Arquivado

Este tópico está arquivado devido a ser antigo. Para falares sobre o mesmo assunto, por favor cria um novo tópico.

Ersatz

Liga de Cosplay: Sobre a questão da (in)dependência da Liga ás organizações

92 mensagens neste tópico

Vindo de quem vai gozar com os outros no chat do anipt, tens muito que se lhe diga quanto a partes "ofensivas". Se falas de respeito, então não faças bocas dessas nem como a anterior que foi completamente desnecessária e não passou de um ataque mesquinho.

Gozar com outros? Estás-te a passar ou quê?

Quem está na Liga tem mais vantagens do que receber um simples prémio.

-Entrada gratuita nos dias da competição nos eventos da Liga.

-Feedback sobre o fato por parte dos juris. Cada concorrente receberá informação explicando os pormenores que poderá melhorar para obter uma melhor classificação posteriormente. Esta informação é revelada depois de cada concurso.

-Contribuição para o melhoramento do cosplay em Portugal, contribuindo com uma pequena inscrição.

-Como referi anteriormente, a Kakinoki disponibilizaria-se para oferecer aos participantes da Liga um desconto em lojas da especialidade ( tecidos, etc ).

Achas mau?

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

-Entrada gratuita nos dias da competição nos eventos da Liga.

-Este aqui é discutivel, hoje em dia já começa a tornar-se quase prática para cosplayers não pagarem entrada ou pagarem menos.

-Feedback sobre o fato por parte dos juris. Cada concorrente receberá informação explicando os pormenores que poderá melhorar para obter uma melhor classificação posteriormente. Esta informação é revelada depois de cada concurso.

-Até agora nunca tinhas mencionado este ponto, diria que até é uma falha incrivel não constar inicialmente na tua proposta, pois na minha opinião até é uma boa ideia.

-Contribuição para o melhoramento do cosplay em Portugal, contribuindo com uma pequena inscrição.

Discutivel e já discutido entre nós os dois.

-Como referi anteriormente, a Kakinoki disponibilizaria-se para oferecer aos participantes da Liga um desconto em lojas da especialidade ( tecidos, etc ).

Sim, mas também teremos de ter atenção á burocracia inerente a isso, provas de como está inscrito, ter lojas que concordem com isso, etc, mas não deixa de ser uma boa ideia também.

Achas mau?

Tendo em conta que o teu porta estandarte é o prémio, deverias de mudar a posição do mesmo.

E para concluir:

O que o DDDDC está a fazer é, já que a ideia da independente não colou, tem de arranjar outra maneira de deitar esta ideia abaixo. Porque este tópico passou a ser uma questão de: indepêndencia ou não para passar a "existência ou não".

Se o Oboro shota/lol te ofendeu muito, isto não me poderia ofender de maneira nenhuma não? Quando nem esse ponto esteve a ser discutido e apresentei razões e tudo ao Spawn, como disse, não passou de um ataque desnecessário da tua parte.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Essas vantagens são melhores de que um pontapé no rabo e não causam problemas com os concursos individuais de cada evento. Por 2 euros acho que isso não é nada mau. Podes dizer que as vantagens para as organizações são discutiveis mas quando tens 20 vantagens para a comunidade, mesmo que algumas sejam discutiveis do ponto de vista de alguns, essa iniciativa certamente irá fazer a diferença. E é por isto que eu apoio esta iniciativa.

Tens 12 mil visitas ao tópico dos objectivos e princípios, tens quase 4 mil no das regras e neste tens quase 100. Seja como for esta conversa já fez efeitos de certeza.

Agora para não adiar isto muito mais, alguém tem os contactos dos organizadores de eventos em Portugal? Há algum representante para cada um deles?

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Essas vantagens são melhores de que um pontapé no rabo e não causam problemas com os concursos individuais de cada evento. Por 2 euros acho que isso não é nada mau. Podes dizer que as vantagens para as organizações são discutiveis mas quando tens 20 vantagens para a comunidade, mesmo que algumas sejam discutiveis do ponto de vista de alguns, essa iniciativa certamente irá fazer a diferença. E é por isto que eu apoio esta iniciativa.

Porquê essa agressividade? Até parece que vão andar a dar porrada em quem não entrar na liga. Lembrei-me agora que a vantagem da entrada gratuita só se aplica claro, aqueles que têm entrada paga, se o evento não tiver, não serve de muito nesse ponto.

É bom ver que mudaste de opinião quanto ás pessoas que "gastam centenas de euros em fatos", pois agora já são a comunidade e não uma pequena parte dela (que foi o que aconteceu no Animatosinhos, cosplayers foram certamente a minoria e em muitos eventos continuam a ser).

Já agora, podemos supor que o dinheiro das inscrições na sua totalidade vai para o prémio final de cada liga não?

E também há outro pormenor: se aplicas as mesmas regras da liga às do cosplay individual, sendo com o mesmo juri e tudo e no entanto, dando vantagens aos que estão a participar na liga (descontos nos tecidos, etc), não estás em principio, a minar o próprio concurso? Ou teremos competidores exclusivos? Isto é, quem participa no cosplay individual não participa na liga e vice-versa?

Agora para não adiar isto muito mais, alguém tem os contactos dos organizadores de eventos em Portugal? Há algum representante para cada um deles?

Já à meses que tens um tópico com a lista de organizadores dos eventos dos ultimos dois anos senvivelmente, look for it.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Lol, essa expressão de um pontapé no rabo é algo que a minha mãe diz muitas vezes. Não é uma expressão agressiva lol. Pensava que até era conhecia porque a ouço imensas vezes.

Sim, o dinheiro das inscrições irá na sua totalidade para o prémio final.

Minar o concurso como assim?  Como te expliquei, tens 30 pessoas no concurso de cosplay individual. Tens 15 pessoas inscritas na liga. Tanto pode ganhar um concorrente da Liga como um que não está na liga.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Minar o concurso como assim?  Como te expliquei, tens 30 pessoas no concurso de cosplay individual. Tens 15 pessoas inscritas na liga. Tanto pode ganhar um concorrente da Liga como um que não está na liga.

Ora bem, então dessas 30 pessoas, as da Liga têm as vantagens associadas a participar na mesma e estão a aplicar essas vantagens também no concurso individual. Nâo são patrocinios ganhos por mérito do cosplayer nem nada, são descontos em tecidos e etc que advém de estar a participar na liga e que vão ser aproveitados para o concurso individual. Quem não quer participar na liga, vai ter de competir contra quem tem essas vantagens que nem são vantagens de mérito.

Não digo que os cosplayers não possam ter patrocinios ou algo do género, mas só se isto vier do trabalho do próprio cosplayer, não por estar simplesmente inscrito na liga.

Percebes agora?

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Kawaxilon, esses descontos são apenas um incentivo para as pessoas se inscreverem na liga. Um desconto não garante vitória a ninguém, apenas torna o dinheiro gasto num cosplay, mais facil de suportar.

Se te inscreveres na associação também tens descontos em lojas, pelo que estive a ler. Então quem está na associação tem vantagens que não são de mérito?

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Kawaxilon, esses descontos são apenas um incentivo para as pessoas se inscreverem na liga. Um desconto não garante vitória a ninguém, apenas torna o dinheiro gasto num cosplay, mais facil de suportar.

E os patrocinios têm que função mesmo? Nâo é tornar o dinheiro gasto num cosplay mais fácil de suportar? Que supostamente é o que se pretende ganhar com a liga (a não ser que o teu objectivo seja ganhar patrocinios para os eventos...)

Se te inscreveres na associação também tens descontos em lojas, pelo que estive a ler. Então quem está na associação tem vantagens que não são de mérito?

Shini, estás a comparar uma associação com uma competição. Tu se participares numa competição tens logo descontos e no entanto, vais "fundir" essa competição com outra já existente de cada evento, tanto que quem almeja para a liga, pode andar logo a arrebanhar prémios da competição individual e no entanto, é com uma vantagem inerente de participar na outra competição ao mesmo tempo que a de cosplay individual. Nâo vês a diferença?[br]

Mensagem unida a: 20-01-2010, 13:49:46


Aliás, tu quando vais participar numa competição paga, nem é suposto ganhares vantagens (descontos e quês) por participares, mas sim a hipotese de um prémio melhor.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Não vejo qual é o problema de tu pagares x para entrares numa competição, e poderes ganhar um prémio ao fim do ano e teres descontos para fazeres os teus fatos.

Se as pessoas virem que é um bom investimento, então inscrevem-se na liga e quando mais pessoas se inscreverem na liga, mais pessoas têm vantagens e mais se arrecada para o prémio final.

As vantagens são dadas para as pessoas se inscreverem.

Não vejo qual é o problema de facilitar a vida aos cosplayeres que estão dispostos a pagar tipo 2 euros!

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Não vejo qual é o problema de tu pagares x para entrares numa competição, e poderes ganhar um prémio ao fim do ano e teres descontos para fazeres os teus fatos.

Se as pessoas virem que é um bom investimento, então inscrevem-se na liga e quando mais pessoas se inscreverem na liga, mais pessoas têm vantagens e mais se arrecada para o prémio final.

As vantagens são dadas para as pessoas se inscreverem.

Não vejo qual é o problema de facilitar a vida aos cosplayeres que estão dispostos a pagar tipo 2 euros!

Shini, é o facto de estares a criar competição desleal, vais acabar por ter mais gente a juntar-se à liga pelos descontos do que pela competição em si, portanto advinha o que acontece quando houver a associação a fazer o mesmo e a ofercer coisas melhores?

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Não é competição desleal. Tu por exemplo se te tornares sócio da Kakinoki tens vantagens. Por utilizares essas vantagens, é competição desleal? E teres mães e pais, e avós a comprarem-te o fato todo e não teres que gastar 1 centimo, o que é?

A liga pretende que o cosplay em Portugal melhore e que haja mais condições e facilidades aos cosplayers. Não estamos a criar competição desleal lol. Só cá faltava essa.

Como é que sabes que a associação irá oferecer coisas melhores?

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Não é competição desleal. Tu por exemplo se te tornares sócio da Kakinoki tens vantagens. Por utilizares essas vantagens, é competição desleal? E teres mães e pais, e avós a comprarem-te o fato todo e não teres que gastar 1 centimo, o que é?

A liga pretende que o cosplay em Portugal melhore e que haja mais condições e facilidades aos cosplayers. Não estamos a criar competição desleal lol. Só cá faltava essa.

Como é que sabes que a associação irá oferecer coisas melhores?

Shini, tás a puxar cenas que não têm nada ver com o que está a ser discutido. Estamos a falar especificamente deste caso. Tu vais misturar o cosplay individual e o cosplay da liga, vais dar vantagens a quem é da liga só por estes estarem a participar na mesma, achas que não vai dar drama? Com o mesmo juri, com as mesmas regras? Tás é a abrir terreno para que as pessoas acabem por ter que se inscrever na liga para obter descontos e não por causa da competição em ti. Que eu saiba, a tua ideia começou com uma competição para promover o cosplay, não com um bundle de descontos para que as pessoas sejam aliciadas a competir na possivel liga.

Mas a sério Shini, o que é a liga? Um plano de vantagens em que te inscreves e tens vários bonus para além de um concurso? É uma competição organizada por várias orgs? É o quê afinal? É que já tive várias pessoas a perguntarem-me isto e de cada vez que te vejo desenvolver a ideia, fica cada vez mais confuso.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

A nivel de classificação não há nenhuma vantagem. São tratados de maneira igual. Apenas estamos a tentar facilitar a vida das pessoas que estão interessadas em participar na liga.

A Liga é uma cooperação entre organizações de eventos para proporcionar à comunidade de Cosplay em Portugal, certas melhorias e mais oportunidades. Em cada evento dessas organizações irá haver uma eliminatória e as pessoas serão pontuadas. Os cosplayers poderão melhorar a sua participação concorrendo novamente nos eventos da Liga. Dessa maneira concorrentes de vários eventos espalhados por todo o país podem concorrente na mesma prova. Os participantes que se inscrevem na liga poderão entrar gratuitamente nos dias da competição em todos os eventos no qual a Liga esteja. Terão também feedback por parte do juri, após os evento, ficando cada um a saber o que poderia melhorar.

Isto é a Liga que eu gostava que fosse implementada em Portugal.

As vantagens são um incentivo, como é óbvio. Não promovem concorrência desleal porque quando são classificadas, todas as pessoas são tratadas da mesma maneira.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Claro claro, depois não estranhes quando o pessoal todo do porto (pois não sabes se outras orgs poderão prometer o mesmo quanto ao tecido) se juntar á liga para ter tecidos mais baratos e prontos, mudando absolutamente nada. E claro, o drama que depois virá.

E já agora: ao aplicares as regras da liga ao cosplay individual, vais eliminar os concorrentes que tenham fatos comprados e coisas do género, que vais fazer quanto a isso?

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

A ideia\previsao do Kawaxilion ta bem pensada. Sinceramente um cenario muito provavel e mesmo o de pessoal que se inscreve so mesmo pelos tecidos mais baratos...porque tipo que desvantagem e que tem tu pagares 2€ se desde o inicio ja sabes que vais gastar muito mais em tecidos? Assim ate poupas mais do que o que pagaste. E depois de comprares os tecidos ate podes virarte tipo ei nem me apetece participar afinal, see ya later alligator! xD E pronto mamaste ali uns descontos a men e nada fizeste pela liga.

Alem de que arranjar lojas que tivessem dispostas a perder guito parece-me dificil... Tipo nao e a publicidade que ia fazer com que elas mudassem porque muito provavelmente lojas deste genero sao de comercio tradicional e por norma que eu saiba nao alinham muito nisso... A vida ta dura pa todos ^^'

E suponhbo ja agora que a liga precisaria de fundos tambem para se envolver em coisas de maior escala certo? Ou simplesmente ia tar totalmente dependente de organizaçoes externas a ela? Tipo nesse caso se estas a abandonassem a liga morria.

Portanto onde é que a liga vai buscar fundos se as inscrições sao direccionadas para o premio final?

So mais uma perguntinha (gomen gomen) : Ainda nao percebi a forma como funciona o cosplay na Liga...Podesme explicar Shini? Tipo num evento existem 2 vencedores? o da liga e um externo a esta?

PS: Nao e por se darem vantagens que a competição e desleal...Porque eu posso ser filho de pais ricos, ou ser dum clube qualquer que me da facilidades em termos de fatos e assim e nao e por isso que me travam entrada em eventos. O desconto e algo a que todos tem acesso de forma igual caso se inscrevam na liga. Acho e que devem haver 2 vencedores distintos num evento. O da Liga e um externo.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Spawn, não existem 2 vencedores, existe 1 vencedor. Tens 30 participantes, 15 deles fazem parte da liga e 15 não fazem. É dada uma classificação a cada um deles.

Em qualquer dos casos a pessoa com uma maior classificação receberá o prémio do evento. As pessoas que fazem parte da liga irão ser pontuadas e irão ter um feedback sobre o seu fato, dado por pessoas experientes na matéria.

Em relação aos fatos comprados, depende da política de cada organização e da política da liga. Ainda não existe liga e as pessoas ainda não discutiram sobre esse assunto por isso, por enquanto, não há nada que se possa a dizer sobre isso.

Podes atribuir os descontos ao participantes depois da participação num dos eventos. Dessa forma evitava-se esse vosso problema. Seria uma espécie de prémio de participação.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

A ideia\previsao do Kawaxilion ta bem pensada. Sinceramente um cenario muito provavel e mesmo o de pessoal que se inscreve so mesmo pelos tecidos mais baratos...porque tipo que desvantagem e que tem tu pagares 2€ se desde o inicio ja sabes que vais gastar muito mais em tecidos? Assim ate poupas mais do que o que pagaste. E depois de comprares os tecidos ate podes virarte tipo ei nem me apetece participar afinal, see ya later alligator! xD E pronto mamaste ali uns descontos a men e nada fizeste pela liga.

Alem de que arranjar lojas que tivessem dispostas a perder guito parece-me dificil... Tipo nao e a publicidade que ia fazer com que elas mudassem porque muito provavelmente lojas deste genero sao de comercio tradicional e por norma que eu saiba nao alinham muito nisso... A vida ta dura pa todos ^^'

Era mais a este ponto que queria chegar, podes ter até pessoas que nem estão sequer interessadas na liga, mas podem ter de trabalhar com tecidos ou precisar para algo momentaneo. Simplesmente pagam os 2€ e prontos, não tens mais cosplayers.

Mas já agora spawn, "perder" dinheiro nunca perdem, pois é ilegal vender as coisas abaixo do preço a que foi comprado a fornecedores, podem é não estar dispostos a não ter tanto lucro, pois dependendo de como estiver a ser feita a gestão da loja, esse mesmo poderá ser necessário.

E suponhbo ja agora que a liga precisaria de fundos tambem para se envolver em coisas de maior escala certo? Ou simplesmente ia tar totalmente dependente de organizaçoes externas a ela? Tipo nesse caso se estas a abandonassem a liga morria.

Portanto onde é que a liga vai buscar fundos se as inscrições sao direccionadas para o premio final?

Suponho que vá sair directamente das orgs, mas só o shini pode confirmar isso.

So mais uma perguntinha (gomen gomen) : Ainda nao percebi a forma como funciona o cosplay na Liga...Podesme explicar Shini? Tipo num evento existem 2 vencedores? o da liga e um externo a esta?

PS: Nao e por se darem vantagens que a competição e desleal...Porque eu posso ser filho de pais ricos, ou ser dum clube qualquer que me da facilidades em termos de fatos e assim e nao e por isso que me travam entrada em eventos. O desconto e algo a que todos tem acesso de forma igual caso se inscrevam na liga. Acho e que devem haver 2 vencedores distintos num evento. O da Liga e um externo.

Supostamente terás o seguinte, durante o cosplay individual do dito cujo evento em que a liga ocorra vais ter o seguinte:

-Participantes da liga

-Participantes do cosplay individual

As regras para o cosplay individual vão ser as da liga (corrige-me se não é isto shini, mas é o que tens dado a entender), assim como o juri vai ser igual para ambas as competições. Depois quem participa no cosplay individual, só terá a possibilidade de ganhar o prémio do mesmo, enquanto que quem participa na liga, pode ganhar o prémio da liga e o do cosplay individual em questão.

Sinceramente isto a meu, acaba por ser desvantajoso para quem só queira participar no cosplay individual, pois a vantagem vai para os da liga, para os quais as regras e o juri é direcionado (pois o juri também só irá falar de melhoramentos do fato com os da liga), além de que isto vai excluir parte do pessoal que normalmente compete no cosplay individual (cosplay comprado ou parcialmente comprado). Eu só estou a discutir esta vantagem quanto aos tecidos, porque não tem a ver com pais ricos ou pobres ou primos, ou tios ou amigos ou o raio que os parta. Basicamente quem é da liga tem direito a descontos nos tecidos e ainda tem o bonus de ir concorrer para o cosplay individual ao mesmo tempo que concorre á liga. E suponho também que ao estarem a albergar o cosplay individual desta forma, não vão contra um dos principios?

- A não canibalização de eventos não alinhados.

Em relação aos fatos comprados, depende da política de cada organização e da política da liga. Ainda não existe liga e as pessoas ainda não discutiram sobre esse assunto por isso, por enquanto, não há nada que se possa a dizer sobre isso.

Hmm, claro que não discutimos, nem temos um tópico à parte onde isso teria sido discutido várias vezes até, oh wai-

Mas se falas numa aplicação das regras da liga ao cosplay individual, terás de ter noçãod as repercursões que isso podem trazer.[br]

Mensagem unida a: 21-01-2010, 22:05:56


O post anterior foi feito antes de ver o teu (Shini) na integral, portanto só outro ponto.

Se vais colocar os descontos após o concurso, quem precisasse mesmo deles, precisa é na altura em que está a comprar tecido, não depois, portanto ao tirares um problema, ficas com outro.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Wait... Eu apenas li o pessoal que faz os fatos e os cosplays comprados. E onde entra ai o pessoal que pede a uma costureira/Mãe/Tia/Avó/wtv? Não participam é?

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Os da Liga estão na liga por algum motivo. Porque pagaram aquela inscrição mínima. Achas que se tudo fosse igual para as pessoas normais e para as pessoas que estão na liga faria algum sentido ter uma liga? É preciso ter incentivos.

Nós queremos elevar os cosplayers e fazer com que o cosplay melhor. A intenção é melhorar o cosplay em Portugal e quanto mais gente estiver interessada em evoluir, melhor.

Em relação às lojas, elas querem é ter clientes. Se tu lhes disseres que vais ter lá várias pessoas a comprar se eles fizerem um desconto de x, eles preferem ter uma margem de lucro ligeiramente menor, e ter mais clientes, que possivelmente irão passar a fazer as compras lá.

Em relação aos eventos não alinhados, todos as organizações não-privadas irão ser contactadas. Os parametros de aceitação de outros eventos serão definidos nessa fase, pelas organizações que estiverem interessadas em participar. Se essas pessoas não quiserem aderir à liga durante 1 ano, depois não se podem queixar disso, só porque foram os únicos a rejeitar a entrada na liga.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Pelo aquilo que eu percebi foi que os que comprar os cosplays participam mais os que fazem os próprios cosplays. Mas os que mandam fazer a uma costureira/Mãe/Tia/Avó/wtv não participam. Foi isso que eu entendi, mas também posso estar errado.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais