Cata or Shane

Como conciliam a faculdade com Anime ou qualquer outro hobby que tenham?

104 mensagens neste tópico

Eu agora vou tirar a carta porque vir à noite para casa (15 minutos a correr desde o metro até casa) e sem autocarros à noite, é muito inseguro. Ainda por cima onde moro, x_X Claro que vai durar 2/3 meses no máximo.

Depois, part-time.

Eu no secundário também via muito mais Anime (e outras coisas xD ) do que estudava mas quer dizer, a faculdade é a coisa mais importante na tua vida profissional. Excepto se fores almeida ou algo do género, e eu tenciono ser advogada. Logo, não me posso dar ao luxo de "passar", tenho que concluir o curso com boas notas.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Logo, não me posso dar ao luxo de "passar", tenho que concluir o curso com boas notas.

Mas não te stresses se chumbares e se não conseguires boas notas nos primeiros anos. É normal. ;)

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Ya.. podes sempre fazer melhoria de nota  ;)

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Lol, eu acho que tive mais tempo no primeiro ano da faculdade do que no 12º ano XD. Aproveitem masé, o mais dificil já passou XD.

Have fun... :D

Deves ser excepção. O.O

Pela minha experiência fica cada vez pior, mas o 1º tem a dificuldade acrescida de perder os maus hábitos do secundário.

A menos que queiras ser como alguns gajos da praxe que fazem um curso de 3 anos em 10.

Hasta :peace:

Nao é excepçao.

Agora, como disse depende dos objectivos da pessoa e da sua forma de viver e gerir o tempo/prioridades.

Tirando as viagens q queimavam mto tempo (no meu caso) o resto deu e sobrou p tudo.

No primeiro ano da universidade alguns profs so conheci na altura provas, praticamente tive um ano inteiro de "ferias". E eu ja era de faltar bastante no secundario...

O meu curso teve mtos trabalhos obrigatorios mesmo p quem, como eu, fazia tudo por exames e exames de recurso. O raio dos trabalhos é que foi lixado e fez-me ter de ver os palhaços dos profs mais vezes do que teria visto por minha opção (alguns profs gostei, mas sao uma minoria).

Ja agora, ainda assim nao deixei nada p trás ate ter abandonado o curso a meio/final do 4º ano por motivos pessoais.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

primeiro ano não fiz nada. (deixei uma cadeira só) e tinha bastante tempo para fazer o que me apetecesse (sair a noite, ver anime, series, nets e facebooks, socializar na faculdade etc), claro que depois na altura dos exames manda-se um bocado de choro e tive de ir a segunda fase no primeiro semestre, de resto tudo de bom.

só não aconselho muito é desistirem de uma cadeira a meio do semestre, desisti da que deixei e arrependi-me porque o exame era fácil. LOL

vamos ver come corre este segundo, mas vou.me aplicar mais anyway.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Lol, no primeiro e no segundo ano não fiz nada. Deixe 6 cadeiras por fazer. Uma mantém-se até hoje.  ;D Tive de parar um ano para fazer as cinco que sobravam (mais duas de terceiro ano no segundo semestre).

Agora estou no quinto ano, e nem pensar que me baldo à toa como antes.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

O principal problema com que me deparei foi a transição do secundário para a faculdade.

É que na faculdade a liberdade é muito maior, assim como a responsabilidade deve ser, o que na maioria dos casos não acontece.

Nos primeiros dois anos deslumbrei-me um bocado e, como também não estava num ambiente muito motivante, desleixei-me. Só comecei a recuperar no 3º ano, e entrei nos eixos no 4º.

Quem tem fracos hábitos de estudo e má organização, na generalidade passa mal nos primeiros tempos. É que tirar boas notas no secundário é cagativo. O desafio vem depois.

Outra situação que vejo agora é que sair logo do secundário para o ensino superior nem sempre é positivo. Há duas coisas que vejo acontecer com frequência: muita gente vem saturada, pouco disponível para aprender, levando a faculdade mais na descontra e preferindo ter outro tipo de vivências; o pessoal centra-se somente no resultado - em última instância, passar ou não passar -, e não aprecia o mais importante, que é a experiência em si.

Para quem tem hipótese, sugiro que tirem um ano sabático. Façam outras coisas, experimentem cenários diferentes daqueles que estão habituados a viver. Faz bem ter um período de conhecimento pessoal e de reflexão. Quanto mais não seja, vêm com outra vontade para o curso que escolheram fazer.

Fugi um bocado ao tópico, mas para responder ao que foi perguntado, tive de fazer este parêntesis e acabei por me alongar. :x

Há mais que tempo para ver Anime. Se não houver é porque estás a fazer alguma coisa mal, ou simplesmente significa que estabeleceste outras prioridades. No ano lectivo que me correu melhor, vi séries enormes até estas terminarem ou apanhar as respectivas transmissões semanais (FMA, Naruto, Bleach, etc.), para além de que tinha um part-time e saía todos os dias com a minha (ex-)namorada.

Aproveita as viagens para ler e estudar, tenta estar a par da matéria e insere-te em bons grupos de trabalho. Se o fizeres, poupas imenso tempo que podes despender em outras coisas.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Eu sugiro o ano Sabático a meio da faculdade. Mais idade = Mais cabeça = Mais oportunidades para aproveitar bem as coisas.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Concordo, tem os seus benefícios. Só não sugiro também no fim, porque senão passavam 1/3 da vossa vida em licenças sabáticas. :x

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais
Quem tem fracos hábitos de estudo e má organização, na generalidade passa mal nos primeiros tempos. É que tirar boas notas no secundário é cagativo. O desafio vem depois.

Continua a ser tão cagativo como antes.  Não ir às aulas tão mau como na secundária.

A generalidade dos profs continuam a gostar de ser lambidos. Maior diferença a meu ver é a dimensão do curriculo oculto.

senão passavam 1/3 da vossa vida em licenças sabáticas. :x

Isso sou eu!!!... daí que anime dá de tempos a tempos conforme os "anos" serem ou nao "sabáticos".

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

identifico-me msm com a primeira poster, vou estudar em horario nocturno e arranjar part time lol e depois estudo estudo e inda me pergunto se terei temp pa fazer o que mais gosto, mas e msm questao de gerir o tempo e não haver preguiça :D

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Quem tem fracos hábitos de estudo e má organização, na generalidade passa mal nos primeiros tempos. É que tirar boas notas no secundário é cagativo. O desafio vem depois.

Continua a ser tão cagativo como antes.  Não ir às aulas tão mau como na secundária.

A generalidade dos profs continuam a gostar de ser lambidos. Maior diferença a meu ver é a dimensão do curriculo oculto.

senão passavam 1/3 da vossa vida em licenças sabáticas. :x

Isso sou eu!!!... daí que anime dá de tempos a tempos conforme os "anos" serem ou nao "sabáticos".

Sim, o currículo oculto importa, aliás, é determinante, mas tirar boas notas no ensino superior não é tão simples quanto é no secundário, independentemente de quão bem faças o "trabalho de casa". No secundário, segues os manuais, tens a papinha feita, o prof. não te pode prejudicar muito. Em algumas cadeiras da faculdade é diferente, como é óbvio. Os parâmetros de avaliação em algumas disciplinas são muito mais subjectivos, os programas disponibilizados pecam por escassez de informação, and so on. A principal diferença, a meu ver, é que tens de ser muito mais proactivo do que no secundário. Dificilmente tens alguém que te apresente as coisas feitas, tens de ser tu a procurar e, no fundo, a desenrascar-te.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Claro que depois tens cursos como o meu, em que podes ter uma média de 19 e não arranjar emprego porque não sabes fazer nada.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Outra situação que vejo agora é que sair logo do secundário para o ensino superior nem sempre é positivo. Há duas coisas que vejo acontecer com frequência: muita gente vem saturada, pouco disponível para aprender, levando a faculdade mais na descontra e preferindo ter outro tipo de vivências; o pessoal centra-se somente no resultado - em última instância, passar ou não passar -, e não aprecia o mais importante, que é a experiência em si.

Para quem tem hipótese, sugiro que tirem um ano sabático. Façam outras coisas, experimentem cenários diferentes daqueles que estão habituados a viver. Faz bem ter um período de conhecimento pessoal e de reflexão. Quanto mais não seja, vêm com outra vontade para o curso que escolheram fazer.

Isso também é verdade. Embora não tivesse gostado que tivesse acontecido, como é evidente, o facto de não ter entrado logo para o curso que queria ajudou-me bastante a encarar a faculdade de frente. Embora soubesse que não iria querer e não iria ficar no curso em que entrei algum tempo depois de ter estado lá, consegui perceber o que era a faculdade e, no ano seguinte, quando ingressei no curso que desejava, foi bastante mais fácil compreender como funciona uma instituição de ensino superior. Porque, de facto, a transição às vezes é bastante dura (principalmente quando vamos com a ideia que vamos ter mais liberdade e vamos estudar menos que no secundário e acaba por acontecer o oposto. Sim, agora tenho noção que estudo muito mais que no secundário, embora de uma forma diferente).

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Claro que depois tens cursos como o meu, em que podes ter uma média de 19 e não arranjar emprego porque não sabes fazer nada.

É para isso que servem os estágios.  ]:D

Outra situação que vejo agora é que sair logo do secundário para o ensino superior nem sempre é positivo. Há duas coisas que vejo acontecer com frequência: muita gente vem saturada, pouco disponível para aprender, levando a faculdade mais na descontra e preferindo ter outro tipo de vivências; o pessoal centra-se somente no resultado - em última instância, passar ou não passar -, e não aprecia o mais importante, que é a experiência em si.

Para quem tem hipótese, sugiro que tirem um ano sabático. Façam outras coisas, experimentem cenários diferentes daqueles que estão habituados a viver. Faz bem ter um período de conhecimento pessoal e de reflexão. Quanto mais não seja, vêm com outra vontade para o curso que escolheram fazer.

Isso também é verdade. Embora não tivesse gostado que tivesse acontecido, como é evidente, o facto de não ter entrado logo para o curso que queria ajudou-me bastante a encarar a faculdade de frente. Embora soubesse que não iria querer e não iria ficar no curso em que entrei algum tempo depois de ter estado lá, consegui perceber o que era a faculdade e, no ano seguinte, quando ingressei no curso que desejava, foi bastante mais fácil compreender como funciona uma instituição de ensino superior. Porque, de facto, a transição às vezes é bastante dura (principalmente quando vamos com a ideia que vamos ter mais liberdade e vamos estudar menos que no secundário e acaba por acontecer o oposto. Sim, agora tenho noção que estudo muito mais que no secundário, embora de uma forma diferente).

Sem dúvida. É engraçado que às vezes as mudanças são tão subtis que não nos apercebemos senão uns tempos mais tarde. :x

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Claro que depois tens cursos como o meu, em que podes ter uma média de 19 e não arranjar emprego porque não sabes fazer nada.

Tou na mesma situação..lol.. (apesar de não tirar 19   :oops:)

Os próprios profs admitem que o curso é uma me***  ;D ;D  Eu tive uma cadeira de ecologia (estudo do ambiente), mas não tinha trabalho practico  :o :o :o Teve de ser a turma a pagar do próprio bolso e a organizar aulas practicas junto com o prof que autorizou a iniciativa para melhor perceber as técnicas usadas nessa ciência..LOL...

É absolutamente ridiculo e além disso não tenho estágios incluído no curso  :(  

Alguns cursos são uma palhaçada e a única coisa que oferecem é um papel a dizer que somos licenciados em algo  :-\  Aprendo muito mais em documentários e com um biológo conhecido do que na própria universidade  ::)  

É o ensino que se tem cá em Portugal ^^!  Digo isto porque os meus próprios professores admitem que um aluno no primeiro ano em Inglaterra já possui mais experiência em trabalho de campo do que um aluno no terceiro ano em Portugal  :o :o  E um curso de Biologia (e em especifico ecologia que é o que quero seguir) as prácticas são a coisa mais importante que pode haver...

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Sim, o currículo oculto importa, aliás, é determinante, mas tirar boas notas no ensino superior não é tão simples quanto é no secundário, independentemente de quão bem faças o "trabalho de casa". No secundário, segues os manuais, tens a papinha feita, o prof. não te pode prejudicar muito. Em algumas cadeiras da faculdade é diferente, como é óbvio. Os parâmetros de avaliação em algumas disciplinas são muito mais subjectivos, os programas disponibilizados pecam por escassez de informação, and so on. A principal diferença, a meu ver, é que tens de ser muito mais proactivo do que no secundário. Dificilmente tens alguém que te apresente as coisas feitas, tens de ser tu a procurar e, no fundo, a desenrascar-te.

Devo ser especial então, a minha média na uni é mais alta que a do secundário, e ainda tenho o bonus de ter acabado uma das cadeiras de física com mais 4 valores do que no secundário.

Não vi nem mais nem menos tempo sinceramente (tirando a época de exames por ser exames+trabalhos para entregar) e continuo a fazer tudo como fazia no secundário.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

É óbvio que há excepções, a afirmação que fiz previamente é totalmente empírica.

É natural que existam cursos cujas cadeiras têm uma avaliação muito menos subjectiva. Nas ciências exactas parece-me que não há espaço para essa subjectividade, como há nas ciências humanas.

Quanto ao teu caso, podem ser formuladas "n" hipóteses para isso ter acontecido da maneira que descreves, mas como não te conheço, poderei apenas falar de casos paradigmáticos de que tenho conhecimento. :P

A minha média de secundário foi prejudicada por algumas das disciplinas que fui obrigado a ter, como por exemplo Química e Matemática, disciplinas que particularmente desgosto. Mas hey, na faculdade também consegui ter melhores notas nas disciplinas equivalentes, e isto nos primeiros anos, quando ainda andava no relax. :x Porquê? Mais uma vez, poderão haver muitas respostas. São questões demasiado idiossincráticas. Apenas sinto que na generalidade, tive de mudar de hábitos, mas os meus hábitos inicialmente eram bastante maus. Se calhar, os teus hábitos de trabalho não eram tão maus quanto isso, daí não teres precisado de alterar tanta coisa. Só tu saberás.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Epah Mugiwara, parece que sabes o que se passa em todas as faculdades e todos os cursos. Devias por um disclaimer nos teus posts a dizer "olha, eu acho que é assim, mas pode não ser".

Porque média interessar no meu curso? Haha. Vai dizer isso à miúda do quadro de honra que arranjou um estágio de quatro meses num sítio que não queria.

Eu garanto-vos, criançada, faculdade é a sério mas não é "OHMEUDEUSFICÁMOSSEMVIDA". Ya, ficam sem vida, mas não é "oh meu deus". Eu tenho tempo para ver anime, para ler manga, para ler, para fazer cosplay, para fazer peças de teatro, para estar na net a fazer nada, para ir sair, para ir tomar café, para ler todas as casas decimais do Pi, para estudar os assuntos que me interessam, para desenhar, para escrever, para abraçar árvores e para o que mais quiserem e não chumbei a nada neste ano, nem há dois anos. É uma questão de organização e prioridades. Se a vossa prioridade é ser aluno do quadro de honra, xauxau diversão - ou então são génios, que também há. Agora, não é preciso ser-se aluno do quadro de honra para se arranjar trabalho em muitas áreas, nem pouco mais ou menos. Mais gostam eles que andemos na rambóia para poderem vir connosco do que das nossas notas. Mais gostam eles que saibamos o que estamos a fazer durante o estágio do que terem ainda de nos ensinar.

Não vale a pena estar a assustar as pessoas e a dizer "aaaai se a vossa média não for o máximo das catatuas vão sofrer horrores".

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais