!Pipo

Vida Escolar

793 mensagens neste tópico

O que a mim me fez mais comichão foi o pressuposto de que nós sabíamos fazer tudo... O meu prof. de Educação Física basicamente chegava às aulas de ginástica e dizia "Olha agora façam um pino seguido de cambalhota e a seguir façam salto de extensão no aparelho. Vou avaliar daqui a 3 aulas" sem nunca nos ensinar realmente como se fazia. Epah, desculpem lá se não nasci ensinada a fazer essas cenas todas, mas realmente ninguém me ensinou como se fazia tal nem na primária/2ºciclo/3º ciclo, não vejo como irei safar essas acrobacias todas agora no secundário.

 

 

O mesmo com todos os desportos, eu só aprendi a servir no vólei para aí no 10º. Porque ninguém se deu ao trabalho de me explicar antes o que é, para eles, tão "óbvio" e o que "já devias ter aprendido antes".

 

E nem me deixem começar acerca dos favoritismos e quês, porém, isso manifesta-se incontestavelmente em todas as disciplinas.

2 membros gostaram disto!

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

O mais justo, imo, seria equivaler um factor de importância no cálculo da média mais baixo para certas disciplinas do que outras (como se faz em qualquer universidade) ...

Já acontece em todas as escola secundárias do país. 

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Educação Física acho que só existe "para incentivar a prática desportiva". O que em teoria é bom, só que isso não é posto em prática.

 

Nem eu, que gosto de desporto, nem nenhum dos meus colegas gostamos de EF porque aquilo é simplesmente mau de mais.

 

Os profs. não ensinam absolutamente nada, aquilo é uma rebaldaria. Cada professor/a é "especializado" em algum desporto/atividade desportiva, e porque acham que mandam naquela merda toda, nós temos que os aturar. Tive uma professora que alterava sempre o calendário dos espaços (Pavilhão, Campo, Ginásio eram basicamente os espaços) para termos quase sempre Ginástica porque ela era obcecada com Ginástica. Jogámos cinco vezes futebol e três basketbol o ano inteiro porque a menina estava sempre a alterar o calendário. Como já disseram, acho que para eles é impossível ensinarem as coisas sem dizerem "Então, mas não sabes isto? Isto é coisas da primária, da primária!!" Há tanta coisa errada nesta disciplina.

 

Já para não falar dos testes escritos, que aquilo tem erros pa crl. Depois os torneios desportivos são todos mal organizados e os clubes de desporto aquilo é uma bela merda também.

 

Acho que Educação Física deveria deixar de contar para a média se o aluno assim o quisesse, sendo que era uma disciplina obrigatória que só existia para promover a atividade física, o que acho que é importante imo.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Eu cá não acho bem que Educação Física conte e fico satisfeito que tenham mudado isso, os "professores" responsáveis por essa "disciplina" são pançudos inúteis que vivem à conta do estado fazendo o mínimo de esforço possível enquanto prejudicam os alunos que não são amigalhaços deles. Só consigo sentir desprezo por essa gente, ainda há pouco tempo o meu irmão de 12 anos ficou com uma ruptura de ligamentos porque o "Sr Professor" achou que ele estava a fazer fita. 

 

Quando alguém me conseguir explicar a importância para um engenheiro de conseguir fazer o pino, talvez mude de opinião. 

Concordo com isto. Na minha turma,foram as amizades que valeram para o professor escolher que desportos avaliar,como se certos e determinados alunos tivessem voto de qualidade. E depois há os velhos babados,que são facilmente influenciados por uns sorrisinhos das meninas.

 

Imo, acho que EF deve existir e deve contar para nota. Só não concordo, de todo, que tenha o mesmo peso que disciplinas como Português e outras principais de cada área.

 

Outra coisa parva em EF, mas isso é muitas vezes critério do professor, é atribuírem notas consoante o desempenho dos melhores alunos - do que é realmente esperado que se alcance com EF - em vez de terem em conta um "aluno médio", ignorandoo facto de que os alunos podem simplesmente não ter predisposição física para tal. Por exemplo, e isso tinha de me acontecer logo no Secundário, quando precisava da média, aos melhores alunos dificilmente o prof dava mais do que 16/17 "porque de 18s para cima já é ser-se quase profissional" (a sério...), e corria o pessoal a notas meh, quando até nem éramos assim tão maus ou pouco esforçados.

Já acontece.

 

Basta pegar no simples facto que há alunos federados nas turmas,alguns deles chegam a representar Portugal internacionalmente,e não são avaliados num contexto separado,mas quando se candidatam à universidade,têm um contingente próprio.

 

 

O que a mim me fez mais comichão foi o pressuposto de que nós sabíamos fazer tudo... O meu prof. de Educação Física basicamente chegava às aulas de ginástica e dizia "Olha agora façam um pino seguido de cambalhota e a seguir façam salto de extensão no aparelho. Vou avaliar daqui a 3 aulas" sem nunca nos ensinar realmente como se fazia. Epah, desculpem lá se não nasci ensinada a fazer essas cenas todas, mas realmente ninguém me ensinou como se fazia tal nem na primária/2ºciclo/3º ciclo, não vejo como irei safar essas acrobacias todas agora no secundário.

 

 

O mesmo com todos os desportos, eu só aprendi a servir no vólei para aí no 10º. Porque ninguém se deu ao trabalho de me explicar antes o que é, para eles, tão "óbvio" e o que "já devias ter aprendido antes".

lol,também isso é das cenas mais básicas de educação física. Não saber isso,equivale a não saber o alfabeto. Não tens razão de queixa.

 

O problema é que os alunos não encaram educação física como uma disciplina que requer "estudo" fora da escola. O ministério também tem um papel negativo nisto porque olha para ef como um remédio anti sedentarismo quando a devia considerar uma disciplina.

Editado por sadakiyo

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Não me parece boa ideia EF valer menos que as outras disciplinas todas no secundário. Se o sistema de avaliação não era o melhor, seria ainda pior se valesse menos. Isto a meu ver.

 

Assim os alunos sempre podem encontrar nas aulas de EF uma forma de descontração e de fazer desporto sem estarem a pensar na nota que vão ter no final do período. 

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

 

Imo, acho que EF deve existir e deve contar para nota. Só não concordo, de todo, que tenha o mesmo peso que disciplinas como Português e outras principais de cada área.

Já acontece.

 

Basta pegar no simples facto que há alunos federados nas turmas,alguns deles chegam a representar Portugal internacionalmente,e não são avaliados num contexto separado,mas quando se candidatam à universidade,têm um contingente próprio.

Desconhecia, mas concordo com a medida. Aliás, o facto de alunos profissionais do desporto terem esse benesse, ainda me faz achar mais que EF deveria ter um peso na nota inferior ao que tem de momento para alunos "normais". 

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Acho que o tempo que se gasta nas aulas de Educação Física podia ser melhor aproveitado, a meu ver é uma disciplina desnecessária. Não faço ideia se a disciplina existe mais pela conversa de "combater a obesidade e blablabla", se for isso, meh, a grande maioria dos alunos que sofrem deste problema aposto que se sentem mal ao fazer as aulas, são gozados e etc por não conseguirem acompanhar os outros, se quiserem mesmo combater o problema que têm e fazê-lo por vontade própria podem fazê-lo sem ser em aulas de educação física, ou simplesmente, não fazê-lo.

 

Até ao 3º ciclo ainda vá que não vá, agora no secundário acho desnecessário, já para não falar que tem-se disciplinas que supostamente exigem tempo de estudo e o fim das aulas de educação física deixaria o horário bem mais soft. Ainda me lembro das tardes livres que perdi só para ter essa aula.

1 membro gostou disto!

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Este ano EF só conta pra quem segue alguma coisa ligada a desporto.

E não é qualquer federado que tem contingente próprio só aqueles que representam a selecção por terem estágios, viagens e etc. Além de que esse contingente não deve ter muito a ver com EF.

Na minha opinião deviam primeiro aumentar a qualidade das aulas porque são um lixo e depois pensavam se contava ou não.

1 membro gostou disto!

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Depois do primeiro período pude perceber que...

 

-E.F devia contar como todas as outras disciplinas, independentemente do que tenha dito antes aqui no tópico lel. Acho parvo algumas disciplinas contarem e E.F. não porque baixa a média de algumas pessoas. Estou-me bem a foder do outro pessoal que tem boas notas e vão descer por causa de E.F., eu também posso descer a minha média com Filosofia ou Mat. e não é por isso que deixam de contar. Pá, mas já estão a dizer que para o próximo ano já conta outra vez, mas não deve entrar em vigor para o meu ano :/

 

- Não me esforcei assim tanto e acabei por ter uma média de jeito. Piores notas foi mesmo as de Mat. e Filosofia em que tive 13, o resto foi tudo bom acho eu xD Acabei com média de 14,9, porque não sabia que as partes orais em Pt. e Inglês contavam tanto x)

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais
-E.F devia contar como todas as outras disciplinas, independentemente do que tenha dito antes aqui no tópico lel. Acho parvo algumas disciplinas contarem e E.F. não porque baixa a média de algumas pessoas. Estou-me bem a foder do outro pessoal que tem boas notas e vão descer por causa de E.F., eu também posso descer a minha média com Filosofia ou Mat. e não é por isso que deixam de contar. Pá, mas já estão a dizer que para o próximo ano já conta outra vez, mas não deve entrar em vigor para o meu ano :/

Não!! Estás a dizer isso só porque te beneficiaria :D Assim o teu argumento é inválido. :P  Eu acho é que para ser justo, dependendo do curso a que te aplicas, as disciplinas que contam deveriam ser diferentes e até mesmo umas contarem mais que outras.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

 

-E.F devia contar como todas as outras disciplinas, independentemente do que tenha dito antes aqui no tópico lel. Acho parvo algumas disciplinas contarem e E.F. não porque baixa a média de algumas pessoas. Estou-me bem a foder do outro pessoal que tem boas notas e vão descer por causa de E.F., eu também posso descer a minha média com Filosofia ou Mat. e não é por isso que deixam de contar. Pá, mas já estão a dizer que para o próximo ano já conta outra vez, mas não deve entrar em vigor para o meu ano :/

Não!! Estás a dizer isso só porque te beneficiaria :D Assim o teu argumento é inválido. :P  Eu acho é que para ser justo, dependendo do curso a que te aplicas, as disciplinas que contam deveriam ser diferentes e até mesmo umas contarem mais que outras.

 

A opinião que atualmente tenho em Educação Física contar ou não para a média é que deveria ser opcional. Se te desse jeito, contava, se não te desse jeito, não contava. Assim penso todos ficavam contentes.

 

Já agora, ficam aqui as minhas notas deste período apesar de não serem nada de especial.

 

Português - 13
Educação Física - 15
Matemática - 11
Biologia - 15
Espanhol - 19

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Quero voltar ao 12º ano e não fazer ponta de um corno até aos exames nacionais. :' (

 

A faculdade é uma armadilha.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

 

-E.F devia contar como todas as outras disciplinas, independentemente do que tenha dito antes aqui no tópico lel. Acho parvo algumas disciplinas contarem e E.F. não porque baixa a média de algumas pessoas. Estou-me bem a foder do outro pessoal que tem boas notas e vão descer por causa de E.F., eu também posso descer a minha média com Filosofia ou Mat. e não é por isso que deixam de contar. Pá, mas já estão a dizer que para o próximo ano já conta outra vez, mas não deve entrar em vigor para o meu ano :/

Não!! Estás a dizer isso só porque te beneficiaria :D Assim o teu argumento é inválido. :P  Eu acho é que para ser justo, dependendo do curso a que te aplicas, as disciplinas que contam deveriam ser diferentes e até mesmo umas contarem mais que outras.

 

Então mas não é isso que eles estão a fazer? Deixar de contar E.F. só para beneficiar algumas pessoas?

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Depois do primeiro período pude perceber que...

 

-E.F devia contar como todas as outras disciplinas, independentemente do que tenha dito antes aqui no tópico lel. Acho parvo algumas disciplinas contarem e E.F. não porque baixa a média de algumas pessoas. Estou-me bem a foder do outro pessoal que tem boas notas e vão descer por causa de E.F., eu também posso descer a minha média com Filosofia ou Mat. e não é por isso que deixam de contar. Pá, mas já estão a dizer que para o próximo ano já conta outra vez, mas não deve entrar em vigor para o meu ano :/

 

- Não me esforcei assim tanto e acabei por ter uma média de jeito. Piores notas foi mesmo as de Mat. e Filosofia em que tive 13, o resto foi tudo bom acho eu xD Acabei com média de 14,9, porque não sabia que as partes orais em Pt. e Inglês contavam tanto x)

 

Então mas não é isso que eles estão a fazer? Deixar de contar E.F. só para beneficiar algumas pessoas?

 

Não. E.F. deixou de ser relevante para a média precisamente porque prejudicava mais do que beneficiava. Estando num curso científico-humanístico, não existe qualquer lógica em que a disciplina entre para a média de áreas como Ciências e Tecnologia, Línguas e Humanidades, Ciências Socioeconómicas ou Artes Visuais, e também para cursos profissionais como Animação Sociocultural, Turismo, Design Gráfico, Aeronaves, Gestão e Programação de Sistemas Informáticos... Tal como indicam os nomes, são matérias de estudo que nada têm a ver com atividades físicas e/ou desportivas. Se a disciplina fosse realmente relevante para o conhecimento ou para o teu crescimento enquanto aluno pré-académico, continuarias a tê-la no ensino superior, fosse qual fosse o curso que seguisses. Alunos com notas mais baixas subiam a média graças a esta disciplina e lá entravam para um curso para o qual se calhar até não seriam "suficientemente competentes". É claro que estou a exagerar, pois uma disciplina não varia muito a média total, mas tornava-se realmente um problema para aqueles que não conseguiam entrar no curso que queriam por causa de umas meras décimas que podiam ser facilmente recuperadas caso E.F. não fizesse parte do cálculo. Na minha opinião, esta disciplina, como está atribuída atualmente, é estúpida. Não acho que deva deixar de existir, mas não cumpre o seu propósito. E.F. continua a ser obrigatório até ao 12º ano de escolaridade para te obrigar a teres uma atividade física supostamente "regular". Embora na maior parte das aulas (falo no meu caso, mas sei que existem muitos outros) não se faça absolutamente nada, o sistema de ensino quer "obrigar-te" a teres a prática de atividade física pelo menos duas vezes por semana. Como no ensino superior já és maior e vacinado, já ninguém te chateia com questões de saúde, nomeadamente a obesidade, a diabetes, problemas a nível cardiorespiratório, etc. Aí tu é que decides se queres ser saudável ou não, e o sistema já não se importa em tentar mostrar que se preocupa com a tua saúde. Agora, se tiveres interesse em seguir qualquer tipo de curso no ensino superior relativo ao desporto, a tua média de E.F. vai lá estar para ti.

 

Como falo de Educação Física, tenho também a mesma opinião para outras disciplinas como Português e Filosofia.

 

As pessoas continuam a querer acreditar que as disciplinas deveriam ser iguais para todos os tipos de alunos, e para todos os cursos. Acham que a equidade é uma boa medida, mas não é. Falando enquanto aluna de CT, porque não me posso manifestar quanto aos outros cursos, vejo o Português como uma disciplina que exerce a sua função de forma errada. Tu enquanto investigador, técnico de saúde, médico ou engenheiro, não precisas de Eça de Queirós para te descrever os efeitos inibidores de um antibiótico, nem de Fernando Pessoa para te arranjar um mecanismo qualquer que pare a tua dor de pensar. Com isto não quero dizer que as obras literárias não são importantes para o nosso conhecimento e como uma contribuição para a nossa cultura geral. Mas verdade seja dita, não te interessa para a tua futura carreira profissional. Sou da opinião que estas matérias são bastante relevantes no que toca à nossa sensibilidade e capacidade de interpretação. Continuo a achar que deveriam ser dadas nas aulas, mas com um peso inferior ao atual. O que é verdadeiramente importante para nós, enquanto falantes da língua portuguesa, não é dado nas aulas de Português. Ainda me acontece frequentemente estar a meio de um teste, seja de que disciplina for, e alguém perguntar: "Professor, quando diz «indique» é preciso justificar a resposta?". Ainda existem alunos a escrever com abreviaturas. Ainda existem alunos que não sabem conjugar verbos em tempos simples. Ainda existem alunos que não sabem construir uma frase que esteja gramaticalmente correta. Ainda existem alunos que não sabem articular ou redigir uma resposta com pés e cabeça. Ainda existem alunos que não sabem como fazer uma apresentação oral. Onde é que isto é ensinado? Como é suposto respondermos a enunciados de exames de Matemática, Biologia, Física e Química e tantos outros se não os percebemos?

 

Quanto à Filosofia, a minha opinião assenta numa base bastante simples: é uma disciplina como as outras. Aprendes conceitos e tens de os saber explicar nos testes. E acho que não deveria ser uma disciplina como as outras, mas já não me cabe a mim decidir isso.

 

Como isto tudo quero dizer que o sistema de ensino atual deste país está muito longe de atingir o sucesso.

 

Desculpem esta resposta que mais parece um testamento.  :P

Editado por Misakiness

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais
Então mas não é isso que eles estão a fazer? Deixar de contar E.F. só para beneficiar algumas pessoas?

Não. Trata-se de justiça. Se queres seguir uma carreira que não depende em nada da tua capacidade física, porque é que hás de ser prejudicado por seres fraquinho fisicamente?

 

Aqui não interessa se estás a prejudicar os que são bons a E.F. ou os que são maus a E.F., trata-se de responder à questão com imparcialidade: E.F. serve para a tua carreira? O ser bom a E.F. ou não, influenciará o teu futuro trabalho e a tua futura carreira? Se sim, deve contar, se não, não deve contar. Só isso.

1 membro gostou disto!

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Acho que a Misakiness viu isto de uma maneira balançada. Pá, eu acho que é parvo eu ter disciplinas como Filosofia e E.F. enquanto estou numa área Socioeconómica, mas já que Filosofia conta, E.F. também devia contar obviamente. "Ah mas há alunos fraquinhos fisicamente e tal" mas também há alunos com vários problemas de atenção e disléxia e claro que são prejudicados em disciplinas como Filosofia e não é por isso que deixa de contar, acho parvo porque os gordinhos não são mais que os disléxicos xD jk not really

 

Português já é diferente. Acho que a linguagem que se fala no país devia ser ensinada até ao final do Secundário, independentemente do curso porque acaba por afetar direta ou indiretamente o teu trabalho e a tua profissão.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Filosofia de 11º ano faz mais sentido do que a de 10º ano, pois ensina-te a argumentar de forma lógica e a detectares falhas na linha de pensamento dos outros. Ensina-te também a reflectir acerca de temas que, falo por mim, nunca me passaram pela cabeça (se temos realmente livre-arbítrio, estudar filósofos como Descartes, Kant, Stuart Mill, David Hume...) e que agora me têm dado imenso jeito. Tenho uma cadeira de História das Ideias Políticas, e, se fosse para lá sem qualquer bases da maioria dos filósofos (eles partem do pressuposto de que já sabes alguma coisa deles, como é óbvio, não te ensinam as coisas de raiz), teria o triplo da dificuldade em acompanhar a matéria.

 

Na minha opinião, faz parte do que qualquer pessoa formada civicamente e academicamente deve saber, nomeadamente conceitos base como o que é a ética, a moral, ... são assuntos que realmente nos afetam a todos.

3 membros gostaram disto!

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

 

 

Acho que Filosofia deveria ser opcional. O sistema de ensino está mal feito, já o disse... 

 

Nem toda a gente que não é bom a E.F. é gorda. Não tem nada que ver com isso.

 

A dislexia é uma condição inevitável e completamente diferente. Em Portugal as pessoas que possuem este tipo de transtorno de aprendizagem infelizmente são consideradas como alunos normais, mas não o são. Como já disse anteriormente o sistema considera os alunos todos iguais... Mas há que ver que a capacidade de apreensão de cada um não é igual, e há que ser distinta. Mas isto já não tem nada a ver com as disciplinas contarem para a média ou não.

 

Assim estás a dizer que tal como consideras os disléxicos alunos com problemas a nível de aprendizagem, os que têm uma capacidade física abaixo do recomendável também o são? E estás a dizer que os que não sou gordos e/ou disléxicos já são mais que os outros? Por que é que te há de beneficiar a ti e prejudicar aos outros?

 

Volto a dizer que a Educação Física nada tem a ver com a tua parte intelectual e em nada te ajuda a exercer as tuas funções na área em que te integras.

 

Se é para uns ficarem beneficiados e outros prejudicados, mais vale não contar que deixa de haver qualquer problema. Basicamente foi esta a ideologia que seguiram quando implementaram esta medida.

Editado por Misakiness

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Se a disciplina fosse realmente relevante para o conhecimento ou para o teu crescimento enquanto aluno pré-académico, continuarias a tê-la no ensino superior, fosse qual fosse o curso que seguisses. 

 

 

E por essas disciplinas não serem tão relevantes quanto outras, então simplesmente desaparecem do programa? Ou passam a ser opcionais? Não é por se estar a tirar o curso de ciências que só se tem de ter matemática, biologia e FQ. Estamos a falar do ensino secundário, muito diferente do ensino superior em que tudo tem está direccionado para o tema do curso.

O ensino secundário é muito diferente e é bom haver uma maior abrangência. Português, Filosofia, E.F., são disciplinas importantes, seja qual for o curso que se escolher.

1 membro gostou disto!

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

E por essas disciplinas não serem tão relevantes quanto outras, então simplesmente desaparecem do programa? Ou passam a ser opcionais? Não é por se estar a tirar o curso de ciências que só se tem de ter matemática, biologia e FQ. Estamos a falar do ensino secundário, muito diferente do ensino superior em que tudo tem está direccionado para o tema do curso.

O ensino secundário é muito diferente e é bom haver uma maior abrangência. Português, Filosofia, E.F., são disciplinas importantes, seja qual for o curso que se escolher.

 

Nunca disse que não eram importantes, não sei onde viste isso. Não acho é que o caso de Educação Física seja relevante no que toca à média. Ciências e Tecnologias, Línguas e Humanidades, etc, são áreas de estudo tal como é Medicina. Um pouco mais gerais, mas continuam a sê-lo. Segundo o teu raciocínio, então também não seria por se estar a tirar um curso de Engenharia Informática ou Enfermagem que só se teria de ter cadeiras como Análise Matemática, Princípios de Programação ou Fisiologia, e também deveriam haver outro tipo de disciplinas que alertassem à sensibilidade dos alunos no que toca a questões fora do tema do curso. Elas não existem pelo facto de em nada te beneficiarem na área em que te integras, neste caso uma área mais específica de uma mais geral: o curso que tiraste no ensino secundário. Se Bioquímica se rege pelo nome e tudo dentro do curso é dado consoante o seu tema, por que razão não haveria de ser assim também nos cursos científico-humanísticos no ensino secundário?

A Educação Física encontra-se no nosso ensino básico e secundário por questões de saúde pública e nada mais. Sou da opinião que não deve deixar de existir, mas apoio totalmente a sua não contribuição para o cálculo da média de acesso ao ensino superior.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais