MFR

Estudos Asiáticos - Universidade de Lisboa

534 mensagens neste tópico

pois..eu compreendo. ainda mais com a namorada lá! tambem nao tinha coragem *hugs bf*

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Obrigada pela resposta Ni!

Tenho só mais umas perguntinhas: já sabes quais são as cadeiras que vão abrir para o ano, ou isso é algo que só se sabe mesmo no inicio do ano lectivo? E as cadeiras que estavam abertas este ano, irão manter-se abertas ou podem estar sujeitas a fechar para o ano?

Já agora, estive a ver no site do Instituto Confúcio o programa geral para quem vai à China este Verão. Achas que para o ano que vem (ou nos seguintes), vão voltar a haver viagens, ou vai mesmo acabar este ano? E tenciona ir muita gente? Pergunto isto porque aqueles preços pareceram-me um pouquito caros…

Já me disseram que as cadeiras disponíveis do curso estão no placard de Estudos Asiáticos na faculdade (fica no lado direito da porta do Departamento de História). Nao sei se são só as cadeiras para o 2º e 3º ano, ou se também estão as do 1º. Ainda tenho de lá ir ver isso.

Sei que houve bolsas para estudar na China o ano passado. Este ano também há e vão, que eu saiba, 2 pessoas para ficar lá um ano lectivo. Quanto aos cursos de Verão, não sei se houve o ano passado. Este ano há, mas também só sei de uma pessoa que vai. Mas penso que deverá ir mais gente... Quanto a este assunto, não sou a melhor pessoa do curso para falar. Ando mal informada relativamente ao número de pessoas que se inscreveu e vai...

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Bem, Estudos Asiáticos na FLUL vai ser um dos cursos aos quais me irei candidatar este ano. Mas vai ser a minha segunda opção, portanto, vamos lá ver onde fico :)

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Quem vai para este curso este ano e tem de arranjar casa ? ninguém quer partilhar ? xD

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

O dia do início das candidaturas aproxima-se, afinal quem vai escolher EA como 1ª opção? :)

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Uma pergunta : a cadeira de Cinematografias na Ásia abriu ou vai abrir ?

(p.s- ou se souberem de mais algumas cadeiras que abriram/vão abrir digam.)

Já agora por aqui não anda ninguém em línguas e culturas orientais ? é que tenho medo do curso da flul, mas o meu exame de português é vergonhoso e fico com media de 15 quando a média de entrada em Braga é de 14 xD

yeah toast, a cadeira de cinematografias está aberta sim, mas não é facil![br]

Mensagem unida a: 11-07-2010, 13:33:59


yuki pestana, por muito boas que as nossas intençoes sejam para ajudar-te no chines, precisas de alguem competente para dominares a fonetica. believe me, ja estou nisto ha uns anitos. aprendes muito em casa, mas sozinho nao e o suficiente

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

O dia do início das candidaturas aproxima-se, afinal quem vai escolher EA como 1ª opção? :)

Eu vou

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

É oficial:  vou concorrer a Estudos Asiáticos este ano!

Se houver por aqui alguém informado poderiam esclarecer-me um pouco?

- Acham que este ano a média vai subir (o ano passado estava em 129.5)?

- Quais as linguas que vão abrir turma no próximo ano (têm alguma ideia)?

- Para aqueles que se vão candidatar, quais as vossas linguas e cadeiras de eleição?

Está aqui a lista das cadeiras que vão estar disponiveis no próximo ano lectivo: http://www.fl.ul.pt/processo_bolonha/estudos_asiaticos_info.htm (com asterisco)

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

a todos os candidatos a caloiros de estudos asiaticos, boa sorte!! :)

cá vos esperamos no proximo ano lectivo!

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

É oficial:  vou concorrer a Estudos Asiáticos este ano!

Se houver por aqui alguém informado poderiam esclarecer-me um pouco?

- Acham que este ano a média vai subir (o ano passado estava em 129.5)?

- Quais as linguas que vão abrir turma no próximo ano (têm alguma ideia)?

- Para aqueles que se vão candidatar, quais as vossas linguas e cadeiras de eleição?

Está aqui a lista das cadeiras que vão estar disponiveis no próximo ano lectivo: http://www.fl.ul.pt/processo_bolonha/estudos_asiaticos_info.htm (com asterisco)

Eu também me vou candidatar a EA em primeira opção.

Quanto à média não sei se vai subir muito, acredito que possa subir um pouco como consequência do aumento da procura, mas desde que não suba drasticamente penso que conseguirei entrar. Os exames de Português, em geral, não foram famosos, mas os de História consta que foram razoáveis.

Não faço ideia de que línguas ou cadeiras vão abrir, segundo percebi essa lista na prática não funciona assim, mas se tudo for como no ano lectivo passado, o meu interesse vai para o Japonês e o Chinês, assim como disciplinas mais relacionadas com esses países.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Mais ninguém?  :banana:

btw, inesfsros, muito obrigado :)

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

os caloiros hao-de aparecer. nem todos frequentam foruns

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Pensei que isso fosse pré-requisito. :P

Fora de brincadeiras, fiquei admirado com o nº de candidatos do ano passado e torço para que este ano seja um número semelhante, não vá acontecer o mesmo que a Estudos Eslavos e o curso desapareça do mapa, o que implicaria que os responsáveis "cagassem" para quem lá está a ser formado, como é usual.

Outro aparte, espero que se continue a falar - e se passe à acção, pois claro - acerca de mestrados nesta área. Tive a procurar outras opções e não são muito satisfatórias... há um mestrado na Universidade Aberta (que não me inspira grande confiança) e um mestrado na FLUL de História, em que aparentemente é possível escolher uma especialização em História da Ásia.

Os veteranos saberão de alguma coisa ou por agora continua tudo em águas de bacalhau?

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Penso que ainda vai demorar um ano ou dois até se lembrarem de fazer algum mestrado para este curso. Talvez a UMinho já tenha algo.

É um curso que vai ter grande saída... daqui a uns anos. Mas que no estrangeiro será valorizado.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Eu estou bastante interessada neste curso. Estou sinceramente dividida entre Tradução e Estudos Asiáticos. Gostaria de saber se nesta universidade, caso escolher tradução, existe o Japonês como disciplina extra curricular? Será que existe essa opção?

Agora também existe a possibilidade de combinar a lingua inglesa com uma lingua oriental (confirmei com a secretaria, a primeira vez disseram que não, já a segunda disseram que sim) Não fiquei lá muito impressionada com o secretariado. Alguém sabe se realmente é possivel ou se não?

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

No site da FLUL há a indicação de que existem Cursos Livres, sendo um deles de Japonês. Ou seja, sim, aparentemente é possível tirares Tradução e poderes ter aulas de Japonês na faculdade, embora desconheça se ficas sujeita a uma propina extra, pois há cursos pagos e outros gratuitos (no site diz que é gratuito para estudantes da FLUL... mas essa info é de 2008/09).

Quanto à segunda informação, tendo em conta novamente o site do curso, sim, é possível estudar inglês, embora não perceba bem a lógica... ou melhor, percebo, mas pessoalmente acho um desperdício.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Estudar Chines pra que? os milhares de kanjis no Japones nao chega? ou sera que nao tems muitos hobbies e ficas assim com tanto tempo livre?  :o  (no offense meant, just curious...)

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Epá, não sei, de facto para que interessa o Chinês? Possivelmente apenas para entenderes o que os chineses comentam sobre ti quando passeias nas suas lojas e restaurantes, de resto não estou a ver para que é que serve aprender Chinês. É como perguntar "para quê aprender Português se já sabes Romeno?", mas com a diferença de que a Roménia é o ânus da Europa, enquanto a China é uma das maiores potências mundiais e uma economia cada vez mais emergente. Mas ya, agora que já me cansei do aeromodelismo e da numismática, acho que vou aprender Chinês...

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Hum... consigo ver o sentido de aprenderes chines, tems mais alguma area que estudas alem de linguas? pois acho que isso tudo ja da muito trabalho xD

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

  • Conteúdo Recomendado:

    • JUCA
      Por JUCA
      PRIMEIRA LIÇÃO. ( Saisho no ressun )
       

       
       
       
       Yó Pessoal! Eu decidi criar este tópico onde sem duvida até ao fim do ano vão aprender japonês.  A ideia é eu colocar aqui, alguns dos vídeos da bela professora Misa, e fazer-vos uma pergunta relativo ao conteúdo. Na semana seguinte coloco a resposta da questão da semana anterior, dou pontos a quem respondeu correctamente e coloco um novo vídeo e uma nova questão. Os videos são em inglês, tentei encontrar com a mesma qualidade em português mas não encontrei. Não procurei exaustivamente, pelas razões mencionadas no vídeo acima. Para um bom acompanhamento destas lições agradeço que tenham o vosso inglês bem estudado e aprendido.
      Vou tentar ser mais assíduo e pontual que os vídeo-podcasts.
      Informo-vos que a partir do momento que este tópico foi criado, todos os membros do fórum Anime Portugal (anime.pt) incluído Mike, passaram a ser, alunos daqui. A vossa participação vai ser registada e conta para a nota.  É sem porcento garantido que vão aprender japonês até ao fim do ano, e podem devolver-me o dinheiro se não ficarem 100% satisfeitos.
       
      Questão 1) A que anime pertence o personagem do gif (imagem antes/por-cima do vídeo)?
       
       
    • Zephirus
      Por Zephirus
      Recentemente, deparei-me com um rapaz aqui no fórum com algumas dúvidas sobre como aprender japonês e sobre uma possível carreira em japonês, como professor ou tradutor. Tentei dar-lhe as melhores dicas. Vou aproveitar algumas coisas que lhe disse, mas recomendo-vos a ler este tópico.
       
      Seja como for, já vi muita gente que quer aprender japonês neste fórum, por alguma razão, este é talvez o único sítio em Portugal que permite às pessoas tirar dúvidas sobre o ensino da língua japonesa em Portugal. Por isso penso que é um tópico mais que bem-vindo - e que já cá fazia falta faz muitos anos.
      Para esclarecer, não sei japonês, mas estou na área de línguas, sou tradutor de profissão, sei um pouco sobre aprender línguas e também já tinha feito alguma pesquisa sobre o assunto, porque considero japonês a próxima língua que quero aprender, depois de acabar com a que estou a aprender agora.
       
      1. Como aprender japonês
       
       
      1.1. Como escolher um professor
       
       
      1.1.1. Professores de Japonês
       
       
      1.1.2. Aprender online
       
       
       1.2. Saídas Profissionais
       
       
      1.3. Cursos de japonês no Ensino Superior
       
       
      1.3.1. Cursos de Japonês para quem está a estudar outras coisas
       
       
      1.3.2. Bolsas para estudar no Japão
       
       
      Queria agradecer à @SeventyFive por me ajudar parcialmente a editar este artigo. Qualquer sugestão ou informação extra, eu adiciono informação aqui, recomendem-me alterações que eu fá-las-ei.
      Muito obrigado por lerem.