Faz login para seguires isto  
Seguidores 0
Tanuki no Gokei

Secções do fórum

3 mensagens neste tópico

Apresento aqui uma sugestão para a reformulação das secções do fórum.


1.

A capacidade de atenção das pessoas é muito reduzida.
Por isso, fiz uma redução de 22 secções para tornar tudo mais compacto.
Menos secções faz com o fórum pareça menos vazio. Secções sem comentários há meses desapareceriam.
O tipo de conteúdos do fórum seria mais rapidamente percetível, principalmente num visor pequeno como o de um smartphone.


2.

As apresentações sempre visíveis.
O arquivo só visível para quem estivesse ligado.
Eliminação da secção de spam, agora inútil devido aos im (skipe/discord) e às atualizações de estado.
Possível criação dum tópico de spam na discussão geral para substituição da secção de spam (que seria como era no príncipio do fórum).

 
3.

As 2 versões sugeridas diferem um pouco uma da outra.
Na primeira não há espaço para a publicidade no canto inferior direito.
Na segunda, os tópicos mais recentes ficam em evidência.
 

 

V.1

90Mu2rU.jpg

 

V.2

3bWFcM4.jpg

 

1 membro gostou disto!

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem

São sugestóes interessantes Tanuki :) Obrigada!

Como o @@Mike está a trabalhar na nova versão vamos ver o que ele acha e se está a ponderar alguma dessas coisas ;)

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem

Para já, não estamos a ponderar a realocação dos blocos laterais, no entanto as categorias do fórum podem ser reorganizadas.

 

Gostaria de ler mais sugestões/discussão da comunidade para uma melhor organização destas.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Faz login para seguires isto  
Seguidores 0
  • Conteúdo Recomendado:

    • Mike
      Por Mike
      Boas,

      Não falando da estrutura e/ou funcionalidades do site, o Anime Portugal já tive várias mudanças completas de layout sendo a actual a 5ª versão, ou V5.
       
      Não vem aí nenhuma V6, no entanto, entre versões nós fazemos muitos ajustes e mudanças por forma a tornar o layout mais funcional, simples e apelativo.
      Gostaria de ouvir a opinião da comunidade em relação ao layout actual do site e que sugestões gostariam de dar para melhorar este. Não digo que irei fazer tudo o que escreverem aqui, mas todas as sugestões serão tomadas em conta.
       
      Obrigado.
    • JUCA
      Por JUCA
      Eu acho que devia ser possivél comentar nos eventos, assim sertia possivel alguém (eu), dizer "Eu Vou", ou alguem partilhar a sua experiência anterior num evento do mesmo tipo, ou alguém pedir informações, sem ter de criar um topico num outro local. Assim quem fosse ver o topico do evento teria também, acesso a essa informação.
    • JUCA
      Por JUCA
      Acho que o forum devia ter um glossário de termos. Termos como OVA, ONA (razão de estar a escrever isto), Doujin, Seinen, etc. Acho que quando alguém encontra algum termo que desconhece, não devia precisar de ir procurar noutro lado a sua definição. Podia existir um link na barra de topo para o glossário onde poderia-se introduzir, a "palavra" em questão, numa caixa de texto e verificar se tem definição, caso não tenha pode submeter uma definição para aprovação e integração no glossário. Ainda melhor seria se ao passar com o rato em cima de uma dessas palavras aparecesse uma caixa com a definição, ou ao selecionar o texto houvesse a opção de procurar o significado no glossário. 
    • Zephirus
      Por Zephirus
      Ok pessoal, primeiro de tudo são 4 da manhã do ano novo, não tenho sono e não tenho nada para fazer e por isso decidi ler e prestar atenção a este fórum um pouco. O que vou escrever aqui é um bocado tl;dr mas eu acho necessário se querem ver este fórum sobreviver para gerações futuras. Só uma coisa, isto tudo podem parecer ordens, mas na verdade são só sugestões, era o que faria se estivesse no lugar do Mike. Agradecia que lessem e que comentassem, especialmente a administração sobre o que acha, se quiserem adicionar alguma coisa, fazer alguma correcção ou assim por favor digam.
       
      Ps: Acabei de escrever isto às 6 da manhã, se houver erros de português e palavras comidas peço desculpa, corrijo depois de algumas horas de sono.
       
      ----------
       
      Eu sou utilizador deste fórum desde 2006, mas tive uma conta não sei quanto tempo antes que se perdeu, por isso lembro me perfeitamente quando este fórum era popular, estive a ler umas threads, e a observar o progresso deste fórum durante anos, e o que realmente matou este fórum, foram a propagação das redes sociais, porque eu lembro me perfeitamente que a coisa só começou a descambar de à dois anos para trás mais ou menos, com menos e menos gente a entrar no fórum.
       
      Até aqui é óbvio o que eu estou a dizer,
       
      Primeiro vou apontar dois dos principais problemas do fórum:
       
      1º demasiados trolls
       
      2º a página principal não é actualizada há meses
       
      Agora vou fazer umas reflexões sobre estes:
       
      1º os trolls podem manter o fórum mais ou menos vivo, mas a questão é que os trolls fartam-se disto mais cedo ou mais tarde, eu sei disso porque eu sei como um troll age porque fui um, é giro ter uns posts a mandar bitaites para ter alguma actividade, mas mais cedo ou mais tarde até essa vai acabar e vai ficar tudo apagado de vez, posso dar um exemplo, o fórum do ptanime (um antigo tracker de fansubs português), costumava ser um dos fóruns mais vivos entre a comunidade e hoje em dia resume-se a thread que é actualizada uma ou duas vezes por mês talvez. Com o tempo pode acontecer que este fórum fique assim.
       
      2º este é mais problemática, porque sem uma equipa para actualizar o site com alguma frequência, também não haverá razão para haver visitas ao site. O segredo passa por uma equipa activa mas isso não chega.
       
      A minha solução:
       
      Isto vai passar por alguns pontos que precisam ser revistos para o site, vou passá-los em ideias simplificadas:
       
      Reestruturação
       
      1) O site tem que se adaptar à nova realidade da internet, um fórum por si não faz nada, é como ter uma padaria que só vende pão, isso não vai cativar o publico por si só, tem que haver bolos, café, tabaco, e uma televisãozinha com sportv. Hoje em dia este fórum é um pouco como uma padaria que só vende pão. O fórum por si só chegava, quando os fóruns estavam na moda mas agora não vai dar para isso, sendo por isso precisam urgentemente de se adaptar à nova realidade com uma imagem fresca e com as seguintes modificações:
       
      1.1) Todo o sistema sistema de actualização de estado deve ser substituido por tweets, o número de tweets direccionados ao fórum vai aumentar o número de pessoas a quem o fórum chega, o que leva ao ponto
       
      1.1.1) Criar um twitter e actualizá-lo com frequência
       
      1.2) A galeria de imagens tem que ir embora e ser substituída por um instagram também do fórum, pode ser possível a utilizadores comuns postarem no seu próprio instagram desde que referenciem o fórum, mas o site tem que ter um instagram com fotos de preferência de cosplayers conhecidos, ou pelo menos bonitos que gerem views e comentários. Ah sim, nas descrições convém ter uma descrição em pt e outra em inglês, coisa curtas, só para se "internacionalizar", porque há estrangeiros que podem referir o site/fórum a amigos de países lusófonos.
       
      1.2.1) Criar um instagram.
       
      1.3 A página principal, precisa de ser passada a blog, wordpress de preferência, e com uma conta askimet (de inicio free mas num futuro premium porque vai haver spam como o caraças). Tudo o que é artigo antigo do site pode ser arquivado, tipo numa página tipo old.anime.pt, a partir daqui seria só actualizar o blog com frequência. Para isso seriam precisos autores a fazer algo entre um post por dia e um por semana. Ah, só uma coisa, uma das coisas pelo qual muito pessoal vem ao site do anipt é porque quer saber sobre os novos eventos, deixem uma página separada só para os eventos, com calendário  na sidebar e tudo para que o pessoal possa verificar, deve ter os posts com todo o conteúdo sobre os eventos.
       
      Agora que temos a parte estrutural pronta podemos passar à segunda fase "repopular o fórum":
       
      Repopulação
       
      1) A primeira coisa que teríamos que fazer em algo deste tamanho seria reestruturar e expandir a equipa. Bem, todos nós sabemos que o Mike não tem muito tempo para fazer isto, por isso ele deveria fazer outsourcing desta parte a alguns dos membros mais fieis do site (não, não me estou a incluir a mim nesse grupo LOL).
       
      Seriam precisos 5 grupos de pessoas:
       
      1º Uma pequena equipa para reestruturar o site como dito na primeira parte, esta equipa poderia ser temporária, e acho que se fizéssemos uma vaquinha entre os utilizadores mais fieis do site, conseguiríamos pagar isto e poupar muito trabalho.
       
      Os seguintes grupos só precisariam de duas ou três pessoas com algum tempo livres:
       
      2º Grupo do twitter: dois ou três viciados em twitter, para twittar as novidades, retwittar outras pessoas de interesses e responder aos fãs
       
      3º Grupo do Instagram: Principalmente durante as épocas dos eventos, coleccionar fotos e colocá-las no Instagram do grupo, durante as épocas mortas colocar fotos nem que seja com menos frequência para ganhar likes e comments (não sei bem como o Instagram funciona dado que eu nunca utilizei o site).
       
      4º Grupo do Blog: Eis a minha dica, utilizadores a partir de X posts poderiam postar no blog, ou os utilizadores mais fieis, só seria preciso alguém para rever conteúdo para conter os engraçadinhos, aqui seria preciso um pouco mais de pessoal, diria sei lá 5 pessoas? Para verificarem o conteúdo a ser publicado uma ou duas vezes por dia.
       
      5º Grupo do facebook: para linkar os artigos do blog e threads do fórum importantes e interagir com o pessoal.
       
      Por ultimo
       
      Advertising e financiamento:
       
      Ok aqui vou ser sincero, vai ser preciso investir:
       
      1º Comprar anuncios do google, eles vão aparecer em todo o lado e vão aumentar o publico alvo.
       
      2º Promover no facebook, isto também vai custar dinheiro, mas é essencial para ganhar uma base sólida no facebook dado que a estratégia do facebook é quanto mais velha a tua conta, menos atenção ele te presta.
       
      Segunda fase de Advertising:
       
      1º Isto é importante, é preciso que o anipt seja parceiro dos grandes eventos nacionais, falo em especial do Iberanime, porque é preciso o engajamento da comunidade do Iberanime. Uma mão lavaria a outra, o AniPt
      promoveria o Iberanime, e o Iberanime partilharia links da comunidade Anipt. Pode acontecer o mesmo com outros eventos menores.
       
      Financiamento:
       
      Seria uma mistura de 3 coisas:
       
      1º Um aumento de google ads no site
       
      2º Doações (que poderiam ter direito a perks, como nicks coloridos ou títulos algo assim)
       
      3º Loja com merchandising
       
      E Pronto seria tudo, e já não seria pouco, este é o meu primeiro rascunho sobre como aumentar o engajamento do fórum do anipt, é um bocado longo peço desculpa, mas garanto à administração que se seguirem isto passo a passo o fórum vai renascer das cinzas.
       
      Ps: Tenho uma ideia engraçada, eu estou a aprender um pouco de programação, não sei programar ainda mas vou lá, mas não é por isso que falei nisso, anyway, aprendi em programação que antes de se programar alguma coisa, convém se desenhar o programa, o mesmo para website, eu posso fazer um rascunho em papel mais logo e fazer upload dele no sábado, é o mínimo que eu poderia por esta casa, avisem me se estiverem interessados.
       
      Edit:2 de Janeiro de 2016
       
      Ficam aqui uns rabiscos que fiz sobre a estrutura de um possível website:
       
       
      E fica aqui um vídeo com o resumo das primeiras 4 páginas: