Arquivado

Este tópico está arquivado devido a ser antigo. Para falares sobre o mesmo assunto, por favor cria um novo tópico.

Crystal

"Elementos Controversos de Cosplay".... :P

146 mensagens neste tópico

Ora bem.... *cof, cof* Eu não sou muito de postar mas veio-me certos pensamentos à cabeça sobre o cosplay e decidi partilhá-los. Sei que provavelmente este post vai receber respostas negativas (as in "CALA-T CRYSTAL!!!" ou então "NINGUÉM TE QUER OUVIR!!"), mas estarei aberta a discussões. :D

Como o título indica, falarei sobre "Elementos Controversos de Cosplay" ou então "No que o cosplay de tornou". Tudo começou quando estava a ver as fotos do photoshoot 3 e vi um cosplayer que tava a fazer cosplay (duh!) de uma personagem que eu queria fazer. Automaticamente pensei "UAU!!! TÁ TÃO GIRO!!", mas depois comecei a pensar... "Perai... Eu nunca vou conseguir chegar aos pés deste cosplay..." E dei por por a "xingar" o pobre cosplayer que, por coincidência, fez o cosplay que eu queria, melhor que eu e, mais importante, primeiro que eu (Crystal=Egoísta). Dei por mim frustada a arrumar a roupa (sim, já tinha arranjado parte das roupas desse cosplay). Acho que não haveria razão para isso, mas agora já tenho um ponto de partida, uma base de comparação. A minha questão:

Até que ponto deveremos levar o Cosplay, um evento competitivo?

Sim, um pouco de competição não faz mal a ninguém, :wink: até dá um certo... "sabor" à coisa.... Mas nada exagerado ou então já não seria Cosplay, mas sim XenoCosplay (não de Xenosaga, mas de XENOfobia), o que já não seria uma coisa agradável. :(

Até que ponto a competição vai afectar o cosplay, como evento social? Para depois se ouvir: "Ah, acho que o juri não foi justo". Como se sentirá o juri se ouvir? E a pessoa que ganhou??? Admito, já disse isso. Acho que um Cosplayer se sente frustado se o seu trabalho não foi reconhecido, se o esforço não for notado. É claro que se houver 100 cosplayers, esses 100 não poderão ser premiados. Haverá melhores e haverá menos bons.

Acho que este post se destina a veteranos cosplayers (coisa que acho que não sou, infelizmente). Como se sentiriam ao ver um outro cosplayer a fazer o vosso/um antigo cosplay? É inevitável fazer-se comparações... "Tá pior, eu fiz melhor, ahahaha" ou até "Epá, ca#$$& fez melhor que eu!!!".

Assisti já a uma dessas situações, em que Cosplayer QQ fez cosplay de personagem L. Depois de as fotos estarem publicadas na net, Cosplayer P (que queria fazer cosplay da personagem L mas que ainda não tinha feito), vai e diz a Cosplayer Q, "Tá giro, mas faria melhor que tu!". ...Acho que não é um facto agradável de se dizer. Até podia ser verdade, visto que Cosplayer Q precisar de usar peruca/pintar o cabelo e Cosplayer P já ter o cabelo daquela cor mas.... Não estaria a minimizar Cosplayer QQ? A gozar com o seu trabalho que, arduamente se esforçou para representar personagem L?

Escusado será de dizer que gerou confusão.

(AVISO:Não tenciono com o parágrafo acima acusar ou defender ninguém, apenas fazer uma conecção com o assunto que estou a relatar!!)

Devemos, claro, ter atenção às nossas feições, corpo e até espírito (não espírito-alma, mas espírito-mood) para fazer um determinado cosplay. Mas, até que ponto vai um Cosplayer para fazer o seu fato perfeito? Vai também incidir nas posses económicas e materiais (se bem que um chinês resolve muitos dos nossos problemas!!!) desse cosplayer. Vou referir um cosplayer americano que vi na net, que disse que faria de tudo para representar um determinado Cosplay.

Eu já não o faria. Pintei o meu cabelo castanho claro de preto (sim, definitivo!!) para fazer um cosplay que queria muito fazer (Kaguya, de Inuyasha, vejam vejam!!!). Ficou óptimo!! No dia seguinte.... O meu cabelo continuava preto... E no outro também... E nos 6meses seguintes e até agora está castanho escuro. Juro para nunca mais!!! Amigos comentaram, professores comentaram, família odiou.... Gata não olhava para mim :cry: :cry: :cry:

Em cosplays passados, também já vi cosplayer R fazer o mesmo cosplay que Cosplayer U (não no mesmo dia), e reparei que cosplayer U fez um melhor cosplay.... Será que, os cosplayers a fazerem o seu trabalho não estarão, sem intenção, a incutir comparações? Acho que sim.

Por um lado, acho inescusado este post. É prova de fanatismo e obcessão.

Será de salientar que Cosplay é uma mostra de gostos, opiniões e não de conflitos. Cosplayers com gostos e opiniões iguais/semelhantes poderão fazer o mesmo cosplay e, deverão complementar-se um ao outro, fazendo críticas construtivas e adequadas, verdadeiras mas sem magoar e ofender (cuidado com a obcessão) o outro cosplayer.

Conclusão: Cosplay deve ser, como diz Vic (Yo ma man!!!), e muito bem "Cosplay é para nos divertirmos"!!! Que estas ideias descabidas vão todas dar uma volta porque é esse o verdadeiro objectivo de Cosplay.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

EU acho que tens toda a razao do mundo...........cosplay é algo para as pessoas se divertirem e nao haver competiçoes estupidas de: ah o meu fato ta perfeito e vou ganhar e depois, ah ah ganhei :3 e tu nao, aha o teu fato sucka >_>

Devia haver sim...como no animpop um palco e cada um mostrar o seu fato para todos ver e tirar fotos, pk o melhor premio que se pode ouvir é: UAU que fato lindo ;__; ou perguntarem se kerem tirar uma foto com X pessoa ou cmo fizes t istto e ensina m ^^

Isso pa mim sao os melhores premios ^^

Se querem dar premios num cos, façam á melhor skit como no anipop onde se recria cenas da personagem e mostramos de facto como ela é.

Agora xegar a um cos e ouvir bocas de pessoas que não têm fatos bons e ganharem....bah. Por mim abolia-se os premios e se algum dia eu organizar um evento, n dou premios a cosplayers ou se desse, era a todos os cosplayers pk todos tiveram trabalho a fazer o fato e querem se sentir bem ^^

Cosplay eh suposto ser fun >_> kk dia oferecem dinheiro por cos...

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Acho que de facto o cosplay em Portugal está a se tornar um pouco competitivo, vimos isso mesmo no ultimo cosplay.

O Concurso de Cosplay que organizamos, era apenas para dar um pouco mais de sentido ao meet, visto que no ano anterior também se tinha realizado um concurso. Não houve desfile, apenas foram tiradas fotos individuais a cada cosplayer presente.

No final o juri que era constituido pela organização do meet, escolheu entre os presentes, os cosplayers que achou que estavam mais fieis à personagem e que mereciam o pequeno pedaço de papel que tinhamos para 'oferecer'. É óbvio que nem todos concordaram com a decisão do juri, e no dia seguinte até foi nos feito um comentário que tinha sido uma atribuição de prémios 'falciada'! Imaginem qual não foi o nosso espanto quando lemos isso! Tanto eu como a Aeris, nos sentimos profundamente magoadas, visto que nem de minha parte nem dela houve qualquer tipo de intensão de falciar a atribuição do 'pedaço de papel'. Escolhemos os cosplayers que para nós estavam mais fieis à personagem. Existiam lá outros muito bons e acreditem que foi muito dificil escolher apenas 4, mas eram só 4 diplomas que tinhamos nas mãos para entregar...

Eu e a Aeris, decidimos então que para o ano, se a organização do Meet de Carnaval nos vier novamente parar às mãos, ou não fazemos concurso, ou se o fizermos vai ser muito bem pensado para não voltarem a nos fazer falsas acusações devido a um mero diploma.

Nunca pensei que isso fosse acontecer, no entanto aconteceu, e tudo devido à competitividade cada vez mais existente entre cosplayers.

Fico bastante triste com isso, pois quando comecei a fazer cosplay (digamos que ainda sou uma cosplayer da old school). Faziamos cosplay pela diversão e pelo convivio com os outros cosplayers. Tenho imensa pena que essa teoria do cosplay esteja a desaparecer com o aparecimento de novos cosplayers em Portugal.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Não esperava por um Post assim realmente. boa ideia!

E penso que tambem possa contribuir com a minha opinião.

Ja faço cosplay desde 2003,evolui, fui sendo capaz de criar mais. Cosplay pralém de diversão, podemos dizer, e não exagerando, arte.

O pegar em algo e criar o que queremos. é evoluir, mas é sobretudo diversão. é sobretudo entrarmos num mundo que nos gostamos. é libertar-nos do nosso ser e "ser" outro. e não, isto não é obcessão. é provavelmente uma intrepretação se calhar um pouco mais "séria" de cosplay- mas, acima de tudo, como disse, desde sempre, diversão. diversão pura e genuina.

Concordo que os concursos tenham vindo, quiçá, "estragar" um pouco o panorama. parece-me, que ja se vai a cosplays, ou a eventos com cosplays a fazer cosplay por causa do concurso.

Sim. De facto um pouco de competição nunca fez mal. mas acho que tanta competição pra algo que ainda está..( ja esteve mais, é certo) um pouco "underground" é demais...

Quando comecei eu ia a um cosplay para me divertir simplesmente. e é certo que ainda tento ir com essa intenção. ja gostei muito mais. ainda gosto é certo. mas esta competição que se está a gerar....e eu ja ouvi alguns comentarios menos bons acerca disso para mim.

É verdade que eu gosto de "inovar" mas não é por querer ser melhor, coitado de mim se fosse. é porque gosto de criar. e muitas vezes usei cosplays muito elaborados. e não ganhei "prémios" ouvi comentarios que teria " ficado com um grande melão por não ter ganho". enfim, o meu objectivo como cosplayr nunca foi prémios. foi diversão.

e, lamento se me excedi um pouco neste "desabafo", mas acho que vinha ao caso.

Continuando, eu não acho errado concursos.mas se calhar começam a tirar um pouco da diversão que é o cosplay supostamente. Não sei. pra mim, e pra muite gente que começou, e até antes de mim a fazer cosplay, penso que não seja. e de certo que o concurso é aleciante, mas não acredito que seja apenas o concurso. continuo a acreditar que a diversão seja o factor principal.

Como disse, e ( espero) sempre direi, cosplay é diversão. tanto para os "veteranos" para os " quase veteranos", para os "não tão veteranos" ou para os "iniciantes"( peço desculpa pelas aspas sucessivas. mas, é facto que eu ache que não exista tais conotações nisto).

bom, nada mais tenho a acrescentar, sendo esta a minhia opinião.

e espero ver, cada vez mais cosplayers, em futuros eventos.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Bem nao sei porque o cosplay está a ficar cada vez mais parecido com o futebol se nao se ganha diz se mal dos arbitos...

Eu sou uma newbie ainda neste mundo do cosplay acho que quem me convençeu a fazer cosplay foi o blaze e isto tudo aconteceu ainda nem faz um ano mas realmente nunca me importei muito com isso de ganhar ou nao ganhar (normalmente ate sou daquelas que quando e a entrega dos premios nem se da ao trabalho de levantar e pergunta a pessoa mais proxima quem ganhou isso é se chegar a perguntar) eu fasso cosplay pela diversao, é giro uma vez por outras sermos outra pessoa vestirmo nos de maneira diferente até por vezes agirmos de maneira diferente, o cosplay foi criado como um jogo um divertimento para que a competiçao? é claro que tambem é bom ouvirmos elogios dos nossos fatos que o nosso trabalho seja reconhecido mas nao é precisso por muita competitividade nisso... eu por acaso por vezes adoro mais o acto da criaçao do que propriamente da encarnaçao da personagem e desde que tenho andado a (tentar) fazer cosplay aprendi muitas coisas novas que nem me passavam pela cabeça...

bem resumindo cosplay é giro é divertido mas fassam-no por diversao nao pela compenssaçao

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Crystal tocastes no ponto certo , quando comecei a fazer cosplay eram cosplays da treta e ia para me divertir com o pessoal ^^ , embora tenha melhorado um bocadinho os fatos continuo para ir me divertir e tirar fotos com o pessoal , mas tb reparei que esta a começar a ficar um pouco competitivo .

Eu acho que toda a gente tem direito a fazer cosplay imdependentemente do aspecto de cada 1 , eu n sou prefeita ( tb niguem é ) mas isso n me impede de fazer cosplay pois é uma coisa que gosto ! e vou continuar a fazer !

Esteija o fato bom ou mau o ke interessa e o pessoal se divertir ! Pois como o blaze disse o melhor premio ke se pode ter e ke digam tas fixe ! posso tirar uma foto ! ^^ !

Ja houve montes de pessoal que fizeram cosplay que eu keria fazer mas isso n significa ke n possa fazer mais tarde ate pk ninguém ter direitos de autor sobre um fato pelo menos eu penso assim !

Quanto a comentarios impropios acho que cada um deve pensar bem para n magoar os outros , claro que vao haver fatos ke ficam muito melhores que outros mas isso n significa que a pessoa ke tem o fato pior n se tenha esforçado !

Claro que ganhar um premiozito deve saber bem ( digo isto pk nunca ganhei nenhum mas tb n importa ) Nao sou nenhuma santa e se algum dia ganhar algum ( coisa que eu duvido ) fico contente mas n vou gastar o meu tempo e dinheiro a fazer um fato so por causa de um premio ! E sinceramente espero que hajam poucos (ou nenhuns ) cosplayers com essa intensão . Além disso o pessoal so por vir a estes eventos e partecipar ja merece um premio quanto mais n seija o convivio e os amigos que se arranja ^^ !

E bom acho que ja se dissse tudo nestes posts ^^ . Se disse algo que ofenda alguem peço ja desculpas !

Cosplay powaaaaaaaaaaaaaaaaaa ! ^^ !

Have funnnnnnnnnnnnnnn ! Matta neeeeee

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

hm... tive a ver as fotos do AnimeWeekend e havia lá não um, mas dois cosplays que eu queria ser a primeira a fazer o.o

Luffy, de One Piece, e Haruko, de FLCL. Fiquei um pouco "triste" por não ser a primeira mas e daí? Não é por isso que vou desistir, duvido que consiga fazer muito melhor pois ambos estavam muito bons mas tou-me simplesmente a cagar pra isso, quando fizer esses fatos vou sentir-me feliz com eles e é isso que importa o.o

eu li isso sobre dizerem que falsiaram os "prémios" uu' aff é ridiculo... - -'

não era para o Blaze saber isto, espero que ele não leia XD mas pelo que eu li diziam sempre "a classificação foi falsiada excepto talvez o 1.º prémio" o.o eu acho que o 1.º prémio é que foi mal escolhido pois eu nem sequer tinha a roupa completa... XD mas tá, não me queixo e agradeço ii''' mas não acho que a competição seja uma coisa má o.o eu lembro-me de à uns tempos ouvir bocas para o Vic sobre as competições só por ele trabalhar MUITO nos seus cosplays, a verdade é que é divertido o.o aff acho que ninguém faz um cosplay a pensar no papelinho que pode vir a ganhar, pra isso investia noutro qualquer "passatempo"... u__u'

é um bocado preconceito mas é a verdade: só alguém com "coragem" pra andar por aí vestido como o seu "ídolo" (ou o que seja) é que se dá ao trabalho de fazer cosplay, seria idiota fazê-lo pra dizer que somos bons em algo o.o

é verdade que gosto de ganhar (quem não gosta?), mas não faço por isso Oo escolho as personagens que gosto não as que penso que me darão a vitória o.o e suponho que isso se aplica a toda a gente uu'

btw, os comments da classificação ser falsiada que eu li nem sequer eram de cosplayers portanto não acho que isso seja um problema... o.o eu também ficaria magoada se dissessem que a minha opinião era falsiada mas se eles nem sequer estão dentro do meio só temos que ignorar u.u'

como toda a gente já disse, cosplay é pura diversão, com ou sem competição o.o (uhuuuu rimei /o/)

estejam os fatos bons ou menos bons, gostem os de fora ou não, o importante é que a gente se sinta bem com aquilo que estamos a fazer, e se esse for o caso, continuar e melhorar cada vez mais \o/

e.... XD isto n vai ser a minha melhor saída mas tenho que comentar... XD

Claro que ganhar um premiozito deve saber bem ( digo isto porque nunca ganhei nenhum mas também n importa ) não sou nenhuma santa e se algum dia ganhar algum ( coisa que eu duvido ) fico contente mas n vou gastar o meu tempo e dinheiro a fazer um fato só por causa de um premio !

ganhar um premiozito sabe MUITO bem XDDDD chamem-me convencida mas eu só me convenço quando tenho uma razão pra isso Ò___ó'''' se ganhamos algo porque seriamos modestos? bah u__u' quanto ao resto da quote já falei sobre isso antes, penso que NINGUÉM é estúpido o suficiente pra se matar a fazer um fato, gastar montes de dinheiro em materiais pra isso pra simplesmente ganhar um diploma o.o

e não duvides que ganhes algum cosplay, Ligia, a única vez que eu realmente pensei que ganhasse foi este último. Por mais improvável que seja, é sempre possível Oo

transmito o mesmo à Dark porque ela tem pouca auto-estima, tal como a toda a gente que tem pouca auto-estima, aqui o__o'

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Já foi tudo dito...damn xD

Mesmo nunca tendo eu feito Cosplay, sei muito bem qual é a sensação de ver terminada uma coisa a que nos dedicámos de corpo e alma. Ela parecer-nos-á sempre mais bela a nós, pois vemos nela todo o sangue e suor com que foi feita, enquanto que o resto do mundo apenas vê o resultado. Haverá sempre injustiça, pois nem sempre os artigos feitos com maior dedicação são os que saem melhor.

Ora, haverá sempre pessoas que se sentirão frustradas com isto, pois o seu esforço não será reconhecido da maneira que queriam (ou pensam que toda a gente se satisfaz com uns quantos elogios?). Resultado: farão questão de chamar as atenções sobre si, tentando ter direito à "spotlight" que tanto se esforçaram para ter pelo menos por um momento. Por isso isto sempre me pareceu mais uma "ventilação de frustrações" do que uma competição.

Infelizmente, nenhuma quantidade de esforço poderá tornar-nos naquilo que queremos...

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Bem no fundo, somos Humanos não é?

E por causa disso temos os nossos sentimentos por mais escondidos que estejam, se não vejamos:

Eu tenho uma ideia bestial para um cosplay.

Eu dedico-me a elaborar o meu cosplay.

Mesmo não dando todo o meu esforço ou o meu dinheiro, queremos sempre fazer o nosso melhor. Certo.

Esta feito. Para nos, esta uma maravilha e só o trabalho que tivemos valeu a pena, estamos mortos para o mostrar a alguém.

Esta tão bom que pensamos “é pá ate esta melhor do que aquele que eu vi em certo evento ou meet, ate dava para ganhar algo”.

Mas vamos para o meet ou evento na boa, para o convívio para no divertirmos. Um elogio aqui um elogio a cola, e nos por dentro começamos a engrandecer-nos.

Chega a altura do concurso eu entro, há muitas palmas o publico gostas e tal .

Chega a altura da decisão e pensamos cá dentro:

“Se calhar ate posso ganhar. Será que ganho?”

E o vencedor e anunciado e não somos nos.

Então ai e que começa algo a vir átona enquanto batemos palmas e cumprimentamos o vencedor:

Fogo, olha para ele, esta todo contente ate parece que ganho o euromilhões, e so galho aquilo coitado numca de ceve ter ganho nada na vido, palhaço.

Passado um tempo.

E pá o meu fato ate esta melhor. Fogo mas bem melhor olha para aquelas falhas, não sei como ganhou.

E ficamos chateados.

Ora somos assim, gostamos de ganhar, temos tendência a isso mesmo que não o demonstremos. E gosta mos de fazer melhor do que os outros sempre que algem e melhor ficamos com algo a corroer-nos por dentro e pensamos “eu não posso ser passado por aquele traste tenho de ser melhor que ele”.

E assim que tudo corre é que mesmo sem prémios as pessoas concorrem para se sentirem superiores as outras, e de pois temos outros que gostavam de ver o seu trabalho recompensado ganhando algo. lol

Acho que o mundo onde vivemos e quase isto alguns memos outros mais,somos emfluenciados por tudo o que nos rodeia dai sermos assim.

Sim deve-se minimizar isso apesar de não haver muitas formas. Não devem ser tomadas medidas drásticas mas sim medidas que mudem o desenrolar das coisas suavemente para todos se deixarem levar por isso.

:twisted: QUE O ANIME E O MANGA ESTEJAM SEMPRE COMVOSCO :twisted:

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Pra mim (ainda sou um newbie no cosplay) cosplay 'e desculpa para eu e mais uma data de gente andar em publico vestidos de uma forma que de outra maneira seria quase impossivel.

'E participar nalgo e sentir como nao nos sentimos noutros dias.

'E sentir-mo-nos especialmente bem com a roupa que vestimos.

E partilhar tudo isto.

(sorry nao haver acentos, o teclado que tou a usar nao os tem... Dutch Keyboards are like this)

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Mesmo nunca tendo eu feito Cosplay' date=' sei muito bem qual é a sensação de ver terminada uma coisa a que nos dedicámos de corpo e alma. Ela parecer-nos-á sempre mais bela a nós, pois vemos nela todo o sangue e suor com que foi feita, enquanto que o resto do mundo apenas vê o resultado. Haverá sempre injustiça, pois nem sempre os artigos feitos com maior dedicação são os que saem melhor.

Ora, haverá sempre pessoas que se sentirão frustradas com isto, pois o seu esforço não será reconhecido da maneira que queriam (ou pensam que toda a gente se satisfaz com uns quantos elogios?). Resultado: farão questão de chamar as atenções sobre si, tentando ter direito à "spotlight" que tanto se esforçaram para ter pelo menos por um momento. Por isso isto sempre me pareceu mais uma "ventilação de frustrações" do que uma competição.

Infelizmente, nenhuma quantidade de esforço poderá tornar-nos naquilo que queremos...[/quote']

Bom, eu devo dizer q nunca fiz 1 cosplay c a intensão d ganhar algum premio... mas tb eu sou 1 pessoa q improvisa mto^^(ai, e tal...so existiu 1 cosplay q foi totalm s fita-cola :roll: )

no entanto, já passei por 1 cosplay em q m senti imensam frustrada... mas n foi por premio algum... foi simplesm pq foi o 1ºcosplay em q eu m esforcei ao max pelo fato pq adorav o personagem e keria faze-lo...

Cm era o 1ºcosplay em q eu IA fazer eu mm o fato (=s/fitacola a segurar 1 t-shirt p fazer os contornos ou coisa d genero...comprar mm tecid e pela 1ªvez fazr 1 camisola e 1 saia feitas totalm por mim e pa usar...) tipo, cm keria fazer akele cosplay bem feito e sou 1 pessoa absolutam e extremam preguiçosa fui fazend o cosplay a passo d caracol... e acabei por o terminar ao fim d 1 ano ...fiquei absolutam radiante pois ao -assemelhava-s minimam á imagem e tinha sido a 1ªvez q o q eu tinha pretendido tinha saído, digamos....

Cheguei ao cosplay (esqueci-m do medalhao d frente em casa mas isso é o habito d m esquecer d 1 pormenor qq)

Opa, qd cheguei ao cosplay (foi o ultimo fibda...) bom, básicam o ppl olhou pa mim e houve 1 pessoa q m reconheceu o fato cm "o gajo d .hack" (obrigad blaze^^)

Epa, tipo.. n m deixei d divertir... mas so as pessoas a q tinha avisad q ia desse fato é q disseram q tv bem e qd fui ver as fotos aparecia-m sp ppl a perg d q tv... "hack who?"

Epá 1 pessoa fica 1 pouco desmoralisad nestes casos.. aind +eu q raram tenho passiencia p m dedicar a 1 cosplay para alem d 1 semana... e é tb raro eu ligar opiniao a seja quem for... mas este caso bom, desiludi-m 1 bocad.

Cm é obviu n tou a dizer q as pessoas devam ver as cenas e tal.. so s vê e joga o q s quer... mas foi 1 situação a dar po desagradável...

Mas seja cm for foi a minha unica má experiencia^^ no fibda fez 1 ano q faço cosplays devo dizer q m diverti sp mto:)

Qt ao outro assunto das repetiçoes... eu pessoalm tb tenho 1 pouco receio d fazer cosplays repetidos... entre +pq 1 pessoa mtas x é comparad n em relação á personagem mas em relação ao cosplayer anterior... mas à certos cosplays q mm q fizessem tds os cosplays dessa personagem eu tenciono faze-lo (inuyasha..)

Mas penso q ao fazermos 1 cosplay d 1 personagem q gostamos(pelo -é o q eu costumo fazer)tentamos arranjar 1 maneira d nos exprimirmos ou d nos sentirmos na pele d personagem á nossa maneira (cd pessoa é unica e exprime-s d sua forma) e ao fazermos 1 fato repetido perdemos parte da nossa "originalidd" (ok, devo-m ter exprimido mal cm sei lá o q mas passiencia...)

Básicam perco 1 pouco a vontad d fazer o cosplay pois sinto q estou a ser 1 "sombra" do cosplay anterior... tipo, 1ª vez diz-s:uau ;2ªvez: again?

e pronto,fica aki o meu testemuñho... espero q tenham conseguid ler este testam td...(sorry lá ser tão grande)

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Preocupar-se com um cosplay já ter sido feito ou não, mostra como em Portugal as coisas ainda estão no inicio.

Eu percebo a preocupação, mas olhemos para outros sítios. Por exemplo, na AnimeCon em Toronto, houve anos em que é capaz de ter aparecido uns 40 Inu-Yashas, mas quem tava lá, se era fã do Inu-Yasha, ficava ainda mais contente com a situação por ver a série de que tanto gosta a ser tão fortemente representada.

No Anipop apareceu um Ichigo, e no AWA apareceram 3, e não me pareceu mal.

Mas também acho que em Portugal o Cosplay no bom caminho, estamos bastante melhor que a Holanda, por exemplo, que no forum do principal evento de anime, o comment da secção de Cosplay é " Nah... there is nobody that actually DOES cosplay is there?". Ele há, mas há muito poucos eventos. No Carnaval nem fizeram nada...

http://www.animecon.nl/forum/default.asp

Sobre o tópico principal, achei muito corajoso trazerem este tema para o forum.

Logo da segunda vez que fiz cosplay, cheguei a ouvir comentarios de X a dizer que Y trazia sempre o mesmo fato, de uma forma totalmente derrogatória... e na altura isso apanhou-me de surpresa, o ataque era claramente à pessoa e não ao fato.

Mas faz parte, afinal somos pessoas...

(E com tantos eventos, é impossível arranjar fatos novos para cada um... e aqueles fatos que gostamos mesmo de vestir, vamos deixar de vesti-los só porque o usámos uma vez? E quero ver outra vez a Haruko-san do AWA noutro evento! XD)

Edit Admin.: Evita o double post... usa o botão Edit

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Bah mas isto é logico que iria acontecer... nada é perfeito, a comunidade de anime está a crescer em portugal, e por muito mais que digam que é pequena, é o suficiente para as pessoas começarem a arranjar companhias. A meu ver, o intuito de termos criado esta pequena grande comunidade era para nos unirmos e fazermos crescer isto tudo, ora, é isso que tá a acontecer, só que o unir, não significa que andemos todos de mãos dadas felizes e contestes - ANIME IS NOT REALITY.

Eu apercebi-me que em alguns eventos haviam rivalidades entre certos grupos de pessoas... epa mas isso não se pode evitar.

Quanto ao cosplay, nunca fiz, mas era uma coisa que nao me importava mesmo NADA de fazer... e quando e se fizer, faço com o intuito de me divertir (lala tambem gosto que reparem em mim, logicamente, mas principalmente é so pa diversao)...

Competitividade, por muito que nós não a queiramos ( ou sim), ela vai la sempre estar. As pessoas não pensam todas da mesma maneira, nem sao todas santas... uns mimados que se superiorizam, outros pobres que se rebaixam, outros parvos que gozam... lol isto tá um bucado negativo mas espero que percebam onde quero xegar...

Bem acho que nao tenho mais nada a dizer, se disse merd* em demasia limitem-se a passar a frente XD.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Eu ando à anos a dizer isto: Concursos de Cosplay é má ideia. Desde que houve o primeiro concurso de cosplay, que acho que foi em 2002 ou 2003, acho, disse logo que era má ideia. Porquê?

Porque o Cosplay é suposto ser algo feito porque se gosta. Porque se encarna a personagem, passa-se um dia na diversão, tira-se fotos, conhece-se pessoal, todos se divertem e, no fim, vão para casa a pensar no dia com um sorriso nos lábios e a desejar o próximo evento.

Mas não. Tornou-se numa actividade em que se compete. Em que há "melhores" e "piores". Em que há estratos de qualidade de um cosplayer para o outro. Em que para um ganhar, todos os outros perdem.

E, claro, depois há estas discussões. Que se ganhou pelas amizades, que o Juri era cego, etc. Formam-se lados, facções, grupinhos fechados um contra o outro.

O que aconteceu à fraternidade e diversão que havia nos primeiros cosplays? Em que se fazia cosplay simplesmente porque se gostava, não para mostrar como se era bom, superior e melhor que os outros?

Concursos de Skits, tudo bem. Tem de se decorar um texto, ensaiar, etc. Agora, cosplay, o que se vai julgar? O perfeição do fato? Se o cosplayer parece a personagem? Isso é tolo porque o cosplay não é isso!

É o sentimento que se tem. A emoção, o trabalho e depois, finalmente, o culminar e a exposição no que se trabalhou. E julgar isso num concurso não é só impossivel como insultuoso ao trabalho ardúo dos cosplayers que são depois, qual gado, inspecionado e dizem "Ah, tu ganhas, tu ficas em segundo, tu em terceiro e o resto é m*rda".

Acabem com os concursos. A sério - se não gostam, não vão. Façam os vossos fatos, divirtam-se e deixem os concursos às moscas. Ninguém é obrigado a ir para depois "perder" - ou então ganhar e depois ver-se depois no centro de odios e comentários idiotas.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

É assim, eu acho que os concursos são absolutamente desnecessários, porque o pessoal devia ir para se divertir e isso, acredito que deve ser agradável receber um premiozinho, mas para isso dá-se prémio a todos os cosplayers pelo trabalho que tiveram com o cosplay e por terem aparecido e isso tudo...

E assim ficava tudo feliz e contente ^^

Porque depois de alguns eventos percebemos que o verdadeiro prémio não é o pedacinho de papel, como vocês já disseram, mas sim o convívio e o facto de dizerem que o nosso cosplay tá fixe e quererem tirar fotos!!!

Eu por acaso não fui ao concurso de cosplay do Anipop, tipo não cheguei a horas para isso, mas não fui de cosplay para lá porque estava sem vontade de entrar no concurso, porque acho isso meio supérfulo (não sei se se escreve assim)...

O problema é que quando tu fazes o teu primeiro cosplay tás sempre à espera de ganhar um prémio qualquer por ser o primeiro e isso, mas com o tempo acho que o espírito competitivo acaba e toda a gente se diverte muito mais ^^

Sayonara!!!!!!

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Fazer cosplay é um gozo, acho que quando se faz não há intenção para "ganhar" ou ser melhor mas sim por gosto. Por isso concordo.. é negativo os cosplays serem julgados de melhor ou pior depois de dedicarem horas de trabalho e organização nos seus fatos. Para um cosplay que no palco não seja aplaudido em força entre os outros e seja mantido "atrás" deve.se sentir no minimo chateado. Cortem a rivalidade e dêem força ao convivio.. isso é o mais importante ^ ^

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Eu sou pela liberdade de escolha.

Quem quer participar em concursos que participe, quem nao quer que nao participe. Se for assim nao vejo kkr problema.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Bem, espero que me perdoem se este post já não vier a propósito, mas tenho uma ou duas dúvidas/questões ^^

Em primeiro lugar, acho que já por diversas vezes se ouviu a polémica "personagens de jogos não contam como cosplay!" - é mesmo assim? A que tipo de universos será "correcto" ir buscar personagens para cosplay?

E depois, outra questão: o propósito maior será mesmo o de conseguir fabricar, diy, um fato de cosplay, sendo que assim a criatividade é que conta, ou será mais fácil/eficaz acabar por comprar algo mais "profissional" com vista, por exemplo, a um -prémio- ou maior visibilidade, etc?

Obrigadinha! ^^

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais
Bem' date=' espero que me perdoem se este post já não vier a propósito, mas tenho uma ou duas dúvidas/questões ^^

Em primeiro lugar, acho que já por diversas vezes se ouviu a polémica "personagens de jogos não contam como cosplay!" - é mesmo assim? A que tipo de universos será "correcto" ir buscar personagens para cosplay?

E depois, outra questão: o propósito maior será mesmo o de conseguir fabricar, diy, um fato de cosplay, sendo que assim a criatividade é que conta, ou será mais fácil/eficaz acabar por comprar algo mais "profissional" com vista, por exemplo, a um -prémio- ou maior visibilidade, etc?

Obrigadinha! ^^[/quote']

Olá, Andreia! Pode ser um pouco hipócrita da minha parte responder à tua pergunta, porque eu nunca fiz cosplay, no entanto, este é um interesse meu, pois estou em contacto próximo com a comunidade de cosplayers e planeio vir a fazer no futuro.

Primeiro, cosplay é do que tu quiseres e bem entenderes! Em todos os eventos, existem não só cosplays de anime, mas existem também uma data de cosplayers de jogos (Final Fantasy e Kingdom Hearts sendo os mais populares para esta actividade). Chegam a haver até pessoas que fazem cosplay de personagens de filmes, por isso como vês, o único limite é a tua imaginação.

Quanto à maneira de fazer o fato: o grau de profissionalismo é contigo. Há quem contacte costureiras e quem aprenda a costurar de propósito para fazer os seus fatos (o que eu acho delicioso, admirável, e com MUITO mais mérito). Penso que quando se faz ou encomenda um fato, o que se deve ter em mente não é a competitividade, mas sim, a exposição do mesmo. É quase um ritual: as pessoas trabalham nos seus fatos e depois quando há um evento, mostram umas às outras o seu trabalho.

E a prática faz perfeição: quanto mais fatos se fazem, melhores vão sendo.

Não ligues à competitividade, faz o que tens em mente, se não ficar como pensaste que ia ficar, tens muito tempo para ficar melhor!

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Isto vem a propósito da questão feita pela Andreia.

Cosplay surgiu no Japão como forma de atrair leitores às lojas de Manga (as empregadas vestem-se de personagens mais conhecidas). Passou para fora das lojas, adicionando personagens de jogos.

Quando passou a ser moda nos EUA, eles inseriram a vertente de filmes. A partir dai, as opiniões passaram a dividir-se, pois há quem acredite que cosplay é apenas de Manga/Anime e há quem acredite que envolve muito mais que isso.

Como, cá, o aparecimento do cosplay foi posterior a isto, acho que podemos fazer cosplay do que quisermos, até porque também é normal haver quem faça cosplay original.

Por acaso, cosplay original é uma coisa interessante, pois nesta comunidade a palavra mascarar está a ser substituida pela de "cosplayar".

Não digo que é uma coisa má, pois eu também fiz um cosplay orginal.

:smile:

Fiquem bem.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais