MFR

Estudos Asiáticos - Universidade de Lisboa

534 mensagens neste tópico

Entra na segunda fase

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Mas a média nao costuma subir na segunda fase?

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

uma coisa é certa. ca vos esperamos...  ]:D

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Vamos lá ver se a senhora sorte nos abre uma porta, xD

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

uma coisa é certa. ca vos esperamos...  ]:D

Hey, tás no curso?

Eu candidatei me como primeira opção e em principio devo entrar (14.1 média), eu já sei que a professora de jap sucks, sabes se vão abrir cadeiras este ano?

E o horário costuma ser bom?

Thanks

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

este ano lectivo serei finalista, portanto so estudarei com quem entrar em setembro durante um ano (espero eu!). a professora de japones... enfim... vou deixar as aulas dela neste ano, a minha paciencia nao dura tanto tempo. quanto as cadeiras... nao se assustem. isto e so historia, portanto espero que comecem ja a criar habituaçoes relativamente a esse pequeno factor

http://www.fl.ul.pt/servicos/academicos/Inscricoes2011/Horarios1Ciclo_V1.pdf

os horarios variam. os finalistas costumam ser os privilegiados nesse aspecto mas nao me parece muito mau ate agora. atençao que e provisorio e as cadeiras de linguas e outras ainda nao tem horario. em principio devo andar pela faculdade na semana das vossas matriculas para dar apoio, logo se ve

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

este ano lectivo serei finalista, portanto so estudarei com quem entrar em setembro durante um ano (espero eu!). a professora de japones... enfim... vou deixar as aulas dela neste ano, a minha paciencia nao dura tanto tempo. quanto as cadeiras... nao se assustem. isto e so historia, portanto espero que comecem ja a criar habituaçoes relativamente a esse pequeno factor

http://www.fl.ul.pt/servicos/academicos/Inscricoes2011/Horarios1Ciclo_V1.pdf

os horarios variam. os finalistas costumam ser os privilegiados nesse aspecto mas nao me parece muito mau ate agora. atençao que e provisorio e as cadeiras de linguas e outras ainda nao tem horario. em principio devo andar pela faculdade na semana das vossas matriculas para dar apoio, logo se ve

Great, espero ver-te lá então, era uma grande ajuda! :)

PS: Qual é a data das inscrições? 20?

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Acho que é justo dizer, no que diz respeito à prof. de japonês, que a opinião acerca dela é algo diversificada. A turma do 1º ano, que transita agora para o 2º, não tem grandes razões de queixa. Houve quem não gostasse, mas na generalidade a opinião acerca dela é positiva. Por outro lado, as coisas este ano com Chinês não correram tão bem quanto isso, por isso o que te digo é para seguires o que gostas, sempre tendo em atenção que se ficares na tua, fizeres o que tens a fazer e não "mijares fora do penico" as probabilidades das coisas correrem bem aumentam exponencialmente. :P

Vemo-nos por lá!  :chucks:

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Depois de 3 anos de secundário a sonhar com isto vou finalmente entrar no curso! :banana:

A minha média até é pró gordinho, principalmente porque os exames me correram bem, mas nunca se sabe... Pode acontecer alguma coisa e até dia 19 não fico descansada.

Ainda não sei se quero participar nas praxes, mas vou pelo menos experimentar. Para ser sincera, tradição académica nunca me disse grande coisa mas pode ser que acabe por gostar. Nunca se sabe! Alguém me podia dizer o que costumam fazer aos caloiros ou é confidencial até ao dia D? ;)

See ya in September  :acenar:

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

sou a favor da praxe mas nao faço parte da comissao de praxe, portanto nao te sei dizer como as coisas vao funcionar nesse aspecto. o que tenho visto é que a praxe em lisboa funciona mal e muitas vezes em horario de aulas, contribuindo para o desencaminhamento dos caloiros - que nao sou nada a favor. ha-de haver doutores pela faculdade e falarao convosco nessa altura. fora isso, temos um nucleo de estudos asiaticos que infelizmente esta um bocado parado, contamos com a ajuda dos caloiros para pormos aquilo a andar e fazermos actividades!

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Acho que é justo dizer, no que diz respeito à prof. de japonês, que a opinião acerca dela é algo diversificada. A turma do 1º ano, que transita agora para o 2º, não tem grandes razões de queixa. Houve quem não gostasse, mas na generalidade a opinião acerca dela é positiva. Por outro lado, as coisas este ano com Chinês não correram tão bem quanto isso, por isso o que te digo é para seguires o que gostas, sempre tendo em atenção que se ficares na tua, fizeres o que tens a fazer e não "mijares fora do penico" as probabilidades das coisas correrem bem aumentam exponencialmente. :P

Vemo-nos por lá!  :chucks:

I know thanks! :) Eu já decidi há algum tempo as linguas que quero e eu vou me focar mais no chinês deixando o jap para lingua secundária, também já sei que o curso é muito ligado a História o que me agrada, agora o problema é se o curso vai continuar desorganizado como já me disseram que era.

See ya there :bubu:

PS: inesfsros, se entrar conta com o meu apoio! :)

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Têm havido tentativas de melhorar a organização do curso, não sei se aquilo de que EA sofre é desorganização. Depende demasiado da boa vontade de alguns departamentos e, sobretudo, de professores que são aquilo a que se chama de pau para toda a obra, mas pelo menos para quem entra este ano a oferta de disciplinas é porreira, falo por mim que gostei bastante do horário provisório deste ano.

O que aponto de negativo passa pela informação enganosa que é transmitida a quem acede ao site da FLUL e vê a oferta curricular. Algumas daquelas cadeiras nunca abriram nem há perspectivas de alguma vez abrirem, especialmente as línguas.

Podem escolher Chinês, Japonês, Hindi, Árabe, Persa, Turco, Inglês, mas todas as outras línguas que vêem no site não há ninguém que as leccione, logo é para esquecer.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Ui, com essa média é complicado... especialmente porque a média tem subido todos os anos. Mesmo eu duvido que entre, a minha média é apenas 2 décimos superior á do ano passado e é provavel que suba mais que isso... Não sei se a FLUL tem preferência regional, mas se tivere és capaz de te safar por aí, acho...

Agora é ter esperança que as médias nao tenham subido muito, que se entrar será mesmo á rasca.... maldito exame de história :S

Não tenho preferência regional, visto que não sou de Lisboa. Quanto à média, eu acho é que vai descer em relação ao ano passado... sejamos sinceros, os exames não correram lá muito bem à maioria. Posso estar enganada (mas espero que não).

O que me chateia é que se conseguir entrar mesmo, não vou poder ter coreano --' e apesar de ser relativamente boa com algumas línguas, não me estou a ver a conseguir conciliar qualquer outra das línguas disponiveis com japonês, à excepção do inglês... mas coise, logo se vê.

E ainda que esteja com medufo das praxes, espero conseguir ter a oportunidade de as vivenciar como aluna da flul :D

Só posso desejar boa sorte aos outros candidatos ao curso e espero que venhamos a ser colegas :)

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Ui, com essa média é complicado... especialmente porque a média tem subido todos os anos. Mesmo eu duvido que entre, a minha média é apenas 2 décimos superior á do ano passado e é provavel que suba mais que isso... Não sei se a FLUL tem preferência regional, mas se tivere és capaz de te safar por aí, acho...

Agora é ter esperança que as médias nao tenham subido muito, que se entrar será mesmo á rasca.... maldito exame de história :S

Não tenho preferência regional, visto que não sou de Lisboa. Quanto à média, eu acho é que vai descer em relação ao ano passado... sejamos sinceros, os exames não correram lá muito bem à maioria. Posso estar enganada (mas espero que não).

O que me chateia é que se conseguir entrar mesmo, não vou poder ter coreano --' e apesar de ser relativamente boa com algumas línguas, não me estou a ver a conseguir conciliar qualquer outra das línguas disponiveis com japonês, à excepção do inglês... mas coise, logo se vê.

E ainda que esteja com medufo das praxes, espero conseguir ter a oportunidade de as vivenciar como aluna da flul :D

Só posso desejar boa sorte aos outros candidatos ao curso e espero que venhamos a ser colegas :)

Os resultados a História nem foram muito maus... Mas pronto, eu sou um pessimista de nascença, é natural tar a achar que não entro xD. Yap, também me faz espiga não ter coreano, mas isso vou tentar arranjar um curso da língua na área de Lisboa :). Eu vou escolher como principal chinês. A outra, obviamente, japonês, se bem que japonês é mais fácil(se calhar por já estar algo familiarizado com a lingua...)

Quanto ás prazes, estou lá :). Pelo que sei as praxes lá na FLUL até são fixolas :D

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Bem que calculei que haveria um tópico sobre isto neste fórum!

Eu tive como "aluno de Regime Livre" a estudar japonês nos últimos 2 anos, fiz os 3 primeiros níveis e o 4º tive que abandonar a meio, visto que estava a trabalhar na altura numa Agência de Viagens e não deu para conciliar o horário.

Pelo caminho já vi, que está por aqui uma ex colega minha :P

Este ano, consegui voltar a ter horário e portanto, candidatei-me ao curso como 2º Licenciatura (conclui Turismo este ano) veremos se entro ou não.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

faltam uns dias. no sabado ja devem ter noticias! (os resultados saem sempre uns dias antes do previsto).

muitas ansiedades por estes lados? :P

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

faltam uns dias. no sabado ja devem ter noticias! (os resultados saem sempre uns dias antes do previsto).

muitas ansiedades por estes lados? :P

Muita!

Apesar de já ter uma licenciatura, este é O curso que eu gostava mesmo de tirar! Espero mesmo entrar.

Vamos lá ver...

Btw, descobri que fui teu colega no Japonês no último ano, pelo menos :P

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

este ano que passou?

Sim. Não fizeste japonês III e IV?

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

  • Conteúdo Recomendado:

    • JUCA
      Por JUCA
      PRIMEIRA LIÇÃO. ( Saisho no ressun )
       

       
       
       
       Yó Pessoal! Eu decidi criar este tópico onde sem duvida até ao fim do ano vão aprender japonês.  A ideia é eu colocar aqui, alguns dos vídeos da bela professora Misa, e fazer-vos uma pergunta relativo ao conteúdo. Na semana seguinte coloco a resposta da questão da semana anterior, dou pontos a quem respondeu correctamente e coloco um novo vídeo e uma nova questão. Os videos são em inglês, tentei encontrar com a mesma qualidade em português mas não encontrei. Não procurei exaustivamente, pelas razões mencionadas no vídeo acima. Para um bom acompanhamento destas lições agradeço que tenham o vosso inglês bem estudado e aprendido.
      Vou tentar ser mais assíduo e pontual que os vídeo-podcasts.
      Informo-vos que a partir do momento que este tópico foi criado, todos os membros do fórum Anime Portugal (anime.pt) incluído Mike, passaram a ser, alunos daqui. A vossa participação vai ser registada e conta para a nota.  É sem porcento garantido que vão aprender japonês até ao fim do ano, e podem devolver-me o dinheiro se não ficarem 100% satisfeitos.
       
      Questão 1) A que anime pertence o personagem do gif (imagem antes/por-cima do vídeo)?
       
       
    • Zephirus
      Por Zephirus
      Recentemente, deparei-me com um rapaz aqui no fórum com algumas dúvidas sobre como aprender japonês e sobre uma possível carreira em japonês, como professor ou tradutor. Tentei dar-lhe as melhores dicas. Vou aproveitar algumas coisas que lhe disse, mas recomendo-vos a ler este tópico.
       
      Seja como for, já vi muita gente que quer aprender japonês neste fórum, por alguma razão, este é talvez o único sítio em Portugal que permite às pessoas tirar dúvidas sobre o ensino da língua japonesa em Portugal. Por isso penso que é um tópico mais que bem-vindo - e que já cá fazia falta faz muitos anos.
      Para esclarecer, não sei japonês, mas estou na área de línguas, sou tradutor de profissão, sei um pouco sobre aprender línguas e também já tinha feito alguma pesquisa sobre o assunto, porque considero japonês a próxima língua que quero aprender, depois de acabar com a que estou a aprender agora.
       
      1. Como aprender japonês
       
       
      1.1. Como escolher um professor
       
       
      1.1.1. Professores de Japonês
       
       
      1.1.2. Aprender online
       
       
       1.2. Saídas Profissionais
       
       
      1.3. Cursos de japonês no Ensino Superior
       
       
      1.3.1. Cursos de Japonês para quem está a estudar outras coisas
       
       
      1.3.2. Bolsas para estudar no Japão
       
       
      Queria agradecer à @SeventyFive por me ajudar parcialmente a editar este artigo. Qualquer sugestão ou informação extra, eu adiciono informação aqui, recomendem-me alterações que eu fá-las-ei.
      Muito obrigado por lerem.