Arquivado

Este tópico está arquivado devido a ser antigo. Para falares sobre o mesmo assunto, por favor cria um novo tópico.

Shinigami-san

[Liga de Cosplay?] Objectivos e Princípios da Liga

467 mensagens neste tópico

Morg

Mas só para dar um cheirinho:

Vic Viper:

"Exemplo da FIBDA, não do Cosplay@Fibda. Se a FIBDA-Festival Internacional de Banda Desenhada da Amadora, meter no seu programa "Concurso de cosplay - 5ªetapa do concurso anual da Liga de Cosplay Portuguesa"´e oferecer uma série de mais valias, porque não aproveitar?"

Então o sun_tze, Isa do AMCINFO , e outros, estiveram estes anos todos a trabalhar com a FIBDA, para que esta possa agora encomendar "directamente" cosplayers à Liga?

Ou o sun_tze continua a organizar as suas actividades, e a liga as suas? Em paralelo? Havendo, portanto, o vencedor da Liga, e o vencedor do Cosplay @ FIBDA?

Mas aonde é que eu disse que a colaboração entre os organizadores do cosplay da FIBDA, e a FIBDA, é invalidada? O que disse foi que se a FIBDA, oferecesse contrapartidas, e publicidade a liga lá estar, qual seria o problema? não invalidava o Sun_Tze e a Tohru continuarem a fazer o que sempre fizeram, a trabalhar com a FIBDA, e neste caso com a liga. Se o meu post deu a ideia contrária, então peço desculpa por me ter expressão mal.

Vic Viper:

"Quanto ao kash ter dito "o meu fórum", pode ter sido de facto, infeliz na situação actual de discussão, embora não creio que ele o tivesse dito em qualquer tom prejurativo, ou de parcialidade. Inclusivé, a sua afirmação coadjuva-se na necessidade de ter uma arrumação maior, e sintetizada da discussão, que como disse, penso ter sido o génesis da criação do dito fórum."

Boa tentativa. Assumindo que "o meu fórum" foi apenas infeliz (e todas as outras expressões que eu puz a bold, e que tu não defendeste. Talvez pela defesa ser muito difícil)?

Eu não sai em defesa de ninguém xD. mas, usei a expressão "o meu fórum", e não as outras, porque vi que esta sumarizava bem as outras todas. Como ainda disse hoje ao Kash, a escolha de palavras não foi a mais feliz, nem a mais frutuita para o clima de debate que temos. Quanto a defesa ser muito difícil,  peço desculpa, não estava a defender o que fosse.

Morg

O domínio "ligacosplayportugal.org" também foi infeliz? E a mensagem de boas-vindas a dizer "Bem vindos ao site da Liga de Cosplay Portuguesa!", também foi infeliz?

No caso do Kash, aconteceu, como acontece a todos. Várias vezes. Ve lá tu que até escolheu mal o domínio! Em  fez de "vamosfazeraliga.org" e em vez de "bem-vindos ao site de discussão da liga", por exemplo... pois...

Não sei se a considero realmente infeliz. Talvez, não veja a situação da mesma perspectiva que tu, que noto ai um imenso tom prejurativo. Já concordei contigo, que realmente a escolha das palavras do Kash não foram as melhores. Mas, não acho que tanto a criação do forum, ou a escolha do dominio, tenha que ser visto como infelizes.

 Primeiro, porque ninguem garante que aquele vá ser o dominio, que no caso da liga vier a existir, da liga.

Aquando da criação da liga, pode chegar aqui o Marmelo X,representante da liga de cosplay e dizer que o nome do dominio deve ser PortugueseCosplayLeague.

Depois, não acredito que o kash tenha criado aquele forum para qualquer fim, se não o de discutir a ideia, e sumarizar as ideias, de modo a não estarem dispersas e afins. Se pode ser feito no AnimePortugal? Pode certamente, e possivelmente da mesma maneira que se fazia no fórum de discussão do projecto da liga.

 A única vantagem pode ser a questão da arrumação, e a maior agilidade nas actualizações das propostas, abertura de tópicos, movimentos destes e afins. Porque se o Kash tivesse feito o fórum, e barrasse toda e qualquer proposta adversa a ideia dele, atão ai, até eu me ia embora.

Morg

Vic Viper:

"Charles Louis de Secondat, Barão de La Breré et de Montesquieu, sujeito o qual coadjuvou muitas das minhas ideias da separação de poderes na liga, de forma a esta poder ser imparcial, neutra, e objectiva."

Esses gajos vendem pernas de rã? São mimos famosos?

Acredito que sim, eu vi a tua curiosa implementação de direcção, mesa da assembleia e conselho fiscal... de certeza que não veio do Código de Processo Administrativo português...

Podes aguardar a minha crítica construtiva, quando a tua proposta estiver mais desenvolvida.

Mimos? pernas de rã? Epá, Conhecer o autor do Espirito das Leis é cultura geral. É como saber que o Sephiroth mata a Aeris no FF7. Montesquieu é daqueles nomes que a maioria da malta atira ao ar, a par de Kant, mais um Darwin e afins. Desculpa, mas achei essa infeliz. A malta por norma até sabe umas coisas xD

Quanto ao achares curioso a minha proposta, nada temas, que de facto foi inspirada na ultima associação de estudantes onde estive. Apenas um esboço. Mas o certo é que este sistema até funciona, mas volto a referir, apenas um esboço. Quanto ao código do processo adminstrativo, "deixó tár" no sítio, que os códigos são chatos à brava.

Quanto a tua critica construtiva, certamente que estarei receptivo a ve-la, como espero que tambem se passe o contrário da tua parte.

Morg

Acerca de "dos cosplayers, para os cosplayers", caraças! É vê-los em catadupas neste thread (e na "liga" do Kash), a construir, a propôr! A idéia até foi dum cosplayer e tudo... ha espera, não.

Foi dum organizador de eventos.

Mas de qualquer das maneiras, ao menos os sites e estruturas de cosplay estão a divulgar a existência desta discussão, de modo a que cosplayers interessados possam participar... 'pera, também não. Está o animeportugal (hub da comunidade) e a Anipop...

Infelizmente, Vic, e neste momento, "pela comunidade, para os cosplayers"! Estava errado, de facto, obrigado por me apontares na direcção certa.[/b]

Sabes que isso até me fez pensar o Porquê, E as conclusões não foram boas. Se esta tem thread com algo, que se realmente vier a realizar-se vai mudar em muito, a estrutura competitiva deste hobbie, não é frequentada por mais cosplayers, não pode ser bom sinal. Ou estes não têm o minimo interesse em ler paredes de texto, ou a ideia simplesmente não pegou. E se for este o caso, a Liga necessita de Cosplayers a competir, e se a ideia não pega...estamos mal. Ou esta discussão degenerou por completo.

Mas continuo a dizer, Dos Cosplayers, Para os Cosplayers. uma reformulação duma actividade que passa pela participação intrinseca de um grupo, não pode ser feita somente pelos grupos exteriores. Se calhar, Da comunidade e dos cosplayers, para os cosplayers.

Morg

Muitos não sabem registar um domínio ou instalar/administrar um fórum. E NINGUÉM sabia que ele ia registar um domínio com um nome canónico que, por acaso, é um excelente nome para a liga.

Diz-me uma coisa Vic, se EU tivesse registado o domínio, ou eu tivesse a alojar a discussão do fórum... ou eu próprio me propuzesse como administrator do domínio, da página e do alojamento. E eu tivesse feito esta escolha de palavras... o teu argumento seria o mesmo? (é óbvio que vais responder que seria, mas todos nós sabemos que quem está a ler isto não vai acreditar).

´

É bem possivel que não acreditem, mas vou ter dizer que continuaria a ser. E muito possivelmente usaria os mesmos argumentos que usei. Não posso defender os meus pontos e as minhas ideias somente pelo o que os outros acreditam. Além do que...o kash ser administrador do fórum e do site, parece-me ser uma situação passageira e de logística, facilmente reversivel.

Morg

PS.: adivinha, Vic... agradeço que não leves a discussão nem para Filosofia, nem para História, e nem para Ciência e Teoria Política. Se estou a usar citações da wikipedia (em brasilês, ainda por cima) é porque acho que são necessárias para manter o discurso acessível.

De modo a que o poder não vá parar a alguém pura e simplesmente porque os outros não sabem o que fazer, "tás a 'ber"?

PS2.: não fui eu que comecei a jogar ao "corrige o post acima de ti" - é uma modalidade omnipresente "nas internetes". Mas não me podes culpar por fazer só um rematezito...

[/b]

Ora já estou sem a filosofia, sem a história, sem a ciência politica...começo a ficar sem saber pra onde me virar.

Quanto à tua utilização da wikipédia para manter um discurso acessivel, tudo bem. Mas não acho que por razões de discurso dos intervenientes até a data, este seja inacessivel. Aliás, inacessivel neste momento é o Sujeito Cosplayer XYZ vir aqui e querer dar uma opinião.

Se calhar mais ninguém posta porque não se está para dar ao trabalho de ler 18 páginas de texto, com as ideias dispersas

Quanto ao teu remate, não sei se foi golo, mas lá por a maioria jogar o mesmo jogo, não quer dizer que todos tenham que o jogar. De novo, não estava a culpabalizar-te do que seja xD.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Quem postou nos tópicos da Liga e que propôs alguma coisa para a Liga que vote no modelo de Liga que preferir.

Porquê? Porque:

-assim mata-se a ideia de haver duas Ligas justamente e evita-se a degeneração num caldeirão de drama.

-assim quem postou no tópico é que decide em como é que a Liga vai em frente, e não duas ou três pessoas.

E porquê só os que propuseram alguma coisa? Porque:

-É impraticável trabalhar com a comunidade toda, por isso usa-se uma amostragem.

-Contando só aqueles que propuseram alguma coisa evita o cenário de haver gente que se registe só para dizer 'eu concordo' e ter voto na matéria.

A lista dos votantes (SUJEITA A MODIFICAÇÃO. POR FAVOR DIGAM-ME SE OMITI ALGUÉM!):

sim:

-Shini

-Morg

-Kash

-SpawnVonRipper

-Kalisheedra

-Mischa

-Grifo

-Itachi

-DirtyDeedsDoneDirtyCheap

-kurokihime

-megumi-chan

-Kawatta-kun

-Yotsuya

-Sun_Tze

-Dark_Light

-GaaraAngel

-VicViper

-Heartless

-Lynn

-Hellooo

-Hirono

-Yuna

-Leo

-Patsurishia

-Chibi-Cat

-Hemno

-Anime4Life

-Misat0

-Rikko

-Sahh

-Foz

-Shing_Lang (só comentou no ligacosplayportugal.org)

não:

-Tony_Carreira (disse que simplesmente concordava com um dos meus posts)

-Cerberus (não estava a postar no sitio certo)

-Hack (veio só provocar o SpawnVonRipper)

-Mike (disse que concordava com o post inicial do Shini)

-Mio-chan (só disse que concordava)

-angellis (só disse que concordava)

-Fantas (respondeu a um pormenor do post do GaaraAngel que não tinha muito a haver com a Liga em si)

-Neo_Player (só disse ao Morg para ter calma)

-Joana-chan (só disse que concordava)

Agora vamos lá resolver isto...

Dizes que apenas quem propôs alguma coisa é que deve ter uma palavra a dizer.

Correcto

Excluis pessoas ( como o Mike por exemplo ) que estava a favor da proposta mas que no entanto não contribuiram para a construção dela.

Ok.

Incluis na tua lista pessoal que disse que estava contra a ideia da liga e/ou que não contribuiu nada e/ou apenas a atacaram.

Errado.

Porque é que alguém que está contra a liga tem uma palavra a dizer em relação à maneira como ela deve ser criada/gerida/construida? Não faz sentido. Era como pores a massa associativa do Benfica a votar nas eleições do FCP.

Além disso era importante que toda a gente tivesse os nicks verificados no Anime Portugal. Quem é o ou a Mischa?

Pedia-te que reformulasses a tua lista de votantes segundo estes critérios que entendo que são mais correctos do que os anteriores.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Visto ainda não estarem esclarecidas todas as dúvidas em relação ao acto eleitoral...

Leia-se:

Entrega das propostas à comissão eleitoral, e aprovação do caderno eleitoral:

10 de Outubro.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Dizes que apenas quem propôs alguma coisa é que deve ter uma palavra a dizer.

Correcto

Excluis pessoas ( como o Mike por exemplo ) que estava a favor da proposta mas que no entanto não contribuiram para a construção dela.

Ok.

Incluis na tua lista pessoal que disse que estava contra a ideia da liga e/ou que não contribuiu nada e/ou apenas a atacaram.

Errado.

Porque é que alguém que está contra a liga tem uma palavra a dizer em relação à maneira como ela deve ser criada/gerida/construida? Não faz sentido. Era como pores a massa associativa do Benfica a votar nas eleições do FCP.

Além disso era importante que toda a gente tivesse os nicks verificados no Anime Portugal. Quem é o ou a Mischa?

Pedia-te que reformulasses a tua lista de votantes segundo estes critérios que entendo que são mais correctos do que os anteriores.

O que é certo, é que quem veio atacar/ser contra a ideia, ainda a veio discutir. Tens até o exemplo do Spawn que não gosta da ideia, mas quer vê-la trabalhada para que se torne boa. Além de que quem atacou simplesmente, caso não tenhas reparado, já à muito que se está a lixar para este tópico, além de que não podem votar "Não quero liga", portanto acho uma preocupação desnecessária. O Kash em si depois irá justificar este ponto como achar necessário, é apenas a minha opinião.

Erm... a Mischa é a Mischa, se não sabes dos users procura por eles na lista, não vejo onde anda o problema ai (Além de que não é por não conheceres o nick que eles não estão "verificados").

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Dizes que apenas quem propôs alguma coisa é que deve ter uma palavra a dizer.

Correcto

Excluis pessoas ( como o Mike por exemplo ) que estava a favor da proposta mas que no entanto não contribuiram para a construção dela.

Ok.

Incluis na tua lista pessoal que disse que estava contra a ideia da liga e/ou que não contribuiu nada e/ou apenas a atacaram.

Errado.

Porque é que alguém que está contra a liga tem uma palavra a dizer em relação à maneira como ela deve ser criada/gerida/construida? Não faz sentido. Era como pores a massa associativa do Benfica a votar nas eleições do FCP.

Além disso era importante que toda a gente tivesse os nicks verificados no Anime Portugal. Quem é o ou a Mischa?

Pedia-te que reformulasses a tua lista de votantes segundo estes critérios que entendo que são mais correctos do que os anteriores.

Concordo com todos os pontos Shini menos o que assinalei a bold. Como disse o DDDC tens o meu exemplo. Apesar de defender que a criação da liga é desnecessaria e se ao inicio dei uma serie de contras (muitos agora ja nem tao validos), certas ideias agradam-me e como tal acho por bem ajudar a trabalha-las. É uma questao de 'fairplay' , senao levo a minha ideia para a frente so tenho é que ajudar na ideia que foi melhor apoiada e fazer com que esta avance da melhor maneira possivel. O exemplo que deste la do Porto e do Benfica nem sequer é bom exemplo porque isso é uma questao de rivalidades e competição. Aqui supostamente nao acontece isso. Somos um conjunto de pesoas que contribuem com ideias e possivelmente com acções para que esta ideia ganhe forma e va para a frente de maneira a inovar a actividade do cosplay em Portugal. Nao temos que tar todos de acordo, como ate se reflecte nos dois planos da liga, mas temos sim e que discutir e bem argumentar de forma a que toda a critica seja construtiva.

Nao percebi a parte de verificar os nicks. Tipo para se conhecerem as pessoas? Um nick é um nick.. Nõa percebi mesmo esta parte..gomen gomen -.-'

Já agora, nem perguntas as pesoas o que acham dos teus critérios... Tu achas que sao mais correctos e portanto reformula-se logo...

Eu sei é que contribuí com a minha opinião e meus argumentos ao longo das threads da liga o melhor que pude (claro que gostava de fazer planos como o morg e vic, mas questoes legais nao sao para mim ^^') e ver o meu nome sair da lista de votação parece-me um bocado injusto mas pronto.

Lembra-te é que estudando os contras apresentados no inicio da thread por varias pessoas, secalhar chegaste a conclusoes diversas sobre a liga e ate se descobriram pontos que ainda nao tinham sido pensados, como disse o DDDC quem tava contra ainda discutiu a ideia e portanto apresentar estas ideias é uma contribuição a liga. Se estão de acordo ou não não é relevante porque afinal de contas acho que ninguem contra que pudesse votar, poderia minar esta ideia... Cada um sabe de si e portanto esta é a minha opinião.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais
Já agora, nem perguntas as pesoas o que acham dos teus critérios... Tu achas que sao mais correctos e portanto reformula-se logo...

Eu estou a dirigir-me ao Kash, que foi ele que formulou a proposta.

Se ele pode escarrapachar aqui a proposta, sem ser questionado, porque é que eu não posso pedir-lhe para os reformular?

@Hugo, mas afinal és a favor ou contra a liga nos contornos que estão a ser definidos actualmente?

@Hugo e DDDDC, Quando falei em pessoas que não apoiavam a liga não estava a falar de ti. Estava a falar de outras pessoas tipo Lynn~ que fizeram criticas destrutivas e nem quiseram ouvir os argumentos.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Bem, correndo o risco dum enfardamento, vou tentar fazer o ponto da situação. Isto porque já não sei a quantas andamos.

Corrijam-me se estou errado. Agradecia MESMO que me corrigissem se estivesse errado e não reacendessem discussões ou atacassem pontos que nós, nitidamente, não chegamos a acordo.

Agora se o que eu escrevi está ERRADO - meaning, intrepretei mal os vossos argumentos, apontem sem piedade, com quote ou link ao que disseram.

Digo isto porque julgo ter soluções de compromisso ou guardas que previnem os problemas levantados. E que muito provavelmente tornam uma votação desnecessária.

Se concordarmos com o que não concordamos, já se pode começar, no mínimo, a desenvolver OU a resolver esses pontos.

Portanto proponho:

- pelo sim, pelo não, o kash continua a desenvolver o sistema de votação.

- eu e o shini vs o vic e o tespian tentamos chegar a acordo. Não há entendimento, poft, vai tudo pás "urnas".

Pergunta 1:

Neste momento estão, concretamente, duas propostas de orgânica em discussão, para posterior votação:

- a do Shini, apoiada por mim, e com elementos da discussão inicial;

- a do Vic, apoiada pelo Tespian e Kash. (sim, a idéia foi do Kash, se a proposta segue pelo Kash, corrijam. Digo isto pois a votação, se arrancar, é feita num fórum onde ele não pode participar).

Certo?

Pergunta 2:

Elementos em diferença da proposta:

Visto que ambos estamos a desenvolver um modelo misto (a representativa já tem elementos neutros, e a independente já tem elementos de eventos), não há grandes diferenças.

Faço notar que o que eu sempre defendi é que a liga com elementos não operacionais (meaning, por cosplayers) dá mais trabalho. Agora o que mais me faz espécie é que eu tinha não um buraco, mas uma CRATERA nesta estrutura: as regras. E vocês não a apontaram (nha nha nha nha, nha).*

Portanto: a questão de 100% representativa vs 100% independente foi por água, já há muito tempo.

Certo?

Sugestão: crédito ao Hitachi por andar a berrar "façam mista" enquanto nos andávamos a matar pelas nossas estruturas.

Ora bem, tentar apurar as diferenças principais das duas propostas de liga mista:

Problema 3:

a - Liga com actividade exclusiva vs actividade paralela.

Resumidamente: a proposta do Shini defende que a actividade da liga seja exclusiva. O que tem a consequencia imediata de sermos obrigados a ter juri do evento, validado pela liga. É mais eficaz a nivel funcional, mas levanta sérias dúvidas a nível da qualidade da deliberação do juri. E desresponsabiliza a liga das deliberações.

Os juris dos eventos, por fugirem do controle e criterios da liga, podem "c*gar bem" nos critérios por esta estabelecidos, e fazer o que lhes derem na telha. Imputar culpa aos eventos é complicado pela propria subjectividade do trabalho dos juris. Cria-se o risco da própria liga expulsar um evento por este ter escolhido mal o juri - drama fest.

Está vulnerável a drama por parte dos cosplayers - faço notar que já tivemos situações de confronto directo ao juri por não concordância com o vencedor (julgo que foi na fia).**

A proposta do Vic defende que a actividade da liga seja paralela. Amigo não empata amigo, os juris da liga deslocam-se ao evento, fazem as suas deliberações, e lançam os resultados.

Problema:

- esforço suplementar na liga. Quando aceita a entrada de um evento, tem que proporcionar juris, e gente para levantar os resultados.

- cria um risco para o evento que deseje não contradizer a liga, e apostar a 100% nas modalidades desta. Se o juri chega atrasado, se falta o staff da liga para processar os resultados, temos um caos armado entre os visitantes, cosplayers, evento e liga.

Está vulnerável a drama por parte dos cosplayers - faço notar que já tivemos situações de confronto directo ao juri por não concordância com o vencedor  (julgo que foi na fia).**

São estes os pontos em discordo, no que respeita a actividade exclusiva vs actividade paralela.

CERTO?

Problema 4: Modelos da estrutura mista.

O Vic defende criar-se à partida uma estrutura semelhante a uma associação. Eu apenas defendi dois órgãos em paridade - os responsáveis das actividades, que fazem o trabalho. E o "conselho de cosplayers", que desempata e verifica os mesmos. E como toda a gente se esqueceu da revisão das regras, o Concelho Geral também fica responsável.

A justificação do Vic é simples: fica já feito, cria-se já o hábito de trabalhar com uma estrutura "séria". As minhas críticas a possíveis falhas da proposta do Vic não entram para a conversa - eu não as fundamentei, e ele não acabou a proposta.***

A minha também é simples (e pessimista, como habitual): está-se a ter mais trabalho, mais responsabilidade para os cosplayers. E podemos estar a correr por gosto, pois não há maneira de "unir" a estrutura informal. Quando e se a associação for criada, esta tem de fazer eleições, e criar os seus próprios estatutos de raiz.

Resumidamente: o Vic propõe Direcção, Mesa e Conselho fiscal, com os representantes e independentes na Mesa, e direccção e CF só de independentes.

A direcção trata do que não ficar definido. A mesa trata do trabalho todo. O CF verifica as contas.

Para mais detalhes, vejam o post original de cada proponente.

Eu proponho comissão executiva(eventos) e Conselho Geral(cosplayers). Como a minha proposta não compreende actividades paralelas mas exclusivas, todo o trabalho administrativo, angariação de sponsors, etc, fica na executiva.

O Conselho geral verifica as contas, trata de manter as regras actualizadas, trata dos juris, e faz double-check aos resultados lançados pela comissão executiva - não vá o Joaquim lançar uns pontitos a mais porque a cosplayer das maminhas grandes lhe prometeu um beijinho.

Para mais detalhes, vejam o post original de cada proponente.

CERTO?

Vou já aqui dizer o fim do filme: como trabalho nunca fez mal a ninguém, e se a minha proposta for simplista demais, ou preferirem "preparar já" os cosplayers a associativismo a sério, vou plagiar a proposta do Vic, com algumas alterações.

Problema 5: Que eventos podem participar na liga, e de que modo.

A proposta do Shini estabelece a necessidade de candidatura à liga, com validação e controlo da candidatura pelos próprios eventos que a compõe, de acordo com critérios fixos. Basta o chumbo de UM dos eventos para que a candidatura tenha de ser reformulada. Em caso de recurso, o chumbo tem de ser por maioria absoluta. Caso os eventos empatem, desempata o Conselho Geral. Caso o Conselho Geral chumbe com voto de qualidade, não há recurso. Boa sorte para o ano.

Caso contrário, o evento pode recorrer ao Conselho Geral. A deliberação PÚBLICA, FUNDAMENTADA E UNÂNIME do Conselho Geral é soberano. Claro que se alguma vez se chegar a esta situação, estou a assumir no mínimo demissão em bloco do conselho executivo... mas neste país de cornos mansos, já nada me espanta.

A proposta do Vic compreende validação automática dos grandes eventos, sem discriminação sobre enquadramento legal - informais, associações, institutos, privados.

A proposta do Shini estabelece a necessidade de candidatura à liga, com validação e controlo da candidatura pelos próprios eventos que a compõe, de acordo com critérios fixos.

CERTO?

Problema 6: OS PRIVADOS/ENTIDADES NÃO INFORMAIS/NÃO-ASSOCIATIVAS

A proposta do Vic permite a privados participarem na liga - entidades como a Fibda, Fia, Mygames Zon, Video Games live têm entrada automática por serem grandes eventos, e assento na Mesa da Assembleia (hipótese do Vic)/ Conselho Executivo (hipótese do Shini).

A proposta do Shini permite APENAS que um privado entre através do recurso a uma estrutura informal. Quem tem acento nos órgãos de gestão da liga é a entidade informal. Quem usufrui dos benefícios da liga é a entidade informal. A entidade privada pode apenas dizer que tem uma actividade de cosplay, referenciando a entidade informal.

Todo o apoio institucional por parte da liga a um privado está limitado a sponsoring. E é para vender "caro".

CERTO?

Corolário: apenas INFORMAIS podem servir de ponte entre privados e liga. A Anipop e a Kakinoki, a título de exemplo, podem promover as suas próprias actividades, mas não se podem armar em "intermediários".

*As regras! As regras não podem ser estáticas. Tendo uma estrutura feita só por representantes de eventos ia "trancar" as regras ao que estamos a definir agora. Qualquer actualização, e teriamos de voltar a discussão pública. Um corpo permanente de cosplayers resolve o problema.

A liga é criada por discussão pública, mas quando está formada, não pode estar dependente da comunidade para nada. Pode consulta-la, mas não deve precisar de tal para exercer as suas funções.

** este problema é comum a ambas as propostas, unica diferença é quem leva nas orelhas. Na proposta de juris dos eventos, comem os eventos com os cosplayers E a liga.

No caso de juris interinos da liga, come só a liga. Digo eu...

Este problema pode, no máximo, ser minimizado.

***Manifestei ainda alguns erros na estrutura do Vic (vic, são mesmo erros. ou omissões que dão a idéia de serem erros), no que respeita ao enquadramento legal. O que estou a dizer é muito simples: se a associação arrancar naqueles moldes, os estatutos não são aprovados por motivos administrativos/enquadramento legal.

Mas não os apontei, e o meu plano inicial era ficar calado que nem um rato e atacar com tudo o trabalho dele quando chegassemos ao debate. Atacando a outra proposta não só a nível de princípios/objectivos, mas o próprio proponente a nível de capacidade técnica.

PS2: Obrigado a todos pela discussão, não me pegava assim desde o aumento das propinas. Se tivesse uns tantos como vocês o ISCTE, hoje em dia, não tinha a propina máxima.

Peço desculpa pela óbvia violência da campanha, mas foi como fui ensinado.[br]

Mensagem unida a: 06-09-2009, 15:53:49


Spawn Von Ripper:

"Já agora, nem perguntas as pesoas o que acham dos teus critérios... Tu achas que sao mais correctos e portanto reformula-se logo..."

Num mundo perfeito, o caderno eleitoral tem que ser feito e aprovado por uma comissão eleitoral. Geralmente composta por um representante de cada lista/proposta, e elementos neutros em paridade.

Idem para o calendário eleitoral.

A comissão eleitoral delibera de modo unânime. Ou está toda a gente de acordo, ou não há deliberação.

Neste caso específico tiveste um proponente a propor o caderno eleitoral e a pedir publicamente a concordância do colégio eleitoral. Consequentemente, enquanto este não for unânime, não há escrutínio.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Daqui desta parte, correctíssimo.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Vou deixar aqui a minha humilde opinião sobre o que tenho lido até agora.

1- A nível de juri, acho que devia ser diferente para cada evento, para haver o mínimo de argumentação derivada do típico "ganhou porque é amigo deste ou daquele".

2- No que diz respeito ás organizações privadas, acho que é facilmente resolvido. Se as mesmas aceitarem a presença de um júri pertencente á organização e não retirarem crédito a quem pertence por direito, são aceites, caso contrário, rejeitadas.

3- A nível de regras, vejo apenas necessidade de algumas básicas:

      - Separação de cosplays comprados prontos a usar e home made, além da já imposta divisão por sexo.

      - Criação de uma categoria mista para original characters, visto ser injusto a inclusão dos mesmos nas categorias "principais" por não terem que seguir um guia visual imposto por outrém.

      -Skit: Este deve ser fiel á personagem, e não um "character-breaker", se estamos a representar um personagem é para ir em frente, n é para representarmos um Naruto como se fosse um Sasuke (desculpem a referência a Naruto, mas foi o 1º mainstream de que me lembrei).

4- Quanto á estrutura interna, acho a proposta do Vic mais completa, para isto ser realmente bem feito, tem que ter um organigrama bem composto, e com pessoal suficiente para não haver falhas a nível de recursos humanos e de logística, assim, quando o elemento X ou Y estiver preso com o trabalho, existirá sempre alguém para substituir, a necessidade de aprovação da candidatura também proposta pelo Vic, é também completamente compreensível, pois nunca podia ser alguém como eu, que só faço isto pelo gozo e percebo, admissivelmente, pouco do assunto (pelo menos para já) para me envolver num juri ou organização reguladora, a candidatar-se.

Espero ter sido claro na transmissão da minha opinião, obrigado a todos pelo interesse em elevar o estado do cosplay em Portugal. Espero que seja mesmo isso e não um simples desejo de poder.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Grifo:

" 1- A nível de juri, acho que devia ser diferente para cada evento, para haver o mínimo de argumentação derivada do típico "ganhou porque é amigo deste ou daquele".

No caso de termo jurís fornecidos pelos eventos, o problema é fácil de resolver (quase que se resolve sozinho).

No caso de jurís interinos da liga, vai ser preciso uma CATREFADA de juris... assumindo 4 eventos numa jornada, estamos a falar de 12 jurís diferentes (assumindo 3 jurís por evento... e já houve quem defendesse cinco...).

Grifo:

"2- No que diz respeito ás organizações privadas, acho que é facilmente resolvido. Se as mesmas aceitarem a presença de um júri pertencente à organização e não retirarem crédito a quem pertence por direito, são aceites, caso contrário, rejeitadas."

Portanto concordas que FIA, Mygames Zon, e Video Games Live tenham entrada directa na liga, ficando esta "obrigada" a trabalhar à "borla" para entidades que não só têm quadros próprios para organização de actividades, COMO obtém lucro, que é posteriormente distribuido por privados?

Faço notar que a liga "não deve ser uma caça aos patrocínios"... Se nada é exigido aos informais/associações, nada é exigido aos privados.

Para mim, a única possibilidade de entrada de privados é simples:

- são obrigados a ter entrada grátis para todos os cosplayers da liga E staff da liga, BEM como cobertura de custos/alimentação do staff da liga (indexados à cobertura de custos do IPJ, por exemplo).

- incremento nas infraestruturas mínimas em relação a informais e associações, por exemplo:

        - camarins/dressing booths com separação de sexo;

        - bengaleiro gratuito para cosplayers. 

        - valor de patrocínio mínimo por privado é cobertura de custos da representação de um cosplayer num evento mundial de apuração para o WCS. Incluindo voo, estadia, e custos de alimentação. Isto acumulativo - se há dois privados, há dois cosplayers a irem representar portugal.

Iriam, obviamente, os primeiros lugares da jornada desse ano.

Senão, passam têm de comer com uma estrutura informal, e esta recebe todo o crédito.

Ou fazem eles a sua actividade de cosplay, fora da liga.

Assim, sim senhor, venham os privados.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Portanto concordas que FIA, Mygames Zon, e Video Games Live tenham entrada directa na liga, ficando esta "obrigada" a trabalhar à "borla" para entidades que não só têm quadros próprios para organização de actividades, COMO obtém lucro, que é posteriormente distribuido por privados?

Faço notar que a liga "não deve ser uma caça aos patrocínios"... Se nada é exigido aos informais/associações, nada é exigido aos privados.

Para mim, a única possibilidade de entrada de privados é simples:

- são obrigados a ter entrada grátis para todos os cosplayers da liga E staff da liga, BEM como cobertura de custos/alimentação do staff da liga (indexados à cobertura de custos do IPJ, por exemplo).

- incremento nas infraestruturas mínimas em relação a informais e associações, por exemplo:

        - camarins/dressing booths com separação de sexo;

        - bengaleiro gratuito para cosplayers. 

        - valor de patrocínio mínimo por privado é cobertura de custos da representação de um cosplayer num evento mundial de apuração para o WCS. Incluindo voo, estadia, e custos de alimentação. Isto acumulativo - se há dois privados, há dois cosplayers a irem representar portugal.

Iriam, obviamente, os primeiros lugares da jornada desse ano.

Senão, passam têm de comer com uma estrutura informal, e esta recebe todo o crédito.

Ou fazem eles a sua actividade de cosplay, fora da liga.

Assim, sim senhor, venham os privados.

Falas em trabalhar á borla para privados não percebo muito bem porquê. O Midori também não teve preço de inscrição ou de entrada e foi feito na mesma, pensava que o objectivo NÃO era ganhar dinheiro, mas sim fomentar o cosplay. Lá porque o evento pertence a uma organização, já queres receber para fazer o mesmo trabalho que fazias de graça se fosse para outro evento qualquer? Não me parece correcto.

  Falas em querer cobrar custos (presumo que de deslocação) e alimentação do pessoal da liga, isso parece-me uma exigência inviável, ninguém vai a eventos á espera que lhe sejam pagas as despesas. Era bom era, eu fiz 750kms (ida e volta) para ir ao Midori, chegava lá e dizia "são 100€ fachabôr" e pronto. Camarins e Dressing Rooms dava jeito, mas acho difícil, principalmente porque normalmente os edifícios em que estas coisas são feitas n tem espaços previstos para este tipo de situação.

Quanto ao patrocínio, desculpa a expressão mas deves mazé tar maluco. o WCS é realizado no Japão pelo que li numa breve pesquisa, e não acredito mesmo nada que uma org. privada ofereça 1000+ euros a um cosplayer para viajar. Na mesma nota, também a Liga seria obrigada a pagar despesas a um cosplayer, e não acredito que isso aconteça.

  Concordo, no entanto, que a entrada dos cosplayers nos eventos cujo acesso não seja gratuito deva ser oferecida pelos organizadores do evento, mediante apresentação do e-mail (impresso claro) de inscrição com resposta da organização. Esta solução é simples e eficaz, assim não entra pessoal á borla que não esteja inscrito no concurso.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

@Hugo, mas afinal és a favor ou contra a liga nos contornos que estão a ser definidos actualmente?

@Hugo e DDDDC, Quando falei em pessoas que não apoiavam a liga não estava a falar de ti. Estava a falar de outras pessoas tipo Lynn~ que fizeram criticas destrutivas e nem quiseram ouvir os argumentos.

Eu nao sou contra a liga nos seus diversos 'constituintes' (organica, numero de eventos nela, etc), de momento acho é que a liga em si é desnecessaria (explico a seguir o porque). Portanto, ja nao sou contra a iniciativa, tal como ja referi, tem ideias que me agradam logo apoio e tento contribuir o melhor que posso para que avance da mellhor maneira possivel.

De certa forma concordo ate com a parte digamos 'experimental' da liga. É um bocado tiro no escuro por nunca se ter feito algo a este nivel e portanto extremamente inovador. Pode ser mesmo algo em grande ou um fail(e mesmo neste caso podia dar aso a iniciarem-se diversas iniciativas, tipo inspiradas na liga. Durante a história foram muitas vezes erros que permitiram a evoluçao!). Mas nada se perde! 8D

Continuo a dizer que pela falta de cooperação que se tem nesta thread ao longo destas ultimas semanas por parte dos cosplayers, nem sei se realmente vale a pena tar-se a discutir. Isto é algo que está a ser feito à base amadora, de organizadores/cosplayers/comunidade para cosplayers e estes nao andam sequer a mexer uma palha.

Já sei que ler paredes de texto é assustador mas pelo menos liam a primeira pagina ou assim, viam o que se tratava e mandavam uns bitaites nao?

Peço desculpa por ser tao pessimista e não quero desanimar ninguem, mas ver pessoas que se esforçam ao maximo a escrever uma serie de questoes legais, regras e nao sei mais que e as pessoas que vao usufruir possivelmente deste trabalho nada fazem, e nem um feedbackzito deixam... É uma tristeza, mas Portugal é assim ^^' Mas como disse anteriormente, continuarei a contribuir para a iniciativa com argumentos (nao da pa fazer muito mais..xD), porque afinal de contas no nosso pais se ningue mexer a peida, nao se faz nenhum -.-' É o que da ser-se conformista com tudo, as pessoas comem e calam porque para que ter trabalho? O que vier ja é muito bom...

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Grifo:

"Falas em trabalhar á borla para privados não percebo muito bem porquê."

Não quero que te falte nada!

- um content management system;

- alojamento

- administração

- processamento de inscrições;

- promoção da liga durante todo o ano (e consequentes eventos participantes)

- deslocação do juri e staff da liga; gestão do desfile ou anotação/avaliação dos participantes

- publicidade crusada (os eventos informais/associações fazem publicidade à liga)

FORA:

- definição das regras e orgânica (o que estamos a fazer agora).

- pre-divulgação da liga (este thread ja vai com 5000 e tal visualizações...)

Mas vamos assumir que somos todos uns grandas ursos bacanos, e até gramamos fazer isto para pessoal que recebe um salário ao fim do mês. Alias, vamos assumir que eu até gramo aumentar os resultados financeiros da Zon, que até são uns tipos nada monopolistas, com uma longa tradição de excelente suporte ao cliente...

E vamos assumir que os desgraçados da FIBDA não têm onde cair mortos (o orçamento de 1998 foi de 27000 contos - 135000 euros. O de 1998... não sei os recentes). Vamos até assumir que não são os teus impostos/impostos dos teus pais que pagam aquilo (a conta é paga na integra pela Câmara da Amadora).

PS, não se preocupem com a FIA. Esta pode perfeitamente entrar na liga.

"Feira Internacional do Artesanato

Organização : Associação Cultura Popular e Artesanato"[br]

Mensagem unida a: 06-09-2009, 21:48:12


"O Midori também não teve preço de inscrição ou de entrada e foi feito na mesma, pensava que o objectivo NÃO era ganhar dinheiro, mas sim fomentar o cosplay. Lá porque o evento pertence a uma organização, já queres receber para fazer o mesmo trabalho que fazias de graça se fosse para outro evento qualquer?"

Mentira, calúnia.

Primeiro - o midori é organizado por uma estrutura informal. O QUE EU ESTOU A DIZER É VÁLIDO APENAS PARA TUDO O QUE NÃO SEJA ESTRUTURAS INFORMAIS/COMUNITÁRIAS OU ASSOCIAÇÕES SEM FINS LUCRATIVOS.

Segundo - ninguém ganha dinheiro. Simplesmente não o PERDE para TRABALHAR DE BORLA. Falei de cobertura dos custos do staff da LIGA de deslocação ao EVENTO, custos de alimentação e estadia (se aplicável).

"Falas em querer cobrar custos (presumo que de deslocação) e alimentação do pessoal da liga, isso parece-me uma exigência inviável, ninguém vai a eventos á espera que lhe sejam pagas as despesas."

A anipop em 2007 cobriu os custos de deslocação e alimentação dos voluntários e staff. E pasme-se, ainda fez lucro. E não cobrou entradas.

E este ano, talvez seja, de novo, possível.

"Camarins e Dressing Rooms dava jeito, mas acho difícil, principalmente porque normalmente os edifícios em que estas coisas são feitas n tem espaços previstos para este tipo de situação."

Já foste a uma Anipop? Em 2005 tinhamos maquilhadores gratutos para os cosplayers. E adivinha... fizemos lucro, comprou-se o projector com as receitas do evento.

"Quanto ao patrocínio, desculpa a expressão mas deves mazé tar maluco. o WCS é realizado no Japão pelo que li numa breve pesquisa, e não acredito mesmo nada que uma org. privada ofereça 1000+ euros a um cosplayer para viajar. Na mesma nota, também a Liga seria obrigada a pagar despesas a um cosplayer, e não acredito que isso aconteça."

Não é a deslocação ao WCS. É uma deslocação, por exemplo, à japan expo, ou ao Salon de mangá de Barcelona, de um representante português. Chama-se mecenato. Podes não acreditar mas os tipos que fazem as leis acreditam.

Com as low costs e estadia numa hostel... comida para dois dias... 200-250 euros e tá feito.

Tens razão, é muito barato. Cosplayer MAIS 1 acompanhante.

"Na mesma nota, também a Liga seria obrigada a pagar despesas a um cosplayer, e não acredito que isso aconteça."

Dá 27000 contos à liga, as receitas do Videogames live, ou os lucros da zon. Vai um avião cheio.

PS, podes não acreditar, mas é para isso que a liga está a ser criada...

"Concordo, no entanto, que a entrada dos cosplayers nos eventos cujo acesso não seja gratuito deva ser oferecida pelos organizadores do evento, mediante apresentação do e-mail (impresso claro) de inscrição com resposta da organização. Esta solução é simples e eficaz, assim não entra pessoal á borla que não esteja inscrito no concurso."

E os gajos da liga que vão fazer de cosplaysitters incham que se lixam... bem, ao menos isso.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Morg

"Não quero que te falte nada!

- um content management system;

- alojamento

- administração

- processamento de inscrições;

- promoção da liga durante todo o ano (e consequentes eventos participantes)

- deslocação do juri e staff da liga; gestão do desfile ou anotação/avaliação dos participantes

- publicidade crusada (os eventos informais/associações fazem publicidade à liga)"

Tudo aquilo que costumam fazer de graça. Ok.

"Alias, vamos assumir que eu até gramo aumentar os resultados financeiros da Zon, que até são uns tipos nada monopolistas, com uma longa tradição de excelente suporte ao cliente..."

Mas então para quê que referiste a entrada gratuita dos cosplayers? Se o cosplay propriamente dito é gratuito, n vai ser isso a aumentar os lucros.

"A anipop em 2007 cobriu os custos de deslocação e alimentação dos voluntários e staff. E pasme-se, ainda fez lucro. E não cobrou entradas."

Esqueceste-te, convenientemente, de referir que este ano cobram 5 euros de entrada. Não deve ter dado tanto lucro quanto isso.

"Já foste a uma Anipop?"

Não, para meu infortúnio sou da zona Norte, é algo dispendioso deslocar-me a Lisboa para os eventos.

Não é a deslocação ao WCS. É uma deslocação, por exemplo, à japan expo, ou ao Salon de mangá de Barcelona, de um representante português. Chama-se mecenato. Podes não acreditar mas os tipos que fazem as leis acreditam.

Com as low costs e estadia numa hostel... comida para dois dias... 200-250 euros e tá feito.

Tens razão, é muito barato. Cosplayer MAIS 1 acompanhante.

Sendo a um evento europeu faz sentido. E também sei perfeitamente o que é o mecenato obrigado. Espero que a organização possa passar recibo onde declara a quantia oferecida para fins de..de quê? promoção cultural? è que não estamos a falar de cultura portuguesa... espero que não faça diferença aos "tipos que fazem as leis".

"Dá 27000 contos à liga, as receitas do Videogames live, ou os lucros da zon. Vai um avião cheio.

PS, podes não acreditar, mas é para isso que a liga está a ser criada..."

Acredito sim, quero ver é a ser posto em prática.

"E os gajos da liga que vão fazer de cosplaysitters incham que se lixam... bem, ao menos isso."

O pessoal da liga, fazendo parte da organização tem, obviamente, entrada gratuita. Não sei a que te referes quando dizem "incham que se lixam".

Futuramente, agradecia que moderasses o sarcasmo, além de só te ficar mal, não é algo que deva ser trazido para uma discussão minimamente séria acerca de algo que tenhas intenção de fazer subir de nível (pelo menos é o que dás a entender).

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Grifo:

"Tudo aquilo que costumam fazer de graça. Ok."

Sim, para o seu próprio evento. Não para os dos outros. Aliás, tenho a certeza absoluta que a Zon, Video Games Live ou Centro de Banda Desenhada da Amadora estão impacientes para nos tirar esse trabalho das mãos. À borla. São 4 gigas de alojamento, 25 contas de e-mail, um wordpress para actualizar, um fórum para moderar, e inscrições de sócios para processar.

Voluntários?

"Mas então para quê que referiste a entrada gratuita dos cosplayers? Se o cosplay propriamente dito é gratuito, n vai ser isso a aumentar os lucros."

...

E o pessoal que vai ver o cosplay? Amigos, curiosos, pessoal da comunidade?

Isco para comunicação social = assegurar a sponsors a presença de media a fotografar e a gravar os seus banners publicitários = mais sponsors, ou maior valor por parte dos sponsors?

" Esqueceste-te, convenientemente, de referir que este ano cobram 5 euros de entrada. Não deve ter dado tanto lucro quanto isso."

Primeiro, o preço ainda não está fixado. Portanto esqueci-me não convenientemente, mas devido a um inconveniente. Deves de saber de algo que eu não sei - o que é grave, pois sou eu que (graças a uma baixa na equipa, eu achava que já me tinha reformado) estou a processar o orçamento do evento.

Ve lá que estamos à espera que todas as actividades estejam custeadas para estipular o preço...

Segundo, temos de cobrar porque temos uma fortuna em luz e som para pagar, mais bombeiros e policiamento e limpeza, pois havia uma actividade que rebentava com a lotação do auditório do IPJ. Como é que se chamava... as outras actividades, a lotação do auditório chegava perfeitamente...

Cosplay. Era isso.

"Não, para meu infortúnio sou da zona Norte, é algo dispendioso deslocar-me a Lisboa para os eventos."

Inscreve-te como voluntário para o ano. Não pagas bilhete, e com sorte para o ano há cobertura de viagem e alimentação.

"Espero que a organização possa passar recibo onde declara a quantia oferecida para fins de..de quê? promoção cultural?"

Tá um post ali p'a trás perdido onde indico como se pode fazer a facturação e processamento de patrocínios, de uma maneira legal, enquanto a liga não tem entidade jurídica.

A descrição é cú, basta que a instituição tenha o enquadramento legal para usufruir de mecenato.

" Acredito sim, quero ver é a ser posto em prática."

Também eu. Faço notar que não tenho a mínima intenção de fazer parte de qualquer orgão de qualquer das estruturas. Para me apanharem neste ninho de cucos, tinham que por daquelas cosplayers americanas de 320 kilos sentada em cima da minha cara. E ela tinha gunurreia e sífilis.

"Não sei a que te referes quando dizem "incham que se lixam"."

É calão de mouro.

Grifo:

"Futuramente, agradecia que moderasses o sarcasmo, além de só te ficar mal, não é algo que deva ser trazido para uma discussão minimamente séria acerca de algo que tenhas intenção de fazer subir de nível (pelo menos é o que dás a entender)."

... estamos a discutir uma votação para dois modelos de estrutura orgânica diferentes para uma liga  de cosplay, sem que os cosplayers estejam presentes. Eu pedi, no post que eu escrevi, para que os proponentes completassem o meu post com o que delimita as duas propostas. Peço explicitamente para NÃO voltar a discutir pontos que obviamente já estão mais que estabelecidos que discordamos. E a seguir vem pessoal discutir o que ja está discutido.

Isto NÃO é sarcasmo: o que é que vês de minimamente sério aqui?

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Esqueceste-te, convenientemente, de referir que este ano cobram 5 euros de entrada. Não deve ter dado tanto lucro quanto isso.

Onde ouviste tal blasfemia? Falar do que nao sabes é errado, e neste caso pode dizer-se que é pura difamação.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Se não é a sério n sei para quê a discussão.

@Apokalips: Ouvi numa comunidade de gaming por causa do Torneio Europeu de Mega Drive que está integrado no evento, e estavam preocupados com os participantes serem ou não obrigados a pagar entrada para participar no torneio.

Vai com calma com o "falar do que não sabes". Lá porque vcs tem os vossos contactos, n quer dizer que eu n tenha os meus.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

@Apokalips:

Vai com calma com o "falar do que não sabes". Lá porque vcs tem os vossos contactos, n quer dizer que eu n tenha os meus.

Estou me nas tintas para o que ouves e quando houves. Eu não tenho contactos, eu sei mesmo do que falo. E se é mentira eu digo que é mentira, agora ter calma aonde? E era bom o offtopic parar, já percebemos que ERRASTE logo nao é necessario continuar.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Sim, o offtopic pára aqui. Por favor.

Gostava de ouvir agora algo do DDDDC, Vic e Kash em relação ao que o morg disse na página 18.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Falas em trabalhar á borla para privados não percebo muito bem porquê. O Midori também não teve preço de inscrição ou de entrada e foi feito na mesma, pensava que o objectivo NÃO era ganhar dinheiro, mas sim fomentar o cosplay.

Uhm... Desculpa lá, mas podes explicar-te melhor?

O midori trabalhou para que organização privada mesmo? Que eu tenho conhecimento eles trabalharam por conta própria, aka para desígnio do seu próprio evento. Agora fazer voluntariado e dar do meu dinheiro para pagar custos a uma entidade privada que irá lucrar com isso? Poupem-me, por amor de Deus. Isso não é amor ao cosplay, isso é dar pão a malucos.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais