pegasi

[Meet] Grupo de Desenho

156 mensagens neste tópico

Bem, isto é um bocado utópico mas o que se propõe é arranjar dois grupos de pessoas que gostem de desenhar, não so anime, mas sim desenho no geral. Um grupo em Lisboa e outro no Porto para ser mais fácil para todos.

Então o objectivo é juntar um pessoal, ao fim de semana por exemplo, e encontrarmos-nos algures em Lisboa e/ou no Porto para desenhar paisagens, aprender sobre o desenho, partilhar conhecimentos, conviver, desenhar anime, etc.

Não sei se existe pessoal interessado, mas eu acho que é uma ideia muito interessante.

Falem sobre isto, o que acham?

Então, depois de algum tempo passado, parece que o pessoal aderiu mais do que eu estava à espera, logo, torna-se necessário especificar melhor a ideia.

Dado eu ter pouca experiência no desenho, sou de artes (multimédia) mas é raro desenhar, tive esta ideia como forma de me forçar a desenhar mais vezes, conhecer outras pessoas com o mesmo gosto pelo desenho e partilhar com estes conhecimentos, vivências etc.

Deixando de parte os primórdios da ideia, lol, vou tentar explicar então os objectivos mais concretamente:

Baseado nos conhecimentos que tenho, que adquiri recentemente, entendi que para aprendermos a desenhar convém começar por reproduzir a realidade vista através dos nossos olhos, sem o recurso a "olhos" artificiais, como a fotografia por exemplo. (daí a ideia de desenhar paisagens). Sendo que não podemos deixar completamente de parte os formatos bidimensionais no decurso da nossa aprendizagem.

O artista para desenhar necessita de saber ver, e só depois de saber ver vai este conseguir saber imaginar. Ou seja, não se consegue desenhar o que não se conhece. É preciso desenhar, desenhar e desenhar à vista para melhorar e poder evoluir.

Como de certeza que todos nós estamos a níveis diferentes de conhecimentos e técnica, a representação está ao nível de todos, sejam estes avançados ou iniciantes, pois melhoramos sempre com isso. Com isto quero dizer que nestes encontros haverá sempre uma parte que temos de representar algo, sendo que haverá outras partes que são distintas para cada um, dependendo do que cada um quer seguir artisticamente (seja desenho realístico, seja manga..)

Esquematicamente será mais ou menos isto:

(não deve ser aplicado no primeiro dia)

1ª parte: Desenho à vista (representação de naturezas mortas, paisagens urbanas ou naturais, etc)

2ª parte: (Em conjunto na mesma, mas cada um segue o caminho que quer, estando sujeito a criticas construtivas, e a conselhos, etc.). Vamos desenvolver a área especifica que nos interessa, seja ela manga, seja ela ilustração...

3ª parte (Tal como na 2ª parte, pode não existir em todos os encontros) recorremos a livros - tenho alguns, arranja-se bem pela net, e estudamos através destes. Sejam livros de anatomia, de representação...

ps: este "programa" está sujeito a modificações conforme o grupo for achando melhor, ou mesmo necessário, para o bom desenvolvimento de cada um.

Data do primeiro encontro: 6 de Setembro às 14.30



Na Estátua do Homem Sol



Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Eu acho um aideia interessante. mas acho que podias desenvolver mais essa ideia, e criar um plano de fim-de-semana^^

E a minha opiniao,  ;D

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Se o pessoal achar uma boa ideia depois criamos de acordo com a disponibilidade de cada um!

Agora acho que o mais importante é ver se estão  interessados. Se não estiver ninguem interessado não serve de nada. :-\

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Podias era te posto este topico na board de Fan art.

Eu apesar de nao saber desenha tava interessado nesse evento^^

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

brilhante ideia , podem contar comigo , nyaaaa =3

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Vez? ^^ O pessoal ja comeca a aderir... Comigo tambem podes contar Pegasi-kun.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Mas ja vou avisando, que tou uma beca destreinada em relaçao ao desenho sem ser anime (nem tambem estou porque enfim nao tenho tido tempo pra nada lolololololol ) XD

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

eu nem desenho mt bem. mas gostava de aprender com quem sabe. porque imaginacao tenhu para dar e vender...  :D

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Pois, o objectivo é treinarmos por isso não é problema!  :D

E quanto maior o grupo mais aprendemos de cada um, e se for para manter de certeza que vamos ficar todos a desenhar melhor! O que importa mesmo é gostar de desenhar ;D

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

*imaginando-me com uma mao a tapar a minha boca e outra a desenhar *

e que tal convidarem algum prof de artes *-*

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Eu acho uma optima ideia *_________*

se for em Lisboa tenho oportunidad d ir ^^

XDD gostei principalmente da parte de desenhar paisagens....sou um pequeno desastre nexa area ahahaha

as pessoas de Artes hj em diaaa ... AI AI XDD

ahhahaha

beijos

Miss LollyPop

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Acho que a nuriko vai gostar de saber disto... ^.^

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Era bom arranjar pessoas de vários niveis, sim. ;D Se houver aqui pessoal de artes e quiser fazer parte, quantos mais melhor... Acho que toda a gente pode aprender muito com isto, em vários niveis.

Um professor era o melhor, mas se aqueles da escola que são pagos ja ensinam pouco quanto mais...

No entanto, a melhor forma para aprender a desenhar é mesmo praticando.. :P

Edit:  até agora parece que somos todos de Lisboa e arredores.  Por isso em Lisboa ja começa a haver uma grande possibilidade de conseguirmos!  ;)

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Uma coisa que todos têm de ter em conta, para aqueles que acham que desenham mal e para aqueles que acham que desenham bem demais para fazer parte (se existirem, espero que não  :D). Nunca vai ser tempo mal passado, se houver força de vontade da vossa parte!

Eu sou de artes (mais para a multimédia) e nunca desenhei muito na vida, ficava muito tempo sem desenhar, mas agora quero desenhar mesmo que não siga nada relacionado directamente com o desenho, porque é sempre bom saber, e é bom desenhar! Por isso desenhem e participem  ;D

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Eu acho ideia interessante :3

Mas para mim seria mais para a zona do Porto ;P

Mais alguém do Porto por aí ?? xDD

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Existem pessoas daqui que desenham mesmo muito bem, como se pode comprovar no fan art, gostava de ver alguns a participar neste tópico...  :-\

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Eu até acho uma ideia muito interessante e gostava de participar... mas, eu não vivo própriamente em Lisboa! Eu vivo em Torres Vedras, que embora pertença a Lisboa, fica para aí a 30/45 minutos do centro de Lisboa! =XX

E Acho que não me vão deixar ir a esses encontros... Mas achei uma óptima ideia a vossa, e espero que se fizerem algum grupo , que depois mostrem os vossos desenhos aqui :PP

Ps: Talvez a  minha irmã esteja interessada, já que ela é mais velha e já tem mais liberdade que eu xDDD

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Sim, quantos mais quiserem fazer parte mais certamente a ideia anda para a frente!

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais