Arquivado

Este tópico está arquivado devido a ser antigo. Para falares sobre o mesmo assunto, por favor cria um novo tópico.

Dark_Light

Cosplay @ MyGames ZON - 5, 6 e 7 de Setembro

167 mensagens neste tópico

acho ridículo estarem a falar de fatos feitos pelos participantes ou comprados!

Isto só está a ser um tema polémico porque o concurso tinha prémios, e diga-se de passagem que bons! Pelo menos a X-Box.

Toda a gente sabe que em todos os concursos de cosplay existem fatos comprados! Quer seja numa loja, site ou a um amigo (as vezes participante no mesmo concurso). Além de que acho uma hipocrisia dizerem que comprar numa costureira não é tão grave! Claro que é! Ou melhor, para mim não é grave mas tudo isto devia ter a mesma ênfase nesta discussão!

Acho que esta discussão não é mais do que dor de cotovelo de certas pessoas que ao ver que não tinham ganho nada, amuaram e resolveram fazer birra!

You're kinda wrong pal...

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

acho ridículo estarem a falar de fatos feitos pelos participantes ou comprados!

Isto só está a ser um tema polémico porque o concurso tinha prémios, e diga-se de passagem que bons! Pelo menos a X-Box.

Toda a gente sabe que em todos os concursos de cosplay existem fatos comprados! Quer seja numa loja, site ou a um amigo (as vezes participante no mesmo concurso). Além de que acho uma hipocrisia dizerem que comprar numa costureira não é tão grave! Claro que é! Ou melhor, para mim não é grave mas tudo isto devia ter a mesma ênfase nesta discussão!

Acho que esta discussão não é mais do que dor de cotovelo de certas pessoas que ao ver que não tinham ganho nada, amuaram e resolveram fazer birra!

Isso até faria sentido se alguém que tivesse participado tivesse acusado alguém de ter adquirido um fato no ebay. LOL

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

@ mindwizard: Not really, se procurares bem no forum, esta discussão já foi feita N vezes em outros eventos, com prémios que eram simples papéis, por isso dizeres que é por causa do prémio que houve esta discussão, demonstra uma ignorância mesmo grande. informa-te antes de mandares bitaites.

Acho que esta discussão não é mais do que dor de cotovelo de certas pessoas que ao ver que não tinham ganho nada, amuaram e resolveram fazer birra!

Olha, eu acho que esta discussão é mais para ver quem de facto pica-se a torto e direito com esta questão. E ao que parece tu és mais um deles. :D

Ah sim, que no meio disto tudo, esqueci-me de referir, parabéns aos 1º, 2º e 3º lugares. ;)

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Apesar de ser a favor de fatos comprados, não acho que a questão seja só dor de cotovelo...

Compreendo perfeitamente a ''frustração'' de pessoas que gostam de fazer os fatos. Mas têm que compreender o lado oposto. Vocês fazem os fatos porque gostam, não há regra que vos obriga.

E não acho justo dizerem que têm uma trabalheira enquanto que as pessoas que compram não têm.

Eu não sei quanto à maioria da comunidade anime em Portugal, mas EU não arranjo 100 euros para gastar num fato para UM concurso de um dia para o outro (E não percebo este valor de 100 euros, porque nunca vi um fato verdadeiramente fixe que valha a pena comprar por 100 euros... no minimo 250 para aí). Se alguém se vai dar ao trabalho de poupar dinheiro, em muitos casos TRABALHAR em empregos que nem sequer gostam para poder poupar o dinheiro suficiente para comprar o fato, e em vez de gastar o dinheiro poupadinho em coisas ''práticas'' e ''úteis'' (com todo o devido respeito ao cosplay) gasta-o num fato para um concurso, também merece algum mérito e reconhecimento da sua dedicação...

Já para não falar, mais uma vez, que um concurso de cosplay não é só o fato em si, mas também o comportamento do cosplayer e nos casos devidos o skit desenvolvido, a criatividade, originalidade etc.

Acho que os juízes deviam ter em consideração o facto de a roupa ter sido criada pelo cosplayer ou não, se acharem que é relevante para a pontuação. Mas desqualificar? Não concordo de maneira nenhuma.

Enfim... acho que temos que concordar em discordar e espero que percebam que respeito completamente a vossa prespectiva. Simplesmente acho que não estão a ver as coisas dos dois prismas.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais
mas também o comportamento do cosplayer e nos casos devidos o skit desenvolvido, a criatividade, originalidade etc.

Se fosse a depender disso, o Foz tinha ganho o 1º prémio, pois de toda a gente foi ele que fez o skit mais criativo e original que alguma vez vi, mas não, numa avaliação perante o juri, normalmente a única coisa que têm em conta é o fato e se a pessoa está in-character em termos estéticos.

Sener, não te enganes, eu também respeito a tua perspectiva, agora, isso não quer dizer que concorde com ela. ;)

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Francamente Sener, se te custa tanto o dinheiro, tu dedicas-te ao cosplay?

Porque é que alguém vai gastar 200 e tal euros para comprar um fato desses se não tem propriamente muito dinheiro?

Eu não faço cosplay, isso é assim tão gratificante?

Geez, justificam a entrada em concursos com fatos comprados com o que custou a ganhar o dinheiro?

Se ele tivesse custado assim tanto, ele não vai para cosplay...

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Bem, eu costumo deixar-me um pouco à parte nestas discussões, mas vou deixar a minha opinião, já que nao coincide exactamente com nenhum dos 2 lados apresentados até agora:

Eu acho que a própria ideia de um concurso de cosplay (especialmente se tiver um prémio bom) é uma competição muito abstracta e subjectiva, onde à partida não se está a medir uma habilidade muito concreta. Não é como um desporto, ou um jogo de xadrez onde cada jogador está em pé de igualdade, as habilidades estão bem definidas, e não podes "comprar" melhor habilidade para te favorecer o jogo.

Num concurso de cosplay não é assim. Ora, eu de facto também não me sentiria bem em comprar um fato todo já feito, não ter mais trabalho com isso, e ir ganhar um prémio dum concurso com base nisso... Mas então, o que seria uma situação razoavel?

Se 50% do fato ou do trabalho fosse comprado ou feito por outra pessoa, e o resto por mim, já seria ok? Muitos dizem que sim. Mas e se fosse 70% por outra pessoa? 90%? Seria razoavel e justo? Quando é que deixa de ser?

E se uma pessoa não poder fazer um dado cosplay (ou não ficar penalizada) por não ter um corpo adequado? Será justo também?

Ou fazer cosplay duma personagem menos conhecida e ser penalizado por isso?

E se um tem um cosplay mais dificil de fazer, enquanto outro tem um cosplay mais facil de fazer e que se calhar até fica com melhor aspecto? É mais justo favorecer quem tem mais trabalho, ou quem ficou com um cosplay com melhor aspecto? (geralmente quem tem mais trabalho tem um cosplay com melhor aspecto, mas nem sempre é assim)

E se alguem até não teve muito trabalho a *fazer* o fato, mas teve bastante trabalho para fazer uma coreografia ou skit que faça parte da personagem (imaginem algo complicado, tipo uma coreografia de artes marciais)? Será que esse trabalho não merece ser reconhecido tb? Ou é só o fato que conta?

Em conclusão, o que eu quero dizer acho que o trabalho duma pessoa deve ser valorizada. Mas por outro lado o próprio conceito de um concurso de cosplay, dado a natureza do cosplay, é algo que nunca vai ser, nem nunca poderá ser à partida uma competição justa e objectiva (ao contrário de por exemplo jogos). Por isso não é uma coisa que me vai preocupar. (E que a meu ver não deixa de ser um prob se só houver prémios simbolicos)

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Nao gostaria de me meter nestas andanças (discussoes saudaveis e tales lawls sou mais de ler), mas falei com a tal Lulu, e soube, pelo menos numa parte do cosplay, que foi feito por ela, as in, explicou como é que umas cenas da saia nao saiam, e pareceu-me que falou por experiencia de criação.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

E se alguem até não teve muito trabalho a *fazer* o fato, mas teve bastante trabalho para fazer uma coreografia ou skit que faça parte da personagem (imaginem algo complicado, tipo uma coreografia de artes marciais)? Será que esse trabalho não merece ser reconhecido tb? Ou é só o fato que conta?

Bem, só para clarificar, tava a falar de um modo geral, não de ninguem em particular: Tipo, agora é que reparei no skit do cosplay de ryu onde exactamente isto foi feito. :P Tava porreiro. O skit de FF + pacman tb tava giro :)

Ah, e por falar nisso, há vids do Sábado também?

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Muito obrigado Foz por disponibilizares esses videos =D

assim ja posso ver a minha dança ^_^ e ver como ficou! (afinal sempre se ouvia a musica.. parecia mesmo que nao =O )

Gostei do evento em geral =) talvez tivesse sido interessante se focassem tambem a wii e a ps3 mas... hmmm bem, sempre joguei ao indiana jones do lego xD e ao viva pinata ._O

Foi pena o nosso palcozinho ser meio fora de vista, mas principalmente foi pena o barulho vir do outro palco claramente ser superior ao nosso xD tirando um pouco o feeling das nossas actuaçoes.

De resto, foi bom rever novamente muito pessoal! e matar saudades de algumas coisas na zona retro xD

Moogle o teu skit tava awesome xD ahahah esse fato continua a fazer-me rir cada vez k eu olho para ele xD

o cheetah man foi supreendente tambem =O axo k demorei algum tempo a refazerme do espanto quando ele entrou em palco e começou aos saltos ^_^

~btw, e para quem nao sabe o que era o meu cosplay... era Ritualist do Guild Wars - Factions (artwork da caixa do jogo).

Vemo-nos no proximo cosplay! =D  o/

AH, e ja agora... as meninas do kakashi e itachi sexy no jutsu, andam por aki no forum? =o

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Se me permitem uma pequena opinião sobre esta questão, penso que 6 anos de cosplay me permitam falar com conhecimento de causa.

Toda esta questão sobre concursos e fatos do ebay, pessoalmente, e sublinho, meto em evidência, e reafirmo, PESSOALMENTE, parece-me toda uma grande parafernalia de argumentos para se justificar ,a força toda  e para aliviar consciências,  o facto de comprar cosplays feitos.

Ora( e antes que me acusam de flamar xD) eu não acho mal nenhum existirem fatos comprados a concurso, já li aqui milhentas justificações para comprar o fato e como cada um é como é, não compete a terceiros julgar. Agora, penso ser muito injusto e éticamente incorrecto concorrer com pessoas que tem fatos feitos por elas e não por profissionais do ramo ( costureiras e afins..não se vá fazer confusão LOL).é o mesmo que colocarem aquele jogador de futebol lá da escola que é o maior da aldeia ao pé de um profissional.

  Certo que se formos então a por  a questão da qualidade, e ter cosplayers mais velhos e mais experientes a concorrer com cosplayers mais novos e inexperientes, também se pode gerar a mesma polémica sobre a qualidade e afins. Mas por alguma razão, pessoalmente sempre advoguei o facto de não existir um concurso de cosplay em portugal que fosse em condições ( talvez esta FIBDA mude!), pois é tudo ao molho e fé em "inserir identidade religiosa aqui".E temos o primeiro cosplay de alguem a competir com o 45678º daquele outro cosplayer. 

Ora, isso mesmo abre caminho ao que já referi acima, o facto de achar perfeitamente aceitável concorrer com fatos comprados, desde que seja numa categoria á parte! a cena do 1º 2º e 3º prémio não é de todo justa.

  Também li por ai que o trabalho que se tem a juntar dinheiro para comprar um cosplay, pode ser equiparado ao trabalho que um cosplayer tem a fazer o seu fato..ora nada mais errado para mim. então e as horas gastas PELO cosplayer? espero que tenham a noção que o tempo gasto no que quer que seja de trabalhos manuais em termos de hobbys equivale a  um respectivo montante...( coisa que parece estar bastante esquecida, ou por conveniência, ou por desconhecimento).

Outro ponto importante, é a questão do não existir regras que limitem o uso de fatos comprados. certo, não existem, porque os próprios regulamentos aqui em portugal não são elaborados com vista a ESTE hobby, mas sim usando uma forma generica. E, lá por não termos o Cosplay World Summit cá em Portugal, não quer dizer que se possa abandalhar. Então quando chegar cá a Portugal, ( porque sim, pode chegar, acho que menosprezar o nosso país é idiota, mas compara-lo a outros grandes potências ainda mais o é :P) os cosplayers vão ficar cheios de medo só pelas regras? e por terem que usar dois fatos para o concurso?

  Agora, sobre a actuação dos júris, apesar de estes se regerem pelas regras postas, o veredicto final é sempre subjectivo, mas isso é natural. cada um pode ver de maneira diferente cada cosplayer.

  Muito sinceramente, ter lido toda esta discussão sobre dores de cotovelo e afins deixou-me algo triste com esta situação, pois por muito que digam, que é mais sério ou não, o cosplay continua a ser o vestir o papel d'um boneco. é carnaval fora d'horas, no bom sentido. (  mas uma vez, espero que notem que o cosplay é um dos meus hobbies favoritos, a par da sua criação).

E quanto a questão do 2º prémio ter sido atribuido a um fato do ebay, que realmente ouviu-se isso, dúvido que tal seja verdade. conheço a cosplayer, e ela sempre me falou da realização dos seus cosplays. Mas mais uma vez houve  confusões por algo que fora dito. E o Foz só expôs a questão para debate.... :-\

A atribuição dos prémios para mim não foi injusta. Tanto a Kos-Mos como a Lulu mereceram os prémios. Tanto que a Melissa, acho que não tinha ganho nenhum prémio, e mereceu-o. E é recompensador ver alguem a quem ajudamos em certas partes do facto a ganhar algo.´( não me pronuncio sobre o 3º lugar porque fui eu que o ganhei xD)

A minha opinião sobre o evento, já a dei, só espero que acabem com as escadas para os palcos alguma vez. subir escadas com espadas de 2m não ajuda :P

E esqueci-me! Um pequeno apontamento final: para quem gosta de comparar situações, ali os nossos mais velhos aliados, os Ingleses, não aceitam fatos comprados a concurso. só para reflexão ;)

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Esse video é puro win.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Para não estar a citar o que o Vic(the_sword_alchemist) disse.... 

Foi o que eu disse um bocado atrás... eu perguntei a ela, sobre o fato e ela disse me que aquilo tinha coisas feitas por ela...

alem do mais, tb já vi fatos (dela e da filha) comentei e perguntei tal como ela perguntou a mim sobre o Tonberry no Fupo e ela explicou me como fez e quanto demorou... por isso posso dizer e referir que ela sabe o que faz e não é principiante...

Po isso sejam bozinhos e amigos dos nossos amigos cosplayers, e acabar esta conversa... XD

Vic rullez cause he knowssss XD

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Tenho reflectido sobre este tema e talvez tenha sido um pouco rude para com quem tem defendido a participação de cosplayers com fatos comprados.

Uma grande diferença entre a forma como a nossa comunidade tem vivido os cosplays e as demais centra-se na qualificação de skits.

Lembram-se do FIBDA 2006, aquele evento onde se implorava às pessoas para estarem em palco por, pelo menos, 10 segundos? Pois, aí está uma boa fonte de problemas.

Cosplay sem skit passa por um desfile, e nessas condições, é clara a injustiça presente entre quem compra ou quem produz os fatos. MAS, se os skits individuais tivessem algum valor ou estes fossem avaliados em conjunto com os fatos, o caso mudaria de figura.

Num concurso onde a qualidade do desempenho do cosplayer em palco por forma a conseguir dar vida ao personagem que ilustra ser seja um factor primordial para a avaliação deste, o importante não é a origem do fato, mas a prestação em palco.

Ou podemos realmente evoluir e tirar proveito desta situação para promover os skits individuais, ou nada feito.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Concordo com o que disseste Foz. Já referi e continuo a concordar que os Cosplay não deve ser um concurso de costura mas sim uma mistura de diversos elementos como a actuação em palco, a música escolhida, originalidade e até mesmo as parecenças fisionómicas. Mas isto vem de alguém que é um mero espectador e está puramente a opinar.

Mas para as mentalidades evoluirem nesse sentido são precisas as entidades dos concursos irem nesse sentido. 

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Respeito o ponto de vista, apesar de eu própria nao gostar nada de skits...

Aliás, eu não participei no concurso de cosplay do evento My Games Zon, mesmo por ter de se fazer um skit, principalmente porque a minha personagem não fazia...mesmo nada.

Pessoalmente, prefiro um evento do tipo do FIBDA em que temos de desfilar e mostrar o fato...espero que continue a ser assim este ano, porque mais uma vez, a minha personagem..não faz nada (Chii).

Take care

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Respeito o ponto de vista, apesar de eu própria nao gostar nada de skits...

Aliás, eu não participei no concurso de cosplay do evento My Games Zon, mesmo por ter de se fazer um skit, principalmente porque a minha personagem não fazia...mesmo nada.

Pessoalmente, prefiro um evento do tipo do FIBDA em que temos de desfilar e mostrar o fato...espero que continue a ser assim este ano, porque mais uma vez, a minha personagem..não faz nada (Chii).

Take care

Eu pessoalmente depende bastante do personagem. Há personagens que realmente não justificam skits. Só que é uma área que podia ser explorada e quiçá um dia o pessoal acabar por gostar.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Até pode não ser um Skit mas apenas umas poses que durem uns 5/10 segundos para permitir que os fotografos possam tirar fotos. A maior parte das pessoas fazia poses de 1 ou 2 segundos o que tornava a tarefa dos fotografos bastante dificil.

Sem ofensa mas notou-se claramente niveis bastante diferentes de presença e atitude em palco.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais