mspirit

Línguas e Culturas Orientais - 东方学 -

339 mensagens neste tópico

 

 

 

 

 

 

 

Ok para quem está interessado eu não frequentei o curso mas sei algumas coisas porque não entrei lá por falta de media (a minha nota a português é terrível), seja como for primeiro de tudo quem quiser entrar mesmo a sério senão me engano é em 2015 que vão começar a aceitar Inglês como exame de entrada o que eu acho uma mais valia, confesso que não li todas as páginas deste tópico e só agora é que o vi (eu conheço o anime portugal desde 2004 mas de alguma forma não tenho nem 100 posts porque venho aqui pouco), mas percebi que alguns também estão pelo chinês, se for pelo chinês recomendo o curso do Instituto Politecnico de Leiria, porque são 4 anos, 2 em Portugal, 1 em Pequim e 1 em Macau, eu cheguei a entrar mas por problemas de saúde não fui (o meu chinês é nulo e encontrar um medico que fale Inglês em Pequim é um desafio), para quem quer entrar no curso em Braga, aviso-vos que não é nada fácil, os meus colegas que foram para lá dizem que aquilo puxa e obviamente alguns desistem, mas não deixem que isso vos desmotive. Se quiserem ir para o Japão não tem melhor, até porque como toda a gente sabe no Japão é raro alguém falar outra lingua.

 

E Estudos Asiáticos? Há na Faculdade de Letras em Lisboa. Pessoalmente, alguém já me falou um bocado mal daquilo, mas já foi há 3 anos, por isso pode ser que entretanto tenha mudado.

Alguém que tenha conhecimento dos dois cursos e queira dar feedback?

 

 

Olá kazefuku, eu já ouvi falar do curso aí em baixo na mourania (hehehe), eu AINDA não sei japonês mas pretendo aprender, seja como for eu vou te ser muito directo e vou te dar um exemplo com a minha propria experiência com linguas (eu sei duas incluindo a minha nativa e estou a aprender outras duas).

Então é assim eu escolheria a Uminho a Ul, porque no curso da Uminho eles realmente puxam por ti e no final sais de lá a saber alguma coisa, a diferença entre o curso da Uminho e da Ul é segundo um antigo amigo meu que andava no curso da Uminho, é que tu logo no primeiro semestre do curso da Uminho aprendes tanto quanto o pessoal da Ul no segundo ano, ou seja a diferença é que puxam por ti, tipo na Ul é mais fácil passar e ter altas notas mas aprendes muito menos, já na Uminho é sempre a malhar.

 

Agora passo te a explicar com base na minha experiência porque eu iria para o curso mais puxado com a minha experiência, eu estudo no ISCAP em Assessoria e Tradução e já me arrependo de não ter esperado mais um ano e ter tentado entrar na FLUP, queres saber porquê, porque eu estudo Francês/Alemão, primeiro com os meus profs eu tenho dificuldades em aprender, segundo aquilo é demasiado fácil, isto porque eu, com 3 horas semanais de estudo a Alemão, passei da minha primeira nota que foi um 7 a um 15 (estou no segundo semestre do segundo ano) mas estando no segundo ano e tirar essa nota também não foi nada fora deste mundo, porque até agora só aprendi palavras simples, aprendi o presente, aprendi a usar equivalente ao imperfeito e aprendi a usar o perfeito mas só para dois verbos sein e haben (ser/estar, ter). Ora para mim isto é ridículo porque eu sou formado em Assessoria e Tradução e até agora não sei falar uma língua decentemente, nem mesmo a inglês (sim tenho aulas de inglês) tenho algo de jeito, no outro dia a minha stora não sabia o significado de "veal".

Se eu tivesse ido para uma universidade decente sairia muito melhor formado. E é basicamente a escolha que tens de fazer, ir para um curso decente e seres desafiado, ou ires para um curso de chacha, sair com alta média mas não saberes a ponta de um corno. Peço desculpa pela linguagem.

 

 

Mas estiveste em Estudos Asiáticos e/ou Línguas e Culturas Orientais?

Compreendo que seja importante ir para uma faculdade onde realmente se aprenda, é um dos conceitos de faculdade. Algo que dou muito valor é também o ambiente (a FCT, onde estou atualmente é completamente fantástica nesse aspeto), mas pronto, eu ainda não sei bem o que quero para o futuro, mas valorizo mais o Japonês na minha formação.

Tenho noção de que o Chinês é uma língua extremamente importante nos dias que decorrem, mas queria mesmo apostar no Japonês e ao que me tem parecido, pelos comentários de outros tópicos também, é que o Chinês é que é valorizado em LCO. E o Japonês? Queria uma comparação mais pormenorizada entre os dois cursos.

Eu sou de Lisboa, pelo que a FLUL me é mais acessível e Lisboa é Lisboa, tenho cá tudo =) Mas se LCO valer muito mais a pena, torna-se uma forte possibilidade, com certeza.

 

Não nunca estive mas tive gente que esteve e conheço esse curso porque eu tentei entrar nele e tentei tirar exactamente as mesmas duvidas que tu porque eu também desejo aprender japonês e tentei faz uns anos descobrir a melhor opção para mim. se queres só mesmo Japonês então eu apostava num curso de línguas independente, por exemplo tens isto http://sigarra.up.pt/flup/pt/cur_geral.cur_view?pv_curso_id=312&pv_ano_lectivo=2013&pv_origem=CUR .  Esta é a opção que eu vou escolher porque tenho excelentes referências do curso da FLUP, também existem em outras universidades na Universidade de Aveiro por exemplo e também devem existir em Lisboa, mas para mim o melhor é o da FLUP. Vou te explicar como isto funciona pagas 680 euros por ano e tens certificação só em Japonês, mas os créditos acumulam se tirares um curso universitário na UP assim se precisares de créditos para passar podes usar esses do Japonês. Como eu disse é a minha escolha mas por exemplo existem imensas alternativas, eis todas que a embaixada Japonesa em Portugal recomenda http://www.pt.emb-japan.go.jp/aprenderjapones.html (tanto individuais como cursos universitários)

Volto a desenterrar este tópico com o intuito de obter mais informações sobre o curso, pois é o que eu gostaria de seguir. Dito isto, gostaria de saber: 

  • Porque é que algumas pessoas desistiram? (Gostaria de saber os 'podres' do curso)
  • Se oportunidades de emprego têm aparecido para quem finalizou o curso.
  • Se o Mestrado é uma parte fundamental da instrução do chinês.

 

Obrigado. Espero que respondam, porque o Chandler aqui encontra-se meio desesperado!!  :m187:

O curso da Uminho, não sei nada sobre as oportunidades de emprego, falaste com aquele rapaz que eu te disse no outro dia, o mestrado sempre é bom para aprenderes mais, pelo que me disseram as pessoas desistem pelas mesmas razões desistem de qualquer curso na minha opinião a) acham no muito difícil, B) tão se a marimbar.

 

O nino LekosBoy não responde xD Uma rapariga da minha cidade foi para este curso e, contra os infortúnios atuais, arranjou emprego como professora de chinês. Porém, ela pode ter sido 1 em 100 a consegui-lo, daí eu ficar um pouco apreensivo. Se for por causa de preguiça que as pessoas desistem do curso, acho muito bem que o façam... A cave da casa dos pais está sempre a postos! 

 

Olá eu depois falo com o Lekosboy, mas pelo que ouvi dizer o curso é puxado, não te safas sem estudar.

 

Ah, só mais uma pergunta! Não sabes se quem vai para LCO já tem de ter conhecimentos prévios de chinês ou de japonês? Ou aprendemos tudo de raíz? Pode parecer estúpida a pergunta, mas nunca encontrei nada a contradizer isto! 

 

Não te vou dar 100% de certezas mas tudo aponta para que seja mesmo desde o nível inicial, nas universidades pts só não começam desde o nivel iniciante quando a língua tiver sido leccionada no ensino obrigatório (do 7º ao 12º), agora podem é avançar demasiado rápido para o teu gosto. Especialmente sendo japonês uma língua tão rara em Portugal, mas tem cuidado que o curso pode acabar por ser uma desilusão para ti se não for mesmo o que desejas.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

 

 

 

 

 

 

 

 

Ok para quem está interessado eu não frequentei o curso mas sei algumas coisas porque não entrei lá por falta de media (a minha nota a português é terrível), seja como for primeiro de tudo quem quiser entrar mesmo a sério senão me engano é em 2015 que vão começar a aceitar Inglês como exame de entrada o que eu acho uma mais valia, confesso que não li todas as páginas deste tópico e só agora é que o vi (eu conheço o anime portugal desde 2004 mas de alguma forma não tenho nem 100 posts porque venho aqui pouco), mas percebi que alguns também estão pelo chinês, se for pelo chinês recomendo o curso do Instituto Politecnico de Leiria, porque são 4 anos, 2 em Portugal, 1 em Pequim e 1 em Macau, eu cheguei a entrar mas por problemas de saúde não fui (o meu chinês é nulo e encontrar um medico que fale Inglês em Pequim é um desafio), para quem quer entrar no curso em Braga, aviso-vos que não é nada fácil, os meus colegas que foram para lá dizem que aquilo puxa e obviamente alguns desistem, mas não deixem que isso vos desmotive. Se quiserem ir para o Japão não tem melhor, até porque como toda a gente sabe no Japão é raro alguém falar outra lingua.

 

E Estudos Asiáticos? Há na Faculdade de Letras em Lisboa. Pessoalmente, alguém já me falou um bocado mal daquilo, mas já foi há 3 anos, por isso pode ser que entretanto tenha mudado.

Alguém que tenha conhecimento dos dois cursos e queira dar feedback?

 

 

Olá kazefuku, eu já ouvi falar do curso aí em baixo na mourania (hehehe), eu AINDA não sei japonês mas pretendo aprender, seja como for eu vou te ser muito directo e vou te dar um exemplo com a minha propria experiência com linguas (eu sei duas incluindo a minha nativa e estou a aprender outras duas).

Então é assim eu escolheria a Uminho a Ul, porque no curso da Uminho eles realmente puxam por ti e no final sais de lá a saber alguma coisa, a diferença entre o curso da Uminho e da Ul é segundo um antigo amigo meu que andava no curso da Uminho, é que tu logo no primeiro semestre do curso da Uminho aprendes tanto quanto o pessoal da Ul no segundo ano, ou seja a diferença é que puxam por ti, tipo na Ul é mais fácil passar e ter altas notas mas aprendes muito menos, já na Uminho é sempre a malhar.

 

Agora passo te a explicar com base na minha experiência porque eu iria para o curso mais puxado com a minha experiência, eu estudo no ISCAP em Assessoria e Tradução e já me arrependo de não ter esperado mais um ano e ter tentado entrar na FLUP, queres saber porquê, porque eu estudo Francês/Alemão, primeiro com os meus profs eu tenho dificuldades em aprender, segundo aquilo é demasiado fácil, isto porque eu, com 3 horas semanais de estudo a Alemão, passei da minha primeira nota que foi um 7 a um 15 (estou no segundo semestre do segundo ano) mas estando no segundo ano e tirar essa nota também não foi nada fora deste mundo, porque até agora só aprendi palavras simples, aprendi o presente, aprendi a usar equivalente ao imperfeito e aprendi a usar o perfeito mas só para dois verbos sein e haben (ser/estar, ter). Ora para mim isto é ridículo porque eu sou formado em Assessoria e Tradução e até agora não sei falar uma língua decentemente, nem mesmo a inglês (sim tenho aulas de inglês) tenho algo de jeito, no outro dia a minha stora não sabia o significado de "veal".

Se eu tivesse ido para uma universidade decente sairia muito melhor formado. E é basicamente a escolha que tens de fazer, ir para um curso decente e seres desafiado, ou ires para um curso de chacha, sair com alta média mas não saberes a ponta de um corno. Peço desculpa pela linguagem.

 

 

Mas estiveste em Estudos Asiáticos e/ou Línguas e Culturas Orientais?

Compreendo que seja importante ir para uma faculdade onde realmente se aprenda, é um dos conceitos de faculdade. Algo que dou muito valor é também o ambiente (a FCT, onde estou atualmente é completamente fantástica nesse aspeto), mas pronto, eu ainda não sei bem o que quero para o futuro, mas valorizo mais o Japonês na minha formação.

Tenho noção de que o Chinês é uma língua extremamente importante nos dias que decorrem, mas queria mesmo apostar no Japonês e ao que me tem parecido, pelos comentários de outros tópicos também, é que o Chinês é que é valorizado em LCO. E o Japonês? Queria uma comparação mais pormenorizada entre os dois cursos.

Eu sou de Lisboa, pelo que a FLUL me é mais acessível e Lisboa é Lisboa, tenho cá tudo =) Mas se LCO valer muito mais a pena, torna-se uma forte possibilidade, com certeza.

 

Não nunca estive mas tive gente que esteve e conheço esse curso porque eu tentei entrar nele e tentei tirar exactamente as mesmas duvidas que tu porque eu também desejo aprender japonês e tentei faz uns anos descobrir a melhor opção para mim. se queres só mesmo Japonês então eu apostava num curso de línguas independente, por exemplo tens isto http://sigarra.up.pt/flup/pt/cur_geral.cur_view?pv_curso_id=312&pv_ano_lectivo=2013&pv_origem=CUR .  Esta é a opção que eu vou escolher porque tenho excelentes referências do curso da FLUP, também existem em outras universidades na Universidade de Aveiro por exemplo e também devem existir em Lisboa, mas para mim o melhor é o da FLUP. Vou te explicar como isto funciona pagas 680 euros por ano e tens certificação só em Japonês, mas os créditos acumulam se tirares um curso universitário na UP assim se precisares de créditos para passar podes usar esses do Japonês. Como eu disse é a minha escolha mas por exemplo existem imensas alternativas, eis todas que a embaixada Japonesa em Portugal recomenda http://www.pt.emb-japan.go.jp/aprenderjapones.html (tanto individuais como cursos universitários)

Volto a desenterrar este tópico com o intuito de obter mais informações sobre o curso, pois é o que eu gostaria de seguir. Dito isto, gostaria de saber: 

  • Porque é que algumas pessoas desistiram? (Gostaria de saber os 'podres' do curso)
  • Se oportunidades de emprego têm aparecido para quem finalizou o curso.
  • Se o Mestrado é uma parte fundamental da instrução do chinês.

 

Obrigado. Espero que respondam, porque o Chandler aqui encontra-se meio desesperado!!  :m187:

O curso da Uminho, não sei nada sobre as oportunidades de emprego, falaste com aquele rapaz que eu te disse no outro dia, o mestrado sempre é bom para aprenderes mais, pelo que me disseram as pessoas desistem pelas mesmas razões desistem de qualquer curso na minha opinião a) acham no muito difícil, B) tão se a marimbar.

 

O nino LekosBoy não responde xD Uma rapariga da minha cidade foi para este curso e, contra os infortúnios atuais, arranjou emprego como professora de chinês. Porém, ela pode ter sido 1 em 100 a consegui-lo, daí eu ficar um pouco apreensivo. Se for por causa de preguiça que as pessoas desistem do curso, acho muito bem que o façam... A cave da casa dos pais está sempre a postos! 

 

Olá eu depois falo com o Lekosboy, mas pelo que ouvi dizer o curso é puxado, não te safas sem estudar.

 

Ah, só mais uma pergunta! Não sabes se quem vai para LCO já tem de ter conhecimentos prévios de chinês ou de japonês? Ou aprendemos tudo de raíz? Pode parecer estúpida a pergunta, mas nunca encontrei nada a contradizer isto! 

 

Não te vou dar 100% de certezas mas tudo aponta para que seja mesmo desde o nível inicial, nas universidades pts só não começam desde o nivel iniciante quando a língua tiver sido leccionada no ensino obrigatório (do 7º ao 12º), agora podem é avançar demasiado rápido para o teu gosto. Especialmente sendo japonês uma língua tão rara em Portugal, mas tem cuidado que o curso pode acabar por ser uma desilusão para ti se não for mesmo o que desejas.

 

Eu vou aplicar a minha facilidade de aprender línguas mais os meus gostos (culturas asiáticas). Tenho é receio é das oportunidades pois, nos dias de hoje, não podemos seguir o conselho 'Vai para o que gostas' temos também de ver todo o panorama.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

 

Eu vou aplicar a minha facilidade de aprender línguas mais os meus gostos (culturas asiáticas). Tenho é receio é das oportunidades pois, nos dias de hoje, não podemos seguir o conselho 'Vai para o que gostas' temos também de ver todo o panorama.

 

Desculpa tive de limpar a citações que isto estava a ficar demasiado compridos, se o teu problema é mercado é verdade que em Portugal o Japonês não é muito falado mas no Japão o português até que é encontrado, caso não saibas o Brasil teve no século 20 uma forte imigração para lá vinda do Japão porque o país estava sobrelotado, mas agora os descendentes vêm que têm melhores condições no Japão e estão a voltar, resultado no Japão Português do Brasil é a terceira língua mais falada exceptuando Japonês e Inglês é claro. Dizem as más línguas que os Japoneses não prestam para línguas. Mas eu vou perguntar.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

@@Chandler eu mandei uma mensagem ao lekosboy no fb privado dele (eu sou amigo dele) e ele disse me que não viu mensagem nenhuma da tua parte, ele disse me que tradutor japonês-português não tem saída, só se for no Japão e é como tradutor lá. Mas tu sabes como é o Japão tens muito trabalho, vais ser sempre um gaijin. Foi isso que ele me disse.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

 

Eu vou aplicar a minha facilidade de aprender línguas mais os meus gostos (culturas asiáticas). Tenho é receio é das oportunidades pois, nos dias de hoje, não podemos seguir o conselho 'Vai para o que gostas' temos também de ver todo o panorama.

 

Honestamente agora quase todos os cursos não têm saídas muito seguras, e o curso é mais focado no chinês, que é a língua mais falada no mundo, além disso a China está a ficar cada vez mais poderosa economicamente, é algo em que se deve apostar. No meu ponto de vista, se fores para o curso unicamente pelo japonês e na esperança de arranjar um trabalho relacionado com essa língua, podes sofrer uma desilusão, já que como já foi referido, o japonês não é uma língua que aqui em Portugal te dê para muito, quanto muito trabalhas na Embaixada do Japão em Portugal, ou até como professora de um curso de línguas, mas isso era se tivesses o japonês como língua major e nesse curso não tens visto que é minor e nesses poucos anos não vais sair de lá a falar um japonês todo enfeitado. Por outro lado, os chineses com o visto dourado e com a facilidade de entrada em Portugal, estão a "invadir" isto tudo, por isso acho que é uma língua que poderá dar muitas saídas, no ramo turismo, hotelaria,tradução, etc...

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

@@Chandler eu mandei uma mensagem ao lekosboy no fb privado dele (eu sou amigo dele) e ele disse me que não viu mensagem nenhuma da tua parte, ele disse me que tradutor japonês-português não tem saída, só se for no Japão e é como tradutor lá. Mas tu sabes como é o Japão tens muito trabalho, vais ser sempre um gaijin. Foi isso que ele me disse.

Deve ter havido algum problema só pode, de qualquer das maneiras, obrigado pela informação!  :)

 

 

Eu vou aplicar a minha facilidade de aprender línguas mais os meus gostos (culturas asiáticas). Tenho é receio é das oportunidades pois, nos dias de hoje, não podemos seguir o conselho 'Vai para o que gostas' temos também de ver todo o panorama.

 

Honestamente agora quase todos os cursos não têm saídas muito seguras, e o curso é mais focado no chinês, que é a língua mais falada no mundo, além disso a China está a ficar cada vez mais poderosa economicamente, é algo em que se deve apostar. No meu ponto de vista, se fores para o curso unicamente pelo japonês e na esperança de arranjar um trabalho relacionado com essa língua, podes sofrer uma desilusão, já que como já foi referido, o japonês não é uma língua que aqui em Portugal te dê para muito, quanto muito trabalhas na Embaixada do Japão em Portugal, ou até como professora de um curso de línguas, mas isso era se tivesses o japonês como língua major e nesse curso não tens visto que é minor e nesses poucos anos não vais sair de lá a falar um japonês todo enfeitado. Por outro lado, os chineses com o visto dourado e com a facilidade de entrada em Portugal, estão a "invadir" isto tudo, por isso acho que é uma língua que poderá dar muitas saídas, no ramo turismo, hotelaria,tradução, etc...

 

 

 

 

 

 

 

 

Também estás a pensar em ires para este curso?

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Mas queres ir para isto porquê,ó Carneiro? Isto limita-te bué no mercado de trabalho. Na minha opinião,mais valia optares por um curso de línguas mais geral e depois ires aprendendo japonês naqueles cursos abertos e ser autodidata. Se tens facilidade em aprender línguas, não é impossível. 

Já há bastantes tradutores de JP-PT em Portugal,basta dar uma vista de olhos nos tradutores do Murakami e mesmo as lacunas do chinês estão a ser preenchidas pelos estudantes de intercâmbio chineses.

Não te atires de cabeça para isso que ainda acabas por te desiludir,ainda estás no 11º,por isso ainda tens bastante tempo para pensar antes de pores outras opções de lado.

2 membros gostaram disto!

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Mas queres ir para isto porquê,ó Carneiro? Isto limita-te bué no mercado de trabalho. Na minha opinião,mais valia optares por um curso de línguas mais geral e depois ires aprendendo japonês naqueles cursos abertos e ser autodidata. Se tens facilidade em aprender línguas, não é impossível. 

Já há bastantes tradutores de JP-PT em Portugal,basta dar uma vista de olhos nos tradutores do Murakami e mesmo as lacunas do chinês estão a ser preenchidas pelos estudantes de intercâmbio chineses.

Não te atires de cabeça para isso que ainda acabas por te desiludir,ainda estás no 11º,por isso ainda tens bastante tempo para pensar antes de pores outras opções de lado.

Concordo totalmente contigo

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Mas queres ir para isto porquê,ó Carneiro? Isto limita-te bué no mercado de trabalho. Na minha opinião,mais valia optares por um curso de línguas mais geral e depois ires aprendendo japonês naqueles cursos abertos e ser autodidata. Se tens facilidade em aprender línguas, não é impossível. 

Já há bastantes tradutores de JP-PT em Portugal,basta dar uma vista de olhos nos tradutores do Murakami e mesmo as lacunas do chinês estão a ser preenchidas pelos estudantes de intercâmbio chineses.

Não te atires de cabeça para isso que ainda acabas por te desiludir,ainda estás no 11º,por isso ainda tens bastante tempo para pensar antes de pores outras opções de lado.

Também estou a pensar em ir para Línguas, Literaturas e Culturas no Porto e apostar no Japonês por fora, como tu disseste. Opá, sei lá, sou muito precipitado nestas cenas xD

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Eu também queria um curso que fosse focado sobretudo em literatura e se seguisse isso,provavelmente ia para LLC,mas o problema em Portugal é que os cursos de línguas têm todos uma vertente mais voltada para ou negócios/relações internacionais ou turismo ou então acabas a trabalhar numa qualquer biblioteca para o resto da tua vida. Queres ser o quê?

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

@@Chandler @ não sei se é de muita ajuda, mas eu estou no ISCAP em Assessoria e Tradução, vou vos ser sincero os profs de línguas que me calharam não foram os melhores mas tenho excelente formação técnica, os pares de línguas que ensinam são Francês/Espanhol, Alemão Russo tem que escolher uma língua em cada um dos pares. O Iscap é a única instituição no país aonde dá para aprender Russo e da Russia ao Japão é um saltinho, também há uma pós graduação em Russo e eu sei que eles têm cursos de chinês se quiserem pagar extra é claro, japonês não há, mas é fácil entrar no curso do ISCAP porque há a variante diurna e nocturna em todos os cursos e então quase toda a gente entra, eu entrei como estudante nocturno e no ano seguinte transferi me para diurno por 60 euros. O curso dá para Assessor e Tradutor e dá as bases todas para se trabalhar como trabalhador independente. É só uma sugestão é claro, não é o curso perfeito, alguns profs são uma porcaria, poucos foram os profs de línguas que eu gostei ou que me ensinaram alguma coisa, mas num curso de letras uma formação mais pratica sempre ajuda. Ah! E a FLUP mesmo que sendo na mesma cidade é só nos quintos do carago mais velho, muito longe dos principais pólos universitários.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Eu também queria um curso que fosse focado sobretudo em literatura e se seguisse isso,provavelmente ia para LLC,mas o problema em Portugal é que os cursos de línguas têm todos uma vertente mais voltada para ou negócios/relações internacionais ou turismo ou então acabas a trabalhar numa qualquer biblioteca para o resto da tua vida. Queres ser o quê?

Nem eu sei... Para que curso queres ir?

@@Chandler @ não sei se é de muita ajuda, mas eu estou no ISCAP em Assessoria e Tradução, vou vos ser sincero os profs de línguas que me calharam não foram os melhores mas tenho excelente formação técnica, os pares de línguas que ensinam são Francês/Espanhol, Alemão Russo tem que escolher uma língua em cada um dos pares. O Iscap é a única instituição no país aonde dá para aprender Russo e da Russia ao Japão é um saltinho, também há uma pós graduação em Russo e eu sei que eles têm cursos de chinês se quiserem pagar extra é claro, japonês não há, mas é fácil entrar no curso do ISCAP porque há a variante diurna e nocturna em todos os cursos e então quase toda a gente entra, eu entrei como estudante nocturno e no ano seguinte transferi me para diurno por 60 euros. O curso dá para Assessor e Tradutor e dá as bases todas para se trabalhar como trabalhador independente. É só uma sugestão é claro, não é o curso perfeito, alguns profs são uma porcaria, poucos foram os profs de línguas que eu gostei ou que me ensinaram alguma coisa, mas num curso de letras uma formação mais pratica sempre ajuda. Ah! E a FLUP mesmo que sendo na mesma cidade é só nos quintos do carago mais velho, muito longe dos principais pólos universitários.

Então recomendarias o curso na FLUP?

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Nem eu sei... Para que curso queres ir?

Sei lá,estou a 2 meses de me candidatar,mas não sei ainda o que realmente quero fazer.  Direito,depois da experiência que tive este ano com o Direito de 12º,é para esquecer. Curtia de arqueologia,mas depois de andar a ler testemunhos,etc.,fiquei com a noção de que em Portugal,e mesmo fora,também não vale a pena apostar,e o problema não é o dinheiro que se recebe,que até não é mau,mas a falta de estabilidade,há muitos arqueólogos cá e poucas escavações,além de,lá fora,os principais spots que interessam estarem em territórios manhosos,como Egipto e uma data de países árabes sobre conflito,o que faz com que não haja possibilidade de ingressar em qualquer tipo de aventura por lá.

Depois tinha história,mas não me parece uma opção muito viável. Línguas e literatura era bom para aprofundar a escrita e quem sabe escrevesse um par de livros que,com sorte,seriam bestsellers internacionais e não teria de fazer puto para o resto da vida. Mas é complicado.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

@@Chandler não conheço a FLUP mas pelo que me disseram lá os profs têm a mania que são superiores e tão-se a cagar para ti, uma colega minha disse que lá uma vez chegou a prof começou a passar o slides do powerpoint, isto é assim isto é assado e não deixava passar, no final quando ela lhe perguntou se ia disponibilizar os powerpoints ela disse que não, no meu curso no ISCAP os profs que eu conheço mesmo que não ensinem um corno facilitam te a vida, por exemplo tem lá uma prof de Francês que dá ponto de bónus só por fazeres os TPC'S e fazes lhe favores e ela adiciona te à nota LOL é mesmo fixe, só é pena que em 20 anos em Portugal ainda fale um português um pouco macarrónico mas é simpática, e também há os que explicam bem e há os do tipo ah e tal vamos te espetar com 2 exercícios e uma composição para um teste e os dois exercícios são cópias do manual. Mas se conheceres alguém da FLUP pergunta, eu posso tentar ver se encontro a FLUP é muito longe da minha escola. Mas respondendo à tua pergunta depende do prof, eu ouvi dizer muito bem de uma das profs de japonês na FLUP, parece que ela é muito fofinha e tal e que saúda a turma no inicio da aula à japonesa. XD

 

 

Nem eu sei... Para que curso queres ir?

Sei lá,estou a 2 meses de me candidatar,mas não sei ainda o que realmente quero fazer.  Direito,depois da experiência que tive este ano com o Direito de 12º,é para esquecer. Curtia de arqueologia,mas depois de andar a ler testemunhos,etc.,fiquei com a noção de que em Portugal,e mesmo fora,também não vale a pena apostar,e o problema não é o dinheiro que se recebe,que até não é mau,mas a falta de estabilidade,há muitos arqueólogos cá e poucas escavações,além de,lá fora,os principais spots que interessam estarem em territórios manhosos,como Egipto e uma data de países árabes sobre conflito,o que faz com que não haja possibilidade de ingressar em qualquer tipo de aventura por lá.

Depois tinha história,mas não me parece uma opção muito viável. Línguas e literatura era bom para aprofundar a escrita e quem sabe escrevesse um par de livros que,com sorte,seriam bestsellers internacionais e não teria de fazer puto para o resto da vida. Mas é complicado.

 

 

 

 

Posso fazer uma sugestão, primeiro vê o que em Portugal dá dinheiro e escolhes algo mais ou menos nos teus gostos foi que eu fiz. Posso dizer duas ou três coisas em que podes apostar: a) medicina B) enfermagem c) turismo e digo isto porque fiz ciências e tecnologias no secundário e adorei? E já agora, história? Só se for para seres prof de secundária XD (sem querer desmotivar).

Editado por Zephirus

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Línguas e literatura era bom para aprofundar a escrita e quem sabe escrevesse um par de livros que,com sorte,seriam bestsellers internacionais e não teria de fazer puto para o resto da vida. Mas é complicado.

Tens algumas ideias para as histórias dos livros?

 

Eu não leio quase livros portanto não sei do que falo. Mas uma coisa que não percebo é porque é que quando se escreve um livro é necessário escrevê-lo de forma "elegante" e com palavreado caro e estruturas complexas. O que importa mais não é a história? Desde que se escreva uma boa história bem pensada e com frases simples e corriqueiras (desde que gramaticalmente correctas), isso não é suficiente? No meu ver, rebuscar o palavreado só torna a coisa uma seca e dá a sensação de ser só o autor a armar-se em bom.

 

Eu não tirei curso nenhum e escrevi uma "Light Novel" a pensar nos leitores (e naqueles que nem costumam ler), portanto escrevi-o quase só com diálogos e o mínimo de descrições. Está em formato de script porque penso ser o mais fácil e simples de se ler. No entanto parece que as pessoas não partilham da mesma opinião que eu, pois já tenho um montão de reclamações relacionadas com o estilo da escrita e ninguém me diz se a história presta ou não... também em inglês não sou capaz de escrever coisas muito complexas e o texto deve ter um montão de erros grosseiros ( ; _ ; ) Mas acho que a história não fica nada atrás da de muitos animes que andam para aí (embora o género não seja o mais popular). Quem me dera que fosse adaptada a manga/anime...

Editado por Shiratori

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Eu não leio quase livros portanto não sei do que falo. 

Esse provavelmente é o teu problema e a razão de não compreenderes o porquê da necessidade de se aprofundar a escrita. Não tem nada a ver com palavreado mais complexo ou mais simples,mas sim com tudo o que acontece nos bastidores da própria escrita,o processo. 

Depois o escrever com maior ou menor aprumo vai da experiência de cada um. Acredito que há uma altura em que uma pessoa tem tanta lidação com livros e linguagem complexa que se torna impossível escrever de forma simples,mas também há escritores que o fazem e que conseguem mesmo com essa linguagem simples contar estórias de maneira fantástica, o Thomas Mann,por exemplo, é um desses casos e toda a panóplia de escritores que ele influencia. Depois há os casos daqueles que são pretensiosos a ponto de tentar colmatar a falta de imaginação com floreados.

O ponto é que,quem se aprofunda na arte de contar estórias,acaba sempre por,através da linguagem que usa,tornar uma estória ou história desinteressante à partida numa coisa completamente diferente e especial,é como fazer um prato requintadíssimo com restos. Isso só é possível dominando a técnica porque,como o Murakami diz "Talent Is Nothing Without Focus and Endurance". Não basta ter talento para contar uma estória,aliás pouca gente o tem,há que ter uma capacidade autocritica e de superação muito superior a qualquer outra pessoa. Ainda não li a tua novel,mas quando ler digo o que penso. Se calhar tens talento,mas falta-te a técnica e a experiência que se adquire com a leitura e aprofundamento literário que daí provem.

1 membro gostou disto!

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Quem é que roubou a conta do sada? A sério nem pareces tu ;)

 

Hmm... Por um lado compreendo o que queres dizer. Mas usando a comparação (muito boa) que fizeste com a comida, eu prefiro um prato com mau aspecto mas saboroso do que um todo groumet mas que se vai a comer e não presta para nada. Não é assim com toda a gente? O que eu quis dizer é que me preocupo mais com a história do que com as palavras. Para mim a história tem é que ser agradável, estar bem contada e sem "buracos" (plot holes), as palavras pouco importam (é claro que tem que se saber usar sinónimos porque texto repetitivo cansa).

 

Aliás, até pode ser que se esteja a contar uma boa história mas se o autor começar a enrolar com descrições longas que pouco interessam para a mesma acaba por tornar a história numa seca.

 

Não é que a minha novel tenha uma história inteligente. É do tipo love comedy e está tudo dito quanto à inteligência. Mas acho que quem gosta de ver anime ou ler mangas do género love comedy, é capaz de gostar de a ler mesmo aqueles não gostam de ler ln, porque basicamente é uma manga sem imagens e acho que a comédia até está gira e original, uso alguns clichés mas sempre que o faço é porque têm um twist fora do comum (basicamente odeio clichés e histórias que recorrem a fórmulas bem conhecidas).

 

Mas gostava de contar uma história mais adulta e inteligente para a próxima mas como ninguém liga a autores amadores acho mesmo que não estou para me dar ao trabalho. Estou naquela fase em que acho que mesmo que escrevesse uma masterpiece (não é que seja capaz de tal mas mesmo que fosse) não ia a lado nenhum porque não tenho a devida projecção.



---

Desculpem o double post mas o Sadakiyo está muito estranho. Até mudou o avatar para uma imagem estranha. Quem é que lhe roubou a conta? Devolvam-na! :D

 

@ originalmente, só te queria dizer uma coisa que depois acabei por me esquecer. É que se tens uma história para contar, conta-a. Mais atabalhoadamente ou menos, não interessa se a tua história for boa. Se meteres o coração nisso, és capaz de te surpreender com o resultado. Eu nunca pensei que a minha LN se tornasse no que se tornou. Está uma bosta e é impopular, mas ficou 1.000.000 de vezes melhor do que eu pensava ser capaz. Se o meu "eu de agora" fosse ao passado dizer ao meu "eu de outrora", olha tu escreveste isto, esta história saiu da tua cabeça!, eu não acreditava mesmo.

 

É verdade que um curso ajuda imenso e te dá ferramentas, mas a criatividade não se aprende. Se utilizas regras para inventares uma história, acredita, não é original. Deves estar a acabar o 12ºano e a ponderar as tuas hipóteses do futuro. Não te vou dar sugestões, mas não há opções certas ou erradas. Mas se no final do curso quiseres perseguir um sonho diferente, acho que o deves fazer. Se tens uma história, deves começar a pensar nela a sério e escrevê-la em papel ou no word. Escreve apenas os tópicos do enredo. O resumo das cenas que vês na tua cabeça. As deixas importantes. Apesar de eu ter dito anteriormente "que não me apetece dar ao trabalho", na verdade tive imenso prazer enquanto escrevia Clashing Feelings, uma história sobre o que tanto gosto (modéstia à parte, adorei a minha própria história, e tornou-se numa paixão). Quando deres por ti, pode ser que estejas totalmente empenhado no teu livro, e quem corre por gosto não cansa. Escrever uma história é tipo brincar com bonecos ou ser actor. Brincar com as personagens foi espectacular para mim.

 

Só de te conhecer deste-me uma valente ideia para uma nova história (tudo porque pensava que eras um perfeito idiota, daqueles mesmo xungas, sorry). Como ainda estou a trabalhar em Clashing Feelings, vem em muito má altura. Mas talvez escreva um "shoujo" a seguir. Sim, tu deste-me uma ideia para escrever um shoujo! Não estou a brincar, é a sério. Olha, escrevi um pilot para não me esquecer (e está demasiado elaborado para serem notas, mas como é para te mostrar tinha que ter alguma decência):

 

(…)

E eu fiquei embasbacada a olhar para ele. Devia estar com uma cara de parva tão grande que se me visse ao espelho morreria de vergonha. Mas ali estava ele. Aquele rapaz que eu acha um perfeito idiota. Ele. Nem acredito nisto, uma criatura que é do mais brejeiro que existe. Um machista que eu pensava que só era capaz de proferir asneiras. Frases cheias de palavrões, com conteúdo porco. Sim, esse rapaz com a mania que é bom e engraçado. Ele provavelmente não sabe o que acabou de fazer.

 

“O que foi?” – Perguntou-me bruscamente.

 

De volta à realidade, apenas abano vigorosamente a cabeça.

 

“U-un, não é nada.”

 

O meu coração está estranho. Só me apetece é fugir daqui, por isso inventei uma desculpa qualquer.

 

“Ah, bolas! Ainda tenho que ir à biblioteca para devolver um livro.” - Sem esperar por uma resposta dele, ou melhor, sem lhe dar hipótese para tal, desatei a correr.

 

“E está quase a fechar, se não o fizer hoje pago multa. Até amanhã! O-oh…” –  Acenando para trás, quase que tropecei. Cuidado, correr sem olhar para a frente é perigoso idiota, de certeza que foi isto que ele deveria estar a pensar naquele momento enquanto olhava com um misto de espanto e preocupação para mim. Que vergonha, sou tão desajeitada.

 

******

 

Em casa continuo a pensar nele. Nunca percebi o porquê das outras raparigas acharem os “bad boys” tão atractivos. Sempre me fez confusão. Mas quando ele me mostrou uma faceta dele que eu não conhecia, acendeu-se-me uma pequenina chama no meu peito. E não consigo parar de pensar nisto. Sei que não é nada de bom, por isso esforço-me para apagar a maldita chama. Sopro e sopro, com toda a força como se fosse o lobo mau, fuuu, fuuu. Mas a chama, em vez de se apagar, cresce e alastra cada vez mais. Até que já não é uma chama, mas um fogo completamente descontrolado. Um fogo quente no meu coração. Isto não é bom, nada bom.

 

“O que é que eu faço para parar isto?” – Penso com os meus botões.

 

******

 

Mais uma manhã, mais um dia de escola chato. Deveria sê-lo pelo menos, porque hoje algo está diferente. Algo quebrou a minha velha e aborrecida rotina. Como se pela primeira vez na vida estivesse contente por acordar cedo e ir à escola. Era como se caminhasse pela primeira vez neste trajecto que bem conheço. Há algo de errado comigo.

 

“Como é que eu o enfrento quando o vir? Que cara ponho? Digo olá? Não, sei, não sei!”

 

Agora, não me roubem a ideia, tenho imensas ideias para o antes da paixão, o durante e o depois :wub:  (se continuar esta ideia, o mais certo é fazê-lo novamente em Inglês em estilo de script. Manga em Portugal não vai a lado nenhum mas o Inglês limita-me o vocabulário. E se eu soubesse Japonês o suficiente...)

 

Portanto agradeço-te, e se tens ideias escreve-as! Já vi que tens bom Português, por isso és capaz! Ganbatte!

 

PS: E não me venhas com um "demasiado longo, não li" :angry:

PS 2: Desculpem-me o super offtopic.

Editado por Shiratori

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

On-Topic:

Concordo com o @ quando diz isto:

não há opções certas ou erradas. Mas se no final do curso quiseres perseguir um sonho diferente, acho que o deves fazer.

 

Eu também quero ir para o curso do género que há na FLUL, e, embora já tenha lido que é melhor não ir, acho que vou gostar e vou tentar tirar proveito do que o curso conseguir dar. Por isso, se querem ir para um coisa sigam. É claro que é preciso ter atenção vários fatores, mas não vou falar sobre isso.

 

Off-Topic:

Gostei do que li @. Embora ache que já tenha visto coisas parecidas, acho que se fizeres coisas únicas, a história pode ser boa. Eu já há que tempos que ando para escrever algo e até já tenho umas ideias, mas tenho sempre preguiça de escrever no Word. Gosto de escrever em papel, mas depois para passar para o pc é lixado...

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

On-Topic:

Concordo com o @ quando diz isto:

 

 

não há opções certas ou erradas. Mas se no final do curso quiseres perseguir um sonho diferente, acho que o deves fazer.

Eu também quero ir para o curso do género que há na FLUL, e, embora já tenha lido que é melhor não ir, acho que vou gostar e vou tentar tirar proveito do que o curso conseguir dar. Por isso, se querem ir para um coisa sigam. É claro que é preciso ter atenção vários fatores, mas não vou falar sobre isso.

André, como eu disse não quero dar sugestões, porque as opções que tomarem poderão influenciar grandemente o vosso futuro. Mas não se "stressem" muito com isso. Eu quando tive que decidir o meu curso também tive imensas dúvidas. E como sou imbecil, também decidi mais ou menos pelo que gostava e pelas disciplinas em que era melhor. Fui para uma vertente científica e agora o que gostava mesmo era de escrever histórias. Por "pensar cientificamente" é que prefiro escrever texto claro e sucinto sem grandes floreados. Adoro escrever no estilo manga/anime. Ou script para filme. Infelizmente, o nosso país é o que é, e para eu ter alguma hipótese de ver as minhas histórias adaptadas (que é o meu derradeiro sonho) tenho que escrever em Inglês o que me limita um pouco. Daí eu preocupar-me imenso em certificar-me que a história não é uma treta half-baked (vê-se para aí com cada treta, meu deus).

 

Tu até deves escrever em papel os tópicos da tua história mas depois de ter tudo alinhado é melhor escreveres em computador. Eu até prefiro escrever em computador pois detecta logo os erros ortográficos e é mais fácil caso se necessite de refazer alguma parte. E tu ou alguém terá sempre de passar o texto a computador, portanto não vale a pena duplicar trabalho. Se o teu problema é os olhos, eu também odeio os fundos brancos, a primeira coisa a fazer é escolheres uma cor menos agressiva (como fiz na minha LN).

 

 

Off-Topic:

Gostei do que li @. Embora ache que já tenha visto coisas parecidas, acho que se fizeres coisas únicas, a história pode ser boa. Eu já há que tempos que ando para escrever algo e até já tenho umas ideias, mas tenho sempre preguiça de escrever no Word. Gosto de escrever em papel, mas depois para passar para o pc é lixado...

 

Pois, eu vou buscar a minha inspiração básica ao que já está feito e que adorei. Mas sempre com originalidade (odeio regras, quando vejo os autores a fazerem coisas "by the book" perco logo o interesse). No shoujos é sempre dois bishounens e uma loura que anda sempre com hesitações. Eu não faria nada disso. Por exemplo, Clashing Feelings está cheio de "clichés originais" (eu sei da contradição aqui) e farto-me de pensar e acho que nunca vi um anime (ou manga) parecido. Se souberem de alguns parecidos digam-me, que quero vê-los/lê-los.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

 

Nem eu sei... Para que curso queres ir?

Sei lá,estou a 2 meses de me candidatar,mas não sei ainda o que realmente quero fazer.  Direito,depois da experiência que tive este ano com o Direito de 12º,é para esquecer. Curtia de arqueologia,mas depois de andar a ler testemunhos,etc.,fiquei com a noção de que em Portugal,e mesmo fora,também não vale a pena apostar,e o problema não é o dinheiro que se recebe,que até não é mau,mas a falta de estabilidade,há muitos arqueólogos cá e poucas escavações,além de,lá fora,os principais spots que interessam estarem em territórios manhosos,como Egipto e uma data de países árabes sobre conflito,o que faz com que não haja possibilidade de ingressar em qualquer tipo de aventura por lá.

Depois tinha história,mas não me parece uma opção muito viável. Línguas e literatura era bom para aprofundar a escrita e quem sabe escrevesse um par de livros que,com sorte,seriam bestsellers internacionais e não teria de fazer puto para o resto da vida. Mas é complicado.

 

I feel ya. Línguas e Literatura é interessante para mim, tenho é medo das saídas profissionais.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais