Arquivado

Este tópico está arquivado devido a ser antigo. Para falares sobre o mesmo assunto, por favor cria um novo tópico.

Shinigami-san

[Liga de Cosplay?] Regras da Liga

143 mensagens neste tópico

tava a falar do site a anipop

Sinceramente, tens algum sentido de orientação? O anipop este ano nada tem a haver com a liga. Vê se percebes, já é a 2º vez que perguntas o mesmo (se não me engano).

Voltando ao tópico,

Pelo que eu estou a perceber da ideia da megumi, seria algo mais ou menos do género ter um certo número de juris e cada um tinha a sua própria avaliação num intervalo de 0 a 10 (vamos supor) certo? Depois como seria feita a avaliação do cosplayer no seu todo? Ou não seria?

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Kash

Sim, também não percebi a ideia. Está demasiado confusa.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Sinceramente, tens algum sentido de orientação? O anipop este ano nada tem a haver com a liga. Vê se percebes, já é a 2º vez que perguntas o mesmo (se não me engano).

Sigh, mas nem o animept tem algo a ver com a liga.

E o rapaz viu aqui a falarem de cosplay e perguntou.

Foste logo com uma caçadeira atrás dele.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Acho que percebi a ideia...tipo supostamente cada juri tinha a liberdade de avaliar o cosplayer nos criterios que quisesse e dando-lhes o valor que quisesse. Era demasiado subjectivo e como ja foi dito em termos de organização era 0!

Repara Megumi, como fazias depois a pontuação para o cosplayer entrar no ranking? somavas os pontos que lhe foram atribuidos pelos diversos juizes ? Fazias uma media desses e era esse o valor que entrava? Mas supostamente a media e feita com diversos valores na mesma categoria e com o mesmo peso. Se cada um puxa para o que lhe agrada nao tens uma avaliação nada justa. Como tu mesmo disseste e o DDDDCheap (espero que nao te importes com o diminutivo..xD) realçou, tu mesmo disseste e alias o teu exemplo contradiz a tua opiniao. Um juiz desses tais concursos tem parametros que vai avaliar, e o peso de cada um ja esta acertado agora o que ele acha em cada um deles difere de pessoa para pessoa entendes? Não é que o juiz nao decida nada! Ele da a opiniao dele mas nos campos ja estabelecidos...

A avaliação de um cosplayer ,até porque envolve ranking, tem que ser o mais imparcial e objectiva possivel, senao a liga perdia a credibilidade...

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

@Megumi

Sinceramente nem tu te explicaste bem, tive de reler várias vezes a tua resposta e nem o exemplo ajuda, só confunde mais. O que eu quis dizer com o número de critérios, era o número de critérios a avaliar, não a pontuação dos mesmos. Claro que os juris vão ter de avaliar o mesmo número de critérios e era essa a minha duvida. Quanto ao peso dos mesmos, vão ter todos os mesmos em principio, nem sei onde raio leste que iriam ter mais ou menos peso cada critério pois isso ainda nem foi propriamente discutido.

PS: Acalma na agressividade, até parece que te estou a ofender, ou que já te fiz repetir isto várias vezes, simplesmente fiquei confuso quanto ao teu post e quis ver se o tinha percebido ou não.

PSS: "O que quis dizer era que se um juiz achasse que o fazer ou não o fato valia 30% outro achasse que valia 70%, qual era o mal?"

Reparei melhor neste ponto aqui. Qual era o mal? Muito. Então querias que fosse todos avaliados justamente se cada juri se lembrasse de ter um peso diferente para cada critério? Simplesmente não faz sentido.

PSSS: Além disso baseias-te no facto de que esperas que os juris cubram pontos que os outros não cubram e etc, isso é uma ideia que muito facilmente falha, além de ser uma falta de organização enorme. Tu não tens isso nos exames nacionais pois não? Sabes porquê? Porque é para ser justo a nivel nacional. Não podes ter simplesmente os juris a avaliarem o que lhes apetecem e como lhes apetece, hell, tu até deste o exemplo das modelos, eles têm aqueles critérios estipulados e têm uma pontuação máxima igual em cada um deles, tendo assim todas o mesmo peso. A tua ideia não vai ter os vários juizes a taparem os buracos uns dos outros nem vai ser justa.

Ainda bem que percebeste, a agressividade não tentou de eu a tentar explicar-me e a sentir-me frustrada por não conseguir, se não tivesses percebido agora estava prestes a desistir e cagar no assunto, se fosse caso explicava quando te visse (cara a cara). Sim, é melhor conter-me quando me irrito comigo mesma xD

Aquilo dos 30/70% era no contexto de uma categoria valer 100%, e não de todo o cosplay valer 100%!

Eu acho que todos os júris devem cobrir os mesmos pontos, como dizes, para ser justo, se pareceu que não era isso que "queria" então peço desculpa porque só faz é sentido se for. Têm é de abrangir variados pontos.

E eu não disse para cobrirem os buracos uns dos outros -.-

A ideia era, acho que o DDDDC já a entendeu, há várias categorias a serem avaliadas, nessas categorias há um limite máximo de pontos atribuir que é igual para todas elas. Mas era a parte do ser igual que eu estava a tentar focar, porque se dissessem "Na categoria A podem dar até 10 pontos e na B até 20 pontos" era desigual. E se o júri achasse que a categoria A era mais importante que a B? Sendo iguais é tudo igualmente importante. E como o júri pode dar a pontuação que quiser (com limites, sim, mas a pontuação que quer dentro dos possíveis) tem liberdade!

Vou inscrever-me no fórum :3

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Só para reafirmar que passei a batata quente das regras, já surgiram hipóteses bem mais válidas que as minhas.

E já que a birra do "eu não quero liga" já amainou, podem riscar os bonus todos com que eu entupi o sistema. Estava a ver que ninguém se apercebia de quão ridícula era a coisa. Queixas absurdas criam regras absurdas.

A única pertinente, para mim, seria a do bonus de manufactura, mas visto, pelo que eu percebi, estar-se a caminhar para uma liga apenas de fatos de fabrico próprio, tal bonus torna-se desnecessário. Quem tiver fatos comprados é livre de se inscrever em todas as outras actividades de cosplay em paralelo, e actividades de eventos não alinhados.

A questão monetária continua (materias e tempo continuam a custar dinheiro), mas é fortemente minimizada.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

O que se discutia era costureiras + cosplayer e costureiros-cosplayer e não o ebay que esse deve ficar sempre de fora mas facilmente se chega lá.. Ninguém normal da cabeça faz um fato de uma personagem normal que usa tecido em plásticos e impermeáveis, só mesmo o lolebay...

yada yada yada a discussão tá a ficar estúpida D:

Yup isso era o que o se discutia mas o shini apareceu de repente com tao fantastica frase...Eu ca interpretei como se fosse indiferente a origem do fato mas pronto...acho que nao esta estupida a discussao...ate é um ponto que tem que ser bastante discutido porque é um dos criterios que alem de premiar o trabalho do cosplayer, causa tambem os dramas por ser aceite ou nao! ^^' Ja sei que o melhor é ignorar o pessoal que se queixa mas realmente quando perdes contra fatos comprados e tiveste uma trabalheira secalhar ate da que pensar por exemplo.

Como alguém disse no outro tópico só uma pequena fatia dos cosplayers é que faz o seu fato na totalidade. Porquê distinguir pessoas que compram o fato na internet por pessoas que o compram a uma costureira? Só porque têm o trabalho de mostrar uma imagem ou fazer um esboço? Desculpem mas acho isto ridiculo. Alguém pode ter um fato fantástico mas o cosplayer é que faz realmente a personagem. O grupo que acho mais parecido com os Cosplayers são os actores. Representam algo que não são e tentam ser o mais fieis à personagem.

Quando eles são premiados e julgados o que conta é a sua interpretação. Claro que o guarda roupa é importante mas não é tudo. Acho que estar a excluir alguém duma competição só porque não alguém na família que tem talento para fazer os fatos, ou porque não sabe costurar é estar a excluir participações.

Acho muito bonito que gostem de fazer os vossos próprios fatos e valorizo isso. No entanto não acho que isso deva ser impedimento para alguém participar.

Quanto à questão das derrotas, há sempre o problema dos juris que não fazem a minima ideia o que estão a julgar, ou então de valorizarem o fato mais que outra coisa qualquer. Por alguma razão me surgiu esta ideia para que as coisas sejam uniformizadas, para premiar realmente os melhores e para tentar melhorar o cosplay em Portugal.

Peço desculpa pela ausencia mas estive de férias e não consegui cá vir. Além disso escrever em forums com um iPhone é uma tarefa arrojada.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

De novo, post em duplicado da ligacosplayportugal.com

Megumi:

"Júri da liga" só precisa de um sítio para se sentar (por exemplo ao lado do júri do evento), independentemente de haverem várias categorias nos eventos, e esperar que os cosplayers da liga que vão ser avaliados façam o seu desfile. Se calhar é uma seca ter de estar o concurso todo de cosplay à espera dos gatos pingados que participam também na liga, mas funciona melhor que obrigar o evento a organizar um desfile só para a liga, e funciona melhor que ter os júris do evento a avaliarem segundo dois critérios diferentes.

Ok, eu devo ter percebido mal a idéia.

Se a liga faz modalidade "melhor cosplayer", o evento não pode/deve ter a sua própria categoria "melhor cosplayer".

Idem para quaisquer modalidades que a liga cubra. Era o que faltava!

Se o evento acolhe uma actividade ou a cooperação da liga, tal apoio por parte da liga não pode colidir temporalmente com iniciativas similares do evento.

Sim, sei que tal não foi dito em nenhum lado. Simplesmente assumi que seria assim. Para que raio é que vamos ter este trabalho todo? Que raio de mérito é que o evento está a prestar à liga?

megumi:

"Na liga são serão os eventos que estão a concorrer, mas os cosplayers. Portanto não vejo onde é que os eventos "concorrentes" estariam a ver o que eles fazem... Para os eliminar da liga? Yey, eliminam, e o evento continua todos os anos a decorrer e a oferecer concorrência aos demais eventos :P"

Oi?

Achas que fica bem, quando alguém googlar "anipop" ou cosplay encontrar um comunicado a apontar falhas, e expulsão de uma estrutura?

Achas que a expulsão de um evento da liga é leve? Repara, o evento volta a:

- ter que processar inscrições de cosplayers; recolher mais patrocínios para cobrir as categorias em falta; e ou copia as regras da liga, ou perde qualidade na actividade de cosplay.

- como já se viu, os cosplayers têm consciência de classe. Fazem baixos-assinados quando as condições não lhes agradam. Manifestam a sua discordância publicamente quando acham que o evento falha. Um evento expulso, mediante as circunstâncias, arrisca-se não só a enxovalhanço púbico (não estou a falar de wine threads no anime portugal, estou a falar de notícias e blacklists numa página isenta, que fica no ar para sempre. Para não falar de possíves boicotes por parte dos cosplayers.

"Na liga são serão os eventos que estão a concorrer, mas os cosplayers. Portanto não vejo onde é que os eventos "concorrentes" estariam a ver o que eles fazem"

Again, oi? Todos os eventos podem ver as fichas de inscrição uns dos outros, os juris, e a que condições se comprometem a reuniar para os cosplayers. E dizeres-me que o staff de evento A não vai a eventos feitos por B ou C ou D, é, no mínimo, uma opinião mal informada. Não têm que o fazer. Mas fazem.

Já fui várias vezes à fibda, fui ao animeet, palestras na fnac, etc. É a unica maneira que eu tenho de usufruir de um evento - nos que eu organizava, eu estava a trabalhar!

Repara, eu não estou a dizer, em relação à questão dos juris, que SEI que determinado evento não vai aceitar essas condições. Estou a dizer que PODE não aceitar essas condições. Julgo que a anipop aceita (é como digo, primeira falha da liga, birra de juri ou queixas de clientes ou sócios de coisas que fossem da responsabilidade da liga, mas que tivessem afectado o evento, era logo comunicado na página principal do evento, mail aos sócios e pedido de divulgação a todos os sites da comunidade). A anipop já tem de reunir uma catrefada de juris de qualquer das maneiras...

Agora, eu não posso falar pelo Fibda ou Fupo ou pela Kakinoki. Again, ACHO que a  direcção da Anipop não teria quaisquer problemas com jurí por outsorcing.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais
Eu vinha propor uma regra que separasse tipos de fatos, já me tinha lembrado há algum tempo mas só hoje tive oportunidade de organizar isto e por em "papel"

Então para mim, deveriam haver 3/4 categorias de fatos para impedir que antes do "prémio supremo" se misturassem e se matassem umas às outras. Parece complexo, eu sei, mas acaba por fazer sentido por vários motivos, acho eu.

- Fatos de Armadura (VIC, Moogle, KOS-MOS, etc - uso de massas e metais e etc)

- Fatos de grande porte (Ex: Cloud no FIBDA, Leo, chibi cat com os vestidos grandes, nanoha também, etc)´

- Fatos casuais (Exemplos de cosplays, Yagami Light, L, Lelouch, Kamina, etc - Seriam cosplays possiveis nesta categoria)

- Fatos originais (Não sei se é suficiente marcante pra se incluir mas já começam a crescer os fatos originais em Portugal, acho que acaba por ser uma categoria de futuro mas que pode já ser considerada)

Isto para impedir que por exemplo, teriamos a KOS-MOS que estava muito bem feita e a Leo do outro lado, mas a exuberância do fato da Leo passava 3oK vezes qualquer outro fato, porque é grande, vistoso e awesome. Contudo um gajo não poderia competir com um fato desses porque não usa vestidos (a não ser que seja o Mana :f) e tal... Etc. Pronto acho que dá para perceber a ideia, os exemplos poderiam ser inúmeros.

É muito bonito ter estas categorias mas se a ideia seguir em frente, acham mesmo que conseguimos atingir os objectivos de arranjar um bom prémio + um trofeu para todas essas categorias? A minha ideia é a de nos concentrar-mos no primeiro ano apenas no "Melhor Cosplayer" e só depois quando a capacidade de suportar mais categorias for atingida, começar a aumentar o seu número.

Acho que o príncipio natural a seguir é o de masculino ou feminino, mas isso é só uma de muitas opiniões.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Entretanto pensei melhor junto de outras pessoas e talvez algumas categorias pudessem ser abolidas e unificadas, estilo:

- Fatos de grande porte (Armaduras + Saiotes + Coisas grandes, asas, grandes acessórios)

- Fatos "normais" (Todos aqueles fatos menos vistosos)

Porque não há muita gente a fazer armaduras, temos dois ou três e não faz sentido tar a separá-los do mundo. Ainda assim, conseguem competir com os fatos de saiote, etc.

Eu sei que não é possível arranjar prémios iguais para tudo, mas é como nas lutas, deve-se separar as categorias por pesos, ou acaba por dar trapalhada. Repara: Tens um gajo que faz cosplay de um gundam e tens um que faz cosplay de cloud de FF7, ambos muito bem feitos e toda a gente fica de boca aberta.

Aqui pedia a participação de pessoas que fossem júris com experiência, mas eu penso que o Gundam acabava por ganhar porque a "awesomeness do fato" é superior e aqui entram atitudes lolantes como "Há fatos para ganhar e fatos para participar" e é isto que deve ser combatido.

Se não for possível dois tipos de prémios diferentes, dá-se um finalista de cada categoria e depois escolhe-se o melhor entre os dois muito bem escolhido. Sendo assim, pelo menos o vencedor da outra categoria poderia ter uma menção honrosa, ou algo assim. Mas dava alguma transparência e vontade de competir se não tens aqueles que amam a competição mas não conseguem fazer armaduras, ficam sem vontade porque já sabem que vão perder. Além da situação dos fatos para ganhar.

(peço desculpa por não ter dito já esta parte antes, não cheguei a finalizar a parte dos prémios por lapso, a restante alteração foi pensada recentemente)

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Eu acho é que o maior problema é que vocês acham que os fatos são tudo. Então e a parecença com o personagem? Então e o skit? Caso os 2 fatos estejam muito bons esses são factores de desempate que para mim são essenciais.

Eu não sou contra a divisão de categorias, mas acho que no primeiro ano é preciso canalizar os esforços para um prémio que deixe toda a gente de boca aberta. No segundo ano muitas pessoas vão ficar motivadas por isso e depois a locomotiva começa a andar. Nessa altura vão-se juntando carruagens e a liga vai aumentando, abrindo-se mais oportunidades para novas categorias, etc etc.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Isso não escrevi por ser um trabalho óbvio do júri e futuramente de certo que estará formulado enquanto regra na liga, espero eu. A minha ideia é separar categorias para as avaliar do mesmo modo que são avaliadas, com a parecença, actuação, feeling da personagem. Isto não põe nada disso em causa, apenas separa águas para que as pessoas possam não ter que ir contra fatos gigantes com fatos pequeninos e esse tipo de coisas.

Ainda assim, aquele sistema de vencedor supremo poderia ser usado na boa tendo dois vencedores das duas categorias e depois um absoluto que seria a categoria que venceu o outro.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Para quê criar essa separação quando na verdade alguém com um fato de Cloud ou Gundam é claramente superior a alguém com um fato mais "fraco"?

Estares a dar um prémio para os mais vistosos e para os menos vistosos era dar tipo um prémio ao que está em numero 1, e depois ao numero 10 dos melhores fatos. Aqueles que fizeram um fato brutal ( do 2 ao 9 ) mas que tiveram o azar de encontrar o 1 pela frente ficam de mãos a abanar, e o 10 que fez um fato que é mediocre, mas que mesmo assim é acima do resto dos mediocres, leva outro prémio.

Não acho assim muito justo.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Em relação aos fatos manufacturados

Já sei que há muita gente na comunidade que acha que os fatos que foram feitos à mão devem ter uma espécie de bonus. Nestas coisas temos que ceder e por isso acho que a melhor maneira de lidar com esta questão é haver um bonus para os fatos manufacturados ( pela própria pessoa ) mediante a apresentação do tal dossier. Este dossier só seria obrigatório caso a pessoa se candidatasse ao bonus. Isto permitiria que toda a gente pudesse participar, quer com fatos feitos pela mãe, pela avó, pela costureira, ou comprados no ebay, mas dava um bonús a quem provasse que o fato tinha sido feito com sangue, suor e lágrimas.

O dossier seria composto ( e aqui já estou meramente a divagar, pois não estou muito dentro da realização dos fatos ) por facturas dos materiais comprados, uma descrição técnica da elaboração do fato organizada por tópicos, fotografias do processo, etc.

Passando a primeira fase, poderia ser feita uma mini-entrevista/inspeção, para que o juri possa tirar todas as dúvidas em relação à origem daquele fato. Porquê esta segunda fase? O Dossier pode muito bem ser feito por alguém ( tipo familiar ou costureira ) em casa mas perante um juri entendido na matéria e sobre a pressão da entrevista, acho dificil alguém passar, caso não tenha realmente feito o fato.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Skit ou não Skit?

Gostaria de saber a opinião dos cosplayers e dos aficcionados em relação a esta questão. Acham que Portugal tem condições para ter um concurso em que o Skit é obrigatório? Estive a ver a maneira como o WCS avalia os cosplayers e a performance do Cosplayer tem um peso semelhante ao do fato.

Para terem uma ideia dos critérios:

Performance (10 points): Relating to production of performance, creativity of

elements and entertainment.

Costumes (10 points): Workmanship, how faithful the costumes are to the

original Character

Faithfulness to story (5 points): How faithful is the performance to the story of the

original work and characters etc

Acham que um modelo deste género funcionaria em Portugal?

Devemos dar mais importancia aos fatos?

O Skit deve ser parte integrante da avaliação?

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Em relação aos fatos manufacturados

Já sei que há muita gente na comunidade que acha que os fatos que foram feitos à mão devem ter uma espécie de bonus. Nestas coisas temos que ceder e por isso acho que a melhor maneira de lidar com esta questão é haver um bonus para os fatos manufacturados ( pela própria pessoa ) mediante a apresentação do tal dossier. Este dossier só seria obrigatório caso a pessoa se candidatasse ao bonus. Isto permitiria que toda a gente pudesse participar, quer com fatos feitos pela mãe, pela avó, pela costureira, ou comprados no ebay, mas dava um bonús a quem provasse que o fato tinha sido feito com sangue, suor e lágrimas.

O dossier seria composto ( e aqui já estou meramente a divagar, pois não estou muito dentro da realização dos fatos ) por facturas dos materiais comprados, uma descrição técnica da elaboração do fato organizada por tópicos, fotografias do processo, etc.

Passando a primeira fase, poderia ser feita uma mini-entrevista/inspeção, para que o juri possa tirar todas as dúvidas em relação à origem daquele fato. Porquê esta segunda fase? O Dossier pode muito bem ser feito por alguém ( tipo familiar ou costureira ) em casa mas perante um juri entendido na matéria e sobre a pressão da entrevista, acho dificil alguém passar, caso não tenha realmente feito o fato.

Tinha ja sugerido a apresentaçao de um genero de diario de bordo no outro forum por acaso! ^^ Portanto tou plenamente de acordo. A parte de bonificar quem manufactura os factos parece-me justa e acho que o bonus deve ser muito significativo! (continuo a dizer que na minha opiniao devem-se admitir na liga fatos de costureira e manufacturados mas fatos totalmente comprados devem ser excluidos.)

O tal diario ou dossier se contiver os elementos de que falas ja esta muito completo (a parte das facturas é lixada até porque muitas lojas de tecidos nao dao). Eu tinha falado até em videos de modo a que depois com a respectiva autorização do cosplayer fosse possivel até criar no site da liga uma pagina com tutoriais para cosplayers 'noobs'.

Isto ajudava e muito a trazer mais gente para o meio e a promover a realização dos fatos por parte de cada um! O que por sua vez vai de encontro ao objectivo principal da liga que acho ser Melhorar o panorama do cosplay nacional! ^^

Agora gostava de deixar aqui uma quote com os criterios que sugeri no outro forum( e que contem tambem um bocado de quote dum post que fiz a pouquinho..xD) acerca da avaliação de um júri a um cosplayer:

'Por fim queria abordar uma questao que nao me parece que ainda foi falada. Os critérios de avaliação do cosplay. Espero que não seja um 'combo-breaker' mas entre a tal votação (se esta acontecer mesmo) e deliberações acerca das propostas apresentadas, começar-se tambem a pensar nesta ideia parece-me bem...

Portanto deixo aqui uma quote com a proposta  que apresentei no outro forum:

Desde ja sugiro para esses 5 criterios os seguintes :

Qualidade do fato - Engloba o tipo de tecido, pormenores como os acabamentos,etc, cores, Proporcionalidade do fato (ja se sabe que se uma personagem tem 1,80 e a pessoa tem 1,60 o fato vai ter que ser ajustado ao corpo), etc etc etc hehe

Aparencia com a personagem - Fisionomia ( esta parte la esta, nao sei se devera valer tanto ate porque ha personagens que para ser-se igual e tipo impossivel..xD), Cabelo, olhos, Um sorrisinho ou uma carinha kawaii se a personagem assim a tiver... hehe

Acessorios/Items que a personagem possui (Desde ja digo que eu por exemplo valorizo tremendamente esta parte...sou um weapon freak...gomen! xD) - Se uma personagem usa arma, bastão, um livro que tem sempre, etc convem que o usem durante o cosplay...Nao vale a pena vir-se com tretas que ah e tal a personagem tambem nao anda sempre com arma..xD Tipo a menos que seja tremendamente irrealista, acho que tudo se pode fazer.E levar a personagem completa so mostra o trabalho e empenho! E para as fotuchas sem arma basta so pousa-la ne? Aumenta ate as poses possiveis em foto, e portanto ate se fica com uma galeria desse cosplay mais completa! 8D Alem de isto tudo levar um objecto que a personagem sempre usa ou ate com que teve cenas hilariantes por exemplo so ajuda a tar mais in charat! hehe

Atitude - O que a megumi-chan tem dito...o representar bem o seu papel! Fazer as poses, reagir como a personagem, digamos ser ela! Mas tambem vamos a ver que nao é suposto (pelo menos eu acho) que esteja-se um evento inteiro incharat! Coitado de quem fizesse de L ou de deixa ca ver...Nunally... hehe' Agora é conveniente que nas alturas importantes e se andar um juiz a rondar e tal causar boas impressoes é uma muito boa ideia! xD

Apresentação em palco (vai um bocado de encontro ao anterior mas é diferente) - Preparar um conjunto de poses, uma skit, pedir ajuda ao publico na apresentação e/ou interagir com ele atraves de acçoes que a personagem faria ou atitudes que teria, parece-me ser totalmente benefico ao cosplayer em dar um maior apoio ao seu fato e a sua representação do personagem!  '

EDIT: Opiniao sobre a skit.

Para ja nao me parece que deva fazer parte da avaliação dum cosplayer pela falta de maturidade que ainda se vive na actividade. Ainda se fazem skits para a palhaçada e se feitas supostamente seriamente a qualidade das mesmas pelo que vi (confesso que nao muito, mas tambem poucas se fazem ^^') nao e a necessaria a uma competição de alto nivel. O que nao deve acontecer em caso de fazer parte da avaliação dum cosplayer, e se o premio final for a viagem ao japao e por consequente a participação na 'liga' mundial.

Outra situação que gostava de deixar desde ja esclarecida é utilizar a linguagem original numa skit. Apesar de demonstrar que a pessoa estudou a personagem e sabe falar na sua linguagem, para alguem que esteja a avaliar essa pessoa e nada perceba da lingua, tanto faz e é ate bastante negativo por nao se saber se o que se diz esta correcto ou fiel. Acho portanto que se deve utilizar o portugues na apresentaçao ou ate mesmo ficar-se pelos gestos.

Portanto skits acho que so futuramente (tipo 2º ou 3º ano da liga) é que devem começar a aparecer em eventos.(claro que se agora existirem como opção, optimo!) Agora quando aparecerem devem sim ser obrigatorias para desde logo começarem a obrigar as pessoas a esforçarem-se e a tentarem encarnar o seu papel ao maximo.

Peço que se lembrem que a skit so tras beneficios. Se alguem conhece bem o personagem representa-lo nada tem de dificil e se o fato e componentes sao bons o estar a representar so os realça mais! ^^ E como entrar na liga é para melhorar o panorama nacional do cosplay e tambem é para participarem nela de uma forma minimamente seria, estas duas componentes anteriores têm que estar um miminh ne? xD Portanto NO SWEAT! ^^

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Vamos com calma, primeiro a orgânica e depois o conteúdo em regras e tal, é mais fácil assim para não nos perdermos

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Vamos com calma, primeiro a orgânica e depois o conteúdo em regras e tal, é mais fácil assim para não nos perdermos

A orgânica da liga nao esta a ser discutida no outro topico? O nome deste topico é mesmo [Liga de Cosplay?] Regras da Liga

Como ja se teve a falar sobre fatos manufacturados, Skits e etc porque nao introduzir a avaliação? Esta intimamente ligada a estes dois factores.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

A meu ver, as regras/critérios do jurí podem perfeitamente ser desenvolvidos em paralelo com a estrutura.

Mas têm de chegar, no mínimo, a 5k views para ter direito a votação...

(Desculpem lá, tava a descomprimir. Força aí nas regras!)

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Eu já fiz algumas perguntas para o ar mas não tenho visto grande resposta por parte dos Cosplayers que são algumas das pessoas mais interessadas em criar as regras. Tenho outra solução pensada para este caso mas gostava que a discussão fosse pública como até agora tem sido.

O Skit deve ser obrigatório?

No primeiro ano, devemos concentrar os esforços numa categoria ou começar já com 2/3/4?

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais