mspirit

Línguas e Culturas Orientais - 东方学 -

339 mensagens neste tópico

A universidade do minho tem algum tipo de curso de lingua japonesa? sem ser aquele que se aprende chines tb...

Ouvi dizer que havia de noite um curso, acho eu, mas eu não percebo nada de universidades xD

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

A universidade do minho tem algum tipo de curso de lingua japonesa? sem ser aquele que se aprende chines tb...

Ouvi dizer que havia de noite um curso, acho eu, mas eu não percebo nada de universidades xD

podes informar-te aqui: http://www.ilch.uminho.pt/Default.aspx?tabindex=6&tabid=4〈=pt-PT&pageid=287

Obrigado! :)

Quando for parra a UM (se conseguir) eu vou ver se entro num curso anual de japonês...

Já agora alguém está ou esteve no curso de linguas e culturas orientais?

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

eu candidatei-me para entrar este ano. porque?

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

eu candidatei-me para entrar este ano. porque?

Tenho uma pergunta para quem já anda lá...

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

pois não percebo... vi no site da faculdade de medicina do porto (um exemplo, não encontrei mais nada) que as aulas começavam dia 12, mas a data da divulgação dos resultados da 1.ª fase do concurso nacional de acesso é dia 19 de Setembro, como está no dges. E a matrícula e inscrição no ensino superior dos candidatos colocados na 1.ª fase do concurso nacional é de 19 de Setembro a 23 de Setembro. Sei que este ano fizeram os exames tarde, mas é um exagero e ainda não informaram os alunos pelo que sei...

Se servir para te deixar mais descansada, eu entrei para a universidade o ano passado, em Lisboa, e no meu caso a semana de matrículas da 1ª fase foi apenas na anterior a essa, não é tão tarde quanto possa parecer. O ano de caloiro é sempre o mais curto, começa sempre quase no início de Outubro :)

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Tenho uma pergunta para quem já anda lá...

Eu vou agora para o 2ºano em LCO, que queres saber? :)

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Tenho uma pergunta para quem já anda lá...

Eu vou agora para o 2ºano em LCO, que queres saber? :)

mandei pm 8)

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Olá!

Achei sensato deixar o meu testemunho já que pode ser útil aos caloirinhos.

Antes de mais, pensem bem se é mesmo este curso que querem e o que planeiam fazer depois de o acabarem. Quais os vossos objectivos. Digo isto porque eu estava muito mais virada para o japonês do que para o chinês, no entanto, como já devem saber a língua major é mesmo o mandarim e, garanto-vos, que sem ele não vão a lado nenhum. Prova disso é o facto de poderem chumbar às restantes cadeiras e passar de ano só com positiva a chinês. A verdade é que o “nihon go” é extremamente desvalorizado pelos grandes “manda-chuvas” do curso, no entanto, preparem-se para trabalhar muito nas aulas de japonês (mais que nas de chinês, até). Vão ter dois professores, extremamente competentes e exigentes. O professor Takamatsu é, na minha opinião, o professor mais justo do curso. Não tem favoritos, puxa por toda a gente e percebe que cada um leva o seu tempo a interiorizar a matéria. Quanto à Ukai…bom, muitos podem discordar da minha opinião mas, a verdade é que se caírem nas boas graças da senhora não têm que se preocupar, os restantes…esforcem-se mesmo muito por lhe provar que são alunos empenhados e não a deixem levar a melhor. Uma coisa que reparei no segundo semestre é que, apesar de ela leccionar num país como Portugal, espera que vocês se comportem como japoneses. Por isso, não se admirem que ela diga que têm de sacrificar a vossa vida social em prol do estudo, são preguiçosos e precisam de fazer um plano de estudo e de vida. Infelizmente, somos portugueses, temos sangue latino e não seguimos um plano…simplesmente, vamos com a corrente :b  Pondo o lado manhoso da senhora de lado, uma coisa vos garanto, vão aprender imenso com ela. Ninguém pode negar que ela é um verdadeiro crânio e, a não ser em campos relacionados com a informática xD, vai-vos fazer sentir ignorantes diversas vezes.

No que diz respeito ao chinês, erm…por onde começar? Não se admirem se tiverem 4 profs e todos vos ensinarem coisas diferentes. Durante o primeiro ano vão-se dar ao luxo de ter aulas com o professor Cabral. Posso garantir que é um senhor muito engraçado, podem brincar com ele e apesar de por vezes não transparecer isso, tem um bom coração. Como pessoa é um porreiro. Quanto aos métodos de ensino, well, favoritos aqui e ali, ideias um pouco baralhadas que vos podem induzir em erro e critérios de correcção de testes hediondos.

E agora sim, o verdadeiro desafio, a professora Lin. Sabem cantar, dançar ou tocar algum instrumento? Se forem bons nas artes performativas, quase que posso dizer que têm emprego garantido! Ok, emprego não, mas pelo menos uma viagem à China, sim.

A Lin é extremamente superficial…podem ser super dedicados mas, se ela não for com a vossa cara, esqueçam. Se a irritarem ainda pior. Ela gosta que os alunos se envolvam nas actividades extracurriculares como o coro, caligrafia e dá mais valor a isso que ao resto. Tentem dar-lhe uma palavrinha de vez em quando, participarem nas aulas, fazer algo que lhe capte a atenção, se bem que não é garantido que ela goste de vocês.

Para muitos, chinês vai ser um verdadeiro mimo, super fácil, sobretudo no início e nada a ver com o japonês que, a partir da primeira semana, se pode transformar num pesadelo para quem não tem bases.

Não sei como o professor Cabral vai fazer a avaliação este ano mas contem sempre com teste de Japonês em todas as aulas. Não há maneira de escaparem.

Uma coisa que quero que tenham em mente e é mesmo muito importante!, é que por muito que gostem da cultura japonesa, de anime, bla bla bla kawaii desu, não quer dizer que este curso seja o curso certo para vocês. Geralmente, quem não é weaboo até se sai melhor do que quem é…E não criem desde cedo grandes expectativas sobre o curso. É preferível irem com calma. Eu cheguei a LCO completamente eléctrica, achava que era a minha licenciatura de sonho e no fim “saiu-me o tiro pela culatra”. Não aguentei certas injustiças, as maneiras de pensar, a pressão…e pior que isso, apercebi-me que estava no curso e não sabia o que gostaria de fazer depois de o acabar ou que, pelo menos o que gostaria de fazer, seria quase impossível de pôr em prática. Tentem ter um objectivo que vos dê incentivo para ultrapassar os maus momentos, caso contrário, vão se dar muito mal.

Esta é a minha opinião mais sincera e tenho pena de ninguém me ter mostrado o panorama desta maneira antes de entrar no curso…pelo menos estaria bem mais preparada para o que me esperava. Não me arrependo de ter vindo para LCO, errei pela minha cabeça, aprendi mais qualquer coisa e acima de tudo conheci pessoas maravilhosas.

Bom ano e boa sorte! <3

1 membro gostou disto!

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Prabéns pururu, my thought exactly quando cheguei ao fim do 1º ano

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Também acho o mesmo

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Ai és tu Lexi xD <3

Acho que qualquer pessoa com juízo ou que não sofra de tendências maso, concorda cmg.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Ai és tu Lexi xD <3

Acho que qualquer pessoa com juízo ou que não sofra de tendências maso, concorda cmg.

True enough.

Este curso tem os seus pontos bons mas... Para quem se esforça e tenta não copiar, é um atentado ao sistema nervoso. É bom que os caloiros tenham é historial de Yoga XD

Eu bem estou a precisar.

Já agora, as pessoas aqui esqueceram-se de referir três coisas importantíssimas:

1. Nunca, mas mesmo nunca, fiquem nas duas primeiras filas durante as aulas do professor Cabral, a não ser que gostem do cheiro a vinho branco pela manhã xD

2.Quanto à professora Lin, ela vai parecer muito simpática no início. Desconfiem. Ah, e nunca mostrem que gostam do Japão ou algo relacionado a esse país. A China é o paraíso na terra, sem qualquer imperfeição, mentalizem-se disso.

3. Tenham medo da professora Ukai, muito medo! Mas caso não tenham, preparem-se porque vão aprender a ter. Ela vai ter um efeito em vocês que nunca ninguém teve, acreditem XD

E quando tiverem geografia? Pânico, muito pânico!

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Subscrevo, Fuki xD

Also, podem jogar futebol de dedos com bolinhas de papel MAS NUNCA falar por mensagens no caderno do colega do lado nas aulas da Kuniko xD

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Subscrevo, Fuki xD

Also, podem jogar futebol de dedos com bolinhas de papel MAS NUNCA falar por mensagens no caderno do colega do lado nas aulas da Kuniko xD

E sobre matéria XD

Isto não era para se dizer, oh Puru XD

Foi a experiência mais assustadora da minha vida xD

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

"DANIERA-SAN! WHAT ARE YOU DOING?" xD

Melhor que isso...

"YOU TWO! GET OUT" - porque se fez um comentário apropriado sobre fotinhas enquanto o resto da turma falava do que ia pedir para o almoço xD

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

"DANIERA-SAN! WHAT ARE YOU DOING?" xD

Melhor que isso...

"YOU TWO! GET OUT" - porque se fez um comentário apropriado sobre fotinhas enquanto o resto da turma falava do que ia pedir para o almoço xD

Se ela a mim me dissesse "GET OUT!" dava-me uma coisa má.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais