Arquivado

Este tópico está arquivado devido a ser antigo. Para falares sobre o mesmo assunto, por favor cria um novo tópico.

Shinigami-san

[Liga de Cosplay?] Regras da Liga

143 mensagens neste tópico

Bem... acho que as regras são criadas conforme a direcção da liga por isso é que disse que não faz sentido a 100% mas okay.

quanto ao post do Spawn ali acima, TL;DR

Quanto ao que o Shini disse:

Sim, acho totalmente necessário que o Skit passe a ser incluído em todos os concursos da liga (pelo menos em todos os que hajam infra-estruturas que o permitam) visto que, também no WCS o concurso é feito com skit. Com o tempo, as pessoas habituam-se a estar, actuar e demonstrar o fato com o skit que fica muito mais apetecível de ver ao publico do que apenas um fato e uma pose ou duas.

Acho que apesar das complicações devíamos começar com, pelo menos, duas categorias de fatos visto que o cosplay já evoluiu o suficiente em Portugal para termos diferentes tipos de cosplayers cuja avaliação se sobrepõe e se torna pouco justo para quem não consegue ou não é bom a fazer fatos de "grande porte" Ainda que, no fim pudesse haver um vencedor único, devia-se fazer pelo menos uma semi-final com os vencedores das duas categorias para determinar o vencedor "supremo" do concurso

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Ambas as estruturas orgânicas em discussão permitem que haja actualização/modificação das regras. Mas julgo que se devia ter um regulamento mínimo, e critérios de juris, activos no momento de criação da liga.

Sem ofensa, é que depois já sei como é... temos regras a sair 15 dias antes do primeiro evento da jornada...

Para começar eu preocupava-me com:

- categoria melhor cosplayer, sexo masculino e feminino (2 taças a dar, portanto).

- polemica dos fatos comprados vs manufacturados (eu acho sinceramente que só entravam manufacturados).

- sistema de pontos

- criterios do juri.

Assim que isto estivesse "fechado" (meaning, um documento nesta estrutura:)

1 - regras gerais (prazos de inscrição, requisitos de inscrição)

A) Modalidade "Melhor Cosplay", categoria feminino e masculino.

2 - critérios do jurí

3 - sistema de pontos (de acordo com os critérios do jurí)

4) outros.

E conforme fossem discutidas novas categoriasl, adicionava-se outra letra/folha ao documento, ou seja:

a) Modalidade "Melhor Decote"

2 - critérios do jurí

3 - sistema de pontos

4 - outros

Vou voltar pá discussão da orgânica que isto aqui é muito pacífico, nem dá piada...

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Lamento Itachi pelo post comprido mas teve que ser. Espliquei cada categoria e ainda opinei sobre as skits, para fazer double posting acho que mais vale meter tudo ao molho... Anyways o que interessava mesmo mesmo tava a bold ^^'

Morg, isto aqui ta pacifico mas olha que nao é assim tao mau. Quando quiseres dar uma de 'zen' vens para aqui tambem opinar e tal! xD

Finalmente, quanto ao numero de categorias a focar. É importante desde inicio existirem 2 para melhor feminino e masculino pois apesar de em termos de cosplay os criterios serem os mesmos, sao diferentes 'visualmente' (desculpem senao faz muito sentido mas é-me dificil explicar ^^')

Aquela distinção que ja se fez entre fatos de grande porte vs fatos simples é algo que se tem que estudar profundamente. É um factor que depende muito dos criterios que forem para a frente, mas na minha opinião a distinção de ambos é importante pois torna-se muito dificil cobrir com regras a falha que é basicamente se dar a vitoria a fatos mais pomposos. Tomemos com exemplo dois cosplayers que estao espectacularmente incharat, um ta a fazer cosplay de Yoshitsune de Genji(personagem com armadura samurai, duas katanas, grande porte) e o outro esta a fazer cosplay de Saito de Zero no Tsukaima (roupa casual so com uma espada medieval,'simples' ). Acho que é logico quem ganha aqui.

Logo, se conseguissem criar 4 categorias (2 para masc. e 2 para fem.) era ideal. E porque nao com os 4 vencedores ja decididos, decidir-se o grande vencedor masculino e feminino atraves de uma skit? (podiam ate permitir a entrada de outros cosplayers para auxilio dos vencedores pois skits sozinho parece-me impossivel)

De inicio parecem-me ideias estas 4 categorias (senao for possivel ter tantas, que nao se distinga entao feminino e masculino, pois como disse os criterios sao os mesmos portanto é mais facil a decisao...).

Ha que pensar em mais tarde introduzir tambem a modalidade de cosplay de grupo pois como ja se vem a verificar nos eventos (ate atraves das threads no anipt), é uma categoria do cosplay em portugal muito explorada pelos participantes. Que se note que esta tem que ter regras especificas adjacentes a ela.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

[move]testamento                                  testamento                                testamento

[/move]

Devo dizer que discordo completamente com essa dos cosplays masculinos e femininos e passo a explicar porquê:

Eu era o único rapaz da categoria avançada do FIBDA do ano passado. (ainda que por erro da organização) Estava a competir com a Leo de Queen Esther, a Sakura daquela Sakura que não sei qual era mas era grande, etc.

Percebem?

Se houvesse masculino e feminino eu já tinha ganho aquilo sem merecer minimamente porque não era fato para estar numa categoria avançada, muito menos ao lado daqueles cosplays de brutalidade enorme.

Quanto à "epá o júri fica sempre caído pelas pernas das meninas de 15 anos : < ": Err O júri atribui mais prémios a raparigas porque simplesmente há mais raparigas a fazer cosplay e não porque têm pernas, os rapazes também têm e também há muitas juízas. O Midori era composto por duas juízas e três juízes, o Photoshoot penso que seja um júri totalmente feminino, etc. Se formos por aí, então elas também dão prémios aos rapazes porque são giros e têm pernas? Duvido que a parcialidade possível venha do sexo ou não dos cosplayers, acredito que vem muito mais por amizades e etc, quando há (E acredito piamente que ainda não estamos em casos alarmantes deste tipo de coisas em Portugal)

~

Voltando à bela discussão dos fatos manufacturados e comprados:

O problema que se põe em Portugal é que os fatos comprados são, maioritariamente, comprados/oferecidos a outros cosplayers (passo a citar por exemplo e abertamente, O Cloud) que muitas vezes têm o trabalho e não levam crédito porque os cosplayers que os compram/recebem de borla não querem e afirmam que foram eles a fazer o cosplay. Não foi o caso do FUPO, mas foi o caso do FIBDA e de outros eventos que tal. Lembro-me que até andaram a brincar no tópico do FIBDA com essa coisa de não se conseguir saber se foram eles que fizeram o fato ou se foi o Zé Amigo, percebem? Quando temos um gajo que vai de Akatsuki impermeável vê-se logo; Ebay! Mas quando vai com um fato feito por um cosplayer amigo, como é que se sabe? Como é que se chega lá? Não chega.

E não me venham com a das filmagens porque nenhum cosplayer iria ficar horas a filmar-se a fazer fatos, é desmotivante e ridículo!

A única coisa que faria sentido nesta categoria era abolir fatos que se visse mesmo vertiginosamente que eram comprados ou seja, impermeáveis, tecidos que os fatos mais feios do Ebay gostam muito de usar, embora haja lá outros que nem tanto. E imaginando que se criava um sistema quase infalível para apanhar pessoas que não manufacturam na totalidade o fato? Okay. Giro. E passávamos a ter quantos cosplayers? 3? 4?

Eu como cosplayer, não faço a parte de costura maior, porque não sei, mas dou todas as indicações possíveis de como quero essa parte feita e qual é a sua maneira correcta, e tudo o que não é costura, faço eu mesmo. Ex: Máscara do Cross, Grave of Maria ou caixão gigante, lol (D Gray Man) Chapéu da Akatsuki, anel do itachi (naruto) e sim, acho que fui o único cosplayer de Akatsuki que não comprou o anel mas deu-se ao trabalho de pintá-lo à mão, etc.

Devo ser retirado dos concursos porque não sei coser? Não faz sentido.

~~~~~~~~

Já que tou numa de testamento, até vou ler o post inicial do Spawn mas antes deixem-me provar a diferença entre fatos:

EXEMPLO 1: Fato de grande Porte vs Fato de pequeno Porte:

http://www.animeportugal.net/galeria/displayimage.php?album=669&pos=59 (wow, Grande Porte)

vs

http://www.animeportugal.net/galeria/displayimage.php?album=669&pos=108 (Pequeno porte, Apenas o Ryu, não liguem ao Light)

Ambos bem feitos, certo? A qual davam o prémio? O Ryu é muito mais fácil de ficar fiel do que o Nightmare, certo? dá muito menos trabalho, right. É correcto que seja assim? Ou que se dê ao Nightmare só porque dá mais trabalho e o publico entenderia mais facilmente?

Aqui está o cherne (cerne) da questão!

Exemplo 2: Grande porte vs Grande Porte

http://www.animeportugal.net/galeria/displayimage.php?album=602&pos=89

(Apenas o Judge, Moogle - Masculino)

VS

http://www.animeportugal.net/galeria/displayimage.php?album=676&pos=61 (Omg, BBQ! Leo - Feminino)

Vêm? aqui está um concurso misto entre grande porte que, quanto a mim faz muito mais sentido,  não acho que seja o género que influencie, até porque nenhum destes dois acima tem pernas à mostra.

Exemplo 3: Pequeno porte vs Pequeno porte

http://www.animeportugal.net/galeria/displayimage.php?album=676&pos=46 (Sim, Naruto akatsuki etc)

VS

http://www.animeportugal.net/galeria/displayimage.php?album=727&pos=14 (K-On, Ritsu que não está mal, deve ser iniciante!)

E aqui? Não está claramente definido? Iam dar o prémio à rapariga por ser rapariga? Por amor de Deus, ai até eu mandava a organização para as birras : <

Outra coisa que notei na minha estadia a ver pessoas em Carnaval fora de horas: As raparigas por vezes esmeram-se MUITO mais que os rapazes e têm mais amor ao fato, daí que não saem narutos com cosplays brilhantes / naruto do loft, L's lolantes e outras coisas engraçadas que vamos vendo por aí do lado masculino. Tive pena de não ver na galeria o cosplay do Kira/Gozu no FIBDA mas estava awesome também :) e é rapaz.

~~~~~~~~~~~~~

Vou passar agora então ao post do Spawn;

O dossier seria composto ( e aqui já estou meramente a divagar, pois não estou muito dentro da realização dos fatos ) por facturas dos materiais comprados, uma descrição técnica da elaboração do fato organizada por tópicos, fotografias do processo, etc.

Como dito acima, nem penses. Não ia resultar, é desmotivante e ninguém ia ter paciência pra procurar facturas uma por uma a ver se correspondia, anyway, o caso que eu disse iria continuar a repetir-se. O zé amigo faz cosplay para a Berta Manela e dá-lhe as facturas, processos e etc e ela afirma que é dela porque o zé amigo é amigo. O cosplay é dela. "Prova lá que não"™.

Isto ia fazer mais problemas, chatices e demoras para reduzir o9k% o número de cosplayers participantes, até porque noto que os novos têm muita tendência a ir com roupa comprada e modificada ou adaptada.

E já agora, SpawnVonRipper, fizeste cosplay de Squall no Animatosinhos, certo? Afirmas ter feito tudo na integra? especialmente em costura? nada foi comprado / adaptado / pedido / ajudado? Foste tu sozinho que fizeste tudo? Se foste, Kudos então.

Qualidade do fato - Engloba o tipo de tecido, pormenores como os acabamentos,etc, cores, Proporcionalidade do fato (ja se sabe que se uma personagem tem 1,80 e a pessoa tem 1,60 o fato vai ter que ser ajustado ao corpo), etc etc etc hehe

Plenamente de acordo, totalmente e hipermegari-fixemente sim. Como disse, no FUPO havia um naruto com tecido que parecia setim, um laranja brilhante que parecia que tinha saído da discoteca. FFS. lol. até acho parvo por outro lado, aquele tecido foi certamente mais caro que o laranja suposto. x: GG.

Aparencia com a personagem - Fisionomia ( esta parte la esta, nao sei se devera valer tanto ate porque ha personagens que para ser-se igual e tipo impossivel..xD), Cabelo, olhos, Um sorrisinho ou uma carinha kawaii se a personagem assim a tiver... hehe

Isto dava um tópico sozinho de discussão.... é assim, quanto a mim... É como foi dito pela rapariga cujo nick já não me lembro mas era antiga nisto, depende do Feeling da personagem e não da fisionomia. Se tiver uma sei lá, Edea de FFVIII gorda mas que transmita o feeling, se ponha como a personagem, tenha a sua pose, o seu carácter, enfim.. O feeling da Edea, acho que sim, totalmente. Tivemos uma Edea awesome em Portugal e em tamanho era pequena mas ajustou o fato muito bem e transmitia muito o feeling da personagem.

Agora podes ter um Sephiroth grande, corpulento, com cabelo gigante descolorado para nem usar peruca e depois põe-se aos "NYA caramelldansen" por aí. Ficamos todos "oh shi-" e o público "que palhaçada."

É isto que acho importante.

Acessorios/Items que a personagem possui (Desde ja digo que eu por exemplo valorizo tremendamente esta parte...sou um weapon freak...gomen! xD) - Se uma personagem usa arma, bastão, um livro que tem sempre, etc convem que o usem durante o cosplay...Nao vale a pena vir-se com tretas que ah e tal a personagem tambem nao anda sempre com arma..xD Tipo a menos que seja tremendamente irrealista, acho que tudo se pode fazer.E levar a personagem completa so mostra o trabalho e empenho! E para as fotuchas sem arma basta so pousa-la ne? Aumenta ate as poses possiveis em foto, e portanto ate se fica com uma galeria desse cosplay mais completa! 8D Alem de isto tudo levar um objecto que a personagem sempre usa ou ate com que teve cenas hilariantes por exemplo so ajuda a tar mais in charat! hehe

Certo, concordo a 100%. Qualquer objecto da personagem tem que estar presente no cosplay.

Atitude - O que a megumi-chan tem dito...o representar bem o seu papel! Fazer as poses, reagir como a personagem, digamos ser ela! Mas tambem vamos a ver que nao é suposto (pelo menos eu acho) que esteja-se um evento inteiro incharat! Coitado de quem fizesse de L ou de deixa ca ver...Nunally... hehe' Agora é conveniente que nas alturas importantes e se andar um juiz a rondar e tal causar boas impressoes é uma muito boa ideia! xD

Nim~.

A atitude referida pela megumi está intrínseca ao feeling da personagem e passo a demonstrar L's que fizeram bem o papel:

http://www.animeportugal.net/galeria/displayimage.php?album=544&pos=51

Epá, este panasco até andava descalço. Fucking awesome não? No meio do parque das nações? É que os L's do AMMEN, Anipop, FIBDA, etc andavam em espaços fechados e até alcatifados e andavam com ténis da adidas, nike, lol, etc.

BTW, este foi o 1º cosplay do Mordis. Para 1º cosplay gostava eu de ver um décimo do que ele fez em muitos que já vão no 4º ou 5º e com uma personagem simples e batida como o L ... ;)

Mas não ficamos por aqui;

http://www.animeportugal.net/galeria/displayimage.php?album=642&pos=224

Calçado, okay. Mas ainda assim, este gajo teve ali uma data de tempo a "emar" como o L, lá em cima. Capta ou não capta o L em si? Perfeitamente.

Apresentação em palco (vai um bocado de encontro ao anterior mas é diferente) - Preparar um conjunto de poses, uma skit, pedir ajuda ao publico na apresentação e/ou interagir com ele atraves de acçoes que a personagem faria ou atitudes que teria, parece-me ser totalmente benefico ao cosplayer em dar um maior apoio ao seu fato e a sua representação do personagem!

Sim. No Midori tentamos promover ao máximo os skits e não é só porque "no brasil também é assim" mas porque visualmente torna o concurso muito mais engraçado e apetecível, sejamos sinceros. Alguns cosplayers tiveram alguma dificuldade a mais que outro a adaptar-se a esta mudança, mas dou-vos o exemplo do Grifo que entrou com alguma falta de conforto em palco e que fez ali um skit à senhor (@ Midori e penso que ainda não esteja online nenhum vídeo dele, mas há outros vários)

Para ja nao me parece que deva fazer parte da avaliação dum cosplayer pela falta de maturidade que ainda se vive na actividade. Ainda se fazem skits para a palhaçada e se feitas supostamente seriamente a qualidade das mesmas pelo que vi (confesso que nao muito, mas tambem poucas se fazem ^^') nao e a necessaria a uma competição de alto nivel. O que nao deve acontecer em caso de fazer parte da avaliação dum cosplayer, e se o premio final for a viagem ao japao e por consequente a participação na 'liga' mundial.

Não podia discordar mais, a mudança tem que ser feita se não nunca mudamos. Se nos deixarmos levar pelo que X pessoas mais infantis fazem, estamos lixados. Estamos na hora de mudar umas coisas e melhorar o cosplay para quem o quer mais sério, certo? Então vamos a isso. Skits cómicos e Skits de palhaçada não são a mesma coisa, atenção!

O Foz tem sido, até agora, o mestre dos Skits engraçados, faz-nos rir bué com os skits dele e até  tens outros que seguem skits cómicos que ficam giros. Tens outros, especialmente miudas, cujo skit é linguado atrás de linguado ad infinitum. Isto sim, é skit de palhaçada quanto a mim. Ninguém saudável paga para ver irmãs a darem linguados mil vezes ao vivo (Sim, FUPO). Quanto aos skits cómicos, até tens bastantes disponíveis:

Cheetah Man @MyGames

http://www.youtube.com/watch?v=_-abIBE23Ow Cloud @Midori Fest

Grupo Naruto @Anipop 2007

Outra situação que gostava de deixar desde ja esclarecida é utilizar a linguagem original numa skit. Apesar de demonstrar que a pessoa estudou a personagem e sabe falar na sua linguagem, para alguem que esteja a avaliar essa pessoa e nada perceba da lingua, tanto faz e é ate bastante negativo por nao se saber se o que se diz esta correcto ou fiel. Acho portanto que se deve utilizar o portugues na apresentaçao ou ate mesmo ficar-se pelos gestos.

Não... Nem pensar!

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Apesar de estar por aqui há pouco tempo, não vou deixar de dar a minha opinião sobre os tópicos que têm sido levantados.

Concordo com quase tudo o que o Itachi disse.

Antes de mais, acho que não se devia "proibir" a participação a ninguém, por pior que esteje o fato, independentemente de ter sido comprado ou não, independentemente de em que lingua esteje o skit, etc. Qualquer um é livre de participar, mas claro, já se sabe que se vai com um cosplay terrivel, as chances de ganhar são nulas... ou já se sabe que se vê que é comprado, o juri pode desvalorizar isso na sua decisão...etc..

Factos comprados vs manufacturados

Já reparei que este é um dos pontos que tem suscitado maior discussão. Concordo que um facto manufacturado tem muito mais valor que um comprado. Acho que até aqui todos concordamos. Mas a questão de fazer o tal dossier também não sei se me parece muito bem.... Ora vejamos:

- Mesmo que o fato seja feito por nós, já viram o trabalho que dá fazer o tal dossier? Isso não pode ir desmotivar as pessoas?

- E se participarmos com um fato que já tinhamos feito em casa anos antes? O fato foi feito por nós....mas já foi há tanto tempo que já não é possível ir arranjar facturas ou provas de como foi feito..

- O fato foi feito pela nossa mãe (por exemplo). Ela vive connosco....podemos fazer o dossier que bem quisermos e dizer que fizemos tudo sozinhos... Isto é: provar que é manufacturado é mais ou menos fácil, provar que foi feito por nós, sozinhos, é impossível.

A linguagem dos skits..

Eu pessoalmente adorava ser capaz de fazer um skit todo em japonês...acho que era "o supra sumo" do skit... de qualquer forma, e infelizmente, não era capaz de o fazer lol Mas se soubesse fazer em japonês não gostava de ser proibida de usar essa língua no skit...acho que caia no ridículo saber e não poder fazer uso disso..

De qualquer modo todos usamos aquelas palavras que sabemos nos skits .. e acho que fica giro...

Fatos de grande porte / pequeno porte..

Percebo que seja irritante, quando fazemos um fatinho super giro..mas é de pequeno porte, e depois nos deparamos com alguém com a super espada / armadura e pensamos "pronto...já não tenho hipóteses.." Mas não sei até que ponto se devia separar... acho que um fato de pequeno porte/skit espectacular, a pessoa tar super in char, etc.... pode fazer perfeitamente com que um fato de pequeno porte ganhe um de grande porte...

E separar, como bem ja disseram, traz problemas de equilíbrio....se só ha 2 fatos de grande porte....well....

E depois como se faria a separação? só por ter feito uma espadinha já se torna de grande porte?

well ficaram umas ideias...

***

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Okay peço desculpa mas penso que ainda não me perceberam xD

Eu não disse que iam haver dois prémios. A minha proposta foi:

Duas categorias de fatos para...

1. Haver dois vencedores, o que acho dispensável para já.

2. Haver um vencedor da categoria pesada / leve e uma menção honrosa para a outra categoria.

Passo então ao desenho ilustrativo feito no bom instrumento de cosplay que é o paint. O qual todos amamos x)

avaliaaolol.jpg

Ps: Ya, tenho alto jeito. rofl.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Vou dar a minha opinião:

Fatos de grande porte / pequeno porte

Se houver skits, não acho isto de todo necessário. Para mim, um dos critérios de avaliação tem que ser Dificuldade/Complexidade do fato. O Fato não precisa de ser de grande porte para ser complexo e para ser bom. Além disso, como disse à uns posts atrás, Imaginemos que num concurso vão 50 pessoas:

10 pessoas com um fato de grande porte, a maior parte deles candidatos ao prémio de vencedor.

40 pessoas com fatos de grande porte, com nenhum deles a conseguir fazer frente a

Os melhores fatos estariam sem dúvida, neste exemplo, nos fatos de grande porte. Se dividisses esta categoria desta maneira, irias estar a dar um prémio ao melhor fato ( no geral ) e depois ao 11º melhor fato.

Mas é aqui que os skits entram. Os fatos do foz, que eu tive o prazer de ver, eram bastante simples e no entanto os skits que ele fez de certeza que lhe davam pontos extra. O de Cheetaman entrou muito bem no feeling do personagem. Naquele momento, ele era o Cheetaman.

Já que tanto gostam de falar do WCS, esta é a forma como eles classificam os cosplayers.

Performance (10 points): Relating to production of performance, creativity of

elements and entertainment.

Costumes (10 points): Workmanship, how faithful the costumes are to the

original Character

Faithfulness to story (5 points): How faithful is the performance to the story of the

original work and characters etc

O Fato é 40% da classficação! Os outros 60% estão na Performance e na Fidelidade em relação à história.

No primeiro ano da competição acho esta seria uma forma segura de começar as coisas:

-Melhor Cosplayer

-2º Melhor Cosplayer

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

avaliaaolol.jpg

Ps: Ya, tenho alto jeito. rofl.

Podes crer! Ta mesmo bonito! Importaste que imprima e faça um quadro po meu quarto!? xD

E os videos tao geniais! O do Cloud OMFG! Ia morrendo! x'DDDDDD

Agora a serio ^^

O meu cosplay de squall logicamente que nao foi feito na totalidade por mim! Tipo repara que as roupas do squall sao casuais logo nao fiz as calças, t-shirt, casaco e botas. Comprei estas roupas ou usei coisas que por minha casa tinha.

Agora todas as alterações que foram feitas foram home-made (quero com isto dizer que tudo o que foi manufacturado fui eu ou o meu pai que fizemos ^^') A gunblade por exemplo foi o meu pai que fez, sendo que eu tratei da pintura e do leao junto com a minha namorada (a Rinoa *.*). O pelinho foi comprado e cosido pelo meu pai ao casaco. Os cintos que estao a cintura foram comprados e alterados, os das pernas foram totalmente feitos, sendo que todos os cintos levaram com o meu trabalho ^^. Acessorios, estes pronto, foram comprados (tirando o griever da gunblade que foi feito pela Rinoa 8D).

Sry pelo offtopic mas vamo la. Eu nao tenho nada contra fatos mandados fazer a costureiras!!!! Eu ja expliquei varias vezes que estes tambem dao trabalho pois é necessaria uma constante prova dos fatos, explicações, e tambem o trabalho do cosplayer nalguns acessorios que possivelmente nao se podem comprar ou mandar fazer. Sou é totalmente contra a compra do fato completamente (EBAY). Alem da ma qualidade, nao exige nada ao cosplayer...

Tomemos como exemplo o meu cosplay, eu nao tenho jeito para costurar (alias nao sei, mas gostava de aprender!), mas no que pude, participei, alem de que estive constantemente presente na concepção do fato! Assim ninguem é obrigado a saber costurar, mas neste caso tentam fazer o melhor possivel dentro das capacidades de cada um e recorrer a um metodo que permita tambem o envolvimento do cosplayer na realização do fato.

Quanto a divisao das categorias. Itachi, a divisao entre masculino e feminino nao tem nada haver com sexismos/favoritismo. Foi como disse, acho que um cosplay feminino e um masculino sao diferentes portanto ha que distinguir. Claro que com os mesmos criterios nao da para haver ambiguidades... No 1º ano da liga uma categoria apenas de melhor cosplayer ta bom!

Agora quanto a grande porte(quando falo em grande porte nao me refiro so a  grandes! Eu tambem me refiro a ultra pormenorizados!!!) vs. fato simples so mesmo com Skits é que se conseguem equilibrar as coisas. Isto ou criterios como os do WCS (apesar de ser o mega evento que é, apenas 3 criterios ta fraquinho acho.Parece-me melhor especificar mais... ^^')

BTW o teu 'Não, nem pensar' Itachi referem-se as skits serem em portugugues ou a discordares da minha opiniao!? Desculpa mas nao percebi! -.-'

Shion, eu nao falei em proibir a linguagem japonesa, falei em perante juizes que nada percebam de japones o que digam nesta linguagem nao esta a ser entendido... Tal como disse uma skit toda em japones so demonstra qualidade mas se eu, por exemplo, fosse juiz podias chegar la e começares 'achers achers tufills untreins' que para mim nao percebia nepias ^^' Entendes?

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Esqueci-me de incluir na minha obra de arte que nesse caso especifico, como descrito, tinha ganho o cosplayer de pequeno porte e dava-se então menção honrosa ao verde (cosplay vencedor da categoria que perdeu ou seja, grande porte) e prémio ao de pequeno porte... e vice versa.

Isso do nem pensar era obrigar o pessoal a usar Português sempre para todos perceberem, até pq se o juri ficar a olhar para o skit com ar de parvo ficas logo com noção que não tão a perceber nada x:

Pelo menos é assim que acho que deve ser

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Esqueci-me de incluir na minha obra de arte que nesse caso especifico, como descrito, tinha ganho o cosplayer de pequeno porte e dava-se então menção honrosa ao verde (cosplay vencedor da categoria que perdeu ou seja, grande porte) e prémio ao de pequeno porte... e vice versa.

Isso do nem pensar era obrigar o pessoal a usar Português sempre para todos perceberem, até pq se o juri ficar a olhar para o skit com ar de parvo ficas logo com noção que não tão a perceber nada x:

Pelo menos é assim que acho que deve ser

E se ficares com a noção que nao tao a perceber nada fazes o que?! Dizes gomen e começas a falar PT de repente!? 0.o Bem nao leves a mal mas imaginar a situação fez-me rir! xD

Tipo é como disse falar japones so mostra esforço em encarnar a personagm mas entao temos que acrescentar mais um requisito na escolha de um juiz. Achas que podes fazer a avaliação correcta de uma apresentação constituida parcialmente por dialogo, numa linguagem que nao conheces? É como eu ver um filme russo sem legendas..posso dizer que tem umas cenas de acção muito boas e assim mas o plot fica no caraças ^^' Eu nao digo ser obrigatorio usar portugues (tal como expliquei a shion), cada um sabe de si, tal como nao é obrigatorio vires com um fato xpto...

Na minha opinião para se avaliarem Skits correctamente (pondo hipotese de se usar japones), precisa-se do pre-requisito de o juiz de conhecer a lingua, ou o texto previamente, o que nao me parece nada viável.

Mas ja que a ideia de falar das Skits partiu do Shini, o que tens a dizer dito cujo? 8D

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Ora bem, por onde começar...

Skits:

Na minha opinião deveriam de começar logo, é certo que portugal não tem tradição de tal, portanto tem de se começar a puxar pela mesma. Acho é que o mesmo não deveria logo começar com um peso enorme. Algo mais baixo que o normal e depois ir subindo ano a ano (até um certo valor claro), para deixarmos as pessoas habituarem-se e depois puxar-se cada vez mais por elas. Quanto ao falarem numa lingua ou noutra, isso deixa-se ao gosto da pessoa, é ela mesmo que decide o skit, pede-se é um certo nivel de "lealdade" para com a personagem (por exemplo, ter um nível de lingua igual ao dela), mas isto mesmo já é para os lados dos critérios.

Diário/Portfolio:

È assim, o que é certo é que isto praticamente que é um requisito para o WCS, todos os fatos de lá têm de ser manofacturados e ainda seguem mais umas quantas regras (não podem ser personagens de videojogos por exemplo). É exactamente a mesma posição quanto aos skits, se não começarmos a puxar agora pelas pessoas, vai custar bastante. O grau de detalhe do portfolio também pode ser algo escalar de ano para ano.

Critérios:

Sinceramente ainda preciso de pensar bem quanto a isto e portanto vou-me abster nesta secção.

Categorias:

Quanto a estas, só mesmo experimentando, o que é certo é que não há uma combinação vencedora e temos de ir andando ás voltas. Também é um assunto que não sei bem o que dizer quanto ao mesmo.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Bem, tentar contribuir sem tentar "empestar" as regras com o meu parco conhecimento cosplayesco.

Questão do diário do fato:

- vantagens: permite validar manufacturados vs "off the shelf" (não de uma maneira absoluta, obviamente. Mas já algo de "palpável" à liga para emitir um juízo. Não queremos chegar ao ponto de andar a tirar pessoas do palco porque a liga decidiu, durante a jornada, que o fato não cumpria as regras. É capaz de acontecer, mas planeia-se para ser evitado)

Implementação:

- escrevi atrás que fatos feitos posteriormente à liga não podiam concorrer. Sim, é um bocado parvo. Mas ou se faz desta forma, ou voltamos aos "bonus". Fato elaborado nesse ano, com diário submetido à liga = bonus.

Do lado da página/cms da liga: o cosplayer, quando se inscreve, inscreve-se como cosplayer apenas. Pode imediatamente submeter o seu diário (questão, o diário deveria ser público? Era muito fixe a nível de conteúdo para a liga mas... estraga o efeito "surpresa" do fato. Tornar o diário público no fim desse ano? nunca tornar público?)

Estrutura do diário: Blog entry, conteúdo possível: texto, imagens, videos.

Visibilidade: caso se decida que o diário deve ser secreto, apenas o staff da liga o pode consultar.

Caso seja publico, torna-se conteúdo do site.

O mais inteligente seria deixar o cosplayer decidir se quer que os diarios dos seus fatos sejam publicos....

Quando se inscreve para um evento/etapa da liga, indica qual o fato. Caso este já tenha diário apresentado, está validado como self-made para utilização na liga para sempre.

Caso o cosplayer indique o fato como self-made mas não tenha diário... problema. É de facto uma estupidez proibir fatos anteriores à liga de participar. Mas aí temos de recorrer à história dos bonus.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

@morg

Quanto ao ponto de revelar o diário, só após a pessoa ter feito o cosplay (para evitar estragar o elemento surpresa) e claro está, só se a mesma o quiser. O diário em si poderia ter um aspecto de portfolio (X número de fotos, comentários do cosplayer quanto aos aspectos de cada uma das fotos, etc). Videos acho um overkill enorme, não dá jeito pura e simplesmente e nem toda a gente tem equipamento decente para tal (mesmo que seja uma máquina fotográfica com tal função, a qualidade nunca se compara).

De momentos não sei o que comentar mais.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

X'a ver se apanhei:

- não criar categorias separadas por sexos.

- só entram fatos manufacturados (bonus se feito pelo próprio cosplayer?)

- a categoria "melhor cosplayer" implica fato (de acordo com os critérios) e skit (assumo 3 minutos, é o tempo que vejo referido em todo o lado...)

- separam-se grandes portes ou não?

Isto é o MÍNIMO considerado aceitavel, para os objectivos previamente discutidos da liga?

Resultados do primeiro ano, sem categoria de grande porte:

1 vencedor, "melhor cosplayer"

Com categoria de grande porte:

1 vencedor, categoria "peso pluma"

1 vencedor, categoria "preso na porta"

Caso se vá por separação de sexos, duplicam os vencedores.

PS.: especifiquem que o "grande porte" se aplica AO FATO, não quero que a liga incentive a obesidade juvenil.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

X'a ver se apanhei:

- não criar categorias separadas por sexos.

- só entram fatos manufacturados (bonus se feito pelo próprio cosplayer?)

- a categoria "melhor cosplayer" implica fato (de acordo com os critérios) e skit (assumo 3 minutos, é o tempo que vejo referido em todo o lado...)

- separam-se grandes portes ou não?

Isto é o MÍNIMO considerado aceitavel, para os objectivos previamente discutidos da liga?

Resultados do primeiro ano, sem categoria de grande porte:

1 vencedor, "melhor cosplayer"

Com categoria de grande porte:

1 vencedor, categoria "peso pluma"

1 vencedor, categoria "preso na porta"

Caso se vá por separação de sexos, duplicam os vencedores.

PS.: especifiquem que o "grande porte" se aplica AO FATO, não quero que a liga incentive a obesidade juvenil.

Não te aconselhava ainda a fazeres um apanhado das categorias, a discussão ainda anda bastante ai e não há o minimo consenso.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Manufactura

Outro processo que vi aplicarem em relação à manufactura dos fatos é:

Uma fotografia do fato incompleto ( ou seja, numa fase em que ele ainda está a ser feito ). Nessa mesma fotografia tem que aparecer o cosplayer.

Quem não conseguisse enviar a fotografia, podia participar na mesma na liga, mas não ficava habilitada ao Grande prémio ( isto se houvesse um 2º ou até terceiro lugar ).

Vantagem:

Evita a complicação de Diários complexos.

Desvantagem:

Uma pessoa que tenha o fato já feito de anos anteriores não o vai desmontar todo!

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Do lado da página/cms da liga: o cosplayer, quando se inscreve, inscreve-se como cosplayer apenas. Pode imediatamente submeter o seu diário (questão, o diário deveria ser público? Era muito fixe a nível de conteúdo para a liga mas... estraga o efeito "surpresa" do fato. Tornar o diário público no fim desse ano? nunca tornar público?)

Desculpem repetir uma segestão que ja dei , mas que me lembre ninguem comentou acho ^^'

O que dizem de com a autorizaçao dos devidos cosplayers (e respondendo a tua questao sobre a publicação dos diarios morg) criar-mos no site da liga uma pagina com tutoriais de realização dos fatos? Ajudava principiantes e ate mesmo pessoas ja no ramo, mas que secalhar nao intervêm tanto na realização do seu fato, e promovia a manufacura dos mesmos! Muitas vantagens nesta hipotese!

Apesar de todo o incomodo que um diario possa trazer a um cosplayer (desmotivação,nao ser facil), acho que ate se fazia um sacrificiozinho e ajudava-se a comunidade ne? ^^

Eu como cosplayer nao me importava de tirar umas fotos, porque realmente videos nao sao nada passiveis de fazer, tanto pela qualidade como pela facilidade em gravar enquanto se trabalha... Mas tipo um passo a passo com fotos nao e complicado... Ajuda-se a comunidade e ao mesmo tempo tenta-se (porque tal como o morg disse nao se evita totalmente) evitar fatos totalmente comprados.

Matar 2 coelhos com uma valente caçadeirada! xD

EDIT: Gostava ja agora que comentassem plz a minha proposta quanto a criterios para o juri avaliar o cosplayer ^^ E suposto propormos? Deixamos para a direcção da liga? Ou adopta-se os do WCS para nos irmos habituando!? Como disse apesar de esses serem os 'oficiais' parecem-me mesmo simplificados... ^^'

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Acho que a liga precisa de ser focada mais noutros aspectos e o mais isenta possivel. Não digo que seja uma boa ideia, mas acho que não deva ser aliada à liga.

Podem muito bem é fazer isso aqui no Anime Portugal já que é um dos locais mais visitados e frequentados da comunidade.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

A avó da josuéfa miguela faz os fatos, é avó. Tira foto para a neta, com a neta ao lado daquilo, a Josuéfa veste, wee. Faz fatos sózinha! provem lá que foi a avó.

O Josuando é o irmão da Joséfa e é o melhor cosplayer de alhandra. Tá no 1º lugar em Portugal também <3 Josuando sendo o melhor cosplayer faz um fato tão brutal como o seu e dá à Joséfa. Joséfa ganha porque ela diz que o cosplay é dela e tá na casa dela, com fotos dela, com as etapas todas descritas. O josuando é altruista e amoroso e dá também à criolina e à lolândria que são amigas da joséfa. Estas duas continuam a ganhar os próximos eventos porque têm tudo escrito e fotos com o fato incompleto e completo. Provem lá que foi o Josuando.

ya. Pois. Lixamos 80% dos cosplayers mas os espertinhos continuam a passar. :)

Outra:

CosNazee é fundada, a verdadeira polícia cosplayer. Persegue todos os rastos de boatos que fato x é feito pela avó ou pelo amigo ou pelo outro cosplayer. CosNazee expulsa e tira da competição todos os cosplayers que não têm ajuda e que têm alguém que costure a ajudá-los.

O Cosplay em Portugal será então divertido, 5 pessoas a dançar no palco. Amigas. Forever!

lol.

Continuo a achar que isto do portefólio não tem cabimento, todos têm ajudas, saber usar as ajudas e a arte de costurar de outro alguém também demonstra algum skill, se um dude enfiar uma pic qualquer e disser à costureira X "faz-m'um fato" ela vai fazer uma grandesíssima bosta, e  até às vezes dizendo tudo e mais alguma coisa sabe-se deus! tive essa experiência várias vezes com pessoas conhecidas :)

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

A avó da josuéfa miguela faz os fatos, é avó. Tira foto para a neta, com a neta ao lado daquilo, a Josuéfa veste, wee. Faz fatos sózinha! provem lá que foi a avó.

O Josuando é o irmão da Joséfa e é o melhor cosplayer de alhandra. Tá no 1º lugar em Portugal também <3 Josuando sendo o melhor cosplayer faz um fato tão brutal como o seu e dá à Joséfa. Joséfa ganha porque ela diz que o cosplay é dela e tá na casa dela, com fotos dela, com as etapas todas descritas. O josuando é altruista e amoroso e dá também à criolina e à lolândria que são amigas da joséfa. Estas duas continuam a ganhar os próximos eventos porque têm tudo escrito e fotos com o fato incompleto e completo. Provem lá que foi o Josuando.

ya. Pois. Lixamos 80% dos cosplayers mas os espertinhos continuam a passar. :)

Outra:

CosNazee é fundada, a verdadeira polícia cosplayer. Persegue todos os rastos de boatos que fato x é feito pela avó ou pelo amigo ou pelo outro cosplayer. CosNazee expulsa e tira da competição todos os cosplayers que não têm ajuda e que têm alguém que costure a ajudá-los.

O Cosplay em Portugal será então divertido, 5 pessoas a dançar no palco. Amigas. Forever!

lol.

Andas ca um artista! xD Realmente as tuas criações sao muito boas pa levar com elas ao acordar! xD

Ora bem nao é bem lixar. E tambem nao sei que exigencias\rigor tem que ter um diario de bordo mas se pudermos evitar situaçoes negativas acho por bem. Nem que nao fosse total. Quem é esperto ha-de continuar a passar e a arranjar artimanhas. Mas pelo menos temos um sistema e podemos dizer que fazemos o melhor para que a competição seja mais justa.

O interesse aqui é mesmo manter a manufactura dos cosplays, e no caso de ser familia ou costureira a fazer, a manufactura mantem-se. Eu ja disse que da minha parte estas ultimas hipoteses sao perfeitamente aceitaveis por envolverem o cosplayer no processo de criação.

Isso de seguir boatos nunca resultaria, tal como dar a hipotese de denuncias aos cosplayers. Acho que isto so ia fazer com que começassem a haver bufos e 'lançadores de falsos boatos', quando toda a investigação deve ser feita por parte da liga. Queremos pessoal focado em ganhar a liga e no seu fato, nao em como lixar o concorrente XYZ.

E tambem queremos promover a Skit ne? Repara que quem faz skits por vontade propria sao prai meia duzia ne? No entanto é uma exigencia que em principio se deve ter em conta, regardless o nº d pessoas que as faz. Tal como se pensa em skits acho que manufactura tem que ser outra exigencia a ser implementada (afinal de contas é um dos requisitos do WCS)

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais