Arquivado

Este tópico está arquivado devido a ser antigo. Para falares sobre o mesmo assunto, por favor cria um novo tópico.

Shinigami-san

[Liga de Cosplay?] Objectivos e Princípios da Liga

467 mensagens neste tópico

Kash outra vez.

Eu vou tornar a reptir uma ideia qe já dei... Temos duas hipóteses para avaliar 'entre eventos' (refiro-me aos bónus). Pode-se valorizar a presença do cosplayer e a realização de fatos diferentes atraves de um bonus na sua pontuação final mas desta forma torna-se nitidas as descrepancias por falta de dinheiro de alguns cosplayers na competição que não poderam trocar os fatos ou estar presentes nos varios eventos.

Ou então ignora-se a ideia anterior e funciona só atraves do tal sistema de média. Esta opção é completamente descabida pelo facto de não apoiar as deslocações e o possivel trabalho que alguns têm em variar os seus fatos.

Portanto minha gente estámos perante um dilema ne!? xDDD

Isso é um sistema que vai dar maus resultados. Sigam o sistema que eu propus, que é MUITO mais simples.

Quanto a discussao que ta aqui a acontecer com a pessoa que esta constantemente a trocar de escritor (nao me lembro do nome gomen..acho que uma delas é Kash ou assim..) a competição está sempre presente, já sei, mas achas que é a mesma coisa que com esta liga!? Achas que competires num nivel de cidade ou ate mesmo so dentro dum evento(e possivelmente ganhares) é a mesma coisa que te enfiarem pontos pelas guelas e depois te marcarem com um rank? Já sei que ganhar da aquela impressao de ser melhor mas o ranking é muito mais explicito e discriminatório pelo facto de dizer directamente quem é bom e quem não é...

Primeiro, já te enfiam pontos nas goelas quando entras num evento de cosplay qualquer. é exactamente a mesma coisa.

E foi muito bem dito pela Leo (não sei se com o intuito que interpretei) que haveriam pessoas que iam participar pelo premio final. Isso realmente nao quer dizer que pudesse melhorar alguma coisa no panorama nacional.... Quer dizer, achas bem pessoas fazerem cosplay com mente no objectivo de ganhar o premio X? E não esquecer que há sempre os esperançosos que são do género: este cosplay ta uma m"#$% mas porque nao participar? nao perco nada...

Ou seja ias ter muitos cosplayers mas nao te garantia que melhorasse alguma coisa...

Isso é quase como se estivesses a perguntar 'Achas bem que as pessoas sejam recompensadas pelo seu trabalho'? Não vi ninguém a queixar-se da Xbox360 que o Mygames ofereceu à vencedora do cosplay...

Como base de dados acho que o ranking funcionava bem...mas para ser uma B.D. nao precisamos de ranking para nada...

Isto não fez sentido nenhum.

Peço desculpa pela quote gigante e editar para mim ta complicado..xD ora bem desde ja desculpa pelo erro e por nao me fazer entender..temos pena..xD (just kidding..isto ca para mim ta um ambiente muito pesado..ha que brincar um quito..xD)

Agora a serio...Sim nao é a mesma coisa tu levares com pontos num evento actual e levares na liga... (nao sei qual o teu sistema de avaliação..gomen...deve-me ter passado ao lado mas prometo verificar ^^). Repara que agora perdes num evento, acabou...fica para a proxima e é mesmo naquela... Perdes muitas vezes sem saber como...é muito mau ja se sabe mas para a próxima tentas de novo quase que em sistema de reset porque tas equiparada a todos os outros... Agora se tens ranking é conforme o que for para a frente... Em médias dá para desanimar e frustrar ao veres que o fulano X tem pontuação maior, se for por soma que é um sistema que acho que ja nem se fala (mas pondero na mesma) dá mesmo pa desistir porque pode chegar ao ponto de ja nem dar pa recuperar..

Mas sou sincero, agora que vejo, com pontos ate tens onde te agarrar para reflectires nos teus erros...mmmhhh obrigado pela critica que ate me revelou algo! ^^' Com pontos apesar de toda a perspectiva negativa que defendo por estimular negativamente a competitividade, permite as pessoas uma consciencialização do que podem melhorar, isto se for revelada a pontuação de cada parametro avaliado e nao uma geral porque entao fica-se na mesma acho -.-'

Mas retomando, eu nao acho mal receberes um prémio até como forma de valorizar o trabalho que tiveste, mas sim as pessoas que participam no cosplay com o objectivo de ganhar e não com o de se divertirem...Acho que isto vai mesmo contra o que é o cosplay(ou foi). Achas que tem algum jeito fazer cosplay so porque queres uma taça pa mostrar aos amigos? Não achas que é mais fidedigno participares naquela da desportiva e como consequencia receberes a taça? Parece-me esse o proposito desta actividade. Repara que se gostas de fazer cosplay, se o fazes para conheceres novas caras, tirares aquela foto com uma pessoa que curtes ou aquele personagem que gostas, para participares nas festanças que ja se sabem, isto já é um prémio...pelo menos para mim. A taça é so um bónus no meio de tudo... Claro que ao fim e ao cabo o que realmente valoriza o trabalho de alguem é sair vencedor, mas se momentos antes tiveste pessoas que te elogiaram e pediram fotos ja da pa se sentir valorizado e honrado por ter feito aquele fato ^^

Agora explico a parte que nao faze sentido...O que queria dizer era quase esquecer o sistema de ranking e atraves daquela possivel uniao entre organizaçoes criar-se uma base de dados de cosplayers portugueses que participam em concursos ou que até so se ficam pelos photoshoots de forma a facilitar uma busca mais facil e ate futuramente a criação do tal ranking. Parece-me interessante alguem ir ao ranking e verificar que o elemento X está em 1º mas senão poder saber o porque é um bocado pointless. Assim criavam-se profiles com os fatos já feitos, anos de experiencia, etc. Dificil mas se deixado ao critério de cada organização que em principio se separam por zonas do pais, talvez o trabalho nao fosse dificil. Quetionarios em eventos ou atraves de um site na Net...qualquer coisa...

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Bom... eu como cosplayer mesmo sou relativamente recente mas já acompanho o cosplay em Portugal e a evolução é inegável. Tive a ler os posts iniciais com mais cuidado e a partir da pagina 4~5 mais na diagonal porque se torna um bocado girar à volta do mesmo na maioria deles mas também penso que não venho acrescentar muito mais..

Para mim, resumindo é um pouco como a leo e outras pessoas referiram. Tanto pode ser muito bom como muito mau, tudo depende de como corre e de como vai. Vou tentar por em tópicos as minhas ideias principais em relação a isto:

Eventos pequenos: Eu sou da opinião que iria matá-los muito, visto que a "massa" iria pensar "não conta para pontuar, logo whatever" mas por outra... não acho isto necessariamente mau, porque como foi dito pelo shinigami, isto iria dar asas a outros eventos baseados em cultura japonesa, ainda que igualmente pequenos ou assim, mas pelo menos variavam mais e saiam um bocado do cosplay cosplay cosplay (e daí talvez não... depende de como a comunidade e os que criam eventos reagissem a isto)

Federação e profissionalização: Federação... Completamente sem nexo, é a minha opinião. Profissionalização... Ora profissional é qualquer coisa que dá dinheiro... E não seria exactamente o caso... alguns receberiam outros não por isso só alguns seriam profissionais e os outros continuariam a ser amadores... Mas se a profissionalização do cosplay for possível em portugal, este é o melhor caminho imo. No entanto não sei  até que ponto é que isso é engraçado, a profissionalização tira um pouco a piada do hobby... Na minha opinião, devia dar asas a X cosplayers MESMO dedicados (como o vic e etc e se essa fosse a vontade deles) de se profissionalizarem e representarem portugal no WCS ou lá onde fosse. Nem que fosse para representar numa revista ou assim.

Cenas relacionadas com as birras: Birras há em todos os hobbies. Birras há em todas as profissões, há sempre os QQers que estão descontentes, que não chegam onde os outros chegam, que se sente underrated, etc. Não vale a pena estar-mos a preocupar-nos com eles. Para mim é mesmo isto, cagar para eles como eles se cagam nas organizações e nos colegas de cosplay cada vez que fazem essas cenas deploráveis. Se vão chorar, deixem nos a chorar sozinhos, se fossemos a ligar a tudo e mais alguma coisa dessas nem o cosplay tinha evoluído o que já evoluiu

Imparcialidade e credibilidade: Isto é uma coisa importante, eu diria que se juntasse uma pessoa, por exemplo, o morg (ou outra pessoa que estivesse disposta e tivesse credibilidade suficiente) para tornar o número dessa "assembleia" ímpar. Quando há ímpares nunca há empates. Há sempre um para desempatar e fazer as coisas pender para um lado. Se fossem 4 imaginem que dois preferiam cosplays X e os outros dois cosplays Y. acho que faria falta "o 5º elemento" ( aprendi isto no space jam x: )

Resumindo.... acho que pode ser muito bom ou muito mau, acho que é uma ideia muito boa e parabéns Shini, tens estado a fazer um trabalho awesome pelo cosplay e tudo isso, imo. E se isto for discutido muito bem, pode ser aquele pequeno passo mas o gigante salto para o cosplay em portugal, ou isso ou a maior queda do mundo mas quem não arrisca não petisca D:

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Primeiramente, os meus parabéns ao Shini por vir com esta ideia inovadora. Mais competição? Sou a favor disso (saudável claro).

Agora vou dar a minha ideia muito MUITO mal definida.

Não concordo que seja com torneios ou eventos ou seja o que for, devia ser por portofolios. Aliás avaliar um cosplayer só pelos cosplay que ele fez num ano e dar-lhe o Raking é um pouco mau (just my opinion).

E como isso dos portofolios corriam? Simples. O devido cosplayer apresentava o tal Book ou via Cosplay.com com os seus fatos, que fez ao longo da sua "carreira" de cosplayer (ou pelos menos os fatos que sobreviveram) no qual teria várias fotografias e etc.

Again muito mal definida mas é a minha opinião até agora

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Kash

Eventos pequenos: Eu sou da opinião que iria matá-los muito, visto que a "massa" iria pensar "não conta para pontuar, logo whatever" mas por outra... não acho isto necessariamente mau, porque como foi dito pelo shinigami, isto iria dar asas a outros eventos baseados em cultura japonesa, ainda que igualmente pequenos ou assim, mas pelo menos variavam mais e saiam um bocado do cosplay cosplay cosplay (e daí talvez não... depende de como a comunidade e os que criam eventos reagissem a isto)

Como é que dois júris separados (para além do facto que ninguem está obrigado a juntar-se à Liga) vão 'matar' os eventos pequenos? Ainda não percebi.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Eu acho que eventos tipo o FUPO vão continuar (se o moogle quiser) porque acaba por oferecer a diferença dos pares e isso (embora isso teja a diminuir pelos vistos, de ano pra ano notam-se mais e mais individuais no FUPO). Eu refiro-me mesmo aos AMMEN's aos MygameZON's, etc não que sejam menos que os outros mas não "participariam na liga" por isso talvez a vontade dos organizadores fosse "não me vou chatear com cosplay, vai se fazer outra actividade cultural (ou sida D:)" e quanto aos cosplayers em si, os mais "sedentos" por competição não iam fazer nada mais que repetir fatos ou não fazer cosplay em eventos que não fossem da liga.

Isto pode ou não matar os eventos pequenos, é apenas um "e se" mas eu contava com isso.

No entanto acho que isto obrigaria ou seria muito melhor feito com uma certa mudança de mentalidade da parte dos cosplayers em si. Tipo, quando fizessem cosplay por desporto, faziam por desporto, quando fizessem com as ganas de ganhar então iam para um evento com tudo. Digo isto porque, exemplificando, chega um gajo que quer fazer cosplay de sasuke ou de uma treta qualquer, ah isto é uma corda roxa, o nó dá-se normal "é parecido". Este é parecido faz sentido quando se faz cosplay pra brincar mas fica altamente dispensável numa competição a sério.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Eu acho que eventos tipo o FUPO vão continuar (se o moogle quiser) porque acaba por oferecer a diferença dos pares e isso (embora isso teja a diminuir pelos vistos, de ano pra ano notam-se mais e mais individuais no FUPO). Eu refiro-me mesmo aos AMMEN's aos MygameZON's, etc não que sejam menos que os outros mas não "participariam na liga" por isso talvez a vontade dos organizadores fosse "não me vou chatear com cosplay, vai se fazer outra actividade cultural (ou sida D:)" e quanto aos cosplayers em si, os mais "sedentos" por competição não iam fazer nada mais que repetir fatos ou não fazer cosplay em eventos que não fossem da liga.

Isto pode ou não matar os eventos pequenos, é apenas um "e se" mas eu contava com isso.

Sendo o teu argumento algo confuso penso que percebi.

-O júri avaliaria os cosplayers nos eventos PRESENTES, ou seja, não se criariam eventos em separado para avaliar os cosplayers. Preferencialmente trabalharia com o júri do evento, mas não precisaria da cooperação dos organizadores para funcionar, por pura praticabilidade.

Todos os eventos serão da liga (talvez menos novos meets de cosplay, para não haver situações como alguem querer organizar um meet de cosplay à pressa num parque qualquer só para ganhar alguns pontitos). A Liga não precisará da completa cooperação dos organizadores do evento para avaliar.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Bem, este deve ser um dos meus ultimos posts visto que vou de férias e apenas voltarei no final do mês. Vou deixar aqui uns pontos que acho pertinentes.

Hobby vs Competição

Vou pegar no exemplo do Cristiano Ronaldo. Ele é o melhor futebolista do mundo. Pagam-lhe imenso. Ele não se diverte a jogar futebol? Diverte porque o futebol é a paixão dele. A competição está no sangue dele e para além dele adorar jogar futebol, também adora ganhar. Penso que não preciso de traduzir isto para linguagem do Cosplay. Provavelmente se um cosplayer não está a gostar do que está a fazer, não vai encarnar a personagem como deve ser, não vai estar confiante em palco, etc etc. Não estamos aqui a tentar arranjar uns Cosplayers arrogantes e que só querem ganhar, queremos premiar os Cosplayers que gostam mesmo do que fazem.

Eventos Pequenos Arruínados?

Quem é que faltaria a um evento pequeno se tinha hipotese de participar nele? Em que é que a Liga iria afectar os eventos pequenos? Se eu fosse um bom cosplayer, se o evento fosse próximo de mim e se achasse que me ia divertir e tinha hipotese de levar alguma coisa para casa então porquê faltar a esse evento? Desde que não haja coincidencia de datas penso que os eventos não se iriam afectar uns aos outros. Vocês vêm os grandes cosplayers irem aos eventos Pequenos? E aos grandes? Sinceramente acho que tudo iria ficar na mesma.

Federação/Associação de Cosplay

A minha ideia inicial foi juntar as várias organizações para a conversa e para que umas possam aprender com as outras. No fundo ao juntar 4 ou 5 organizações para falar penso que iria haver um melhor entendimento, melhor relacionamento e uma maior uniformização dos concursos. Pelo menos eu acho que há vantagens de todos em dialogar sobre assuntos como estes. Estou a ver um debate racional, com opiniões válidas e que certamente no futuro poderá ser tido como referência para isto ou aquilo.

Competitividade não iria mudar

Quem vai na desportiva para os eventos iria continuar a ir. Quem vai para ganhar, ia continuar a ir para ganhar. Não acho que seja dificil perceber isso. Estamos só a tentar criar uma estrutura para que seja possivel a colaboração de várias entidades para motivar e incentivar a competição para que no fim do ano possa haver um trofeu/prémio que distinga o melhor.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Eu sou da opinião que ia afectar os eventos pequenos mas não tenho opinião perante o facto de isso ser mau ou não. Mas se a cena é mesmo incluir todos os eventos "sérios" (excluindo os tais "epá bora  lá ao parque mascarados") porque não abranger um sistema diferente... Digamos, todos os eventos que se comprometessem a ser anuais e sérios em cosplay e com vontade de colaborar com a liga, estariam a participar nessa pontuação, os outros esporádicos ou que só aconteceram uma vez por alguma razão ficariam de fora.

Isto responderia a algumas necessidades como a do gaara em vincar o Midori como evento anual e a participação do FUPO nisto, se bem que isso traria diferentes coisas. Mas são todos tópicos a ser revistos com mais seriedade porque assim não seria por estações ou seriam dois por estação de cada ano ou assim. Que tal abrir-se então uma época (tipo a desportiva, escolar, etc)? Podia dividir-se em 4 partes da "época anual de cosplay" e poderiam dar nomes que não primavera mas nomes de elementos ou algo tradicional e engraçado, dunno

Quanto à coisa da federação, foi mesmo o facto de federar o cosplay, não penso que fizesse sentido, até porque as federações tão maioritariamente ligadas ao desporto e obedecem a trilhentas regras e etcee que não nos interessa acho. Mas a liga enquanto "federação informal" ou algo do género, entendo e apoio.

Outras dúvidas / sugestões de coisas a pensar...

-> Cosplays de pares e grupos. Falo nisto especialmente pelos grupos porque me surgem duas coisas mais sérias à cabeça:

- Nem todos os membros de um grupo devem ter o mesmo ranking - há sempre uns que trabalham muitos e outros que não trabalham, não querem saber e sacam de uma coisa aqui e uma ali e têm o prémio na mesma... e isto implica também o ponto abaixo.

- Alguns cosplays são mais fracos a pensar no grupo - e isto traz-me uma situação bicuda enquanto cosplayer, por experiência não minha mas que já tenha visto. Imaginemos um gajo que tá num grupo de um anime em que muitas personagens são detalhadas em termos de fatos e tal e têm um padrão de dificuldade e depois há uma/s personagem/s que são simples em termos de vestimentas e que não levam muito esforço (Ou até que é uma personagem muito repetida). Mas o cosplayer aceitou fazê-las para completar esse grupo. Sai penalizado? (Eu sei que a lista de fatos para ganhar é ridícula mas esta situação apesar de parecida é diferente)

-> Qual seria a atitude em relação aos cosplayers e prémios antigos? (especialmente caso a lista seja continua e não comece do 0 a cada ano)

Por exemplo, cosplayers que foram muito premiados antes disto seriam ignorados ou já teriam algum ranking?

A minha sugestão era, ou não havia nada para ninguém o que seria justo e injusto

Ou iriam fazer um levantamento de todos os premiados em eventos mais recentes (digamos a partir de 2005) e esses começariam com um certo ranking, os novos iam-se juntando ou a partir de participações ou algo assim.

~~~~~~

Quanto há sugestão dos portefólios não concordo, especialmente porque muitas coisas que vão para o cosplay.com ou deviantArt ou algo do género estão altamente editadas via photoshop, etc etc e já sabemos as maravilhas que os pros de PS fazem. Isso ia criar, tal como aquilo dos resultados não serem conhecidos, um sentimento de insegurança e falta de credibilidade, acho eu.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Federação/Associação de Cosplay

Ok, a ideia e valida na teoria. Os bacalhoeiras sao uma associação. Hoje em dia quem quer fazer um bar de pequena escala, faz uma associação. E o subgrupo dos cosplayers tem alguma rotatividade. Neste momento tem elementos capazes de fazer isso. Só há dois problemas:

Proximidade Geografica. 1 assembleia geral por ano minimo; 2 de direcção, minimo absoluto; uma do conselho fiscal. Com livros de actas e assinaturas. Agora arranjem 9 pessoas com disponibilidade e igual distancia geografica para o fazer, MANTENDO UM NIVEL NACIONAL.

Uma estrutura local, neste caso,  não faz qualquer sentido, de acordo com os princípios definidos.

É um pesadelo. E mais simples ou criar uma catrefada delas e indo unindo por iniciativas como estas, afectas a interesse da comunidades especificos. Com o tempo a coisa cresce, e temos instituições e grupos alinhados por interesses específico em vez de componentes sociais ou poliíticos. Ou hábitos de trabalho. E permite interagir com estruturas informais.

Um evento a ficar com este bolo não ia ser manso(ou uma nova associação). Eu se estivesse em funções ia imediatamente começar com a minha idéia. ou copiar esta cara-podre. Por mais actividades que se façam, os cosplayers asseguram sempre uma talhada grossa dos visitantes. Eu diria uns 40% do dia/hora de pico da anipop. Ou toda a gente tem uma  talhada da fatia, ou vão ter bolos muita parecidos...

Esta ideia perde toda a validade com iniciativas semelhantes em paralelo.

Mas é uma ideia, na volta se todas se safassem mandavas 6 cosplayers por ano ao WCS. Hm... Mandar 2 ja e lixado. Mandar 6 e terrivel.

Além disso, associações tendem-se a distanciar do seu objecto com o passar do tempo. Com várias entidades o risco e minimizado. E estão automaticamente contempladas entradas de novas estruturas. Daqui a 30 ou 40 anos, se for preciso. Fica uma máquina que anda sozinha.

È muito pouco provavel que em determidado espaço de tempo, algumas destas fiquem inactivas. Mas todas é impossível. E isto rende a molhos a nivel organizativo (inscriçoes centralizadas? perfis de cosplayers? descrição completamente informatizada? menos uma coisa para orçamentar?), isto na actividade que come mais recursos num evento.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Mesmo num hobbi podes ter competitividade, mesmo se ela for contigo mesmo, vejo interesse de muitos cosplayers em superar o que fizeram anteriormente e com isso chegarem aumentam as oportunidades de chegarem ao pódio. a mentalidade competitiva começa por ai e o cosplay também tem a vertente de superar as limitações de um personagem no desenho para o real, para o teu próprio corpo, não podem todos estar no podio e é com essa realidade que os juris se teem que deparar.

Não sei até que ponto as categorias usadas até agora se podem aplicar ao anime... não haverá uma outra maneira de categorizar, por exemplo abolir o masculino e feminino que acho que aumentaria a competitividade, e mudando um pouco as categorias talvez uma categoria de epoca/farda/formal/artbooks para roupas mais elaboradas mais compastas que não são vistas ou usadas em qualquer altura e parecem visualmente mesmo duma liga diferente. Outra pra causal, há imensas personagens em roupa causual que nunca vão chegar ao podio mas precisam de um trabalho acrescido de caracterização (exemplo: bleach artwork de casual wear, kagome de inuyasha) uma categoria de acessórios, claro que é um complemento aos fatos mas não se poderia avaliar o trabalho de acessórios, porque até há fatos que dependem imenso de acessórios. Categoria de fatos principais que seriam os fatos normalmente usados pelo personagem(caso o personagem tenha um habito de mudar varias vezes de fato isso seria tido em conta como normal). uma categoria pra armaduras. um destaque pra best on stage quem sabe

Isto são ideias de uma revolução nas categorias. não vejo porque não avaliar cada aspecto do cosplay separadamente e categorizar de outra forma.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Epa acerca dos grupos, estava a assumir que eram coisas que não iam ser avaliadas para o ranking. Nem masculino/feminino. Alias, muito provavelmente, para manter a coisa simples, no primeiro ano vamos so ter mesmo melhor cosplayer, ponto. Segundo ano, entra skit como criterio de avaliação do cosplayer.

E obvio que, se cada evento quer fazer par/grupo, está à vontade. São actividade separadas que pura e simplesmente não são avaliadas para o ranking. Tal como, por exemplo, escolha do publico.

O que significa, a titulo de exemplo, que se o fupo quisesse entrar, podia continuar com as modalidades que teve este ano mas não contava em ponta para o ranking. So em cosplay individual.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Já foram faladas várias hipoteses:

-A de alguém ter que ir aos 4 eventos ( foi a inicial mas em principio está posta de parte por ser excessivamente cara )

-O participante ter apenas que ir a um dos eventos.

Peço desculpa por voltar a atras (e garanto.vos q li tudo) mas qeria exclarecer duas coisas:

Primeiro: Qual e' a necessidade de se seleccionar eventos proprios da liga? Nao seria mais produtivo pensar.se numa organizaçao q intervisse em todos os eventos de uma forma generalizada de modo a melhorar a sua qualidade e as benificios dos concursos? (sim porque ha' aqi gente q nao se contenta em ser reconhecido pelo bom trabalho, qer e' premios e quanto maiores melhor)

Segundo: Se o participante tiver de ir apenas a um dos eventos entao passariamos a falar de festival anual de cosplay em vez de torneio anual de cosplay ou liga de cosplay (q na minha opiniao faz muito mais sentido e e' o q acontece por exemplo no Brasil) Mantinha.se o espirito de 'evento grande', a possibilidade de se ganhar um bom premio (ja' q muitos so' trabalham para isso) e de ano para ano haveria sempre aqele estimulo para o cosplayer de manter ou subir a sua posiçao no ranking. Desta forma, evitar-se-ia tambem que os outros eventos fossem menosprezados (e nao venham com tretas a dizer q isso não vai acontecer bla  bla bla, porque e’ inevitável e quem esta’ minimamente atento ao q se passa so’ agora tem noçao do q foi falado)

Mais uma coisa, Shini, pedis.te opiniao mas simplesmente nao estas a ponderar o que te esta’ a ser apontado. Ja’ muitas pessoas aqi apresentaram uma opiniao desfavoravel relativa ao ideal de ‘liga’ com argumentos e sugestões, mas tu simplesmente ignoras, contradizes e continuas a bater na mesma ideia, sem tentar pensar q se calhar ate’ podemos ter um bocado q seja de razao.

Penso q mesmo qem não concorda a 100% não esta’ a tentar mandar a tua iniciativa a baixo, mas sim a analisar os pros e contras da mesma e a tentar apresentar formas de a desenvolver de modo a não cause tanta problematica.

Acho q a opiniao de quem esta’ contra e’ tao valida como a de qem nao esta’ e nao deveria ser simplesmente deixada de parte como se nunca tivesse existido!

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Algum de nos já leva praticamente uma década (ou mais) ligados ao anime manga, seja de maneira activa ou simplesmente como fã ou apreciador, e tenho quase a certeza que a grande maioria tem um papel activo nas actividades desenvolvidas em Portugal, mas temos que ter em conta a seguinte situação:

Que idade tem os cosplayers? Quanto tempo levam/pensam fazer cosplay? Para quantos é um hobby e quantos querem levar o hobby a um nível mais competitivo?

Não há duvida que cada vez mais jovens interessam-se por anime e manga, e o cosplay não deixa de estar em todos nos (acho que grande parte de nos, em quanto miúdos, gostaríamos mascarar-nos dos nossos heróis) mas apartir de que idade temos maturidade, experiência e capacidade financeira para entrar na vertente realmente "competitiva" do cosplay?

E depois, até que idade vamos manter o "gosto" por anime/manga? Quando é que vamos a começar a não ter tempo ou uma "mentalidade aberta" para continuar a fazer cosplay?

Algum de nos já deve ter visto como os seus amigos do anime/manga com os anos vão abandonando o seu hobby por causa dos estudos, namorada/mulher, trabalho, dando prioridade ao carro, casa, defendendo a ideia de que já estão "velhos" para continuar com isso.

Muitos de vocês vão contrariar alguns (se não todos) os argumentos que acima menciono, dizendo coisas como "Eu ... bla bla .." ou "O meu amigo bla bla ..." mas vamos ser realistas, são excepções a regra, e não deixa de ser parte da nossa natureza.

E tudo isto para que ?

O meu ponto é, não acho mal os torneios, as pontuações, classificações, taças, acordos entre organizações, e todo incentivo que tenha como objectivo criar laços entre a comunidade, e melhorar as condições da nossa sub-cultura, MAS, os cosplayers vão e vem, os visitantes/participantes dos eventos crescem e continuam para outra vida, muitos pequenos eventos aparecem e desaparecem, mas vocês (sim, vocês sabem quem são) possivelmente vão continuar a tentar manter a comunidade viva.

Se acreditam que o projecto tem pernas para andar, façam, vai ser o vosso trabalho, e se não correr bem, o vosso esforço e tempo perdido.

Ninguém pede "autorização" ou opinião sobre se deve criar um evento, concurso ou meet, faz-se, e se correr bem, repete-se. Se calhar devia de ter sido discutida primeiro em privado entre os máximos responsáveis das associações/organizações e só depois partilhado com a comunidade para uma pequena afinação, evitando-se alguma discussão que não leva a nenhum lado.

Acho que já la vão 5 anos desde a primeira vez que falei por primeira vez com alguns de vocês, e fico muito contente por ver que muitos ainda continuam a ter uma voz activa. Espero que em 5, 10 ou 15 anos continuem a discutir e criar iniciativas para a comunidade.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Segundo: Se o participante tiver de ir apenas a um dos eventos entao passariamos a falar de festival anual de cosplay em vez de torneio anual de cosplay ou liga de cosplay (q na minha opiniao faz muito mais sentido e e' o q acontece por exemplo no Brasil) Mantinha.se o espirito de 'evento grande', a possibilidade de se ganhar um bom premio (ja' q muitos so' trabalham para isso) e de ano para ano haveria sempre aqele estimulo para o cosplayer de manter ou subir a sua posiçao no ranking. Desta forma, evitar-se-ia tambem que os outros eventos fossem menosprezados (e nao venham com tretas a dizer q isso não vai acontecer bla  bla bla, porque e’ inevitável e quem esta’ minimamente atento ao q se passa so’ agora tem noçao do q foi falado)

O que é certo, é que a tua ideia ia á mesma. O facto de a liga só abranger um evento, faria com que as pessoas se desleixassem para os outros. É exactamente o mesmo argumento que usaste para quando seriam 4. Não vejo porque é que agora já não iria fazer mal.

Mais uma coisa, Shini, pedis.te opiniao mas simplesmente nao estas a ponderar o que te esta’ a ser apontado. Ja’ muitas pessoas aqi apresentaram uma opiniao desfavoravel relativa ao ideal de ‘liga’ com argumentos e sugestões, mas tu simplesmente ignoras, contradizes e continuas a bater na mesma ideia, sem tentar pensar q se calhar ate’ podemos ter um bocado q seja de razao.

Penso q mesmo qem não concorda a 100% não esta’ a tentar mandar a tua iniciativa a baixo, mas sim a analisar os pros e contras da mesma e a tentar apresentar formas de a desenvolver de modo a não cause tanta problematica.

Acho q a opiniao de quem esta’ contra e’ tao valida como a de qem nao esta’ e nao deveria ser simplesmente deixada de parte como se nunca tivesse existido!

Isto vindo de ti, é no mínimo, caricato. Quando o shini respondeu a cada um dos teus argumentos, a tua resposta foi um copypaste do teu próprio post. Com todos os outros tem sido também argumentado o que dizem, pois muitos acabaram por nem ler pralém da primeira página ou dos posts que lhe interessavam, originando que depois os argumentos deles sejam nulos.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais
O facto de a liga só abranger um evento, faria com que as pessoas se desleixassem para os outros.

Que pessoas? A maior parte dos bons cosplayers q conheço faz bom cosplay porque gosta e independentemente de ganhar um premio no final ou ser considerado melhor q os outros num ranking decidido por uns otakus quaiquers atraves de um forum e q nao sao mais q os outros -.-  

Eu fiz copy-past para deixar bem claro q sou contra o ranking anual acumulativo seja com q criterios for, pelas razoes ja' referidas nao so' por mim mas por varios outras pessoas q se deram ao trabalho de ver isto de uma forma global e nao apenas pensando nas vantagens q vao obter! E ja' agora, pelo menos nos temos argumentos, voces se limitam a ignorar, nao sei se por nao verem a realidade ou porque nao qerem ver!

Tal como muitos outros, ja' dei sugestoes, ja' apresentei argumentos, ja' tentei alertar.vos para a necessidade de se pensar muito bem nao so' nos benificios (q nao nego q pudessem ter) mas tambem nas consequências da iniciativa! Querem fazer o torneio façam, mas pensem bem em qal e' o vosso verdadeiro objectivo: melhorar o cosplay em Portugal e a divulgaçao deste ou limitar este hobbie numa mera competiçao ridicula e discriminativa!

Quanto a mim continuarei a fazer cosplay, a organizar eventos e a divertir.me ao maximo, nunca deixando de me empenhar a 100%! Porque gosto verdadeiramente daqilo q faço e acho desnecessaria a existencia de um trofeu ou de um top para saber q tenho de dar o melhor de mim e de tentar melhorar a cada cosplay q vou fazendo! Como o Heartless bem disse, o q falta na maior parte comunidade portuguesa de cosplay e' maturidade! Mas se querem melhorar o cosplay estimulando a ganancia, força, estao no bom caminho e tenho a certeza q vao conseguir, pois infelizmente ha’ muita gentinha neste mundo que so' faz alguma coisa (ou so' se empenha a 100% nela) se ganhar algo em troca.

Shini:

Se estiveres interessado em ponderar os dois pontos q apresentei (seja para concordar ou discordar) estou disponivel por pm.

Eu ja' dei a minha opiniao, mais q isso nao posso fazer! Nao vale a pena falar para qem nao qer ouvir! Boa sorte com o seguimento da ideia.

P.S para não virem atirar coisas para cima de mim depois xD o Heartless manda dizer q pensa assim mas apoia a iniciativa na mesma, na esperança que a comunidade possa ganhar maturidade com isso.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Não querendo ser chato, mas está-se aqui a falar de ir ao World Cosplay Summit, como se de uma viagem porto-lisboa se tratasse. Pr'além de todos os requesitos que se põem aos cosplayers, não se esqueçam do encargo a nível financeiro que o WCS comporta.

 -Deslocação da comitiva da Tv Aishi até Portugal uma vez, para avaliar as condições

 - Deslocação da comitiva da Tv Aishi segunda vez, na data do evento

  ( ambas as vezes, contar com ida e volta)

 - Deslocação dos cosplayers até ao japão

  - Estadia de uma semana

Ora, como se vê, isto tudo tem que sair do bolso da organização, seja através de patrocinadores ou de assaltos a bancos, o que for. e será um investimento na volta dos 10.000/15.000 euros.

Por isso, antes de se querer criar a liga e ja estar com as formulações sobre regras, era mais terra a terra, ver o que se pode fazer primeiro em Portugal, e a partir dai começar a criar estruturas que possam realmente permitir um investimento desta envergadura.

Como já foi dito aqui acho, a Yamato Cosplay Cup, no Brasil já mostrou algum interesse no cosplay Português. Era uma mais valia começar a trabalhar com o que de facto, é realizavel num curto/médio espaço de tempo, com contrapartidas que não demorem anos a chegar.

 Não digo que o investimento a longo prazo seja errado ( economicamente, até falamos de desenvolvimento sustentavél.) mas contrapartidas imediatas devem existir, para cativar os Cosplayers.

Posto isto, e como adepto desta ideia, espero que ela de facto vá para a frente. é uma mais valia possuir uma estrutura organizada, que atraia mais cosplayers, patrocinios, e afins, para melhorar este hobby.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

O facto de a liga só abranger um evento, faria com que as pessoas se desleixassem para os outros.

Que pessoas? A maior parte dos bons cosplayers q conheço faz bom cosplay porque gosta e independentemente de ganhar um premio no final ou ser considerado melhor q os outros num ranking decidido por uns otakus quaiquers atraves de um forum e q nao sao mais q os outros -.-

 

Claro que os que estão aqui a discutir, nem são organizadores de nada claro, e claro também que isto está a ser feito às 3 pancadas. Anyway, não vais passar a considerar um cosplayer como mau se não estiver no ranking ou se estiver em baixo no mesmo. Hell, já dizem muito mal dos que ganham e que devia ter sido xpto, e que os critérios não foram respeitados, etc. Não é por haver um ranking que nem é obrigatório que vais ficar tipo "Damn, agora já não posso achar que aquela gaja é uma boa cosplayer! Hmmpft!".

Eu fiz copy-past para deixar bem claro q sou contra o ranking anual acumulativo seja com q criterios for, pelas razoes ja' referidas nao so' por mim mas por varios outras pessoas q se deram ao trabalho de ver isto de uma forma global e nao apenas pensando nas vantagens q vao obter! E ja' agora, pelo menos nos temos argumentos, voces se limitam a ignorar, nao sei se por nao verem a realidade ou porque nao qerem ver!

Se tivesses lido a discussão na altura em que foste postar, já terias visto que a pontuação não seria acumulativa, os posts do morg são de leitura obrigatória, não é por serem paredes de texto que vai ler na diagonal e prontos.

Eu pelo menos tenho respondido ou tentado responder a todos os teus argumentos (e os de mais pessoas), assim como o Kash e outros. Como já disse mais atrás, e o próprio confirmou, o shini não é o rei e senhor disto, ele apenas sugeriu esta ideia que está a ser debatida, mandar as culpas para cima dele é simplesmente estúpido.

Tal como muitos outros, ja' dei sugestoes, ja' apresentei argumentos, ja' tentei alertar.vos para a necessidade de se pensar muito bem nao so' nos benificios (q nao nego q pudessem ter) mas tambem nas consequências da iniciativa! Querem fazer o torneio façam, mas pensem bem em qal e' o vosso verdadeiro objectivo: melhorar o cosplay em Portugal e a divulgaçao deste ou limitar este hobbie numa mera competiçao ridicula e discriminativa!

E claro que todos os argumentos teus, e não só, têm sido vistos e discutidos, além de que se está a pensar em todos os campos, estando o morg inclusivé a fazer formulas e tudo mais para que a pontuação seja justa. Este torneio não é de participação obrigatória! Não sei quantas mais vezes será preciso dizer isto, ou colocar em bold, ou o que quer que seja. Quem o faz por hobby até agora, continuará a fazer, nós não vamos andar lá com homens de fraque "Passe lá a máquina de costura ou leva porrada!". E em termos de competição ridicula e discriminativa, já o é muitas vezes, queixas quanto ao critério dos juris, quanto à escolha dos juris, etc. Só o transformam no que vocês querem, não estamos a arrancar-vos o hobby ou a obrigar-vos a participarem. Se até agora esses teus amigos o fizeram por gosto, ia ser agora que começavam a competir?

Quanto a mim continuarei a fazer cosplay, a organizar eventos e a divertir.me ao maximo, nunca deixando de me empenhar a 100%! Porque gosto verdadeiramente daqilo q faço e acho desnecessaria a existencia de um trofeu ou de um top para saber q tenho de dar o melhor de mim e de tentar melhorar a cada cosplay q vou fazendo! Como o Heartless bem disse, o q falta na maior parte comunidade portuguesa de cosplay e' maturidade! Mas se querem melhorar o cosplay estimulando a ganancia, força, estao no bom caminho e tenho a certeza q vao conseguir, pois infelizmente ha’ muita gentinha neste mundo que so' faz alguma coisa (ou so' se empenha a 100% nela) se ganhar algo em troca.

Oh rly? As pessoas ganharem algo bom em troca do esforço que tiveram para fazer o fato entre outras coisas, é apenas ganancia? Claro...

Há pessoas que gostam de competir, e que isso também as diverte. Há outras que gostam de fazer na descontracção e simplesmente não competem porque não vêem necessidade no mesmo. A maturidade parte das pessoas que fazem os cosplays, o que é certo é que não recompensamos praticamente nada em termos de competição e isto seria um incentivo para o mesmo. Eu por exemplo, vou fazer cosplay por gosto pois não sinto necessidade de competir, mas não vou barrar as portas a quem queira competir mais seriamente.

A parte final não respondo pois é para o shini. Quanto ao pensares o mesmo que o Heartless, I don't give a shit.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais
já terias visto que a pontuação não seria acumulativa

O q eu qis dizer foi q nao concordo com o facto de a pontuaçao contar de evento para evento (ao longo do ano), seja como media ou como soma, seja como for, pelas situaçoes injustas q iria gerar e como muitos ja' referiram.

Este torneio não é de participação obrigatória

Eu sei muito bem q o torneio nao e' obrigatorio e como tal desde o inicio ja' disse q nao tenho intensoes de participar.

mandar as culpas para cima dele é simplesmente estúpido

Eu nao mandei culpas nenhumas para cima do Shini, nem estou a ver onde e' q esta' a culpa aqi -.- Apenas o alertei q as opinioes nao tao favoraveis de muitas pessoas nao estao a ser consideradas, ao contrario das mais favoraveis q estao sempre a ser acrescentadas ao topico inicial e apresentei dois pontos sobre os quais gostaria q ele me desse uma opiniao mais abrangente!

Para terminar, eu nao tenho nada contra competir, participo sempre nos concursos e gosto de ganhar (como qualquer pessoa) mas para mim basta.me ser reconhecida pelo meu trabalho, nao preciso de nenhuma recompensa para se incentivada!

Mais uma vez digo q acho triste q hajam pessoas que so' fazem alguma coisa a 100% se ganharem algo em troca. Para mim o cosplay e' uma paixao e por isso acho desnecessaria esta iniciativa!

Esta e' a minha opiniao pessoal em varios aspectos levantados relativos ao cosplay, agradeço que a respeites e q poupes os comentarios desta vez, especialmente porque estas a interpretar mal o q eu estou a tentar dizer.

Bem, podem continuar a contar comigo para tudo (qem me conhece sabe q ajudo em tudo q posso, tanto a niveis de acessorios, dicas para cosplays e ajuda com os fatos e perucas nos eventos, como de organizaçao e participaçao em eventos) foi um prazer debater convosco e mais uma vez boa sorte para a evoluçao da iniciativa!

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Eu acho, sinceramente, que deviam ter um bocado mais calma a discutir isto, as opiniões são contrárias e outras pessoas têm opiniões quer favoráveis quer contrárias mas apoiam ou não apoiam, whatever. Seja como for está lançada uma ideia que já abalou a comunidade de cosplay pelo bem ou pelo mal, agora não vai desaparecer assim só porque X querem ou porque X não querem.

As coisas têm que ir com calma, acho que tantos os que estão a favor, contra ou assim assim devem discutir as coisas com calma e paciência e tudo correrá melhor.

Quanto às pessoas que estão 99% ou 100% contra encontro três grandes grupos, esterotipando (o que indica que não abrange tudo e todos)...

-> Os que descredibilizam o hobby e acham que não é rentável, sério ou que não há maturidade

Acho que esta iniciativa iria lutar contra isto como nunca foi feito antes na comunidade de cosplay, o negócio que se iria criar à volta da industria de cosplay poderia dar a maturidade, seriedade e credibilidade que falta ao cosplay.

-> Os que acham isto desnecessário e está tudo bem assim como está

Para estes pedia um bocado de distanciamento em relação ao habitual medo do desconhecido e do novo, se tudo se mantivesse sempre como está não havia evolução nem desafios, já que a comunidade de cosplay vai evoluindo, porque não aceitar um novo desafio? Desde que seja feito tudo com calma, cabeça e estrutura não vejo qual possa ser o fim do mundo proveniente disso

SEM QUERER COMEÇAR UMA FLAME WAR, lol. Vou tocar em feridas acho eu, dá me a sensação de que algumas pessoas que já viveram o seu apogeu estão com medo

E dá me esta sensação porque ou não querem voltar a tentar superar-se porque o tempo delas já foi e não fazem cosplay ou já não querem elaborá-los tanto ou outra coisa qualquer. Sem criticar nem apontar dedos, vocês gostam de cosplay agora como gostavam antes, certo? (se não, nem se estariam a importar com isto, lol) Então tentem superar-se de novo, tentem evoluir acompanhando a comunidade, tentem melhorar fatos, técnicas, ou até demonstrá-las de novo. Muitos são, sem dúvida, inspirações e role-models para alguns dos novos (não digo a grande massa porque a grande massa que tenho visto constitui gente com pouca maturidade e 0 de cabeça) Mas os futuros bons cosplayers que começam agora ou começaram há pouco tempo vêm num vic, numa zanza, etc um modelo, uma referência acho eu. Tal como vão encontrar outras nos que fazem cosplay ao lado deles e que começaram ao mesmo tempo ou assim, mas acho que percebem o meu ponto de vista.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Eu acho, sinceramente, que deviam ter um bocado mais calma a discutir isto, as opiniões são contrárias e outras pessoas têm opiniões quer favoráveis quer contrárias mas apoiam ou não apoiam, whatever. Seja como for está lançada uma ideia que já abalou a comunidade de cosplay pelo bem ou pelo mal, agora não vai desaparecer assim só porque X querem ou porque X não querem.

As coisas têm que ir com calma, acho que tantos os que estão a favor, contra ou assim assim devem discutir as coisas com calma e paciência e tudo correrá melhor.

Quanto às pessoas que estão 99% ou 100% contra encontro três grandes grupos, esterotipando (o que indica que não abrange tudo e todos)...

-> Os que descredibilizam o hobby e acham que não é rentável, sério ou que não há maturidade

Acho que esta iniciativa iria lutar contra isto como nunca foi feito antes na comunidade de cosplay, o negócio que se iria criar à volta da industria de cosplay poderia dar a maturidade, seriedade e credibilidade que falta ao cosplay.

-> Os que acham isto desnecessário e está tudo bem assim como está

Para estes pedia um bocado de distanciamento em relação ao habitual medo do desconhecido e do novo, se tudo se mantivesse sempre como está não havia evolução nem desafios, já que a comunidade de cosplay vai evoluindo, porque não aceitar um novo desafio? Desde que seja feito tudo com calma, cabeça e estrutura não vejo qual possa ser o fim do mundo proveniente disso

SEM QUERER COMEÇAR UMA FLAME WAR, lol. Vou tocar em feridas acho eu, dá me a sensação de que algumas pessoas que já viveram o seu apogeu estão com medo

E dá me esta sensação porque ou não querem voltar a tentar superar-se porque o tempo delas já foi e não fazem cosplay ou já não querem elaborá-los tanto ou outra coisa qualquer. Sem criticar nem apontar dedos, vocês gostam de cosplay agora como gostavam antes, certo? (se não, nem se estariam a importar com isto, lol) Então tentem superar-se de novo, tentem evoluir acompanhando a comunidade, tentem melhorar fatos, técnicas, ou até demonstrá-las de novo. Muitos são, sem dúvida, inspirações e role-models para alguns dos novos (não digo a grande massa porque a grande massa que tenho visto constitui gente com pouca maturidade e 0 de cabeça) Mas os futuros bons cosplayers que começam agora ou começaram há pouco tempo vêm num vic, numa zanza, etc um modelo, uma referência acho eu. Tal como vão encontrar outras nos que fazem cosplay ao lado deles e que começaram ao mesmo tempo ou assim, mas acho que percebem o meu ponto de vista.

Pa acho que eu nem tou em nenhum desses grupos..xD Mas vamo la ver as coisas..

Negócio, achas que ao aparecer o mesmo que melhora alguma coisa nesta comunidade? Ou eu estou a levar as coisas muito literalmente ou essa industria que falas é realmente algo de 'lucrativo' certo? Portanto achas que numa comunidade como a nossa que é constituida basicamente por meia duzia de pessoas em comparação a muitas outras que se organizam de formas muito mais desenvolvidas e cujas raízes ja estão estabelecidas a muito tempo, se forma assim uma industria? Eu sei que algum dia isto tem que começar mas não é de um momento para o outro e realmente esta ideia vai um bocado de encontro a isto...

Temos que ver que a cultura Otaku/Cosplay e tipo underground... Nao e muito dificil fazer um evento, juntar algumas pessoas, etc etc, agora fazer algo a este nivel parece-me bem dificil, nao digo impossivel mas dificil...

Quanto a credibilidade não sei a que te referes... Tipo as pessoas começarem a ver cosplay como uma modalidade tao viavel como muitas outras? Nao sei qual o interesse nisto... Quem o faz não precisa deste ponto para nada. (my opinion..)

Quanto a maturidade e mesmo double edged sword... Se as pessoas encararem esta situação como uma nova oportunidade para competir, se manterem actualizadas com a sua performance e dos seus 'colegas' , muito bom...

Se acontecer o que me parece mais provavel, as pessoas ficarem ainda mais competitivas, perder-se completamente o espirito de ir numa de diversao... piora as coisas nao? acho que tanto tu como eu sabemos como as coisas estao.

Quanto a cena do medo do desconhecido... E completamente nonsence... Tipo se estamos nesta thread a usar argumentos válidos, a prever consequencias e a tentar fazer o melhor possivel pa melhorar o panorama do cosplay em portugal, ninguem tem medo de inovar. Acho é que tambem nao se tem que concordar com a iniciativa.. (btw acho bem que as pessoas vao dar um saltinho a outra thread onde se discutem as regras da liga sim!?)

Eu como disse nao estou em nenhum.. Sou sincero.. Ao principio tava tipo 100% contra a iniciativa e secalhar agora existem alguns conceitos e ideias que me agradam. Acho é que certas situações que partiam desta liga iam ter consequencias demasiado negativas. Mas espero que continue a haver feedback desta ideia e se for para a frente continuo a dizer, qualquer coisa eu ajudo. A avançar com alguma coisa, que seja para o melhor, e assim quantos mais melhor!

PS: Acho que acrescentar um sistema de voto secalhar dava um melhorar panorama para o pessoal saber os a favor e contra..claro que sem ele uma pessoa é obrigada a vir justificar..xD

E DEVIAM VIR MAIS PESSOAS DAR OPINIÃO NÃO!? ACHO QUE HA IMENSOS COSPLAYERS NO PAIS E AQUI SO FALAM MEIA DUZIA DE COSPS. E ORGANIZADORES!!!!! VENHAM JA!!!!! XD

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais