mspirit

Línguas e Culturas Orientais - 东方学 -

339 mensagens neste tópico

(não vou falar nomes)

O curso não está assim bem organizado como há partida um pensaria. Há mau ambiente entre professores, o japonês quer ser corrido à força toda do curso para fora, só não é porque se tornaria inviável.

Há professores que não sabem ensinar, e professores que ensinam demais, professores que não deviam ensinar o que tentam ensinar, etc.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Não conheço o caso concreto de LCO na UM, mas a ideia que tenho é que em todo o lado isso acontece. Pela minha experiência e por aquilo que conheço de outros cursos, isso que descreves é, no fundo, o pão nosso de cada dia do ensino superior em Portugal.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Não conheço o caso concreto de LCO na UM, mas a ideia que tenho é que em todo o lado isso acontece. Pela minha experiência e por aquilo que conheço de outros cursos, isso que descreves é, no fundo, o pão nosso de cada dia do ensino superior em Portugal.

Bom, se fosse só isso eu não teria saído do curso, já dei anteriormente a minha razão principal, mas acredita que há situações bem ridiculas dentro daquilo.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Se a formação que te foi dada te estava a desiludir percebo que isso seja determinante na busca de outros rumos.

Concluí um curso numa faculdade em que senti precisamente isso que descreveste, mas aguentei-me até ao fim porque essa faculdade tinha protocolos com algumas instituições que possibilitavam estágios muito bons.

Ao dar uma vista de olhos no site da UM vi que a opção de estudar 2 (?!) anos lectivos na China poderia levar-me, noutras circunstâncias, a optar pela mesma decisão que tomei no meu antigo curso. Esse parece-me ser um dos maiores iscos para o pessoal que quer fazer carreira nestas lides. Aplicar a língua no terreno é um teste de fogo, e a melhor maneira de evoluir.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

a mim tinham-me dito que a directora de curso tinha perdido os protocolos com as unis chinesas e por isso já não havia mestrado na china para ninguém. Por isso uma carrada deles decidiu desistir até porque as saídas profissinais eram apenas ensino e não a treta toda que está escrito n apágina do site. No entanto é melhor informarem-se melhor que quem me disse isto apesar de estar no curso não é muito de confiança.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

a mim tinham-me dito que a directora de curso tinha perdido os protocolos com as unis chinesas e por isso já não havia mestrado na china para ninguém. Por isso uma carrada deles decidiu desistir até porque as saídas profissinais eram apenas ensino e não a treta toda que está escrito n apágina do site. No entanto é melhor informarem-se melhor que quem me disse isto apesar de estar no curso não é muito de confiança.

Onde é que ouviste isso?! LCO vai ser a minha 2ª opção, e a razão é sobretudo pelo facto de poder fazer o mestrado na China. Não me digas que isso é verdade!  :nao:

Ao dar uma vista de olhos no site da UM vi que a opção de estudar 2 (?!) anos lectivos na China...

2 anos? Eu acho que é só o 1º ano. Podes consultar o plano de estudos aqui:

http://www.ilch.uminho.pt/uploads/Despacho_RTC-172_2008.pdf

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

É só um ano de estágio na China. Também se pode concorrer a bolsas de estudo lá. Tenho uma amiga que estava em relaçoes internacionais na flup e congelou a matricula para ir estudar 3 anos em pequim através duma bolsa que ganhou..e ela estudava mandarim por fora e nao na flup, btw.

Bom, fico á espera de ver se é assim tao mau como dizem...eu tou EXTREMAMENTE motivada por isso não me devo ir abaixo com facilidade. Quanto ás saídas profissionais..opá, tá mau para TODA A GENTE. xD e é preciso sorte..nao se esqueçam disso. :b

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Foi a uma colega que andava no curso e decidiu sair depois da prof dar a noticia mas informa-te melhor que a ela também falta-lhe um chavo. Também me tinham dito que alguns alunos mudaram para relações internacionais por causa das saídas profissionais uma vez que qualquer licenciatura passa á frente de LCO porque esta última só tem disciplinas de relacionadas com japão e china e as outras para além de mandarim dão também aptidões económicas e sociais.

Por isso é que eu desisti :-\

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

GatodasBotas

Por acaso não tens contactos de pessoas que ainda estejam a frequentar o curso? É que até agora só falei com finalistas, e por isso gostava de ter a perspectiva dos caloiros.

Obrigado!

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Foi a uma colega que andava no curso e decidiu sair depois da prof dar a noticia mas informa-te melhor que a ela também falta-lhe um chavo. Também me tinham dito que alguns alunos mudaram para relações internacionais por causa das saídas profissionais uma vez que qualquer licenciatura passa á frente de LCO porque esta última só tem disciplinas de relacionadas com japão e china e as outras para além de mandarim dão também aptidões económicas e sociais.

Por isso é que eu desisti :-\

Relações internacionais tem mandarim? De que eu saiba os cursos de RL em PT são todos vocacionados para a união europeia e honestly, who fucking cares about europe?

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

@gato das botas: isso do curso de RI ser melhor e ter mais saídas é muito relativo,aliás, até dizem q o mercado de trabalho ta pior pa RI que pa LCO pois o pessoal de RI compete com pessoal especializado em duas línguas - Mandarim e Japonês quando em muitas universidades os cursos de RI só leccionam uma língua e das já "batidas" (inglês, espanhol, francês, alemão...na Uminho, vá lá, há russo!)...mas claro que também há quem prefira contratar alguem com conhecimentos mais amplos e aí sim, opta por um licenciado em RI. volto a repetir...É MUITOOOO RELATIVO!

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

claro que é relativo, se estão á espera de sair de um curso e ter um emprego a correr á vossa espera claro que estão enganados. Só quem se lança á luta é que consegue e mesmo assim como isto está mau nem sei se conseguem. Só com uma cunha mesmo.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Eu continuo a achar que o principal é a competência. Quem tem qualidade, quem se esforça e percebe como o mercado funciona consegue arranjar emprego.

Depois, há um aspecto basilar que não deve ser em momento algum menosprezado que é a rede de contactos, mas isso está inerente a compreender a orgânica do mercado de trabalho.

Pessoalmente, evito a questão das cunhas por diversas razões, mas principalmente porque percebo que na óptica do gestor se contratem pessoas de confiança ao invés de pessoas completamente desconhecidas. Qualquer um faz um bom currículo nos dias que correm, portanto há outros factores que têm de fazer a diferença. É por isso que é importante ir a conferências, seminários, formações, estabelecer redes de contactos - networking é um dos principais meios de te fazeres notar e de mostrares algumas competências, nem que sejam, inicialmente, competências sociais, que cada vez mais são importantes no mundo laboral. Uma boa referência actualmente vale mais que um bom currículo.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Há mestrado, ainda este ano vão alunos para a China.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Genteeee! Faltam poucos dias para checkarmos as colocações! *-* As matriculas começam no dia 13 e duram ate dia 17 e as aulinhas a 20. :3

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Genteeee! Faltam poucos dias para checkarmos as colocações! *-* As matriculas começam no dia 13 e duram ate dia 17 e as aulinhas a 20. :3

pois falta  :( estou tão nervosa e as semanas custam tanto a passar. espero que eles nos digam mais cedo onde fomos colocados :D

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Também tou super ansiosa ^^ mas infelizmente ontem reprovei no meu exame de condução e vou repeti-lo um dia depois de sairem os resultados...nao sei qual das duas coisas me vai deixar mais ansiosa -.-

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Também tou super ansiosa ^^ mas infelizmente ontem reprovei no meu exame de condução e vou repeti-lo um dia depois de sairem os resultados...nao sei qual das duas coisas me vai deixar mais ansiosa -.-

a sério? :( esta espera deixa qualquer um nervoso, vais ver que depois de saberes onde foste colocada ficas mais calma e o exame de condução correrá.te bem ^^ boa sorte, vou estar a torcer por ti!

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Obrigado ^^ espero que entres na tua primeira opção! Caso isso nao aconteça..que ao menos calhes em Braga comigo :3

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais