Arquivado

Este tópico está arquivado devido a ser antigo. Para falares sobre o mesmo assunto, por favor cria um novo tópico.

Shinigami-san

[Liga de Cosplay?] Regras da Liga

143 mensagens neste tópico

Continuo a achar que isto do portefólio não tem cabimento, todos têm ajudas, saber usar as ajudas e a arte de costurar de outro alguém também demonstra algum skill, se um dude enfiar uma pic qualquer e disser à costureira X "faz-m'um fato" ela vai fazer uma grandesíssima bosta, e  até às vezes dizendo tudo e mais alguma coisa sabe-se deus! tive essa experiência várias vezes com pessoas conhecidas :)

E porque estamos a dizer que o fato tem de ser exclusivamente todo feito pela pessoa? Se fores a ler as regras do WCS (acho que daqui só eu e o shini é que lemos, eu só li as que estavam no documento do WCS da Australia, o shini não sei mas provavelmente terá lido mais), aceita-se ajuda de familiares e amigos, e aceitam até fatos comprados, desde que os mesmos tenham sido bastante modificados.

Claro está, tem de se apelar um pouco á boa vontade das pessoas também, mas enfim.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Por acaso ainda não tive paciência para ler o documento da Austrália mas se assim é, faz muito mais sentido. Um cosplayer já é um modelo (espera-se), uma pessoa criativa (para conseguir conceber um fato como deve ser), tem que saber pousar e como ser fotografado, que destaque dar ao quê, etc. Tem que saber algo de costura (a não ser que compre fatos) mesmo que não seja ele a costurar tudo, tem que saber fazer ajustes ao seu gosto, tem que saber fazer acessórios (quem os tem feitos por outras pessoas para mim perde tons do valor), etc.

Para quê ser picuinhas com isso do só fatos 100% costurados pelo cosplayer. Não faz sentido, cosplay não se resume a costura.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

É muito dificil uma pessoa provar que não foi a avó que fez o fato e que foi ela. E sinceramente, também acho que não tem problema nenhum que isso aconteça. Acho que o mais importante é distinguir o pessoal que compra fatos comprados e não se preocupa minimamente em os modificar ( como o DDDDC acerca do WCS ).

Quantas pessoas é que fazem 100% do seu fato aqui em Portugal? Além disso há fatos que não faz sentido serem todos feitos pela própria pessoa como é o caso do Squall que o SpawnVonRipper utilizou no Animatosas. Ele não ia fazer as calças e as botas, como é obvio lol. Pode as ter modificado como acho que fez, mas não podemos ser extremistas e pensar que só os costureiros é que devem/podem entrar na liga.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Acho que sobre este ponto é mesmo isso, banir os fatos mesmo comprados e que saltem à vista. Porque alguns saltam mesmo. Fatos de plá[email protected] que ainda agora alguém fez um tópico com a loja cosplaymagic que desconhecia mas que tem umas aberrações que saltavam logo À vista, estilo isto:

http://www.cosplaymagic.com/hamachco.html

ou

http://www.cosplaymagic.com/denoshryco.html

Ninguém normal da cabeça faz/compra isto mas caso hajam, então esses é que devem tirar-nos a dúvida sobre o fato.

Fora isso, os que fazem parcialmente ou totalmente ou até que modificam, para mim, estão todos no mesmo grupo.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Bem, espero que com isto não estejamos com ideias de cortar no diário/portfolio, o mesmo continua a ser essencial como preparação para coisas futuras e ajuda no facto de o fato ter sido logo todo comprado ou não (se tiver sido modificado, claro que haverá pics do original e das alterações que tenham sido feitas ao mesmo).

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Retirado das bases do concurso Cosplay do XV "Salón del Manga de Barcelona"

http://manga-xv.ficomic.com/images_9/Bases%20Concurso%20Cosplay%202009.pdf

Los disfraces deberán estar hechos a mano. No estan permitidos los disfraces prefabricados o de encargo. Los accesorios o partes prefabricadas pueden ser utilizados para la confeccion del traje por el participante. Dichos elemenos prefabricados sólo pueden ser utilizados si han sido modificados de forma evidente por el participante.

Como podem ver:

1º No caso do "Salon del manga de Barcelona" no concurso de cosplay não se solicita portfolio, só para os participantes que querem entrar no WCS, que é um concurso separado.

2º Os fatos tem que estar feitos a mão, o que não invalida a ajuda da irma, avo, ou quem quer que seja, o que não é permitido e comprar o fato feito, ou que ele seja feito por encomenda.

3º Acessórios prefabricados são permitidos sempre que visivelmente modificados. Acredito que este ponto faz mais sentido em casos nos que o cosplayer compra uma pistola de brinquedo, umas sapatilhas ou uma camisa e a modifica para parecer-se a necessária para o cosplay, ou similar.

Acho que apresentação de portfolio é muito pedir, há que incentivar a participação do cosplayer na concepção do fato, mas evidentemente a grande maioria vai precisar de ajuda. Simplesmente tentar evitar os fatos descaradamente comprados ou encomendados seria a meu parecer o caminho inicial por onde devia de caminhar a liga.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Concordo plenamente com as regras do concurso Cosplay do XV "Salón del Manga de Barcelona"

o portefólio alem de não ajudar/provar nada é desinteressante e um peso para o cosplayer que acaba por desmotivar. Não vale a pena... Quem quer continuar a intrujar e dizer que fez o cosplay que usa vai continuar, não é por aí que se acaba com isso.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Então quando quisermos passar para o WCS (como o Yot disse, aquelas regras são apenas as do salão), lá vamos ter de os fazer passar por algo que já os poderiamos ter preparado muito antes. Sinceramente, é assim tão dificil de no primeiro ano, pedirmos prai 5/7 fotos de progresso do fato e ir-se escalando por ai? Além de que ao contrário do que dizes Itachi, ajuda sim a ver as modificações que foram feitas e como sempre, preparação para o WCS.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Isto é uma situação de 'quem nao deve nao teme'. A meu ver, ja que parece que pedir um diario ao cosplayer é um excesso e mais nao sei que, ao menos que se peça um conjunto de fotos do desenvolvimento do fato. Não sao 10 fotos que estragam a vontade a alguem! Pessoal que vai para os eventos e usa a maquina que nem uma machine-gun nao tem probs ^^'

Ja que a liga promove a manufactura dos factos e o melhoramento do cosplay em Portugal esta tem que demonstrar esta situação nas regras e exigencias impostas certo? Portanto pedir aos cosplayers provas nao tem problemas nenhuns e alias se queremos realmente planear um futuro no WCS convem começar ja as preparações. Mais uma vez digo, costureiras, avozinha, tias pais seja quem for que eu saiba é manufacturado...Na descriçao do Yotsuya nao percebi a parte da encomenda, é contraditorio.

E já agora Itachi em que raio é que um portfolio é desinteressante? Que me digas que da trabalho ok mas desinteressante omfg...Alguem que passa uns 6 meses a trabalhar num fato nao me parece que uns textozinhos e uma foto a ilustrar incomode assim tanto. Mais uma vez digo: Preparação para o WCS (nao quero plagear a tuas palavras DDDC ^^')

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

O WCS como já foi dito não é o primeiro objectivo e não devemos centrar-nos à volta dele como se fosse Deus. Mas pronto se é por aí também não são meia dúzia de fotos e um lolfazestefato for dummies que me chateia enquanto cosplayer, seja então.

O meu ponto principal foi indicar que isso não é medida de segurança / prova nenhuma

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

O WCS como já foi dito não é o primeiro objectivo e não devemos centrar-nos à volta dele como se fosse Deus. Mas pronto se é por aí também não são meia dúzia de fotos e um lolfazestefato for dummies que me chateia enquanto cosplayer, seja então.

O meu ponto principal foi indicar que isso não é medida de segurança / prova nenhuma

Sim, o wcs nao é o primeiro objectivo, mas é um! E nem que nao fosse, fazer as preparações que fossem precisas o mais cedo possivel para entrarmos so traz beneficios.

Repara numa situação Itachi. A liga tem que se precaver contra qualquer tipo de reclamações que possam existir pos competição ou mesmo durante a mesma e qualquer desorganização que surja. Portanto criam-se regras. Junto com estas têm que existir um conjunto de medidas que demonstrem realmente que a liga fez o que tinha a seu alcance para aplicar estas regras e manter uma competição justa. Como ja foi dito o diario, ou seja o que for que se use nao é 100% cheatproof...nada é acho ^^' Mas é uma medida que so prova que a liga quer fato manufacturados.

Com o teu pensar desapareciam muitas leis porque nao previnem nada. Achas que por dizer algures que é proibido o porte de armas brancas eu deixo de usar uma navalha no bolso? Ninguem ve ou verifica o que tenho certo?

E agradecia tambem que nao usasses sarcasmos estupidos para o molho sim? Se para ti um diario é um lolfazestefato for dummies temos pena. Respeita as ideias porque daqui a pouco vens com alguma coisa e eu nomeio-a de Stupidfukinidea for retards e ficamos todos contentes ne?

Edit: Fiz mal a quote...gomen ^^

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

O WCS como já foi dito não é o primeiro objectivo e não devemos centrar-nos à volta dele como se fosse Deus. Mas pronto se é por aí também não são meia dúzia de fotos e um lolfazestefato for dummies que me chateia enquanto cosplayer, seja então.

O meu ponto principal foi indicar que isso não é medida de segurança / prova nenhuma

No fundo, até prova. Obriga a pessoa a ter que criar o fato, ela ou outro, mas na base, é um fato que tem de ser construido á mesma, o que acaba por interessar muito. É dificil de com algo do género provar que o fato foi totalmente/parcialmente feito por essa pessoa ou coisas do género, mas decerteza que fica garantido que o mesmo não foi comprado já pre-fabricado.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Para isso basta uma foto do processo, ou seja, do fato incompleto. Acho que o diário, para já, deve ser uma medida a evitar. Acho que complica e não facilita as pessoas envolverem-se no projecto. Além disso, como o Itachi disse, o WCS é um objectivo bastante distante para já. Um passo, de gigante, de cada vez!

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Para isso basta uma foto do processo, ou seja, do fato incompleto. Acho que o diário, para já, deve ser uma medida a evitar. Acho que complica e não facilita as pessoas envolverem-se no projecto. Além disso, como o Itachi disse, o WCS é um objectivo bastante distante para já. Um passo, de gigante, de cada vez!

Still, quereres saber se a pessoa modificou sequer o fato e só pedires uma foto é algo ridiculo.

E que tal fazer-se um apanhado do que se concluiu realmente até agora?[br]

Mensagem unida a: 19-10-2009, 17:34:51


Então, morreu tudo?

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Ora bem, parece que morreu! xD Sinceramente ja ca nao vinha prai a um mes e choca ver que estamos na mesma coisa! ^^'  Um apanhado era muito bom mas fazer o que? Um com propostas como no outro topico? tipo com as hipoteses para cada regra, foto do fato incompleto e do fato feito vs. diario?! Coisas assim?

Ou so um resumo da situação ate agora? Acho que por aqui ainda nao se fez nenhuma proposta digamos oficial e bem estruturada...

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Eu falei mas ninguem me respondeu. O meu interesse manteve-se sempre alto, mas não vi mais ninguém interessado em dialogar.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Eu falei mas ninguem me respondeu. O meu interesse manteve-se sempre alto, mas não vi mais ninguém interessado em dialogar.

É por isso que não respondeste desde dia 19 apesar de eu te ter perguntado aquilo?

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Estou no ultimo ano de curso. As ultimas semanas têm sido impossiveis a nivel de trabalhos.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Isto era o que eu tinha. Não está obviamente finalizado e precisa de trabalho:

Regras da Liga de Cosplay

A Origem do Cosplay deve ser: Anime, Manga, Videojogos, Cultura Japonesa ( J-rock, Maid, Lolita, etc ) e Original Characters???.

A performance do Cosplayer não deve demorar mais de 2 minutos. O Cosplayer tem um minuto extra para preparar o palco. Se a performance exceder o tempo limite, o Cosplayer será penalizado.

A Liga deve ser informada de antemão sobre o número de pessoas que irão entrar em palco.

Ao participar na liga, todos os direitos de imagem do Cosplayer ( notícias, cartazes, fotografia, video ) pertencem à liga.

Candidatura

Requesitos:

-Uma imagem da personagem que está a ser ( imagem do personagem, não da pessoa que o está a representar. ) Essa imagem será usada na apresentação do Cosplayer ao público, durante o evento. A imagem será também usada para que o juri possa comparar a fidelidade com o personagem e os detalhes do fato.

-Uma imagem do processo de criação do Cosplay. A fotografia deve incluir o fato numa fase incompleta e é a prova que o fato não foi comprado. A imagem do fato incompleto deve incluir o Cosplayer.

Caso estes 2 requesitos não sejam completos, não serás impedido de entrar no concurso mas não poderás ganhar o prémio principal.

-Após o registo, irás receber um email com a confirmação da inscrição.

Regras gerais

Não é permitido:

-Nada que possa magoar os outros cosplayers, staff ou alguém que esteja a assistir ao concurso.

-Linguagem ofensiva, comentários xenofobos e racistas não serão tolerados.

-Nudez não é permitida na Liga de Cosplay. O evento é frequentado por menores de idade e por isso não é permitido nada chocante. Se um fato for considerado demasiado revelador, não poderás participar na competição.

Armas

Todas as armas devem ser apresentadas ( no local tal tal tal ) aquando da entrada do Cosplayer no evento. A não apresentação das armas para inspeção ( mesmo as consideradas inofensivas ) pode resultar na anulação da inscrição ou até na expulsão do recinto.

-Se a organização considerar que uma arma é inofensiva, poderás transportá-la pelo recinto do evento. Como prova, ser-te-á dada uma autorização por escrito. Se uma arma for considerada ofensiva, ser-te-á retirada, armazenada e entregue aquando do concurso.

-Armas verdadeiras, metálicas ou qualquer objecto considerado perigoso não serão permitidas dentro do recinto do evento. As armas serão confiscadas e devolvids no fim do evento. Se a situação se agravar a pessoa poderá ser expulsa do evento e as autoridades poderão ser notificadas.

-Skates, Patins ou outro tipo de equipamento sobre rodas não pode ser usado no recinto do evento.  Podem ser trazidos para o evento desde que a organização do evento assim o autorize. Ser-te-á dada uma autorização por escrito.

Entre as armas consideradas perigosas estão:

-Laminas ou armas afiadas e aguçadas, como por exemplo espadas, facas, machados, etc.

-Armas incendiárias ( algo que faça chama, faísca ou explosão )

-Armas que disparem projecteis ( desde armas reais a armas de plástico )

-

Avaliação

Qualidade, Dificuldade e Fidelidade/Parecença

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais
A Origem do Cosplay deve ser: Anime, Manga, Videojogos, Cultura Japonesa ( J-rock, Maid, Lolita, etc ) e Original Characters???.

A performance do Cosplayer não deve demorar mais de 2 minutos. O Cosplayer tem um minuto extra para preparar o palco. Se a performance exceder o tempo limite, o Cosplayer será penalizado.

A Liga deve ser informada de antemão sobre o número de pessoas que irão entrar em palco.

Ao participar na liga, todos os direitos de imagem do Cosplayer ( notícias, cartazes, fotografia, video ) pertencem à liga.

Quanto a este ponto, diria que o mais duvidoso seriam as OC, J-rock, Maid, Lolita, etc. Na minha opinião as OCs não deveriam entrar, dunno quanto ao que achas.

Candidatura

Requesitos:

-Uma imagem da personagem que está a ser ( imagem do personagem, não da pessoa que o está a representar. ) Essa imagem será usada na apresentação do Cosplayer ao público, durante o evento. A imagem será também usada para que o juri possa comparar a fidelidade com o personagem e os detalhes do fato.

-Uma imagem do processo de criação do Cosplay. A fotografia deve incluir o fato numa fase incompleta e é a prova que o fato não foi comprado. A imagem do fato incompleto deve incluir o Cosplayer.

Caso estes 2 requesitos não sejam completos, não serás impedido de entrar no concurso mas não poderás ganhar o prémio principal.

-Após o registo, irás receber um email com a confirmação da inscrição.

Aqui diria que o ideal seria mais do que uma imagem de referencia se possivel

pois muitas das vezes torna-se mais fácil de verificar a fidelidade se tivermos imagens de angulos diferentes, no entanto, há certos fatos e quês que só têm uma imagem, portanto não deveria ser obrigatório apresentar mais do que uma. Quanto ao resto, concordo.

Regras gerais

Não é permitido:

-Nada que possa magoar os outros cosplayers, staff ou alguém que esteja a assistir ao concurso.

-Linguagem ofensiva, comentários xenofobos e racistas não serão tolerados.

-Nudez não é permitida na Liga de Cosplay. O evento é frequentado por menores de idade e por isso não é permitido nada chocante. Se um fato for considerado demasiado revelador, não poderás participar na competição.

Nada contra aqui, depois é que terá de ser dado exemplos do que é considerado demasiado revelador para ninguém apanhar uma surpresa de ultima hora.

Armas

Todas as armas devem ser apresentadas ( no local tal tal tal ) aquando da entrada do Cosplayer no evento. A não apresentação das armas para inspeção ( mesmo as consideradas inofensivas ) pode resultar na anulação da inscrição ou até na expulsão do recinto.

-Se a organização considerar que uma arma é inofensiva, poderás transportá-la pelo recinto do evento. Como prova, ser-te-á dada uma autorização por escrito. Se uma arma for considerada ofensiva, ser-te-á retirada, armazenada e entregue aquando do concurso.

-Armas verdadeiras, metálicas ou qualquer objecto considerado perigoso não serão permitidas dentro do recinto do evento. As armas serão confiscadas e devolvidas no fim do evento. Se a situação se agravar a pessoa poderá ser expulsa do evento e as autoridades poderão ser notificadas.

-Skates, Patins ou outro tipo de equipamento sobre rodas não pode ser usado no recinto do evento.  Podem ser trazidos para o evento desde que a organização do evento assim o autorize. Ser-te-á dada uma autorização por escrito.

Entre as armas consideradas perigosas estão:

-Laminas ou armas afiadas e aguçadas, como por exemplo espadas, facas, machados, etc.

-Armas incendiárias ( algo que faça chama, faísca ou explosão )

-Armas que disparem projecteis ( desde armas reais a armas de plástico )

Nada contra aqui também.

Avaliação

Qualidade, Dificuldade e Fidelidade/Parecença

Aqui estou mais em duvida quanto à dificuldade, pois irá depender do peso do mesmo.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais