Arquivado

Este tópico está arquivado devido a ser antigo. Para falares sobre o mesmo assunto, por favor cria um novo tópico.

Shinigami-san

[Liga de Cosplay?] Objectivos e Princípios da Liga

467 mensagens neste tópico

4 dias por ano, para alguém ganhar o prémio do Torneio Anual de Cosplay em Portugal é muito? Sinceramente eu acho que não. Pode ser dispendioso, mas quem faz fatos de centenas de euros vai ter problema em gastar 15 ou 30 numa viagem? Eu acho que não. Além disso não dúvido que alguns cosplayers comecem a arranjar patrocinadores, nem que seja a mercearia do tio ou a empresa do pai.

Só estamos a tentar apimentar um pouco a competição e tentar dar um trofeu de qualidade a um ( ? ) cosplayer português por ano.

Mas shini, tu achas que toda a gente gasta centenas de € em cosplay? E se também fores por essas contas, tens uma pessoa a gastar centenas de € x 4 + deslocações + alojamentos + comida, etc. Torna-se absurdo. Está a generalizar que toda a gente pode fazer gastos do género. E quanto ao arranjar patrocinadores, com jogos já é o que é, imagino com cosplayers.

PS: Sem mencionar que não é só o gasto em termos materiais, mas também em termos de tempo/planeamento/etc

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Uma pergunta: São poucas as pessoas que vão a 3 eventos de Cosplay anuais?

O interesse era oferecer um prémio que fizesse com que as pessoas se sentissem motivadas para ir aos concursos. Claro que uma pessoa de Bragança ou de Faro teria bastantes dificuldades em ir a todo o lado, é normal que as despesas sejam bastante grandes, mas se assim fosse então nunca haveria competições. Não sei se é naive mas muitos dos atletas portugueses pagam para ir competir a vários sítios. Podemos facilmente fazer uma recolha de dados para saber onde estão a maior parte dos Cosplayers alojados.

Além disso se 4 organizações se juntassem acho que seria possivel arranjar-se deslocações, alojamentos e comida mais baratos para as pessoas que realmente quisessem competir a alto nivel.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

1 º - princípios e objectivos

2 º regras (participantes)

3 º estrutura orgânica (quem tem que fazer o que, de modo a que 1 e 2 estejam à prova de bala)

Parece-me que, neste momento, está tudo a discutir princípios, e nisso posso contribuir. Não contem comigo com regras, se fosse eu a escrever, o meu primeiro requisito para as participantes seria 36c.

O problema é que temos princípios/objectivos a bater uns contra os outros, e isso vai ter que sair daqui limpo. As regras e estrutura organica adaptam-se aos princípios, mas o contrário tem de ser evitado. ACONSELHO VIVAMENTE A QUE SEJAM ACENTES, ANTES DE TUDO, TODOS OS PRINCÍPIOS E OBJECTIVOS DA LIGA/TORNEIO/CAMPEONATO, ou vamos ficar aqui á estalada anos.

Assim de repente:

1 - a capacidade socio-economica do cosplayer, como já foi apontada por muitos, deve ter um peso mínimo no vencedor final? Se sim, qual?

2 - não estrangular outros eventos de visitantes/cosplayers (é complicado, quanto maior a oferta... aqui está-se a lutar contra leis da economia). Mas tenta-se,

3 - abertura a novas entidades organizativas. As coisas, quando são bem feitas, ficam feitas para sempre. Não podemos assumir que fibda, fupo, kakinoki e anipop são eternas (embora, de momento, eu tenha essa idéia no que respeita a  todas as entidades). Mas uma coisa é certa:

- a entrada de novas entidades está limitada por critérios pré-definidos;

- entidades privadas ou comerciais não entram. Ou grupos informais, ou estruturas associativas. Desculpem lá, concordo em fomentar e incentivar a indústria, mas não em alimenta-la.

4 - evitar drama. Há sempre, mas fazem-se regras à prova de cunhas, preferencias pessoais ou amizades.

Isto tem, imediatamente, reprecursões nas regras e estrutura organica. A título de exempo:

reprecrussão nas regras:

Bonus estático para mais que um fato Há um bonus de pontuação estático caso este apresente outros fatos ou nos eventos das entidades, ou noutros eventos. O bonus estático, não sobe de acordo com o numero, nem com a pontuação obtida. É mesmo.... estático. Isto também ajuda outros eventos que não estejam alinhados. O resultado, sendo feito por média ponderada, deixa a cargo do participante se melhora o fato que tem, ou faz outro.

Isto implementa os princípios 1 e 2. Cada participante deve comunicar o fato extra e providenciar prova (basta comprovativo de inscrição ou link para galeria de imagens). A organização aprova, por unanimidade, quais o eventos que dão tal bonus. Eventos feitos por entidades com fim lucrativo nem podem participar. Princípio 3.

Bonus decrescente para participação em mais que um evento - A pontuação não é somada, mas sim resultado de média. No final, esse numero e multiplicado por um coeficiente, de acordo com o numero de eventos que foi. 6% para dois eventos, 8% para três, 9% para quatro. No fim leva o bonus estático de + de um fato apresentado a concurso num evento (estes números são só idéias, e têm que ser muito bem definidos!). Caso entrem outras entidades para a liga, ajustam-se os rácios.

Até concordo em atribuir um bonus específico para cosplayer deslocado (estático, obviamente). Senão, sejamos sinceros... 3 dos eventos apresentados são em Lisboa. A idéia foi da Kakinoki (Sun, temos pena, processa o shinigami). E tal sistema dava uma desvantagem PARVA aos de Lisboa e arredores (8% de bonus para apanhar o comboio urbano, assumindo os actuais números). Se ficar concordado que estimular a mobilidade é, de facto, um princípio a defender.

E sempre damos algum bónus aos algarvios, a quem sinceramente, o cosplay não era o que é hoje. Nunca percebi bem porquê, mas é um facto.

REPRECRUSSÃO NA ORGÂNICA:

: Todas as  entidades têm de ter entrada gratuita para os concurrentes, no(s) dia(s) do concurso.

Caso Fibda, no problem (sempre o teve, ou tem-o à varios anos). Caso kakinoki, no problem so far (entrada gratuita). Caso Photoshoot/Fupo, idem (são em espaços públicos). Caso Anipop, problema, mas se a direcção nao quiser, fica de fora (we have pity). Obviamente, a inscrição dum cosplayer na liga vai ter requisitos definidos. Não compram uma bandana de naruto na véspera e dizem "bora a fibda à borla!"

jurís diferentes (as pessoas, não entidades que as englobam) em todos os eventos. Os juris têm de ser submetidos e aprovados por unanimidade pelos responsáveis das actividades organizadoras (meaning, a Anipop não tem que aprovar o juri em reunião de direccção 4x por ano. Só tem que nomear um responsável pela actividade, e este, em conjunto com as outras, aprova o juri).

Isto deve minimizar o 4, drama.

NENHUMA ENTIDADE COM FINS LUCRATIVOS ou seja, empresários em nome individual, sociedades por quotas, sociedades anónimas, comandita, etc pode usar nome, imagem ou qualquer propriedade industrial sem autorização expressa e unânime da organização.

Meaning, a fibda pode dizer que tem evento de cosplay. A fibda não pode dizer que está a organizar a liga de cosplayões (lol...). Na página da organização do cosplay, força. Quando falo em fibda, falo da entidade que gere o evento, não o pessoal que organiza o cosplay. (o sun tze ou quem quer que seja que está a organizar, obviamente que pode, e deve).

Imprimam e levem pá casa de banho.

edited: fiz asneira com o bold

edit2: rais parta o bold

edit3: estava a dar a idéia que estava a ser infléxivel na coisa da influencia socio-económica.

edit4: bonus estático a cosplayers deslocados, homenagem ao Algarve.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Digo de novo que adorei a ideia de promover o cosplay nacional, só não acho ( e sei que me estou a repetir ) justo para outros eventos mais pequenos ou com menos divulgação não poderem participar ou interagir com esta suposta liga.

Isto apenas levaria a uma sobrevalorização de alguns eventos enquanto que outros teriam de “nadar” para sobreviver, pois veriam-se sufocados pela falta de participantes e desistência de visitantes.

É obvio que as massas se dirigiriam para os maiores, pois nesses é que se encontrava a competição.

Infelizmente ou não o cosplay nacional tornou-se em algo muito competitivo, obviamente que existe lados positivos e negativos, os quais todos nos sabemos.

É verdade que esta ideia seria bom para muitos, mas não para todos.

Podem dizer que estou a puxar brasa a minha sardinha, por ser organizador do midori e futuro Fupo também, mas acho que não só esta no meu direito de interagir, como todos os outros eventos o devem de fazer também.

Por esse motivo acho que a suposta liga deve ser aleatória e nunca fixa.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Epá, desculpem estar a contradizer-me (relativo a não atacar idéias de outros), mas qualquer coisa que envolva uma final (ou seja, soma e apresentação dos vencedores), sou nitidamente contra.

Problema um: 4 entidades à chapada para quem faz a final e/ou

Problema dois: Anipop não sai de Outubro nem que caia o carmo e a trindade, obviamente. Fibda amua, com bastante razão. Anipop continua entalada em Outubro. Porque, logicamente, a entidade de Outubro fecha a votação desse ano...

Problema três: podemos vender um evento a entidades com fins lucrativos em troca de sponsoring. A entrega dos prémios e um desfile, por exemplo. Sempre é mais alguma coisa para o "bolo" do prémio final. Para incentivar os não-vencedores, uma segunda ronda, com um prémio menor.

Edit: este bold parte-me todo.

Edit2: O post do GaarAAngel deve ter seguido antes de eu acabar o meu.

Edit3: GaarAAngel está certissimo na questão da discussão de outras entidades. Eu não tenho qualquer contacto com as estruturas actuais do cosplay nacional, quem puder spammar, spamme.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

  Apesar da ideia ser interessante, e estando absolutamente de acordo com o shini, quando ele afirma que isto daria um boost na competividade no cenário do cosplay Português, antes de me alongar há que referir que estar a vincular o Torneio/Liga/Campeonato de cosplay a representação Portuguesa num WCS é a meu ver erróneo.  Não estando certo se é ou não regra, só é preciso um evento para decidir quem vai ao WCS representar o país. Seria injusto para os cosplayers nacionais terem que passar por provas durante um ano, enquanto que os cosplayers das restantes nações precisariam apenas de um evento para decidir quem iria representar o país.

Quanto a ideia em si, e mesmo sendo ela bastante boa, tem que ser adaptada a realidade da cena de cosplay Portuguesa. Quando digo isto, não pretendo diminuir de nenhuma forma a tua proposta shini, nem os cosplayers Portugueses, mas não podemos começar a construir uma casa pelo telhado. vejo aqui bastantes propostas bem construidas, mas parece-me que estão já a tomar em conta uma realidade inexistente. Por isso mesmo vejo a necessidade de adaptar esta ideia ao que existe cá em Portugal. Às necessidades, Possibilidades reais que as infra estruturas associativas Portuguesas podem conferir. Possivelmente numa primeira fase este Torneio/Liga/Campeonato poderia não ser tão pomposo como seria de esperar, mas trabalhando gradualmente nele, acredito veemente que se poderia criar algo a rivalizar as melhores estruturas internacionais.

Outro ponto que penso seja fulcral referir será as questões economicó-sociais. Por um lado, uma estrutura organizada de concursos de cosplay, poderia a curto/médio prazo atrair bastantes patrocinadores, como por consequente, a obtenção, por parte dos cosplayers melhores classificados de ajudas, seja em despesas de deslocação, como em materiais e/ou ferramentas necessárias a cosplay. Pode-se argumentar que seria injusto ter-se alguns cosplayers com patrocinios e outros não, mas se os patrocinios fossem conseguidos atraves do esforço do cosplayer, seria justo. Alguma meritócracia não faz mal.

 No outro lado da moeda, e realçando a necessidade de ajustar esta ideia a realidade e às possibilidades reais de Portugal, há que ver como são distribuidos os eventos, porque apesar de como já foi referido, alguns cosplayers gastarem centenas de euros nos cosplays, nem todos teem essa possibilidade, e mesmo após ter-se gasto tanto dinheiro, as despesas em deslocação e alojamento continuam sempre a pesar.

Mas acredito que isso, como já fora referido pode ser trabalhado através de protocolos com empresas ou entidades semelhantes.

resumidamente, acredito plenamente na concretização da ideia, desde que se adapte ao que temos, e não atiremos bitaites ao ar, sem ter uma estrutura funcional. Como Cosplayer desde 2003, gostaria imenso de ter agora uma competição assim.

Edit 1: Isto relembra uma velha ideia, sobre a criação de uma associação ligada somente ao cosplay. com a gestão correcta de fundos provenientes de quotas, patrocionios e afins, poderia-se ajudar as deslocações dos cosplayers pelo país, como o fomento da própria actividade através de workshops e afins.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

No meu parecer tudo resume-se numa palavra: OBJECTIVO

Depois de lidas algumas das ideias ainda não tenho claro qual pretende ser o objectivo/s do torneio.

- Publicitar o cosplay entre os não conhecedores

- Incentivar o cosplay entre os fãs de anime/manga/jogos

- Premiar o esforço e investimento dos melhores cosplayers

- Melhorar/distinguir os maiores/melhores eventos

A que ter cuidado com não criar um ranking para encher o ego de meia dúzia de cosplayers (não me levem a mal, tenho todo o respeito por quem leva o cosplay a serio) mas sim premiar os melhores sem esquecer incentivar ao resto de fãs, não só a tentar melhorar os seus cosplays mas também a quem nunca fez, fazer parte do movimento.

Eu, que já ofereci prémios em mais de meia dúzia de eventos, prefiro pagar a estadia, alimentação o transporte a um cosplayer que se desloca muitas vezes centenas de quilómetros que oferecer figuras ou mangas.

Reconheço que me estou a meter onde não sou chamado, mas gosto de ver incentivos com pernas para andar, e não resisto dar os meus 50c

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Então, porque é que em vez de fazerem os 4 eventos como referiu o Shinigami, não se faz um só? Do tipo, porque é que as 4 entidades (quem diz as 4 diz as outras tbm) não se juntam e criam um novo evento anual onde teria como objectivo, levar Portugal a nível superior no mundo do cosplay.

Não sei se me estou a fazer entender. Acho que assim já não teria o problema em relação aos futuros eventos que possam aparecer.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais
4 dias por ano, para alguém ganhar o prémio do Torneio Anual de Cosplay em Portugal é muito? Sinceramente eu acho que não. Pode ser dispendioso, mas quem faz fatos de centenas de euros vai ter problema em gastar 15 ou 30 numa viagem? Eu acho que não. Além disso não dúvido que alguns cosplayers comecem a arranjar patrocinadores, nem que seja a mercearia do tio ou a empresa do pai.

Só estamos a tentar apimentar um pouco a competição e tentar dar um trofeu de qualidade a um ( ? ) cosplayer português por ano.

Pois... talvez já tenha sido falado... Mas e quem não faz fatos de centenas de euros e simplesmente não tem dinheiro a mais para despender em viagens? não creio que sejam considerados que não merecem competir. Atenção... não estou de qq maneira contra este tipo de iniciativa, pelo contrario, apoio-a o mais possivel. Mas, infelizmente para mim, eu não posso competir em 4 eventos por ano quando possivelmente só posso ir a tres. Igualmente, tambem me é improvavel fazer 4 fatos diferentes por ano. Apesar de apreciar a variedade, eu pessoalmente apenas faço 2 fatos um pouco mais dispendiosos por ano, e como todos sabem, repito-os pois simplesmente não há dinheiro para tudo.

Apoio sinceramente a iniciativa,mas eu, e pessoas que provavelmente estão na mesma posição, teremos de simplesmente não concorrer nesse especifico formato, pois torna-se impossível para nós, por muito que gostassemos. Portugal ainda não é um pais que esteja aquém da crise.

De qq maneira devo ter divergido da ideia que queria transmitir, ou não me expliquei bem...

Lamento os erros ortograficos mas não estou com vontade de reve-los todos.

edit: fui só fechar a quote

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Epa estava a mologar...

Resposta as questões do Shinigami... devia ter respondido antes de soltar aquele BWOT, mas que se lixe.

Shinigami

"A minha ideia era no ultimo evento anual, se fizesse o somatório das várias classificações. Vamos dar o seguinte cenário. Tinhas 4 classificações de 100 pontos ao longo do ano. No final tinhas 400 pontos possiveis. Nas várias competições ias sendo classificada e o ranking era colocado online num site para o efeito."

Yeps. Até proponho que os resultados NÃO sejam afixados na página. Mas cada cosplayer sabe a sua pontuação (mas o publico em geral, e outros cosplayers, não sabem). E se alguem andou a anotar pontuações no evento, força. Agora ter rankings publicos, acho má idéia. Tresanda a drama, e é desmotivante. E dá um peso tremendo ao evento de Outubro/último evento do ano. Resultados comunicados x tempo depois do último evento do circuito sff. Até minimizas a possibilidade dos resultados do evento final servirem apenas para "alavancar" o resultado existente.

Shinigami

"Agora um tema importante que gostava que fosse pensado pelas respectivas entidades:

A minha grande dúvida, uma das questões a ser discutida em cima da mesa, era se haveria continuidade no ranking de uns anos para os outros. Claro que é mais dificil para alguém destronar alguém que esteja no topo, mas o que é que nós queremos? Qualidade ou mais pessoas com hipotese de vencer?"

Se no fim do ano várias pessoas ficam com uma pontuação elevada, é normal que para o ano tenham vantagem perante alguém que apenas agora entrou para o ranking. Ou será que isso vai fazer com que alguém que esteja no topo do ranking se esforce menos só porque lá se encontra?"

Voto reset. Ficam publicos resultados de anos anteriores, depois de ser feito o somatório final.

Além do problema que já mencionaste, é desmoralizante para novos concorrentes. Depois tens a questão de não renovar o sangue, criar "samas". Eu, aliás, até defendo o contrário: se, por acaso, alguém ganhar duas vezes (??????três? quatro?) seguidas, no ano seguinte tem uma penalização  (20%) no score que torna impossível que o prémio lhe seja atribuido. Essa penalização é visível - se, de facto o homem merece ganhar, tem a glória. Mas não tem o proveito.

A meu ver, pode é repetir fatos dum ano para o outro (melhorados ou não, é lá com ele). Se tiver outro fato, use-o noutro evento para o bonus de dois fatos.

"Outra questão:

Um cosplayer deve ser "penalizado" pela repetição de um Cosplay? 4 Cosplays por ano, ainda que a repetição supostamente só começa a ser contada apartir do inicio da competição, é viavel? Deixo aqui estas questões para serem pensadas por vocês."

Numa logica de competição e de qualidade do evento, sim. A nível socio-economico, não. E podes ter situações que um manel qualquer vai aos 4 eventos com bandanas de naruto, num diz que e o naruto, noutra o sasuke, etc etc (sim, estou nitidamente a exagerar, mas também tens a velha máxima que quantidade não é qualidade...)

O concorrente poderia, a meu ver:

- usar um fato o ano todo.

- usar um fato e melhora-lo (modificações, caracterização extra, etc)

- usar dois ou mais fatos  (tá lá pa cima algures), bonus estático, só acumula com o cosplayer deslocado

- participação em eventos fora do circuito, bonus estático, só acumula com o cosplayer deslocado

- cosplayer deslocado, bonus estático. Acumulável com os outros bonus.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

O morg deu uma solução para o pessoal que pensa que para participar neste tipo de competição tem que entrar nos 4 torneios.

Pelo que percebi, a ideia do morg são os 4 concursos serem uma média. Por exemplo:

-Vais a um torneio e ficas com um 80.

-Podes escolher ficar com esse 80 ou então ir a outro torneio tentar subir a tua média. Imagina que no segundo consegues um 90. 80+90 / 2 = 85. Se calhar com esses 85 já ficas satisfeito e não precisas de ir a mais nenhum evento.

No entanto pelo que estivemos a discutir à outros factores que podem entrar nessas contas:

-Bonus de acrescido Deslocação

-Bonus decrescente de Participação em mais que um Concurso

-Bonus para a utilização de mais que um fato

-etc

Estive a ler com bastante atenção alguns dos comentários mais recentes e surgiram-me algumas questões:

Questão do Bonus de Deslocação

Sei que isso seria bastante bom para pessoas dos extremos do país como pessoal de Bragança e Faro mas o Bonus teria que ser ligeiro. Além disso, será que alguém do Porto não iria preferir gastar 15 euros na viagem para ir a Lisboa só para ganhar o Bonus de deslocação? Seria necessário que o bonus fosse relativo ao local da realização do evento e que houvesse limites mínimos.

Existencia de Finais

Assim como o morg disse, eu sou totalmente contra uma final. Toda a gente gostava que a final fosse no seu evento e acho que todas as competições devem ter o mesmo peso. Não faz sentido nenhuma delas valer mais do que a outra.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Até proponho que os resultados NÃO sejam afixados na página.

Concordo plenamente.

Voto reset. Ficam publicos resultados de anos anteriores, depois de ser feito o somatório final.

Mais uma vez, opino da mesma maneira.

"Outra questão:

Um cosplayer deve ser "penalizado" pela repetição de um Cosplay? 4 Cosplays por ano, ainda que a repetição supostamente só começa a ser contada apartir do inicio da competição, é viavel? Deixo aqui estas questões para serem pensadas por vocês."

Aproveitando a tua lista ....

O concorrente poderia, a meu ver:

- usar um fato o ano todo. (+0 Bonus)

- usar um fato e melhora-lo (modificações, caracterização extra, etc) (Bonus por melhora)

- usar dois ou mais fatos  (tá lá pa cima algures), bonus estático, só acumula com o cosplayer deslocado

- participação em eventos fora do circuito, bonus estático, só acumula com o cosplayer deslocado

- cosplayer deslocado, bonus estático. Acumulável com os outros bonus.

O que se deveria ter atenção e que um cosplayer mais "fraco" não consiga ganhar a outro melhor só pelo facto de ter estado em mais eventos ou ter utilizado mais fatos de inferior qualidade, por isso, as contas dos bónus tem que ser muito bem feitas.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Yotsuya:

"No meu parecer tudo resume-se numa palavra: OBJECTIVO

Depois de lidas algumas das ideias ainda não tenho claro qual pretende ser o objectivo/s do torneio.

- Publicitar o cosplay entre os não conhecedores

- Incentivar o cosplay entre os fãs de anime/manga/jogos

- Premiar o esforço e investimento dos melhores cosplayers

- Melhorar/distinguir os maiores/melhores eventos"

morg:

Nem mais, é isso que eu acho necessário definir e discutir antes de arrancarmos para regras e orgânica. Princípios e objectivos.

Objectivos, até à data, de acordo com a minha intrepretação:

- Uniformizar/dar um standard de qualidade a, pelo menos, a componente "cosplay individual/melhor fato".

- Centralizar/catalizar patrocínios. Trabalhar com um sistema de organização e avaliação desenvolvido pela comunidade, para a comunidade.

- Estimular a mobilidade de visitantes e cosplayers é. Estimular, não obrigar. Acredito piamente que o Shinigami não surgiu com esta idéia apenas para ter mais gente no "seu" evento (que, como ele próprio disse, não pode adiantar se se vai tornar anual). E mesmo que o seja, o Sun também pensou em algo semelhante (e a Fibda já tem gente a catadupas).

A triste realidade é que a coisa também passa por captação de fundos e sponsors. Os logistas de Lisboa já têm acesso físico aos Lisboetas. Não têm a Algarvios ou Nortenhos. Alguma coisa eles têm de ganhar por estar a contribuir com prémios. Se o mercado não responder favoravelmente, epá, pelo menos tentou-se.

- Criar uma estrutura capaz de gerir e fomentar a qualidade do cosplay a nível nacional, com possibilidade de participação em competições internacionais.

Mais importante ainda, os PRINCÍPIOS que eu consigo identificar pela análise dos actuais posts:

- a não canibalização de eventos não alinhados. Além de extremamente filho-da-p*ta, é parvo. Eventos pequenos estabelecem laços muito mais fortes entre os participantes que eventos de grande escala(teoria minha). E lançam e dão a conhecer a comunidade a muita gente.

- minimizar as condicionantes sócio-económicas nos resultados;

- abertura a novas entidades

- evitar a "ordenha" de cosplayers e esforço comunitário  por privados

O que a meu ver, não é um objectivo, ou princípio:

"- Melhorar/distinguir os maiores/melhores eventos" NÂO é um objectivo."

- Criar a todo o custo um participante português de qualidade para o WCS NÃO é um objectivo. Criar os meios e a estrutura para que tal possa acontecer, sim.

- Permitir economicamente que o cosplay possa ser feito por toda a gente, independentemente de factores economico-sociais, NÃO É UM OBJECTIVO Ninguém vos obriga a fazer cosplay.

O cosplay não é ar, água, educação ou direito a habitação digna. Não vem na  declaração dos direitos do homem, nem na constituição portuguesa. Para tal ser feito, esta organização teria de analizar as declarações de rendimentos do vosso agregado familiar. Acho que ia correr mal.

Ou cobria custos a todos os participantes, e não estaria a minimizar qualquer efeito económico no resultado. Apenas a queimar dinheiro de sponsors em gente que não precisa de tal. E não seria mitigada qualquer vantagem económica.

Isto sinceramente parece-me mais uma consequência, e não um objectivo:

- Publicitar o cosplay entre os não conhecedores .

- Incentivar o cosplay entre os fãs de anime/manga/jogos.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Depois de ler tanta coisa gostava de avisar desde ja que possivelmente alguns dos meus tópicos sao repetições, mas tenho a certeza que cada opiniãoé única portanto cá vai disto! xD

O primeiro ponto que gostava de abordar e vi muita gente referir: Tornar o cosplay em Portugal conhecido/Dar prestigio ao nosso cosplay.

Não consigo perceber esta ideia. Quando existem imensos bons cosplayers ou pelo menos potencias bons, o facto de Portugal entrar para a tal competição mundial ia apenas permitir a um (senao estou em erro) representar o seu país... isto era muito prestigiante para quem ia não haja dúvidas, mas os outros que por ca ficam estavam na mesma acho eu... E ia dar dramas(que aviso que vou referir constantemente pois as pessoas querem ignorar mas há que ter em conta pois é constante). E temos que ver que apesar de Portugal entrar para a tal competição isso não ia querer dizer nada porque tomemos com exemplo futebol. Temos selecções que não andam a fazer nada no mundial...

Acho que é mais importante conservar aquele ambiente acolhedor e simpático dum evento do que um composto por ídolos e ícones do que é realmente o 'PERFECT COSPLAY' e andar a encher ego a certas pessoas porque por muito simples e humildes que sejam acho que fama acaba por lixar um bocado a pessoa.

Federar/Tornar profissional

Isto é capaz de ser a maior vantagem desta liga. Acho que o facto de se federar o cosplay ia acabar com a subjectividade e regras nos eventos actuais. Criava-se um género de rule-book para o que se podia fazer, avaliações, etc... Isto sim prevenia dramas e possiveis queixas porque as avaliações tornavam-se objectivas. Mas ainda assim não me admira que ainda houvessem queixas...acho que eram menos... seguindo ^^'

O outro lado desta ideia e que realmente vai contra o meu conceito de cosplay (ou seja pura opinião como foi até agora) : o cosplay tornava-se quase como uma profissão ou modalidade e deixava de ter o caracter de hobbie. Ia torná-lo numa competição pura e por muito que se quisesse fugir deste conceito com um sistema de ranks ia ainda ser pior. Agora ve-se como sao os eventos com o pessoal ja a fazer de tudo para ser o melhor, entao enfiem-lhes pontos na cara e ate se faz uma festa...xD  Profissionalizar o cosplay parece-me ir contra aquele conceito de se ir para um evento 'na paz', participar no concurso, tirar umas fotos e conhecer pessoal... Era muito mais frio.

O sistema de rank

Se feito o reset anual podia tornar-se interessante para as pessoas se manterem a par dos cosplayers em competiçao e até podia funcionar como base de dados para possiveis propostas para grupos, etc. Mas se formos a ver é so um apontar o dedo e dizer aquele é melhor que x, y ou z... ou seja repito o que já disse, as pessoas faziam cosplay tendo como base o ranking e nao a diversão que é tar num evento. E mesmo que me digam : a e tal participa do ranking quem quiser, toda a gente haveria de querer participar e quase esquecer as consequencias...

Quanto a repetir os fatos isso tinha que ser em pensado porque gastar 100€ num fato para usar uma vez apenas porque depois da penalização, por si já é uma penalização gigante não!? xDD

Os eventos menores/Os 4 GRANDES eventos

Basicamente fazia desaparecer os meets 'amadores' ou eventos que ainda vao surgindo com iniciativas de pessoas particulares ou pequenos grupos. (o que eu e a lynn organizamos o ano passado por exemplo,o Otaku Summer Fest, 2 pessoas a organizar um evento, teve algum sucesso mas foi pequenote..xD se ja tivessem a ocorrer esses eventos eramos abafados...)

Portanto dar ênfase a 4 eventos qe ainda para mais exigem deslocações, preocupações extremas com os fatos (tem competição as pessoas têm que ter mais cuidados) e sistema de ranking é mesmo para por as pessoas a olharem so para o que se ia tornar no Mainstream para os eventos...

E como foi dit enretanto, a situação é mesmo essa, eventos pequenos tendem a juntar muito mais as pessoas... Talvez porque têm menos coisas as pessoas 'vêm.se na obrigação' de conviver...de conhecer mais pessoal... de se dedicarem mais as fotos...

Num grande acaba-se por ficar perdido no meio de tudo... A menos que se façam e se priveligiem actividades comunitarias e em equipas... mas isso também ajuda a formar os grupinhos... -.-'

Drama/apimentar a competição

Ora bem isto é o que aconteceu, acontece e vai continuar a acontecer enquanto houver competição. Acho que é uma situação que nao e possivel eliminar mas esta ideia apesar de ser elaborada e boa so ia alastrar ainda mais o que ja acontece nesta pequena comunidade... Acho que para se poder fazer algo em grande sem grandes crises ou choradeiras havia de se começar por unir todos, um pouco como no Animatosinhos ( actividades diversas para todos os gostos...) , tornar a competição amigável e fazer de tudo para manter a situação neutral evitando favorecer vencedores ou possiveis cosplayers melhores... Nao entendam mal esta parte é so dificil de explicar..xD

E para acabar o ultimo tópico que parece-me ser o mas importanto pelo que  Money Rullz the world xD  

A situação economica do pessoal

Num ambiente competitivo o ideal era toda a gente ter muitas preocupações com os seus fatos, fazer o possivel para ir a todos os eventos e assim conseguir sacar o maximo de pontos.  Disseste muito bem ali atras Shini que 'para se ser o melhor há que fazer sacrificios' mas se formos a ver neste caso acho que estavamos a levar as coisas para o maior dos extremos.

Porque um cosplayer é uma pessoa normal que tem outras actividades na vida, possivelmente estudante ou trabalhador. Com alguma destas duas vêm as despesas... Agora imagina o que é fazeres um bom fato (daqueles que sabes que são mesmo certain win...) que custe 80€ x 4 porque afinal de contas uma pessoa quer levar o maximo de pontos para casa com fatos diferentes + 2x30€ (supondo que sao 2 eventos no Porto e 2 em Lisboa) + comidas e tal... Basicamente tinhas que investir 400€ numa actividade que no fim de contas secalhar ate nao compensou tanto porque nem ganhaste ou os eventos nem foram do teu agrado...

Não que a vitoria importe realmente actualmente, porque os eventos sao feitos para a comunidade se divertir..vais, participas ganhas ou nao e acabou... Nesta liga tu vais e sabes que tens que continuar la para fazeres o melhor porque alguem com pastel entra vai a todos e gaste muitos €€€ num fato e tu tas screwed...

Pronto desculpem la se fui muito agressivo, se ofendi alguem, se tive erros e ja agora por ser um massive post...mas teve que ser mesmo ^^ os 'tus' e pa quem ta a ler ok? (nao so para ti Shini que te referi algures..xD)

Portanto da minha parte acho que é uma ideia interessante por abordar questões necessarias a uma actividade em crescimento mas que acho ter muitos flaws...  é pensar muito bem no assunto e ver-se o que se quer do cosplay em Portugal... Se uma oportunidade para conhecer pessoal, tirar umas fotos com o fato que sempre sonhamos vestir, experimentar coisas novas, ou se uma competiçao serrada onde toda a atitude no cosplay e focada em ganhar para ser reconhecido como o melhor e ir ao Japão mostrar que afinal de contas também cá estamos?

Edit: considerações pequenas em relação ao post anterior...

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Shinigami, youtsuya, os numeros e formulas que dei são apenas exemplo. Idealmente seriam revistos todos os anos pela organização do evento. O que conta são as formulas. Os valores, digo eu, devem ser discutidos numa fase posterior. Já  com tudo estruturado, responsáveis por cada uma das instituições establecido. Com um texto a focar-se mais em exemplos praticos que teorica.

Mas mais importante que isso, acho prudente não começar a focarmo-nos nas regras e organica sem uma discussão mais abrangente de Princípios e Objectivos. O post tem três dias, e com a pouca participação que teve, já evoluiu bastante.  Que se fique a discutir o abstracto um pouco mais.

Além disso, os meus testamentos e formulas não sao exactamente divertidos de ler.

E acima de tudo, julgo faltar aqui a opinião de muitas pessoas e grupos/estruturas. Não queres o estigma "shinigami, o homem que quer controlar o cosplay". Quem cala consente, certo. Mas quem não tem tempo para falar... ainda por cima é Agosto. E sejamos realistas, nao há pressas. O ano já vai a meio....

Volto a apelar à participação de todos na definição de PRINCÍPIOS e OBJECTIVOS para tal estrutura. Deixo, de novo, os que já foram abordados:

OBJECTIVOS

Objectivos, até à data, de acordo com a minha intrepretação:

- Uniformizar/dar um standard de qualidade a, pelo menos, a componente "cosplay individual/melhor fato".

- Centralizar/catalizar patrocínios. Trabalhar com um sistema de organização e avaliação desenvolvido pela comunidade, para a comunidade.

- Estimular a mobilidade de visitantes e cosplayers é. Estimular, não obrigar.

- Criar uma estrutura capaz de gerir e fomentar a qualidade do cosplay a nível nacional, com possibilidade de participação em competições internacionais.

Princípios

- a não canibalização de eventos não alinhados.

- minimizar as condicionantes sócio-económicas nos resultados;

- abertura a novas entidades

- evitar a "ordenha" de cosplayers e esforço comunitário  por privados.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Os eventos menores/Os 4 GRANDES eventos

Basicamente fazia desaparecer os meets 'amadores' ou eventos que ainda vao surgindo com iniciativas de pessoas particulares ou pequenos grupos. (o que eu e a lynn organizamos o ano passado por exemplo,o Otaku Summer Fest, 2 pessoas a organizar um evento, teve algum sucesso mas foi pequenote..xD se ja tivessem a ocorrer esses eventos eramos abafados...)

Portanto dar ênfase a 4 eventos qe ainda para mais exigem deslocações, preocupações extremas com os fatos (tem competição as pessoas têm que ter mais cuidados) e sistema de ranking é mesmo para por as pessoas a olharem so para o que se ia tornar no Mainstream para os eventos...

E como foi dit enretanto, a situação é mesmo essa, eventos pequenos tendem a juntar muito mais as pessoas... Talvez porque têm menos coisas as pessoas 'vêm.se na obrigação' de conviver...de conhecer mais pessoal... de se dedicarem mais as fotos...

Num grande acaba-se por ficar perdido no meio de tudo... A menos que se façam e se priveligiem actividades comunitarias e em equipas... mas isso também ajuda a formar os grupinhos... -.-'

Ora, era ai que eu cria chegar.

No meu ponto de vista acho que seria mais “correcto”  existir um entidade superior, sendo esta compostas pelos vários eventos que se propõem em participar nestas actividades anuais.

No fim do ano existiria uma reunião geral onde se discutiria os rankings e se decidiria  quais os eventos que participariam para o ano.

O que leva a dizer isto é o facto de existiram eventos durante o mesmo período e tenho quase a certeza que ao serem sempre os mesmo iria gerar um desconforto entre evento que já se afirmaram nacionalmente e outros que puderam vir-se a afirmar futuramente.

De facto acho que colocar sempre os mesmos eventos provocaria uma estandardização que provocaria a aniquilação dos eventos não participantes.

Como foi dito pelo Morg anteriormente o impacto entre eventos seria bastante desconfortável para ambas as partes, imagino que pudesse mesmo levar a “ambientes de cortar á faca”.

Neste momento existe por exemplo:

Primavera: Fupo

Verão: Animatosinhos e Midori fest (se tudo correr bem)

Outono: Anipop (que pode mudar para primavera se bem entendi) e Fibda

Inverno: Photoshoot

*peço desculpa se me enganei em algo ou me esqueci de alguém…

Por este motivo eu digo que deve existir rotatividade nos eventos de forma democrática ( este ano tu para o próximo sou eu), gerida por uma entidade superior composta por membros dos eventos participantes

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Shini, sem ofensa, mas gostava q tentasses entrar no mundo do cosplay antes de sugerires este tipo de ideias, tenho a certeza q verias o ridiculo da situaçao. Primeiro este torneio so' iria trazer mais confusoes, competitividade excessiva e uma grande desigualdade publica para os cosplayers, alem de tirar lugar a outros pequenos eventos q tambem sao tao validos de serem organizados. Para alem do mais o ideal de acordar 'regras universais' quanto ao cosplay nao passa de uma utopia, na minha opiniao, pois todas as pessoas tem formas e perspectivas diferentes de ver esta actividade e penso tem o direito de as manter e e' isso q o enriquece! E claro que, inevitavelmente, qem tem mais rendimentos iria certamente estar no topo desse ranking absurdo, porque para alem de alguns simplesmente ficarem para tras porque falta de dinheiro para comparem nos eventos, qem o tem iria ter sempre a oportunidade de participar com fatos lindissimos mandados fazer a uma costureira famosa qualquer ou comprados o e-bay. Conclusao, o cosplay deixaria de ser um hobbie em q as pessoas se divertem mas sim uma competiçao anual geradora de injustiças e onde ia acabar tudo a 'guerra e a facada'!

As iniciativas sao sempre bem vindas, mas sinceramente acho q deviam ser pensadas, especialmente quando podem ser potencialmente geradoras de discriminaçao!

Querem q o cosplay e os cosplayers em Portugal se destaquem nacional e internacionalmente? Entao empenhem.se a 100% naquilo q fazem, façam com que quando virem um fato vosso digam 'hei, aquela personagem existe mesmo!', criem fatos originais que deixem o publico de boca aberta, observem bem os outros e a voces mesmos e descansem so' tiveram a certeza q fizeram tudo o q estava ao vosso alcance! E a cima de tudo divirtam.se! Tenho a certeza que se todos derem o melhor de si e se juntarmos o util ao agradavel nao havera razao para nao sermos tao reconhecidos como 'os de fora' (:  

Desculpem a frieza mas, a cima de tudo, so' desejo q esta ideia nao va' para a frente!

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Shini, sem ofensa, mas gostava q tentasses entrar no mundo do cosplay antes de sugerires este tipo de ideias, tenho a certeza q verias o ridiculo da situaçao. Primeiro este torneio so' iria trazer mais confusoes, competitividade excessiva e uma grande desigualdade publica para os cosplayers, alem de tirar lugar a outros pequenos eventos q tambem sao tao validos de serem organizados. Para alem do mais o ideal de acordar 'regras universais' quanto ao cosplay nao passa de uma utopia, na minha opiniao, pois todas as pessoas tem formas e perspectivas diferentes de ver esta actividade e penso tem o direito de as manter e e' isso q o enriquece! E claro que, inevitavelmente, qem tem mais rendimentos iria certamente estar no topo desse ranking absurdo, porque para alem de alguns simplesmente ficarem para tras porque falta de dinheiro para comparem nos eventos, qem o tem iria ter sempre a oportunidade de participar com fatos lindissimos mandados fazer a uma costureira famosa qualquer ou comprados o e-bay. Conclusao, o cosplay deixaria de ser um hobbie em q as pessoas se divertem mas sim uma competiçao anual geradora de injustiças e onde ia acabar tudo a 'guerra e a facada'!

As iniciativas sao sempre bem vindas, mas sinceramente acho q deviam ser pensadas, especialmente quando podem ser potencialmente geradoras de discriminaçao!

Querem q o cosplay e os cosplayers em Portugal se destaquem nacional e internacionalmente? Entao empenhem.se a 100% naquilo q fazem, façam com que quando virem um fato vosso digam 'hei, aquela personagem existe mesmo!', criem fatos originais que deixem o publico de boca aberta, observem bem os outros e a voces mesmos e descansem so' tiveram a certeza q fizeram tudo o q estava ao vosso alcance! E a cima de tudo divirtam.se! Tenho a certeza que se todos derem o melhor de si e se juntarmos o util ao agradavel nao havera razao para nao sermos tao reconhecidos como 'os de fora' (:  

Desculpem a frieza mas, a cima de tudo, so' desejo q esta ideia nao va' para a frente!

Desculpa, mas deste-te ao trabalho de ler o que tem sido discutido nestas ultimas 3 páginas? Têm sido discutido tudo e mais alguma coisa quanto á ideia, de maneira a ser justo para todos, ou praticamente todos, com várias soluções tendo em conta casos até de quem tem de vir de longe para fazer cosplay. Claro que é impossivel de se chegar a regras universais, mas quando as mesmas forem feitas também não ficarão fixas como está a ser discutido. É algo que após muita discussão, será aplicado e depois ano após ano será aperfeiçoado.

Não quero parecer frio, mas apenas peço que leias as páginas, pois parece que não o fizeste.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Antes de responder a cada um de vocês queria esclarecer algo ao GaarAAngel:

O Animatosinhos não é um evento organizado pela Kakinoki.

O Animatosinhos foi um evento organizado pela Camara Municipal de Matosinhos e pela Casa da Juventude de Matosinhos. Nós fomos contratados para o fazer e por isso não o consideramos como um evento da Kakinoki. Tudo bem que fomos nós que o elaboramos mas sempre seguindo as guidelines da Camara. Não há certezas de um Animatosinhos para o ano. Há sim a certeza de um ou vários eventos da Kakinoki, onde possivelmente um deles se tornará a aposta forte anual.

@morg, É muito importante definir objectivos e principios que ilustrem o que é que a comunidade pretende deste torneio mas também é importante esclarecer algumas dúvidas que persistem na discussão.

Esta discussão avançou imenso neste espaço de tempo e a participação de elementos como tu é fulcral para que possa haver credibilidade neste projecto. Desde já agradeço a tua participação no debate. Não é minha intenção ficar com esse rótulo de "Shini, o gajo que quer mandar no cosplay em portugal", apenas achei que criar boas relações entre vários grupos e organizar algo em conjunto podia ser uma mais valia para todos mas principalmente para os cosplayers. É preciso haver gente a mexer-se, haver pensadores, haver gente que puxe as carroças.

@Gaara & Hugo, espero que os eventos de Anime e Cultura Japonesa em Portugal não andem só à volta do Cosplay. Quando falei no inicio do tópico nos nomes que referi foi apenas porque me pareceram os que tinham uma estrutura mais sólida e mais capacidade e possibilidades de suportar uma iniciativa como esta. Não era minha intenção deixar eventos e grupos de fora mas acho que é compreensivel o porquê de ter falado na Kakinoki, na Anipop e em eventos como o Photoshoot e o FIBDA.

Dúvido que a existencia de uma Competição fosse aniquilar outros eventos. O Cosplay nos eventos é apenas uma pequena parte das actividades que estão envolvidas neste, certo? Se as pessoas vão aos eventos para as outras actividades então também levam o seu cosplay.

Se virem os Principios e os Objectivos que o morg resumiu, penso que percebem que o objectivo disto não é acabar com os eventos pequenos.

OBJECTIVOS

Objectivos, até à data, de acordo com a minha intrepretação:

- Uniformizar/dar um standard de qualidade a, pelo menos, a componente "cosplay individual/melhor fato".

- Centralizar/catalizar patrocínios. Trabalhar com um sistema de organização e avaliação desenvolvido pela comunidade, para a comunidade.

- Estimular a mobilidade de visitantes e cosplayers é. Estimular, não obrigar.

- Criar uma estrutura capaz de gerir e fomentar a qualidade do cosplay a nível nacional, com possibilidade de participação em competições internacionais.

Princípios

- a não canibalização de eventos não alinhados.

- minimizar as condicionantes sócio-económicas nos resultados;

- abertura a novas entidades

- evitar a "ordenha" de cosplayers e esforço comunitário  por privados.

Em relação ao princípio "Evitar a ordenha de cosplayers e esforço comunitário por privados".

Não estou muito por dentro do assunto mas isto refere-se aquelas entidades que pretendem "usar" os cosplayers para determinados fins? Podes desenvolver um pouco mais este ponto?

@Lynn, não sei se leste mas a ideia do post inicial já foi bastante desenvolvida aqui no tópico.

Primeiro este torneio so' iria trazer mais confusoes, competitividade excessiva e uma grande desigualdade publica para os cosplayers, alem de tirar lugar a outros pequenos eventos q tambem sao tao validos de serem organizados.

Um dos princípios é mesmo esse, não canibalizar os outros eventos.

Para alem do mais o ideal de acordar 'regras universais' quanto ao cosplay nao passa de uma utopia, na minha opiniao, pois todas as pessoas tem formas e perspectivas diferentes de ver esta actividade e penso tem o direito de as manter e e' isso q o enriquece!

Voltando ao exemplo inicial, o Grand Slam é composto por 4 torneios com regras diferentes. Num deles as pessoas tem que se vestir de branco, noutro jogam em terra batida, noutro em relva, etc etc. Nós estamos a tentar criar um standard para ser as várias classificações serem compativeis. Não estamos a querer que as pessoas deixem de usar os seus ideais e que hajam regras universais que devam ser seguidas religiosamente pelos outros eventos.

E claro que, inevitavelmente, qem tem mais rendimentos iria certamente estar no topo desse ranking absurdo, porque para alem de alguns simplesmente ficarem para tras porque falta de dinheiro para comparem nos eventos, qem o tem iria ter sempre a oportunidade de participar com fatos lindissimos mandados fazer a uma costureira famosa qualquer ou comprados o e-bay. Conclusao, o cosplay deixaria de ser um hobbie em q as pessoas se divertem mas sim uma competiçao anual geradora de injustiças e onde ia acabar tudo a 'guerra e a facada'!

Já se chegou à conclusão que 4 Cosplays durante o ano seria absurdo e que a ideia actual estaria a caminhar para algo do género:

O concorrente poderia, a meu ver:

- usar um fato o ano todo. (+0 Bonus)

- usar um fato e melhora-lo (modificações, caracterização extra, etc) (Bonus por melhora)

- usar dois ou mais fatos  (tá lá pa cima algures), bonus estático, só acumula com o cosplayer deslocado

- participação em eventos fora do circuito, bonus estático, só acumula com o cosplayer deslocado

- cosplayer deslocado, bonus estático. Acumulável com os outros bonus.

Gostaria que comentasses a ideia, agora já com os conceitos actualizados.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Como comentario, apenas sublinho quatros pontos q definem bem a minha opiniao:

'Shini, sem ofensa, mas gostava q tentasses entrar no mundo do cosplay antes de sugerires este tipo de ideias, tenho a certeza q verias o ridiculo da situaçao'

'As iniciativas sao sempre bem vindas, mas sinceramente acho q deviam ser pensadas, especialmente quando podem ser potencialmente geradoras de discriminaçao!'

'Querem q o cosplay e os cosplayers em Portugal se destaquem nacional e internacionalmente? Entao empenhem.se a 100% naquilo q fazem, façam com que quando virem um fato vosso digam 'hei, aquela personagem existe mesmo!', criem fatos originais que deixem o publico de boca aberta, observem bem os outros e a voces mesmos e descansem so' tiveram a certeza q fizeram tudo o q estava ao vosso alcance! E a cima de tudo divirtam.se! Tenho a certeza que se todos derem o melhor de si e se juntarmos o util ao agradavel nao havera razao para nao sermos tao reconhecidos como 'os de fora' (:'

'Desculpem a frieza mas, a cima de tudo, so' desejo q esta ideia nao va' para a frente'

Nao contem comigo para estragar o pouco bom ambiente que ainda resta no cosplay em Portugal : x

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais