Zephirus

sugestão
Como fazer o AniPT popular again

307 mensagens neste tópico

@@kimanii tipo a tua ideia é muito fixe, promover jogatinas de alguma coisa, mas já que estamos numa de promover jogos, porque não jogos japoneses, tipo Persona, Bayonetta, etc, etc, afinal ser se otaku não é só gostar de anime e manga, também é jogos. Uma coisa que seria fixe mas não sei seria muito legal seria termos uma equipa a produzir patch linguísticos para visual novels, assim um gajo comprava uma visual novel e vinha aqui buscar o patch para a ter em Português, não vejo muita gente a fazer isso, aliás não vejo ninguém.

1 membro gostou disto!

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem

como user que perdeu interesse no anime.pt embora esteja sempre online eis o que acho que são os problemas:

 

1º - pouco espírito de comunidade. Embora quem já se conhece há algum tempo mantenha essas amizades os novos users não têm um ambiente para estabelecer esses laços. Lembro me que quando entrei em 2012 era eu que muitas vezes ia procurar pessoas ou mandava mensagens a outros users novos para conhecer pessoal.

 

2º- tirando em alguns jogos e animes/ mangas recentes ou airing não há praticamente atividade nos posts 

 

3º - trolls mas isso sinceramente há sempre e aprende-se a ignorar tais pessoas

 

 

não sei se isto foi útil para alguém ou se concordam comigo mas de qualquer das formas não tenho soluções  e quanto a apostar nas redes  sociais acho que o problema se iria manter quanto muito tornava-se momentaneamente popular mas depressa se voltava a esta situação. 

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem

como user que perdeu interesse no anime.pt embora esteja sempre online eis o que acho que são os problemas:

 

1º - pouco espírito de comunidade. Embora quem já se conhece há algum tempo mantenha essas amizades os novos users não têm um ambiente para estabelecer esses laços. Lembro me que quando entrei em 2012 era eu que muitas vezes ia procurar pessoas ou mandava mensagens a outros users novos para conhecer pessoal.

 

2º- tirando em alguns jogos e animes/ mangas recentes ou airing não há praticamente atividade nos posts 

 

3º - trolls mas isso sinceramente há sempre e aprende-se a ignorar tais pessoas

 

 

não sei se isto foi útil para alguém ou se concordam comigo mas de qualquer das formas não tenho soluções  e quanto a apostar nas redes  sociais acho que o problema se iria manter quanto muito tornava-se momentaneamente popular mas depressa se voltava a esta situação. 

 

Quanto aos teus 3 posts, eu ja tinha falado nos 3 mas de maneira diferente, mas obrigado por pores isso de forma sucinta o que eu tinha dito a esse respeito, quanto às redes sociais, tu terias uma actividade no site exponencial à tua própria actividade, no caso do facebook tu irias ter que pagar mesmo, o fb conseguiu um lugar muito especial enquanto rede social, mas também é muito cabrãozinho, e irias ter que pagar mesmo, o veritassium fez um video muito bom sobre isso, senão me engano é o que te vou postar:

 

 

Vê só, ele compara o facebook à google e a diferença é grande.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem

Estou inscrito neste forum desde 2008 e tenho pena do estado em que isto está, nunca fui o utilizador mais assiduo mas lembro-me do animept como uma comunidade mais ou menos funcional com membros com opiniões interessante com o troll ocasional. Mas do que tenho visto nos ultimos tempos isto vai de mal a pior coisas que antes faziam com que users fossem banidos no dia passam impunes sem repercussoes nenhumas. O principal problema do animept é a falta de uma equipa com disponibilidade para atualizar o site principal e de moderadores para manter um ambiente minimamente aceitavel. Enquanto ninguem der um passo em frente para tomar conta disto não vale a penas twitters , instas ou facebooks só se vão trazer mais users para um forum/site disfuncional. Este forum já está moribundo à algum tempo venho aqui mais por nostalgia do que por outra coisa qualquer mas ver isto tão cheio de mentecaptas que não têm nada melhor do que fazer do que mandar bitaites obscenos enquanto se escondem na anonimidade de um nick qualquer faz me pensar se o melhor não era mesmo fechar isto de vez com o pouco prestigio que ainda tem.  

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem

 

 

 

Quanto aos teus 3 posts, eu ja tinha falado nos 3 mas de maneira diferente, mas obrigado por pores isso de forma sucinta o que eu tinha dito a esse respeito, quanto às redes sociais, tu terias uma actividade no site exponencial à tua própria actividade, no caso do facebook tu irias ter que pagar mesmo, o fb conseguiu um lugar muito especial enquanto rede social, mas também é muito cabrãozinho, e irias ter que pagar mesmo, o veritassium fez um video muito bom sobre isso, senão me engano é o que te vou postar:

 

 

Vê só, ele compara o facebook à google e a diferença é grande.

 

 

 

pagar para estar no facebook nao acho que valha apena mas pronto .... no que diz respeito a ter atividade no site exponencial isso já se pode ter neste, o problema é precisamente PORQUE É QUE TAO POUCOS TÊM E APROVEITAM O QUE O SITE PERMITE FAZER 

 

nao sei se me fiz entender mas na minha opiniao ter mais atividades noutros sites e redes sociais de nada serve se ninguém aproveita 

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem

Outro vídeo do Veritassium, agora tenho quase a certeza que é este, se não for que se lixe, o meu ponto, no facebook tens que pagar para teres fãs.

 

 

@@Akimi percebo te o site deveria mais bem aproveitado, mas o problema é esse o potencial do site em si é muito e está mal aproveitado, com uma base de dados tão grande não seria difícil renovar o site e chamar users antigos e trazer novos, o problema é que os antigos poderiam se contentar com pouco, tipo eu tou me a cagar pro twitter, mas na minha geração isso é raro e da minha geração para trás ainda mais raro é. Por isso é que eu sugeri redes sociais, para a camada mais jovem, sempre foi assim ser se otaku no ocidente foi sempre algo de uma camada muito jovem da população, poucos crescem e querem se associar a isso. O blog seria para todos, mas as redes sociais seriam para a camada mais jovem.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem

(não falo por mim mas...)

1º Se "nós" podemos discutir anime no skype de 1 maneira mais rápida e instantânea e com pessoas do meu grupo de amigos , porque ei de ir ao forum  esperar 1 dia por 1 resposta e provavelmente vai ser troll  , ou um smile a dizer fixe?

 

como disseram com a vinda das redes sociais os forums puff! se foram todos para a casa da mariajoana , mas acho que o skype tem mais impacto..

 

penso que não é a vida adulta e descida no interesse dos animes que influencia o nº de posts/threads aqui , penso mesmo é que a maioria das pessoas que frequentaram aqui o fórum optam por escolher o skype por ser mais rapido e por saberem que a resposta vai ser "boa" (e não troll)

 

 

                                                                                 ----------------------------------------

O que fazer para o fórum reviver?

 

sinceramente acho que já não renasce '-' isto para mim não é uma fenix que renasce das cinzas , se isto voltar é mais como 1 frankenstein , todo costurado 1 bocadinho daquilo 1 bocado daquela coisa , 

enfim 1 coisa que me entusiasma num fórum é ver que é ativo , se 1 fórum é batante ativo e tem discussões saudaveis a volta de 1 tópico , os novos membros são mais propensos a ficar e a participar , logo se 1 membro se regista entusiasmado e ainda participa 1 ou 2x no inicio , mas depois vê que não tem qualquer feedback , ou opta por se juntar ao grupo do skype e fica la até que a morte o separe , ou então siplesmente abandona  o forum '-'

 

resumindo -> deixem a dorga do skype e passem para o forum .

 

e 1 renovação do design também só ajudava :/ apesar de eu pessoalmente ser retrograda e preferir este estilo 

1 membro gostou disto!

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem

Deixar morrer um fórum com tanta história é um grande erro na minha opinião, o fórum seria um excelente sitio para para os membros mais velhos e os mais novos conviverem. É um pouco como o castelo de Guimarães, não serve para a sua função original está demasiado desactualizado, mas tipo é um pedaço de história significativo para Portugal e serve como bastião para as gerações vindouras. Não sei se percebeste a analogia @

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem

Eu poucas vezes venho aqui ao forum, mas como utilizador quase fantasma venho dar a minha história.

Eu juntei-me ao forum à pouco mais de um ano. Como novo utilizador fui bastante bem recebido e não tenho razões de queixa da comunidade nesse aspecto.

No entanto, após a introdução senti-me completamente perdido. Além dos tópicos de apresentação, os outros tópicos ativos eram e são basicamente discussões sobre tudo excepto anime. Seja o que Troll#1 fez ou disse, ou se Chocolate é melhor que Gomas.

Além disso, senti e posso dizer que continua igual no facto de ser bastante difícil um novo user juntar-se ás maiores conversas pois já todo a gente se conhece e não há realmente nada que se possa fazer além de presenciar dramas entre os membros mais antigos.

 

Não tenho soluções nem estou a excluir-me de culpa, pois decerto podia ser mais ativo, mas vim expor a minha experiência para que quem esteja do outro lado possa perceber melhor o que os membros mais recentes sentem.

 

Espero que de alguma maneira ajude, e digo já que apoio o movimento reformista do forum, seja lá no que isto vá dar!

No senpai, this is our fight! xD

1 membro gostou disto!

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
No senpai, this is our fight!

Se ela continua a dizer isso na Season 2 nem sei o que faço. Ganda cringe. 

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem

Deixar morrer um fórum com tanta história é um grande erro na minha opinião, o fórum seria um excelente sitio para para os membros mais velhos e os mais novos conviverem. É um pouco como o castelo de Guimarães, não serve para a sua função original está demasiado desactualizado, mas tipo é um pedaço de história significativo para Portugal e serve como bastião para as gerações vindouras. Não sei se percebeste a analogia @

percebo , mas como o castelo de Guimarães se não visitarem o local , não há lucro '-' , 

mas ta tudo refugiado no skype<-<

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem

Tópico movido para a categoria de Feedback, sugestões, etc.

 

**Desculpem a mensagem escrita "à pressão" **

Eu tenho estado a par que a activadade no site tem vindo a abrandar muito nestes últimos meses.

Infelizmente eu devido a ter mudado de emprego perdi muito do tempo que podia dar para o site, no entanto não significa que deixei o site de vez.

 

Agradeço sempre sugestões para melhorar o site, e irei ler melhor as mensagem todas (agora li na diagonal) e irei ponderá-las.

Iremos muito em breve mexer na equipa... quero fazer uma pequena equipa para ajudar na V5 do site, e haverá mexidas na equipa de moderação em breve.

Ter uma equipa para criar e gerir conteúdos, criar incentivos para a participação no site, etc. é uma luta que temos desde 2004 ... mas é muito fácil dizer que tem de haver. Ter gente disposta a isso é outra coisa, devido ao tempo e trabalho que é necessário dedicar. Por exemplo, faço uma pergunta... alguém se quer voluntariar a fazer esse trabalho?

 

Enfim ... no final da próxima semana, irei reler este tópico e irei planear o que fazer, no entanto aviso já que eu já não tenho a mesma disponibilidade como tinha no passado, e que para haver mudanças irei agora precisar da ajuda da comunidade.

1 membro gostou disto!

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem

Eu sinceramente não me importo de ajudar, a não ser que certas situações ultrapassem as minhas skills

Mas @@Mike e se abrires vagas para o que desejas deve existir muitas pessoas que querem ajudar, basta só escolheres as certas.

Ou isso ou fazeres convites honorários a certos membros que achas que merecem esse lugar na comunidade

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem

É fácil voltar a por o fórum vivo, simplesmente façam publicidade do mesmo e concursos que levem o pessoal a vir para aqui. Para além demais as pessoas que escolhi para moderação na altura foram as que mais pareceram indicadas e isto foi decisão de conjunto e não só de uma pessoa. Portanto tenho pena de ter saído e ver como tem estado o fórum mas não é fácil estar num local e ter novas ideias para por isto a mexer.

Ah e para além demais esta secção existe mesmo para dar ideias, portanto não é necessário ser da moderação para colocar uma ideia maravilhosa que se teve às 2 da manhã por exemplo c:

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem

Ideias não devem faltar como tu disseste agora tem de se as aplicar al em do mais existem ideias boas e más mas quantas mais melhor, quantos mais membros se aplicarem em ajudar ou dar sugestões melhor. O que se precisa no mundo e de gente criativa xd

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem

O Mota devia voltar a ser admin, parecendo que não, havia muita gente a gozar (eu incluído), mas ainda era das poucas pessoas a quem o "poder" estava associado. Quando alguma coisa corria mal, culpava-se o mota e quando o contrário acontecia, o mesmo. Mas hoje em dia, é difícil associar o fórum a algum moderador ou admin porque estão todos tão ausentes e desligados que parece que isto está entregue a si próprio.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem

A competição com as redes sociais e outros websites dedicados aos otakus é demasiado. Seria necessário artilhar o fórum com outras funcionalidades como partilha de torrents e streams. :S

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem

As sugestões

 

Em primeiro lugar, queria dizer que as ideias apresentadas têm muito boas intenções e não são descabidas de todo. Mas quero salientar que:

 

-> O Anime.pt já tem facebook e os tópicos daqui aparecem no mural (https://www.facebook.com/animeportugal )

 

-> Analogamente, o Anime.pt tem um perfil Google+ (https://plus.google.com/+AnimePTOficial )

 

-> As atualizações de estado já possibilitam a ligação ao Twitter

 

-> Todo o conteúdo que se pode escrever num blog, pode escrever-se no fórum diretamente (e é mais amigável e simples, duvido que alguém fosse ao blog mais do que uma ou duas vezes na vida)

 

-> Os mods já têm vindo a fazer um trabalho impecável no que respeita a atualizarem os animes da temporada (futuros/a decorrer/terminados)

 

-> A interface do fórum, na minha opinião é das melhores que existe por essa internet fora. Por exemplo, o fórum do MAL nem se compara e como eu queria um fórum assim para a minha LN. Dá para pesquisar tópicos não lidos desde a última visita, últimas 24h, ect; tem notificações quando te citam, usam o teu nome em arroba ou escrevem em tópicos que tu segues; tem os estados que eu adoro e falho completamente em conseguir perceber todo o choro à volta dos mesmos; Até tenho medo de  que uma nova versão seja uma mudança para pior. Cansa um bocadinho mas nada que não se resolvesse mudando as cores e especialmente os fundos (wallpapers), que já sugeri várias vezes

 

-> A galeria de imagens funciona muito bem e podem comentar as fotos, meter likes e dar pontuações (estrelas);

 

As outras propostas até são fixes, mas podem não ser simples de implementar e têm custos. Os ads nunca fizeram mal a ninguém, mas aposto que o Mike já despende mais do que se lhe pode pedir connosco. E o site aparece bem posicionado no Google.

 

O verdadeiro problema (imo)

 

O problema é (e podia fazer agora mais um grande testamento mas vou tentar resumir) o ambiente daqui. Há aqui um certo membro que não podia ser mais explicito em mostrar que está ressabiado por não ter ido para mod e anda a tentar matar o fórum desde aí quando alguém tenta animar isto. Não sei que provas necessitam mais. O problema é que de todas as novas contas que surgem, metade não criam um único post e a outra metade é rapidamente escorraçada. Se o membro é muito novo (menos de 16 anos), é estúpido e não sabe escrever. Se é muito velho (mais de 24 anos) é um velho falhado da vida que devia ter crescido e/ou pedófilo. Estão sempre a escorraçar todos os que têm diferenças, seja na idade, na maneira de escrever, na insegurança, na atrapalhação com as relações sociais, estão sempre à espera que as pessoas se enterrem.

 

E pior que o troll pelo qual ainda nutro algum respeito, que é um indivíduo que goza um bocadinho com a situação de forma cómica e inteligente (que está em extinção), temos aqui um bullie que ainda por cima não tem a coragem de ir solo (como o pudim ou piupiu), tem sempre as costas quentes com um grupinho por trás de advogados de defesa (ou contas clonadas). Enquanto os mods não expulsarem de vez idiotas como este, não vejo como isto pode melhorar.

 

Este comportamento chungoso é exatamente aquilo que o otaku comum mais repudia. Esta gente que tem a mania que sabe tudo, este chicoespertismo, esta atitude de se acharem superiores aos outros é exatamente o que um otaku não está para aturar.  A maior parte de nós anda escondidos por aí, é tímido e com dificuldades na socialização, e é ou já foi bulliado e a última coisa que quer é vir para aqui e sentir que está outra vez no secundário com estes grupinhos de compadrio que só se lembram do passado e não aceitam os novos, a menos que os novos alinhem no gozo dos mais fracos e venham em defesa do grupo mal seja preciso. E depois queixam-se da nostalgia e dos membros velhos já cá não virem quando são incapazes de aceitar novas amizades. Tudo o que eu queria era que fossemos todos amigos, com algumas brincadeiras à mistura, ok, mas sem esta hostilidade e ambiente de groupies.

 

E é precisamente isto que o otaku comum odeia e vai-se logo embora, porque felizmente na net, pode fazer-se disconnect. Pelos eventos dos últimos dias, eu já andava a ponderar abandonar o fórum. Mas o apoio que tenho recebido de alguns membros daqui comoveu-me. Agradeço-vos a todos.

 

(Tinha mais coisas a mencionar, mas isto já vai longo e dava para novo tópico, fica para a próxima)

3 membros gostaram disto!

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Sendo um membro bastante recente, a minha opinião acerca do fórum ainda está fresca e livre de nostalgia ou apego.
 
Como disse na minha apresentação, já conhecia o fórum há algum tempo - uns dois ou três anos, sensivelmente - e nunca me deu para registar porque nunca esteve nos meus interesses entrar numa comunidade portuguesa destas. O meu grupo de amigos com quem discutia e falava sobre "otaquisses" satisfazia a minha necessidade de partilha, mas esse cantinho foi desvanecendo ao longo do tempo, quer por grande parte se ter desprendido destes interesses, quer por apenas verem animes mainstream e glorificarem-nos. Isto deixou-me à procura de um lugar onde as discussões não se limitassem apenas a One Piece, Naruto e aquele anime da estação do qual toda a gente e a sua mãe se torna fanático, e onde existisse uma maior diversidade de interesses.
 
Foi então que vim parar a este fórum. Fiquei satisfeito? Não. Fiquei abismado com a escassez de respostas, especialmente sobre tópicos de animes recentes. Se juntasse as curtas trocas de comentários que raramente desfiro com conhecidos, perfaria quase o dobro ou triplo do que encontrei aqui. Já para não falar da diferença avassaladora de número de páginas, em relação a "animes para casuais".
 
Contudo, decidi ficar um pouco mais. Afinal, eram, de facto, criados tópicos para imensos animes, o que significa que não eram ignorados e que havia sempre interesse em discussão, e o ambiente rarefeito até se tornou aconchegante, além de permitir conhecer os membros mais participativos. Já agora, Pessoa Sem Nome, os teus comentários são incrivelmente interessantes de se ler. Ah, e o sistema de estados é espetacular.
 
Acho que não é com iniciativas sociais tipo integração de redes sociais que o fórum se safa. Isso é basicamente o que fazem todas as outras comunidades portuguesas deste género. Não precisamos de outro Otaku Tuga. Na minha opinião, o que falta ao fórum é o mesmo que falta a todas essas comunidades: diversidade. É preciso gostos diferentes e mentes abertas. Atividade - para que antigos usuários arrebitem e retornem ao fórum e para destacá-lo.
 
Cansa um bocadinho mas nada que não se resolvesse mudando as cores e especialmente os fundos (wallpapers)
Podiam criar wallpapers de animes a decorrer na estação que mudassem aleatoriamente em cada refresh.
 

Se ela continua a dizer isso na Season 2 nem sei o que faço. Ganda cringe. 

Season 2? Haha, claro.

Editado por ShikaSS

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem

Acho que o ambiente criado no fórum é feito por todos os que estão cá. Se o fórum for minimamente apelativo com certeza existirão membros independentemente da época ou das modas existentes. É evidente que acho que a falta de união existente entre os utilizadores propiciou este desfecho. Até porque quando quis tentar reunir uma equipa para tentar criar umas animações, todos os que tinham skills para o fazer por e simplesmente não quiseram aceitar o desafio ou não viram o tópico. E os que aceitaram e até queriam fazer alguma coisa apenas diziam "Ah não sei se o consigo fazer". Não há como tentar para se poder fazer alguma coisa mesmo que seja só para satisfação pessoal, ficar parado é que não é solução para nada. Eu por exemplo tive mais de um ano a ver tutoriais de Photoshop nos tempos livres para tentar perceber a logica daquilo, não percebia nada, mas interessei-me pelo tema e tinha o objetivo de fazer algo interessante com aquilo. Apesar de ter a noção que ainda tenha muito que aprender. Seguidamente, o fórum destaca significativamente mais obras individuais e despreza obras realizadas coletivamente. Acho uma tremenda falha uma vez que não são destacadas potencialidades da comunidade e neste caso do fórum. Esta situação faz com que o fórum seja completamente deprimente e sem ninguém que queira tentar fazer algo de novo porque é escorraçado pelos antigos membros ou por membros mais famosos da plataforma. Para mim antes de pensarem em sucesso é melhor pensarem em união, até porque é daí que vem tudo. Isto aplica-se a tudo isto é ao fórum, ao dia-dia e em tudo o que tenha por base o relacionamento com pessoas.

Editado por Chilly
1 membro gostou disto!

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
  • Conteúdo Recomendado:

    • Mike
      Por Mike
      Boas,

      Não falando da estrutura e/ou funcionalidades do site, o Anime Portugal já tive várias mudanças completas de layout sendo a actual a 5ª versão, ou V5.
       
      Não vem aí nenhuma V6, no entanto, entre versões nós fazemos muitos ajustes e mudanças por forma a tornar o layout mais funcional, simples e apelativo.
      Gostaria de ouvir a opinião da comunidade em relação ao layout actual do site e que sugestões gostariam de dar para melhorar este. Não digo que irei fazer tudo o que escreverem aqui, mas todas as sugestões serão tomadas em conta.
       
      Obrigado.
    • JUCA
      Por JUCA
      Eu acho que devia ser possivél comentar nos eventos, assim sertia possivel alguém (eu), dizer "Eu Vou", ou alguem partilhar a sua experiência anterior num evento do mesmo tipo, ou alguém pedir informações, sem ter de criar um topico num outro local. Assim quem fosse ver o topico do evento teria também, acesso a essa informação.
    • JUCA
      Por JUCA
      Acho que o forum devia ter um glossário de termos. Termos como OVA, ONA (razão de estar a escrever isto), Doujin, Seinen, etc. Acho que quando alguém encontra algum termo que desconhece, não devia precisar de ir procurar noutro lado a sua definição. Podia existir um link na barra de topo para o glossário onde poderia-se introduzir, a "palavra" em questão, numa caixa de texto e verificar se tem definição, caso não tenha pode submeter uma definição para aprovação e integração no glossário. Ainda melhor seria se ao passar com o rato em cima de uma dessas palavras aparecesse uma caixa com a definição, ou ao selecionar o texto houvesse a opção de procurar o significado no glossário. 
    • Tanuki no Gokei
      Por Tanuki no Gokei
      Apresento aqui uma sugestão para a reformulação das secções do fórum.


      1.

      A capacidade de atenção das pessoas é muito reduzida.
      Por isso, fiz uma redução de 22 secções para tornar tudo mais compacto.
      Menos secções faz com o fórum pareça menos vazio. Secções sem comentários há meses desapareceriam.
      O tipo de conteúdos do fórum seria mais rapidamente percetível, principalmente num visor pequeno como o de um smartphone.


      2.

      As apresentações sempre visíveis.
      O arquivo só visível para quem estivesse ligado.
      Eliminação da secção de spam, agora inútil devido aos im (skipe/discord) e às atualizações de estado.
      Possível criação dum tópico de spam na discussão geral para substituição da secção de spam (que seria como era no príncipio do fórum).

       
      3.

      As 2 versões sugeridas diferem um pouco uma da outra.
      Na primeira não há espaço para a publicidade no canto inferior direito.
      Na segunda, os tópicos mais recentes ficam em evidência.
       
       
      V.1
       
      V.2