainda não estarem esclarecidas todas as dúvidas em relação ao acto eleitoral...

Leia-se:

Entrega das propostas à comissão eleitoral, e aprovação do caderno eleitoral:

8 de Outubro.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais