MFR

Estudos Asiáticos - Universidade de Lisboa

534 mensagens neste tópico

Só a titulo de curiosidade, que saidas tem este curso? certamente ja falaram disso neste forum e peço desculpas desde já pelo off topic  :-[

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

"O Curso abre caminho à empregabilidade dos seus graduados no âmbito de um leque de actividades diversificado e incluindo, entre outras: Organismos estatais e internacionais de cooperação; Actividades económicas, sociais, culturais e pedagógicas; Carreira Diplomática; Assessores e conselheiros culturais de empresas privadas e públicas; Comunicação social; Organizações não governamentais de cooperação."

Retirado de "http://www.fl.ul.pt/processo_bolonha/estudos_asiaticos.htm".

É claro que estas são as saídas "genéricas" que praticamente todos os cursos de humanidades dão acesso, agora a realidade é capaz de ser diferente.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

DianaM achas que quem entrar para estudos asiaticos consegue arranjar emprego no japão? já agora obrigado pela resposta do outro post  ;)

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Primeiro que tudo devo dizer que quando descobri o curso e vi as cadeiras que havia fiquei interessada, o que foi bom porque não estava motivada para ir para a faculdade. Também andei indecisa, mas este foi o curso que me motivou e, na altura, foi o que correspondeu mais ou menos ao que queria aprender: culturas asiáticas e línguas asiaticas. A minha ideia era, depois dos 3 anos, que é muito pouco para aprender uma língua como o chinês ou japonês, especializar-me em tradução, relações culturais... e o futuro logo me dirá mais o quê.

Quando escolhi o curso perguntavam-me "e que saídas tem?" ou "e o que vais fazer depois com esse curso?". A questão é que se fosse a pensar assim não ía para curso nenhum e não saía do lugar. Claro que o curso tem de ser escolhido com ponderação e pode influenciar o nosso futuro, mas conta muito o nosso empenho, responsabilidade, interesse e iniciativa.

Se estão indecisos no curso sobre Ásia que devem escolher... Pessoalmente fiz assim: curso LCO no Minho = muito longe, dão mais importância ao chinês; curso de Leiria = só chinês, e o que queria era japonês também; curso EA de Lisboa = mais acessível, tenho chinês e japonês de forma igual e posso até mudar para outra língua asiática se quiser. E pronto. xD Depois pensei que se não ficasse satisfeita, não gostasse ou surgisse outro interesse, mudava. Claro que há sempre um peso na consciência por ter gasto tanto dinheiro em propinas e transportes, mas cada um leva o seu tempo a descobrir o que precisa no momento.

Apesar dos problemas do curso, gostei do primeiro ano.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Quando escolhi o curso perguntavam-me "e que saídas tem?" ou "e o que vais fazer depois com esse curso?". A questão é que se fosse a pensar assim não ía para curso nenhum e não saía do lugar.

Bem verdade ! Se estivermos à espera de sair da faculdade e ter emprego garantido tínhamos de ir todos para medicina xD

Em principio está decidido e será mesmo EA em Lisboa a minha nova casa. (o que calha bem um vez que posso entrar em Lisboa com Historia o que me dá uma modesta media de 17,5 e se fosse para Braga teria de ser com Português, que é muito menos feliz xD)

Só falta o problema de casa, concorrer às residências sem bolsa é complicado : |

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

DianaM achas que quem entrar para estudos asiaticos consegue arranjar emprego no japão? já agora obrigado pela resposta do outro post  ;)

De nada.

Penso que deverás fazer essa pergunta a alguém aqui do forum que ande em EA, como por exemplo a Ni. Já agora, que tipo de emprego é que gostarias de arranjar no Japão?

Queria também fazer uma perguntinha à Ni: como já fizeste o primeiro ano de EA, podes-me dizer qual é o balanço que fazes do curso?

Obrigada desde já! :)

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Balanço do curso... No geral, gostei. Bem, é melhor por isto de outra forma xD :

Coisas positivas/boas:

- as cadeiras, no geral, foram interessantes. Apesar de terem nomes muito compridos e pomposos, foram um bom meio para iniciar o estudo de história e cultura da Ásia, principalmente coisas referentes à China.

- gostei de chinês, das aulas e da professora. Apesar do receio que tinha (e ainda tenho) de ter de decorar não sei quantos caracteres, o modo como as aulas foram dadas fez-me começar a gostar mais de chinês e a levar as coisas com mais calma, cada coisa a seu tempo. No entanto, e porque sou daquele tipo de pessoa de estudar quando tem teste, gostaria que houvesse mais testes apenas para termos sempre de estudar todas as semanas e não perdermos o ritmo. Claro que também tem de partir de nós a motivação para estudar...

- apesar do que dizem da professora de japonês, e tudo bem que ela pode não ter o perfil para ser professora e não ter as coisas tão bem programadas como a professora de chinês, mas gostei da cadeira de japonês. Aprender japonês é giro, assim como qualquer outra língua mais complicada.

Coisas negativas/más:

- principalmente terem demorado muito tempo a avisarem que a cadeira Introdução às Ciências Sociais não ia abrir e não nos deixarem escolher mais uma cadeira do curso. Fomos obrigados a escolher uma entre três cadeiras disponíveis de outros cursos, ou até deixar uma cadeira por fazer para ficar feita depois, no segundo ou terceiro ano.

- a avaliação ser feita só à base de um teste e exame ou de um trabalho e exame. Só a línguas é que temos dois testes e um exame escrito e oral. Claro que é menos trabalho para nós, mas limita as nossas opções de ter mais elementos de avaliação para melhorar as notas.

Quanto a frequentar o curso e conseguir ter um trabalho no Japão... Isso depende do que quiseres fazer lá, mas também do que fizeres cá. Não tem muito a ver com o curso. Até que ainda não ouvi falar de estágios ou erasmus para o Japão. É pena, mas sempre há os cursos que disponibilizam a China...

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

eu gostava de como o yeah _toast referiu na área da diplomacia ou comunicação entre empresas ou até turismo e tradução,ou então de informatica e electronica mas isso não tem haver com estudos asiaticos xD  de qualquer forma obrigado pelas vossas respostas :)

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Tendo em conta o exame de Português de 2009 (facílimo) e o de 2010 (mais "engenhoso") penso que as médias não vão aumentar muito, se é mesmo que não vão baixar. Alguém tem alguma coisa a dizer acerca disto?

:bubu:

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Fiz o exame em 2009 e quando acabei pensei que ia ser a minha melhor nota ... tive 13,7 >_>

Hoje tive a oportunidade de olhar para o de 2010 e pensei: "nhé, este é ainda mais ranhoso que o do ano passado." Por isso acho que este ano as médias (pelo menos a Português) são capazes de se manter, mas isto das medias também têm haver com as pessoas que concorrem.

Não vão este ano os espertalhões concorrer em massa a EA e a média subir para 16 ou assim xD

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Obrigada pela resposta Ni!

Tenho só mais umas perguntinhas: já sabes quais são as cadeiras que vão abrir para o ano, ou isso é algo que só se sabe mesmo no inicio do ano lectivo? E as cadeiras que estavam abertas este ano, irão manter-se abertas ou podem estar sujeitas a fechar para o ano?

Já agora, estive a ver no site do Instituto Confúcio o programa geral para quem vai à China este Verão. Achas que para o ano que vem (ou nos seguintes), vão voltar a haver viagens, ou vai mesmo acabar este ano? E tenciona ir muita gente? Pergunto isto porque aqueles preços pareceram-me um pouquito caros…

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Já agora, estive a ver no site do Instituto Confúcio o programa geral para quem vai à China este Verão. Achas que para o ano que vem (ou nos seguintes), vão voltar a haver viagens, ou vai mesmo acabar este ano? E tenciona ir muita gente? Pergunto isto porque aqueles preços pareceram-me um pouquito caros…

Onde é que vês isso lá no site ? Não encontro por nada : O

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Acho que devem ter tirado. Eu fui lá há uns tempos e fiz o download do documento "2010 Programa Geral", que detalha todo o programa de quem tenciona ir à China, assim como os preços. Na altura estava logo na primeira página, mas agora de facto também não encontro.

De qualquer maneira, os preços situam-se entre os 1300 e os 1400 euros...  8O por isso é que gostava de saber se há muito gente disposta a ir.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Ó Diabos! não estava à espera que fosse barato, mas 4 dígitos já é um valor upa upa.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Se quiseres consultar a tabela completa de preços assim como o programa geral, ficam aqui os ficheiros que estavam no site do Instituto Confúcio.

Programa Geral

http://www.2shared.com/document/cg9KePlr/2010_PROG_GERAL__P_.html

Preçário

http://www.2shared.com/document/hfC9ZWXm/2010_QUAD.html

Questionário

http://www.2shared.com/document/lnJ6LgrP/Question.html

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

thanks ^^

(não sei se é impressão minha se todos os sites que têm haver com a UL são um bocado ... confusos ?)

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Olá gente! eu andei a escrever noutro topico sobre o mesmo assunto mas aproveitei para dar ca um saltinho ^^'

para quem está interessado em fazer estagios no japao ou estudar la, informaram-me que a embaixada tem alguns cursos interessantes...nunca cheguei a confirmar mas até me disseram que há um com a duraçao de 6 meses só de japones empresarial! e pagam-vos! Tambem havia um para alunos do secundario super giro...3 semanas no Japao com estadia paga. As inscrições eram em fevereiro e os candidatos tinham de fazer algumas provas depois de terem umas mini aulas de japones oferecidas pela embaixada...o problema é q a partida era dia 21 de junho (passada 2ª) e eu nao pude concorrer pq tive exame de historia a nesse dia *sniff* ...

Btw...eu vou para LCO no Minho! tenho a certeza absoluta. E espero bem entrar...tenho media de 17 e pouco mas tenho q saber o resultado dos exames ^^'

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

As unicas bolsas de que sabia eram as para mestrados e coisas do género. És de onde ? (se fores de muito longe de Braga a tua coragem pode inspirar-me xD)

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

pois...mas eu sou do porto xD tenho de ir de comboio...ou melhor, tenho de ir de popo ás 7h da manha buscar o meu namorado a casa (ele tb vai pa uminho se tudo correr bem...mas para linguas e culturas europeias...ele qeria linguas e culturas eslavas mas nao vai abrir este ano D:) se seguida -> estaçao de rio tinto, apanhar o quim e 50minutos depois ja tou em braga! a camioneta da univ apanha-nos na estaçao e la vamos nós :3)

eu acho que apesar da distancia e dificuldades devias msm vir para braga. o curso é optimo, bem planificado, com bons stores e bom ambiente...e arranjas quarto a bom preço se procurares bem! senao tiveres onde ficar por um dia ou dois..vens ca para casa xDDDDD

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

pois : | mas tal como tu estás a 40 km de Braga eu estou a 80 de Lisboa (Caldas da Rainha, que se fazes numa hora de autocarro xD) e tudo indica que a minha namorada irá para a Faculdade de Letra (o que ajuda a decidir 8D) e mesmo arranjando um quarto barato nem posso voltar todas as semanas a casa : S por isso deve ser mesmo Estudos Asiáticos em Lisboa ^^ 

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

  • Conteúdo Recomendado:

    • JUCA
      Por JUCA
      PRIMEIRA LIÇÃO. ( Saisho no ressun )
       

       
       
       
       Yó Pessoal! Eu decidi criar este tópico onde sem duvida até ao fim do ano vão aprender japonês.  A ideia é eu colocar aqui, alguns dos vídeos da bela professora Misa, e fazer-vos uma pergunta relativo ao conteúdo. Na semana seguinte coloco a resposta da questão da semana anterior, dou pontos a quem respondeu correctamente e coloco um novo vídeo e uma nova questão. Os videos são em inglês, tentei encontrar com a mesma qualidade em português mas não encontrei. Não procurei exaustivamente, pelas razões mencionadas no vídeo acima. Para um bom acompanhamento destas lições agradeço que tenham o vosso inglês bem estudado e aprendido.
      Vou tentar ser mais assíduo e pontual que os vídeo-podcasts.
      Informo-vos que a partir do momento que este tópico foi criado, todos os membros do fórum Anime Portugal (anime.pt) incluído Mike, passaram a ser, alunos daqui. A vossa participação vai ser registada e conta para a nota.  É sem porcento garantido que vão aprender japonês até ao fim do ano, e podem devolver-me o dinheiro se não ficarem 100% satisfeitos.
       
      Questão 1) A que anime pertence o personagem do gif (imagem antes/por-cima do vídeo)?
       
       
    • Zephirus
      Por Zephirus
      Recentemente, deparei-me com um rapaz aqui no fórum com algumas dúvidas sobre como aprender japonês e sobre uma possível carreira em japonês, como professor ou tradutor. Tentei dar-lhe as melhores dicas. Vou aproveitar algumas coisas que lhe disse, mas recomendo-vos a ler este tópico.
       
      Seja como for, já vi muita gente que quer aprender japonês neste fórum, por alguma razão, este é talvez o único sítio em Portugal que permite às pessoas tirar dúvidas sobre o ensino da língua japonesa em Portugal. Por isso penso que é um tópico mais que bem-vindo - e que já cá fazia falta faz muitos anos.
      Para esclarecer, não sei japonês, mas estou na área de línguas, sou tradutor de profissão, sei um pouco sobre aprender línguas e também já tinha feito alguma pesquisa sobre o assunto, porque considero japonês a próxima língua que quero aprender, depois de acabar com a que estou a aprender agora.
       
      1. Como aprender japonês
       
       
      1.1. Como escolher um professor
       
       
      1.1.1. Professores de Japonês
       
       
      1.1.2. Aprender online
       
       
       1.2. Saídas Profissionais
       
       
      1.3. Cursos de japonês no Ensino Superior
       
       
      1.3.1. Cursos de Japonês para quem está a estudar outras coisas
       
       
      1.3.2. Bolsas para estudar no Japão
       
       
      Queria agradecer à @SeventyFive por me ajudar parcialmente a editar este artigo. Qualquer sugestão ou informação extra, eu adiciono informação aqui, recomendem-me alterações que eu fá-las-ei.
      Muito obrigado por lerem.