Arquivado

Este tópico está arquivado devido a ser antigo. Para falares sobre o mesmo assunto, por favor cria um novo tópico.

Shinigami-san

[Liga de Cosplay?] Objectivos e Princípios da Liga

467 mensagens neste tópico

Uma ultima coisa antes de me ir deitar, como sabemos existe um grande numero de pessoal cosplayer que também é organizador de um qualquer evento.

Como se processaria neste caso?

As pessoas teriam  de deixar o cosplay, ou seria penalisado?

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Boa pergunta.

Eu já fiz um avanço a nível da orgânica - cada instituição nomeia um responsável. Esse responsável não concorre a nada. Os juizes não concorrem a nada.

Mas... nao vejo porque é que os staffs dos outros eventos não se podem inscrever nos eventos das outras entidades. Até e bem jogado, motiva a mobilidade e tal. Mas o staff do evento em que é feita a eliminatória, a meu ver, não pode participar.

Voluntários poderiam DESDE QUE não estivessem afectos a essa actividade durante o evento. Mas tou cheio de sono e posso estar a dizer trampa. Vou dormir.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Uma ultima coisa antes de me ir deitar, como sabemos existe um grande numero de pessoal cosplayer que também é organizador de um qualquer evento.

Como se processaria neste caso?

As pessoas teriam  de deixar o cosplay, ou seria penalisado?

Por uma questão de transparência, eu (por mim) faria com que um cosplayer não podesse levar o fato a apreciação da Liga se pertencesse a organização desse evento, mas que podia ser apreciado pela Liga noutro evento. Por exemplo:

-O Toni organiza um evento de anime, e também é cosplayer da Liga. Entretanto diz á Liga que vai fazer cosplay do Zé Povinho no evento dele.

-A Liga informa que, por questões de transparência, isso não é possível, mas se levar o cosplay ao evento da Maria Joaquina está tudo bem.

-O Toni leva o cosplay ao evento da Maria Joaquina e entra na classificação da Liga.

Ta-da!

EDIT: Obrigado Morg em dizeres exactamente o que eu ia dizer : (

E sim, o júri da Liga não deve poder participar na Liga, mas acho que isso é óbvio.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Uma ultima coisa antes de me ir deitar, como sabemos existe um grande numero de pessoal cosplayer que também é organizador de um qualquer evento.

Como se processaria neste caso?

As pessoas teriam  de deixar o cosplay, ou seria penalisado?

Por uma questão de transparência, eu (por mim) faria com que um cosplayer não podesse levar o fato a apreciação da Liga se pertencesse a organização desse evento, mas que podia ser apreciado pela Liga noutro evento. Por exemplo:

-O Toni organiza um evento de anime, e também é cosplayer da Liga. Entretanto diz á Liga que vai fazer cosplay do Zé Povinho no evento dele.

-A Liga informa que, por questões de transparência, isso não é possível, mas se levar o cosplay ao evento da Maria Joaquina está tudo bem.

-O Toni leva o cosplay ao evento da Maria Joaquina e entra na classificação da Liga.

Ta-da!

EDIT: Obrigado Morg em dizeres exactamente o que eu ia dizer : (

E sim, o júri da Liga não deve poder participar na Liga, mas acho que isso é óbvio.

LOL

Andamos em sintonia! xD

Concordo plenamente nesse aspecto.

Again, opiniões de outras entidades são bem-vindas, e, a meu ver, essenciais.

Helllo, desculpa o post acima. Ainda bem que concordas com o prinicípio.

Desculpas aceites! xD

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Sempre que o Kash diz "Liga", eu imagino um grupo de pessoas vestidas de fatos, como aquelas personagens de banda de desenhadas, que têm super-poderes e tudo mai-- oh.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Muito sinceramente, acho algo desnecessário. xd Acho que só iria trazer mais confusões e inevitavelmente o drama.

Bastante explicito!

Depois de ler tanta coisa gostava de avisar desde ja que possivelmente alguns dos meus tópicos sao repetições, mas tenho a certeza que cada opiniãoé única portanto cá vai disto! xD

O primeiro ponto que gostava de abordar e vi muita gente referir: Tornar o cosplay em Portugal conhecido/Dar prestigio ao nosso cosplay.

Não consigo perceber esta ideia. Quando existem imensos bons cosplayers ou pelo menos potencias bons, o facto de Portugal entrar para a tal competição mundial ia apenas permitir a um (senao estou em erro) representar o seu país... isto era muito prestigiante para quem ia não haja dúvidas, mas os outros que por ca ficam estavam na mesma acho eu... E ia dar dramas(que aviso que vou referir constantemente pois as pessoas querem ignorar mas há que ter em conta pois é constante). E temos que ver que apesar de Portugal entrar para a tal competição isso não ia querer dizer nada porque tomemos com exemplo futebol. Temos selecções que não andam a fazer nada no mundial...

Acho que é mais importante conservar aquele ambiente acolhedor e simpático dum evento do que um composto por ídolos e ícones do que é realmente o 'PERFECT COSPLAY' e andar a encher ego a certas pessoas porque por muito simples e humildes que sejam acho que fama acaba por lixar um bocado a pessoa.

Federar/Tornar profissional

Isto é capaz de ser a maior vantagem desta liga. Acho que o facto de se federar o cosplay ia acabar com a subjectividade e regras nos eventos actuais. Criava-se um género de rule-book para o que se podia fazer, avaliações, etc... Isto sim prevenia dramas e possiveis queixas porque as avaliações tornavam-se objectivas. Mas ainda assim não me admira que ainda houvessem queixas...acho que eram menos... seguindo ^^'

O outro lado desta ideia e que realmente vai contra o meu conceito de cosplay (ou seja pura opinião como foi até agora) : o cosplay tornava-se quase como uma profissão ou modalidade e deixava de ter o caracter de hobbie. Ia torná-lo numa competição pura e por muito que se quisesse fugir deste conceito com um sistema de ranks ia ainda ser pior. Agora ve-se como sao os eventos com o pessoal ja a fazer de tudo para ser o melhor, entao enfiem-lhes pontos na cara e ate se faz uma festa...xD  Profissionalizar o cosplay parece-me ir contra aquele conceito de se ir para um evento 'na paz', participar no concurso, tirar umas fotos e conhecer pessoal... Era muito mais frio.

O sistema de rank

Se feito o reset anual podia tornar-se interessante para as pessoas se manterem a par dos cosplayers em competiçao e até podia funcionar como base de dados para possiveis propostas para grupos, etc. Mas se formos a ver é so um apontar o dedo e dizer aquele é melhor que x, y ou z... ou seja repito o que já disse, as pessoas faziam cosplay tendo como base o ranking e nao a diversão que é tar num evento. E mesmo que me digam : a e tal participa do ranking quem quiser, toda a gente haveria de querer participar e quase esquecer as consequencias...

Quanto a repetir os fatos isso tinha que ser em pensado porque gastar 100€ num fato para usar uma vez apenas porque depois da penalização, por si já é uma penalização gigante não!? xDD

Os eventos menores/Os 4 GRANDES eventos

Basicamente fazia desaparecer os meets 'amadores' ou eventos que ainda vao surgindo com iniciativas de pessoas particulares ou pequenos grupos. (o que eu e a lynn organizamos o ano passado por exemplo,o Otaku Summer Fest, 2 pessoas a organizar um evento, teve algum sucesso mas foi pequenote..xD se ja tivessem a ocorrer esses eventos eramos abafados...)

Portanto dar ênfase a 4 eventos qe ainda para mais exigem deslocações, preocupações extremas com os fatos (tem competição as pessoas têm que ter mais cuidados) e sistema de ranking é mesmo para por as pessoas a olharem so para o que se ia tornar no Mainstream para os eventos...

E como foi dit enretanto, a situação é mesmo essa, eventos pequenos tendem a juntar muito mais as pessoas... Talvez porque têm menos coisas as pessoas 'vêm.se na obrigação' de conviver...de conhecer mais pessoal... de se dedicarem mais as fotos...

Num grande acaba-se por ficar perdido no meio de tudo... A menos que se façam e se priveligiem actividades comunitarias e em equipas... mas isso também ajuda a formar os grupinhos... -.-'

Drama/apimentar a competição

Ora bem isto é o que aconteceu, acontece e vai continuar a acontecer enquanto houver competição. Acho que é uma situação que nao e possivel eliminar mas esta ideia apesar de ser elaborada e boa so ia alastrar ainda mais o que ja acontece nesta pequena comunidade... Acho que para se poder fazer algo em grande sem grandes crises ou choradeiras havia de se começar por unir todos, um pouco como no Animatosinhos ( actividades diversas para todos os gostos...) , tornar a competição amigável e fazer de tudo para manter a situação neutral evitando favorecer vencedores ou possiveis cosplayers melhores... Nao entendam mal esta parte é so dificil de explicar..xD

E para acabar o ultimo tópico que parece-me ser o mas importanto pelo que  Money Rullz the world xD 

A situação economica do pessoal

Num ambiente competitivo o ideal era toda a gente ter muitas preocupações com os seus fatos, fazer o possivel para ir a todos os eventos e assim conseguir sacar o maximo de pontos.  Disseste muito bem ali atras Shini que 'para se ser o melhor há que fazer sacrificios' mas se formos a ver neste caso acho que estavamos a levar as coisas para o maior dos extremos.

Porque um cosplayer é uma pessoa normal que tem outras actividades na vida, possivelmente estudante ou trabalhador. Com alguma destas duas vêm as despesas... Agora imagina o que é fazeres um bom fato (daqueles que sabes que são mesmo certain win...) que custe 80€ x 4 porque afinal de contas uma pessoa quer levar o maximo de pontos para casa com fatos diferentes + 2x30€ (supondo que sao 2 eventos no Porto e 2 em Lisboa) + comidas e tal... Basicamente tinhas que investir 400€ numa actividade que no fim de contas secalhar ate nao compensou tanto porque nem ganhaste ou os eventos nem foram do teu agrado...

Não que a vitoria importe realmente actualmente, porque os eventos sao feitos para a comunidade se divertir..vais, participas ganhas ou nao e acabou... Nesta liga tu vais e sabes que tens que continuar la para fazeres o melhor porque alguem com pastel entra vai a todos e gaste muitos €€€ num fato e tu tas screwed...

Pronto desculpem la se fui muito agressivo, se ofendi alguem, se tive erros e ja agora por ser um massive post...mas teve que ser mesmo ^^ os 'tus' e pa quem ta a ler ok? (nao so para ti Shini que te referi algures..xD)

Portanto da minha parte acho que é uma ideia interessante por abordar questões necessarias a uma actividade em crescimento mas que acho ter muitos flaws...  é pensar muito bem no assunto e ver-se o que se quer do cosplay em Portugal... Se uma oportunidade para conhecer pessoal, tirar umas fotos com o fato que sempre sonhamos vestir, experimentar coisas novas, ou se uma competiçao serrada onde toda a atitude no cosplay e focada em ganhar para ser reconhecido como o melhor e ir ao Japão mostrar que afinal de contas também cá estamos?

Edit: considerações pequenas em relação ao post anterior...

Optima avaliação!

Shini, sem ofensa, mas gostava q tentasses entrar no mundo do cosplay antes de sugerires este tipo de ideias, tenho a certeza q verias o ridiculo da situaçao. Primeiro este torneio so' iria trazer mais confusoes, competitividade excessiva e uma grande desigualdade publica para os cosplayers, alem de tirar lugar a outros pequenos eventos q tambem sao tao validos de serem organizados. Para alem do mais o ideal de acordar 'regras universais' quanto ao cosplay nao passa de uma utopia, na minha opiniao, pois todas as pessoas tem formas e perspectivas diferentes de ver esta actividade e penso tem o direito de as manter e e' isso q o enriquece! E claro que, inevitavelmente, qem tem mais rendimentos iria certamente estar no topo desse ranking absurdo, porque para alem de alguns simplesmente ficarem para tras porque falta de dinheiro para comparem nos eventos, qem o tem iria ter sempre a oportunidade de participar com fatos lindissimos mandados fazer a uma costureira famosa qualquer ou comprados o e-bay. Conclusao, o cosplay deixaria de ser um hobbie em q as pessoas se divertem mas sim uma competiçao anual geradora de injustiças e onde ia acabar tudo a 'guerra e a facada'!

As iniciativas sao sempre bem vindas, mas sinceramente acho q deviam ser pensadas, especialmente quando podem ser potencialmente geradoras de discriminaçao!

Querem q o cosplay e os cosplayers em Portugal se destaquem nacional e internacionalmente? Entao empenhem.se a 100% naquilo q fazem, façam com que quando virem um fato vosso digam 'hei, aquela personagem existe mesmo!', criem fatos originais que deixem o publico de boca aberta, observem bem os outros e a voces mesmos e descansem so' tiveram a certeza q fizeram tudo o q estava ao vosso alcance! E a cima de tudo divirtam.se! Tenho a certeza que se todos derem o melhor de si e se juntarmos o util ao agradavel nao havera razao para nao sermos tao reconhecidos como 'os de fora' (: 

Desculpem a frieza mas, a cima de tudo, so' desejo q esta ideia nao va' para a frente!

Emotivo mas esclarecedor o suficiente!

E eu sou da mesma opinião, a questão aqui não está a ser melhorar os eventos mas sim transformar os eventos unicamente numa competição e monopolizar o cosplay a quatro deles que apesar de não serem mais que os outros agora por o meio de um fórum vão passar a ser os responsáveis por definir não só quem é bom cosplayer mas também se x é melhor que y. Esquecem-se também que nem todas as pessoas gostam de entrar nos concursos e que muita gente nem tem coragem de aparecer por causa deste clima ridículo de competitividade que há muito tempo já anda a aumentar e isso faz deles piores cosplayers? Posso garantir-vos que não, que existem muitos que nunca puseram os pés nos eventos por falta de possibilidades nem que seja por timidez e que são vezes sem conta melhores do que muitos que andam por ai a ganhar prémios (que mais uma vez pouco dizem) Agora como opinião pessoal de experiência nacional mas especialmente a nível internacional (não como cosplayer mas como fotografo) penso que o cosplay em Portugal já viu um grande progresso e só não avança mais porque ainda continuam a haver erros na organização dos eventos e acima de tudo, sem querer ofender ninguém, porque há cosplayers que ainda “deixam os cosplays pela metade”. O que é preciso é uma consciencialização por parte dos cosplayers e organizadores de que é necessário melhorar e dedicarem-se a isso, se é que isto é mesmo um objectivo! Acho que o cosplay deve continuar a ser um hobbie e uma forma de diversão como sempre foi e não uma batalha a nível nacional. Sei que a competição é um bom estimulo para a melhoria mas não quando se torna em obrigatoriedade (porque quem não puder ir a esses eventos todos ou não tiver dinheiro para fazer um fato todo xpto ou para ganhar os pontinhos de bónus para fazer um novo vai ser automaticamente um cosplayer pior e ser colocado no final do raking) ou descriminação (aproveitando as boas palavras da Lynn). Espero que pensem seriamente que vão a afastar muitos cosplayers do seu hobbie com esta proposta e deste modo duvido que o cosplay cresça!

Já agora pessoal, não somos tão desconhecidos quanto isso! Temos duas cosplayers que já foram reconhecidas pela cosmode pela sua galeria do cosplay.com e acrescento até que uma delas (nunca tive oportunidade de a ver pessoalmente infelizmente) nunca foi a nenhum evento com cosplay :-)

cosmode28.png

Shinigami:

Sem querer ofender, gostava de questionar que autoridade é que tens para continuares a levar a tua ideia avante, que já se viu mais prejudicial que benéfica, após já teres percebido que as condições apresentadas vão inevitavelmente por vários cosplayers de parte e ignorando as consequências que te estão a ser apontadas!

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Antes de responder a cada um de vocês queria esclarecer algo ao GaarAAngel:

Dúvido que a existencia de uma Competição fosse aniquilar outros eventos. O Cosplay nos eventos é apenas uma pequena parte das actividades que estão envolvidas neste, certo? Se as pessoas vão aos eventos para as outras actividades então também levam o seu cosplay.

E claro que, inevitavelmente, qem tem mais rendimentos iria certamente estar no topo desse ranking absurdo, porque para alem de alguns simplesmente ficarem para tras porque falta de dinheiro para comparem nos eventos, qem o tem iria ter sempre a oportunidade de participar com fatos lindissimos mandados fazer a uma costureira famosa qualquer ou comprados o e-bay. Conclusao, o cosplay deixaria de ser um hobbie em q as pessoas se divertem mas sim uma competiçao anual geradora de injustiças e onde ia acabar tudo a 'guerra e a facada'!

Já se chegou à conclusão que 4 Cosplays durante o ano seria absurdo e que a ideia actual estaria a caminhar para algo do género:

O concorrente poderia, a meu ver:

- usar um fato o ano todo. (+0 Bonus)

- usar um fato e melhora-lo (modificações, caracterização extra, etc) (Bonus por melhora)

- usar dois ou mais fatos  (tá lá pa cima algures), bonus estático, só acumula com o cosplayer deslocado

- participação em eventos fora do circuito, bonus estático, só acumula com o cosplayer deslocado

- cosplayer deslocado, bonus estático. Acumulável com os outros bonus.

Gostaria que comentasses a ideia, agora já com os conceitos actualizados.

Começando pela primeira parte, dizeres que o cosplay não é tudo nos eventos contraria um bocado o main topic da criação de uma liga de cosplay com eventos principais... Ora com esta liga o COSPLAY realmente tornava-se o FOCO PRINCIPAL. E se tomarmos como exemplo e garantida a situação de que os pequenos eventos realmente iam a vida, sim porque estes por tarem fora ainda iam poder ter o a vontade para fazer o que queriam e promover todo o tipo de actividades, iamos ter os eventos principais 'cheios de cosplayers'(na minha opinião ainda menos que agora...) que nada queriam saber das actividades alternativas.. Ou acham mesmo que com um torneio anual com o peso em meia duzia de eventos eles se iam preocupar com o torneio do joguinho x? ou ate a workshop y? Penso que iam era andar por la a imacular o seu fato. Não funciona tipo quem leva cosplay leva.o para as actividades...isso é bullshit autentica.. Toma como examplo Belegarth..Achas que alguem participava nisto com o cosplay!? So se tivesse doido!!! (Rainha de copas no belegarth,imagina bem.... tadinha da moça...xD Espero nao te ofender pessoa que fez esse cosplay mas realmente ia ser muito mau ^^')

Claro que me podes sempre dizer que: 'Ah e tal vestes o teu fato depois' mas te garanto que há fatos que ou vestes em casa e vais prontinho ou mais vale tares quieto..tens penteados completamente dificeis de fazer, fatos quem convem ter cuidado e um conjunto de acessorios ou materias/armas que se têm que transportar e portanto...

Era muito bom dizer que com esta liga realmente o cosplay ia continuar a ser uma fatia do bolo... Mas ja agora tem um grande peso num evento, fará com uma liga.

E btw Shini se continuas a acreditar que a constituição desta liga nao anulava/eliminava outros eventos, Keep dreaming... Já aqui foi dito... A grandiosidade dos eventos movem as massas. Pensa bem, e como um cosplayer... Tens um evento qualquer no final de julho e um da liga no inicio de agosto, vais mesmo estrear o teu cosplay ou perder tempo a ir a um 'mini evento'/'evento amador' quando podes tar a aprefeiçoar o teu cosplay para a competiçao ou ate mesmo a acrescentar uns pormenorzinhos que ate sao valorizados? Ou a cansar-te indo para o evento e depois nem aguentas o outro nem fazes nada de jeito? Eu já disse e repito... Com esta liga cria-se o Mainstream para cosplay...Quase que obrigava as pessoas a focarem-se nestes...

Pensa bem e depois diz-me se realmente os pequenos eventos nao iam po galheiro...

A ideia do fato é outra treta que por muito que se fale enquanto houver bonus para aqui e para ali vai estar sempre na mesma coisa... Mas acham por acaso que alguem sabendo que em competição ta em desvantagem para com quem muda de fatos vai estar a repetir um cosplay!? Mas isto tem algum jeito? Claro que acontecia se a pessoa fosse masoquista e quisesse mesmo perder.

Ou seja nem todos têm as mesmas possibilidades (e escusam de vir dizer que ja foi dito porque eu também sei ler e ja li esta thread toda, mas acho que repetir é o ideal). O cosplay vantajava os meninos riquinhos e os outros nunca iam tar em pe de igualdade porque haveria de haver sempre aqueles bonus para quem trocava o cosplay ou ate para quem frequentava todos os eventos da liga... Entao qual ia ser o interesse da liga? Só por aqui já se ve que ia diminuir o interesse de alguns porque é totalmente pointless entrares numa competição sabendo que nem tens hipóteses e quando ainda por cima tens que investir muito do teu dinheiro e tempo. Já sei que participar é que conta, mas participar contra pessoas que sabes que nitidamente estão em vantagem acho desmutivante e frustrante e desta forma muitos de certeza iam preferir manter-se fora.

A ideia de pagar as viagens ou até o mais fácil que são contratos com empresas de transportes também nao adianta de muito porque continuam a existir pessoas com mais posses que hão-de conseguir comprar/mandar fazer fatos muitissimo melhores... Afinal de contas hoje em dia os fatos sao bons muitas vezes pela complexidade e nao tanto pela personificaçao... Minha opinião.

Por fim outra coisa que me incomoda é ainda haverem pessoas que dizem: Quem não quer não participa da liga... Isto é completamente ridiculo!

Será que ainda não leram que possivelmente os eventos menores são abafados? Não digo de certeza mas tomemos esta hipotese como verdadeira. Assim restam-nos os eventos da liga. E claro que quem não quer nao participa mas os concursos sempre fizeram parte dos eventos agora criar um com tao alto nivel de competitividade ia mudar os os participantes e a maneira de muitos verem o evento. A ideia de nao queres nao fazes nesta situação é um bocado ridicula também porque pelo facto de estes serem os principais com o foco na competiçao, os cosplayers basicamente eram arrastados a participar quer quisessem quer nao. Claro que os resultados que vinham já se sabiam nao e? (ver topico anterior) Portanto quem nao quer nao participa, okok muito bom mas quem nao participa basicamente fica de fora porue os eventos principais sao principalmente para contribuir para o Ranking..

Continuo a dizer. Esta ideia tem pontos bons como a federação do Cosplay ou até mesmo o facto de se tentar unir organizações para algo maior mas até isso é a meu ver mau porque é impossivel criar um conceito e regras universais de uma actividade que depende pura e unicamente dos 'looks' e atitude. Assim, não estou a favor do objectivo principal desta iniciativa...

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Bom dia a todos,

Sou uma das Organizadoras do Cosplay Photoshoot e Cosplayer desde 2002 (Cosplayer ALGARVIA! :P Obrigada Morg pela homenagem!) E sou a "DarkIceLady" que apareceu na Cosmode! ^_^

Devo dizer desde já, que li os posts todos! O que falam por aqui é sem dúvida algo inovador para o panorama actual dos Concursos de Cosplay em Portugal, No entanto, com tudo o que já foi dito, é necessário pensar em todos os pormenores. Concordo com algumas coisas, com outras nem por isso... Após alguma reflexão sobre o que já foi escrito por aqui, só vou referir coisas acho que precisam de ser melhor pensadas, de modo a que seja discutido entre todos. Vou colocar por tópicos para uma fácil leitura:

* Falaram aqui no tópico, em dividir o concurso em 4 etapas em vários eventos diferentes. Como organizadora do Cosplay Photoshoot nos últimos anos, agradeço desde já por terem considerado o Cosplay Photoshoot como um desses eventos.

Como sabem, o Cosplay Photoshoot realiza-se ao ar livre, em espaço público, no dia de Carnaval. No ano anterior não houve concurso de cosplay e este ano decidimos criar um concurso fotográfico, pela simples razão que é muito complicado organizar um concurso de cosplay com centenas de cosplayers (e de espectadores) os meios que dispomos. Algumas barreiras que podem ser um problema à realização do Concurso:

- O facto de estarmos condicionados à boa vontade da meteorologia;

- É um evento com bastante afluência, tanto de cosplayers como de espectadores devido a realizar-se no dia de Carnaval;

- Não existe "palco", logo temos que pensar num bom local, uma maneira de apresentarmos os cosplayers (sem ser a gritar, pois já fiquei muitas vezes afónica), numa boa maneira do Jurí conseguir ver bem o cosplayer em desfile de modo a dar uma pontuação justa, posicionar bem os fotógrafos sem que estes dificultem os espectadores de assistir ao desfile;

Mas não pensem que só existe barreiras, temos a nosso favor o espaço ilimitado (visto ser ao ar livre), a luz natural (excelente para fotografias), e os olhares curiosos de quem passa pelo local (forma de divulgação).

(Entretanto, já falam de não dividir o torneio em 4 eventos... A minha perspectiva sobre o concurso do torneio, no Cosplay Photoshoot está ali em cima).

* Criar vários fatos de cosplay por ano... Quem tem dinheiro, pode, que não tem, não pode. Se é uma competição para todos, convém estar ao alcance de todos os bolsos... E não prejudicar quem têm pouco dinheiro.

* Criar os fatos/comprar os fatos... Se é uma competição, não é justo um cosplayer que fez o seu fato competir com um fato que foi comprado seja na ebay, seja numa costureira. Uma coisa é fazer o fato em casa, com ajuda de familiares, outra coisa é mandar fazer numa costureira e ir lá só para fazer a prova do fato. Não se participa em competições com fatos comprados na Ebay.

* Modo de pontuação, a meu ver, só se devia pensar num modo de pontuação justo e fiável, após estarem estabelecidas as regras do concurso.

* Sobre o facto da pontuação ser secreta e só o próprio Cosplayer é que sabe a sua pontuação, quem é que vos garante que o cosplayer não vai dizer a sua pontuação a outro cosplayer e façam comparações à mesma? Se é um ranking, a pontuação deve estar à vista de todos, e não deve funcionar negativamente, mas como forma de incentivo a melhorar e a subir no ranking.

* Sobre o ranking manter-se de um ano para o outro. Sinceramente não sei qual seria a melhor solução. Por um lado acho que os rankings deviam voltar a zero, de modo a que todos participassem em pé de igualdade, no entanto, a um cosplayer repetente, devia ser possível comparar o seu ranking do ano anterior com o do ano corrente. Por ex: A Anita no Cosplay Photoshoot teve 50 pontos, mas no ano anterior tinha apenas tido 35! Melhorou de um ano para o outro! Para isto seria necessário um Website com uma boa gestão de uma base de dados, onde seriam colocados todos os resultados de cada cosplayer.

* Escolha do Juri, já que cada Concurso é realizado por uma organização diferente, a cada organização deve competir-lhe escolher quem são os jurados. Mas comprometerem-se a escolher jurados que entendam de cosplay e que sejam imparciais. E quantos juris seriam? 3? 5?

* Organizador e Cosplayer ao mesmo tempo, eu sou um desses casos. Organizo eventos e faço cosplay (embora raramente participe em concursos)!

Mas para este torneio, nenhum membro de qualquer organização, pode participar no seu próprio concurso, ou no concurso de outra organização. Se quiser participar no torneio, simplesmente não participa na organização desse ano.

* Falam aqui no tópico, que o grande vencedor do torneio, futuramente iria representar Portugal no WCS. O problema aqui é que para participar no WCS são necessários 2 cosplayers (da mesma série), ter mais que 18 anos, e um skit, para não falar que têm que ser os próprios cosplayers a fazer os seus fatos de Cosplay. (Apenas cerca de 5% dos Cosplayers Nacionais fazem os seus próprios fatos). No WCS os Cosplayers têm que levar 3 fatos diferentes (no mínimo 2). E convém que um deles seja novo (para a final). Neste momento o WCS parece-me um objectivo ainda um pouco "longe", mas tal como já foi referido, não existe apenas o WCS como competição internacional de Cosplay.

Não me estou a lembrar de mais nada relevante para o momento. Com este post, não estou de modo nenhum a "mandar abaixo" qualquer que seja a ideia, sugestão ou assunto aqui abordado. O que escrevi são apenas alguns pontos, que acho que devem ser falados entre todos nós, de modo a que todos os pormenores sejam abordados!

Obrigada!

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Antes de responder a cada um de vocês queria esclarecer algo ao GaarAAngel:

Dúvido que a existencia de uma Competição fosse aniquilar outros eventos. O Cosplay nos eventos é apenas uma pequena parte das actividades que estão envolvidas neste, certo? Se as pessoas vão aos eventos para as outras actividades então também levam o seu cosplay.

Bem primeiro esta afirmação em bold não é minha mas sim do Shini, eu desde inicio que digo que o que vai acontecer é uma aniquilação total de todos os mini eventos e não venham dizer que não porque todos nos sabemos, como já foi referido que o cosplay é de tendências.

Meus amigos e caros organizadores, esta ideia se fosse implementada a uns aninhos atrás talvez desse frutos, no entanto com o crescimento do cosplay e entrada de muita gente nova isto ta tudo virado de cangalhas.

Antigamente via gente a fazer cosplay por desporto, por gosto, pelo convívio ou simplesmente por fun. Hoje, apenas vejo que uma grande parte dos participantes que só se interessam por ganhar, “ai o porque o meu saiote era melhor que o teu…”

È engraçado um gajo abrir o msn e vem um montão de gente a perguntar sobre prémios e vencedores e cenas do género…

O que é que isto sugere?

Ganância meus amigos… infelizmente existe mais que muita neste mundinho e uma liga com rankings tipo “eu sou melhor que tu” (palavras minhas, não levar a serio) só vai “apimentar” mais as coisas, acreditem nas minhas palavras. E quem disser que não, não sei bem o que anda a fazer nos eventos, mas acho melhor abrir os olhos para a realidade, porque o cosplay por fun acabou a muito tempo, ainda há quem o faça, mas são tão poucos.

Infelizmente não se pode fazer nada, pois não é da culpa dos organizadores nem eventos mas sim da mentalidade de muitos cosplayers que teimosamente não muda.

A ideia é girita e tal mas tem os seus quês.

Já agora lanço isto… porque é que só vejo comentários (na grande maioria) de pessoal ligado a eventos de renome nacional? (calma antes de comentar isto, não me refiro a todos, a quem a carapuça sérvio que fique com ela)

Vão perguntar ao pequenino o que é que ele acha e na maioria dos casos adivinhasse a resposta. Meus amigos, leiam isto que vos digo, há pessoal que fala aqui dizendo que esta de acordo pois sabem que não serão afectados pela situação, mas peço que pensem nos outros e não só em vós, porque não é uns míseros pontos dados por ir a eventos paralelos que vai mudar algo. A médio prazo é o fim de cosplays entre amigos, meets e outras coisas de género. Se já há tanta facada nas costas muito mais “sangue “será derramados, enquanto uns morrem outros riem-se bem lá do topo.

Ma não me quero prolongar neste assunto de facadas, porque por mim já foi discutido a uma quanto tempo atrás e não me apetece levantar mais m***a.

Sei que me repito mais uma vez, mas não faz mal, AS MASSAS SEGUEM OS MAIS FORTES e nada pode mudar isto, nem pontos, não actividades paralelas nem patrocínios, pego nas palavras do Fantas para ajustar ás minhas palavras:

-Epá por amor de deus, quando tu falas de futebol, falas do Benfica, Sporting e Porto, não vais falar do Nacional ou da Naval...

( eu sei que o fantas disse isto noutro contexto, mas serve aqui que nem uma luva)

Mais palavras para quê…

Agora façam de voça justiça o que acharem mais digno.

Se querem matar o mais pequenino, força ai meus camaradas que o caminho é em frente, agora ponham a mão na consciência e vejam o resultados dos vossos actos.

Ps: Isto é o que faz uma má noite de sono…

E de modo algum pretendi ofender nada nem ninguém, apenas foi um desabafo meu

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Yuna:

Falam aqui no tópico, que o grande vencedor do torneio, futuramente iria representar Portugal no WCS. O problema aqui é que para participar no WCS são necessários 2 cosplayers (da mesma série), ter mais que 18 anos, e um skit, para não falar que têm que ser os próprios cosplayers a fazer os seus fatos de Cosplay. (Apenas cerca de 5% dos Cosplayers Nacionais fazem os seus próprios fatos). No WCS os Cosplayers têm que levar 3 fatos diferentes (no mínimo 2). E convém que um deles seja novo (para a final). Neste momento o WCS parece-me um objectivo ainda um pouco "longe", mas tal como já foi referido, não existe apenas o WCS como competição internacional de Cosplay."

Boa. Já ia fazer asneira. Acho que estar a implementar requisitos de raiz para participação para o WCS e capaz de ser exigente demais... assim de repente:

- ou se faz um regulamento simples, e quando houver, de facto, a possibilidade de mandar DUAS pessoas po WCS, aí sim, mudam-se o regulamento para ser wcs-compliant;

- ou cada cosplayer, em cada ano que se inscreve, pode concorrer em "WCS mode". E vão os dois cosplayers com ranking mais alto que preencham estes requisitos. Tem a vantagem de ficar já tudo definido. SIM, teriamos muitas vezes casos que vencedor da liga podia não ser o vencedor do WCS mode. Mas hey, isto não vai contra nenhum dos objectivos ou princípios definidos até à data.

É como eu disse, no que toca às regras propriamente ditas, as minhas contribuições oara o "think tank" vão ser muito limitadas...

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais
* Criar os fatos/comprar os fatos... Se é uma competição, não é justo um cosplayer que fez o seu fato competir com um fato que foi comprado seja na ebay, seja numa costureira. Uma coisa é fazer o fato em casa, com ajuda de familiares, outra coisa é mandar fazer numa costureira e ir lá só para fazer a prova do fato. Não se participa em competições com fatos comprados na Ebay.

Ainda saber que o fato foi comprado na Ebay é fácil, agora como é que o juri saberia que o fato foi feito em casa ou na costureira?

* Falam aqui no tópico, que o grande vencedor do torneio, futuramente iria representar Portugal no WCS. O problema aqui é que para participar no WCS são necessários 2 cosplayers (da mesma série), ter mais que 18 anos, e um skit, para não falar que têm que ser os próprios cosplayers a fazer os seus fatos de Cosplay. (Apenas cerca de 5% dos Cosplayers Nacionais fazem os seus próprios fatos). No WCS os Cosplayers têm que levar 3 fatos diferentes (no mínimo 2). E convém que um deles seja novo (para a final). Neste momento o WCS parece-me um objectivo ainda um pouco "longe", mas tal como já foi referido, não existe apenas o WCS como competição internacional de Cosplay.

Hora aqui está.

1º são raras as pessoas que fazem skits (o que está mal) e neste caso entra desde cenário a música.

2º Como tu mesma disseste são poucos os cosplayers que fazem o seu próprio fato.

- ou se faz um regulamento simples, e quando houver, de facto, a possibilidade de mandar DUAS pessoas po WCS, aí sim, mudam-se o regulamento para ser wcs-compliant;

- ou cada cosplayer, em cada ano que se inscreve, pode concorrer em "WCS mode". E vão os dois cosplayers com ranking mais alto que preencham estes requisitos. Tem a vantagem de ficar já tudo definido. SIM, teriamos muitas vezes casos que vencedor da liga podia não ser o vencedor do WCS mode. Mas hey, isto não vai contra nenhum dos objectivos ou princípios definidos até à data.

Acho que para isso seria melhor um evento à parte para esse proposito. Mas é questão ainda de se estudar, até porque ainda tem muita coisa para se estudar.

Quanto ao ponto de vista do Gaara dá para perceber, por exemplo eu acho que se existisse os 4 eventos  e fosse cosplayer (coisa que não me considero) iria preferir gastar o dinheiro a fazer os fatos para os 4 eventos para que não repita nenhum, do que gastar no outros eventos que fossem anunciados, até porque tenho a certeza que o dinheiro ia quase todo para os cosplayes.

Épa, é algo que não sabemos se irá acontecer ou não é impossível dizer-mos do genero: "não vai acontecer nada disso" ou vice-versa, pois cada cosplayer pensa da sua maneira.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais
Desculpem a frieza mas, "É POR CAUSA DAS CRÍTICAS QUE OS EVENTOS SÃO ABANDONADOS E NÃO VÃO PARA A FRENTE"

Nao me interpretes mal, eu nao tenho nada contra a organizaçao de eventos e as melhoria dos mesmos, alias participo em todos os q me sao possiveis e eu mesma ja' realizei um em conjunto com o Hugo e tivemos um feedback bastante positivo por sinal. A questao aqi e' q nao esta' a ser realizarem.se um bons eventos de cosplay, com boas condiçoes e oportunidades para os cosplayers e uma boa organizaçao (embora tambem seja parte do objectivo) mas sim escalonar.se os cosplayers baseado em quatro eventos q pelas razoes q ja' referi geraria um clima de discriminçao tanto para os cosplayers como para os organizadores de outros eventos.

Agora, se começarmos a falar em criar.se uma 'associaçao' composta por varios organizadores de eventos ou interessados que tentem aumentar a qualidade dos eventos e do cosplay em Portugal, a sua divulgaçao, estabilizar e uniformizar na generalidade as regras dos consursos e respectivas categorias e todos os objectivos referidos no topico inicial, funcionando como uma inter-ajuda e inter-relaçao os varios eventos q sao organizados ao longo do ano, estou totalmente de acordo e desde ja' tem o meu apoio como cosplayer, organizadora e tudo q estiver dentro das minhas possibilidades! Tambem nao sou totalmente contra os sistema de rankings, alias nao iamos ser o primeiro pais com este tipo de funcionamento e ate' tornaria os resultados mais abrangentes, bem como um estimulo para a melhoria no proximo, mas penso q isso se devia limitar a cada evento, ou seja, nao ser acumulativo, pois nem para todos e' possivel comparecer em quatro eventos antes do mais (para alem de achar q definir.se quatro eventos levara’ uma obvia reduçao das possibilidades de adesao e interesse nos restantes, como já’ referi) e seria injusto baixarem o seu lugar no ranking por esse tipo de limitaçoes : x

Aproveitando o comentario da Darkicelady (tenho pena de nao te conhecer ainda, adoro os teus trabalhos, tanto como cosplayer como web design^^) outro ponto qu nao referi mas a muito tempo q faz parte da minha opiniao pessoal e’ o que ela disse sobre os cosplays comprados ou feitos a mao, com a qual concordo plenamente. Apesar de a pouco tempo e pelo facto de ter conhecido mais cosplayers em diversas situaçoes me apercebi que nem para todos e’ possível a criaçao dos seus proprios fatos por motivos q vao desde a falta de ajuda ou de tempo, entre outros, e nao propriamente por falta de vontade. Acho q também seria um pouco injusto coloca.los de parte e como tal sugeria ou uma espécie prioridade a quem faz os seus próprios cosplays (por exemplo, se um cosplay comprado e’ bom e um cosplay feito a mao também o e’ o cosplayer q o fez deveria ser privilegiado a niveis de pontuaçao ou de posição no tal ranking em relaçao ao que o comprou) ou se calhar seria preferivel ate’ q ambos os casos fossem avaliados em categorias distingas, para evitar injustiças.

Espero q tentem perceber q a minha intençao desde o inicio não e’ mandar esta iniciativa a baixo mas sim alertar para os problemas q esta gerara inevitavelmente e sugerir a sua adaptaçao em panoramas mais justos e ao alcance de todos!

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Simplesmente vou responder ao Hirono, porque quem só olha para o que gosta, merece ver outras coisas.

E eu sou da mesma opinião, a questão aqui não está a ser melhorar os eventos mas sim transformar os eventos unicamente numa competição e monopolizar o cosplay a quatro deles que apesar de não serem mais que os outros agora por o meio de um fórum vão passar a ser os responsáveis por definir não só quem é bom cosplayer mas também se x é melhor que y.

É aqui que começo a duvidar que te deste ao trabalho sequer de ler os posts de outras pessoas que não considerasses teus amigos. Como o shinigami já respondeu á Lynn, e faço eu quote agora

Já se chegou à conclusão que 4 Cosplays durante o ano seria absurdo

E não é assim pelo meio de um forum, se reparares, estão também a discutir organizadores dos eventos e isso, não é algo discutido por meia duzia de users com nada a ver. Além de que já tens o fandom português para a má lingua. E como já foi referenciado antes pelo morg (grande senhor btw) e digo aqui em bold e caps e mais algumas coisas:SÓ O PRÓPRIO COSPLAYER SABERIA A SUA PONTUAÇÃO. Isto permite que no final possam dizer quem ganhou sem precisarem de fazer coisas do género.

Esquecem-se também que nem todas as pessoas gostam de entrar nos concursos e que muita gente nem tem coragem de aparecer por causa deste clima ridículo de competitividade que há muito tempo já anda a aumentar e isso faz deles piores cosplayers? Posso garantir-vos que não, que existem muitos que nunca puseram os pés nos eventos por falta de possibilidades nem que seja por timidez e que são vezes sem conta melhores do que muitos que andam por ai a ganhar prémios (que mais uma vez pouco dizem)

E quem disse que por isso iam ser piores cosplayers? Só se na tua mente pensas isso das pessoas. Um bom cosplayer é bom, independentemente dos concursos, isto seria apenas mais um, o que é que mudava? Se não querem entrar no concurso, não entram, fazem o cosplay como vertente hobby e prontos. Se não gostam da competitividade porque raio se iam preocupar com isto agora? É simplesmente absurdo. Concursos sempre os houveram, como a eterna discussão do "aquele é melhor cosplayer que o outro", não é com este que iria começar isso.

Agora como opinião pessoal de experiência nacional mas especialmente a nível internacional (não como cosplayer mas como fotografo) penso que o cosplay em Portugal já viu um grande progresso e só não avança mais porque ainda continuam a haver erros na organização dos eventos e acima de tudo' date=' sem querer ofender ninguém, porque há cosplayers que ainda “deixam os cosplays pela metade”. O que é preciso é uma consciencialização por parte dos cosplayers e organizadores de que é necessário melhorar e dedicarem-se a isso, se é que isto é mesmo um objectivo![/quote']

Espera, a culpa do cosplay não evoluir é das organizações? Desculpa mas isso é pura estupidez. É a velha máxima do "O governo é que tem culpa!".

Acho que o cosplay deve continuar a ser um hobbie e uma forma de diversão como sempre foi e não uma batalha a nível nacional. Sei que a competição é um bom estimulo para a melhoria mas não quando se torna em obrigatoriedade (porque quem não puder ir a esses eventos todos ou não tiver dinheiro para fazer um fato todo xpto ou para ganhar os pontinhos de bónus para fazer um novo vai ser automaticamente um cosplayer pior e ser colocado no final do raking) ou descriminação (aproveitando as boas palavras da Lynn). Espero que pensem seriamente que vão a afastar muitos cosplayers do seu hobbie com esta proposta e deste modo duvido que o cosplay cresça!

Once again, não leste nada e não pareces ter andando no cosplay nacional. O mesmo já é uma batalha campal, 90% dos dramas é por xpto ter ganho ou não. E quem disse que ia ser obrigatório? Não sei se leste, mas a liga irá, em principio, funcionar à parte dos eventos, basicamente tens o juri dos eventos e o da liga, o da liga trata das suas coisinhas, e o dos eventos trata da sua. Ninguém é obrigado a inscrever-se na liga para participar nos cosplays ffs, mas pensam que isto aqui é para dominar o mundo? Discriminação já a há, não é com isto que iria passar a haver, se quiseres até vou buscar uma quote da Lynn:

Quanto aos resultados do consurso de cosplay as opinioes divergem sempre pois cada um tem as seus parametros em relaçao ao que e' importante num cosplay, mas uma vez q neste desfile foram estabalecidos criterios penso q deviam ter sido tomados em consideraçao, algo que tambem na minha opiniao, acho q nao aconteceu.

Como vês, para quem diz que isto só vai aumentar a competição e quês, acho que já há pessoas a querer elevá-la bem antes disto...

Shinigami:

Sem querer ofender, gostava de questionar que autoridade é que tens para continuares a levar a tua ideia avante, que já se viu mais prejudicial que benéfica, após já teres percebido que as condições apresentadas vão inevitavelmente por vários cosplayers de parte e ignorando as consequências que te estão a ser apontadas!

Autoriadade? Nenhuma. Ele apenas deu uma ideia que está a ser discutida, que vocês estão a levar ao ridiculo. Apoio definitivamente o shini/morg/kash nesta ideia. A mesma está a ser bastante bem trabalhada e espero ver uma boa concretização da mesma.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Agora é mesmo a Sahh.

Vou ser muito breve agora porque não tenho tempo para mais. Mal puder venho dar uma opinião mais aprofundada.

Sou cosplayer já há um tempinho e apoio a 100% esta iniciativa! Não estou minimamente preocupada com os "dramas" do costume, em que um fica com dor de cotovelo e mete-se a criticar vencedores e tentar lixar X e Y.  Acho ridiculo não querer "evoluir" o cosplay em Portugal por meras criancices. Se o pessoal se mete em concursos já devia ter enfiado na cabeça que existe sempre alguém que não está satisfeito. Competições até são saudáveis e fazem com que as pessoas queiram melhorar os fatos. Se querem fazer cosplay por hobbie, não entrem em concursos, tão fácil quanto isso. Pelo que sei a Angelic...qualquer coisa que, juntamente com a Yuna apareceu naquela cena do Cosplay.com nunca foi a nenhum concurso cá, faz cosplay porque gosta. A única vez que a vi foi no FIA.

Basicamente, se isto se vier a realizar, quem quiser participa, quem não quiser, não o faz. Não é por isso que, como o Tespian disse, vão deixar de ser melhores cosplayers.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Não faço ideia quem fechou o tópico, mas como não vejo dramas nem coisas destas voltei a abrir.

Have fun... :D

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

É assim porque é que não experimentam. Acho que ninguém pode dizer que uma ideia é ridicula sem antes experimentar.

Acho que o cosplay deve continuar a ser um hobbie e uma forma de diversão como sempre foi e não uma batalha a nível nacional. Sei que a competição é um bom estimulo para a melhoria mas não quando se torna em obrigatoriedade (porque quem não puder ir a esses eventos todos ou não tiver dinheiro para fazer um fato todo xpto ou para ganhar os pontinhos de bónus para fazer um novo vai ser automaticamente um cosplayer pior e ser colocado no final do raking) ou descriminação (aproveitando as boas palavras da Lynn). Espero que pensem seriamente que vão a afastar muitos cosplayers do seu hobbie com esta proposta e deste modo duvido que o cosplay cresça!

Humm...  então deixa-me ver, vamos supor por exemplo que o premio era uma viagem ao Japão, com estádia completa. Diz-me qual seria o cosplayer que não se daria ao trabalho de gastar pra ai 100€ num fato que por sua vez poderia ganhar uma viagem de 1.000 e tal euros. Agora responde-me achas que isso afastaria os cosplayers ou os tornaria mais interessados? (é só um exemplo não quer dizer que esse seja o premio xDD)

Deixa que te diga, competição existe em todo o lado, até na tua vida profissional. É por causa disso que muita coisa não evolui, como disse no inicio nunca poderemos saber se os cosplayer se afastaram ou se interessaram mais se não se experimentar, se uma pessoa começar logo com a negatividade não se vai a lado nenhum. Se querem evoluir o cosplay em Portugal, não é assim que vão lá.

Já agora, é muito fácil para algumas pessoas apontarem o dedo para os organizadores, mas metam-se na pele deles um dia e vejam que as coisas não são muito fáceis como parecem.

Concordo plenamente com a Sahh

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Acho ridiculo não querer "evoluir" o cosplay em Portugal por meras criancices.

Ja' agora, explica.me em qe q um ranking anual (em q fica no topo qem tem dinheiro e nao faz mais nada da vida e assim pode ir a todos os eventos da liga) ajuda a evoluir o cosplay?

(eu nao discordo do sistema de rankings mas sim da modalidade anual acumulativa, para qem nao leu o topico anterior)

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Acho ridiculo não querer "evoluir" o cosplay em Portugal por meras criancices.

Ja' agora, explica.me em qe q um ranking anual (em q fica no topo qem tem dinheiro e nao faz mais nada da vida e assim pode ir a todos os eventos da liga) ajuda a evoluir o cosplay?

(eu nao discordo do sistema de rankings mas sim da modalidade anual acumulativa, para qem nao leu o topico anterior)

Se fores a ver, pela maneira que o morg colocou, ele preferia que a pontuação final de cada cosplayer fosse uma média e não algo cumulativo. Basicamente se fosses a dois eventos, com a correcção de valores e isso tudo, a pontuação final desse cosplayer seria a média entre esses dois eventos, e não a soma da pontuação de um com a de outro. Isto permite uma certa justiça na minha opinião.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Lynn, tu não leste mesmo o tópico.

O que estava a ser discutido na página 2 e 3 era que um cosplayer não precisava de ir a mais que um evento da competição. O objectivo não é obrigar as pessoas irem aos 4 eventos do ano, mas sim, fazer com que tu, indo a apenas um deles, estejas em competição. Achas que ir a 1 evento por ano com 1 fato é algo de muito dificil?

Claro que se obrigassemos as pessoas a irem a 4 eventos anuais era obvio que os outros iriam ficar menosprezados mas já foram dadas medidas contra isso. O que estamos a tentar discutir e chegar a um acordo é acerca dos Principios e Objectivos desta Competição.

Já foram faladas várias hipoteses:

-A de alguém ter que ir aos 4 eventos ( foi a inicial mas em principio está posta de parte por ser excessivamente cara )

-O participante ter apenas que ir a um dos eventos.

Em relação ao ranking passar de ano para ano isso também está a ser discutido. Queremos ouvir as vossas opiniões. Há vantagens no ranking ser de ano para ano e há vantagens do ranking ser continuo.

@Hirono, Acho que o DDDC disse tudo o que eu iria dizer. Não estou a tentar controlar nem ter autoridade no cosplay nacional. Básicamente tudo iria decorrer da mesma maneira. Apenas irias ter mais uns senhores e senhoras a avaliar o teu cosplay e que no fim do ano te poderiam dar um prémio jeitoso. Já que gostam de analogias de desporto eu dou mais uma: Não é por existir uma liga de futebol que os miudos deixam de jogar à bola e que os clubes da segunda divisão deixam de tentar subir ao primeiro escalão.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Parece.me bastante melhor, mas penso q tinham q se avaliar bem todas as circuntancias^^' Mas ainda assim continuo a sugerir q os rankings se façam a nivel de cada evento (q nao deixa de estimular a competitividade e motivaçao para melhorar, pois cada um vai qerer ficar numa posiçao mais alta no proximo e limitaria tanto a nivel eventos) e penso q esta ideia deveria ser mais aproveitada para a formaçao de uma associaçao de varios organizadores e cosplayers a nivel de todo o pais e se preocupa.se em tentar intervir em todos os eventos de modo a tentar uniformiza.los e melhora.los (nao estou a falar so' a niveis de organizaçao mas tambem da qualidade dos cosplayers) e tudo o q ja' referi anteriormente. Se a intençao e' a melhoria penso q isso sim seria uma boa forma de o conseguirmos, sem termos de limitar o cosplay apenas a competiçao, porque apesar dela fazer parte (tanto deste hobbie como de tudo na vida) nao deveria ser o ponto essencial : x

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais