MFR

Estudos Asiáticos - Universidade de Lisboa

534 mensagens neste tópico

aqui a questao nao e o facto dos codigos serem diferentes, e o facto de EU achar que praxar sem estar vestido a rigor e desrespeito a praxe em si, antes de ser ao codigo de praxe. eu sei perfeitamente o que e o traje e garanto-te que braga e bem mais quente e toda a gente praxa debaixo daquele calor.

estou farta de ver doutoras mal trajadas pela faculdade fora, e sim ha quem aguente mais calor do que lisboa. e das cidades mais amenas que conheço.

creio que, hoje em dia, o traje e para ser envergado e nao haver distinçao entre as pessoas - especialmente entre as classes sociais  - isso nao vem nos codigos de praxe, para mim e senso comum.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

rapariga, ha logo distinçao nas pessoas mal pegues na capa de cada um, pois 1s tem emblemas e outros n.

e e assim o traje foi feito, sim senhora para que n houvesse distinçao social, mas la ta e so em relaçao ao "fato" em si, pois o k vem "a parte" ja destingue logo 1a pessoa. eu no meu caso prefiro gastar o meu dinheiro em tinta pro cabelo do que em emblemas pra capa, enkt k outras pessoas preferem gastar o mm dinheiro k eu gasto em tinta pra esses tais emblemas, enkt k ainda ha akeles k nem esse dinheiro tem entao n poem emblemas na capa. agora diz-m tu como e k consegues n fazes distinçao social com isto.

e pra ja esse teu ultimo paragrafo esta atrasado 1as boas decadas, pois o traje foi criado com esse intuito e era usado por tds os estudantes e n 1 punhado deles e podias ir as aulas trajada k n eras logo "fuzilada" pelos profs com bokinhas em relaçao as praxes, a vida academica e as pessoas k andam trajadas (praxantes ou n)

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

nunca todos os estudantes, como dizes, vestiram o traje. alias, e mal visto da minha mae pela minha ascendencia fora! ha diferentes perspectivas. pessoas que passaram pelo estado novo consideram o traje uma farda, assim como se usava bata branca no liceu.

sabes que isto durante e depois do estado novo mudou um bocado as coisas.

quanto aos professores e outra historia que nada tem a ver com o traje ou com a praxe.

peço desculpa, mas quem tem dinheiro para comprar o traje, tem dinheiro para comprar os emblemas basicos, nao e mais um punhado de euros que vai fazer a diferença. alias, que piada tem encher logo a capa de emblemas? sao presentes deste e daquele ao longo da vida academica..

quem chumba - compra a capa

acho que te feri o orgulho, mas de facto nao vejo grande amor a tradiçao academica - o que é normal! - a universidade tem muito mais tempo do que a do minho, logo e normal que a tradiçao se perca

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

peço desculpa, mas quem tem dinheiro para comprar o traje, tem dinheiro para comprar os emblemas basicos, nao e mais um punhado de euros que vai fazer a diferença. alias, que piada tem encher logo a capa de emblemas? sao presentes deste e daquele ao longo da vida academica..

ora ai esta + 1a prova de k n sabes do k estas a falar, kem traja pla 1ª x so pode usar os 9 emblemas obrigatorios, so no 2º ano de traje e k podes por tds os emblemas k kiseres, com o maximo de 33 contando com o de finalista.

e pra ja eu tenho doutoras k so tiveram € pra comprar mm o traje pois preferem gastar o pouco dinheiro k recebem de bolsa pra comerem.

quem chumba - compra a capa

dsc n percebi essa. devem ser diferenças de tradiçao de fac pra fac.

acho que te feri o orgulho, mas de facto nao vejo grande amor a tradiçao academica - o que é normal! - a universidade tem muito mais tempo do que a do minho, logo e normal que a tradiçao se perca

n e 1a kestao de orgulho ferido, e 1a kestao de k tas a comparar tradiçoes de facs diferentes, sem contar k a tradiçao academica no norte e mt + forte k no centro e no sul. e caso n saibas a nossa fac e a "sede" do MATA, k durante mts anos andou caido nas praxes a procurar kk desculpa pra acabar com a tradiçao academica na FLUL, dai teros suavisado mt + as coisas, e tb darmos preferencia aos tempos em k estamos e k nem tds as pessoas k kerem praxar sao iguais 1as as outras e la por n serem iguais n ker dizer k tenham menos espirito academico k as outras pessoas.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

caso nao tenhas lido bem, eu escrevi "emblemas basicos", creio que nao preciso de explicar. eu vejo emblemas a venda a 4 euros, mais ou menos, que na minha calculadora sao 36 euros - para muita gente  e uma ou duas noites de alcool.

que sao duas instituiçoes academicas eu sei bem, viu-se assim que meti os pes na fac. de letras! eu nao estou contra o codigo de praxe e nem posso, ainda nao o li. nao estou a comprar, estou a dar a MINHA opiniao, ha coisas absurdas que nao concordo no codigo de praxe la de cima. mas agora que sei onde o consigo arranjar, trato disso ja amanha!

essas coisas anti praxe e qualquer coisa. so se mete na praxe quem quer, ninguem e obrigado a nada. como disse antes, os abusos sao um assunto diferente e infelizmente sao usados como desculpa para acabar com isto.

uma coisa e certa, nao acabara - sera feita underground.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

emblemas a 4 € devem ser feitos de ouro, lol  :Blue tontinho: eu so dava esse € por 1 emblema feito por encomenda e mm assimtinha k esgotar tdas as minhas opçoes de encontrar + barato.

eu percebo o k tu keres dizer com o preço dos emblemas e k so tas a falar dos "obrigatorios", mas dk eu falo destas pessoas com bolsa sao pessoas k vao comer a cantina pois e onde e + barato, ptt n tem mm € pros emblemas.

entao kd o tiveres lido e kiseres discutir as tuas ideias procura por 1a rapariga loira de cabelo curto k vai tar nas tuas aulas de geo e politica (s tiveres politica) sou eu, pois creio k n haja + nng loiro de cabelo curto do 1º ano.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Vou ser sincero... quem faz praches a quem nao quer, tipo amandar ovos a quem vai entrar nessa mitra de escola portuguesa já sao loosers e espero que tenham um tratamento bem pior.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

ninguem é obrigado a ir ás praxes. se vao aguentem-se. se nao querem ser praxados vao ás aulas mas se vao depois nao se queixem.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Vou ser sincero... quem faz praches a quem nao quer, tipo amandar ovos a quem vai entrar nessa mitra de escola portuguesa já sao loosers e espero que tenham um tratamento bem pior.

aki nng e praxado contra a sua vontade a partir do momento em k disserem k n o kerem ser. e essa coisa de atirar ovos nnc foi feito ca na faculdade, desde k entrei. e esse tp de praxes sao feitas no secundario. e pra ja kem es tu pra tares a falar s nem o 12º completaste.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Vou ser sincero... quem faz praches a quem nao quer, tipo amandar ovos a quem vai entrar nessa mitra de escola portuguesa já sao loosers e espero que tenham um tratamento bem pior.

aki nng e praxado contra a sua vontade a partir do momento em k disserem k n o kerem ser. e essa coisa de atirar ovos nnc foi feito ca na faculdade, desde k entrei. e esse tp de praxes sao feitas no secundario. e pra ja kem es tu pra tares a falar s nem o 12º completaste.

Bem, o rapaz pode falar como ele quiser, eu ainda não trabalho e acho mau o trabalho infantil e horários prolongados e coisas assim...

Lá porque ele tem visão ampla para a idade, nem todos tem que passar por experiência para saber o que é bom e o que é mau.

Uma cena devo dizer, praxes em Portugal é mesmo de loosers, no estrangeiro uma praxe é por argolas com flores ao pescoço dos caloiros e arranjar lhe umas gajas boas para dançar, enquanto cá e po-los todos juntos e mergulharem ai nas fontes para baptizar. LOL não faz sentido nenhum..

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

*A praxe. É singular. Pessoal que praxa sem saber isto? éleóhéle.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

alguém que teja no curso sabe-me dizer se alguem desistiu do primeiro ano?

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

como assim, este ano ou o ano passado?

este ano da turma de 2º ano 2as alunas pediram transferencia de curso e o ano passado 1a simplesmente deixou de aparecer.

este ano axo k ainda e mt cedo pra dizer s alguem desistiu, a n ser k tenha conseguido entrar na sua 1ª opçao na 2ª fase. pois o normal e o ppl mudar de curso no 2º ano, pk ja tens +/- 1 feel de como e k e o curso.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Hey! eu estou interessada no curso, mas ainda não me decidi estou entre Antropologia na Nova e este, sinceramente ainda não houve ninguém que me dissesse que o curso ou a universidade fosse boa em termos de ensino, se entrasse para os estudos asiáticos gostava de ter coreano como língua C mas não sei se irão abrir -.-', se não abrir a cadeira terei de tirar o curso livre de coreano na nova.

anyway... gostava mesmo de saber como é o curso em si (como são as cadeiras e os professores xD)

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

as cadeiras plo k vis abrem e fecham a cada ano k passa. nos o ano passado tinhamos literatura de viagem e historia do indico, ambas fecharam, mas no entanto este ano abriram, pralem das cadeiras para o 2º ano k tb podem ser tiradas pelos do 1º ano, novas cadeiras de linguas, mas o coreano continua sem abrir (tb era 1a das linguas k eu gostava de tirar).

em relaçao aos stores a situaçao e a seguinte:

- geografia - e lixado a dar as notas e bue, mas mm bue exigente.

- chines - e 1a kerida, trata os alunos como criancinhas de 5 anos mas ao menos consegues aprender as coisas como deve de ser.

- japones - e 1a merda. ela n e prof de japones, por isso ensina as aulas com frases feitas, n ha kk tipo de manual auxiliar, n da gramatica nenhuma, mas da 5 kg de vocabulario por aula (ficas + bem servida com o jap da nova).

- politica - e 1a personagem mt estranha mt dificil de descrever, so ver pra crer.

- historia das cultiras da china - e fixe. explica bem a materia e segundo o k alguns dizem/suspeitam e mt exigente nos trabalhos e testes.

- hindi - n posso comentar pk de momento ainda n ha e tb n tenho essa disciplina. 1a das minhas colegas k aki estao k tenham hindi k s pronunciem.

- arabe - segundo o k disseram e 1a merda.

- persa - n fasso a minima

- turco - tb n fasso a minima e axo k ainda n ha.

- cinematografias da asia - o senhor e estranho mas e fixe e mt acessivel.

proximo semestre a cadeiras novas com profs k n conheço, ptt s kiseres kd começar o proximo semestre posso voltar a fazer 1a listinha com esses novos profs.

espero k isto te tenha ajudado em alguma coisa, caso queiras saber mais algumas infos pergunta.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Queria só acrescentar que de momento ainda não me arrependi de ter escolhido este curso.

E que agora temos apresentações orais para fazer em Fontes because the teacher got butthurt :D

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Eu até tenho gostado do curso. Só tenho razões de queixa da disciplina de Fontes e Métodos porque... ainda não percebi o que estamos a fazer. xD Mas bem, é o início e se essa cadeira existe e é obrigatória é porque é útil e importante.

Quanto ao facto do prof dessa cadeira ter dito que queria apresentações orais: não levei a sério (se calhar devia tê-lo feito... xD). Que temos um trabalho, temos: comparar obras ou algo do género. Mas não sabemos que trabalho ele quer para sermos nós a dar as aulas.

Enfim... Se for pequenos trabalhos como a IGA, então tudo bem... penso eu. xD 

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Obrigada pela info, eu quase de certeza que vou para este curso, já era para ter entrado este ano mas pronto uma certa disciplina não me deixou xD

eu de disciplinas já tenho mais ou menos em mente as que escolher, de línguas queria fazer mesmo japonês, chinês e coreano. se coreano não abrir faço inglês (já tenho saudades de ter inglês), não vou escolher de certo disciplinas ligadas aos turcos ou aos arabes xD. Quero estar mais ligada à Coreia, ao Japão e à China (um fascíniozito meu xD).

uma pergunta que não tem lá muito a ver com este assunto, à cerca dos padrinhos e madrinhas pode ser alguém que não esteja no mesmo curso que eu? por exemplo eu conheço uma rapariga de História de Artes ela pode ser minha madrinha?

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Se o Veterano Telmo te ouve a planear madrinhas sem autorizaçao...  ::)

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

^ lol, eu ainda sou novata nestas coisas. Mas se não se pode por mim tudo bem, é me indiferente até se for uma pessoa que eu não conheço melhor (fico a conhecer mais alguém xD)

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

  • Conteúdo Recomendado:

    • JUCA
      Por JUCA
      PRIMEIRA LIÇÃO. ( Saisho no ressun )
       

       
       
       
       Yó Pessoal! Eu decidi criar este tópico onde sem duvida até ao fim do ano vão aprender japonês.  A ideia é eu colocar aqui, alguns dos vídeos da bela professora Misa, e fazer-vos uma pergunta relativo ao conteúdo. Na semana seguinte coloco a resposta da questão da semana anterior, dou pontos a quem respondeu correctamente e coloco um novo vídeo e uma nova questão. Os videos são em inglês, tentei encontrar com a mesma qualidade em português mas não encontrei. Não procurei exaustivamente, pelas razões mencionadas no vídeo acima. Para um bom acompanhamento destas lições agradeço que tenham o vosso inglês bem estudado e aprendido.
      Vou tentar ser mais assíduo e pontual que os vídeo-podcasts.
      Informo-vos que a partir do momento que este tópico foi criado, todos os membros do fórum Anime Portugal (anime.pt) incluído Mike, passaram a ser, alunos daqui. A vossa participação vai ser registada e conta para a nota.  É sem porcento garantido que vão aprender japonês até ao fim do ano, e podem devolver-me o dinheiro se não ficarem 100% satisfeitos.
       
      Questão 1) A que anime pertence o personagem do gif (imagem antes/por-cima do vídeo)?
       
       
    • Zephirus
      Por Zephirus
      Recentemente, deparei-me com um rapaz aqui no fórum com algumas dúvidas sobre como aprender japonês e sobre uma possível carreira em japonês, como professor ou tradutor. Tentei dar-lhe as melhores dicas. Vou aproveitar algumas coisas que lhe disse, mas recomendo-vos a ler este tópico.
       
      Seja como for, já vi muita gente que quer aprender japonês neste fórum, por alguma razão, este é talvez o único sítio em Portugal que permite às pessoas tirar dúvidas sobre o ensino da língua japonesa em Portugal. Por isso penso que é um tópico mais que bem-vindo - e que já cá fazia falta faz muitos anos.
      Para esclarecer, não sei japonês, mas estou na área de línguas, sou tradutor de profissão, sei um pouco sobre aprender línguas e também já tinha feito alguma pesquisa sobre o assunto, porque considero japonês a próxima língua que quero aprender, depois de acabar com a que estou a aprender agora.
       
      1. Como aprender japonês
       
       
      1.1. Como escolher um professor
       
       
      1.1.1. Professores de Japonês
       
       
      1.1.2. Aprender online
       
       
       1.2. Saídas Profissionais
       
       
      1.3. Cursos de japonês no Ensino Superior
       
       
      1.3.1. Cursos de Japonês para quem está a estudar outras coisas
       
       
      1.3.2. Bolsas para estudar no Japão
       
       
      Queria agradecer à @SeventyFive por me ajudar parcialmente a editar este artigo. Qualquer sugestão ou informação extra, eu adiciono informação aqui, recomendem-me alterações que eu fá-las-ei.
      Muito obrigado por lerem.