MFR

Estudos Asiáticos - Universidade de Lisboa

534 mensagens neste tópico

os resultados das candidaturas saem sempre uns dias antes da data oficial. eu soube numa sexta-feira à meia noite!

cinema asiático nao funciona este ano mas ha-de abrir outra vez, o professor responsavel por essa cadeira e director de outro curso, na volta deve andar cheio de trabalho e com pouco tempo para dispensar a estudos asiaticos. quanto as matriculas, as vossas aulas começam na semana seguinte. nao faz sentido nenhum fazerem a matricula e correrem para as aulas, devem todos começar pelo mesmo pe e ao mesmo tempo. quanto as praxes, na minha opiniao, nao sao grande coisa e nunca te devem tirar as aulas seja porque motivo for, tambem te posso garantir que ninguem te arrasta se nao quiseres ser praxada. quanto ao horario, escolhes o que te apetecer e o que te servir melhor, nao precisas de seguir as regras todas. o que interessa e que no fim tenhas tudo feito consoante as regras que te impoem. ajudei?

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais
quanto aos grupos de opção, não tens de seguir o plano de estudos de forma certa, o que interessa é que no fim do curso tenho as tais 5 de um grupo e 8 do outro grupo.

não sabia disto, mas até me dá bastante jeito essa flexibilidade.

No entanto o facto das cadeiras no horário estarem definidas para 1º ou 2º semestre, implica mesmo que essas cadeiras só funcionarão no semestre indicado, certo?

Indicaram-me na fac. que o Inglês já não é opção como língua este ano, sabem alguma coisa sobre isto?

Que cadeira é Introdução aos Estudos Asiáticos que não está no plano de estudos, na pagina do curso e está nos horários? É propedêutica como Fontes e Métodos e Introd. à Geografia da Ásia?

as vossas aulas começam na semana seguinte. não faz sentido nenhum fazerem a matricula e correrem para as aulas, devem todos começar pelo mesmo pe e ao mesmo tempo.

a mim disseram-me (na fac.) que assim que fosse fazer a matricula e horários, poderia começar logo a ir as aulas... poderia era não haver certas aulas. Acho um pouco despropositado, mas foi o que me disseram...

E também não percebo; se houver numa determinada cadeira alunos do 1º e 3º ano, os do 3º vão estar à espera da semana seguinte para começarem as aulas...?!

Como é que as aulas do 1º ano começam um pouco mais tarde se vão haver cadeiras partilhadas entre vários anos?

Obg pela ajuda, inesfsros

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

a beleza do ensino superior... lol

a cadeira de introduçao aos estudos asiaticos tambem e uma novidade para nos, ninguem sabe bem o que é e creio que ja ha bastantes inscriçoes na cadeira. o bom desta faculdade e que se fazem alteraçoes e ninguem informa ninguem, é o costume. relativamente ao ingles, esta completamente fora dos estudos asiaticos, foi mais uma alteraçao ao curso e ninguem nos informou e lixou a vida a praticamente toda a gente do curso.

quanto as aulas, o 2º e 3º começam dia 19 e tenho quase a certeza que voces começam no principio da semana seguinte. nao se vai das matriculas para as aulas, e ridiculo. o que geralmente acontece é que nos nao temos aulas nessa semana porque esta tudo concentrado nas matriculas da caloirada. nos ainda nao temos informaçao se começamos mesmo na segunda ou na semana seguinte. como isto esta, cheira-me que começamos mesmo na proxima segunda-feira.

pensa que ha gente que entra na segunda fase, ja vao apanhar umas semanas de materias acumuladas, o mesmo pode acontecer com voces mas felizmente sera no maximo uma semana, ou seja, praticamente nada.

nunca te admires com as barbaridades que te possam dizer na FLUL, é o pao nosso de todos os dias... lol

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Obg pelo esclarecimento mais um vez...

No entanto não respondeste a isto:

"No entanto o facto das cadeiras no horário estarem definidas para 1º ou 2º semestre, implica mesmo que essas cadeiras só funcionarão no semestre indicado, certo?"

É só para ter a certeza de como hei-de fazer o esboço para o meu horário...

Já agora, acham que sairei muito prejudicado em termos de vagas, se for tratar das matriculas mais para o meio da semana? Não existe limite de alunos por cadeira?

Calculo que na 2f esteja uma confusão....

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Cadeiras de 1º semestre só mesmo no 1º semestre. O mesmo é válido para o 2º, claro.

Quanto às vagas... depende. O ano passado, por ex., fiz a matrícula numa 3ª feira - as inscrições para o 1º ano começaram numa 2ª -, e houve uma cadeira que já não tinha vagas. Pude-me inscrever mais tarde, pagando uma multa, porque houve malta a anular essa cadeira. Em regra geral, quanto mais cedo melhor.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

@inesfsros obrigada! sinto-me muito menos perdida agora xD

btw, está quase, quase! :$

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Entrei no Curso :D. Até segunda pessoal ;)

Pessoal do curso que queira falar com um caloiro que me mande PM sff xD

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

  Resultado: Colocado

  Instituição: [0704] Universidade de Lisboa - Faculdade de Letras

  Curso: [9914] Estudos Asiáticos

:D

A FLUL tem inscrição online?

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

PARABÉNS! :D

a FLUL so tem inscriçao online a partir da segunda matricula. no primeiro ano a inscriçao é presencial

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

PARABÉNS! :D

a FLUL so tem inscriçao online a partir da segunda matricula. no primeiro ano a inscriçao é presencial

Obrigado.

E sem querer ser chato, desculpa lá o incómodo, mas é na Secretaria a partir de 2ª de manhã, certo?

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Meu deus, dois meses longos de espera x). Obrigado pela vossa ajuda :), agora gostava de conheçer o pessoal caloiro visto que não vou conheçer ninguém na fac xD

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

infelizmente não entrei... aliás, não entrei em nada xD baah.

boa sorte para os que conseguiram entrar :)

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Meu deus, dois meses longos de espera x). Obrigado pela vossa ajuda :), agora gostava de conheçer o pessoal caloiro visto que não vou conheçer ninguém na fac xD

Caloira aqui!!

Parabéns a quem entrou :)

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Pessoal do curso que queira falar com um caloiro que me mande PM sff xD

Caloira-que-também-não-conhece-ninguém presente! ;D

Parabéns a todos os que conseguiram ^^

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Parabéns a todos! :)

A melhor maneira de não vos escaparem as informações mais importantes é consultarem com regularidade o site da FLUL. Tem alguns elementos desactualizados, mas no que diz respeito a prazos, inscrições, calendários, e tudo o mais, as coisas vão aparecendo.

Quando se forem inscrever, a partir de 2ª, não se preocupem, nas inscrições presenciais há lá sempre pessoas que vos ajudam a completar a inscrição, não estão forever alone.

Quanto a cadeiras a que se devem ou não inscrever... para além das obrigatórias, que não têm outro remédio senão fazer, depende demasiado do gosto de cada um. Se estão motivados para algo, pensem pelas vossas cabeças e no que estão dispostos a investir, normalmente quem se aplica acaba o ano sem grandes razões de queixa. Quanto a professores, as opiniões acabam por ser demasiado divididas, portanto não deixem que isso seja um requisito eliminatório... pelo menos enquanto não os conhecerem.

Uma nota importante: vocês podem fazer até 7 cadeiras por semestre, aproveitem esse facto e inscrevam-se em mais cadeiras do que as 5 obrigatórias. O pior que pode acontecer é optarem por não ser avaliados a uma ou outra cadeira, sem prejuízo para a vossa média. Isto permite-vos conhecer melhor os professores, e dá-vos margem de manobra caso queiram desistir de alguma cadeira. Se conseguirem fazer 6 ou mesmo 7 cadeiras num semestre - garanto-vos que não é assim tão difícil quanto isso -, melhor para vocês, podem encarar os anos seguintes de outra maneira. Ah, e como as cadeiras que abrem este ano não quer dizer que abram no próximo, se têm urgência em algo, é de aproveitar...

Mais uma vez, parabéns! :)

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

  • Conteúdo Recomendado:

    • JUCA
      Por JUCA
      PRIMEIRA LIÇÃO. ( Saisho no ressun )
       

       
       
       
       Yó Pessoal! Eu decidi criar este tópico onde sem duvida até ao fim do ano vão aprender japonês.  A ideia é eu colocar aqui, alguns dos vídeos da bela professora Misa, e fazer-vos uma pergunta relativo ao conteúdo. Na semana seguinte coloco a resposta da questão da semana anterior, dou pontos a quem respondeu correctamente e coloco um novo vídeo e uma nova questão. Os videos são em inglês, tentei encontrar com a mesma qualidade em português mas não encontrei. Não procurei exaustivamente, pelas razões mencionadas no vídeo acima. Para um bom acompanhamento destas lições agradeço que tenham o vosso inglês bem estudado e aprendido.
      Vou tentar ser mais assíduo e pontual que os vídeo-podcasts.
      Informo-vos que a partir do momento que este tópico foi criado, todos os membros do fórum Anime Portugal (anime.pt) incluído Mike, passaram a ser, alunos daqui. A vossa participação vai ser registada e conta para a nota.  É sem porcento garantido que vão aprender japonês até ao fim do ano, e podem devolver-me o dinheiro se não ficarem 100% satisfeitos.
       
      Questão 1) A que anime pertence o personagem do gif (imagem antes/por-cima do vídeo)?
       
       
    • Zephirus
      Por Zephirus
      Recentemente, deparei-me com um rapaz aqui no fórum com algumas dúvidas sobre como aprender japonês e sobre uma possível carreira em japonês, como professor ou tradutor. Tentei dar-lhe as melhores dicas. Vou aproveitar algumas coisas que lhe disse, mas recomendo-vos a ler este tópico.
       
      Seja como for, já vi muita gente que quer aprender japonês neste fórum, por alguma razão, este é talvez o único sítio em Portugal que permite às pessoas tirar dúvidas sobre o ensino da língua japonesa em Portugal. Por isso penso que é um tópico mais que bem-vindo - e que já cá fazia falta faz muitos anos.
      Para esclarecer, não sei japonês, mas estou na área de línguas, sou tradutor de profissão, sei um pouco sobre aprender línguas e também já tinha feito alguma pesquisa sobre o assunto, porque considero japonês a próxima língua que quero aprender, depois de acabar com a que estou a aprender agora.
       
      1. Como aprender japonês
       
       
      1.1. Como escolher um professor
       
       
      1.1.1. Professores de Japonês
       
       
      1.1.2. Aprender online
       
       
       1.2. Saídas Profissionais
       
       
      1.3. Cursos de japonês no Ensino Superior
       
       
      1.3.1. Cursos de Japonês para quem está a estudar outras coisas
       
       
      1.3.2. Bolsas para estudar no Japão
       
       
      Queria agradecer à @SeventyFive por me ajudar parcialmente a editar este artigo. Qualquer sugestão ou informação extra, eu adiciono informação aqui, recomendem-me alterações que eu fá-las-ei.
      Muito obrigado por lerem.