MFR

Estudos Asiáticos - Universidade de Lisboa

534 mensagens neste tópico

Ok...não me fiz entender...  :-\

Eu gostava de ir para Medicina mas a minha média não chega. Como não me interesso por outras vertentes de saúde ou as mesmas não têm saída prefiro apostar noutra coisa que também gosto muito...

Pelo que já vi das disciplinas acho que vou gostar porque eu interesso-me por história.  :)

Só gostava de "ouvir" de alguém que está a tirar o curso se é aquilo que esperavam e se tem saída...(Talvez não esteja nos 99,9% de cursos sem emprego em portugal ahahahah)

;D

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Anyway, alguém que por aqui ande que esteja a tirar o curso? Como é? As disciplinas são aquilo que esperavam? Aprender línguas "do zero" (principalmente chinês) é assim tão difícil quanto dizem? Alguém que queira ir para este curso ainda este ano?

Em relação as disciplinas eu não gosto de algumas mas isso sou eu..

Aprender chinês não é muito dificil (pelo menos por enquanto) mas como eu entrei na segunda fase e as aulas já tinha começado no  inicio demorei um pouco a conseguir acompanhar pois não sabia os primeiros caracteres que tinham aprendido.

Só gostava de "ouvir" de alguém que está a tirar o curso se é aquilo que esperavam e se tem saída...(Talvez não esteja nos 99,9% de cursos sem emprego em portugal ahahahah)

Em relação as saidas profissionais eu só sei aquelas que estão escritas no site da faculdade, agora se há saida ou não já não te sei responder..

Aproveito para dizer que esta semana vou-me encontrar com a minha directora de curso para esclarecer-mos algumas duvidas sobre o curso e quem quiser saber alguma coisa em concreto que me diga assim eu pergunto e ficamos todos a saber ^^

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Provavelmente eu poderia perguntar isto depois quando chegasse à altura. xD Mas tenho uma dúvida para a qual não encontro resposta no site da UL, e estou mesmo a ponderar ir para este curso. Convém ter já as ideias um bocado definidas... ^-^

Somos nós que escolhemos as disciplinas e línguas ou são-nos dados grupos, contendo cada um duas línguas e as devidas opções (do grupo 2 e 3)? É obrigatório ter disciplinas sobre Turquia, India, etc, ou é possível escolher só da parte oriental da Ásia (China, Coreia e Japão)?

Lamento o incómodo, mas estou mesmo curiosa acerca disto. :$

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Ahhhh obrigado pela disponiblidade Nataxa ^^

Eu sei que estou sempre a falar de empregabilidade, saídas,etc. mas como a vida não está fácil convém-me ter alguma segurança (apesar de hoje em dia ser muito difícil) e como é um curso que gosto, seria meio triste acabá-lo e não ter pra onde me virar...

Dado que agora estou na altura das dúvidas, fiquei a pensar se seria mais seguro tirar um mestrado relacionado com o curso ou ele só em si já me "garante" alguma coisa...e como mais pessoas já tiveram essa dúvida...

???

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Em relação aos grupos que aparecem no site e dizerem que escolhem uma ou duas dessas disciplinas desse grupo não é verdade.

No primeiro semestre só podiamos optar pelas línguas sendo o resto das disciplinas obrigatórias. Agora no segundo semestre continuavam com as línguas, tinham uma disciplina obrigatoria e escolhiam mais duas disciplinas de um grupo que só tinha 3.. as disciplinas que escolhes podem ou não estar relacionadas com as línguas, isso é opção tua..

Quando me matriculei não havia japonês nem hindi. Só depois é que nos deram essas disciplinas porque nós todos queriamos essas diciplinas..

Mas atenção que isto foi o que aconteceu este ano, não quer dizer que para o ano seja igual.. secalhar até conseguem arranjar o resto das disciplinas de línguas porque agora só existem: japones, chines, hindi, arabe, ingles e persa (acho eu que tem persa..).  Como este ano é um curso novo ninguem sabe dar informações sobre nada e parece-me que ainda não esta totalmente organizado.

Em relação aos mestrados eu nem sei se há.. eu tenho essa dúvida já há muito tempo e pode ser que a minha coordenadora de curso me possa ajudar nisso.. Assim que souber alguma cosa sobre os mestrados eu aviso..

----------------------------------------------------

Falei hoje com a minha coordenadora de curso e ela disse-me que estão previstos alguns mestrados mas que ainda não sabe quais. Eles ainda estão a preparar isso.

Tambem me informou que estão a arranjar intercambios com a China, a Índia e o Japão. Com a China já estão quase a chegar a um acordo e com a Índia tambem mas o Japão ainda esta muito no inicio.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Alguém me sabe dizer qual é a média ? :)

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Eu não sei quanto é a média para entrar neste curso. No site da faculdade diz que tens de ter no minimo 9,5.

Mas penso que não seja muito grande pois o último colocado na 1ª fase entrou com 10,4 valores e na 2ª fase foi com 11,6 valores..

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

obrigado pela resposta  ;)[br]

Mensagem unida a: 08-03-2009, 15:34:48


Ainda não sei se depois do secundario vou escolher estudos asiáticos ou línguas e culturas orientais  ???

A ver vamos.... ;D

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

ora bem, começando plo inicio (da geito), o curso ate ta a ser giro, mas kem vai pra este curso so pk gosta de manga e anime, vai levar de estala com 1a realidade mt diferente, ptt n aconcelho este curso a nng k va pra la so por esta kestao, vao tar a mandar dinheiro pra rua.

nuns posts anteriores, axo k houve kem tenha perguntado kt e k eram as propinas, este ano aumentaram pra 900 euros (axo k continua a ser 1a das + baixas do pais, ou de lx, agora ja n m lebro bem).

a media, vi no outro dia, e de 104,5.

nem em chines, nem em japones (ainda) tamos a utilizar manual, ker dizer a stora de chines ta a dar fotocopias de 1 manual so k nnc vi a capa, por isso n sei s e o k tu viste, Clouck.

nataxa, n sei s tiveste presente na ultima aula de fonte e metodos, mas houve novidades.

pro ano vao abrir cadeiras novas (uma delas e a de cinema asiatico  :Blue yay3:), ptt kem entrar pro ano vai ter 1 leke de disciplinas por onde escolher maior. infelizmente, em resposta a 1a kestao minha, a cordenadora disse k n vao abrir mais cadeiras de linguas (la vou eu ter de gastar dinheiro a tirar coreano por fora), ptt o malaio, o coreano e o sanscrito, n vao abrir, plo menos pro ano k vem, nnc s sabe o k e k vai acontecer no ano seguinte kd o coordenador mudar (apesar de eu gostar mt desta coordenadora).

Provavelmente eu poderia perguntar isto depois quando chegasse à altura. xD Mas tenho uma dúvida para a qual não encontro resposta no site da UL, e estou mesmo a ponderar ir para este curso. Convém ter já as ideias um bocado definidas... ^-^

Somos nós que escolhemos as disciplinas e línguas ou são-nos dados grupos, contendo cada um duas línguas e as devidas opções (do grupo 2 e 3)? É obrigatório ter disciplinas sobre Turquia, India, etc, ou é possível escolher só da parte oriental da Ásia (China, Coreia e Japão)?

Lamento o incómodo, mas estou mesmo curiosa acerca disto. :$

e assim n precisas de fazeres disciplinas k n encaixam na tua opçao da area da asia, mas vais ter de as tirar s n houver + nenhuma k keiras pois tens 1 determinado numero de creditos k tens de fazer por ano. k e o meu caso k tou a tirar historia do indico, n sendo propriamente essa 1a cadeira k m interesse mt, mas como estao inseridas as viagens a china la fikei a gostar 1 pouco + da disciplina.

isto e pra tda a gente k s keira inscrver pro ano: lembrem-s k o curso e novo por isso nem tdas as cadeiras vao estar abertas pro ano nem secalhar no ano seguinte, mas smp podem vir a tira-ls nos anos seguintes como disciplinas complementares.

nataxa kem seres tu? n tou a ver nng com esse nome la na tuma, mas eu tb sou mt ma pra nomes, lol  :Blue tontinho4:

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Então porque é que anunciavam tanta escolha de línguas? Nem o coreano está a ser leccionado? Que publicidade enganosa...

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

segundo a nossa coordenadora, kk 1a das linguas k escolhesses tinhas de ter no minimo 6 niveis para saires do curso a saber falar correctamente (ou +/-) a lingua, dai n terem aberto este ano as outras linguas mas eu espero k no meu 3º anos abra plo - coreano pra n ter k gastar dinheiro no curso da nova (k s for como o japones vale mm a pena gastar esse dinheiro, pois e mt bem dado), a ver vamos...

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Então porque é que anunciavam tanta escolha de línguas? Nem o coreano está a ser leccionado? Que publicidade enganosa...

Oh sara sabes como é que é, deve ter la um ATÉ .... em qualquer lado que o pessoal não reparou LOL

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

nem 1 ate, nem akelas letras pekininas k o ppl eskece smp de ler. mas eu e 1a colega minha vamos tentar fazer 1 eskema "mta manhoso" (no bom sentido, claro) pra ver s pro ano abre plo menos o coreano aki no curso

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

;D Pois abrirem o coreano este ano seria de valor porque gostava muito de aprender (isto se realmente entrar no curso). Á falta dele era mesmo optar pelo chinês que também dá jeito  :-\

Claro que o japonês vai ser a minha 1ª opção  ::)

Bem pelo que tenho lido espero que este ano o curso esteja melhor!  :P

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

vai tar so plo simples motivo de k o ppl k vai entrar este ano vai ter mtas + cadeiras por onde escolher para fazer o seu curso

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Tchan tchan, voltei ao Animept -.- anyway.

A faculdade de direito acabou com a minha sanidade mental, a minha média não dá para entrar no iscte e tirar informação turística parece-me um pouco castrador. Chegou a altura de me virar para o último amor da minha vida: línguas (ahah shut up u.u)

Desde o ano passado que acompanho o crescimento do curso de estudos asiáticos na FLUL. Como não podia de ser na UL, a balburdia do costume =D cadeiras que não abrem, informações que não existem, mestrados que não se prevêm, etc etc. Confesso, tenho receio porque ainda não saiu ninguém do curso e é algo totalmente novo. Talvez arrisque e olha, logo se vê. A vida vai-se construindo e já não há profissões vitalícias como antigamente.

ja ne  ;D

PS: se me candidatar o meu pai vai de dar um roundhousekick e a minha mãe vai dizer "era o que mais me faltava, ires aprender chinês".

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Na realidade, aprender chinês deve ser a única coisa boa (profissionalmente) desse curso.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

ahah para a minha mãe = japonês, coreano, chines...é tudo chinês.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Os meus pais ficam felizes desde que eu tire uma coisa que gosto...

e eles já tão meio habituados ao facto de eu andar aqui por casa a falar de "japonesices" e japonês...além disso se o meu irmao conseguir também vai entrar em EA portanto eles têm mesmo que se habituar  ;D

[só o meu pai desde que soube que eu tinha média suficiente para enfermagem é que me diz de vez em quando: "tens a certeza que queres ir pa letras??? vê lá!! Enfermagem é quase medicina...era o teu sonho..." "Sim pai ERA o meu sonho...já não é! -_-' ]

Anyway em relação ao futuro é um bocado incerto mas em principio vou me candidatar a "intercambiar-me" pás Ásias assim que acabar xD

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Vais este ano, Momohime?

De direito para letras, may god help me xD Entre outras coisas "assusta-me" aprender as línguas. Línguas latinas acho relativamente exequível, quanto mais não seja porque há mais apoio. Mas aprender "casinhas" (na terminologia da minha mãe) poderá ser complicado. Mandei um e-mail para a FLUL e estou à espera de resposta -.- Tenho até dia 24 para me decidir =I

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

  • Conteúdo Recomendado:

    • JUCA
      Por JUCA
      PRIMEIRA LIÇÃO. ( Saisho no ressun )
       

       
       
       
       Yó Pessoal! Eu decidi criar este tópico onde sem duvida até ao fim do ano vão aprender japonês.  A ideia é eu colocar aqui, alguns dos vídeos da bela professora Misa, e fazer-vos uma pergunta relativo ao conteúdo. Na semana seguinte coloco a resposta da questão da semana anterior, dou pontos a quem respondeu correctamente e coloco um novo vídeo e uma nova questão. Os videos são em inglês, tentei encontrar com a mesma qualidade em português mas não encontrei. Não procurei exaustivamente, pelas razões mencionadas no vídeo acima. Para um bom acompanhamento destas lições agradeço que tenham o vosso inglês bem estudado e aprendido.
      Vou tentar ser mais assíduo e pontual que os vídeo-podcasts.
      Informo-vos que a partir do momento que este tópico foi criado, todos os membros do fórum Anime Portugal (anime.pt) incluído Mike, passaram a ser, alunos daqui. A vossa participação vai ser registada e conta para a nota.  É sem porcento garantido que vão aprender japonês até ao fim do ano, e podem devolver-me o dinheiro se não ficarem 100% satisfeitos.
       
      Questão 1) A que anime pertence o personagem do gif (imagem antes/por-cima do vídeo)?
       
       
    • Zephirus
      Por Zephirus
      Recentemente, deparei-me com um rapaz aqui no fórum com algumas dúvidas sobre como aprender japonês e sobre uma possível carreira em japonês, como professor ou tradutor. Tentei dar-lhe as melhores dicas. Vou aproveitar algumas coisas que lhe disse, mas recomendo-vos a ler este tópico.
       
      Seja como for, já vi muita gente que quer aprender japonês neste fórum, por alguma razão, este é talvez o único sítio em Portugal que permite às pessoas tirar dúvidas sobre o ensino da língua japonesa em Portugal. Por isso penso que é um tópico mais que bem-vindo - e que já cá fazia falta faz muitos anos.
      Para esclarecer, não sei japonês, mas estou na área de línguas, sou tradutor de profissão, sei um pouco sobre aprender línguas e também já tinha feito alguma pesquisa sobre o assunto, porque considero japonês a próxima língua que quero aprender, depois de acabar com a que estou a aprender agora.
       
      1. Como aprender japonês
       
       
      1.1. Como escolher um professor
       
       
      1.1.1. Professores de Japonês
       
       
      1.1.2. Aprender online
       
       
       1.2. Saídas Profissionais
       
       
      1.3. Cursos de japonês no Ensino Superior
       
       
      1.3.1. Cursos de Japonês para quem está a estudar outras coisas
       
       
      1.3.2. Bolsas para estudar no Japão
       
       
      Queria agradecer à @SeventyFive por me ajudar parcialmente a editar este artigo. Qualquer sugestão ou informação extra, eu adiciono informação aqui, recomendem-me alterações que eu fá-las-ei.
      Muito obrigado por lerem.