Arquivado

Este tópico está arquivado devido a ser antigo. Para falares sobre o mesmo assunto, por favor cria um novo tópico.

Nanashi

Meaning of Life

123 mensagens neste tópico

my_hime.. a questão do sentido da vida como eu disse anteriormnete. Não é cientifico. Eu percebi onde querias chegar.. mas o sentido da vida não é fornicar.. mas tipo que questão é que pões quando pensas no sentido da vida?

"tou aqui a fazer o quê?" "qual é o meu papel no universo?" ??

é óbvio que cientificamente tu és um animal com possibilidade de te reproduzires. A tua missão seria a reprodução? pensa o que quiseres..

agora, essas teorias dos golfinho gays... esclarecem o quê? os animas como falaste da tal raça de macacos, podem gostar de festinhas de toda a gente, seja macho ou fêmea.. O que isso ajuda à questão? que os animais com um certo grau de consciência não fazem sexo apenas para se reproduzirem?

isso já sabemos.. não esclarece nada..

Não só ñ entendeste o que eu disse como ainda o destroceste. É chato ter que voltar a repetir.

Uma vez que é quase impossível provar o sentido da vida, a tal questão "qual é o meu papel no universo?"; muitos tentaram encontrar a razão de viver ("tou aqui a fazer o quê?") de todos os animais.

Sempre se pensou que por natureza; a razão fosse crescer e multiplicar para segurar a preservação da especie. Admitiu-se esta mesma perpestiva mesmo para os Homens, uma vez que a maioria o fazia, e tendo em conta tb que os animais irracionais pareciam viver com esse mesmo proposito, numa forma ñ tão consciente.

Com base na descoberta da presença de relações homossexuais e de pedofilia em certas especies de animais irracionais, tal como haviam nos racionais; os cientistas defendiam que ñ se pode dizer que por natureza; os seres vivam exclusivamente para se reproduzir.

Tendo em conta aquele grupo de macacos, ( que fornicava ñ com a intenção de se reproduzirem, mas mais pelo prazer e k não tinham qualquer escolha pelo sexo e idade com quem transavam, mas a questão era que eles faziam-no varias vezes ao dia, com varios parceiros diferentes. Mesmo que tivessem uma certa consciencia do resultado de o fazer com o sexo oposto, isso ñ parecia ser mt relevante para eles, o que até levou alguns investigadores a interrogarem se eles ñ estariam mais avançados que nós); colocaram a hipotese que alguns seres vivem para procriar, e outros para combater o apetite natural pelo sexo.

Quando estudaram casos como essa especie de golfinhos (e a questão ñ era se eles eram homossexuais ou ñ; mas sim a importância que davam a uma relação simbiotica entre a especie, pondo, tanto o desejo pela actividade sexual e pela reprodução, em segundo plano), apesar de ñ negarem as razões que colocaram anteriormente, ficaram sem resposta, sobre o que motiva algumas especies a viver.

Nem os cientistas conseguem, por enquanto, provar (uma vez que ñ o conseguem fazer a uma "escala cosmica") a razão da nossa existência como seres vivos neste planeta.

Os cientistas, ñ podem, nem devem responder a certas questões; mas isso ñ significa que ñ possam ajudar.

É mt dificil dizer-se o que é realmente o sentido da vida em geral.

Por isso é mais facil se cada um de nós der sentido á sua vida, e não se meter na vida dos outros.

Para simplificar: my_hime, podes dizer o que significa para ti a vida.. mas nunca poderás dizer o significa da vida para todos. não aparece na wikipedia.. :(

Eu nem fiz uma coisa, nem outra.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Deus É o Desconhecido.

Não tinha de ser necessáriamente a mesma. Um humano ao saber o seu destino por si só acho que se tornaria uma pessoa algo... Sem outros objectivos, I mean. É a questão dos destinos e etc. Coisa na qual não acredito muito...

Pois, exactamente..eu n estava a dizer que seria necessariamente a mesma!!

Essa coisa do estarmos destinados para...tb não acredito em nada disso! Nós criamos o nosso proprio destino, ker dizer, ao fazermos as nossas escolhas estamos a escolher o nosso proprio caminho, um caminho que tem sentido para nós, (lá vem o sentido).

Um humano pode saber qual o destino que quer que a sua vida tenha, mas nao significa que o consiga alcançar, e ao tentarmos alcançar algo outros objectivos em prol do principal vao aparecendo...

Na minha cabeça o signficado de sentido da vida está um pouco misturado com sonho como um objectivo pessoal! :D

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

lol my_hime...

eu não disse que disseste.. usei a palavra tu como forma de expressão.. mas pronto,para se tornar mais claro:

posso dizer o que significa para mim a vida.. mas nunca poderei dizer o significa da vida para todos.

there.. assim só eu saio ofendido.. ::)

Quanto a repetires oq ue disseste não voltei a ler, só passei os olhos,mas penso que tambem não percebeste o que queria dizer, por isso fica também simplificado:

o sentido da vida não é algo que possa ser descoberto com experiências ou estudos da natureza..

(isto claro, para mim! porque cada um tem a sua ideia quanto ao assunto)

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Razão para existência biológica da vida? Não existe, algumas reacções e milénios de evolução. Deus ou um Criador, são apenas ideias para reconfortarem as massas. 

Porque nasceste ? “the bees do it, the birds do it “ and your parents do/did it.

Porque deves continuar a viver ?hmmmm, bem, a humanidade vai eventualmente ser destruída, o Sol,. o planeta, a galáxia e o universo (alguns dizem ate o tempo vai deixar de existir), também. Não vai existir nem prova da tua existência, nem de todos que amas ou de  todas as coisas que prezas ( saying this makes me all warm and fuzzy inside). E tudo o que fizeres aqui e agora é fútil.

Mata-te (you see what i did there, maje? I used nihilism, to try convincing them to commit suicide!).

jk, Escolham uma razão patética para existirem (deus, amor, alegria, dinheiro etc) e não

pensem muito nisto.After all ignorance is bliss… :P

Existe alguma coisa após a morte? Morre e verás, afinal de contas, é única maneira de teres a certeza. È uma questão do que faz as pessoas sentirem-se bem, com o que querem a creditar ser verdade, quer seja só vais apodrecer no solo (such a comforting thought), ou anjinhos vão te levar para o paraíso para beberes chá com Deus/Jeová/Ala/ Me para resto de eternidade ( boring…)

Evolução é o sentido da vida?

Não e só um processo, ou seja, Darwin só estava a descrever o que ele acha ter acontecido. A osmose não é razão de existência da água …Tu não vives para evoluir, tu existe como agora, porque evoluímos de seres unicelulares sem núcleo, para um monte de células com núcleo (what a waste of time). 

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

"To crush your enemies,

see them driven before you,

and hear the lamentation of the women!"

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Hmnhhg... isto é um debate filosófico em que cada um tem e tira conclusões diferentes, suponho.

A única resposta concreta que consegui tirar foi:

Não há nenhuma regra universal para o sentido da vida.

O sentido da vida está dentro de cada um de nós.

Por outro lado, também posso concordar que somos um vírus para a Terra.

Se me recordo bem, a nossa existência tem trazido problemas para a vida terrestre (aquecimento global, efeito estufas, chuvas ácidas) para não falar que temos em nossas mãos armas nucleares que podem aniquilar o planeta e principalmente a vida humana e de outros seres vivos para sempre.

Se calhar somos "missing data", um "glitch" no plano perfeito do Universo. Um erro que não era suposto existir @@ ?

Se a existência do Universo é mecânica porque é que nós fomos tão longe? Não nos bastava contentarmos com o simples facto de sermos célulazinhas ambulantes sem rumo?

Sobreviver mais tempo? Para quê?

Porquê a evolução?

Porque no nosso sistema solar somos o único planeta com vida?

E a lista de perguntas continua.

Isto é um labirinto sem saída nem entrada. Quanto mais respostas procuramos mais perguntas encontramos como todos nós já nos apercebemos...

A única resposta que satisfez foi aquela em cima que referi:

O sentido da vida está dentro de cada um de nós.

Cada vida tem um sentido de vida diferente, é isto que quero dizer :) .

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Hmnhhg... isto é um debate filosófico em que cada um tem e tira conclusões diferentes, suponho.

A única resposta concreta que consegui tirar foi:

Não há nenhuma regra universal para o sentido da vida.

O sentido da vida está dentro de cada um de nós.

Por outro lado, também posso concordar que somos um vírus para a Terra.

Se me recordo bem, a nossa existência tem trazido problemas para a vida terrestre (aquecimento global, efeito estufas, chuvas ácidas) para não falar que temos em nossas mãos armas nucleares que podem aniquilar o planeta e principalmente a vida humana e de outros seres vivos para sempre.

Se calhar somos "missing data", um "glitch" no plano perfeito do Universo. Um erro que não era suposto existir @@ ?

Se a existência do Universo é mecânica porque é que nós fomos tão longe? Não nos bastava contentarmos com o simples facto de sermos célulazinhas ambulantes sem rumo?

Sobreviver mais tempo? Para quê?

Porquê a evolução?

Porque no nosso sistema solar somos o único planeta com vida?

E a lista de perguntas continua.

Isto é um labirinto sem saída nem entrada. Quanto mais respostas procuramos mais perguntas encontramos como todos nós já nos apercebemos...

A única resposta que satisfez foi aquela em cima que referi:

O sentido da vida está dentro de cada um de nós.

Cada vida tem um sentido de vida diferente, é isto que quero dizer :) .

Virus não, parasitas!

Consumimos os recursos e em nada contribuimos para o bem estar dos outros habitantes.

Eu não defendo nenhum sentido de vida ou razão de existir, mas se alguém sentir que enfrenta melhor a vida com essa fé ou crença na resposta, não acho que se esteja a encher de ilusões ou a tentar querer viver o impossivel.

E BTW, sistema solar são 8 planetas. Haver vida numa proporção minima de 1/8 em milhões de planetas no universo já era bem bom! =P

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

um virus e um parasita informático :S de certa forma :S lol, mas prontos, so sei que , nao se trata so da existência Humana, mas também pensarem no geral, nos outros animais, nao faz sentido :S

tudo existe por uma razao, mesmo que seja uma identica a de outro animal, existe e tem essa razao. O que leva ao problema que todos têm tentado responder, aqui nao devemos procurar porque vivemos ou qual o sentido da vida, porque e-nos respondido ao respondermos a pergunta "qual a nossa função no mundo?" porque aqui o que interessa e sabermos o nosso local nesta diversidade enorme. Um exemplo trata-se a cadeia alimentar, este mundo tem condições propicias a existencia de vida, o que nos permite "ter" tal luxo :P, mas por exemplo, os coelhos existem para se alimentarem de plantas, por sua vez, a raposa existe para se aliemtnar e controlar a populaçao de coelhos, assi ma raposa esta n otopo, mas esta condicionada por outros dois factores, os coelhos, que por sua vez estao condicionados pela existencia de aliemntos. morrendo as raposas, o material organico e decomposto e utilizado como fermento para as plantas que servem de alimento para os coelhos. agora entre este circulo, estamos resumidos e muito limitados a tres especies, mas pensado em tudo o que fazem, isto nao sao as unicas condicionantes, que tambem estao interligadas com outras especies e outras cadeias alimentares, que no fundo funcionam em harmonia com um unico propósito de habitar um mundo de uma forma equilibrada.

Podemos ter varias funçoes, desde as quais, as de predadores, mas tambem influenciamos de outras formas porque evoluimos mentalmente como seres superiores que se tornaram egoistas ao longo do tempo, ao ponto de nao pensarem nas consequencias futuras a troco de algum metal que apenas tem valor entre nos e que foi criado apra simplicficar as trocas (e acidentalmente, criando piores resultados a outros niveis, entre o ser humano). Agora desperdiçamos recursos de forma (quase que) despreocupada so para podermos fazer mais, XD, e como se tivessemos um vicio compulsivo de criar bens materiais que apenas interessam a nos proprios.

por outro lado podemos concluir que a nossa funao e desvendar o funcionamento do mundo e de questoes que por nossa curiosidade foram postas....

Se esperam uma resposta para a vossa existencia "unica" , relativos a vocês, bem, isso depende do que cada um acha que aqui esta a fazer, quem nao sabe e porque nao encontrou algo pelo qual deve viver ou dedicar-se.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Wow! Tanta aderência!

Tenho imensa pena de só ter vindo agora, irei analisar esta thread quando tiver tempo e fazer os juízos que ache necessários.

Mais uma vez, tanta aderência!

Este post será editado com conteúdo, em breve, pelo que se faz favor não me marquem como spam ou algo parecido. :|!!

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

É um bocado difícil responder a uma pergunta destas ::)

Para quem gosta de poesia (e para quem não gosta), há um poema de Alberto Caeiro (F. Pessoa) que é um dos meus preferidos (dele). Como é um pouco grande (não é assim tanto, lê-se muito bem) deixo aqui um link: http://www.secrel.com.br/jpoesia/fp244.html

É uma boa reflexão do sentido da vida. Não há nenhum mistério, nenhum sentido. Vivemos apenas e não devemos pensar nisso, preocupamo-nos apenas em desfrutar a vida. Eu, felizmente, não penso assim, mas coloquei isto porque serve para exemplificar como esta questão é trivial. Não há um sentido, há vários, depende de cada um, porque os seres humanos são seres racionais e criativos :)

Penso que nós temos a responsabilidade de escolher o sentido que queremos dar à nossa vida. Em primeiro lugar, devemos deixar algo para as gerações futuras. Em segundo, devemos deixar algo para a nossa geração. Qualquer acção que façamos no mundo terá um impacto e cabe-nos a nós decidir em que direcção irá esse impacto. Para isso é preciso bastante instrução moral e ética, e um conjunto de valores que serão nossos.

A forma de espalhar isso é através da escrita, filmes, jogos, anime, whatever. Como eu me tornei no que sou pela influência de pessoas que viveram há milénios, também acho que devemos passar algo, tornar as nossas ideias conhecidas e tentar fazer um mundo melhor.

E agora algumas citações que eu gosto muito:

"Find something to believe in. And find it for yourself. And when you do, pass it on to the future" - Metal Gear Solid 2

"More than anything else I wanted to get inside my readers’ defenses, wanted to rip them and ravish them and change them forever with nothing but story." - Stephen King

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

lol, bem no fundo o sentido desta questao e toda de conseguirmos chegar a um proposito para a nossa existencia, nao tem de ser igual para todos, mas ajuda-nos a l chegar XD, porque no fundo o sentido da vida esta no que defenimos para nos, ou seja, o sentido para a tua existencie e aquele que tu escolhes para ti, se escolheres ser presidente (e um exemplo estupido, mas prontos, imaginemos que), o teu objectivo de vida e esse, tu vais lutar para tal, achas que o teu lugr no mundo devia ser aquele, tens de lutar para o ter, e a razao para o qual tu existes, ou seja, cada um existe segundo a ideia e os objectivos que define para si. eu proprio tenho objectivos meus XD e pena que eu simplesmente nao presto para eles, no entanto nao me impede de perseguir o meu sonho, que no fundo, nao e masi do que o objectivo que eu tracei apra mim proprio , a minha razao de existencia ....

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

"Find something to believe in. And find it for yourself. And when you do, pass it on to the future" - Metal Gear Solid 2

"More than anything else I wanted to get inside my readers’ defenses, wanted to rip them and ravish them and change them forever with nothing but story." - Stephen King

Ou então aquela: "Game Over, try again."

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Ou então aquela: "Game Over, try again."

Omite-se o "try again". Infelizmente.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

não se metam comigo que agora tenho filosofia ! sabiam que a realidade nos questiona ? fenomenal.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais
não se metam comigo que agora tenho filosofia ! sabiam que a realidade nos questiona ? fenomenal.

ui, tou... assustadorificado XD, too bad for you, you're 2 years late  :Blue piscadela:

Bem, nao sei de nada disso da realidade XD, mas duvido que algo "nao vivo" possa questionar-me, quanto muito questiono-a eu, eu ate poderia colocar aqui uma data de questoes que davam muito pano para mangas XD mas nao vou começar offtopic :P

ate que bem, tu podes sempre viver para pensar, filosofar XD (e interessante, mas depende , XD era muitas perguntas, muitas discussoes e provavelmente nao chegas a nada. Ou seja, passavas a vida a fazer algo que nao dava em nada e no fim a tua vida nao teve qualquer sentido apenas porque a dedicaste a algo que nao tem uma resposta?

[offtopic] bem, podes sempre pensar sequer como e que tens noçao do que e real, se so a propria realidade é algo superior a tua existencia, transcende-te! Tu es real, mas como e que sabes que es real, como e que sabes sequer se tudo o resto e real?, pode ser tudo falso, pode nao ser nada disto real. (ja pensaste alguma vez assim?) SE vires bem, um sonho ate pode ser real, mas e apenas na tua cabeça, o que significa que nao foi real? e se foi so na tua cabeça e o que se passou nao e real, entao os sonhos tambem, nao sao reais?

Como disse :P muito pano para mangas XD :P, desculpem ter feito tanto offtopic Gomen  :rgnrk sorry:[/offtopic]

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais
Bem, nao sei de nada disso da realidade XD, mas duvido que algo "nao vivo" possa questionar-me, quanto muito questiono-a eu, eu ate poderia colocar aqui uma data de questoes que davam muito pano para mangas XD

Mas olha lá, realidades, acções é quase tudo gerido por humanos, e são realidades, são mudanças, uma realidade como o 11 de Setembro não te faz questionar, não te questiona ? Agora imagina que uma catástrofe natural ocorre, ela não te questiona ?

Achas mesmo que a realidade não te consegue chocar ? És assim tão ciente da tua inconsciência ? Pá ... eu só tive três aulas de filosofia ... Não me obrigues a usar os meus conhecimentos ainda mais profundos ! ;D

pode ser tudo falso, pode nao ser nada disto real. (ja pensaste alguma vez assim?) ... Ou seja, passavas a vida a fazer algo que nao dava em nada e no fim a tua vida nao teve qualquer sentido apenas porque a dedicaste a algo que nao tem uma resposta?

Alguma vez viste o Matrix? Sei lá, eu sei que não é um filme famoso e tal ... É pa, nem sei o que dizer ...

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

ate que bem, tu podes sempre viver para pensar, filosofar XD (e interessante, mas depende , XD era muitas perguntas, muitas discussoes e provavelmente nao chegas a nada. Ou seja, passavas a vida a fazer algo que nao dava em nada e no fim a tua vida nao teve qualquer sentido apenas porque a dedicaste a algo que nao tem uma resposta?

[

Nilialista, onde esta a vontade-de-poder? A vontade-de-verdade?XD

Tal como a ciencia nunca te dara uma resposta absoluta a filosofia, tambem nao, o que intressa e a procura da verdade, quer pelo metodo cienfitifico ou filosofico. 

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais
Ou seja, passavas a vida a fazer algo que nao dava em nada e no fim a tua vida nao teve qualquer sentido apenas porque a dedicaste a algo que nao tem uma resposta?

Sempre achei melhor dedicar a minha vida a uma causa sem sentido do que não fazer nada. É melhor morrer sabendo que não conseguimos encontrar, do que morrer sabendo que não tentamos.

E quanto a não haver respostas... até podem não haver. Mas se tiveres em conta os avanços na ciência, nunca estivemos mais perto de descobrir. As teorias quânticas deram lugar a novas teorias, nomeadamente a de que existem uma infinidade de universos paralelos a este. Cada universo é definido através de um "criador", um conjunto de variáveis que mostram como se comporta a matéria/energia. Não sou muito conhecedor nesta matéria (li só alguns livros), mas a verdade é que os cientistas começam a achar esta teoria bastante provável. Já agora, viram Noein? A série tem como base esta teoria (embora seja uma variação um bocado desactualizada).

pode ser tudo falso, pode nao ser nada disto real. (ja pensaste alguma vez assim?)

Como eu sou um homem de citações :D

"Suppose we have only dreamed, or made up, all those things - trees and grass and sun and moon and stars and Aslan himself. Suppose we have. Then all I can say is that, in that case, the made-up things seem a good deal more important than the real ones" -- Chronicles of Narnia

PS: Já agora, não penses em mim como um convencido ou um rabugento. A verdade é que eu já pensei assim como tu, só que dei por mim a descobrir que é melhor pensar de outra forma. É preciso é respeitar todas as opiniões :P

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

E quanto a não haver respostas... até podem não haver. Mas se tiveres em conta os avanços na ciência, nunca estivemos mais perto de descobrir. As teorias quânticas deram lugar a novas teorias, nomeadamente a de que existem uma infinidade de universos paralelos a este. Cada universo é definido através de um "criador", um conjunto de variáveis que mostram como se comporta a matéria/energia. Não sou muito conhecedor nesta matéria (li só alguns livros), mas a verdade é que os cientistas começam a achar esta teoria bastante provável. Já agora, viram Noein? A série tem como base esta teoria (embora seja uma variação um bocado desactualizada).

A mecanica quantica, ja se foi? o_0

Duvido, a teoria e bastante extensa desde o modelo atomico a interaçoes de particulas,e defacto ainda nao ouvi que esse campo de fisica ja era obseleto, a tua referencia  a varios universos deve ser a interpretançao de varios universos( sempre que fazes uma mediçao vai existir um universo em que o resultado e x e noutro z ) mas isso nao contradiz a mecanica quantica ja que foi criada nos anos 20 pelos mesmo cientistas que apoiram a mecanica quantica desde o inicio, e nunca ouvi nada sobre "um criador". Quais sao as tuas fontes?

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Ryu, acho que o intepretaste mal. A teoria deu lugar a novas, não quer dizer que perdeu o seu.

Quer se queira quer não, foi um grande instrumento para novas idealizações.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais