Arquivado

Este tópico está arquivado devido a ser antigo. Para falares sobre o mesmo assunto, por favor cria um novo tópico.

Shinigami-san

[Liga de Cosplay?] Objectivos e Princípios da Liga

467 mensagens neste tópico

... é o que dá ser democrata. Que se lixe, sua-se mais mas fica tudo em pratos limpos.

Eu tenho de concordar com o Shinigami.

Percebo que se queira uma estrutura 100% independente dos eventos.

Mas com uma estrutura 100% independente, a liga não tem "poder" sobre os eventos.

Vou tentar pôr isto por outros termos:

Não há qualquer vantagem para o evento de abrigar a liga.

A idéia do shini promovia mobilidade, criava um espaço de diálogo entre as diferentes organizações, regrada não por "a" achar piada a "b" ou ser amigo de "c", e regulamentada por algo de aceitação universal - discussão pública e aberta a todos, em espaço neutro, o anime portugal. Tinha o defeito de estar fechada aos grandes, mas ele próprio já abandonou a idéia.

Que era dele.

Os jurís são discutíveis (fornecidos pelo evento e validados pela liga ou fornecidos pela liga), pura e simplesmente juris da liga dão maior responsabilidade/trabalho a esta.

A estrutura (mix de representantes dos eventos ou estrutura própria da liga), NÃO É DISCUTÍVEL.

Se têm uma estrutura completamente alheia aos eventos, não se têm qualquer poder sobre estes.

Se a actividade da liga está feita para não colidir, não estorvar, não se cria relação de necessidade.

O que se pode fazer, para assegurar neutralidade, é, caso a liga tenha estrutura própria, o evento que deseje abrigar a liga tem que comer com elementos desta para organizar a actividade.

Caso contrário, em vez de:

- AniJoaquim 2010 promove actividade "3ª etapa do torneio anual de cosplay, ao abrigo e com o apoio da liga de cosplay" (hipótese de estrutura de liga composta por elementos dos eventos, ou estrutura mista)

ficamos com:

- A liga de cosplay estará presente na Anijoaquim 2010. Do lado da Anijoaquim 2010, nenhuma responsabilidade há sobre o concurso. A Anijoaquim obviamente puxa a braza á sua propria competição de cosplay - pois não tem palavra soabre divulgação, sponsors, nada. Não tem qualquer input na qualidade da actividade. A Anibernardo caga bem na liga e diz "queremos fazer as coisas por nos próprios, sem apoios".

-  A AniEventoBueGrande interroga-se: continuamos a ter de organizar o nosso próprio concurso.

Arriscamo-nos a drama pois o nosso vencedor não coincide com o vencedor da liga.

Se copiam as regras da liga, comem com drama "estão a plagiar a liga".

Tem de estar a reservar lugares da fila da frente para um juri que não tem qualquer responsabilidade para com o evento. Tem de por voluntários ou marcar os lugares, e assegurar-se que o juri fica com esses lugares.

Continua a ter de angariar sponsors para modalidades que colidem com a liga.

Isto é tudo muito giro. Percebo obviamente a necessidade da liga querer ser uma estrutura isolada. Mas tudo é um negócio.

Se eu fosse, ainda, o presidente da Anipop/responsável do evento anual... nestas condições, nem me aplicava à liga. Se a liga quisesse, podia lá aparecer e fazer o que quisesse. Se tivesse entradas pagas, exigia obviamente que juris e estrutura da liga pagassem o seu bilhete.

Claro que passava por elitista, mau, sabotador, má vontade para com os cosplayers.

Mas como sabem, tais coisas nunca me fizeram comichão. A direcção da anipop não se guia pelos desejos da comunidade, nem pelos desejos dos cosplayers. Guia-se pelos seus estatutos e pelos seus sócios.

Máximo dos máximos, se a liga pedisse, colocava na página do evento e página da anipop algo como "a Anipop recebe a liga". Tipo esmola. Com link para a liga, na secção de actividades convidadas.

Agora, se a liga existisse:

- Tendo em conta que teriamos uma competição séria, bem organizada, nem pensava duas vezes:

Modalidades da liga para sábado, competições de skits, melhor par, categoria chibi-cosplay, quiz shows, para domingo.

-  o nosso responsável de actividade do cosplay teria de bulir para a liga. Com os restantes eventos em cima, a controlar. Eu tinha de alocar voluntários. Se a liga disser "é requisito para todas os eventos rebuçados à borla para os jurís", eu ia ter de conseguir rebuçados. Se a liga disser "os eventos que disponham de serviço de bengaleiro para os cosplayers, não podem cobrar", eu nunca na minha vida podia cobrar por bengaleiro (não que o tenha feito, mas podia).

Se a liga diz "o guião do desfile deve ser apresentado e validado pela liga", eu tinha de o fazer.

Desculpem lá, mas a estrutura independente tresanda a balda a trabalho e a responsabilidades.

Uma estrutura independente pode mudar as regras quando quiser. Pode mudar os juris quando quiser. Pode fazer requisitos diferentes para eventos diferentes.

Nestas situações, não podem esperar que um evento, com responsabilidades, sponsors, e equipa própria, vá aos pulos e a correr inscrever-se na liga.

A liga, nestes moldes, não é uma vantagem para o evento. É um risco.

E mais grave que isso: podem aparecer várias ligas! Não há nada que a torne unica!

O corpo de juri da liga é a, b, c, d? Eu acredito que arranjo juris melhores! Vou fazer uma liga!

A liga dá uma taça e pede dois euros de inscrição! São uns gatunos! vou fazer uma liga!

Sou um grupo informal ou uma estrutura de cosplay que acha que a sua opinião não está a ser ouvida ou respeitada pela liga? Vou fazer uma liga!

A liga tem de ganhar alguma coisa em ter eventos como membros. Poupar-se trabalho, por exemplo. Ou ajuda nas custas.

O evento tem que ganhar alguma coisa em entrar para a liga. Este, à partida, já teria de afectar recursos para a actividade. Se não tiver de processar inscrições e resultados, se já tiver um conjunto de regras de aceitação global, se já tiver um jurí validado/fornecido pela liga, já ganha alguma coisa.

O que a liga quer é que os eventos PRECISEM da liga. Não que a liga precise de eventos.

O que os eventos querem é menos dor-de-cabeça. O que os cosplayers querem é o fim de duplos critérios, jurís à pedreiro, respeito pelo seu trabalho. Eventos a assegurar civismo e bom-ambiente.

Tenho a certeza que a direcção da Anipop será receptiva a qualquer uma destas hipóteses.

O mesmo não posso dizer de outras entidades.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

axo uma optima ideia!!!evluir  a cultura japonesa em portugal ainda mais *.*

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Morg, dou-te os meus parabéns. Estou 100% de acordo contigo e era exactamente isso que eu sempre achei. Focaste imensos pontos importantes.

Eu com a responsabilidade que tenho ( Kakinoki ) mas falando apenas por mim, acho que essa é a opção com melhores hipoteses de sucesso e é a hipotese que eu sugiro caso isto ande para a frente.

Claro que é muito bonito a liga ser independente mas o que nós queremos é melhorar o Cosplay em Portugal. Sinceramente acho que os resultados podem tornar-se muito melhores caso as entidades trabalhem em conjunto.

Acho que estão a ligar o complicómetro em bastantes aspectos nomeadamente a questão do juri, deslocações etc. O juri precisa obviamente de ser aprovado por todas as organizações presentes na liga mas os concursos de cosplay não precisam de juris adicionais, concursos adicionais, etc.

Para quê 2 concursos e 2 grupos de juris diferentes? As várias associações/organizações quando realizarem um evento de cosplay que faça parte da liga têm que ter o juri aprovado ( seguindo algumas directórias a definir ).

Agora respondendo ao DDDC

Eu acho que o concursos não devia ser indenpendente, devia fazer parte do evento em si.

Não faz sentido serem dois concursos diferentes. Uma das intenções era tentar uniformizar as regras dos concursos para evitar que haja 10 mil critérios diferentes.

Então tu como organizador fala com as outras organizações. Se achas que isso é um problema, porque não tentaste já discutir isso com eles?

Leste o meu primeiro post? Este tópico começou por ser um convite para dialogar com estas entidades. Para já ainda só fui contactado pelo morg e pela Daniela do Photoshoot.

Se tiveres uma avaliação de um juri da liga e uma avaliação de um juri do evento vai dar bosta de certeza. Caso tenhas resultados diferentes alguém vai contestar os critérios usados por um desses juris ( o que lhe atribuir uma pontuação menos elevada ). Vais ter a pessoa X a ganhar o concurso do evento e a pessoa Y a ganhar o concurso da liga. Sei que estamos a tentar evitar ao máximo que o drama seja um factor na equação mas acho que isso seria um erro.

E mesmo que só tenhas um unico juri, vão contestá-lo á mesma. É algo puramente certo, resultados dos juris vão ser sempre contestados, mas não acho estranho que resultados fossem diferentes pois são PESSOAS DIFERENTES. É normal haver um resultado diferente, além de que há a possibilidade dos critérios de avaliação do evento serem diferentes dos da liga. Não vejo o erro nisso e drama há sempre.

Vão contestar mas só há um vencedor. Quando tens 2 vencedores há sempre a questão de quem é que tomou os critérios correctos. O mais lógico para mim é o juri da liga ser o juri do evento e o vencedor da categoria de cosplay individual ser a pessoa que tem uma pontuação mais alta no evento. Só isso me parece lógico.

Além disso, não estou a ver um grupo independente, exterior às várias organizações, a ter tantos recursos e experiencia para conseguir dar aos cosplayers uma boa oportunidade e um bom prémio. Por isso é que eu tinha proposto que a liga fosse organizada pelos vários grupos pois cada um deles têm conhecimentos, contactos e possibilidades.

Então cria-se ora a porra. É simplesmente estupido pensar-se que mesmo que se juntem todas as organizações magicamente sem problemas nem nada, que vamos logo ter grandiosos prémios e cosplays. É preciso trabalho e criar-se algo á parte primeiro. Contactos criam-se, etc, se não se esforçarem, não os conseguem, não é por não irmos para algo já existente e que tenha já os contactos todos para nos facilitarem a vida que decerteza que vai sair algo bom dai.

As organizações vão beneficiar de fazer parte da liga ( não de ter a liga no seu evento ) e por isso vão poder usar os seus recursos para mexer uns cordelinhos. Obrigatóriamente algum do orçamento do evento terá que ir para a liga. Será que ficam a perder? Não me parece. Imagina que no final do ano tens um prémio no valor de 1000 euros, o que não acho dificil de atingir caso cada concorrente pague por exemplo 2 euros de anuidade e se todas as organizações contribuirem para tal. Achas que uma organização independente conseguia isso? E o que ganhava essa organização independente com isso? Ao involveres as várias organizações estás a promover os eventos, a incentivar o cosplay e a fazer algo que as vai beneficiar directamente. Por isso é que no inicio falei em nomes como Photoshoot e Anipop e não falei em Yukimeets. Eu por mim entravam todos os eventos anuais mas será que eles têm disponibilidade para contribuir para o bolo?

Acho que o juri não deveria ser diferenciado. Depois ia haver pessoas que queriam ser avaliadas por um juri e outras por outro. Se não houvesse diferenciação acho que descomplicaria a coisa e tornava a estrutura mais sólida.

Por um lado descomplicava, por outro, podemos começar a contar contigo para pagar todas as deslocações do juri certo? Assim como o alojamento claro.

É uma questão a discutir mas não me parece nada de outro mundo. Assim como se calhar eu pagava ao juri da organização X a vir ao meu evento, provavelmente a pessoa da organização X pagava para eu ir ao evento deles. Os anfitriões é que devem pagar.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Leste o meu primeiro post? Este tópico começou por ser um convite para dialogar com estas entidades. Para já ainda só fui contactado pelo morg e pela Daniela do Photoshoot.

E que tal tipo, teres mesmo contactado com eles? Já se sabe que mais de metade nem mete os pés por cá. Criares um tópico e esperares que magicamente venham todos cá vai ser impossível.

Vão contestar mas só há um vencedor. Quando tens 2 vencedores há sempre a questão de quem é que tomou os critérios correctos. O mais lógico para mim é o juri da liga ser o juri do evento e o vencedor da categoria de cosplay individual ser a pessoa que tem uma pontuação mais alta no evento. Só isso me parece lógico.

Hà sempre a discussão dos critérios, mas também não há propriamente critérios "correctos". Avaliares algo do género é sempre subjectivo, isto não é uma prova olimpica em que possa classificar certas componentes como mais importantes ou mais fáceis de fazer. Aqui é uma avaliação puramente objectiva de um fato de alguém. Portanto o que tem a pontuação mais alta, para uns é o melhor, para outros é só bom, etc etc. É lógico o que tu dizes acontecer se só houvesse um júri, com ambos é lógico o que eu disse.

As organizações vão beneficiar de fazer parte da liga ( não de ter a liga no seu evento ) e por isso vão poder usar os seus recursos para mexer uns cordelinhos. Obrigatóriamente algum do orçamento do evento terá que ir para a liga. Será que ficam a perder? Não me parece. Imagina que no final do ano tens um prémio no valor de 1000 euros, o que não acho dificil de atingir caso cada concorrente pague por exemplo 2 euros de anuidade e se todas as organizações contribuirem para tal. Achas que uma organização independente conseguia isso? E o que ganhava essa organização independente com isso? Ao involveres as várias organizações estás a promover os eventos, a incentivar o cosplay e a fazer algo que as vai beneficiar directamente. Por isso é que no inicio falei em nomes como Photoshoot e Anipop e não falei em Yukimeets. Eu por mim entravam todos os eventos anuais mas será que eles têm disponibilidade para contribuir para o bolo?

Vamos falar dos beneficios da liga então, como o morg deu um bom exemplo, como organização independente nota-se uma clara falta de beneficios que ainda terão de ser trabalhados, mas, se formos pela tua ideia, a liga não passa de um conjunto de organizações e que por gastarem alguns recursos vão poder puxar cordelinhos? Isto faz sentido? Nâo precisa de serem um conjunto de organizações para poderem gastar recursos a fazer isso, bastava as organizações sequer contactarem-se entre si. Outra coisa também é estares a pedir que X organizações dêem dinheiro para um bolo da liga, coisa que muitas acabam por não ter, pois nem as entradas são pagas e nem andam a fazer os eventos com fins lucrativos. E continuo a não ver em que ponto esta ligação toda iria promover o cosplay. Em suma, os pontos que deste não me parecem nada positivos, para já os contactos seriam relativamente fáceis de arranjar se comunicassem com uma outra organização e depois ainda estariam a ter que dar dinheiro para a liga poder dar um prémio. Aqui simplesmente não estou a ver vantagens dessa forma.

PS- Achei brutalmente ridiculo riscares o Yukimeet como evento sem possibilidades para dar para o bolo e no entanto falas no Photoshoot...

É uma questão a discutir mas não me parece nada de outro mundo. Assim como se calhar eu pagava ao juri da organização X a vir ao meu evento, provavelmente a pessoa da organização X pagava para eu ir ao evento deles. Os anfitriões é que devem pagar.

Mesma coisa que disse acima, é de muito bom tom dizer-se isso, mas depois as possibilidades para tal é uma história completamente diferente.

PS- E que tal olhares para o outro forum? Já me tinham dito que não respondias lá porque apesar da confusão toda isto ainda não tinha avançado nada e então responderias só aqui, então o melhor sitio para jogar xadrez é num campo de batalha?

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

DDDDC,

Eu estive por dentro do Yukimeet III, fiz parte da organização.  O Photoshoot é algo completamente diferente dos outros eventos de que falamos. É obvio que a sua contribuição não iria ser monetária caso ela fosse parte da Liga. Só estou a dizer é que será que alguns eventos estão dispostos a abdicar de verbas/pessoal/trabalho para participar na liga?

Ao teres um grupo independente esse grupo tinha que ir a todos os eventos, se bem que teria diferentes membros em diferentes partes do país. Ao teres a liga composta por organizações já terias o juri dessas organizações ( desde que aprovado por todos as outras organizações, mais alguns juris convidados de outras associações).

Mas quem te disse que já não estou em contactos com as organizações? Agora tenho que por tudo no Anime Portugal para toda a gente ver? O mais importante já foi discutido e atingido. Agora é tempo de trabalhar.

Em relação ao outro forum, eu tenho lido mas a organização é exactamente a mesma. 1 tópico para regras e um tópico para estrutura/orgânica. Está mais arrumado por causa disso? Não.

Além disso é um pouco chato, sendo que a discussão e ideia partiu de mim, irem para outro forum ( ainda que aberto ) discutir a mesma coisa que estava a ser feita aqui. Quem me conhece sabe que sou defensor de uma plataforma grande para toda a comunidade e que abranja diferentes temas. Estar a criar forums de temas que já existem é dividir a comunidade, algo que não acho que seja necessário.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

A arrumação é apenas para não estar a fazer estas paredes de texto todas aqui, porque muitos utilizadores já se perderam e não sabem a quantas vamos, porque se começam a ler da página um... bem coitados e se começam a responder agora vão repetir-se em coisas que já foram discutidas, a ideia penso que era deixar para aqui as coisas mais finais e deixar lá a discussão mais extensa

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Itachi, então quando nesse forum forem atingidas a pagina 12 vamos abrir outro forum para as pessoas que não sabem a quantas vamos terem que ler tudo apartir da página 12.

Desculpa lá mas esse argumento não resulta lol.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Itachi, então quando nesse forum forem atingidas a pagina 12 vamos abrir outro forum para as pessoas que não sabem a quantas vamos terem que ler tudo apartir da página 12.

Desculpa lá mas esse argumento não resulta lol.

Também o "A ideia foi minha e faço birra hmpffft!" não é um bom argumento, especialmente após teres dito várias vezes que nem eras propriamente o "chefe" disto e no entanto começares a exigir algo do género. Se fores a ver bem, nem quem tu tencionavas que visse isto o esta a ver, portanto está a falhar bastante o alvo.

Mas sinceramente o que acho que o que está mais confuso aqui, é o rumo que cada um quer dar á liga, uma estrutura independente ou uma aliança de organizações, são essas as hipoteses? Se é a segunda que esperas, porque foste então colocar a ideia aqui primeiro? Nâo teria sido melhor contactares todos os outros "chefes" das outras "organizações" (pois organizações mesmo, só existe a Anipop, não negues que a tua é apenas um branch da Casa de Jogos de Matosinhos e está dependente do mesmo) para discutires isto? È simplesmente confuso as intenções de cada um.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Oi... não tenho exactamente de defender  ninguém. Mas estás a levantar idéias erradas.

ddds

"Também o "A ideia foi minha e faço birra hmpffft!" não é um bom argumento, especialmente após teres dito várias vezes que nem eras propriamente o "chefe" disto e no entanto começares a exigir algo do género. Se fores a ver bem, nem quem tu tencionavas que visse isto o esta a ver, portanto está a falhar bastante o alvo.

Em primeiro lugar:

Birra? Estrutura melhor sff. Eu estou a postar no outro forum porque me apetece. A ele não apetece, não posta. É muito simples. Ele lançou a proposta a discussão no anime portugal. Ele se quiser, aqui fica até morrer, mesmo se toda a gente abandonar o thread e mudar para o outro fórum. Não é birra nehuma. Que eu saiba, ninguém aqui exigiu nada.

Quanto a falhar o alvo, pelo menos há organizadores e estruturas informais de cosplay INSCRITOS neste forum. Vai ver a listagem do forum do Kash...

Se não cá puseram os pés, é porque não se querem dar ao trabalho. Se achas que, por esta altura, os poucos que aqui postam não espalharam a palavra por circuitos informais (msn, pm's, outros sites, whatever), posso-te PROVAR que estás enganado.

Em segundo lugar, não o vi a exigir nada. Se puderes citar, agradeço.

"Mas sinceramente o que acho que o que está mais confuso aqui, é o rumo que cada um quer dar á liga, uma estrutura independente ou uma aliança de organizações, são essas as hipoteses? Se é a segunda que esperas, porque foste então colocar a ideia aqui primeiro? Nâo teria sido melhor contactares todos os outros "chefes" das outras "organizações" (pois organizações mesmo, só existe a Anipop, não negues que a tua é apenas um branch da Casa de Jogos de Matosinhos e está dependente do mesmo) para discutires isto? È simplesmente confuso as intenções de cada um."

Hm. Tás a ver o molho que isto está a dar? Agora imagina se tal liga fosse criada em secretismo pelos "grandes", com os "grandes" a coordenarem esforços. Ia correr mal.

Eu ACONSELHEI o Shini a fazer discussão publica, e, com a estrutura e regras publicamente definidas, apresentar uma proposta, já a andar, à direcção da Anipop, e todas as outras estruturas. Pois esta já está mais que queimada com acordos de cooperação, e agora quer ver é palavras escritas, e nomes a assinar.

Se mandas um mail com uma idéia para a Anipop, obviamente que vão responder "boa idéia", encorajar, dar uma pancadinha nas costas. Mas não havendo nada sólido, esta não se pronuncia.

Já houve molho a mais no meu mandato à conta de acordos verbais e disse-que-disse. A nova direcção já teve problemas do mesmo género.

O homem lançou uma proposta à mercê da opinião de todos. Está a desenvolve-la de acordo com o feedback. POUCO, OU NADA, resta da proposta orginal dele.

Amanhã chega uma proposta "clonada" da proposta dele às instituições previamente contactadas, e elas vão saber. Se querem ter essa lata, força.

Quem tiver uma proposta diferente, arranque com ela. Como já disse no outro fórum, continuarei a desenvolver a orgânica para uma liga representativa. São livres de criticar, ou contribuir.

Se não acreditam no modelo, ou não têm fé na capacidade das pessoas que defendem e desenvolvem este modelo, o Kash já convidou toda a  gente para entrar para a liga independente.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Para já vejo muito mais benefícios da Liga ser composta pelas Organizações que queiram entrar do que um orgão independente.

Não sou o chefe, mudei de opinião umas 20 vezes e ouvi sempre todas as possibilidades. Mas agora, como pessoa responsavel pela Kakinoki tenho sempre uma palavra a dizer. Não falhei alvo nenhum porque a ideia era apenas algo em bruto que se desenvolveu através destas conversas que eu não acho que estejam confusas.

Além disso, não acho que seria justo fazer algo para a comunidade sem antes a ouvir. A opinião dos Cosplayers é muito importante e é para eles que estamos a fazer isto. A FIBDA não tem uma organização? O midori fest não tem uma organização? O Photoshoot não tem uma organização?

EDIT: What morg said.

Tenho estado a ler os prós e os contras de uma organização independente no outro forum. Só não tenho tido nada a acrescentar porque o morg pensa da mesma maneira que eu ( com algumas nuances ).

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Já agora morg, nada contra ti, mas por amor de deus usa os quotes, nem que seja para separar o texto, ajuda bastante na leitura do mesmo.

Em primeiro lugar:

Birra? Estrutura melhor sff. Eu estou a postar no outro forum porque me apetece. A ele não apetece, não posta. É muito simples. Ele lançou a proposta a discussão no anime portugal. Ele se quiser, aqui fica até morrer, mesmo se toda a gente abandonar o thread e mudar para o outro fórum. Não é birra nehuma. Que eu saiba, ninguém aqui exigiu nada.

Nem estou a obrigá-lo a postar, ele poderia ao menos olhar sequer para a discussão para lá, mas ele nem isso parece fazer.

Quanto a falhar o alvo, pelo menos há organizadores e estruturas informais de cosplay INSCRITOS neste forum. Vai ver a listagem do forum do Kash...

Se não cá puseram os pés, é porque não se querem dar ao trabalho. Se achas que, por esta altura, os poucos que aqui postam não espalharam a palavra por circuitos informais (msn, pm's, outros sites, whatever), posso-te PROVAR que estás enganado.

Morg, para já, estás a comparar um forum com meras semanas de vida, com outro que tem anos de vida, foi claramente avisado que iriamos levar a discussão para o outro forum, pois este já tem demasiado "barulho" em cada tópico. Também não digo que isto não esteja a ser divulgado, mas o que é certo é que como tu dizes, muitos nem metem cá os pés, se era direcionado a eles, continua a falhar.

Em segundo lugar, não o vi a exigir nada. Se puderes citar, agradeço.

Podias-me explicar mesmo de que exigencia estás a falar? Disto?

Além disso é um pouco chato, sendo que a discussão e ideia partiu de mim, irem para outro forum ( ainda que aberto ) discutir a mesma coisa que estava a ser feita aqui.

No fundo acaba por ser um capricho, exactamente por causa da parte a negrito, não vejo problema no resto da defesa do ponto dele, excepto esta parte que é claramente subjectiva, mas prontos, desde que ele leia e discuta as ideias seja onde for, não me preocupo, desde que discuta as mesmas.

Hm. Tás a ver o molho que isto está a dar? Agora imagina se tal liga fosse criada em secretismo pelos "grandes", com os "grandes" a coordenarem esforços. Ia correr mal.

Eu ACONSELHEI o Shini a fazer discussão publica, e, com a estrutura e regras publicamente definidas, apresentar uma proposta, já a andar, à direcção da Anipop, e todas as outras estruturas. Pois esta já está mais que queimada com acordos de cooperação, e agora quer ver é palavras escritas, e nomes a assinar.

Se mandas um mail com uma idéia para a Anipop, obviamente que vão responder "boa idéia", encorajar, dar uma pancadinha nas costas. Mas não havendo nada sólido, esta não se pronuncia.

Já houve molho a mais no meu mandato à conta de acordos verbais e disse-que-disse. A nova direcção já teve problemas do mesmo género.

O homem lançou uma proposta à mercê da opinião de todos. Está a desenvolve-la de acordo com o feedback. POUCO, OU NADA, resta da proposta orginal dele.

Amanhã chega uma proposta "clonada" da proposta dele às instituições previamente contactadas, e elas vão saber. Se querem ter essa lata, força.

Quem tiver uma proposta diferente, arranque com ela. Como já disse no outro fórum, continuarei a desenvolver a orgânica para uma liga representativa. São livres de criticar, ou contribuir.

Desculpa, mas nem percebi bem o que querias dizer com esta parte, se poderes explicar com outras palavras, agradecia muito.

Se não acreditam no modelo, ou não têm fé na capacidade das pessoas que defendem e desenvolvem este modelo, o Kash já convidou toda a  gente para entrar para a liga independente.

Oi... não tenho exactamente de defender  ninguém. Mas estás a levantar idéias erradas.

Brincalhão...

[br]

Mensagem unida a: 28-08-2009, 22:10:39


Além disso, não acho que seria justo fazer algo para a comunidade sem antes a ouvir. A opinião dos Cosplayers é muito importante e é para eles que estamos a fazer isto. A FIBDA não tem uma organização? O midori fest não tem uma organização? O Photoshoot não tem uma organização?

Define organização em si, pois eu expliquei mal e peço desculpa por isso, o que queria dizer ao certo, é que apesar de serem "organizações", oficialmente é um grupo de gajos que está a organizar algo, não é uma assossiação em si nem nada minimamente parecido. Oficialmente simplesmente não têm nada, assim como quase tudo a respeito dos eventos em portugal.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

-Kash

O homem lançou uma proposta à mercê da opinião de todos. Está a desenvolve-la de acordo com o feedback. POUCO, OU NADA, resta da proposta orginal dele.

Amanhã chega uma proposta "clonada" da proposta dele às instituições previamente contactadas, e elas vão saber. Se querem ter essa lata, força.

Quem tiver uma proposta diferente, arranque com ela. Como já disse no outro fórum, continuarei a desenvolver a orgânica para uma liga representativa. São livres de criticar, ou contribuir.

HEY HEY HEY. Homem, estás a reparar na potencial barafunda que estás a fazer com isso? Estás a potenciar um verdadeiro cisma antes da Liga ter sequer sido criada, o que pode potencialmente matar a ideia da Liga prematuramente... por isso, antes de alguém fugir com o seu modelo para cada lado e chorar e mandar cocó uns aos outros, tenho uma pequena proposta:

Quem postou nos tópicos da Liga e que propôs alguma coisa para a Liga que vote no modelo de Liga que preferir.

Porquê? Porque:

-assim mata-se a ideia de haver duas Ligas justamente e evita-se a degeneração num caldeirão de drama.

-assim quem postou no tópico é que decide em como é que a Liga vai em frente, e não duas ou três pessoas.

E porquê só os que propuseram alguma coisa? Porque:

-É impraticável trabalhar com a comunidade toda, por isso usa-se uma amostragem.

-Contando só aqueles que propuseram alguma coisa evita o cenário de haver gente que se registe só para dizer 'eu concordo' e ter voto na matéria.

Portanto, sendo assim, há dois modelos em discussão: um defendido por mim, pelo Vic e pelo DDDC, e outro defendido pelo Shini e pelo Morg. As duas partes deverão apresentar o seu modelo até ao dia X (a ser determinado por ambas as partes). No dia X, depois de apresentados os modelos, a votação começará.

A lista dos votantes (SUJEITA A MODIFICAÇÃO. POR FAVOR DIGAM-ME SE OMITI ALGUÉM!):

sim:

-Shini

-Morg

-Kash

-SpawnVonRipper

-Kalisheedra

-Mischa

-Grifo

-Itachi

-DirtyDeedsDoneDirtyCheap

-kurokihime

-megumi-chan

-Kawatta-kun

-Yotsuya

-Sun_Tze

-Dark_Light

-GaaraAngel

-VicViper

-Heartless

-Lynn

-Hellooo

-Hirono

-Yuna

-Leo

-Patsurishia

-Chibi-Cat

-Hemno

-Anime4Life

-Misat0

-Rikko

-Sahh

-Foz

-Shing_Lang (só comentou no ligacosplayportugal.org)

não:

-Tony_Carreira (disse que simplesmente concordava com um dos meus posts)

-Cerberus (não estava a postar no sitio certo)

-Hack (veio só provocar o SpawnVonRipper)

-Mike (disse que concordava com o post inicial do Shini)

-Mio-chan (só disse que concordava)

-angellis (só disse que concordava)

-Fantas (respondeu a um pormenor do post do GaaraAngel que não tinha muito a haver com a Liga em si)

-Neo_Player (só disse ao Morg para ter calma)

-Joana-chan (só disse que concordava)

Agora vamos lá resolver isto...

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

DDDC, eu estou a ler a discussão lá. Tanto a das regras como a da independencia da Liga. Vou comentar no outro tópico ( o das Regras ) no Anime Portugal. => http://www.animeportugal.net/forum/index.php/topic,10753.new.html#new

Eu sempre disse organizações e nunca associações. Senão claro que eramos só nós e a Anipop. Sempre falei de organizações e é disso que quero falar. Há organizações com capacidade para fazer bons eventos e que provavelmente estariam interessadas em fazer parte da liga de cosplay.

Além disso já viram as contrapartidas que o morg deu? Ele percebe das questões tecnicas e não está a dizer aquilo para fora. Até agora ainda só vi pessoas a dizerem que querem a liga seja independente mas ainda nínguem refutou os argumentos dele!

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Ninguem shini? ora, pensei que tinhas um bocadinho mais de consideração por mim xD

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Bem já a muito tempo que não ponho aqui os calcantes e não me parece que vá ler a muralha da china em formato “posts”.

O que eu sugeria, antes que isto tome proporções astronómicas é que isto se discuta ao vivo e a cores, com o maior numero possível de pessoas interessadas.

Não podemos avançar com ideias que mudam por completo o cosplay nacional tal e qual o conhecemos num fórum onde nem todos têm a paciência de vir opinar.

Já agora, eu não me posso incluir na lista anterior, pois ainda acho que há muito a fazer em relação a ideologias, que no meu ponto de vista têm muito que se lhe diga, ou seja não posso tomar partido de nada por enquanto.

Quando decidirem assentar poeira e reunir pessoal para falarmos como pessoas adultas e decidirmos se isto tem futuro ou não e direi de minha justiça.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

-Kash

Bem já a muito tempo que não ponho aqui os calcantes e não me parece que vá ler a muralha da china em formato “posts”.

O que eu sugeria, antes que isto tome proporções astronómicas é que isto se discuta ao vivo e a cores, com o maior numero possível de pessoas interessadas.

Não podemos avançar com ideias que mudam por completo o cosplay nacional tal e qual o conhecemos num fórum onde nem todos têm a paciência de vir opinar.

Ora bem:

-A minha sugestão simplificaria a discussão metendo o exemplo dos dois modelos bem definidos para toda a gente ver, assim evitava-se ler mais paredes de texto que pouco têm a haver com o tema.

-Boa sorte em tentares agarrar no pessoal que tem estado a discutir e a meter-lo numa reunião: datas, dinheiro, sítio, disponibilidade...

-Numa discussão na vida real o que pode mesmo acontecer e tudo menos discutir "como gente adulta", e aqui ao menos pensa-se forçosamente antes de se dizer alguma coisa.

-E é discutível se o meu modelo mudaria "o cosplay nacional tal e qual o conhecemos"

Já agora, eu não me posso incluir na lista anterior, pois ainda acho que há muito a fazer em relação a ideologias, que no meu ponto de vista têm muito que se lhe diga, ou seja não posso tomar partido de nada por enquanto.

Se isto for para a frente, vês as duas ideologias opostas explicadinhas como deve ser (ou podes desenvolver o teu próprio modelo). Estarás na lista, mas não estás obrigado a votar.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Vic, estava a falar destas "falhas" que vou citar. Fui agora verificar e ainda não há resposta tua asseguir ao post do Mordis.

"Quanto à opção 1 que falei' date=' apesar de gostar muito dela, admito que tem uma grande falha, pessoal que pode curtir muito de ter posições muito engraçadas na liga só por mandar bitaites de ajuda nos foruns e tal, cuidado com isso. Algumas pessoas passaram a participar muito activamente só depois do Kash ter dito que as pessoas que tinham tido interesse ate então em ajudar a liga estavam aptas a fazer parte do núcleo organizativo dela. Eu reparei nisto, penso que não fui o único."[/quote']

Se fosse só uma falha. Junta isto à:

- falta de uma estrutura orgânica transparente:

- possibilidade de teres uma maioria na liga unida a determinado interesse. Que, por coincidencia, pode coincidir com quem não fez/faz ponta. A mandar pareceres. O máximo que podes fazer é exigir aos eventos inscritos obrigatoriedade de resposta aos pareceres por esta emitida.

- incapacidade de processar patrocínios

- dependência de boa-vontade dos membros.

- contas não públicas e não controladas

Kash, o que tens a dizer sobre as falhas?

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

-Kash

Kash, o que tens a dizer sobre as falhas?

- falta de uma estrutura orgânica transparente:

Só por ser independente não pode ser transparente? Poupem-me, isto é absurdo.

- possibilidade de teres uma maioria na liga unida a determinado interesse. Que, por coincidencia, pode coincidir com quem não fez/faz ponta. A mandar pareceres. O máximo que podes fazer é exigir aos eventos inscritos obrigatoriedade de resposta aos pareceres por esta emitida.

1)Possibilidade. Dizes bem, possibilidade.

2)Numa 'aliança' não terias uma maioria, mas sim as organizações maiores a mexerem os cordelinhos para si. Isto faz tanto sentido como aparecer um paciente doente no hospital com gripe e "receitar-lhe" doença do legionário, varicela, hepatite B e gonorreia, e esperar que as doenças se equilibrem entre si.

- incapacidade de processar patrocínios

Porquê? (e como já disse muitas vezes, a Liga não deve ser uma corrida aos patrocínios)

- dependência de boa-vontade dos membros.

Porque em nenhuma organização isto acontece. Aliás, os exemplos pela história de alianças que declararam guerra entre si e continuaram em pé são avassaladores!

- contas não públicas e não controladas

Até parece que o meu modelo leva muito os dinheiros em conta. Lembrem-se: as inscrições pagam o troféu. E mais nada. E um troféu é por 12€... muito dinheiro em conta, mesmo. Uma liga com 10 cosplayers pagam 1,25€ assim. Acho que vou fugir com o dinheiro num saco azul e correr para o Brasil antes de ser preso.

E já agora:Shini, o que tens a dizer sobre a proposta?

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Ora bem, pela maneira que disseste Shini, pareceu-me que estavas a dizer que ninguem tinha contestado o Morg. My bad, peço desculpa  ;)

De qualquer maneira sobre esses pontos, penso ter algo a dizer:

-falta de uma estrutura orgânica transparente

Discordo. Esta falha pode estar presente em ambas as versões da liga. Só terá uma estrutura orgânica opaca e defeitousa como quem  a quiser criar assim. ser indepedente dos eventos não é sinónimo de falta de transparência.

possibilidade de teres uma maioria na liga unida a determinado interesse. Que, por coincidencia, pode coincidir com quem não fez/faz ponta. A mandar pareceres. O máximo que podes fazer é exigir aos eventos inscritos obrigatoriedade de resposta aos pareceres por esta emitida.

Tenho que discordar de novo. para além de ser uma possibilidade, meramente teorizada, pode simplesmente não se realizar. Sendo a liga algo intrinseco aos eventos, estes também, por coincidência, se unir a volta de quem não faz ponta. como acima, são situações que se podem passar em ambas as partes.

incapacidade de processar patrocínios Porquê? Apenas estando a liga dependente dos eventos é que pode ter capacidade para lidar com o que advem dos patrocinios? Porque é que a liga indepentente não pode ter uma estrutura própria que lide com eles? É passivel a criação de uma estrutura organizada, que pode ou não extrapolar para a criação de algo ligado ao associativismo. Como acima, esta questão é partilhada por ambas as versões das ligas.

dependência de boa-vontade dos membros: Que eu saiba a Anipop depende dos seus corpos dirigentes para existir e trabalhar. A Kanikoki também. O Animeet também o foi. Quando organizava o #Cosplay Photoshoot, tambem dependia da minha boa vontade. De novo, como acima, isto é partilhado por ambas as versões das ligas.

contas não públicas e não controladas : E quem me assegura que na estrutura duma liga dependente dos eventos isto não acontece? Pontos na estrutura orgânica que possam impedir isto? se for isso, de novo também podem-se criar pontos na estrutura da liga independente que impeçam isso, e que façam que as contas sejam mostradas ao público todos os meses, ou anualmente.

Respondido, vou postar tambem no forum da liga.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Eu acho que o modo mais simples de ver a maior falha da estrutura independente é... Porque é que um evento iria deixar a liga, sendo algo completamente à parte do evento, chegar e ocupar a parte do evento que mais pessoas tem, como foi referido. O cosplay é sempre um ponto alto do evento e chegavam lá os "zés da liga" e tomavam conta daquela parte do evento.

Eu se estivesse como organizador de um evento não aceitava isto da liga coisíssima nenhuma a não ser que dependesse dela de alguma forma, mas a liga precisa que precisem dela primeiro.

Eu percebo a tua ideia, Vic. Mas estás a pensar como se a liga fosse algo poderoso de inicio, e aí penso que não. Tanto os sponsors como o poder inicial da liga seriam válidos se fosse uma espécie de entidade privada que mexesse com muito dinheiro e patrocinasse a sério / desse grandes prémios. Aí, os eventos iriam querer a liga lá por esses motivos. Agora, se a liga mal tiver dinheiro, como o kash falou, algo tipo 11, 12€ porque é que um evento se iria curvar perante a liga e não continuar a organizar o concurso à sua maneira? Não vejo razões para isso

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais