SugarKat

[Evento/Meet] Iberanime LX 2013

413 mensagens neste tópico

Assim que souber como é a minha vida, logo te digo alguma cena então psy :)

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Assim que souber como é a minha vida, logo te digo alguma cena então psy :)

diz rápido para o Mike não me bater )':

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Eu ainda estava a ponderar ir, mas depois saiu o preço dos bilhetes...

Já fui a 3 eventos diferentes e já me chegou, sendo que um deles foi o IA.

Só o facto de as actividades serem as mesmas, de a merchandise ser 90% bootlegs e os outros 10% só terem coisas mais mainstream tiram logo a pica toda. Os espaços também eram apertados para toda a gente, mas pronto, disso já nem me queixo, pois há organizações que podem não ter fundos suficientes.

1 membro gostou disto!

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Eu ainda estava a ponderar ir, mas depois saiu o preço dos bilhetes...

Já fui a 3 eventos diferentes e já me chegou, sendo que um deles foi o IA.

Só o facto de as actividades serem as mesmas, de a merchandise ser 90% bootlegs e os outros 10% só terem coisas mais mainstream tiram logo a pica toda. Os espaços também eram apertados para toda a gente, mas pronto, disso já nem me queixo, pois há organizações que podem não ter fundos suficientes.

O facto do merchandise ser 90% não é culpa das produtoras, mas sim das lojas. E depende das lojas, há lojas em que podes confiar... Claro que se fores comprar cenas ao Zé da Esquina, o mais provável é ser bootleg...

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

O facto do merchandise ser 90% não é culpa das produtoras, mas sim das lojas. E depende das lojas, há lojas em que podes confiar... Claro que se fores comprar cenas ao Zé da Esquina, o mais provável é ser bootleg...

Eu sei, mas digo isto porque as produtoras em si (pelo menos a do IA e do Anipop) que eu me lembre diziam que não se podiam vender bootlegs no recinto.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

E tens a certeza que as loja vendem? Não seria nada bom caso fosse verdade...

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

E tens a certeza que as loja vendem? Não seria nada bom caso fosse verdade...

A Kingpin (se não estou em erro) é uma delas, segundo relatos de muitas pessoas. E costuma tar uma banca no IA com Death Notes e acessórios bootlegs. Essa mesma banca também esteve no último Anipop.

Isto já para não falar nos pósters...

Editado por Sharinflan
2 membros gostaram disto!

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Ah, agora que falas nisso eu comprei um wallscroll que aposto que é bootleg (e até acho que foi nessa banca). É uma imagem do Luffy, mas o símbolo do One Piece (o logótipo) foi alterado para tirar os caracteres japoneses...

Foi este aqui:

Mas wallscrolls e posters ainda passa (o que interessa são as imagens, e o preço...), agora as figuras já é mesmo pior por causa do preço, e porque um gajo quando compra figuras quer mesmo as cenas genuínas. Dar 50€ (ou bem mais) por uma figura bootleg é mesmo mau. Eu tenho aqui 3 gashapons, mas acho que são verdadeiros! xD

A Tsubaki partilhou no Facebook umas imagens de um empresa que faz figuras (não sou entendido no assunto, logo não faço ideia o nome da companhia) a mostrar as figuras originais e os bootlegs. Se fosse eu a comprar comprava uma bootleg e pensava que era original porque à primeira vista muitas são praticamente iguais, mas vendo todos os detalhes (e sabendo o que estamos a comprar) dá para detectar se é ou não bootleg...

Editado por lobito180

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Tou safo Psy, sexta feira estou de folga, posso lá ir no sabado, ainda tens o bilhete? Se sim manda PM a dizer que precisas, que fala-se por lá!

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Ah, agora que falas nisso eu comprei um wallscroll que aposto que é bootleg (e até acho que foi nessa banca). É uma imagem do Luffy, mas o símbolo do One Piece (o logótipo) foi alterado para tirar os caracteres japoneses...

Foi este aqui:

Mas wallscrolls e posters ainda passa (o que interessa são as imagens, e o preço...), agora as figuras já é mesmo pior por causa do preço, e porque um gajo quando compra figuras quer mesmo as cenas genuínas. Dar 50€ (ou bem mais) por uma figura bootleg é mesmo mau. Eu tenho aqui 3 gashapons, mas acho que são verdadeiros! xD

A Tsubaki partilhou no Facebook umas imagens de um empresa que faz figuras (não sou entendido no assunto, logo não faço ideia o nome da companhia) a mostrar as figuras originais e os bootlegs. Se fosse eu a comprar comprava uma bootleg e pensava que era original porque à primeira vista muitas são praticamente iguais, mas vendo todos os detalhes (e sabendo o que estamos a comprar) dá para detectar se é ou não bootleg...

Ya, todos os wallscrolls (que eu saiba, talvez hajam excepções) têm sempre umas letras pequenas no canto com o copyright, e por vezes têm o logótipo da anime. Mesmo assim prefiro originais, pois nota-se a diferença em qualidade, tanto de tecido como de imagem.

A Tsubaki realmente não vende bootlegs, não que eu tenha notado, e as noticias que eles partilham são as da Goodsmile. A Goodsmile é das maiores produtoras de figuras.

Para veres se uma figura é bootleg basta veres se tem partes soltas, coisas mal pintadas ou com a cor errada, ou pequenas falhas nas junções. Porém, isto também pode acontecer em figuras oficiais, mas são aquelas de colecção que saem nas vending machines, e normalmente são da Bandai.

2 membros gostaram disto!

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Pois... As três "figuras" são das pequenas, das mais baratas! xD Mas acredito que sejam oficiais, todas.

Ah, e tenho uma figura da Banpresto do Naruto que veio com o Storm 3! xD

A ver se neste Iberanime compro mais um wallscroll e um ou dois gashapons! xD

Editado por lobito180

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

A responsabilidade é mesmo da loja, tanto quanto sei. A culpa não é do IA ou Anipop, porque tanto quanto estas sabem vendem artigos de cultura japonesa e anime. That's it.

Se se descobre que se vende bootleg e se denuncia a uma entidade responsável, tipo ASAE, a loja bem que pode aguardar uma muito boa multa ou alguma pena do género, não sei com o que leva.

A Tsubaki de facto não vende bootlegs, e se os tiver é feito um uso próprio dos mesmos, não se encontram nunca expostos como um dos produtos para venda, posso garantir isso mesmo e eu próprio fiz imensas comparações. Já quanto à KingPin podemos ser honestos, eu fiz exactamente o mesmo, e não há como evitar. Talvez para ter os preços mais baratos, é a razão mais óbvia. Mas não é competição justa, nem entre lojas nem para com os clientes em questão. Ora compram uma figura lá que se calhar pouco dura se cai ao chão, ou compra na Tsubaki onde estará muito mais polida e bonita, e se cair até pode ter mais resistência (exemplo específico: nendoroids ou lá como se escreve). PS: Eu não defendo loja alguma, indico factos ^^ e a Tsubaki pelo que entendo faz os possíveis NÃO para estragar o negócio dos outros mas SIM para sensibilizar os clientes que consomem nas áreas respectivas.

E a maior parte dos anúncios são da GoodSmile porque é a que sensibiliza mais e é usada como exemplo, e muitas das figuras vêm da mesma companhia. Servem como exemplos unicamente.

E ser figura ou poster é a mesma coisa, podes comprar o original com um muito bom material ou um bootleg com algo que se rasga em dois tempos. Digo eu ^^

1 membro gostou disto!

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

O mal é que os organizadores dos eventos, ao terem lá bancas com bootlegs, sujeitam-se a ser mal falados nesse aspecto, e assim perdem aquela clientela que ia lá de propósito só para comprar coisas.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais
E ser figura ou poster é a mesma coisa, podes comprar o original com um muito bom material ou um bootleg com algo que se rasga em dois tempos. Digo eu ^^

Então o meu wall scroll bootleg é dos bons! xD Tem um ano e parece novo! :m153:

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais
E ser figura ou poster é a mesma coisa, podes comprar o original com um muito bom material ou um bootleg com algo que se rasga em dois tempos. Digo eu ^^

Então o meu wall scroll bootleg é dos bons! xD Tem um ano e parece novo! :m153:

Chama-se a isso dar muito carinho xDD e acho bem.

Os organizadores se são mal falados são por outros motivos, o que as lojas vendem é da responsabilidade das mesmas. Se compras algo numa loja ou banca e algo te desagrada não te vais queixar ao evento mas sim à loja. Se achares sim que já é um abuso a pratica da loja das duas uma: ou reclamas com a mesma para deixar de praticar, ou denuncias ao evento onde esta costuma frequentar (pode dar "um empurraozito"). Ou lá está, ASAE, mas também não queremos lesar ninguém, embora o façam com os clientes.

Editado por Kawatta-kun

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Os organizadores se são mal falados são por outros motivos, o que as lojas vendem é da responsabilidade das mesmas. Se compras algo numa loja ou banca e algo te desagrada não te vais queixar ao evento mas sim à loja. Se achares sim que já é um abuso a pratica da loja das duas uma: ou reclamas com a mesma para deixar de praticar, ou denuncias ao evento onde esta costuma frequentar (pode dar "um empurraozito"). Ou lá está, ASAE, mas também não queremos lesar ninguém, embora o façam com os clientes.

Mas também deviam de passar por uma inspecção por parte do pessoal do evento, digo eu.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Se fizessem isso viveriamos num paraíso. Não são obrigados a tal nem têm de, é responsabilidade das lojas acho eu...

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

A cena é, á partida vcs sabem quando um artigo é bootleg, não?

E, acham mesmo que a ASAE ia fazer alguma cena? Pelo menos eu conheço lojas que vendem artigos não oficiais de cenas há anos e nunca lhes aconteceu nada.

1 membro gostou disto!

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

A cena é, á partida vcs sabem quando um artigo é bootleg, não?

E, acham mesmo que a ASAE ia fazer alguma cena? Pelo menos eu conheço lojas que vendem artigos não oficiais de cenas há anos e nunca lhes aconteceu nada.

Boa pergunta, não sei distinguir um "bootleg" de um original, a não ser pela caixa. :/

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Eu diria que algumas lojas sinceramente nem se importam se é bootleg ou não. O que importa é que arranjaram a figura barata, mesmo que, depois de analisada, pareça um artigo saído de uma loja dos chineses. Depois as pessoas vêem a figura a um preço numa loja, com outro preço noutra loja. Se a diferença for considerável e se não estiverem informados, claro que vão ao mais barato. E quem ganha com isso são as lojas que não se importam. Se as lojas ainda estão activas, é porque ninguém denuncia ou porque misteriosamente desaparece tudo o que é dos chinocas (sem ofensa) quando se faz uma investigação.

Para ser sincera, a cena do copyright (que é o que é infringido) está longe de ser o ideal em qualquer parte do mundo. Há tantos artistas a serem abusados, ao roubarem-lhes os trabalhos para vender, para fazer posters. E mesmo que seja falso, também existem falsificações nas lojas dos chineses. Fazem alguma coisa para isso? Ainda não vi as lojas que conheço a fecharem...

tl;dr: Se as pessoas estiverem informadas, sabem distinguir um bootleg de uma figura verdadeira e é escusado estarmos à espera dos mecanismos jurídicos.

Edit: Como já disseram antes, há certos detalhes. Reparem nas cores, na pintura, no corte da figura, na caixa, na maneira como está embrulhada, nos extras... Não tenham medo de analisar. O vosso dinheiro é que está em jogo.

Editado por Shibiusa
3 membros gostaram disto!

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais