acestorm

Artes Marciais

163 mensagens neste tópico

No tempo dos samurais o conjunto de artes marciais Japonesas chamavam-se Bujutsu, e estas eram talhadas para matar e para grandes guerras, por isso é que em vez de Iaido tinhas o Iaijutsu, com a terminação jutsu. Mas com o final dessa era as artes marciais deixaram de ser necessárias para a guerra, e passaram mais a ser utilizadas como defesa pessoal, ou seja sofreram uma alteração no modo de ensinamento, e com isso em vez de o conjunto das artes marciais japonesas se chamarem Bujutsu, passou-se a chamar Budo, e por isso por exemplo o Iaijutsu passou a ser o Iaido com a terminação do. Concluindo o Budo é o Bujutsu da nossa era ;) 

ha ok, eu sabia que nos tempos de paz substituiram o Jutsu(arte) por Do(caminho), mas não estava a associar de momento... Obrigado pelo esclarecimento  ;)

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Eu sou judoca...cinto azulinho heheh

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Eu sou judoca...cinto azulinho heheh

Eu tambem tenho cinto azul mas é em Kenpo XD

[br]

Mensagem unida a: 26-07-2010, 17:21:04


Há, esqueci-me de dizer uma coisa... No sábado fui ter o meu 1º treino de Iaido, no Iaido Clube de Lisboa (Zenshikan Dojo) e só tenho a dizer que foi óptimo, as pessoas sempre educadas e prontas a explicar e a corrigir os nossos erros, podem achar que sou maluco, mas, consegui sentir mesmo uma grande aura de esprito marcial... A quem gostar de praticar com a Katana aconcelho vivamente a experimentarem  ;)

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Boas Afonso..  ;D

Mas com o final dessa era as artes marciais deixaram de ser necessárias para a guerra, e passaram mais a ser utilizadas como defesa pessoal

Não confundir Budo com defesa pessoal!! Nada a ver!! bujutsu aí sim é capaz!! Budo não tem nada a ver com lutas e muito menos com competiçao llolll!!! Budo+competiçao= Foste burlado!!!

O budo como principio filosofico apareceu no japao por volta de 1400 d.c. , pelos registos que existem.

Só não se chamava Budo ainda!! Existem escolas dessa epoca ainda em funcionamento hoje, que apesar de serem consideradas Bujutsu, practicam sobre uma filosofia de Budo, no entanto estas têm e perservam todo um manacial de conhecimentos que nem nos passam pela cabeça eheh !! Não é Iaido pa!! Os que fizeram Iaido são os chamados "ninjas" que vao aprender nas escolas antigas uns tempos e depois saem para fundar suas proprias escolas!! esquecem-se que aprenderam cerca de 1% daquilo que deviam ter aprendido antes de ensinarem!!  Mas claro é legitimo isso e quem gostar excelente!! nada contra!!

ou seja sofreram uma alteração no modo de ensinamento, e com isso em vez de o conjunto das artes marciais japonesas se chamarem Bujutsu, passou-se a chamar Budo, e por isso por exemplo o Iaijutsu passou a ser o Iaido com a terminação do. Concluindo o Budo é o Bujutsu da nossa era ;) 

Ok mais ou menos!! As artes japonesas não se passaram a chamar Budo!! Alguem criou o Budo, mas este não substituiu nem acabou com o bujutsu!!! Alias no Japao existem muito mais escolas de bujutsu do que de Budo!

O sistema de ensino não foi alterado!! O sistema de ensino foi feito da maior parte dos budos foi feita por pessoas sem um conhecimento profundo do bujutsu!! por isso inventaram mais exerciciosde sua parte, mas isto todos os professores fazem hoje em dia loll!! Por isso se queres saber mesmo o que é Jo, viaja e escolhe uma escola boa!! ha centenas no japão!!

Em relação a um post anterior!!  Vês se o Jodo em portugal é bom pelos resultados em campeonatos???? Ok!!! Mas este topico acho que é sobre artes marciais não sobre desporto! Campeonatos??? LOLL!!

Não se trata de deitar abaixo os portugueses nem o que se faz por cá!!Tas aqui tas a dizer que em Portugal fazem-se telenovelas espectaculares!! Trata-se simplesmente de ver as coisas com realismo e não deixar iludir com premios e campeonatos e tal e coisa LLOLL!! Se eu quiser invento a minha arte marcial, faço a minha propria associaçao mundial, faço uns campeonatos e posso dizer com toda a legitimidade que sou campeao do mundo!!EEisshh brutal!!

Ha muita coisa boa em portugal e de muito bom nivel, mas com isso ninguem se preocupa paa!! Basta ires por ai pelo país fora e ves que aquilo que merecia valor e reconhecimento ta a cair de podre e a morrer!!

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

eu sei, é um estilo de luta mas fica sabendo que com isto aprende-se muuuuuuuuuuuuuuito ^^

bom talvez ate se aprenda de mais, pois eu pratico kick boxing e nao me vejo a praticar Vale tudo, e perciso ter c****** e muitos anos de treino

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Eu dei um explicação breve, sei que foi muito incompleta, mas não queria escrever um testamento. De qualquer modo obrigado por explicares melhor e de forma mais elaborada esse assunto.

Em relação a um post anterior!!  Vês se o Jodo em portugal é bom pelos resultados em campeonatos???? Ok!!! Mas este topico acho que é sobre artes marciais não sobre desporto! Campeonatos??? LOLL!!

Não percebi esta frase mas pronto...

Por este testo aposto que praticas Aikido não?

Em relação ao final do teu post não percebo qual é o teu raciocínio...o único objectivo que eu vejo é deitar abaixo os resultados que obtivemos, mas sinceramente não vejo o porque disso.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

eu quero so dizer que adoro o gajo a fazer aqueles movimentos todos trunkas :D sempre adorei este tipo de ginastica! Mas muitos saltos e bla bla bla nao sao propriamente fulcrais para um combate ou mesmo para defesa pessoal, ataques rapidos e decisivos, fortes tambem tem a minha maior auto-estima, embora adora-se conseguir fazer o que esse gajo faz! *.*

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

eu quero so dizer que adoro o gajo a fazer aqueles movimentos todos trunkas :D sempre adorei este tipo de ginastica! Mas muitos saltos e bla bla bla nao sao propriamente fulcrais para um combate ou mesmo para defesa pessoal, ataques rapidos e decisivos, fortes tambem tem a minha maior auto-estima, embora adora-se conseguir fazer o que esse gajo faz! *.*

tens toda a razao, aquilo deve impor respect  xD

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Em relação a um post anterior!!  Vês se o Jodo em portugal é bom pelos resultados em campeonatos???? Ok!!! Mas este topico acho que é sobre artes marciais não sobre desporto! Campeonatos??? LOLL!!

Não percebi esta frase mas pronto...

Por este testo aposto que praticas Aikido não?

Sim practico Aikido , já o tinha dito muito cedo neste tópico!! Mas também practico jujitsu brasileiro por isso não é por ai que deves dirigir o teu raciocinio!! Adoro treinar jujitsu é "excelente para o ego" é muito práctico mas não é uma arte marcial eheh!! Nem vale a pena comparar!! Uma coisa é desporto outra coisa é arte marcial!! Competição e arte marcial é tipo agua e azeite, não se misturam!! Não te podes desenvolver em artes marciais com competição lloll!! Por exemplo os monges shaolin quiseram ter uma forma de competição!! Mas porque não usam eles em competição as tecnicas de shaolin? Porque criaram o Sanda ( kung fu competiçao) ? Percebes onde quero chegar? Competiçao anula espirito marcial!!Competição é show! Por isso se eu entrasse num ringue, deitava o Aikido ao lixo e seguramente com o jujitsu ja teria uma basee excelente para passar bem dentro do ringue!! Quanto as ruas, aí não duvides que o Aikido ta noutro campeonato eheh!! nem pensava em jujitsu!! 

No Jo e no Ken é a mesma coisa.. Kendo nao tem nada a ver com espada japonesa nenhuma!! Kendo tem a ver com shinai... e por ai fora..

Atençao não quero criticar o Kendo nem por nada!!! É um desporto excelente completo( se bem que um pouco assimétrico) mas muito saudavel a nivel de corpo/espirito!!!

Desculpem la o testamento, mas quando se trata de falar de artes marciais paaa... deixo -me levar lololl!

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

eu sei que no kendo eles usam shinai para treinar, mas aquilo nao serve para treinar o manuseamento da espada? sempre achei que sim ! ???

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

eu sei que no kendo eles usam shinai para treinar, mas aquilo nao serve para treinar o manuseamento da espada? sempre achei que sim ! ???

Same here  :o

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Quando treinei Kumdo (arte marcial Koreana equivalente ao Kendo) o shinai servia para combates dado que é uma arma que aleija menos que o bokken, com o qual se treinava a técnica pois tem um peso e forma mais aproximados à espada.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

O Vale-Tudo é de facto um estilo de luta eficaz mas não se esqueçam que Artes Marciais para álem do fisico tem outros aspectos como a disciplina, a dedicação e coisas assim XD

Penso que isso tambem é importante  ;)

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

O Vale-Tudo é de facto um estilo de luta eficaz mas não se esqueçam que Artes Marciais para álem do fisico tem outros aspectos como a disciplina, a dedicação e coisas assim XD

Penso que isso tambem é importante  ;)

e pois, nas artes marcias treinas tbm a parte psicologica, enfim diferent things ^^

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Pois, agora é só sperar que a Shurayukihime apareça por aqui a ver se me pode dar alguns conselhos ou assim O.o[br]

Desculpa ter chegado um bocado tarde Shini, mas fiquei contente com que ainda assim tenhas passado no Zenshinkan: não há nada como simplesmente ir a um dojo e ver se é isso que pretendemos e se gostamos do espírito das pessoas que aí treinam.

Afonso, a explicação da diferença entre Bujutsu e Budo dava páginas inteiras ou mesmo um livro muito polémico com o qual nunca ninguém concordaria por inteiro, mas este resumo que fizeste até está bastante bom tentando manter as coisas relativamente breves e simples. É só preciso ter cuidado com uma coisa: não dar a entender que o Budo substituiu o Bujutsu, pois ambos existem hoje paralelamente e, por uma vez, tenho de concordar com o Zaitoichi:

As artes japonesas não se passaram a chamar Budo!! Alguem criou o Budo, mas este não substituiu nem acabou com o bujutsu!!!

E felizmente que ainda há pessoas que praticam Bujutsu, se não era o desaparecimento de uma herança secular. Mas ao mesmo tempo, essa discussão de que o Bujutsu é mais genuíno que o Budo ou que o Budo é mais actual que o Bujutsu é extremamente fútil e não leva a lado nenhum. Até porque a linha que divide Budo de Bujutsu não é assim tão clara para todas as artes.

Competição e arte marcial é tipo agua e azeite, não se misturam!! Não te podes desenvolver em artes marciais com competição lloll!!

Há séculos atrás, no Japão, os samurais tinham uma muito boa razão para serem bons no manejo de um sabre: se não o fossem arriscava-se a morrer bastante mais cedo. Hoje já não há esse tipo de motivação, e as pessoas põem-se a praticar num dojo sem nenhum tipo de pressão, sem alguma vez sair da sua zona de conforto, como um mero hobby. Se nunca saem da sua zona de conforto, como podem progredir, tecnicamente e a nível pessoal?

As artes marciais devem ser praticadas com o espírito de como se a nossa vida dependesse disso. Se a pessoas não se testarem a si próprias como poderão saber se o que praticam no conforto do seu dojo irá aguentar a pressão desencadeada por um confronto? As katas praticadas sem o mínimo de pressão arriscam-se a tornarem-se coreografias agradáveis esteticamente mas desprovidas de eficácia e sentido.

Visto que já não podemos convocar duelos para testar as nossas capacidades, as demonstrações e competições tornara-se meios de conseguir gerar pressão suficiente (ainda que menor pois apenas o nosso ego e não a nossa vida está em risco) de modo a testar as nossas capacidades. Ao testarmos as nossas capacidades pode ser que aprendamos algo e possamos evoluir. 

As competições são uma mera ferramenta, não devem encaradas ser um fim em si e é esse o problema que surgiu em muitas artes marciais e muitos dojos, o facto de os praticantes verem as competições não como um mero meio de progressão mas como um objectivo, como um fim – tornando-se a prática vazia.

Se eu gosto de competir? Não, não gosto de todo, mas participo em competições. Não por prazer, mas porque mesmo que não ganhe nenhuma medalha costumo aprender bastante só por participar. Mais importante que tudo, aprendo algo sobre mim própria.

Respeito as artes marciais que não incluem competição, mas muitas delas incluem outros tipos de ferramentas de progressão, como os exames ou as demonstrações. As competições têm o perigo de poder subir à cabeça de algumas pessoas (tal como os exames e os graus) mas qualquer coisa tomada em excesso tende a tornar-se perigosa.

Já agora Afonso, o sorteio para os Europeus de Jodo já saiu (saía em inícios deste mês, no próximo ano tens de ler os Regulamentos com atenção pois vem sempre lá escondida a data do sorteio). Podes ver o que deu no site oficial http://www.ejc2010.be/ .

Para não teres de procurar uma agulha num palheiro posso dizer-te que tens dois Portugueses na categoria 1º dan e uma na categoria 3º dan. Na competição por equipas Portugal irá estar contra a França e a Hungria. A França é só o país Europeu que pratica Jodo há mais tempo e que tem mais praticantes  ;D , a Hungria não sei.

Não estou à espera de grandes resultados este ano. Se reparares nos nomes das participações Portuguesas anteriores há apenas um que se mantém ou seja, de ano para ano 2/3 da equipa é inteiramente nova e participa pela primeira vez: é difícil evoluir assim. Mas ao menos vamos estar representados e as pessoas que lá estarão vão poder trazer o que aprenderam para Portugal.

Desculpem o tamanho do post, mas o Zatoichi enerva-me.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Em relação a um post anterior!!  Vês se o Jodo em portugal é bom pelos resultados em campeonatos???? Ok!!! Mas este topico acho que é sobre artes marciais não sobre desporto! Campeonatos??? LOLL!!

Não percebi esta frase mas pronto...

Por este testo aposto que praticas Aikido não?

Sim practico Aikido , já o tinha dito muito cedo neste tópico!!

O tópico tem 7 páginas, não li tudo, por isso é que perguntei.

Aliás eu so perguntei isso porque pela "fobia" que tens da competição vi logo que era praticante de Aikido. Não precisas é de responder logo com um ataque!

Eu por acaso gosto muito de Aikido (estilo Iwama ryu), e já tive para me inscrever num Dojo.

Shurayukihime vou estar atento a este Europeu, e desejo muito boa sorte a quem lá for :D

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Eu infelizmente se calhar não vou poder praticar Iaido e Jodo no dojo Zenshikan x.x

Fica um pouco longe da minha universidade, e para arranjar lugar para o carro é um castigo... Mas gostei de lá praticar, e apercebi-me o porque de terem o nome que têm... Coração benevolente... Enfim, entretanto vou tentar experimentar outras Artes Marciais que gostaria de praticár, talvez experimente Aikido ou Ninjutsu quem sabe XD

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Competição e arte marcial é tipo agua e azeite, não se misturam!! Não te podes desenvolver em artes marciais com competição lloll!!

Há séculos atrás, no Japão, os samurais tinham uma muito boa razão para serem bons no manejo de um sabre: se não o fossem arriscava-se a morrer bastante mais cedo. Hoje já não há esse tipo de motivação, e as pessoas põem-se a praticar num dojo sem nenhum tipo de pressão, sem alguma vez sair da sua zona de conforto, como um mero hobby. Se nunca saem da sua zona de conforto, como podem progredir, tecnicamente e a nível pessoal?

Desculpa-me discordar disto, vou tentar mostrar o meu ponto de vista sem me estender muito!!

A forma como practicas não depende se estas a competir ou não!!! É claro que com competição é mais facil dares tudo que tens para dar!! ok? È mais facil!!! Se é mais facil logo quem fica a perder é o desenvolvimento mental e espiritual!!! Precisas de competiçao para veres se estás a progredir? Ou será precisa a competiçao para motivar um espirito fraco que de outra forma desistiria da practica? A competiçao serve apenas para alimentar o teu ego, por mais que digam o contrario e inventem teorias sobre isso!! Podes perfeitamente treinar muito forte sem competiçao, e podes até treinar tecnicas mais perigosas porque se nao competires não te arriscas a magoar alguem.. O problema é que isso é dificil!! Custa!! mas não é impossivel!!

As artes marciais devem ser praticadas com o espírito de como se a nossa vida dependesse disso. Se a pessoas não se testarem a si próprias como poderão saber se o que praticam no conforto do seu dojo irá aguentar a pressão desencadeada por um confronto? As katas praticadas sem o mínimo de pressão arriscam-se a tornarem-se coreografias agradáveis esteticamente mas desprovidas de eficácia e sentido.

Visto que já não podemos convocar duelos para testar as nossas capacidades, as demonstrações e competições tornara-se meios de conseguir gerar pressão suficiente (ainda que menor pois apenas o nosso ego e não a nossa vida está em risco) de modo a testar as nossas capacidades. Ao testarmos as nossas capacidades pode ser que aprendamos algo e possamos evoluir.  

No tempo dos samurais haviam duelos sempre que existia algum desentendimento, assim como há hoje!! Agora se isso fazia parte da sua aprendizajem não fazia nao llolll!! Diz-me o nome de alguma escola de bujutsu em que exista competição? Que eu saiba não há nenhuma!!! Estranho!!!

As katas foram inventadas precisamente para aprenderes tecnicas duma forma o mais real possivel e sem te magoares!!! Se queres um exercito de Samurais certo?? Senão teriamos um exercito de samurais manetas e decapitados!! 

Agora a intensidade com que practicas Kata, depende de ti!! Uns conseguem outros precisam de uma motivaçãozinha extra!! Se te queres por a prova, pega no jo e vem pa rua desafiar pessoal!! Prometo-te um nivel de realismo insuperável por qualquer tipo de competiçao!!

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais