Arquivado

Este tópico está arquivado devido a ser antigo. Para falares sobre o mesmo assunto, por favor cria um novo tópico.

Shinigami-san

[Liga de Cosplay?] Regras da Liga

143 mensagens neste tópico

Em relação à dificuldade, eu achei por incluir esta porque muitas vezes tens critérios como "acessórios" que não incluem todos os fatos. Podes ter um fato complicadíssimo que não tem acessórios.

O facto de o incluir/sugerir é mesmo para distinguir os diferentes pesos. É mais porque acho que categorias "pequeno porte" "grande porte" não fazem sentido na minha cabeça.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Em relação à dificuldade, eu achei por incluir esta porque muitas vezes tens critérios como "acessórios" que não incluem todos os fatos. Podes ter um fato complicadíssimo que não tem acessórios.

O facto de o incluir/sugerir é mesmo para distinguir os diferentes pesos. É mais porque acho que categorias "pequeno porte" "grande porte" não fazem sentido na minha cabeça.

Mas o critério Dificuldade cria na mesma a situação de fatos de grande complexidade terem grande vantagem sobre fatos simples (como ja disse, para mimm fatos de grande porte incluem armaduras, fatos cheios de pormenores...sao coisas de peso ^^').

Claro que tudo depende d que valer cada criterio.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Mas normalmente um fato complexo não tem ( e deve ) ter mais hipoteses de ganhar?

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Mas normalmente um fato complexo não tem ( e deve ) ter mais hipoteses de ganhar?

Depende de como estivermos a analisar, se for no seguinte prisma:

-Dificuldade elevada de fato, mas ficou mediano

-Dificuldade simples de fato, ficou totalmente fiel

Se isto implicar que ambos tenham a mesma pontuação ou que sabe-se lá porquê, o que tenha o fato mais dificil acabe por ter mais pontos nesta categoria, apesar deste estar pior executado, então algo está mal. O que é certo é que muita gente falha a pontapé os simples e cenas do género, mas diria que é este caso em particular que preocupa.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

-Dificuldade elevada de fato, mas ficou mediano

Dificuldade 9. Fidelidade 5.

-Dificuldade simples de fato, ficou totalmente fiel

Dificuldade 5. Fidelidade 9.

É uma situação dificil de analisar. Supostamente os cosplayers mais fieis devem ganhar. Por isso se formos fazer com estes critérios então faz sentido que o peso seja: Fidelidade > Dificuldade.

No entanto se tens este caso:

-Fato bastante fiel. Dificuldade Elevada.

-Fato bastante fiel. Dificuldade Média.

Então o primeiro deve claramente ganhar.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

-Dificuldade elevada de fato, mas ficou mediano

Dificuldade 9. Fidelidade 5.

-Dificuldade simples de fato, ficou totalmente fiel

Dificuldade 5. Fidelidade 9.

É uma situação dificil de analisar. Supostamente os cosplayers mais fieis devem ganhar. Por isso se formos fazer com estes critérios então faz sentido que o peso seja: Fidelidade > Dificuldade.

No entanto se tens este caso:

-Fato bastante fiel. Dificuldade Elevada.

-Fato bastante fiel. Dificuldade Média.

Então o primeiro deve claramente ganhar.

Sim, claro, no segundo caso será mais óbvio, mas o primeiro é definitivamente aquele que iria dar mais problemas, mas claro está, dando mais peso à fidelidade, é possível resolver esse problema.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

A Dificuldade valoriza mas é um risco. Se os cosplayers têm tomates para arriscar fazer um fato estrondoso os padrões têm óbviamente que subir. Se calhar um cosplayer cuidadoso que faz um fato mediano/alto muito bom deve merecer mais um prémio do que um cosplayer que quer fazer alta cena mas claramente fica aquém das espectativas.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

A Dificuldade valoriza mas é um risco. Se os cosplayers têm tomates para arriscar fazer um fato estrondoso os padrões têm óbviamente que subir. Se calhar um cosplayer cuidadoso que faz um fato mediano/alto muito bom deve merecer mais um prémio do que um cosplayer que quer fazer alta cena mas claramente fica aquém das espectativas.

Claro, se bem que estou a chegar à conclusão que isto não passa de uma forma de fidelidade. Ao tentares fazer um fato estrondoso e que fique excelente, decerteza que a fidelidade é alta, enquanto que o mesmo fato mas já feito de forma mediana, vai baixar na fidelidade também. Ainda me dá pareceres de que esse campo acaba por ser algo supérfluo.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Podes chamar "Dificuldade" ou podes chamar "Risco". Quando eu falo de diferentes dificuldades falo de fatos diferentes. Se tiveres o mesmo fato e um tiver mais pormenores que o outro, a Dificuldade é a mesma, o que os distingue é a execução.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Dificuldade vs Fidelidade é definitivamente algo que vai dar sempre que falar...

Um cosplayer tem como principal objectivo encarnar no personagem na sua totalidade, sendo estes fato, atitude, poses etc etc (acho que eram so os 3 mas pronto xD). Portanto podemos dizer que a fidelidade é o mais importante pois e o que todo o cosplayer aspira a conseguir.

Mas se um cosplayer investiu meses e meses num fato estrondoso(ou seja a execução ficou espetacular) mas as suas parecenças nao sao boas? Acho que este esforço tem que ser valorizado tambem.

Na minha opinião, a complexidade do fato\dificuldade tem que ser o criterio que prevalece em caso de empate (isto se tiver o mesmo valor que fidelidade que é igualmente importante). As parecenças nem sempre envolvem um esforço do cosplayer. Digamos que é uma capacidade inata a este pois nasceu assim (desculpem se soa confuso ^^'), ja o esforço na realização dum fato é todo do cosplayer alem de que e-lhe mais dispendioso.

Acho que queremos tambem evitar a situação(que se virem ja começa a ser comum) de aparecerem muitos 'fatos de saiote'. A meu ver parece-me que de repente começaram a fazer muito mais cosplays que envolvem vestidos e algo do genero... Parece-me que se criou o dogma de que so grandes fatos e que ganham...esta é uma situação a evitar acho. Eu sei que é contraditorio ao que disse anteriormente, mas por isso e que gostava que se discutisse bem este tema.

EDIT: isto enviou sozinho!?!?!?!? xD

EDIT2: esquecime de mencionar algo -.-'

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Muitas vezes nestes concursos o que interessa não foi o tempo que se passou a investir mas sim o produto final. Sei que às vezes pode ser injusto mas para quem está de fora, o numero de horas de trabalho/dinheiro gasto, não interessa muito.

Mas gostava de ouvir mais opiniões em relação a esta questão.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Pequena (grande) Observação:

Pessoal, estamos a tentar lançar o cosplay a nivel nacional certo?

Uma coisa que eu não gosto é:

Querem que o pessoal adira mas impõem muita coisa.

Calma.

Desenvolvimento:

1. Em relação à origem dos fatos.

a) Nós queremos participantes ou não?

Desculpem lá assim de repente mas acho que isso de não se poder comprar os fatos ou mandar fazer vai se tornar um grande obstaculo.

Assim ninguem participa porque não consegue fazer os fatos. E quem não sabe coser? Para aprender e fazer um fato elaborado não vai conseguir a tempo.

Alternativa:

E que tal pontos bonus por fazer o fato sozinho?

Claro que nós podemos depois usar todos aqueles metodos que referiram para poder avaliar se a pessoa mente ou não.

Temos propaganda!!

B) Pessoas que descobrem este mundo e ficam fascinadas. Querem participar mas não sabem nada  sobre fazer fatos.

Solução: Arranjam os fatos que conseguem, aparecem, adoram o ambiente, querem repetir, falam da experiencia.

Propaganda!!

2. Fases de Eliminatórias

Há medida que o cosplayer vai passando ou ganhando pontos que tal por exemplo:

*Fez um set de fotos - tem uma pontuação que vai de 0-10 (exemplo) como todos os outros

*Pela qualidade do fato e se foi feito pelo cosplayer 0-10 novamente + 5 pontos porque foi feito por ele.

*Agir como a personagem num mini concurso 0-10

*Reproduzir um "mini-clip" um "mini-teatro" para mostrar que consegue representar aquele personagem 0-10

O que quero dizer é, arranjar formas de pontuar e acumular pontos.

Sim?

Obrigado por me aturarem, knd me lembrar de alguma coisa.. Falo.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Muitas vezes nestes concursos o que interessa não foi o tempo que se passou a investir mas sim o produto final. Sei que às vezes pode ser injusto mas para quem está de fora, o numero de horas de trabalho/dinheiro gasto, não interessa muito.

Mas gostava de ouvir mais opiniões em relação a esta questão.

Eu nao quero soar besta mas tipo o pessoal de fora nao é quem mais importa acho... Esta liga penso ser dirigida maioritariamente ao cosplayer certo? (afinal de contas melhorar o panorama do cosplay nacional faz-se com o esforço dos cosplayers) Portanto acaba por ser o cosplayer quem sofre as consequencias sendo estas vitoria ou derrota. Como cosplayer acho por bem que se valorize o esforço que tenho na realização dos meus fatos (claro que o dinheiro ja é algo que depende de cada um... se for preciso consegue.se algo bom sem gastar muito mas pelo que tenho visto nao e provavel ^^').

Nao leves  amal Shini mas essa perspectiva bateu mesmo mal -.-' Vai de encontro a cena do a origem nao importa e tal... quanto a essa posição ja sabes a minha xD

E retomando so para responder a Alaiura. Claro que se tem que fazer exigencias... Melhorar o panorama do cosplay nacional! Nao sei se tens conhecimentos do quanto o cosplay ja ta divulgado...tipo ja ha um grande numero de eventos anuais e com qualidade. Portanto as exigencias têm que existir senao ficamos no clima de banalidade e depois tens cosplayers que metem uma peruca e dizem que tao a fazer o cosplay versao casual do X para entrarem a borlinha como eu ja tenho visto...tretas entendes? Se ambicionamos ao panorama internacional temos que tara  esse mesmo nivel. (aconselho-te a leres as regras do WCS)

Ninguem ta a impor nada.. so se junta a liga quem quer e como podes ver tamos a discutir as regras...

Comprar o fato VS faze-lo..nem sabes o quanto eu ja defendi a minha posiçao..xD eu sempre fiz todos os meus...e como tal(e falo tambem por mutos que conheço) gostamos de competir justamente. Se eu fiz e tive trabalho no planeamento e concretização, se tou a competir com alguem que o comprou (secalhar por preguiça mesmo!) tenho que ter algum tipo de vantagem ou essa pessoa nao compete na mesma categoria... Repara que se assim nao for o cosply nao ta a ser feito na sua essencia. Cosplay exige imaginação, uma capacidade de transpores fantasia para a realidade, conseguires adaptar... Crias um fato e entras nele! Agora compara alguem que ta meses a fazer ume  alguem que vai ao ebay compra tudo e faz  apassagem de modelos....

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Mas se tu levas 1000 horas para fazer algo que uma pessoa faz bem em 10, então é burrice, não é esforço não recompensado. Só estou a dizer que o background não interessa ao juri e não penso que deva ter sido em conta porque senão qualquer pessoa poderia dizer que esteve 100 horas a fazer a tarefa x.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Pequena (grande) Observação:

Pessoal, estamos a tentar lançar o cosplay a nivel nacional certo?

Uma coisa que eu não gosto é:

Querem que o pessoal adira mas impõem muita coisa.

Calma.

Falhaste logo aqui. Não se pretende tornar o cosplay mais abrangente, pois definitivamente que já o é, quer-se sim, subir o nivel do mesmo, dai a posição quanto a fatos comprados/etc.

Quanto às fases de eliminatórias e coisas do género, penso que já foi "decidido" que coisas do género são a evitar, pois recompensam mais quem tem tempo e dinheiro a pontapé, o que iria excluir muita boa gente.

@spawn

Devo dizer que estou do lado do shini. Se formos a contar o esforço, teriamos também de contar o amor, a dedicação, etc. Simplesmente não faz sentido, pois como há coisas que pessoas fazem em 4 meses, há outras que fazem em 1 ou menos, simplesmente porque já têm experiencia. Em suma, não vamos contar as hora gastas num trabalho, mas sim a execução final do mesmo, que no fim de contas, é o que acaba por importar.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Definitivamente tava todo cego quando escrevi.. xD Têm toda a razão... cena do tempo foi tipo...FAIL! Gomen ^^'

Quando falei em tempo ou assim o que queria dizer era ter em conta o trabalho do cosplayer/complexidade dum fato. A cena do 'meses e meses' era so pa realçar o quanto awesome tava o fato! xD Tipo ha fatos que olhas para eles e ves que tiveram um esforço enorme e que sao coisas que deram imenso trabalho. Era a isto que me referia

Realmente se ele demorou 4 meses nao importa.Como disseste muito bem D4C, pode haver gente que demora menos... O que importa sim, e nisso repito-me, é a origem do fato.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Falhaste logo aqui. Não se pretende tornar o cosplay mais abrangente, pois definitivamente que já o é, quer-se sim, subir o nivel do mesmo, dai a posição quanto a fatos comprados/etc.

Já o é? Onde?

Peço imensa desculpa se estou enganada mas por evento quantas pessoas aparecem a fazer cosplay?

Pode ser conhecido para a comunidade que gosta de anime/manga, mas abrangente?

Eu por exemplo, adoro cosplay mas não tenhos muitos recursos para fazer um fato sozinha.

Logo ai já sou excluida de qualquer concurso.

Agora na minha perspectiva já me sinto mal por não poder participar e aposto que muitos, mas muitos, sentirão o mesmo.

Mais pessoas que "não podem" aderir ao cosplay.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Já o é? Onde?

Peço imensa desculpa se estou enganada mas por evento quantas pessoas aparecem a fazer cosplay?

Pode ser conhecido para a comunidade que gosta de anime/manga, mas abrangente?

Eu por exemplo, adoro cosplay mas não tenhos muitos recursos para fazer um fato sozinha.

Logo ai já sou excluida de qualquer concurso.

Agora na minha perspectiva já me sinto mal por não poder participar e aposto que muitos, mas muitos, sentirão o mesmo.

Mais pessoas que "não podem" aderir ao cosplay.

De qualquer? Não. As regras variam de evento para evento, alguns permitindo e outros não, mas dás a entender que só irás fazer cosplay para concurso, o que em si, não é a realidade. Temos o exemplo do FW:Anipop que tive montes de gente mesmo que fez coslplay e não foi a concurso, havendo muitos até que estavam melhores do que alguns dos que foram a concurso, mas isso é opção das pessoas. Em suma, seja fato comprado ou não, ninguém te impede de fazeres cosplay, mas participares em concursos é outra história e isso depende unicamente dos eventos.

Portanto, se para ti o cosplay é só concursos, então já ai começas mal.

Além disso, quem fora da própria comunidade se vai preocupar seriamente com o cosplay?

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Falhaste logo aqui. Não se pretende tornar o cosplay mais abrangente, pois definitivamente que já o é, quer-se sim, subir o nivel do mesmo, dai a posição quanto a fatos comprados/etc.

Já o é? Onde?

Peço imensa desculpa se estou enganada mas por evento quantas pessoas aparecem a fazer cosplay?

Pode ser conhecido para a comunidade que gosta de anime/manga, mas abrangente?

Eu por exemplo, adoro cosplay mas não tenhos muitos recursos para fazer um fato sozinha.

Logo ai já sou excluida de qualquer concurso.

Agora na minha perspectiva já me sinto mal por não poder participar e aposto que muitos, mas muitos, sentirão o mesmo.

Mais pessoas que "não podem" aderir ao cosplay.

Subscrevo totalmento o que o D4C disse...

Tu podes fazer o cosplay que bem te apetecer... Ate podes meter uma peruca e dizer que e cosplay...ninguem te proibe porque tamos num pais livre  e tal...

Agora quanto a entrar em concursos, estes têm que ter regras e senao forem exigentes (pelo menos minimamente) nao e um concurso de interesse pois e pa balburdia -.-' Como disse o D4C e nisto foco a opinião dele, se gostas e pensas fazer cosplay e ves este como tendo o objectivo principal a competição tas a começar no pe errado! A melhor cena do cosplay nao e a competição..e o clima criado entre o pessoal, os conhecimentos que ganhas, amigos que fazes, as fotos,a diversao...

A cena da comunidade é outra coisa... O cosplay so interessa a comunidade basicamente! Nao digo que outras pessoas nao possam ganhar interesse mas tipo a comunidade é mesmo a unica que se preocupa (e mesmo assim...ve este topico e quantas pessoas aqui vêm -.-)

O numero de pesosas que aparecem a fazer cosplay penso ser razoavel! Pensa assim...o que preferes? Um monte de pseudo-cosplays que aparecem graças as facilidades dadas? Ou poucos mas bons? Para mim ma segunda é a ideal (e a que representa mais ou menos o que se passa ^^').

Deixo aqui uma das regras da minha praxe que se aplica perfeitamente a esta cena das regras:

'Quem facilita, fode-se!'

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Tip voces tbm levam tudo pra especifica, estamos aqui a falar abertamente e voces começam logo com ataques.

Sinceramente.

Essa ai do é um pais livre podes fazer o que quiseres, wau.

Claro que para cosplay não é so concursos.

Até porque nunca fui a um!

Mas gostava e o que estão a dizer é se não és tu que fazes o fato não participas.

Claro que é melhor se houver gente que fez os proprios fatos e coiso e tal altamente. (frustração por não ser entendida, peço desculpa)

Mas e quem não fez? Não pode ser avaliado também?

Eu se participasse não ia fazer o meu fato sozinha completamente logo, e digo novamente, não posso participar (reformular, neste concurso em especifico). (E não me respondam do genero: "entao vai participar noutro concurso" não é exclusão?)

Por isso digo, classificação extra para quem fez os fatos sozinho.

(Eu estou a falar apenas num ponto de vista de adesão aos eventos, não estou a por em causa do clima, o espirito e todas as pessoas que conheçemos, porque (agora desculpem lá, repito nao estou a por em causa tudo o que foi dito porque não sou fria a esse ponto) é tudo muito bonito mas não é assim que o mundo funciona).

Ex: Pessoa que gosta de cosplay, pede à mãe, avó, costureira para a ajudar a fazer um fato. Vai e inscreve-se no assunto, claro que isto tem mais emoção e vai ficar mais "gravado no coração da pessoa" do que se apenas for vestido.

Vai o concurso. Não ganha, ganhou uma pessoa com mais experiencia que fez o seu proprio fato.

O que acontece agora, a pessoa, motivada, para a proxima vai investir mais tempo a fazer melhorias no seu fato ou fazer um novo sozinha e tenta de novo para a proxima.

(Novamente, porque agora já espero de tudo, tbm nao procuro uma resposta do genero "Então faz o fato sozinha logo do inicio e pronto)

Ou simplesmente vai para exibir o seu fato que ficou bastante realista.

Mas participou.

O que eu pretendo é pessoal que mesmo não tendo fato "home made" foi e participou.

Isso não significa algo?

Em relação ao que o/a (não sei, desculpa lá) DirtyDeedsDoneDirtyCheap  disse:

Sobre a nossa comunidade podemos chamar mais a atenção a quem não conhece, passa a conhecer e logo vai ter interesse.

Os numero vao aumentar.

Mas agora de forma pessoal,

Epah, aserio uma pessoa quer ajudar, fazer com que mais gente conheça este nosso mundo porque é uma coisa fantastica e voces respondem, (não sei se é de proposito ou não) de uma maneira k "parece que és parva, que estupidez" e começam logo a insinuar coisas sobre as pessoas.

Eu alguma vez referi que cosplay era so concurso? Não, isto significa mais para mim.

Não sou assim tão fria como vocês falam dando a entender.

Simplesmente estou a falar de outro ponto de vista.

Claro que  iria e faria cosplay de livre vontade sem ser em concurso, "pois estamos num pais livre" mas para mim não seria a mesma coisa. Para mim seria muito melhor poder participar num concurso "fazer akele mini espectaculo no palco" (por exemplo) e sair dali orgulhosa.

E aposto que não sou a unica pessoa a pensar o mesmo. Mesmo que haja gente que não fale aki.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais