Arquivado

Este tópico está arquivado devido a ser antigo. Para falares sobre o mesmo assunto, por favor cria um novo tópico.

Shinigami-san

[Liga de Cosplay?] Objectivos e Princípios da Liga

467 mensagens neste tópico

é o Kash outra vez.

E como já foi referenciado antes pelo morg (grande senhor btw) e digo aqui em bold e caps e mais algumas coisas:SÓ O PRÓPRIO COSPLAYER SABERIA A SUA PONTUAÇÃO.

Acho isto uma má ideia. Onde é que já se viu uma Liga de um desporto qualquer em que não se saiba a pontuação? Acho vital toda a gente saber a pontuação dos cosplayers... imaginem que aproxima-se o ultimo evento do ano, e o cosplayer em 2º lugar está apenas a 2 pontos do cosplayer em 1º lugar. Sabendo a pontuação, o cosplayer em 2º lugar pede a mudança/reapreciação de fato e vai ao último evento dar tudo por tudo por aqueles últimos pontos.

Mais uma coisa:

Enter%20Key.jpg

Usem-na. Não estou para ler autênticas paredes de texto que ainda por cima estão cheias de fatalismos.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Hipótese 1: rankings visíveis APENAS aos cosplayers

efeito: a fandom não contribui para o drama, apenas os cosplayers inscritos. Mas perde-se em acessos ao site da liga, e consequentemente, receitas de patrocinio, visibilidade, etc. É triste, mas drama traz muitos acessos.

Hipótese 2: cosplayers escolhem se querem que o seu ranking seja visível (para os outros cosplayers E/OU para a fandom. Cada cosplayer escolhe o drama que quer. Não há enviosamento do ultimo evento, pois o juri não tem maneira de saber se não ha topos de ranking com pontuações escondidas.

Hipotese 3: Tudo visível, factor drama a prego. Possibilidade de enviosamento/alavancagem dos lugares de topo por parte dos juris do ultimo evento. Alguma desmotivação para os restantes cosplayers. Peso excessivo na afluência do ultimo evento da liga em relação aos outros eventos.

Eu opto pela segunda, MAS concordo, não é exactamente transparente/desportiva. Para mim não me faz comichões nenhumas, mas não sou cosplayer, so...

Obviamente que a opção mais transparente e justa é a terceira, mas vai contra uma catrefada de princípios e objectivos já definidos. Pelo menos, de acordo com a minha intrepretação.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Em relação à hipotese 1. Iria haver sempre um cosplayer que ia mostrar aos amigos e que fazia printscreen e toda a comunidade ia acabar por saber os rankings. Os rankings podiam estar escondidos durante uma semana mas não me parece que fossem permanecer assim durante muito mais tempo.

Acho a hipotese 2 descabida. Tens 2 cosplayers que querem mostrar o seu rank e tens um que não quer e depois tens um rank deste género:

António - 91

Maria - ( escondido )

José - 89

Francisco - ( escondido )

Manel - 87

Punha logo a Hipotese 2 de parte.

Em relação à hipotese 3 lembrei-me agora de algo que podia resultar. É certo que vão haver diferentes e variados critérios que irão ser definidos pelas organizações. E se apenas uma percentagem dos critérios fosse revelada? Dessa forma as pontuações eram mostradas mas havia sempre um factor X escondido do público. Esse factor seria apenas do conhecimento da organização e evitaria que as pessoas ficassem com o seu lugar como garantido. É claro que esse factor não podia ser insignificante o suficiente para não fazer diferença no resultado, nem podia ser importante o suficiente para que os rankings online fossem desvalorizados. Estava a pensar em algo na ordem dos 10/20%.

Dessa maneira os rankings ( sem esse factor X ) estariam online e há vista de todos, revelando a transparência da organização, mas havia sempre dúvida de quem é que realmente estaria em primeiro lugar.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Bem, li isto um pouco na diagonal, mas sinceramente acho que esse "torneio" é desnecessario...sim é bom tentar fazer com que o cosplay em portugal seja reconhecido noutros paises, é bom tmbm haver novas iniciativas...mas acho desnecessario, fazer com que as pessoas começem  a competir para ver quem é melhor que o outro, por pontos.

É muito relativo quem merece ter mais um ponto ou nao e muito dificil.

Bem sao boas ideias, é um hobby cada x mais conhecido em portugal e merece novas oportunidades.

bjs.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

sim é bom tentar fazer com que o cosplay em portugal seja reconhecido noutros paises, é bom tmbm haver novas iniciativas...mas acho desnecessario, fazer com que as pessoas começem  a competir para ver quem é melhor que o outro, por pontos.

É muito relativo quem merece ter mais um ponto ou nao e muito dificil.

As pessoas já competem e muito sem ser por pontos, não vejo o mal desta iniciativa.

Quanto à forma de pontuação, isso sim terá de ser bem pensado, pois suporto a teoria de que 0 a 100 poderá ser complicado, mas também depende de como serão atribuidos e também se será mesmo este o sistema a seguir, etc.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

So estou a dizer, que gostam de alimentar esse tipo de coisas.

Quase todos os juris fazem por pontos, mas acho que nao devem dizer aos cosplayer as pontuações.

Isso vai despontar algum tipo de...nao sei como dizer, mas se um cosplayer tiver uma confecção muito boa de um fato, e o juri der menos do que merece, so porque ve o fato de longe, é um pouco mau, eu digo por experiência própria.[br]

Mensagem unida a: 08-08-2009, 04:23:58


atenção, mas acho as novas iniciativas muito boas para a nossa comunidade!!!

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Uma ideia ambiciosa, sem dúvida. De facto, traria vários benefícios para os praticantes de cosplay: maior reconhecimento e valor do Cosplay Nacional dentro e fora do país, inovando os eventos com projectos e ideias.

No entanto, como já mais de meia dúzia de pessoas disseram, penso que seja algo desnecessário, pelo menos por agora.

Se o Projecto fosse em frente, haveria também uma série de outros aspectos que também teriam que ser trabalhados e que penso que ainda ninguém mencionou ( se já, desculpem por voltar a falar, mas é que só li mesmo as bases e as ideias iniciais ), como por exemplo:

- Os Locais dos Eventos: Nada contra os Locais até agora utilizados para eventos, mas se querem fazer dos Eventos que entrarão na Liga algo para levar mais asério e mais "profissional", penso que seria essencial espaços mais propícios para a Prática de Cosplay ( Ou seja,  tentar reallizar eventos sem serem em locais públicos, com vestiários adequados para os participantes e um palco próprio para a apresentação de skits ou dos desfiles dos cosplayers.

- Condições dos Recintos: Outra coisa que acho necessário é que esses mesmos recintos, deveriam estar bem preparados com os equipamentos necessários para a realização de skits mais trabalhos e bem elaborados, ou para qualquer outra apresentação mais empenhada por parte dos cosplayers.

E eu sei que por enquanto estão a falar apenas nos príncipios e objectivos da Liga, no entanto, se querem levar realmente essa ideia em frente, penso que também deveriam ponderar sobre isto.

Mesmo assim, vendo todas as melhorias que já fizeram ao "estudo" da Liga e todo o esforço que os organizadores estão a ter para que este projecto saia o mais justo e sensato possível, consigo reconhecer esse trabalho, é verdade. Contudo, ainda não sou muito a favor desta ideia, por também achar que vai ser algo desnecessário e que dará muito trabalho! ( E para não falar que, tal como outras pessoas já mencionaram, poderá aniquilar totalmente a ideia de Cosplay como Hobbie! )

Mas, oh well, por um lado fico feliz que haja pessoas com novas ideias e dispostas para mudar e avançar o Cosplay aqui em Portugal. Pode ser que isto até resulte!

Opinião dada.

Podem agora tentar contrarirar-me ou até mesmo criticar as minhas ideias, mas esta é a minha opinião. ^^

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Continua a ser o Kash.

Dessa maneira os rankings ( sem esse factor X ) estariam online e há vista de todos, revelando a transparência da organização, mas havia sempre dúvida de quem é que realmente estaria em primeiro lugar.

Mas assim não há transparência... é como se tivesses a olhar por uma janela muito suja, e que realmente conseguisses ver o que está do outro lado, mas com uma visão muito turva e distorcida. Para além que o 'factor X escondido do público' ia levantar suspeitas assim que tendesse para um cosplayer ou para o outro.

Nenhum critério pode estar escondido. Nenhum. Se um ficar escondido abre-se os portões para a corrupção de uma forma ou outra.

Peso excessivo na afluência do ultimo evento da liga em relação aos outros eventos.

Depende também da classificação até ao evento em si... mas mesmo assim não é própriamente mau.

Bem, li isto um pouco na diagonal, mas sinceramente acho que esse "torneio" é desnecessario...sim é bom tentar fazer com que o cosplay em portugal seja reconhecido noutros paises, é bom tmbm haver novas iniciativas...mas acho desnecessario, fazer com que as pessoas começem  a competir para ver quem é melhor que o outro, por pontos.

É muito relativo quem merece ter mais um ponto ou nao e muito dificil.

Bem sao boas ideias, é um hobby cada x mais conhecido em portugal e merece novas oportunidades.

Essencialmente disseste que o 'torneio' e desnecessário, mas depois que é uma boa ideia?

( E para não falar que, tal como outras pessoas já mencionaram, poderá aniquilar totalmente a ideia de Cosplay como Hobbie! )

Alguem me pode explicar onde estamos a FORÇAR as pessoas a irem para a competição? Se querem que seja só um hobby, então não entrem na competição. Alias, nem entrem na competição que já existe nos torneios, porque é só um hobby e ninguém quer competir... </sarcasmo>

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Continua a ser o Kash.

Dessa maneira os rankings ( sem esse factor X ) estariam online e há vista de todos, revelando a transparência da organização, mas havia sempre dúvida de quem é que realmente estaria em primeiro lugar.

Mas assim não há transparência... é como se tivesses a olhar por uma janela muito suja, e que realmente conseguisses ver o que está do outro lado, mas com uma visão muito turva e distorcida. Para além que o 'factor X escondido do público' ia levantar suspeitas assim que tendesse para um cosplayer ou para o outro.

Nenhum critério pode estar escondido. Nenhum. Se um ficar escondido abre-se os portões para a corrupção de uma forma ou outra.

Peso excessivo na afluência do ultimo evento da liga em relação aos outros eventos.

Depende também da classificação até ao evento em si... mas mesmo assim não é própriamente mau.

Bem, li isto um pouco na diagonal, mas sinceramente acho que esse "torneio" é desnecessario...sim é bom tentar fazer com que o cosplay em portugal seja reconhecido noutros paises, é bom tmbm haver novas iniciativas...mas acho desnecessario, fazer com que as pessoas começem  a competir para ver quem é melhor que o outro, por pontos.

É muito relativo quem merece ter mais um ponto ou nao e muito dificil.

Bem sao boas ideias, é um hobby cada x mais conhecido em portugal e merece novas oportunidades.

Essencialmente disseste que o 'torneio' e desnecessário, mas depois que é uma boa ideia?

( E para não falar que, tal como outras pessoas já mencionaram, poderá aniquilar totalmente a ideia de Cosplay como Hobbie! )

Alguem me pode explicar onde estamos a FORÇAR as pessoas a irem para a competição? Se querem que seja só um hobby, então não entrem na competição. Alias, nem entrem na competição que já existe nos torneios, porque é só um hobby e ninguém quer competir... </sarcasmo>

é desnecessario (é um bem de primeira necessidade na comunidade??)...mas se for bem pensado...e bem planeado ate poderá contribuir muito para a comunidade!

Agora tambem pode ser um autentico desastre. [br]

Mensagem unida a: 08-08-2009, 05:42:46


Se o prémio for mesmo bom, pensas que as pessoas nao vao aderir so por causa disso?? olha eu acho que aderem ainda mais, se ja se luta por um diploma imagina por mais.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

é desnecessario (é um bem de primeira necessidade na comunidade??)...mas se for bem pensado...e bem planeado ate poderá contribuir muito para a comunidade!

Agora tambem pode ser um autentico desastre.

Que bens de primeira necessidade não estão assegurados? Agora que evidentemente a comunidade sobrevive, e tempo de ir mais além...

Se o prémio for mesmo bom, pensas que as pessoas nao vao aderir so por causa disso?? olha eu acho que aderem ainda mais, se ja se luta por um diploma imagina por mais.

O prémio 'base' que sugeri seria um troféu... e quem é que não gosta de receber um troféu por alguma coisa? Preferia um trófeu a DVDs e a PVCs e a mangas e por aí em diante, mas isso sou eu.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

é desnecessario (é um bem de primeira necessidade na comunidade??)...mas se for bem pensado...e bem planeado ate poderá contribuir muito para a comunidade!

Agora tambem pode ser um autentico desastre.

Que bens de primeira necessidade não estão assegurados? Agora que evidentemente a comunidade sobrevive, e tempo de ir mais além...

Se o prémio for mesmo bom, pensas que as pessoas nao vao aderir so por causa disso?? olha eu acho que aderem ainda mais, se ja se luta por um diploma imagina por mais.

O prémio 'base' que sugeri seria um troféu... e quem é que não gosta de receber um troféu por alguma coisa? Preferia um trófeu a DVDs e a PVCs e a mangas e por aí em diante, mas isso sou eu.

Nao me estou a queixar do troféu, acho boa ideia receber um troféu, ate para expor ficaria mais bonito.

Se achas que a comunidade, precisa de mais um concurso como este...ok, eu apenas nao acho, limitei.me a dar a opiniao

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

kash

Se achas que a comunidade, precisa de mais um concurso como este...ok, eu apenas nao acho, limitei.me a dar a opiniao

Então o que achas que a comunidade precisa? (para além de uma boa dose de juízo, sim)

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

kash

Se achas que a comunidade, precisa de mais um concurso como este...ok, eu apenas nao acho, limitei.me a dar a opiniao

Então o que achas que a comunidade precisa? (para além de uma boa dose de juízo, sim)

Alguma maneira...SIM de meter JUÍZO na comunidade.

Acho que para haver um evento como este, tem de haver muita maturidade, ou entao calar a boca, coisa que muita gente nao faz.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Acho ridiculo não querer "evoluir" o cosplay em Portugal por meras criancices.

Ja' agora, explica.me em qe q um ranking anual (em q fica no topo qem tem dinheiro e nao faz mais nada da vida e assim pode ir a todos os eventos da liga) ajuda a evoluir o cosplay?

(eu nao discordo do sistema de rankings mas sim da modalidade anual acumulativa, para qem nao leu o topico anterior)

Se fores a ver, pela maneira que o morg colocou, ele preferia que a pontuação final de cada cosplayer fosse uma média e não algo cumulativo. Basicamente se fosses a dois eventos, com a correcção de valores e isso tudo, a pontuação final desse cosplayer seria a média entre esses dois eventos, e não a soma da pontuação de um com a de outro. Isto permite uma certa justiça na minha opinião.

Eu vou tornar a reptir uma ideia qe já dei... Temos duas hipóteses para avaliar 'entre eventos' (refiro-me aos bónus). Pode-se valorizar a presença do cosplayer e a realização de fatos diferentes atraves de um bonus na sua pontuação final mas desta forma torna-se nitidas as descrepancias por falta de dinheiro de alguns cosplayers na competição que não poderam trocar os fatos ou estar presentes nos varios eventos.

Ou então ignora-se a ideia anterior e funciona só atraves do tal sistema de média. Esta opção é completamente descabida pelo facto de não apoiar as deslocações e o possivel trabalho que alguns têm em variar os seus fatos.

Portanto minha gente estámos perante um dilema ne!? xDDD

Quanto a discussao que ta aqui a acontecer com a pessoa que esta constantemente a trocar de escritor (nao me lembro do nome gomen..acho que uma delas é Kash ou assim..) a competição está sempre presente, já sei, mas achas que é a mesma coisa que com esta liga!? Achas que competires num nivel de cidade ou ate mesmo so dentro dum evento(e possivelmente ganhares) é a mesma coisa que te enfiarem pontos pelas guelas e depois te marcarem com um rank? Já sei que ganhar da aquela impressao de ser melhor mas o ranking é muito mais explicito e discriminatório pelo facto de dizer directamente quem é bom e quem não é...

E foi muito bem dito pela Leo (não sei se com o intuito que interpretei) que haveriam pessoas que iam participar pelo premio final. Isso realmente nao quer dizer que pudesse melhorar alguma coisa no panorama nacional.... Quer dizer, achas bem pessoas fazerem cosplay com mente no objectivo de ganhar o premio X? E não esquecer que há sempre os esperançosos que são do género: este cosplay ta uma m"#$% mas porque nao participar? nao perco nada...

Ou seja ias ter muitos cosplayers mas nao te garantia que melhorasse alguma coisa...

Como base de dados acho que o ranking funcionava bem...mas para ser uma B.D. nao precisamos de ranking para nada...

Quanto a transparencia deste, ele tinha que ser de total acesso para todos porque senao nao havia sentido para a sua existencia ^^'

Agora a sugestão da Lynn e achoq ue também ja tinha dado essa ideia é bastante pertinente: a união dum conjunto de organizadores/organizações de forma a tentar criar um conjunto de regras que facilitassem avaliações futuras em concurso ou até o apoio mutuo na organizaçao de evntos porque a partilha de experiencia e conhecimentos nunca foi ma para ninguem ^^'

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Eu nao acho bem que as pessoas façam cosplay  so pelo prémio e pela popularidade...mas esta é a realidade de muitos.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Há um grande facto, que é as pessoas andarem a pensar que isto é apenas um hobby e que à força toda o querem manter assim, mas então e as pessoas que o fazem por competição? Aquelas que realmente querem ter voos mais altos? O que é certo é que temos de proporcionar algo para isso, e talvez haja muita gente que nem tente fazer cosplays simplesmente porque não acham que recompensa o tempo gasto no mesmo. É preciso ver de ambos os lados.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Há um grande facto, que é as pessoas andarem a pensar que isto é apenas um hobby e que à força toda o querem manter assim, mas então e as pessoas que o fazem por competição? Aquelas que realmente querem ter voos mais altos? O que é certo é que temos de proporcionar algo para isso, e talvez haja muita gente que nem tente fazer cosplays simplesmente porque não acham que recompensa o tempo gasto no mesmo. É preciso ver de ambos os lados.

Essas devem ter que arranjar algo que possa ser um hobby e passivel de competição. Porque o cosplay só pode ser um hobby isento de competição. Os concursos são um mal a ser exorcizado  ::)

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Kash outra vez.

Eu vou tornar a reptir uma ideia qe já dei... Temos duas hipóteses para avaliar 'entre eventos' (refiro-me aos bónus). Pode-se valorizar a presença do cosplayer e a realização de fatos diferentes atraves de um bonus na sua pontuação final mas desta forma torna-se nitidas as descrepancias por falta de dinheiro de alguns cosplayers na competição que não poderam trocar os fatos ou estar presentes nos varios eventos.

Ou então ignora-se a ideia anterior e funciona só atraves do tal sistema de média. Esta opção é completamente descabida pelo facto de não apoiar as deslocações e o possivel trabalho que alguns têm em variar os seus fatos.

Portanto minha gente estámos perante um dilema ne!? xDDD

Isso é um sistema que vai dar maus resultados. Sigam o sistema que eu propus, que é MUITO mais simples.

Quanto a discussao que ta aqui a acontecer com a pessoa que esta constantemente a trocar de escritor (nao me lembro do nome gomen..acho que uma delas é Kash ou assim..) a competição está sempre presente, já sei, mas achas que é a mesma coisa que com esta liga!? Achas que competires num nivel de cidade ou ate mesmo so dentro dum evento(e possivelmente ganhares) é a mesma coisa que te enfiarem pontos pelas guelas e depois te marcarem com um rank? Já sei que ganhar da aquela impressao de ser melhor mas o ranking é muito mais explicito e discriminatório pelo facto de dizer directamente quem é bom e quem não é...

Primeiro, já te enfiam pontos nas goelas quando entras num evento de cosplay qualquer. é exactamente a mesma coisa.

E foi muito bem dito pela Leo (não sei se com o intuito que interpretei) que haveriam pessoas que iam participar pelo premio final. Isso realmente nao quer dizer que pudesse melhorar alguma coisa no panorama nacional.... Quer dizer, achas bem pessoas fazerem cosplay com mente no objectivo de ganhar o premio X? E não esquecer que há sempre os esperançosos que são do género: este cosplay ta uma m"#$% mas porque nao participar? nao perco nada...

Ou seja ias ter muitos cosplayers mas nao te garantia que melhorasse alguma coisa...

Isso é quase como se estivesses a perguntar 'Achas bem que as pessoas sejam recompensadas pelo seu trabalho'? Não vi ninguém a queixar-se da Xbox360 que o Mygames ofereceu à vencedora do cosplay...

Como base de dados acho que o ranking funcionava bem...mas para ser uma B.D. nao precisamos de ranking para nada...

Isto não fez sentido nenhum.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Bem... uma coisa é certa depois de todo este tempo que estive off do cosplay e triste ver no que se tornou... um bando de drama queens com medo de perder o seu lugar no pedestal em vez de se preocuparem mais em desfrutar o hobbie e divertirem-se.

O cosplay é uma forma de expressão! É arte! Mas acima de tudo é um hobby para mts! Por isso relaxem e divirtam-se! ^^

Querem participar? Participem!

Querem fazer cosplay mas não querem participar em concursos? Na boa! Tomara que houvesse mais ppl assim! =D

Não querem fazer cosplay? É uma opção vossa! Ide até aos eventos e apreciem os fatos dos cosplayers, conversem com eles, tirem fotos se quiserem! Perguntem-lhes como fizeram X fato.

Mingle ppl! Mingle and have fun! =D

Mas pf não amuem ou tentem minar algo só porque é novo e desconhecido. Tanto pode dar certo como errado mas não há nada como tentar! ;)

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais