SetsunaOmoi

Comunidade Otaku Portuguesa? Debate

150 mensagens neste tópico

Digo isto porque como portuguesa que sou gostaria de ver a comunidade otaku do meu país emergir tanto na internet como em eventos, competições e até no mercado como tantas outras comunidades o fazem em todo o mundo.

Tanto me faz os termos que uses... vou considerar "as pessoas que vêm animação oriental e/ou as pessoas que lêem bd japonesa e/ou as pessoas que gostam da cultural blablabla".

A mim tanto me faz. E se fosse ter de eleger entre um "quero" e um "não quero" à frase citada. Votava "não quero".

Estamos a falar em termos de motivação, originalidade, criatividade e principalmente em expandir a comunidade portuguesa.

O mesmo. Não li nada que me interesse... Sobretudo ali a parte do expandir. Não me interessa isso p nada.

Desde que haja alguém espanhol ou inglês que legenda as coisas para mim não há nada mais que me interesse. Não é ironia.

E senão houver, acabou. Mais poupo os olhos... não me vai fazer falta!...

Da comunidade? só preciso do campo, duma garrafa de vodka e do bobo da corte p me entreter entre registos de ocorrência e gestão de horários XD

ps - e um balde para pôr as cascas dos alimentos!...

Já não entro no debate económico... até pq eu não compro nada! nem o que vejo, nem o que leio,... muito menos tralha. Objectivamente não passa disso mesmo.

Depois, por mais que meia dúzia de almas se lembre de ser revolucionária, normalmente não passa de conversa fiada, porque não agem e nada fazem além de fala

oh Gil! o que queres tu "revolucionar"?

...está-me deveras a escapar...

Curiosidade.

Editado por salsaparilha

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Congroo,

Eu gosto de acreditar que os fãs fazem a diferença, se queres continuar a ser controlado e submetido a regras o resto da tua vida toda força. Não é á toa que a Tsubaki tem coisas muito mais underground, que eu saiba DrammaticalMurder não está licenciado em Portugal e adivinha o que têm? Mercadoria dessa mesma visual novel. Os jogos de Touhou Project oficiais não são vendidos em Portugal mas o que é que a Tsubaki e outros fãs têm disponibilizado nos eventos? Mercadoria de Touhou Project.

Tão simples quanto isso, se abrisses mais os horizontes talvez entendesses que se calhar, e só se calhar estás a ser um pouquinho pessimista em relação a praticamente tudo o que está a ser dito neste tópico.

Editado por SetsunaOmoi
1 membro gostou disto!

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

O que o Cavaco Silva disse.

Li tudo muuuuuito na diagonal, mas em condições os primeiros posts. Acho que é a primeira vez que concordo com o psy em alguma coisa! Mas concordo muito.

É de facto um tópico interessante, mas acho que estão a subestimar a dita comunidade portuguesa.

Primeiro, não existem cá otakus. A meu ver otaku é um termo depreciativo, otaku é alguém viciado em anime (neste caso) e não pensa noutra coisa, é horrível. Já não vejo anime à bastante tempo, infelizmente, mas mesmo quando via não gostava quando me chamavam de otaku (e quando gostava era ingénuo, mas não interessa, serviu para crescer de facto).

E segundo, se não há possibilidades para isto e aquilo, existem razões muito válidas. Temos pessoas muito talentosas que contribuem com o que podem, mas sozinhas não fazem o mundo! Tal como temos pessoas idiotas e adoram passar a vida a trolar.

Notícia não de última hora: acontece isto em todo o mundo.

Apenas alguns países são mais ricos economicamente que outros. Paris nem sempre foi a capital awesome de anime/manga que é actualmente, nem sempre teve a possibilidade de canais dedicados a Anime. Teve crescimento, teve dedicação provavelmente. Portugal está de longe parado. Pode ser lento, mas não está parado.

Novamente, quanto à comunidade, antigamente divertia-se mais. Mas atenção, isto é o que acho pessoalmente. Porque provavelmente alguém num futuro próximo é capaz de dizer o mesmo, que se divertia em 2012 mas em 2020 é "meh". Logo existem imensos factores. Ora se te dás caras com pessoal 5* e que faz m**da da saudável, ou caras de paus que só pensam em trollar a torto e a direito. E isto não é exclusivo a comunidade ""otaku"" portuguesa.

Tomara, de facto, antigamente haver a Tsubaki que é hoje em dia. Foi preciso desenvolvimento, crescimento, como já referi no início deste post. Logo, nunca para meus amigos.

Tomara existir iniciativas como a Banzai que é hoje em dia, eventos para famílias como o IberAnime.

Agora sim, saudades do maior número de iniciativas individuais para eventos pequenos, isso sim, saudades. Mas o tempo não pará, não sei porque o possível desespero.

Não subestimem esta comunidade, por favor não o façam.

Edit: Ah, vendas de animes mainstream. Sim também me aborrece, muito mesmo, mas e então? Vende. E quando digo vende, é aos molhes. Se não não existiam nas prateleiras não é?

O menos mainstream está a cargo de quem sabe o que vende e conhece o seu público-alvo, está bem entregue.

Se querem variedade (mais do que a que já há e evolui de ano para ano), peçam às entidades respectivas, que elas não são nenhum tipo de Deus que vos ouvirá nos vossos pensamentos ou sonhos durante a noite.

Editado por Kawatta-kun

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

provavelmente alguém num futuro próximo é capaz de dizer o mesmo, que se divertia em 2012 mas em 2020 é "meh". Logo existem imensos factores

Li uma frase de jeito do kawatta... estou quase sem palavras.

Agora, és capaz de aplicar isso ao teu raciocínio e ao de alguém que tenha "vivido" uma ou duas decada nisto antes de ti? explicava-te muita coisa... mas, duvido!

Quanto ao mais mantenho meu desinteresse e até posição de oposição.

Offtopic: curiosamente, uma das pessoas envolvidas ali naquilo que falaram no algarve nao gostava nada destas coisas qdo eu "respirava" anime... deve ter mudado depois da vaga de DBall... Ri-me qdo vi a lista dos "organizadores" (ou qualquer coisa como se intitulavam).

Editado por salsaparilha

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Se querem variedade (mais do que a que já há e evolui de ano para ano), peçam às entidades respectivas, que elas não são nenhum tipo de Deus que vos ouvirá nos vossos pensamentos ou sonhos durante a noite.

2nd that. A Tsubaki disponibiliza um formulário que podemos preencher para nos arranjarem um item pretendido.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Se querem variedade (mais do que a que já há e evolui de ano para ano), peçam às entidades respectivas, que elas não são nenhum tipo de Deus que vos ouvirá nos vossos pensamentos ou sonhos durante a noite.

2nd that. A Tsubaki disponibiliza um formulário que podemos preencher para nos arranjarem um item pretendido.

Por alguma razão já mencionamos o nome da tsubaki antes !!~~

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Ninguém subestimou a comunidade portuguesa mas é natural que queiramos que essa comunidade evolua pois se passou do que antigamente era para o que é hoje não foi á toa e de certo foi com o esforço e iniciativa de muita gente que tornou eventos como o Iberanime possíveis e tornou o comércio deste tipo possível no nosso país. Se conseguimos chegar até aqui porque não um pouco mais? O Kawatta experinciou o crescimento da comunidade como tantos outros aqui e com isso pode dizer o que disse e acho muito bem.

Agora o termo otaku como todos sabemos é um termo depreciativo no Japão. Na minha opinião não tem nada de mal e está mais que estabelecido o seu uso na comunidade mundial de, pronto "anime/manga lovers". Não acho que o facto de ser uma palavra usada por ditos otakus os mostre ignorantes ou qualquer outra coisa do género. Pessoalmente eu considero uma pessoa otaku em níveis de conhecimento e não em termos de obcessão.

2 membros gostaram disto!

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

lembro-me de ver no culture japan que otaku queria dizer viciado em algo. ex anime otaku. mas posso estar errado.

acho a discussão do termo irrelevante, e como tenciono ir a 1º vez a um evento em abril não posso comentar sobre o assunto do topico.

Por outro lado é interessante ganhar uma ideia de como o mundo japones em portugal se desenvolve.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Ninguém subestimou a comunidade portuguesa mas é natural que queiramos que essa comunidade evolua pois se passou do que antigamente era para o que é hoje não foi á toa e de certo foi com o esforço e iniciativa de muita gente que tornou eventos como o Iberanime possíveis e tornou o comércio deste tipo possível no nosso país. Se conseguimos chegar até aqui porque não um pouco mais? O Kawatta experinciou o crescimento da comunidade como tantos outros aqui e com isso pode dizer o que disse e acho muito bem.

Não consideras o Iberanime ter lugar no Pavilhão Atlântico algo que te devas orgulhar? é que desde os primórdios do Iberanime nunca este teve tão boas condições e se isso aconteceu significa que a comunidade não estagnou,contrariamente a isso,evoluiu.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

lembro-me de ver no culture japan que otaku queria dizer viciado em algo. ex anime otaku. mas posso estar errado.

acho a discussão do termo irrelevante, e como tenciono ir a 1º vez a um evento em abril não posso comentar sobre o assunto do topico.

Por outro lado é interessante ganhar uma ideia de como o mundo japones em portugal se desenvolve.

Sim, creio que o Danny Choo pôs lá qualquer coisa do género, mas isso já há muitas luas atrás.

Com base em todos os comentários do OP, creio que já sei o que este quer.

Queres uma espécie de Comiket e uma Japan Expo em Portugal, é isso? Sinceramente eu gostaria. Ouvi rumores de que iriamos ter uma Japan Expo portuguesa, mas podem ser só boatos (que é o mais provável).

Creio que isto seria algo bastante bom em termos económicos para o país. Se fossemos o único país da UE a ter uma Comiket, pessoas de outros países da UE viriam de certeza. Quanto a uma espécie de Japan Expo, já não tenho tanta certeza.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

lembro-me de ver no culture japan que otaku queria dizer viciado em algo. ex anime otaku. mas posso estar errado.

acho a discussão do termo irrelevante, e como tenciono ir a 1º vez a um evento em abril não posso comentar sobre o assunto do topico.

Por outro lado é interessante ganhar uma ideia de como o mundo japones em portugal se desenvolve.

Sim, creio que o Danny Choo pôs lá qualquer coisa do género, mas isso já há muitas luas atrás.

Com base em todos os comentários do OP, creio que já sei o que este quer.

Queres uma espécie de Comiket e uma Japan Expo em Portugal, é isso? Sinceramente eu gostaria. Ouvi rumores de que iriamos ter uma Japan Expo portuguesa, mas podem ser só boatos (que é o mais provável).

Creio que isto seria algo bastante bom em termos económicos para o país. Se fossemos o único país da UE a ter uma Comiket, pessoas de outros países da UE viriam de certeza. Quanto a uma espécie de Japan Expo, já não tenho tanta certeza.

Era muito fixe se houvesse uma iniciativa dessas em Portugal.Podia haver uma espécie de protocolo entre Portugal e Japão até porque da UE devemos ser dos países que tem raízes mais fortes com o Japão(fomos os 1º's a chegar lá e os 1º's a introduzi-los às armas de fogo,hue) e eles até gostam de nós por várias razões.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

No ocidente o mundo otaku parece ser dominado maioritariamente para língua inglesa. Existem fansubs, traduções de manga, trabalhos originais relacionados directamente com manga, grupos de cosplayers famosos, bandas, artistas que divulgam as suas covers musicais e fanart, etc. Em comparação com essa comunidade o que somos nós como portugueses? O site português Anime Doki Doki poderia ser um sucesso mas todos nós sabemos que as legendas dos episódios estão em português do brasil.

Existem também fansubs, traduções de manga, trabalhos originais relacionados directamente com manga, artistas que divulgam as suas covers musicais e fanart em português de Portugal. Dou-te o exemplo de uma portuguesa que trabalha com a Tokyopop (ou costumava trabalhar, não a conheço pessoalmente) e tem o seu próprio webcomic. Dou-te o exemplo de várias scanlators portuguesas que mantêm rigor e qualidade nas suas traduções, tanto em anime e mangá. Dou-te o exemplo de várias bandas portuguesas que fazem covers de animes. Dou-te o exemplo de artistas portugueses que têm fanarts lindíssimos no deviantart e que se esforçam o máximo para serem reconhecidos.

Como integrante de uma scanlator 100% portuguesa, sinto-me triste por afirmares que "a comunidade otaku não avança". Pelos vistos, o "não avançar" deve ser mesmo subjectivo. Se pretendes lojas com merchandise e coisitas de animes/mangás extremamente pouco conhecidos, bem podes esperar sentado(a). |: Agora, eu acho que aquilo que já temos devia ser valorizado.

Avé. Mesmo.

Ninguém subestimou a comunidade portuguesa mas é natural que queiramos que essa comunidade evolua pois se passou do que antigamente era para o que é hoje não foi á toa e de certo foi com o esforço e iniciativa de muita gente que tornou eventos como o Iberanime possíveis e tornou o comércio deste tipo possível no nosso país. Se conseguimos chegar até aqui porque não um pouco mais? O Kawatta experinciou o crescimento da comunidade como tantos outros aqui e com isso pode dizer o que disse e acho muito bem.

Não consideras o Iberanime ter lugar no Pavilhão Atlântico algo que te devas orgulhar? é que desde os primórdios do Iberanime nunca este teve tão boas condições e se isso aconteceu significa que a comunidade não estagnou,contrariamente a isso,evoluiu.

É uma boa evolução mas neste caso em específico é... Well, falamos do IberAnime. É um evento para famílias e nunca foi para a comunidade. O IberAnime conseguiu na Sala Tejo (NÃO Pavilhão Atlântico) porque as famílias pagaram para tal. O IberAnime sabe como chegar às pessoas.

Mas não é um evento que pessoalmente apele à comunidade. Já foi discutido antes no fórum, é um evento que ano após ano trás ZERO de coisas novas, e só variou num evento do Porto ao trazer a Moon Kana, ao qual não me arrependi de visitar (que btw, só serviu para ela e o espaço magnífico do local fora do pavilhão, o evento em si uma vez mais nada de novo ou interessante). São para os mais mais novos que vão uma vez, talvez uma segunda, e terminou, é "re-utilizável" para novas famílias.

Ainda estamos longe mas mais perto que antes para termos um evento de cultura japonesa e de anime (digam o que disseram IberAnime não o é mas tenta, na minha opinião única) daquelas em salões (tivémos a Japan Weekend, financiada por espanhóis, e é uma pena não ter voltado a acontecer). Continua a ser possível, não desesperem!

Editado por Kawatta-kun
1 membro gostou disto!

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Era muito fixe se houvesse uma iniciativa dessas em Portugal.Podia haver uma espécie de protocolo entre Portugal e Japão até porque da UE devemos ser dos países que tem raízes mais fortes com o Japão(fomos os 1º's a chegar lá e os 1º's a introduzi-los às armas de fogo,hue) e eles até gostam de nós por várias razões.

Por acaso já sabia disso, e aproveito para acrescentar que Portugal e Japão já trocam variadas coisas, tanto em negócios, como em cultura.

Tens aquele puto que foi achado agora em Portugal e é famoso no Japão pela sua cantoria.

No campo das energias renováveis o Japão mostra-se bastante interessado em Portugal e em trabalhadores portugueses, não só nesta área como também noutras.

Agora os Japoneses (não sei se foi o ministro, mas sei que foi alguém dessas alturas) disseram que estão interessados em tornar Lisboa num cidade inteligente (ou autónoma, se o quiseres).

Em culinária, já se nota bastante as influências, principalmente cá. A gastronomia tradicional deles é cada vez mais popular cá, uma vez que é saudável e boa, e ainda é prática, que é o caso dos Noories. Quanto à gastronomia tradicional de cá, nem preciso referenciar, pois não é de agora, mas sim desde a chegada ao Japão que eles usam técnicas nossas, principalmente no que toca ao uso de massas (pão e bolos, principalmente).

Ora se isto tudo evoluiu ao longo dos anos, tenho a certeza que a nossa relação com eles no que toca a anime também poderá evoluir drasticamente mas é certo que nunca será tão forte como lá, pois isso já vem da adaptação económica deles de há muitos anos para cá.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Congroo, eu tenho a perfeita noção que a nossa economia não é das melhores mas isso não é desculpa para nós portugueses não mexermos uma palha no que toca a fazer o que gostamos. O nosso país sempre teve a corda á volta do pescoço e no entanto emergiram a Banzai e a melhor loja do país a Tsubaki que apesar do que estamos a passar ainda ha pouco tempo abriu uma loja no Porto.

A Tsubaki como sabes vende muita coisa underground e olha onde chegou. Na minha opinião se não tomarmos iniciativa só porque o país nao está do nosso lado não vamos a lado nenhum.

Se tiveres capital para investir e gente disposta a perder tempo em iniciativas desse género então desejo-te boa sorte.Agora empurrar o fardo para cima dos outros é que não é nada bonito.

Eu não empurrei nada para cima de ninguém, simplesmente te dei um bom exemplo. Eu nao estou aqui para dizer: "Olhem bora fundar uma associação de anime e fazer uma empresa!" É óbvio que ninguem consegue viver só a partir de manga ou anime neste país, nem foi isso que disse nem é disso que estou á espera na comunidade portuguesa.

O tópico tem a palvra "Debate" lá inserida, é para discutir o assunto e não ver quem tem razão ou não.

Sharinflan eu concordo contigo plenamente, é bom ver que o Iberanime de Lisboa vai tomar lugar no Pavilhão Atlântico e mais uma vez expandir os seus horizontes. Em relação aos doujinshis eu percebo que fique caro e longe das possibilidades dos portugueses realmente publicar um doujinshi mas isso nao os impede de o fazerem online e mesmo assim são poucos ou nenhuns os que emergem.

Senhor Congroo aprenda a ler os posts antes de meter palavras na boca das outras pessoas se faz favor.

Hara eu acredito que sim e eu própria conheço pessoalmente vários artistas que estão lentamente a fazer a diferença. Mas gostaria vê-los a ter mais sucesso e mais exposição a tudo o resto, com isto quero dizer, ganhar fama e chegar ainda mais longe. Nunca disse que não os havia e até especifiquei no meu primeiro post que gostaria que os divulgassem especificamente aqui pois é para isso também que este topico serve.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Tão simples quanto isso, se abrisses mais os horizontes talvez entendesses que se calhar, e só se calhar estás a ser um pouquinho pessimista em relação a praticamente tudo o que está a ser dito neste tópico.

Um tópico destes é para o pessimismo como luzes para traças.

1 membro gostou disto!

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Era muito fixe se houvesse uma iniciativa dessas em Portugal.Podia haver uma espécie de protocolo entre Portugal e Japão até porque da UE devemos ser dos países que tem raízes mais fortes com o Japão(fomos os 1º's a chegar lá e os 1º's a introduzi-los às armas de fogo,hue) e eles até gostam de nós por várias razões.

Por acaso já sabia disso, e aproveito para acrescentar que Portugal e Japão já trocam variadas coisas, tanto em negócios, como em cultura.

Tens aquele puto que foi achado agora em Portugal e é famoso no Japão pela sua cantoria.

No campo das energias renováveis o Japão mostra-se bastante interessado em Portugal e em trabalhadores portugueses, não só nesta área como também noutras.

Agora os Japoneses (não sei se foi o ministro, mas sei que foi alguém dessas alturas) disseram que estão interessados em tornar Lisboa num cidade inteligente (ou autónoma, se o quiseres).

Em culinária, já se nota bastante as influências, principalmente cá. A gastronomia tradicional deles é cada vez mais popular cá, uma vez que é saudável e boa, e ainda é prática, que é o caso dos Noories. Quanto à gastronomia tradicional de cá, nem preciso referenciar, pois não é de agora, mas sim desde a chegada ao Japão que eles usam técnicas nossas, principalmente no que toca ao uso de massas (pão e bolos, principalmente).

Ora se isto tudo evoluiu ao longo dos anos, tenho a certeza que a nossa relação com eles no que toca a anime também poderá evoluir drasticamente mas é certo que nunca será tão forte como lá, pois isso já vem da adaptação económica deles de há muitos anos para cá.

Os japoneses têm um protocolo de pesca com Portugal para pescar atum ao largo da costa açoreana e importam toneladas de cortiça e pedra calcária portuguesa sobretudo para calçada e cemitérios.Temos muita coisa que eles apreciam.

Senhor Congroo aprenda a ler os posts antes de meter palavras na boca das outras pessoas se faz favor.

Se tens essa opinião então porque é que continuas a bater na mesma tecla? e é senhor Doutor,sff.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Tão simples quanto isso, se abrisses mais os horizontes talvez entendesses que se calhar, e só se calhar estás a ser um pouquinho pessimista em relação a praticamente tudo o que está a ser dito neste tópico.

Um tópico destes é para o pessimismo como luzes para traças.

Não creio que seja para o pessimismo, mas sim para a discussão sobre o que poderia ser feito.

Claro que como já foi referido, uma pessoa sozinha não faz a diferença, e sem capital não se faz nada, e isto dá origem a um ciclo vicioso, tipo uma bola de neve à espera de esbarrar contra um rochedo.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Tão simples quanto isso, se abrisses mais os horizontes talvez entendesses que se calhar, e só se calhar estás a ser um pouquinho pessimista em relação a praticamente tudo o que está a ser dito neste tópico.

Um tópico destes é para o pessimismo como luzes para traças.

Não creio que seja para o pessimismo, mas sim para a discussão sobre o que poderia ser feito.

Claro que como já foi referido, uma pessoa sozinha não faz a diferença, e sem capital não se faz nada, e isto dá origem a um ciclo vicioso, tipo uma bola de neve à espera de esbarrar contra um rochedo.

Então, estão pessoas suficientes neste fórum para fazer uma diferença ou discordam? Mas parece que para certas pessoas melhorar a comunidade é equivalente a fazer um investimento financeiro numa coisa que não existe.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais