Shinigami-san

Kakinoki - Clube de Cultura Japonesa

202 mensagens neste tópico

kakinoki9.jpg

website: http://kakinoki.alojadobu.com/

twitter: www.twitter.com/kakinoki

Kakinoki quer dizer: kaki= diospiro  ki=arvore ( ou seja, diospireiro )

Este nome foi pensado com base na relação entre o Porto e Nagasaki. Aqui vou por a notícia:

Os jardins do Palácio de Cristal, Porto, vão receber quarta-feira um diospireiro descendente de uma das poucas árvores que sobreviveram em 1945 ao lançamento pelos Estados Unidos de uma bomba atómica sobre Nagasaki, Japão.

Aumentar a fonte do texto do ArtigoDiminuir a fonte do texto do ArtigoOuvir o texto do Artigo em formato �udio

A plantação do diospireiro (conhecido no Japão como kaki) vai decorrer no Dia da Árvore, no âmbito da geminação entre as cidades do Porto e Nagasaki, celebrada em 1978.

O projecto "Revive Time Kaki Tree" foi fundado em 1996 pelo botânico Masayuki Ebinuma e pelo artista plástico Tatsuo Miyajima, como forma de valorizar o simbolismo da sobrevivência de uma árvore a uma das maiores tragédias da história da Humanidade.

Dois anos antes, Ebinuma tratou o kaki sobrevivente e conseguiu, a partir das suas sementes, germinar novos diospireiros.

Os mentores do projecto começaram, então, a promover exposições e debates em vários países e a requerer licenças para a exportação de sementes e árvores.

Segundo o site do projecto (http://www.plala.or.jp/kaki- project/), já foram plantados descendentes do kaki em vários locais do Japão, Coreia, Canadá, Estados Unidos, Porto Rico, França, Bélgica, Itália, S. Marino, Eslovénia, Sérvia, Suiça, Reino Unido e República Checa.

Portugal (Museu de Arte Moderna, Sinta, 2001), Irlanda, Geórgia, Alemanha, Espanha, Brasil, Índia e Austrália foram outros países que acolheram iniciativas do projecto.

A Kakinoki, Clube de Cultura Japonesa, faz parte duma associação em Matosinhos com nome Clube de Jogos de Matosinhos. A Kakinoki é apenas um dos vários clubes que lá se encontram. Entre outros um de Video Jogos, um de Belegarth, um de Trading Card Games, um de Board Games, entre outros.

Ideias:

-Dar a conhecer a cultura japonesa no Grande Porto e arredores

-Ficar à disposição da comunidade para servir como plataforma de realização de eventos

-Tornar a sede do Clube um espaço para que os entusiastas da cultura japonesa possam conviver regularmente

As pessoas envolvidas para já são apenas 3 para começar, eu, Shinigami-san, admin do animeportugal e uma das pessoas envolvidas na realização do yukimeet 3. A Hellooo, com experiencia em Cosplay, uma das componentes que atrai mais a comunidade jovem portuguesa e o Oboromusha, com um conhecimento a nivel de cultura japonesa.

Quem quiser poderá tornar-se sócio e terá regalias em todos os clubes. Os detalhes em relação ao clube irão ser revelados a seu tempo.

A associação conta abrir no final deste mês.

Para já estamos a divulgar as informações em www.twitter.com/kakinoki . O site está a ser desenvolvido mas está longe de estar pronto. Achamos que a prioridade é abrir o clube.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Bom, depois de entrar na faculdade, de aprender o ritmo da mesma (LOL XD), de já termos tido uma ideia parecida que não foi em frente e de pensar assim um pouquito eu até que me disponibilizava para fazer parte desse Nucleo. Aposto que pessoal como Near, Orube, Kikas, lopson (RAN talvez) e etc era capaz de entrar também.

Tens que começar a falar com pessoal, a mostrar a ideia principal. Só assim é que pode ir para a frente.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Tal como te disse, Shini, acho a tua ideia mt boa e podes contar comigo ;)

Até que vai ser bom ter uma organização no norte que ajude na realização de eventos e não só! :)

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Tenham em atenção que isto era uma ideia em bruto. É bom ver num curto espaço de tempo várias pessoas a voluntariar-se para ajudar.

Talvez vá criar um tópico dedicado excluisivamente a esse assunto para avaliar a situação corrente e para "angariar" ideias.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Também me ofereço como voluntária, isto é, se precisarem de alguém que trabalha a full time e nunca tem tempo para nada. Posso ajudar com alguma coisa que seja precisa em termos de língua japonesa.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

O tópico foi movido para a Discussão Geral.

Não estamos ( falo já em nome do possivel grupo ) à espera de gente que abdique da sua vida profissional e pessoal. Toda a ajuda é bem-vinda e estamos numa fase em que isso é mesmo fundamental.

Primeiramente é necessário o grupo se conhecer, arranjar local para que tal aconteça, pensar em projectos futuros, arranjar possiveis contactos, mas não é preciso ter pressa.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Apesar de no momento não estar em Portugal é um projecto que gostava muito de ver andar para frente e para o qual gostaria de contribuir  ;D.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Podes contribuir com ideias sempre.

A ideia era ter primeiro um grupo de pessoas com vontade e interesse que se pudessem reunir para discutir este assunto. Uma espécie de brainstorming colectivo. Mas primeiro é necessário ver quem está interessado. Provavelmente a altura nem em é a melhor por causa de ser Dezembro. É fim de periodo/semestre e as pessoas andam naturalmente ocupadas.

Pus o tópico no anime portugal porque é dos locais mais frequentados pelo publico alvo do  que pretendo fazer. No entanto estar registado não é requesito. Até porque este projecto nada tem a ver com o site.

Gostava de ver opiniões.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Eu acho isso uma grande ideia visto que aqui no norte as actividades sao poucas, e a comunidade nao é assim tão grande, e com projectos destes podesse chamar mais people para a comunidade...

Grande cena, podes contar comigo.... ;D

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Acho uma boa ideia mas não me vejo a pertencer a algo do género. Simplesmente não tenho vontade de divulgar o anime e a manga no Norte porque acho que já está mais divulgado do que gostaria que alguma vez estivesse.

Já em termos de eventos é algo que só pode partir da comunidade Shini e ainda bem que há alguém interessado em fazer algo. Good luck ~

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

tudo o que puder ajudar ^-^

count me on ^-^

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Acho uma boa ideia mas não me vejo a pertencer a algo do género. Simplesmente não tenho vontade de divulgar o anime e a manga no Norte porque acho que já está mais divulgado do que gostaria que alguma vez estivesse.

Já em termos de eventos é algo que só pode partir da comunidade Shini e ainda bem que há alguém interessado em fazer algo. Good luck ~

Eu percebo o que dizes. O meu intuito é conseguir que sejam trocadas opiniões, que se vejam coisas diferentes, que os animes com mais tempo não sejam esquecidos, etc. Não pretendo própriamente que mais gente comece a ver anime mas sim que as pessoas que vêm e que têm entresse se unam.

Não quero tornar o anime mainstream mas pretendo mostrar que "Anime não é só Naruto/Bleach/Dragon Ball".

Acho que há poucas iniciativas a nivel do Porto e Norte e se não fosse a Central Comics acho que quase não teriamos eventos nos ultimos anos.

edit: penso que o titulo será mais elucidativo assim.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Digamos que não consigo ver um evento de anime a funcionar cá no Norte visto que já mal funcionam (imo) no Sul. Digo isto porque sei que tens uma intenção séria, eu também teria, mas é demasiado complicado trabalhar com o que há para trabalhar. E ainda por cima a maioria dos fãs aqui no Porto ou são velhos demais para "este tipo de coisas" ou são simplesmente narutards.

Mas sei lá, isto envolveria muito trabalho que eu não sei se vale a pena a longo prazo.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Não vejo todos os fans de anime serem velhos demais ou então serem narutards. Além disso não estou a ver o problema da idade.

O Anime Portugal é apenas um dos locais onde as pessoas se encontram. Não é fora do comum aparecer gente que já viu uma boa carga de animes antes de se registar aqui. É provavel que haja muito mais gente com gostos diversificados e que não estão cá registados.

Dar trabalho vai dar, vão haver alturas em que terão de ser feitos sacrificios e de certeza que não vai ser tarefa facil mas nada neste mundo é.

Através da divulgação e da realização de algo sem ser às 3 pancadas é possivel fazer algo razoavel e com potencial. É exactamente este tipo de discussões que eu pretendo ter para se conseguir chegar a algum lado.

E nunca saberemos se vale a pena se não tentarmos (thanks apollon).

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Eu acho que nunca vamos saber sem tentar....

É um projecto interesante, mas so com muito trabalho vamos conseguir alguma coisa, mas tudo tem que começar em algum lado..

Quanto ao pessoal muito velho, nao vejo problema nisso eu tenho 22 anos trabalho e estudo e acho que posso dispensar algum tempo para este projecto, alem disso muito dos meus amigos que gostam de anime nao vêem bleach nem naruto sao fans do chamado "old school" tal como eu o que é outra maneira de ver o Anime...

Se as coisas funcionam mal vamos tentar mudar isso...

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Tive a falar com a RAN acerca disto e falamos de alguns pontos interessantes como é o caso de no inicio é necessário que as pessoas se conheçam bem e partilhem os interesses.

Eu pessoalmente não tenho nada contra os animes mainstream como Naruto e Bleach, até vejo os episódios quase religiosamente e colecciono a manga mas não é essa a questão. Apesar de seguir esses animes sei que eles ainda estão longe do que se faz de bom e do melhor. O projecto tem como objectivo abrir os olhos das pessoas e encontrar pessoas com gostos e experiencias a nivel do anime/manga para serem partilhadas.

Todos sabemos que o Porto não tem a dimensão de Lisboa e que por isso é normal que não haja uma comunidade tão próxima mas acho que deviamos olhar para esse exemplo.

Criando um grupo poderiamos ter uma plataforma de divulgação do anime no Porto mais sólida. Meios de divulgação são das tarefas mais faceis que há. De certeza que haveria gente interessada em parcerias e que poderia ajudar na divulgação de eventos ou meets.

Os próprios membros do grupo poderiam colocar um flyer ou poster na escola/faculdade de cada um. Divulgar no vosso Livejournal, hi5, devianart, etc. Isso não é o dificil.

Com a criação de um grupo, um nome que fosse ganhando credibilidade e conhecimento geral, tornaria essa divulgação mais eficaz.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Quem estiver interessado que mande email para:

[email protected]

Quero começar a juntar e possivelmente fazer uma mailing list para se trocar ideias.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Ou seja, se bem percebi, estão a tentar criar uma espécie de org como a Anipop, mas no Porto? Com futura sede e tudo quem sabe?

Eu acho muito bem. Cada vez aparece mais pessoal do Porto, e eles merecem organizações destas e também mais eventos tanto como nós, que já temos, em Lisboa. Vai dinamizar mais a divulgação Anime/Manga e sussesivamente mais eventos.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Até se chegar a algo com sede ainda há muito trabalho a fazer. Se conseguir juntar 5 pessoas com ideias e vontade de trabalhar já ficava radiante. Neste tópico já apareceram pessoas que se mostraram interessadas e isso é optimo.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais