MFR

Estudos Asiáticos - Universidade de Lisboa

534 mensagens neste tópico

Podia continuar a insultar-te a noite toda, da-me um certo prazer sádico, como já deves ter percebido... é-te imperceptível por falta de capacidade de assimilação, mais do que por falta de conhecimento em si. És um cobarde porque não entras nas línguas ou nos estudos culturais porque-já-há-demasiada-gente, argumento típico da falta de coragem para enfrentar um meio difícil, concorrido, onde nem tudo te vem ter à mão nem à porta de casa - sim, chama-se cobardia. Agora, as línguas são o exemplo mais pragmático do curso, mas deixa-me esclarecer-te uma coisa, estou a falar de uma "área de estudo" e não apenas daquela licenciatura na Uminho, até porque penso que será um estudo insuficiente (3 anos para duas línguas e sociedades, culturas bastante densas, não me parece). Por área de estudo refiro-me não apenas aos aspectos linguísticos mas culturais, sociais. Até que ponto achas que uma empresa que queira penetrar o mercado chinês não precisa de saber de facto com que tipo de sociedades e referências culturais está a lidar? Não sei se isto é uma perspectiva inovadora para ti (serei assim para ti um poço de conhecimento, cheio de novidades sobre as quais nunca pensaste) mas o que é certo é que possuir ou não o conhecimento dessas realidades faz toda a diferença. Meu caro, não vou estar para aí a dizer que já tenho emprego no Dubai, como o Daniel, mas acredita que me orgulho de já ter sido abordada pelos mais variados tipos de empresas mesmo antes de ter as habilitações suficientes para responder a propostas de trabalho.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

A cena é que há pessoal que gosta de socializar, comunicar a apreender vivências interculturais mais do que ficar em frente ao PC a escrever em fóruns e jogar video-jogos. A sério, é possível!! É possível ter-se interesse em áreas que tu até pensavas que nem existiam e olha, viva à diversidade humana!! :) Vá, temos de tomar um café um dia destes para eu te insultar mais um bocadinho e tu dares nomes giros a toda a possibilidade de tarefas que eu tenho a capacidade de exercer dentro da minha formação profissional e cultural.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

O quê? Mas tu tens 1858 mensagens e mesmo assim até nem gostas muito disto e tal... pois... então mas espera lá, o teu curso também tem saídas profissionais limitadas? É preciso ser-se mesmo bom no que se faz, então parece que pelos vistos estamos a voltar exactamente à mesma situação? Sabes porque é que te coloco um rótulo de burro, porque estás a comparar áreas de conhecimento como se umas fossem necessariamente superiores às outras e aliás tu é que começaste a insultar e a desprezar as áreas dos outros, sem ainda teres uma pequena noção naquilo em que consistem. É um ponto de partida que denota uma imensa ausência de capacidade de perspectivar as coisas com razoabilidade e que me deixa sem nenhuma vontade de discutir contigo ... Mas bem, continuem, todos a ir para engenharias, quanto mais exclusividade melhor para mim.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Maje tu simplesmente deverias estar calado, já reconheceste nos teus ultimos posts que ignoravas muita coisa, e em relação as saidas de estudos orientais tu simplesmente estas a milhas de ter um esquema de pensamento evoluido sendo que estas a fingir a ignorancia para te dar mais força argumentativa. As saidas de estudos orientais são tão diversas como a tradução, o leitorado, a area turistica, a via politica, ou economica e isso em qualquer país (e não preferencialmente Portugal). Não é nem um cursozinho, nem uma ausencia de area, é algo lecionado em toda o mundo e que preenche anfiteatros desde o inicio do seculo de tal forma que é uma vergonha esse "cursozinho" ter apenas aparecido agora. Se a unica coisa que tu dominas é o pensamento caricatural da realidade profissional desde país então limita te ao teu discursso e não tentas ultrepassar as tuas capacidades cognitivas.

Ah e by the way num futuro proximo todas as areas relativas as engenherias vão ser chupadas pela explosão da india e dos paises de  leste que fornecem uma prestação de melhor servico e a baixo custo, uma nova industrialização se tu preferes, para mim tu es apenas a costureira portuguesa dos anos 60: em vias de extinção.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Epá, vamos lá acalmar os animos. Este tópico é sobre o novo curso na universidade de Lisboa, e já estão à uns bons posts a arranjar argumentos para atacar alguém. Os proximos posts que não forem sobre o tópico propriamente dito serão apagados (incluindo os que não ataquem ninguém mas falem sobre a vida profissional de portugal comparado com o exterior, sem  nada ter a ver com o curso do tópico).

Have fun... :D

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Em relaçao ao curso.

Pessoalmente, e até agora, já "convenci" pelo menos duas pessoas a ir pro de Lisboa e que antes estavam decididas a ir pro da UMinho. Portanto espero comissoes do pessoal da Lisbonnera.

Nao que o curso da UM seja mau (...), mas realmente o de Lisboa apresenta mais opções e parece no global ser mais abrangente.

De resto...epá isto foi a flame mais betinha que eu já vi na minha vida! Óh pessoal....the Internets are GR8T! Foruns nao sao a blogosfera! Try to get it right!  ::)

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Escolhendo como primeira lingua o japones, qual é a outra lingua que uma pessoa deve escolher nesse curso? Chines, coreano ou arabe?

Prolly deve ser preferencia pessoal, mas curtia saber o que dá mais saidas.

Chines curtia saber so pela lingua, ja que nao vou nada a bola com chineses. Coreano curtia pelo todo. E arabe era memo pelo salamalek do petroleo.

lawl posts non sense ftw

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Escolhendo como primeira lingua o japones, qual é a outra lingua que uma pessoa deve escolher nesse curso? Chines, coreano ou arabe?

Prolly deve ser preferencia pessoal, mas curtia saber o que dá mais saidas.

Chines curtia saber so pela lingua, ja que nao vou nada a bola com chineses. Coreano curtia pelo todo. E arabe era memo pelo salamalek do petroleo.

lawl posts non sense ftw

Eu pessoalmente escolheria o mandarim como primeira língua, visto ter mais saídas (e pelo que tenho visto, bastantes mais) que o Japonês. De todas essas creio que o Japonês é a que menos saídas tem, não tenho a certeza though, mas eu escolheria o Japonês como segunda.

Mas já tenho outros planos o/

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Após um "tremendo confronto" entre os utilizadores do forum, informo que as línguas correspondentes ao "Grupo A" da Licenciatura são, Chines I, Hindu I, e por mais estranho que possa parecer, Inglês.

No "Grupo B" constam: Língua e Cultura Turcas I, Língua e Cultura Persas e Árabe I.

Isto significa que quem tenciona escolher japonês terá que esperar pelo próximo ano, pois estará inserida no "Grupo C" ou "Grupo D".

Estou ansioso pra poder conciliar algumas cadeiras deste curso com o meu!!!!  ;D

Aos interessados, basta mostrarem interesse que quando tiver um tempinho, digo quais as são as cadeiras em ambos os semestres deste ano.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Epa que ganda fail! O flyer da a entender que o curso tem alta escolha a nivel das linguas, mas afinal é tambem limitado. Parece me q sigo pa braga atao :|

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Epa que ganda fail! O flyer da a entender que o curso tem alta escolha a nivel das linguas, mas afinal é tambem limitado. Parece me q sigo pa braga atao :|

Vais em que ano?

Eu por acaso ainda ando um pouco indecisa. Depende, a ver vamos. E se for é só depois do 12º, para o qual passei.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Pois convem ser depois do 12º. Nao tou a ve los deixarem te entrar na faculdade sem teres finalizado o secundário lolz.

Eu se for é so depois deste ano lectivo. E pliz nao digas coisas do genero "boa secalhar vamos ser colegas de curso", dispenso isso. (yeah im an arrogant bitch)

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Pois convem ser depois do 12º. Nao tou a ve los deixarem te entrar na faculdade sem teres finalizado o secundário lolz.

Eu se for é so depois deste ano lectivo. E pliz nao digas coisas do genero "boa secalhar vamos ser colegas de curso", dispenso isso. (yeah im an arrogant bitch)

-.-

É claro que não vou para a universidade sem acabar o 12º isso é mais que óbvio. lol

E não estou interessada em conhecer futuros colegas. Prefiro chegar lá e conhecer o pessoal em vez de ir conhecendo através da net, onde toda a gente mente.

Uau, que orgulho.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

(offtopic)

ir conhecendo através da net, onde toda a gente mente.
Eu não minto na 'net. E graças a isso ganhei uma péssima reputação, logo não posso criticar quem mente...

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

(offtopic)

ir conhecendo através da net, onde toda a gente mente.
Eu não minto na 'net. E graças a isso ganhei uma péssima reputação, logo não posso criticar quem mente...

Já somos dois...

E loli, dizes isso agora e depois ha-des querer come-la seu malandro!

Mas sim, vem pra Braga que aqui é que as alheiras sao boas.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Tenho uma pergunta.

O que eh preciso para se poder entrar no curso (tirando o 12º)?

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Mas afinal há aqui alguém que esteja a tirar Estudos Asiáticos na UL?

Queria ver se falava com um aluno do curso, para saber o que acham.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

  • Conteúdo Recomendado:

    • JUCA
      Por JUCA
      PRIMEIRA LIÇÃO. ( Saisho no ressun )
       

       
       
       
       Yó Pessoal! Eu decidi criar este tópico onde sem duvida até ao fim do ano vão aprender japonês.  A ideia é eu colocar aqui, alguns dos vídeos da bela professora Misa, e fazer-vos uma pergunta relativo ao conteúdo. Na semana seguinte coloco a resposta da questão da semana anterior, dou pontos a quem respondeu correctamente e coloco um novo vídeo e uma nova questão. Os videos são em inglês, tentei encontrar com a mesma qualidade em português mas não encontrei. Não procurei exaustivamente, pelas razões mencionadas no vídeo acima. Para um bom acompanhamento destas lições agradeço que tenham o vosso inglês bem estudado e aprendido.
      Vou tentar ser mais assíduo e pontual que os vídeo-podcasts.
      Informo-vos que a partir do momento que este tópico foi criado, todos os membros do fórum Anime Portugal (anime.pt) incluído Mike, passaram a ser, alunos daqui. A vossa participação vai ser registada e conta para a nota.  É sem porcento garantido que vão aprender japonês até ao fim do ano, e podem devolver-me o dinheiro se não ficarem 100% satisfeitos.
       
      Questão 1) A que anime pertence o personagem do gif (imagem antes/por-cima do vídeo)?
       
       
    • Zephirus
      Por Zephirus
      Recentemente, deparei-me com um rapaz aqui no fórum com algumas dúvidas sobre como aprender japonês e sobre uma possível carreira em japonês, como professor ou tradutor. Tentei dar-lhe as melhores dicas. Vou aproveitar algumas coisas que lhe disse, mas recomendo-vos a ler este tópico.
       
      Seja como for, já vi muita gente que quer aprender japonês neste fórum, por alguma razão, este é talvez o único sítio em Portugal que permite às pessoas tirar dúvidas sobre o ensino da língua japonesa em Portugal. Por isso penso que é um tópico mais que bem-vindo - e que já cá fazia falta faz muitos anos.
      Para esclarecer, não sei japonês, mas estou na área de línguas, sou tradutor de profissão, sei um pouco sobre aprender línguas e também já tinha feito alguma pesquisa sobre o assunto, porque considero japonês a próxima língua que quero aprender, depois de acabar com a que estou a aprender agora.
       
      1. Como aprender japonês
       
       
      1.1. Como escolher um professor
       
       
      1.1.1. Professores de Japonês
       
       
      1.1.2. Aprender online
       
       
       1.2. Saídas Profissionais
       
       
      1.3. Cursos de japonês no Ensino Superior
       
       
      1.3.1. Cursos de Japonês para quem está a estudar outras coisas
       
       
      1.3.2. Bolsas para estudar no Japão
       
       
      Queria agradecer à @SeventyFive por me ajudar parcialmente a editar este artigo. Qualquer sugestão ou informação extra, eu adiciono informação aqui, recomendem-me alterações que eu fá-las-ei.
      Muito obrigado por lerem.