Arquivado

Este tópico está arquivado devido a ser antigo. Para falares sobre o mesmo assunto, por favor cria um novo tópico.

Crystal

"Elementos Controversos de Cosplay".... :P

146 mensagens neste tópico

Obrigada pelas respostas e esclarecimentos! Fiquei mais elucidada :D De facto, também julgo que o mérito da coisa há-de vir do empenho e criatividade e especialmente da diversão! Pode ser que então um dia destes me junte a vós para cosplayar XD Yay! ***

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Lá vou eu estragar um bocado o espirito aqui vivido, mas espero que entendam que isto é apenas uma opinião à qual tenho direito e que não quero de modo algum ofender os ideais de ninguém.

Para mim, fazer cosplay tem os seus 2 lados. Tem o lado predefinido da dramatização de um personagem com o qual nos identificamos, e o lado de convivência e respeito mutuo entre participantes e a assistencia.

Defendo completamente que cada um faz o que quer e como quer, e não nos podemos esquecer nunca que nem todos vivemos no mesmo estracto social, com corpinhos danone ou com tempo para tudo, mas todos temos o direito a sonhar e em mostrar os nossos sonhos.

Defendo também que um evento desta calibragem exija alguma competição. Em muitos casos, talvez quase indirectamente, é este sentimento de competição que nos leva a ver fatos levados ao extremismo e cosplayers que reencarnam na perfeição os seus costumes.

Claro que, como em tudo na vida, a doseagem é sempre um factor a impor. E espirito de competitividade não implica inveja ou malcriadagem, mas sim o desejo em fazer melhor. E esse desejo, para mim, bem doseado, ajuda ao incentivo e a que os cosplayers se tornem cada vez melhores.

Também defendo que os fatos devam ser criticados, tanto com elogios como com desagrados, para que as pessoas saibam onde melhorar e se tornem cada vez melhores naquilo que fazem. Agora volto a repetir que depende sempre do modo como se fala que a pessoa leva a critica como um incentivo ou como uma impedância. E cabe a nós saber criticar e a saber ouvir para que o espirito competitivo enalteça o convivio e o cosplay e não o prejudique.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Olá a todos ^^

Reparei que as minhas ideias foram muito bem recebidas e achei óptimo o people estar também a dar a opinião sobre este assunto. Portanto, de acordo com o título deste tópico, vou referenciar mais um (ou até mesmo dois) “Elementos controversos de Cosplay”.

Creio que este post não será tão bem recebido, principalmente por um grupo de Cosplayers que destacarei neste post. Como já disse no outro post, é raro eu postar mas iniciei este tópico porque queria expressar os meus sentimentos em relação a certas situações de Cosplay, surgindo espontaneamente quando as emoções me estão à flor da pele. É numa destas alturas em que me encontro.

Recentemente têm havido uns certos problemas quanto aos diversos grupos de Cosplayers que se formaram. Estou a falar dos Newbies e dos Veteranos (ouch, um assunto sensível). Devo desde já dizer que não tenho ido a Meets nem falado com muitas pessoas do mundo Cosplay/Anime, portanto não estou muito dentro deste assunto e tratarei apenas de assuntos de COSPLAY.

Neste post (e peço perdão de estereotipizar), por favor considerem que Newbie é um Cosplayer que só começou há pouco tempo a fazer Cosplay e que Veterano é o contrário, um Cosplayer que já está nestas andanças há uns anos.

Já faço Cosplay desde 2004, já estou aqui há uns bons aninhos e tenho de dizer que tenho adorado ^^. Os Cosplays são um máximo e é fixe falar com pessoas que sabem que Dragonball não é só porrada e que Sailor Moon não é só raparigas nuas nas transformações (e que só conhecem estes dois….).

Como já disse no outro post e como várias pessoas disseram, o que interessa é o convívio nos Cosplays e andares ali a brincar e a gozar nas fotos e sentires-te feliz quando te pedem para uma foto…. Com o Cosplay que tu fizeste, da personagem que tu decidiste fazer e que (decerto) tu gostas.

Estava a planear fazer um Cosplay no próximo Photoshoot, e um amigo meu disse que ia haver um grupo da série que eu queria fazer. ‘Altamente!!!’ Pensei eu!! É muito mais fixe Cosplay em grupos (se bem que nestes anos só fiz UM Cosplay em grupo)!!!

Qual não foi a minha surpresa quando ele me diz “Mas tens de te despachar e dizer que queres fazer porque o/a Organizador/a (que eu por acaso não conheço…) não admite personagens repetidas.” A minha reacção:

……………………

Desculpa? Repete lá que eu não percebi bem….

………………

AFINAL SIM, EU TINHA PERCEBIDO BEM!!! Deixem-me dizer que me vieram à cabeça palavrões de todas as línguas que eu conheço!!!!! Mas o que é isto??? NÃO POSSO FAZER COSPLAY???? Não me deixam integrar no grupo porque “Estou a fazer uma personagem repetida”??????

Incidentalmente descobri que o/a Organizador/a era Newbie. Não tenho nada contra os Newbies, tenho imensos amigos Newbies que eu adoro, já fui a encontros SÓ com Newbies e o meu “moto” é “Quantos mais num Cosplay/Meet/Conhecedor de Anime/Whatever melhor!!!” mas tenho de dizer…. OS NEWBIES TÊM MANIAS!!!!

Se eu bem me lembro, a personagem que se faz Cosplay tem de se gostar dela e não só porque “Já havia uma e não me deixavam fazer outra”. Perdoem-me o humor negro, mas no meu tempo, Cosplay era livre!!!! E se bem me lembro, o objectivo do termo "cosplay" é este:

"COSTUME PLAY" e não "EXCLUSIVE COSTUME PLAY"!!!!!!

Percebo o objectivo desta decisão, que é (penso eu) obter variedade nos grupos mas, e pegando num exemplo real, lá porque no Fibda de 2006 houve mais de 30 pessoas a fazer Cosplay de Naruto e não havia nenhum Naruto (que vergonha xD onde está o protagonismo da nossa raposa preferida???) mas mesmo assim foi demais!!!!! Adorei!!!!!

Tenho de me expressar!!! Estou severamente chateada e (embora não saiba se vou conseguir fazer da personagem que queria) só me apetecer fazer Cosplay e não avisar ninguém!!!!

Acho que este post é para expressar o meu sentimento de revolta!!!! Sei que os ambientes dos Cosplays, há medida que o tempo vai passando, têm diminuído de qualidade (acho que os Veteranos e não só percebem do que eu digo), mas isto é o cúmulo!!!

O outro post que fiz teve um “final feliz”, dizendo que o objectivo principal do Cosplay é para nos divertirmos, mas acho que este vai acabar assim, devido à minha incapacidade de para aqui transcrever os meus sentimentos de total absurdismo desta situação!!! Certos Newbies que percam estas mariquices, porque estão a estragar o (pouco) Cosplay que há português!!!!!

Sem querer ofender, até à próxima

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Qual não foi a minha surpresa quando ele me diz “Mas tens de te despachar e dizer que queres fazer porque o/a Organizador/a (que eu por acaso não conheço…) não admite personagens repetidas.” A minha reacção:

……………………

Desculpa? Repete lá que eu não percebi bem….

………………

AFINAL SIM' date=' EU TINHA PERCEBIDO BEM!!! Deixem-me dizer que me vieram à cabeça palavrões de todas as línguas que eu conheço!!!!! Mas o que é isto??? NÃO POSSO FAZER COSPLAY???? Não me deixam integrar no grupo porque “Estou a fazer uma personagem repetida”??????

Incidentalmente descobri que o/a Organizador/a era Newbie. Não tenho nada contra os Newbies, tenho imensos amigos Newbies que eu adoro, já fui a encontros SÓ com Newbies e o meu “moto” é “Quantos mais num Cosplay/Meet/Conhecedor de Anime/Whatever melhor!!!” mas tenho de dizer…. OS NEWBIES TÊM MANIAS!!!!

Se eu bem me lembro, a personagem que se faz Cosplay tem de se gostar dela e não só porque “Já havia uma e não me deixavam fazer outra”. Perdoem-me o humor negro, mas no meu tempo, Cosplay era livre!!!! E se bem me lembro, o objectivo do termo "cosplay" é este:

"COSTUME PLAY" e não "EXCLUSIVE COSTUME PLAY"!!!!!!

Percebo o objectivo desta decisão, que é (penso eu) obter variedade nos grupos mas, e pegando num exemplo real, lá porque no Fibda de 2006 houve mais de 30 pessoas a fazer Cosplay de Naruto e não havia nenhum Naruto (que vergonha xD onde está o protagonismo da nossa raposa preferida???) mas mesmo assim foi demais!!!!! Adorei!!!!!

Tenho de me expressar!!! Estou severamente chateada e (embora não saiba se vou conseguir fazer da personagem que queria) só me apetecer fazer Cosplay e não avisar ninguém!!!!

Acho que este post é para expressar o meu sentimento de revolta!!!! Sei que os ambientes dos Cosplays, há medida que o tempo vai passando, têm diminuído de qualidade (acho que os Veteranos e não só percebem do que eu digo), mas isto é o cúmulo!!!

O outro post que fiz teve um “final feliz”, dizendo que o objectivo principal do Cosplay é para nos divertirmos, mas acho que este vai acabar assim, devido à minha incapacidade de para aqui transcrever os meus sentimentos de total absurdismo desta situação!!! Certos Newbies que percam estas mariquices, porque estão a estragar o (pouco) Cosplay que há português!!!!!

Sem querer ofender, até à próxima[/quote']

Sim, à pessoas que tem a mania, e, sem ofender ninguém, a maioria é Newbies (atenção que os Newbies são mais de 50...). Épa, para essas pessoas só espero que mudem de atitude porque assim não vão longe.

Essa atitude é incrivel... sinceramente acho que é sempre mau haver repetições (pode começar a haver confusões com comparações e coisas assim), mas evitar uma pessoa a fazer um cosplay...

...cresçam...

Espero bem que faças o cosplay que queres e que te cagues (sorry o termo) para essa pessoa, se ela começar com cenas sobre ti chama-me que resolvo tudo XD (a dark má é muito má XD). Com Newbies assim posso eu muito bem.

É por essas e por outras que acho que os concursos vieram piorar um pouco o que o cosplay realmente é. Para mim o Photoshoot não devia ter concurso, era só pelo convivio e amostra de arte (sim, porque cosplay é uma arte).

Have fun... :D

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

E deixaste de fazer cosplay por causa disso? E, se formos a ver bem, o que manda o organizador (ou organizadora)? Vai-te impedir de entrares? Desqualifica o grupo? Arranja capangas para apreender as máquinas que tiraram fotos tuas?

Eu se fosse a ti, ia, e via se o grupo estava contigo para irem também, mm sem estarem inscritos, e divertirem-se sem andar em concurso nenhum.

Pessoalmente, eu vejo quatro grupos: Os noobs, os newbies, os veteranos e os que têm a mania.

Os Noobs são como esses que já referiste. Chegam cheios de pica, começam logo a arranjar fotoshoots a torto e a direito, sem perguntarem nada a ninguém nem se perguntam se as ideias que têm serão boas.

Os Newbies é pessoal novo, que chega aos forums, vai aos meets, conhece o pessoal, ouve bem as dicas que se dá, aceita ajuda, faz perguntas, etc. Pessoal fixe.

Os Veteranos é pessoal que já anda nisto há um certo tempo, que já tem uma certa rotina, que já se conhecem mais ou menos uns aos outros e tão cá para ajudar os Newbies, andar na brincadeira, etc.

Os que têm a Mania são tipos os veteranos - ou não. Acham-se a elite das elites, reunem-se em grupinhos (ou às vezes, em casos raros, andam a solo) e fazem a festa, lançam foguetes e apanham as canas. Geralmente, estão cheios de intriguinhas e dramas emocionais que parecem novelas, acham que eles é que sabem tudo e que todos os outros se deviam curvar perante as suas vontades.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais
Os que têm a Mania são tipos os veteranos - ou não. Acham-se a elite das elites' date=' reunem-se em grupinhos (ou [b']às vezes, em casos raros, andam a solo[/b]) e fazem a festa, lançam foguetes e apanham as canas. Geralmente, estão cheios de intriguinhas e dramas emocionais que parecem novelas, acham que eles é que sabem tudo e que todos os outros se deviam curvar perante as suas vontades.

Obrigado pela parte que me toca, meu querido Kero-chan. :)

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Crystal, estanoos todos contigo!

FAz o cosplay que queres e que gostas, já agora qual é? 8D

Essa tal organizadora que vá tomar um chá de ervinhas e que se deixe de manias >_> Tá armada em que? >_> Qualquer dia paga-se por fazer cosplay e não se pode repetir um cosplay num evento..

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais
Crystal' date=' estanoos todos contigo!

FAz o cosplay que queres e que gostas, já agora qual é? 8D

Essa tal organizadora que vá tomar um chá de ervinhas e que se deixe de manias >_> Tá armada em que? >_> Qualquer dia paga-se por fazer cosplay e não se pode repetir um cosplay num evento..[/quote']

Podes crer!

Eu sabia que o ambiente nos cosplays tem vindo a ficar um pouco "pesadito" mas n sabia que andava assim tããããão mau! O__O

Que saudades da 1º, 2º... 3º vez... em que fiz cosplay e o ppl tava lá todo na galhofa independentemente de haver fatos repetidos ou uns melhores do que outros! Até davamos dicas entre nós para que o fato ficasse melhor ainda! X)

De qualquer formas Crystal my love... Faz o cosplay que tu queres, n ligues ao que te dizem.

Até deviam ficar contentes por terem mais um membro no grupo! X)

Se n ficarem satisfeitos... eu vou buscar a minha Katana Insuflavel e começo a martelar toda a gente com ela! *Mwuuuuuuaaaaaaaaaaaah*

Ppl! Não se esqueçam pk é mt importante!

Cosplay é arte! É amor! É harmonia! É dar asas à imaginação! É alegria! \(^0^)/

Por isso parem com as descriminações e outras coisas igualmente desagradaveis... pk NÃO têm razão de existir!

Beijokinhas para todos Vocês! ^^

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

É dakelas coisas k ficamos tristes ao ver k o cosplay foi parar a este ponto k ninguem gostaria de ver.

Em portugal e em qualquer outra parte do mundo, o cosplay começou simplesmente por ser um evento de diversao, de interpretarmos o papel da nossa personagem favorita, esse mesmo conceito k se foi perdendo com o tempo. Os novos cosplayers (eu sendo novo n tenho voto na materia, simplesmente limitei-me a observar ate kerer experimentar.) tem a "mania" digamos, de kerer ser logo os melhores à primeira, de modo a serem populares.

Eu, como muitos dos meus amigos, sou contra esta atitude. É claro, muitos de nós ficamos com akele bichinho dentro de nos a roer-nos de inveja por alguem ter feito um cosplay lindo k gostariamos de ter feito. Mas se nao pudemos fazer um tao bom ou porke n temos habilidade, apenas digo: paciencia e prática.

Cosplay é por diversao como originalmente foi imaginado o conceito, nao por competiçao para ver kem e o mais original, pois cada personagem é original em si, nao pelo cosplay, mas pela simples ideia de ter sido criada.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

*só viu este tópico hoje :Pink olhar:*

Eu já ando neste mundo há algum tempo, mas no submundo (que palavra muito dark para isto XD) cosplay ainda sou um rookie. Contam-se pelos dedos os cosplays que fiz, e o único que acho que merece relevo dos que fiz foi o Neji no FUPO 2007, o único em que ouvi elogios do género "tá nice, porreiro!".  E para mim isso é que é o mais importante, que é ser-se reconhecido pelos outros pelo esforço que se tem, pelo divertimento, e fundamentalmente, que penso ser a base deste género de meets, o COMPANHEIRISMO! Para mim, os concursos apenas são a cereja no topo  do bolo, que é a amizade que se faz, as fotos maradas que se tira, cenas assim! A competição extrema para mim é borrifar e andar, não faz cá falta! Ganhar um prémio por se ter feito um fato fixe para mim não me interessa (bom, talvez por um carro novo...). Para mim o melhor prémio é o simples reconhecimento do outro, e a satisfação se se sentir "BOLAS! CONSEGUI!" Claro que haverá sempre cosplays melhores que os nossos, mas eu não vejo isso como competição, mas sim como inspiração para melhorar o que posso fazer. Não me importo de fazer um cosplay fraco (ainda me lembro do meu cosplay de Otacon no FIBDA 2006 XD). Quero é amizades novas, tornar mais fortes as existentes, e aprender mais com o resto dos cosplayers!

PS - Caso haja Anipop 2007, e caso consiga fazer o que tenho programado.....fear me! XD

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

*só viu este tópico hoje :Pink olhar:*

Eu já ando neste mundo há algum tempo, mas no submundo (que palavra muito dark para isto XD) cosplay ainda sou um rookie. Contam-se pelos dedos os cosplays que fiz, e o único que acho que merece relevo dos que fiz foi o Neji no FUPO 2007, o único em que ouvi elogios do género "tá nice, porreiro!".  E para mim isso é que é o mais importante, que é ser-se reconhecido pelos outros pelo esforço que se tem, pelo divertimento, e fundamentalmente, que penso ser a base deste género de meets, o COMPANHEIRISMO! Para mim, os concursos apenas são a cereja no topo  do bolo, que é a amizade que se faz, as fotos maradas que se tira, cenas assim! A competição extrema para mim é borrifar e andar, não faz cá falta! Ganhar um prémio por se ter feito um fato fixe para mim não me interessa (bom, talvez por um carro novo...). Para mim o melhor prémio é o simples reconhecimento do outro, e a satisfação se se sentir "BOLAS! CONSEGUI!" Claro que haverá sempre cosplays melhores que os nossos, mas eu não vejo isso como competição, mas sim como inspiração para melhorar o que posso fazer. Não me importo de fazer um cosplay fraco (ainda me lembro do meu cosplay de Otacon no FIBDA 2006 XD). Quero é amizades novas, tornar mais fortes as existentes, e aprender mais com o resto dos cosplayers!

PS - Caso haja Anipop 2007, e caso consiga fazer o que tenho programado.....fear me! XD

Tipo: o unico cosplay k fiz até á data foi de LARA CROFT! XD E na altura tinha 14 aninhos e era gorda k nem um pote! XD mas mm assim fiz e os fatos n sairam assim gnd coisa e fi-lo por PAIXAO á série Tomb Raider! Eu tirei fotos EM CASA pa meter num site, nem fui pa concursos nem nada!...

Basicamente ainda sou uma Newbie neste assunto. Neste momento estou a preparar um cosplay de Tenten(versão Shippuuden) pk ADORO akela gaja! A arte com k ela maneja todo o tipo de armas e IMPRESSIONANTE!

E MAIS: talvez uma coisa k t tenhas eskecido crystal é: O PROCESSO de fazer/construir/criar um cosplay! Eu estou a meio desse processo e é FASCINANTE a camada de duvidas k surgem, a rapidez com k surgem as ideias, os novos materiais k s descobre pa fazer os props(como eu fiz: tintas acrilicas pa pintar umas kunais e umas shurikens DE CARTAO k no final ficaram GENIAIS!XD). Se Deus kiser, tenhu o cosplay pronto a tempo do Otakawa e se tiver é pa MOSTAR. O proposito deste cosplay é k tipo: eu comecei como Sasuke mas dps decidi k a personalidade dele N TEM NADA haver com a inha e entao pareceu-me k a Tenten seria muito mais gira (ate pk tenhu amigos meus k m dizem k acham k eu e a Tenten temos bue parecenças) e n excedia mto o meu orçamento(sim, pk senao os meus pais lixavam-m o juizo).

O cosplay e uma coisa pa todos nos divetirmos e devia tbm servir para termos IDEIAS e tirarmos noçoes dakilo k keremos k o nosso cosplay seja ou nao seja! Um cosplay feito com o coração tem muito mais valor ke um cosplay com qualidade! Pelo menos é com base nesse "lema" k eu estou a fazer o meu cosplay! é a minha maneira de me impor e dizer, tal como TODOS os outros cosplayers: VEJAM O K EU FIZ!...

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Agora que falaste na Lara Croft, faz-me lembrar uma questão.

Como sabem, nos cosplays de anime faz-se cosplay de personagens de animes, mangas, e também de jogos de consola japonesas. Mas pergunto eu, e em relação ao cosplays de personagens de filmes/series/jogos ocidentais? Há um numero significativo de pessoas interessadas em fazerem cosplays deste género?  Já houve cosplays deste género feitos em eventos? (as far as I know, no ultimo Anipop houve um par de Star Wars, mas só fui a 2 eventos so far). E perante a comunidade (anime) há alguma receptividade para estes cosplays, ou parece algo muito alienigena?

Eu por acaso qd tomei conhecimento da (existencia da) comunidade anime & cosplay cá em portugal, pensei se haveria alguma personagem de qualquer tipo que gostaria eventualmente de fazer cosplay. Ocorrerram-me 2 personagens(*), mas ambas são ocidentais, uma dum filme (Neo), outra dum jogo (Max Payne).

PS* : Bem, tecnicamente, também há o CATS que é japones e do seria interessante fazer cosplay, mas o fato é impraticavel, e poucas pessoas o conhecem. :P

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Se bem me lembro acho que houve quem fosse de Ozzy Osborne no Photoshoot deste ano, não há que ser rígido quanto a fontes de inspiração - quanto mais variedade melhor, parece-me, e sempre dá pra fazer umas fotos tipo "crossover" - vem-se me a mente uma que tirei no FUPO dos "doctors", House e Robotnik, que são de fontes tão distintas qt possível, mas que ainda assim tinham um tema comum tanto quanto sei não planeado.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Por norma a maioria dos cosplays que se vê por terras lusas é tudo derivado de anime/manga/videojogos japoneses, embora haja excepções, embora poucas. o que é qpena visto que existem outras tantas obtas de ficção com possiveis cosplays bastante interessantes. Facto talvez ( não tão) curioso, será que nos estrangeiro, existe uma maior reprocidade no que toca a fatos de séries não japonesas, mas tambem poderá ser explicado, com o facto de existerem mais convenções ligadas a BD. cá em Portugal, na FIBDA ( Festival Internacional de Banda Desenhada da Amadora), durante o cosplay a maioria é tudo ligado a anime, embora haja algumas excepções de vez em quando. Acho que é algo que ainda não foi totalmente explorado, talvez por questões de preferencia, ou mesmo de puro desconhecimento, visto que existem obras tanto de cinema, como de bd ocidentais, bastante boas.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Eu acho k o ppl ja ta tao ligadu a questao dos cosplays terem se necessariamente DE ANIME quando vao para eventos DE ANIME que a imaginaçao n passa dai. Bom, talvez esteja a ser um pouco hipocrita ate pk vou ao Anipop fazer cosplay de Tenten, né? mas tbm tou a contestar uma verdade.

O ppl ja enraizou de tal maneira de para um evento deste genero SÒ se deve fazer cosplay de animes/mangas, que se aparece por lá alguma Lara Croft, um Indiana Jones ou um Chewbaka, parece-lhes mal...isto é o que eu acho k acontece, tbm posso tar errada!...

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Isso para mim (falo por mim) é irrelevante. Verdade que os fatos mais cool que já vi vieram de obras japonesas xD. Há aqui alguém interessado em fazer de Sara Pezzini e Witchblade? Duvido (talvez só com um cosplay na praia). E digo isto porque preparo um cosplay da Marvel para o FIBDA deste ano, o ultimate wolverine, versão casual.  Algum outro? Gostaria de algum dia tentar o Sir Dan da série Medievil (praticamente impossível, pesquisem e perceberão porquê), ou Gabriel Logan de Syphon Filter.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

isto surgiu numa conversa com o Kero, enquanto jogava o meu FF IV e via fotos de excelentes cosplays (internacionais) e achei esta situação anedótica:

Blaze // Be cool bix! Say be cool bix! diz:

eu acho graça ca a tugal numa cena

Blaze // Be cool bix! Say be cool bix! diz:

XD

Blaze // Be cool bix! Say be cool bix! diz:

Brasil: Hye, Nois temox um mega evento nacionau, Animi Friends, é colossau! Gigantxi mesmu, com bandas japoneisas e tudo

USA: We have Otacon and several other, so huge, very good cosplays, and yeah, bands and famous mangakas

Portugal: pff, isso né nada pá! Nos temos eventos todos os meses e em cada terriola, temos uma média de 10 pessoas em cada evento D: A pessoa mais famosa que tivemos foi o embaixador japones em Portugal! de resto nada D:

Mas temos cosplays e o ppl diverte-se D:

Blaze // Be cool bix! Say be cool bix! diz:

amrite?

Luis - Every single good game song was made on a Keytar. diz:

u b very rite

E não venham flmmar, porque eu tenho razão e vocês sabem!

Sim, o pessoal diverte-se!

Há uma linha ténue entre evento/cosplay e meet, e as mentes cá em Portugal confudem muito! É ridiculo.

Outra coisa feita lá fora são private photoshoot, onde um grupo de pessoas sem qualquer ligação a evento, vestem-se e tiram fotos. Se calhar muitos de vocês quer fazer isto, certo?

Anyway, não direi mais nada, mas esta situação é anedótica.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Anyway, não direi mais nada, mas esta situação é anedótica.

É tão anedótica que até tem uma certa graça mórbida.

*ba-dum 'tchim!*

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Tens alguma razão Blaze, mas não toda, e há de convir que é fácil perceber porque. Primeiro, em paises como referiste ( neste caso os Estados Unidos, e o Brasil, mas poderia ir buscar uma França, ou até a vizinha Espanha ) existe uma comunidade muito maior ( proporcional claro está, a quantidade de habitantes de cada pais ) e por consequente um nixo de mercado maior, onde o lucro é algo muito mais fácil do que aqui em Portugal.

    Sendo assim, é normal que em países com uma comunidade maior, e com um mercado bastante alargado, onde há editorias dispostas a invistir,  haja fundos para criar um evento onde se possa convidar mangakas e bandas japonesas .

   Aqui em Portugal, e voltando inevitavelmente a uma questão que de tanto se debater já a tornaram catatónica, o facto dos eventos serem "pequenos" em relação ao estrangeiro, ou até de serem muitos.

  Ora, que apois tens para fazer eventos? E digo apoios a niveis monetários, a niveis de espaço, a niveis de equipamento, de editoras? Exacto, quase nenhuns. a partir daqui não podes querer milagres, nem que venham cá grandes nomes da cultura pop japonesa. E ainda, não te esqueças que a maioria dos eventos é feito por fãs de dentro da comunidade, com muitos poucos apoios do exterior.

  E obviamente aquestão de mercado.se nãotens cá em Portugal, grandes editoras a patrocinar os eventos, queres viagens ao japão, ou outros prémios caros assim do nada? Acho que não.

Todavia, é facto que o ultimo facto que referiste, estou de acordo, sobre a falta de discernimento sobre o que separa um evento, para um meet ou para um cosplay, gerando por vezes "eventos mensais". Não estou totalmente de acordo em termos um cosplay em cada terriola, mas se o querem porque não? Vai quem quer, e diverte-se quem quer. Talvez apenas algum cuidado na linguagem com que se anuncie estas "actividades" fosse o suficiente para estar sempre a bater na mesma tecla.

E ainda, a questão dos cosplays...acho que não vale a pena tocar sequer nesse assunto. Cada um faz o que pode, e o que vês em Portugal, vês em qualquer outro pais estrangeiro onde haja cosplays. Não penses que nas Americas os cosplayers são todos mestres no que toca a fazer fatos.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Toda uma sociedade se gera pelos interesses.

O que muitos têm estado aqui a dizer, e que me pareceu ser a mensagem do blaze no post dele, é que a quantidade não é sinónimo de qualidade, e nisso estou completamente de acordo.

Para que fazer 500 eventos para 5-10 pessoas? Epá, se o quizerem fazer, que o façam, mas para encontros é preferível um bom meet com uma boa almoçarada e umas pipocas num cinema ou num bowling.

Agora há duas maneiras de enaltecer o cosplay. Ou se faz por aperfeiçoar as condições de cosplay que temos, e para isso o the_sword_alchemist diz, e muito bem, que cá em Portugal não temos nenhuma força com interesses em investir nisso, ou vulgarizamos a arte. Eu sinceramente, duvido que a vulgarização seja solução, mesmo sendo a primeira pouco viável.

Tenho dito e repito que respeito os eventos, respeito os cosplayers, e até já fiz cosplay. Mas onde estão os meses de dedicação e a unicidade de cada fato se houverem eventos todos os dias? Vestimos fatos de outros e repetimos doses? Onde está o espírito de cosplay que só o cosplay consegue oferecer, isto é, o carinho e a dedicação pelo fato?

Eu convivio tenho sem me mascarar. Nunca me senti mais separado dos outros por não fazer, nem me senti mais unido quando fiz. Agora o orgulho e a promoção que existe ao trabalhar o fato, alimenta todo um conjunto de factores para uma pessoa se sentir melhor num cosplay que em todo o resto. É isso que caracteriza um cosplayer na sua verdadeira essencia.

Eu acho que, felizmente, o universo anime/manga expande-se e os nossos interesses começam a ser ouvidos. A fnac, por exemplo, já tem semanas de BD e manga, e até publicita as séries e filmes que vende.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais