MFR

Estudos Asiáticos - Universidade de Lisboa

534 mensagens neste tópico

Maior parte dos jovens portugues ficam em Portugal? lol o que que queres? sao portugues, se fores ver assim, 99% dos jovens japoneses ficam no japao e 99% dos jovens chineses ficam na china. So se fores um cigano, porque 100% dos jovens ciganos estao espalhados pelo mundo.

Se fores pelas estatisticas temo que haja muito menos que 99% dos portugueses a ficar em Portugal em comparação com o Japão por exemplo... ser rico em portugal e ser rico em outros paises são fasquias geografias injustas porque hoje em dia se o kilo de batata pode ser mais ou menos caro se vives em portugal ou no japão o teu televisor esse fica-se pelo mesmo preço e é aqui que a diferenca de salario se faz notar. Ao seja se quiseres comprar bms mais vale ires limpar sanitas na suica que ser contabilista em portugal.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Alguem sabe as provas de ingresso pra este curso? A minha prima parece estar interessada.

Basta veres onde o curso já está implementado e veres as provas de ingresso que pedem lá. Não deverá ser diferente em Lisboa. Isso ou um telefonema à UNL.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

quanto ao ingresso:

Uma das seguintes provas

09 Geografia

11 História

18 Português

http://www.fl.ul.pt/processo_bolonha/estudos_asiaticos.htm

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Yah yah ja os vi tambem no site, obrigado na mesma.

"O Curso abre caminho à empregabilidade dos seus graduados no âmbito de um leque de actividades diversificado e incluindo, entre outras: Organismos estatais e internacionais de cooperação; Actividades económicas, sociais, culturais e pedagógicas; Carreira Diplomática; Assessores e conselheiros culturais de empresas privadas e públicas; Comunicação social; Organizações não governamentais de cooperação."

Muitas saidas  ;D

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais
Bem, duvido que o pessoal da medicina passa a vida nos computadores ou nos hi5.

Please, so o facto de escolherem medicina já comprova o quao parolos sao. O que safa é que enfermagem é o curso com a maior media de gajas boas. (enfim, comentario estupido, ignore)

Maior parte dos jovens portugues ficam em Portugal? lol o que que queres? sao portugues, se fores ver assim, 99% dos jovens japoneses ficam no japao e 99% dos jovens chineses ficam na china.

O qué que o cu tem a ver com as calças? Claro que os japoneses ficam no Japao. Porqué que haveriam de sair?! Claro que os chineses ficam na China, sao ignorantes conservadores ultra-nacionalistas lol. Porqué que os dinamarqueses nao saem da Dinamarca? Porqué que os escandinavos nao saem de lá? Os Alemaes? Os suiços? Os austriacos? Caraças até os Italianos. Ora essa...

A serio nao percebi onde querias chegar. Quer dizer acho que percebi, mas nao me parece que faça muito sentido.

O pais é uma merda porque? é merda porque as pessoas que ca vivem e que a torna assim.

0509071937si0.jpg

E nao nao me tou a contradizer. E nao venham com comentarios do tipo "é por causa de gente como tu que este país nao anda prá frente", please!

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Leinad, se o país está como está, é porque quem o gere não está a fazer um bom trabalho, nomeadamente, a população. Mas se achas que isso não justifica o facto de o país ser uma merda, então, pelo menos, elucida-me porque achas que o país é uma merda. Se não for pela população é pelo o quê?

PS: Acho que já estamos a fugir ao assunto principal do tópico...

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

(isto sou eu a nao querer chamar de parolos a 70-85% dos estudantes do ensino superior em Portugal).

O que safa é que enfermagem é o curso com a maior media de gajas boas.

Leinad eu até queria estar de acordo e em harmonia contigo mas tu tornas as coisas impossíveis... lol (percebeste tipo... não gostas de parolos mas fazes comentários de parolo... qual é a ideia? Um dia hei-de perceber a tua dupla personalidade :D)

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Please, so o facto de escolherem medicina já comprova o quao parolos sao. O que safa é que enfermagem é o curso com a maior media de gajas boas. (enfim, comentario estupido, ignore)

isso... la porque es um burro de m**** e nao entraste nem que repetisses os exames nacionais 10000 vezes nao quer dizer que aqueles que entram sejam todos parolos. Nao percebo pq ofendes pessoas que nem sequer conheces. Nem imaginas a quatidade de trabalho e dedicaçao exige o curso de medicina. Sim ha parolos la, mas ha quem trabalha mesmo imenso, vamos la ver se percebes isso, quando partes a cara ou levas no cu, sao esses parolos que te vao tratar.

Maior parte dos jovens portugues ficam em Portugal? lol o que que queres? sao portugues, se fores ver assim, 99% dos jovens japoneses ficam no japao e 99% dos jovens chineses ficam na china.

Claro que os chineses ficam na China, sao ignorantes conservadores ultra-nacionalistas lol.

ingnorante es tu, que tenho certeza que sei mais que tu. conservadores? so se for ai na tua terrinha que aqui ninguem é conservador, ah ultra-nacionalistas... n somos nos que metemos as bandeirinhas de portugal nas janelas na altura de Euro. Pra alem disso qual o problema de ser ultra-nacionalista? Incomoda te e?

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Leinad eu até queria estar de acordo e em harmonia contigo mas tu tornas as coisas impossíveis... lol (percebeste tipo... não gostas de parolos mas fazes comentários de parolo... qual é a ideia? Um dia hei-de perceber a tua dupla personalidade :D)

Sou um gajo demasiado misterioso e enigmatico (e consequentemente a rebentar com sex apeal) pra explicar as minhas, aparentes, contradiçoes. Rain check  ;)

@Fantas

Sorry a minha imagem nao tinha sido bem uplodada e por isso nao passou a mensagem. E sim, a culpa é do povo, obvio (isto claro, explicando de forma muito superficial e generalista).

ingnorante es tu, que tenho certeza que sei mais que tu.

Eu tenho a certeza que um cão sem as duas pernas dianteiras cai prá frente e dá cabo do queixo, e talvez até danifique os dentes!

Did I just rock your world? É que tu acabaste de abalar o meu com o teu comentario.

Pra alem disso qual o problema de ser ultra-nacionalista? Incomoda te e?

Err...sim, incomoda. Duh! A pergunta cuja resposta me perturba é, a ti nao te incomoda?  :-\

lool, ok, nada me deixa mais contente que ver um país facista com um povo, em geral (as in, na maioria mas ainda assim com muitas honoraveis excepçoes. Tou a explicar porque ja varias vezes neste forum nao perceberam o que era "em geral"), ultra-nacionalista a ameaçar o lugar de primeira potencia mundial e a influenciar da forma que influencia, e influenciará, todo o resto do mundo (economicamente, politicamente e coiso e tal).

E isto amigos, foi um exemplo de ironia  :)

E que wtf de quotes é que prái vao com insultos e mais nao sei o quê (nao vou considerar tu me chamares de ignorante como um insulto lol) e que nao surgem em nenhum post?! Tenham lá calma com isso. Tá-se aqui a discutir coisas interessantes, de forma tremidamente inteligente.

Elevar os padrõezinhos...padrõezinhos cá pra cima lol

Ontopic: o curso de Lisboa parece-me interessante e recomendavel. Aliás, já o recomendei.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Sabes uma coisa Leinad? Exprimenta dizer isso la em Tianjin... n vives nem mais um dia.

Tens problema com ultra-nacionalistas? entao fica ai em tua casa, vais pra la fazer o que?

E eu nao tenho problema nenhum. Tenho orgulho do meu pais mesmo se fosse o pior do mundo.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Daniel!! Não é sex appeal, são índicios graves de esquizofrenia!! Rain chek? Já sabia que isto de anúnciar licenciaturas ia mais cedo ou mais tornar-se num drama coreano...

Clouck se eu fizer um comentário subversivo em tianjin vê se me safas o couro com os teus contactos comunistas, ok??? Conto contigo!

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais
Rain chek? Já sabia que isto de anúnciar licenciaturas ia mais cedo ou mais tornar-se num drama coreano...

= Fica prá proxima.

Sabes uma coisa Leinad? Exprimenta dizer isso la em Tianjin... n vives nem mais um dia.

Tens problema com ultra-nacionalistas? entao fica ai em tua casa, vais pra la fazer o que?

E eu nao tenho problema nenhum. Tenho orgulho do meu pais mesmo se fosse o pior do mundo.

Epá mas tu és chines é? Ainda nao tinha percebido.

Mas e qual é o teu problema afinal?! E como raio é que podes dizer, com seriedade, que nao tens problema nenhum com ultra-nacionalistas?! Isso é o mesmo que dizer que nao tens problema nenhum com a extrema direita (ok a China é comunista, esquerda e tal, quando se fala de extremos vai dar ao mesmo)...que nao tens problema nenhum com o Hitler! (lol ok nao tou a dizer que és nazi, but still).

Tipo aqui em Portugal o que nao faltam sao cromos da extrema direita ultra nacionalistas, e nao é por eles existirem no meu país que eu os vou aceitar, muito pelo contrario. Tento, dentro dos possiveis, contraria-los. Até porque, apesar de tudo, gosto demasiado do meu país.

Pá o meu problema não é com a China, nem tanto assim com o povo (embora esses levem por consequencia). Eu acho a China um pais espectacular (afinal de contas sou grande fã de esquimós, piratas, ninjas, samurais e geishas), so nao gosto (to say the least) é do Governo Chines. E tal como disse antes, a ultima coisa que quero é ver a China, com um governo ditador e violador dos direitos humanos, a assumir a liderancia politica mundial. E muito sinceramente, quanto mais a China se aproxima desse lugar, mais eu me torno pró-EUA (nao confundir com pró Bush, por favor!). Sim porque a Europa, nos ultimos tempos, já deixou bem claro qual é o papel que quer assumir (organizadores do chá das 5 e possuidores dos sofás mais confortaveis. O que é optimo pra quem cá vive :/ ).

É este o problema dos chineses (se é que tu és chines), é que nao conseguem conceber que uma pessoa ataque o seu governo (seja de que forma for), sem estarmos tambem a atacar o proprio país e o seu povo, e isso é uma condiçao social bastante grave, e que nao augura nada de bom para o futuro desse mesmo povo (assim como a historia ja o provou imensas vezes). Mas claro, a culpa não é das pessoas em si. Afinal de contas elas nascem e sao criadas e levam com uma lavagem cerebral da propaganda politica durante toda a sua vida. Os maus da fita nao eram os soldados nazis, nem os soldados japoneses, heck, nem os actuais soldados americanos....

Espero me ter feito entender...

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

... Sempre tive uma educaçao liberal desde pequeno. Questoes politicas nao vou discutir contigo. Cada um tem sua opiniao, Eu nem achava o Hitler mau de todo ve la, ele cometeu foi o erro de "tds os grandes da europa" que foi tocar na pior colmeia chamado Russia.

Isso e assim, quem perde sao os maus... quem ganha sao os herois... é assim que funciona o mundo o que que queres.

So uma coisa, "esquimós, piratas, ninjas, samurais e geishas"    o que que isso tudo tem a ver com china?

esquimós sao aqueles que vivem no Canada e no Alasca americano...

piratas, tas a falar dos espanhois, holandeses, franceses ou ingleses?

ninjas e samurais sao do Japao, tas num curso de chines e japones ha quantos anos? Nao aprende mais nada no curso alem de lingua?

geishas, la na China sao simplesmente

putas

como ca em Portugal, nao pintam as caras. Isso tambem so ha no Japao rapaz.

Annabel_Lee nao te preocupes, desde que dizes tudo em portugues.  ;D

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

... Sempre tive uma educaçao liberal desde pequeno.

Optimo. Tambem nunca te chamei a ti de conservador ou ultra-nacionalista. Estava a falar do povo chines, em geral.

Questoes politicas nao vou discutir contigo. Cada um tem sua opiniao, Eu nem achava o Hitler mau de todo ve la, ele cometeu foi o erro de "tds os grandes da europa" que foi tocar na pior colmeia chamado Russia.

Sacana do Hitler foi-se meter com os vodkas! É por isso que toda a gente o odeia.  ::)

E isso de nao querer discutir politica é um muito mau habito, imo. Qual é o problema em discutir politica? No fundo é como discutir historia. Eu nao tenho problema nenhum com isso, desde que nao venham com uma de "missionario" pra cima de mim a tentar-me convencer que as minhas ideologias sao ou nao as mais acertadas ou erradas. Atitude que eu tambem tento sempre evitar em relaçao aos outros quando discuto o assunto (o que nao me impede, no entanto, de manifestar abertamente a minha opiniao e de a defender fortemente se achar necessario).

Pá e a cena dos esquimos e geishas e tal tava a gozar, obviamente!

Suspeito que a proxima grande revoluçao cultural na China se irá iniciar quando lá começarem a transmitir Monty Phyton...

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

.......... Este curso interessa-me (Sorry, não me meto na discussão)

Eu já estava de olho no curso de línguas e culturas orientais da Uminho, mas este fica-me bastante mais perto e é muito melhor para mim até porque Braga fica-me um bocado fora de mão (lisboa não é assim muito perto, mas ao menos conheço lá gente). Também ainda me falta o 12º... Mas em principio estou a pensar seguir para este curso, obrigado pela informação!

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Maje, já que decidiste insultar todas as pessoas de Estudos Orientais e como a esta hora estou a fazer a digestão e não há nada de muito menos entediante que eu possa fazer, vou fazer-te uma questão. Tu andas a tirar que curso? Diz lá que salvação encontraste para o teu brilhante futuro determinado à priori pela tua formação magnificiente desprovida de qualquer 'verniz genérico' (que linda figura de retórica) e de conhecimento absolutamente útil em oposição a conhecimento inútil - que é um conceito que deveras me surpreende pela sua criatividade.

Antes de desprezares as áreas de formação que os outros escolhem, seria melhor reveres a tua consistência ou falta dela. Eu percebo que a ideia seja insultar o leinad - eu própria compreendo esse sentimento - mas vê lá o que dizes porque fazes figura de idiota arrogante com necessidade de insultar os outros para sobressair.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

E eu estou bué de contente porque o programa kanguru @escola foi alargado aos 7ºs, 8ºs e 9ºs anos de escolaridade!

Hip, hip, huray!

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

era mesmo só destinado ao Leinad.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Epá percebi a cena do Leinad, tipo, quem é que não quer insultar este gajo mais cedo ou mais tade? Agora a questão é, não sabes, estás caladinho. O mspirit escreveu o post mais lúcido desta conversa toda, queres saber para que serve, vai lá ler. Agora realmente falar sendo-se ignorante na matéria e ainda para mais ter consciência disso é uma perfeita estupidez. Estás para aí a insultar os outros por motivos que não tens epá, não o faças. Acho que foi a decisão mais inteligente que tomaste apagar esse post. Não tens coragem para te meter a estudar uma área pela qual tens realmente gosto porque tens medo de isso não te garantir uma vidinha banal perto de casa no futuro, respeita as pessoas que não possuem tal cobardia. Não percebes qual a aplicação prática de eu conseguir fazer uma coisa que tu não fazes que é saber falar chinês ou japonês, epá, tens muitas poucas capacidades de reflectir sobre questões, nem sei porque raio estou para aqui a escrever algo que me parece que aos teus olhos é absurdamente imperceptível.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

  • Conteúdo Recomendado:

    • JUCA
      Por JUCA
      PRIMEIRA LIÇÃO. ( Saisho no ressun )
       

       
       
       
       Yó Pessoal! Eu decidi criar este tópico onde sem duvida até ao fim do ano vão aprender japonês.  A ideia é eu colocar aqui, alguns dos vídeos da bela professora Misa, e fazer-vos uma pergunta relativo ao conteúdo. Na semana seguinte coloco a resposta da questão da semana anterior, dou pontos a quem respondeu correctamente e coloco um novo vídeo e uma nova questão. Os videos são em inglês, tentei encontrar com a mesma qualidade em português mas não encontrei. Não procurei exaustivamente, pelas razões mencionadas no vídeo acima. Para um bom acompanhamento destas lições agradeço que tenham o vosso inglês bem estudado e aprendido.
      Vou tentar ser mais assíduo e pontual que os vídeo-podcasts.
      Informo-vos que a partir do momento que este tópico foi criado, todos os membros do fórum Anime Portugal (anime.pt) incluído Mike, passaram a ser, alunos daqui. A vossa participação vai ser registada e conta para a nota.  É sem porcento garantido que vão aprender japonês até ao fim do ano, e podem devolver-me o dinheiro se não ficarem 100% satisfeitos.
       
      Questão 1) A que anime pertence o personagem do gif (imagem antes/por-cima do vídeo)?
       
       
    • Zephirus
      Por Zephirus
      Recentemente, deparei-me com um rapaz aqui no fórum com algumas dúvidas sobre como aprender japonês e sobre uma possível carreira em japonês, como professor ou tradutor. Tentei dar-lhe as melhores dicas. Vou aproveitar algumas coisas que lhe disse, mas recomendo-vos a ler este tópico.
       
      Seja como for, já vi muita gente que quer aprender japonês neste fórum, por alguma razão, este é talvez o único sítio em Portugal que permite às pessoas tirar dúvidas sobre o ensino da língua japonesa em Portugal. Por isso penso que é um tópico mais que bem-vindo - e que já cá fazia falta faz muitos anos.
      Para esclarecer, não sei japonês, mas estou na área de línguas, sou tradutor de profissão, sei um pouco sobre aprender línguas e também já tinha feito alguma pesquisa sobre o assunto, porque considero japonês a próxima língua que quero aprender, depois de acabar com a que estou a aprender agora.
       
      1. Como aprender japonês
       
       
      1.1. Como escolher um professor
       
       
      1.1.1. Professores de Japonês
       
       
      1.1.2. Aprender online
       
       
       1.2. Saídas Profissionais
       
       
      1.3. Cursos de japonês no Ensino Superior
       
       
      1.3.1. Cursos de Japonês para quem está a estudar outras coisas
       
       
      1.3.2. Bolsas para estudar no Japão
       
       
      Queria agradecer à @SeventyFive por me ajudar parcialmente a editar este artigo. Qualquer sugestão ou informação extra, eu adiciono informação aqui, recomendem-me alterações que eu fá-las-ei.
      Muito obrigado por lerem.