Visitante Ran

'Quero ir viver para o Japão'

252 mensagens neste tópico

Sim gostava bastante de viver la, é uma das coisas que sempre quis fazer, não por causa de anime ou jogos, mas porque acho uma sociedade excelente, tecnologicamente evoluida, claro que tem os seus defeitos, mas quem não os tem?. Ok agora não me matem xD.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

...quem me dera 8)

não me importava mesmo nada de viver no Japão, desde que soubesse falar Japonês. não digo isto plo que veio em animes, já vi reportagens do Japão e tenho um vídeo num DVD sobre algumas coisas do Japão..gosto do modo de vida de lá, da sociedade, tecnologia e afins :)

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Eu pretendo ir viver algum tempo no Japão pelo menos para aperfeiçoar os estudos (é quase uma necessidade). Agora, é claro que é uma sociedade baseada no ultra-consumismo e é nitidamente japonês ser altamente nacionalista, e isso é uma realidade ainda actual, visível na eleição de Abe Shinzo como primeiro-ministro no ano passado, garantido que isto não é uma coisa que tenda propriamente a dissipar-se. O nacionanismo leva a atitudes racistas, etc.

Quando estudei a história do Japão achei fascinante ver como estas marcas não só de xenofobia como de grande civismo interno derivaram de situações históricas, remotando essencialmente a Tokugawa e a uma sociedade que vivia organizada em comunidades e onde bastaria um elemento 'mal comportado' para a governação militarista da altura assassinar a comunidade inteira. Sendo assim criou-se uma sociedade altamente desconfiada que não integrava ninguém no seio do seu grupo sem a máxima prudência e segurança (um livro imperdível sobre a história do Japão é o do Kenneth G Henshall, onde ele analisa este tipo de repercurssões de uma maneira muito interessante). Como em qualquer cultura ou sociedade, este tipo de traumas históricos atinge as mentalidades durante longos períodos (portugal sofre de grandes atrofios de mentalidade devido ao período salazarista, por exemplo).

Enfim, mas isto do racismo não é problemático, contudo, para quem se quiser cingir ao universo universitário (por isso estou-me um bocado borrifando... afinal, eu vou para a China durante um ano e estas situações lá são ainda mais propícias). Podemos falar de degradação, mas é de lembrar que a sociedade japonesa é considerada uma das sociedades mais igualitárias do mundo, só que é fomentada por um chamado igualitarismo capitalista, ou seja, em vez dos proletários que se matam a trabalhar, há os empresários que se matam a trabalhar - o que no entanto, sempre possibilita uma classe média maioritária, gerando um equilíbrio. Claro que isto é aquilo que a escritora Hitomi Kanehara chamaria 'a ilusão do sucesso pela escravidão'. Serão perspectivas, mas estar em Portugal e chamar a isto decadência... bem, não sei, se realmente olharmos para o nosso estado das coisas, não sei se teremos muita moral para falar. :P

Em termos económicos, o Japão está a atravessar uma recessão depois do período dourado de renascimento das cinzas pós-guerra, é certo, mas não deixa de possuir a 2ª maior económica do mundo. Apostar em trabalhar com o Japão ainda vale a pena.

  Por outro lado, há um grande conflito geracional digno de qualquer sociedade altamente urbanizada e evoluída. Pelo menos temos a sensação de que a geração mais nova é ralmente diferente, o que cria dinâmica e evolução, contrariamente ao que se assiste em Portugal em que os conflitos geracionais são mínimos e a maior parte dos meus colegas da minha idade já pensam como a minha avó, ou seja há uma estagnação e uma inércia tão más que acabam por sair do mero campo das mentalidades e se traduzem noutros campos do social (como o económico, por exemplo). 

Mas pronto, ainda assim eu não preciso de considerar um país ou uma cultura melhores ou piores do que a minha para querer mergulhar nela, pode tudo basear-se em mera curiosidade. Por algumas opiniões que li por aqui acho que se estão a gerar alguns complexos desnecessários porque acho que qualquer pessoa tem a legitimidade para querer ir viver para onde lhe apetecer ... e afinal de contas a ilha utópica de Thomas Moore ainda não existe, pois não?

Enfim, podia escrever e escrever sobre isto (tenho dois ensaios escritos sobre isto :P), mas acho que quem realmente quiser saber como é a sociedade japonesa sobretudo em contrapartida com a nossa realidade, não deixe de comprar o livro do antigo Conselheiro Cultural de Portugal no Japão, Eduardo Kol de Carvalho 

http://www.fnac.pt/pt/Catalog/Detail.aspx?cIndex=0&catalog=livros&categoryN=Livros&category=antropologia&product=9789729888366

Uma descrição do país por olhos portugueses com imensa actualidade (vá lá, não é preciso recorrer sempre a Wensceslau de Morais ou Luís Fróis!).

edit: ui, só agora reparei que o livro não está disponível na fnac, mas acho que o podem encomendar pela webboom http://www.webboom.pt/ficha.asp?ID=97146

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Tal como a Annabel_Lee assim que acabar o meu mestrado estou a pensar em dar um salto no Japão para aperfeiçoar certas e determinadas coisas, especialmente a robótica e a sua programação.

A questão deste tópico é mais, será que quando tiver dinheiro para ir po Japão realmente vou lá?

Hoje em dia, Portugal continua a ser o país da moda, em quando um amigo vê algo os outros todos vêem também, apesar de anime, não ter uma elevada percentagem disto ainda acontece e grande parte de nós daqui a 8/10 anos teremos lá tempo para ver anime, ou para vir a fóruns, ou pa sequer prever o que se vai passar na serie. Eu sinceramente espero ainda andar a ver disto, porque quero ver se ainda vejo o final do naruto e do bleach (XDDDDDDDDD).

Falando agora do Japão, aquilo é tudo o que um gajo possa desejar, especialmente que um Português possa desejar, tirando o facto anime e tudo o que existe relacionado com ele, o Japão é Portugal daqui a uma porrada de anos, e se podemos dar um salto de 100/200 anos, em apenas umas quantas horas num avião, porque não??? O Japão a nivel económico, social, technológico é dos melhores. (Claro que para mim o factor tecnológico é o mais importante lool).

Além disso têm aqueles espaços rurais que param no tempo, e uma cultura invejável!

Vamos todos viver po japão!! Arranjamos um arranha ceus, vamos todos viver para lá xDDD

Bem se a gente olhar po nosso passado é melhor não...

Sabiam que fomos nós que estragamos a grande era dos samurais? Tipo a primeira arma alguma vez obtida no Japão foi por um Samurai que comprou a arma a um PORTUGUÊS, o samurai deu essa arma ao ferreiro local e a partir dai as coisas espalharam-se. Bastaram 50 anos para o Japão ser o país que mais armas fazia em TODO O MUNDO.

Canal História RULA xDD

Somos uma vergonha

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Mas porque é que alguem quereria ir viver para o Japão, não se sentem bem por cá?

Não há paraisos na Terra, onde quer que vão, só muda a paisagem e os vizinhos, I think  ::)

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

So queria elogiar a Annabel_Lee por *saber* do que fala, e muito bem.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Grande RAN!

Tiraste-me as palavras da boca!

O lado que transparece dos filmes, animes, etc, é um lado fantástico e claramente errado... Mas é compreensível que seja "desejável". Esse lado "místico".

Não me apetece ser queimada viva, mas a cultura japonesa, digamos, "pós-moderna", por favor. Livrem-me daquilo.

(Vou ser apedrejada.)

A sociedade japonesa parece estar um tanto decaída, pelas razões já citadas, creio que será desnecessário repeti-las. Impulsos ridículos e "modas" patéticas... Por favor olhem, não só para o produto da indústria mas mais para a sociedade. Os produtos são importados... Se querem viver lá, acho que a sociedade conta um *bocadito* mais.

Quanto o estudo de robóticas e ciências.. Será necessário ir para o Japão? Huh, as universidades dos Estados Unidos são bem boas... Não quero entrar em absolutismos, mas pelos rankings... MIT/Caltech4thewin? 8)

Or not..? :/

EDIT: refiro-me ao início do tópico.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Ontem tive a oportunidade de falar com uma cliente do meu pai que é descendente de japoneses(filha). Nasceu no Brasil mas os seus irmãos regressaram para o Japão e ela própria trabalhou lá por uns anos numa fábrica.

A coisa que ela mais acentuou e me fez ver é que quem quer ou vai emigrar para o Japão não vai ter a vida fácil (mais uma vez).

Na fábrica onde ela trabalhou separaram as diferentes nacionalidades por sectores da fábrica e durante o trabalho, os funcionários japoneses pediam aos estrangeiros para não falarem com eles durante o trabalho, porque podia por em causa o seu posto de trabalho! Só depois de sairem é que os japoneses se podia "dignar" e socializar com os restantes funcionários estrangeiros.

A xenofobia é uma realidade inquestionável no Japão.

Ela acrescentou que esta ultima geração (no Brasil) cujos avós ou pais são japoneses estão a voltar e a fixar-se novamente no Japão.

E claro não deixou de dizer que todos os países têm os seus contras e não podemos desvalorizar completamente o Japão por causa disso, aliás, não é o único país onde isto acontece. Nada é um mar de rosas.

Lamentou-se um pouco por não se ter fixado no Japão... Mas o marido (emigrante português) preferiu ficar no Brasil a começar tudo do zero...

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Quero ir pra Marte e fazer umas partys com os moto-ratos que ainda lá existirem :Pusagi brinde: :Pink beer:

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

A coisa que ela mais acentuou e me fez ver é que quem quer ou vai emigrar para o Japão não vai ter a vida fácil (mais uma vez).

Só depois de sairem é que os japoneses se podia "dignar" e socializar com os restantes funcionários estrangeiros.

Eles têm regras mt rígidas. Percebo o ponto d vista deles, "amigos, amigos, negócios á part"

Mas ñ há dúvida k é uma sociedade com excelentes filosofias d vidas. Uma das k eu mais gosto é a fundação de instituições do genero "perdidos e achados" k ultimanente têm dado problemas ao governo japonês devido ao excesso de coisas k s tem vindo a acumular nos armazens.

Em Portugal; até parte da policia judiciária fica com akilo k os ladrões roubam ou com os lucros dos traficantes de droga.

No Japão, "achado, é roubado"; por isso toca a dar para as instituições dos perdidos e achados k dpois devolvem ás pessoas k vão lá perguntar s acharam o k perderam.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

o que eu gostava mesmo era de conhecer a Rumiko Takahashi... ;D (penso que ela está a viver no Japão...)

Rumiko2.jpg

já agora, alguém arranja-me alguma foto recente dela? ;)

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

viver prefiro a europa, mas passar lá uma temporada é um dos meus objectivos

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Eu por razoes profissionais tenciono dar uma parada por Tokyo mesmo... nao por ser japao, nao por ter anime nem por algumas das razoes acima enumeradas...

Estando em Design existem tres grandes nucleos de Design, Manhattan, Londres e Tóquio, mas como odeio a cultura BAKA dos americanos, odeio climas constantemente frios (smog de londres)... you ge the picture...

Tokyo surge como uma opurtunidade unica, é longe da minha vida ocidental, é uma maneira diferente de viver e os valores sao outros...

O meu desejo de viver no japao foi despertado pelas artes marciais... antes mesmo de saber o que era anime... e eu fui educado sobre um sistema de "honra" um bocado rigido em casa.... por isso têm varias coisas com o qual eu me identifico facilmente!

Erasmus (versao oriental) me aguarda!!!

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Sinceramente sempre ponderei ir até ao Japão, é um dos meus objectivos de vida...nao podia deixar de la ir, não so por causa do anime, mas tambem! Obviamente que ja foram apontados imenssoos pontos negativos em relação ao Japao, mas é uma cultura muito diferente daquilo que eu conheço e nao poderia deixar de a ver com os meus proprpios olhos...talvez aí quando " a sentir na pele" terei uma opiniao mais bem formada, como ja alguem disse é preciso ver para saber!

Qunto a viver lá...eu sei lá o que me espera daqui a uns 5anos, nunca pensei nisso nem pretendo pensar, mas acho que quem sonha faze.lo, por todoas as coisas já aqui ditas vai precisar de uma grande força de vontade... ;) Por isso boa sorte!

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Estou investindo neste objetivo também. Espero poder conheçer o Japão e toda sua cultura, sobretudo, porque a animação de lá me fascinou, bem como sua organização social, apesar de ser rígida...

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

hmmm . . . japao so se fosse em trabalho ou visita

tambem tou a pensar em ir ao japão no futuro . . .

;D

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Viver no japão é das melhores experiências que tive. Desde o podermos andar na rua sem olhar por cima do ombro a toda a hora e de existir realmente respeito pelo próximo foi a melhor decisão que tomei em toda a minha vida xp.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Viver no japão é das melhores experiências que tive. Desde o podermos andar na rua sem olhar por cima do ombro a toda a hora e de existir realmente respeito pelo próximo foi a melhor decisão que tomei em toda a minha vida xp.

É entao uma boa terapia pra todos aqueles com problemas de confiança e baixa auto-estima?

Se era por essas razoes tambem encontras paises na Europa onde te podes sentir assim...

lol j/k...or not.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Bem para quem tem problemas de auto-estima, ir para Tokyo e lidar com todos os jovens milionários que dedicam todos os dias antes de sair de casa 4horas à aparência para parecer que sempre que caminham na rua se estão a dirigir às sessões de filmagem de um video-clip, bom, não é propriamente aquele tipo de ambiente que te faz sentir muito confiante e te faz subir a auto-estima...lol a mim com os meus farrapos de turista e maquilhagem posta à pressa fazia-me sentir miserável. :/

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Isso já parte da atitude e confiança de cada um. A sentir-se assim, uma pessoa poderá (e certamente irá) se sentir miseravel em praticamente qualquer país do hemisferio norte.

E além disso os verdadeiros milionarios e "ricos" (que nao é somente a questao economica) nao se andam aí a exibir de maneira ultra flash feitos parvos, nem precisam.

Os "verdadeiros", são aqueles que andam de t-shirt e boné, entram numa qualquer relojoaria suiça e gastam 200 mil ou 500 mil dolares em 2 ou 3 relogios com a maior das descontraçoes, como eu já vi muitos, por exemplo.

My point,a riqueza é mais uma questao de atitude/comportamente e confiança.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais