Arquivado

Este tópico está arquivado devido a ser antigo. Para falares sobre o mesmo assunto, por favor cria um novo tópico.

Shinigami-san

[Liga de Cosplay?] Regras da Liga

143 mensagens neste tópico

Após à uns dias ter sugerido a criação de uma competição de Cosplay a nivel nacional organizada por várias entidades a discussão foi evoluindo duma forma bastante positiva na maioria dos casos. Para evitar que nos outros tópicos a informação se perca a discussão da Liga de Cosplay irá ficar dividida em vários tópicos.

Peço também que as pessoas dêm uma vista de olhos ao tópico [Liga de Cosplay] Objectivos e Princípios para terem uma noção do que está a ser falado.

Este tópico tem como objectivo a discussão das possíveis regras para esta Liga.

Vou aqui colocar algumas quotes que acho que são importantes e servem de mote para o desenvolvimento desta ideia. Devo aqui relembrar que nenhuma destas regras está fixa. São apenas ideias numa fase inicial que foram moldadas em apenas 3 ou 4 páginas de conversa e que podem muito bem dar novamente uma volta de 180 graus. Não hesitem em colaborar e sugerir as vossas ideias desde que elas sejam pertinentes.

A minha ideia era criar um torneio anual composto por 4 eventos ao longo do ano ao estilo do "Grand Slam" no tenis mundial.

Durante essas 4 estações iria haver 4 torneios de Cosplay realizados por diferentes entidades. Assim de repente lembrei-me como é obvio da Kakinoki, da Anipop e da organização do Photoshoot. Falei nestes nomes porque os 2 primeiros são associações formadas e porque o Photoshoot tem sido um evento regular. As regras teriam que ser discutidas e teria que haver uma certa uniformização de modo a poder ser realizado um ranking. Seria necessário haver cedências de cada uma das partes certamente para se poder chegar a um consenso.

Os concurso de Cosplay poderiam e deviam ter formatos diferentes desde que se enquadrassem no ranking. Os eventos continuariam a ter um prémio como de costume. No entanto no final do ano, o Ranking seria calculado e iria ser atribuido um grande prémio ao vencedor/vencedores do Ranking. Este torneio continuaria a ser realizado anualmente e o ranking seria sempre tomado em conta. Poderia haver um ranking feminino e um Masculino ou algo do género, isso para já são apenas pormenores.

O concorrente poderia, a meu ver:

- usar um fato o ano todo. (+0 Bonus)

- usar um fato e melhora-lo (modificações, caracterização extra, etc) (Bonus por melhora)

- usar dois ou mais fatos  (tá lá pa cima algures), bonus estático, só acumula com o cosplayer deslocado

- participação em eventos fora do circuito, bonus estático, só acumula com o cosplayer deslocado

- cosplayer deslocado, bonus estático. Acumulável com os outros bonus.

* Criar vários fatos de cosplay por ano... Quem tem dinheiro, pode, que não tem, não pode. Se é uma competição para todos, convém estar ao alcance de todos os bolsos... E não prejudicar quem têm pouco dinheiro.

* Criar os fatos/comprar os fatos... Se é uma competição, não é justo um cosplayer que fez o seu fato competir com um fato que foi comprado seja na ebay, seja numa costureira. Uma coisa é fazer o fato em casa, com ajuda de familiares, outra coisa é mandar fazer numa costureira e ir lá só para fazer a prova do fato. Não se participa em competições com fatos comprados na Ebay.

* Modo de pontuação, a meu ver, só se devia pensar num modo de pontuação justo e fiável, após estarem estabelecidas as regras do concurso.

* Sobre o facto da pontuação ser secreta e só o próprio Cosplayer é que sabe a sua pontuação, quem é que vos garante que o cosplayer não vai dizer a sua pontuação a outro cosplayer e façam comparações à mesma? Se é um ranking, a pontuação deve estar à vista de todos, e não deve funcionar negativamente, mas como forma de incentivo a melhorar e a subir no ranking.

* Sobre o ranking manter-se de um ano para o outro. Sinceramente não sei qual seria a melhor solução. Por um lado acho que os rankings deviam voltar a zero, de modo a que todos participassem em pé de igualdade, no entanto, a um cosplayer repetente, devia ser possível comparar o seu ranking do ano anterior com o do ano corrente. Por ex: A Anita no Cosplay Photoshoot teve 50 pontos, mas no ano anterior tinha apenas tido 35! Melhorou de um ano para o outro! Para isto seria necessário um Website com uma boa gestão de uma base de dados, onde seriam colocados todos os resultados de cada cosplayer.

* Escolha do Juri, já que cada Concurso é realizado por uma organização diferente, a cada organização deve competir-lhe escolher quem são os jurados. Mas comprometerem-se a escolher jurados que entendam de cosplay e que sejam imparciais. E quantos juris seriam? 3? 5?

* Organizador e Cosplayer ao mesmo tempo, eu sou um desses casos. Organizo eventos e faço cosplay (embora raramente participe em concursos)!

Mas para este torneio, nenhum membro de qualquer organização, pode participar no seu próprio concurso, ou no concurso de outra organização. Se quiser participar no torneio, simplesmente não participa na organização desse ano.

-A 'sede virtual' devia ser um site independente de qualquer outra organização pré-estabelecida, para ninguém se agarrar ao osso indefinidamente. No entanto deveria se afiliar e trabalhar com todas as outras organizações ligadas ao cosplay em Portugal.

-Cada cosplayer pagaria uma quantia módica (desde qualquer coisa de 50 centimos a 2 euros) para pagarem o prémio principal: o trófeu. Qualquer excedente desse dinheiro (que não deve ser muito diga-se de passagem) seria doado a uma instituição de caridade. Outros prémios seriam possivelmente dados mas depende dos patrocínios que a Liga angariar.

-Dado que as ilhas não têm grande tradição no cosplay, o país seria dividido em duas zonas: Sul e Norte, cada uma com o seu júri para reduzir a necessidade de transportes.

-O júri avaliaria os cosplayers nos eventos PRESENTES, ou seja, não se criariam eventos em separado para avaliar os cosplayers. Preferencialmente trabalharia com o júri do evento, mas não precisaria da cooperação dos organizadores para funcionar, por pura praticabilidade.

-O sistema de avaliação dos cosplayers seria baseado no sistema que se usa para avaliar atletas de patinagem artística: http://en.wikipedia.org/wiki/ISU_Judging_System . O novo sistema seria publicado no site da Liga e haveria espaço para apresentar um recurso á decisão do júri, desde que bem argumentada, para evitar 'dores de corno' e argumentos como 'eu devia ter ganho porque ela é gorda e feia e andou a oferecer serviços sexuais ao júri masculino'.

E tenho a impressão desde que isto fosse levado para a frente por gente com pés e cabeça, e não por idiotas sedentos de poder como se vê muito por aí, poderia aumentar dramaticamente o nível dos cosplays em Portugal. Quem não quer competir, que não se inscreva na Liga. Quem não quer drama, está no hobby errado. Claro que há maneiras de reduzir o drama, uma delas é ter uma estrutura à prova de dramas, o segundo é ter organizadores à prova de dramas, e terceiro, que os dois lados (os organizadores e os cosplayers) respeitem a memória dos antigos filósofos gregos e argumentem usando a Lógica, e não a lógica de quem consegue gritar mais alto/spammar o fórum mais depressa.

-Cada cosplayer participaria com um fato para a Liga. Dado que a 'temporada' seria desde o dia 1 de Janeiro até ao dia 31 de Dezembro, esse cosplayer poderia perfeitamente mudar o fato a levar a participar na Liga até ao final da temporada, caso se sentisse que poderia fazer melhor. No entanto deveria haver um limite de mudanças, talvez uma ou duas mudanças de fato. Não estou decidido se melhorias a um fato contariam como uma mudança de fato novo... mas prontos, vocês estão cá por alguma razão. Isto resolveria a maior dos problemas de participação repetida em eventos.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Bem, eu vou modelando o bonus/sistema de pontos.

O concorrente poderia, a meu ver:

- usar um fato o ano todo. (+0 Bonus)

- usar um fato e melhora-lo (modificações, caracterização extra, etc) (Bonus por melhora) - DISCORDO. Se o fato é melhorado, teoricamente, será avaliado de novo, e, teoricamente, irá obter uma avaliação superior por outro juri. Já há um bonus implícito. Também teriamos de definir os criterios de qualidade para melhorias no fato, ou aparecia gente a pregar um botão e a exigir o bonus. É um bom princípio, mas é uma praga para implementar.

- usar dois ou mais fatos  (tá lá pa cima algures), bonus estático, só acumula com o cosplayer deslocado. Três fatos é requisito para o ranking WCS.

- participação em eventos fora do circuito, bonus estático, só acumula com o cosplayer deslocado

- cosplayer deslocado, bonus estático. Acumulável com os outros bonus.

Tou no excel a moer as fórmulas, depois ja posto qualquer coisa. Chateiem-se com critérios para o jurí para:

- melhor cosplay

- melhor skit (WCS mode only)

- requisitos para a inscrição (informação necessária para facilitar a vida ao juri, etc)

Que sinceramente, disso, nao pesco nada.

Para começar, se calhar um subsistema de pesos por critérios, acho que é o que anda a ser usado.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Kash

- usar um fato e melhora-lo (modificações, caracterização extra, etc) (Bonus por melhora) - DISCORDO. Se o fato é melhorado, teoricamente, será avaliado de novo, e, teoricamente, irá obter uma avaliação superior por outro juri. Já há um bonus implícito. Também teriamos de definir os criterios de qualidade para melhorias no fato, ou aparecia gente a pregar um botão e a exigir o bonus. É um bom princípio, mas é uma praga para implementar.

Esta, a meu ver, é a única maneira de ir para a frente com isto. Falei do limite da mudança de fato e agora concordo para simplificar a questão que uma melhoria de fato contaria como uma mudança de fato. A caracterização nem deveria ser contada no primeiro ano da Liga para não haver confusões, dado que o nível dos skits é abismal (os skits aqui resumem-se a pessoal a gritar e a correr feitas galinhas sem cabeça).

E já que falas em bónus, a melhoria não deveria ser um bónus mas sim uma reapreciação, uma 2ª fase como nos exames nacionais. Tanto pode ser melhor como pior, e se a reapreciação correr pior do que a primeira vez contará a melhor nota.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Bem, eu vou modelando o bonus/sistema de pontos.

O concorrente poderia, a meu ver:

- usar um fato o ano todo. (+0 Bonus)

- usar um fato e melhora-lo (modificações, caracterização extra, etc) (Bonus por melhora) - DISCORDO. Se o fato é melhorado, teoricamente, será avaliado de novo, e, teoricamente, irá obter uma avaliação superior por outro juri. Já há um bonus implícito. Também teriamos de definir os criterios de qualidade para melhorias no fato, ou aparecia gente a pregar um botão e a exigir o bonus. É um bom princípio, mas é uma praga para implementar.

- usar dois ou mais fatos  (tá lá pa cima algures), bonus estático, só acumula com o cosplayer deslocado. Três fatos é requisito para o ranking WCS.

- participação em eventos fora do circuito, bonus estático, só acumula com o cosplayer deslocado

- cosplayer deslocado, bonus estático. Acumulável com os outros bonus.

Tou no excel a moer as fórmulas, depois ja posto qualquer coisa. Chateiem-se com critérios para o jurí para:

- melhor cosplay

- melhor skit (WCS mode only)

- requisitos para a inscrição (informação necessária para facilitar a vida ao juri, etc)

Que sinceramente, disso, nao pesco nada.

Para começar, se calhar um subsistema de pesos por critérios, acho que é o que anda a ser usado.

Ja falei no outro post e reamente haver bonus ou nao e a ponderação sobre se arranjar o fato conta como mudar tem que ser bem pensado. Qualquer tipo de bonus tras desvantagens pelo factor monetario de cada um. O mudar de fato ou presença em varios eventos depende das capacidades de cada um e como disse (acho que foi ) a Yuna(anyways acho que é a organizadora do P.shoot..gomen ma memoria...) a liga tem que tar compativel com o bolso de todos...Nao me parece muito facil ou ate mesmo possivel mas convem ser um factor a ter em conta.

Crtérios:

-Cosplay

Há que ter em conta se o fato foi feito pela pessoa, costureira ou completamente comprado no típico e maravilhoso ebay..xD No ebay é facil de ver, os tecidos impermeaveis nao enganam ninguem..xD agora entre fazer e costureira é dificilimo... ^^' Mas com um sistema do genero diario de bordo da realizaçao de um fato resolvia-se a situação e até possibilitava a criação de tutorias para novos cosplayers(estes videos podiam estar num site universal portugues onde estaria o ranking etc...universalizava-se td de forma a facilitar o acesso)

Depois a qualidade do fato, o factor in chara... Nao me parece que existam outros mas estes ja dao muito que falar. Reparemos que hoje se da muito mais importancia a um fato extremamente complexo do que a um ultra simples mas com um factor de parecença espectacular... Tomemos por exemplo alguem que faz de Death The Kid de Soul Eater VS. Yoshitsune de Genji(jogo de ps2 ou ps3. O personagem é altamente complexo pela armadura samurai...um cosplay de sonho acho...*.*) . Digámos que o cosplay de DtK estava muitissimo bom e a pessoa era exactamente igual com tudo o que este podia ter atitude etc.... ou seja perfeito... O de yoshitsune nao tava tao bom...tinha a armadura se com umas imperfeições...as espadas estavam presentes mas tambem nao estavam perfeitas... Notava-se que a pessoa se esforçou mas que o fato nao estava perfeito e que haviam muitas arestas a suavizar.. Quem merecia ganhar? O fato simples mas perfeito? ou o complexo mas nao tao bom? Estes sao pontos que se têm que ter em conta...

A maneira de avaliar já se sabe..xD

Skits

Eu como cosplayer nunca fiz nenhuma...Digam-m btw..Fala-se japones numa skit? xD se sim nunca as irei fazer porque nao manjo falar...xD Mas parece-me ser algo que se deve apoiar porque ajuda verificar o factor in charat ou ate a melhorar este.... Concursos de melhor Skits parecem-me totalmente possiveis! ^^ Ao mesmo tempo acho que nao depende so da pessoa porque as capacidades de alguem representar sao um bocado inatas...nbem todos falam bem em publico portanto se se avaliam skits é algo que realmente deve ser ponderado muito bem e ser opcional ou até so abordado em WCS Mode!

Requisitos para inscrição:

Não percebi muito bem...Refereste aos eventos? ou para o possivel WCS? Well para eventos é o costume. Foto(s) dos cosplay(s) que vais fazer,Anime/jogo de origem e alguns dados pessoais que facilitem um possivel contacto que seja necessario fazer. Se fizeres cosplay de grupo mencionar qual o tema do grupo, se vão fazer Skit, e quais os membros e seus respectivos personagens... Esta parte deve ser a unica componente universal num evento...xD

E tipo nao sei se é off topic mas acho que é bem mencionar. Eu continuo contra a ideia da criação de uma liga apesar de apoiar algumas das iniciativas que desta provêm. Mas se ela for para a frente que ao menos avance bem e que seja possivel de participar a todos e com a maior justiça e qualidade.. Com isto e desta forma têm o meu apoio para qualquer situação e assim deixo aqui as possiveis regras ou opinioes sobre cada ponto que o morg abordou ^^

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

"Ja falei no outro post e reamente haver bonus ou nao e a ponderação sobre se arranjar o fato conta como mudar tem que ser bem pensadoo. Qualquer tipo de bonus tras desvantagens pelo factor monetario de cada um. O mudar de fato ou presença em varios eventos depende das capacidades de cada um e como disse (acho que foi ) a Yuna(anyways acho que é a organizadora do P.shoot..gomen ma memoria...) a liga tem que tar compativel com o bolso de todos...Nao me parece muito facil ou ate mesmo possivel mas convem ser um factor a ter em conta."

epá, mas eu ainda nem postei a formula dos bonus. Até à data, se um cosplayer for a 5 eventos, ha um bonus maximo de 11% sobre a media, e estou a repensar os bonus estáticos

Basicamente, nao sei se devem ser estaticos, mas também percentuais. Formula fica mais simples, e como fica tudo multiplicativo, não ha stresses em enganarem-se na ordem das coisa com somas antes e depois de multiplicações e o boda. As contas devem ser passiveis de ser feitas num guardanapo. não quero comboios de formulas.

Ok, e agora e que o verniz vai estalar: [E bonus para facto manufacturado?. Faço notar que definir o que é um fato manufacturado, e controlar o que é manufacturado ou de retalho, vai ser uma dor. Assim o juiz podia-se focar notros aspectos, a questão de ser comprado ou feito tinha um valor transparente. Tipo 15%, uma bardajcie assim. Se estas com fato comprado, é melhor que acertes os outros bonus TODOS para ficar quites com um cosplayer que tenha conseguido igual valor na apreciação pelo juri.

Agora que isto vai dar drama, vai...

Mas começavamos já a aumentar o racio de possiveis participantes para o WCS.

[br]

Mensagem unida a: 08-08-2009, 03:26:15


"E já que falas em bónus, a melhoria não deveria ser um bónus mas sim uma reapreciação, uma 2ª fase como nos exames nacionais. Tanto pode ser melhor como pior, e se a reapreciação correr pior do que a primeira vez contará a melhor nota."

Epa mas sem ser o mesmo juri? Rpereciação? Repara, tens juris diferentes em todos os eventos, por definição. Para ser repreciação, teriam de saber o teu valor anterior. E queriamos fazer o possível para o juri NÃO SABER valores anteriores, para não enviosar os resultados ou dar poder de decisão a mais aos juris dos eventos finais dos circuitos.

Dai defender tudo por medias. A repreciação e feita tacitamente, pos ele ganha automaticamente o bonus de 2 fatos, e de 2 eventos. O juri so tem de se preocupar em se ale é um bom cosplay ou não, se a caracterização tá boa, e ponto final.[br]

Mensagem unida a: 08-08-2009, 03:45:28


Requisitos para inscrição:

Não percebi muito bem...Refereste aos eventos? ou para o possivel WCS? Well para eventos é o costume. Foto(s) dos cosplay(s) que vais fazer,Anime/jogo de origem e alguns dados pessoais que facilitem um possivel contacto que seja necessario fazer. Se fizeres cosplay de grupo mencionar qual o tema do grupo, se vão fazer Skit, e quais os membros e seus respectivos personagens... Esta parte deve ser a unica componente universal num evento...xD

----------

morg:

Acabou de ser sugerido existencia de diario do fato como criterio de submissão, caso a pessoa indicasse fatos de fabrico proprio. Infelizmente fatos feitos pre-primeiro circuito seriam invalidados de participar. E no primeiro algun louco ir tentar fazer no minimo dois fatos potentes, não sei parece-me pedir demais. Mas so doi o primeiro ano, ano seguinte ele pode  participar com o fato do ano passado. Como as condições para o WCS são 3 fatos, um deles novo... no segundo ano da liga ja tinhamos alguem validado para ir ao WCS. Validado, não quer dizer que fosse (isso infelizmente esta dependente de sponsors).

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Realmente a unica maneira de distinguir fatos é mesmo atraves de um diario porque eu se tiver um curso de costura faço um fato tao bom ou melhor que uma costureira... Portanto este diário tem mesmo que ser tido em conta ou aquela tipica injustiça de fatos manofacturados e de costureira vai continuar a existir ^^'

E ja agora o verniz nao tem nada que estalar...a mim o que mais me lixa como cosplayer e competir as vezes contra pessoal que nem teve trabalho nenhum com o seu fato e eu perdi tempo com o meu... E uma realidade que tem mesmo que mudar e das duas uma: ou se criam categorias para os fatos feitos/comprados ou entao ignoram-se fatos comprados para competiçao.

Btw eu sei que tas a fazer umas formulas nices para isto dos bonus mas eu continuo a dizer que e um dilema a sua existencia... Porque em competiçao ja se sabe que toda a gente vai querer desfrutar dos mesmos e pelo que ja foi dito (questoes monetarias) isso nao é possivel. Mas tambem com tanto argumento que ja li e tanto que escrevi secalhar tou todo cego e ainda nao percebi bem o que vais fazer...xD  Mas aguardo entao pelas formulas ^^

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Só queria comentar o facto de como se pode distinguir fatos feitos pela própria pessoa ou comprados/mandados fazer: nos Estados Unidos, por exemplo, o júri faz perguntas ao cosplayer sobre como fez o fato/acessórios, que materiais usou, etc enquanto este desfila. Se bem fazendo isso faria com que o concurso talvez demorasse horas e horas, por isso outra opção seria depois do desfile, o júri pode fazer algumas perguntas ao cosplayer sobre o seu fato. Acho que isto seria uma boa ideia, de maneira a que o júri se certificasse que o cosplayer não estava a fazer "batota".

Aviso já que o resto li na diagonal xD mas achei esta uma boa ideia.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Só queria comentar o facto de como se pode distinguir fatos feitos pela própria pessoa ou comprados/mandados fazer: nos Estados Unidos, por exemplo, o júri faz perguntas ao cosplayer sobre como fez o fato/acessórios, que materiais usou, etc enquanto este desfila. Se bem fazendo isso faria com que o concurso talvez demorasse horas e horas, por isso outra opção seria depois do desfile, o júri pode fazer algumas perguntas ao cosplayer sobre o seu fato. Acho que isto seria uma boa ideia, de maneira a que o júri se certificasse que o cosplayer não estava a fazer "batota".

Aviso já que o resto li na diagonal xD mas achei esta uma boa ideia.

Não quero desvalorizar a tua ideia (va la dos santos americanos..xD) mas esse sistema esta cheio de falhas...  Eu posso simplesmente estudar um livro/Tutorial de como fazer cosplay, comprar um fato/mandar fazer e estampar ao juri um conjunto de materiais e metodos que supostamente usei... Mais simples nao havia. Olha eu que ate tive a ver um quito da workshop do Vic no animatosinhos... bastava isso. Ele falou sobre materiais para armaduras etc... Portanto continuo a dizer que o sistema de diario de bordo era o melhor... Acho muito dificil haver falsificações...

Qualquer um sabe como fazer uma arma de madeira, podes é ter preguiça ou tecnicamente nao conseguires mas a um juiz justificavas na boa uma serie de caracteristicas dela e de como fazias... Mas ainda bem que deste uma sugestão!!!!

HAVIAM DE HAVER MAIS PESSOAS A DAR!!!!! 0.0

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Parece que diario vai ser mandatory para quem quiser o bonus de fato manufacturado. O peso do bonus ve-se no fim, para já, todos os outros bonus = bonus de self made costume. Mas julgo que o peso deste bonus deve ser maior que todos os outros. Vê-se depois.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Concordo plenamente...afinal de contas acho que o que todos os cosplayers querem acima de tudo é ver o seu trabalho no fato valorizado. Um bónus para quem fez o fato é assim bastante justo. Mas isso significa então que se admitem outros fatos? E destes aceitam-se ao mesmo nível cos feitos em costureiras em que o cosplayer ate tem o trabalho de experimentar, tirar medidas, comprar tecidos, com fatos encomendados pelo ebay por exemplo? Em que o trabalho neste caso e nulo? Tem que ser mesmo bem pensado...

GOSTAVA DE PEDIR PARA MAIS GENTE COMENTAR! NÃO SEJAM PREGUIÇOSOS PORQUE SE ISTO FOR PARA A FRENTE VAI MUDAR O COSPLAY PARA TODOS SIM? E ASSIM ACHO QUE A OPINÃO DE CADA UM É IMPORTANTE

PS: cada vez sinto mais que estes meus apelos sao useless...xD bem morg do your work...I'll continue mine! xD

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

bem aqui vai a minha opniao.

desde de ja gostaria de dizer que a ideia da liga nao e ma de todo porem acho que ( pelo que li no topico da liga de cosplay ) existe regras na qual eu acho que deviam ser re avaliadas , mas tambem sei que nada ta definido !

continuando... tenho algumas questoes na minha mente xD

1-qual era( supostamente ) quanto a avaliaçao dos fatos ( acho que houve uma duvida semelhante pela parte do Hemno ) a vossa ideia? por exemplo nao acham que deveria haver categorias quanto aos fatos, separar os fatos mais elaborados dos mais simples? eu sei que os fatos mais xpto causam mais impacto ao publico mas por exemplo ( nao falo de cosplayers portugueses ) ja vi personagem muito mais bem feitas com fatos mais simples do que aqueles que usam os mais elaborados...tambem nao tou a dizer que os mais simples deviam ganhar, nao acho que cada um e livre de escolher aquilo que quer fazer/usar. Contudo se metermos isto tudo ao molho os fatos elaborados vao tar sempre em vantagem e isso vai obrigar aos cosplayers usarem esse tipo de fatos tambem. Depois secalhar ainda vai mase haver uma competiçao de quem e q gasta mais dinheiro no cosplay XD jk.

Meanwhile...

2- Masculino/Feminino. Isso e outra pergunta que tenho, eu acho que deviam dividir os sexos..nao quero difamar ninguem mas ja vi bons fatos onde estes tavam bem executados e foram feitos pelo sexo masculino..secalhar quase tao bons quanto as das senhoras portuguesas mas nao irei dizer mais nada porque nao sou juri. ^^

3- Pelo que percebi tavam a pensar em fazer 4 eventos (corrigem me se nao for 4) onde se iria aplicar a "liga" ? ora, supostamente acho que os cosplayers iriam trazer os melhores fatos para concorrer mas um bom fato demora tempo e dinheiro e acho que isso iria ficar aperto para muitos cosplayers. Eu acho que um evento chega, mas depois tambem ya so tem uma oportunidade para ganhar um bom ranking.

nao sou muito especialista no assunto do cosplay sobretudo avaliar e isso. e apenas a minha opniao sobre a materia xD

mas a serio se isso for bem organizado ate pode vir a ser divertido =P

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Não consigo concordar com o bónus por mudança de fato, visto que nem todos os cosplayers vão ter tempo nem dinheiro para andar a fazer fatos extra, alguns de nós trabalham (eu entre eles) e isso interfere muito com a manufactura de um cosplay de qualidade. O pessoal que estuda, que está de férias pelo verão iria ter automaticamente uma vantagem injusta sobre os que trabalham.

Concordo que devam poder ser feitas melhorias, mas não mudanças drásticas. P.Ex, acrescentar detalhe a um casaco (insígnia p.ex) seria permitido, mudar a côr do casaco não seria permitido.

Ideia geral a meu ver seria o pessoal pegar num personagem por ano e aperfeiçoá-lo ao máximo.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

I agree . Eu sou estudante e so recebo semanada, se quiser fazer um fato com qualidade tenho que ter tempo...

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Não consigo concordar com o bónus por mudança de fato, visto que nem todos os cosplayers vão ter tempo nem dinheiro para andar a fazer fatos extra, alguns de nós trabalham (eu entre eles) e isso interfere muito com a manufactura de um cosplay de qualidade. O pessoal que estuda, que está de férias pelo verão iria ter automaticamente uma vantagem injusta sobre os que trabalham.

Concordo que devam poder ser feitas melhorias, mas não mudanças drásticas. P.Ex, acrescentar detalhe a um casaco (insígnia p.ex) seria permitido, mudar a côr do casaco não seria permitido.

Ideia geral a meu ver seria o pessoal pegar num personagem por ano e aperfeiçoá-lo ao máximo.

Ja ando a defender essa 'tese' a seculos! xD Tipo qualquer tipo de bonus interfere exactamente com a bolsa de cada um.. e funciona a base de um dilema... Vou repetir mais uma vez que nem sei se o que falei foi nesta thread... ^^'

-Se dermos bonus a alguem que mude de fato em cada evento estamos a beneficiar quem tem mais dinheiro e tempo...

-Se dermos bonus por presença em todos os eventos benificiamos de novo quem tem dinheiro/possibilidades de deslocação e dormidas possivelmente/tempo

Estes dois pontos também valorizam o trabalho do cosplayer em esforçar-se por variar nos seus fatos e por se deslocar e participar no máximo de concursos possiveis...

Se tomarmos as posições contrarias fica tudo justo em termos monetarios e de tempo mas não se valoriza o trabalho mencionado anteriormente, tornando-se injusto para quem se esforça e ate desencoraja a esta tal variação. Um dilema entendes!? O.o 

Agora como prevenção desta situação pode-se exigir que as pessoas durante o ano usem no minimo dois fatos sem haver nenhum tipo de bonus...mas quem se inscreve a pensar que consegue pode sofrer algum imprevisto e ja nem poder fazer o 2o.... Isto tem que ser muitissimo bem pensado ^^'

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Entendo, daí o mencionar que o ideal seria o pessoal pegar num personagem e melhorar ao longo do ano.

Não acredito que ninguém faça cosplay deste ou daquele personagem só por fazer, por isso não devem ter problemas nenhuns em "aguentar" o personagem durante 1 "liga".

  Também acho que ninguém considera isto um esforço, toda a gente vai a estes eventos e faz cosplay por prazer. Dá trabalho? Sim, sem dúvida, mas é um trabalho feito por gosto.

Continuo a achar que dar bonus destes dois pontos numa liga que assenta num hobby, logo está sujeita a interferências do trabalho ou estudos (que convenhamos, tem prioridade sobre isto) não faz sentido algum, e só vai criar desmotivação por parte de muita gente, que nem se vai incomodar a registar para a liga porque sabe que á partida vai perder pontos porque não tem tempo para fazer novos fatos ou participar em todos os eventos.

Isto é só a minha opinião, não vou entrar na liga de qualquer das formas, o meu horário de trabalho é super apertado e mal tenho tempo para mim quanto mais para pensar em fazer fatos a tempo do evento x ou y.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Já tinha posto no outro lado, mas por considerar que é uma coisa importante vou voltar a incluir aqui.

Que tal abrir-se então uma época (tipo a desportiva, escolar, etc)? Podia dividir-se em 4 partes da "época anual de cosplay" e poderiam dar nomes que não primavera mas nomes de elementos ou algo tradicional japonês e engraçado

^

Isto para substituir os 4 eventos das 4 estações.

Porquê? Porque assim evitar-se-ia a competição entre eventos para tentarem substituir o outro evento que tá na liga e pensam ser inferior em qualidade, porque assim era mais justo para todas as organizações.

Como E quais eventos? Eu propunha que fosse feita uma ata, ou mesmo uma espécie de declaração em que a organização do eventoNovo1 e do eventoNovo2 assinassem como promessa de que serão ou farão de tudo para ser um evento anual e não um evento esporádico ou uma vez e pronto. Assim, os eventos assegurados de repetição anual estariam cá todos com 1 pequeno lugar na liga, os outros que fossem surgindo por piada, casualmente ou que não tivessem interesse em competir para a liga, ficavam como bónus para os cosplayers. (bónus porque gostamos e não bónus de pontuação)

As divisões... Para mim, o mais difícil de dividir seriam as 4 ou x épocas "de cosplay" que isto implicaria (na escola temos o 1º 2º e 3º período com pesos iguais ou diferentes)....

Mas pensando bem até temos um padrão... Os eventos maiores, aqueles que são feitos X dias ou que são levados mais em conta, são feitos normalmente em Setembros ~ Dezembros. E os que são ao ar livre são mais de Fevereiros para Maios.

Setembro ~ Dezembro: Anipop anual (mesmo que queiram mudar depois, isso é uma questão a ver), AMMEN, FIBDA (1 dia mas é o evento onde se começou, right? tem o nome e a importância), (Futuro)Midori, Nintendo Dreamers (Este mais fraco, acho eu), Yukimeet.

Fevereiro ~ Maio: Fupo e Photoshoot

Verão: Kakinoki? o/eu Otaku Summer Fest?

Acho que até agora tem-se dividido assim, não contei com os eventos que só aconteceram uma vez ou deixaram de acontecer, Tur'anime, NatsuYoka, Otakawa, Animeet, etc

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Isso vai para a organica (thread a criar oportunamente, como a liga se organiza, requisitos para as entidades que queiram entrar, etc). Acho mais pratico criar um modelo com regras abstractas que permitam 1--- n eventos participantes.

Que no primeiro ano se opte por eventos ja com alguma capacidade organizativa demonstrada, tudo bem, até se aceita (fazer isto com 6 ou 7 eventos logo no primeiro ano era pedir caos).

Nomes, temas, e datas, não me debruço. Reparam, a idéia das 4 estações surgiu quando pouco ou nada se tinha falado. A discussão das regras está a fluir bem, e até termos os bonus equilibrados e discutidos ainda deve faltar um bocadito.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Essa divisão acho que no primeiro ano tem que ser diferente até... Se estámos mesmo a planear uma liga dividida em 4 epocas entao acho que no primeiro ano temos que fazer tipo 2 porque é um ano introdutório a esta nova modalidade de cosplay acho... entrar logo de rajada não me parece muito benéfico...acho que o ritmo ficava diferente e tal...

Btw mencionaste o OSF *.* mas tenho pena de informar mas por questões de organização/pessoais provavelmente ele não é um evento anual...pelo menos por agora...

E finalmente falaram no Yukimeet! Foi o primeiro evento no Porto a promover Cosplay (senao me engano) e ainda nao tinham falado nele ^^' alias o Shini que foi um dos organizadores do 3º e não o mencionou na sua possivel lista de eventos ( o que me parece muito mal por ser o que acho um classico) a entrar para a liga quando este ja se faz a 3 anos e tenho a certeza que este ano vai continuar e para melhor pelo que tenho visto e falado com o 'criador'.

Para decidir a questão dos eventos, regras e este tipo de situações devia se fazer algo mais 'público'. Quero com isto dizer passar do forum para uma reuniao em pessoa. Isto porque pelo que sei muita gente nem poe os pes neste forum e portanto nem sequer ta a par do que se passa e se põe é para dar uma vistinha dolhos e ir-se embora. Portanto num evento próximo parece-me bem que seja 'convocada' um genero de reunião onde se discuta este tema. Claro que assim também se limita por nao haver um sitio em comum para todos os participantes (Localização) e portanto acho que nomear um representante para o Norte, Centro e Sul (algo do genero) era exactamente o ideal para que cada organização que fosse possivelmente estar na liga ficar a par da situação a ocurrer e poder participar desta discussão.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

é o Kash outra vez.

O sistema que eu proponho é o seguinte:

Cada cosplayer participa com um único fato. Depois da avaliação a pontuação é inserida no ranking da Liga. O cosplayer depois de estar inserido no ranking tem duas chances de aumentar o ranking ou melhorando o fato, ou usando outro fato. Cada cosplayer para entrar na liga terá de pagar uma quantia módica (à volta dos 0.50€ até 2€) para pagar o prémio principal: o troféu.

O júri não é uma agência de detectives. Não se devem dar pontos extra a cosplayers que tenham feito o seu próprio fato, porque se pode mascarar esse facto muito bem. Deve-se apelar ao bom senso e a integridade moral dos jogadores, para prevenir comportamentos desonestos na Liga.

No entanto, se houver uma denúncia fundamentada e com provas (por exemplo, se um cosplayer com o nick ShinjiSilva aparece num evento com um fato que foi comprado no eBay por um utilizador chamado ShinjiSilva) o cosplayer em questão deverá ser punido com desqualificação e a sua suspensão até ao final da época, e até mesmo uma multa (por exemplo, de 10€) que tem de ser paga se o cosplayer quer voltar a participar.

Se for apanhado uma segunda vez a suspensão será de 2 anos com uma multa de 20€, e à terceira vez esse cosplayer é banido da Liga.

O júri da Liga está dividido em dois: um júri de eventos do Norte, e um júri de eventos do Sul. As RAs não terão júri já que não há grande tradição de cosplay por lá, por isso eventos realizados nas RAs não serão válidos para a Liga

A época começará no dia 1 de Janeiro e acabará no dia 31 de Dezembro. Eventos grandes serão automaticamente validados como eventos da Liga, pequenos meets de cosplay terão de ser realizados há pelo menos 1 ano para serem validados pela Liga (para evitar casos como alguém criar um meet de cosplay no parque ao pé de casa só para conseguir ganhar a Liga no dia 30 de Dezembro).

Cada elemento do cosplay teria um valor base (de 0 a 20) associado préviamente (aqui difere do sistema da patinagem artística, porque o valor base é estipulado préviamente nas regras e não sujeito a avaliação no local), que depois é afectado pelo Grau de Execução (GdE), que varia de -5 a +5 (sendo -5 péssimo e +5 perfeito, o equivalente de se ter um 0 ou um 20 num teste escolar). Depois de todos os juízes decidirem fará-se a média dos GdE (incluindo casas decimais) e a média depois somada ao valor base.

Na questão dos atributos, queria só deixar uma coisa bem clara e que eu tenho a certeza: a compleição física. Cosplay, no final de tudo, é modelagem, e imaginar um gajo baixo, moreno e obscenamente musculado a fazer cosplay de Lelouch e não ser prejudicado porque não tem nada a haver com a personagem em questão é quase obsceno. O resto dos critérios tentem ver vocês, que eu não conheço as intricacias mais profundas do cosplay.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

é o Kash outra vez.

O sistema que eu proponho é o seguinte:

Cada cosplayer participa com um único fato. Depois da avaliação a pontuação é inserida no ranking da Liga. O cosplayer depois de estar inserido no ranking tem duas chances de aumentar o ranking ou melhorando o fato, ou usando outro fato. Cada cosplayer para entrar na liga terá de pagar uma quantia módica (à volta dos 0.50€ até 2€) para pagar o prémio principal: o troféu.

O júri não é uma agência de detectives. Não se devem dar pontos extra a cosplayers que tenham feito o seu próprio fato, porque se pode mascarar muito bem. Deve-se apelar ao bom senso e a integridade moral dos jogadores, para prevenir comportamentos desonestos na Liga.

No entanto, se houver uma denúncia fundamentada e com provas (por exemplo, se um cosplayer com o nick ShinjiSilva aparece num evento com um fato que foi comprado no eBay por um utilizador chamado ShinjiSilva) o cosplayer em questão deverá ser punido com desqualificação e a sua suspensão até ao final da época, e até mesmo uma multa (por exemplo, de 10€) que tem de ser paga se o cosplayer quer voltar a participar.

Se for apanhado uma segunda vez a suspensão será de 2 anos com uma multa de 20€, e à terceira vez esse cosplayer é banido da Liga.

O júri da Liga está dividido em dois: um júri de eventos do Norte, e um júri de eventos do Sul. As RAs não terão júri já que não há grande tradição de cosplay por lá, por isso eventos realizados nas RAs não serão válidos para a Liga

A época começará no dia 1 de Janeiro e acabará no dia 31 de Dezembro. Eventos grandes serão automaticamente validados como eventos da Liga, pequenos meets de cosplay terão de ser realizados há pelo menos 1 ano para serem validados pela Liga (para evitar casos como alguém criar um meet de cosplay no parque ao pé de casa só para conseguir ganhar a Liga no dia 30 de Dezembro).

Cada elemento do cosplay teria um valor base (de 0 a 20) associado préviamente (aqui difere do sistema da patinagem artística, porque o valor base é estipulado préviamente nas regras e não sujeito a avaliação no local), que depois é afectado pelo Grau de Execução (GdE), que varia de -5 a +5 (sendo -5 péssimo e +5 perfeito, o equivalente de se ter um 0 ou um 20 num teste escolar). Depois de todos os juízes decidirem fará-se a média dos GdE (incluindo casas decimais) e a média depois somada ao valor base.

Na questão dos atributos, queria só deixar uma coisa bem clara e que eu tenho a certeza: a compleição física. Cosplay, no final de tudo, é modelagem, e imaginar um gajo baixo, moreno e obscenamente musculado a fazer cosplay de Lelouch e não ser prejudicado porque não tem nada a haver com a personagem em questão é quase obsceno. O resto dos critérios tentem ver vocês, que eu não conheço as intricacias mais profundas do cosplay.

concordo com o que foi citado em cima

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais