Visitante Ran

'Quero ir viver para o Japão'

252 mensagens neste tópico

Pelo menos na minha faculdade sei dum caso que um rapaz foi para Hiroshima ^^

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Mais do qe ir para o Japão, gostava de trabalhar com Japoneses cá em Portugal, mostrar-lhes o nosso  país e a nossa cultura, explicar-lhes as ligações históricas que temos com eles e o fanatismo que sentimos por eles (especialmente as camadas mais jovens da população). Ir viver para lá não é realmente algo que me apele muito, visitar, intercâmbio, bolsa de estudo, não sei gostava e conhecer a sociedade por dentro mas toda a minha vida nesse mundo, não sei se estou interessada. Gosto muito do meu Portugal Rectângulo virado para o mar, não trocava o meu país por nada, excepto se apanhasse uma mega desilusão, mas nunca ia perder o amor que tenho à nossa história cultura e tradição, que apesar de não aparecer em nenhum desenho animado faz parte de todos nós e todos deveriamos conhecer e louvar.

Se houver alguma viagem ao Japão baratinha eu deixo aqui o link :) pode ser que dê para conhecer esse maravilhoso país (mas ya toca a começar a poupar para quando esse dia vier xD heheh)

*

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Mais do qe ir para o Japão, gostava de trabalhar com Japoneses cá em Portugal, mostrar-lhes o nosso  país e a nossa cultura, explicar-lhes as ligações históricas que temos com eles e o fanatismo que sentimos por eles (especialmente as camadas mais jovens da população). Ir viver para lá não é realmente algo que me apele muito, visitar, intercâmbio, bolsa de estudo, não sei gostava e conhecer a sociedade por dentro mas toda a minha vida nesse mundo, não sei se estou interessada. Gosto muito do meu Portugal Rectângulo virado para o mar, não trocava o meu país por nada, excepto se apanhasse uma mega desilusão, mas nunca ia perder o amor que tenho à nossa história cultura e tradição, que apesar de não aparecer em nenhum desenho animado faz parte de todos nós e todos deveriamos conhecer e louvar.

Se houver alguma viagem ao Japão baratinha eu deixo aqui o link :) pode ser que dê para conhecer esse maravilhoso país (mas ya toca a começar a poupar para quando esse dia vier xD heheh)

*

Hum... acho que a percentagem de portugueses gostar de asia sempre foi pequena, alias desde que andei na escola nunca vi nada na cultura portuguesa que me tenha interessado ate hoje, ou talvez nao tenha apanhado a materia que falas... eu o que vi na realidade dentro da sociedade portuguesa foi sempre os portugueses terem um extremo orgulho estranho e uma educacao alem do normal (em geral).

Estou falando na maioria que vi, nao estou confirmando nada, mas nao sei como o povo portugues em geral possa ser fanatico pelo Japao.

Posso tar enganado qualquer das maneiras, por isso nao levem meu post a serio.

Nota* tou no teclado do laptop por isso nao pus acentos  :-\

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Eu adoraria ficar uns tempos no Japão, não morar lá mas tipo umas férias de Verão. O Japão deve ser um mundo completamente diferente, só em Tecnologia já é um mundo à parte. Depois à noite, em Tókio, deve ser lindo, cheio de luzes, efeitos... Simplesmente fantático!

E depois também conhecer algumas artes de desenho, técnicas de Mangaka, etc.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Eu gostava de fazer um intercâmbio no Japão, para aprender sobre a cultura, o dia-a-dia, e a linguagem. Depois disso, logo se vê onde eu quero viver. x)

1 membro gostou disto!

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Querias trabalhar como coveira certo?

2 membros gostaram disto!

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais
Isso do hospital é mesmo verdade?

it's on the reference linkssssssssssssssssss

http://www.lifeatriken.com/living-in-japan/health/going-to-a-clinic-or-hospital.html

Hospital and clinic opening times vary. Most public ones are open on weekdays from 9 am to 5 pm, but outpatients are only accepted in the morning. Many private clinics are closed on one or two weekdays and open at the weekend, and may stay open into the evening on some days. Reception desks close before the actual closing time, and for new patients they usually close earlier than for registered patients.

Editado por FireWall

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Eu pretendo ir viver algum tempo no Japão pelo menos para aperfeiçoar os estudos (é quase uma necessidade). Agora, é claro que é uma sociedade baseada no ultra-consumismo e é nitidamente japonês ser altamente nacionalista, e isso é uma realidade ainda actual, visível na eleição de Abe Shinzo como primeiro-ministro no ano passado, garantido que isto não é uma coisa que tenda propriamente a dissipar-se. O nacionanismo leva a atitudes racistas, etc.

Quando estudei a história do Japão achei fascinante ver como estas marcas não só de xenofobia como de grande civismo interno derivaram de situações históricas, remotando essencialmente a Tokugawa e a uma sociedade que vivia organizada em comunidades e onde bastaria um elemento 'mal comportado' para a governação militarista da altura assassinar a comunidade inteira. Sendo assim criou-se uma sociedade altamente desconfiada que não integrava ninguém no seio do seu grupo sem a máxima prudência e segurança (um livro imperdível sobre a história do Japão é o do Kenneth G Henshall, onde ele analisa este tipo de repercurssões de uma maneira muito interessante). Como em qualquer cultura ou sociedade, este tipo de traumas históricos atinge as mentalidades durante longos períodos (portugal sofre de grandes atrofios de mentalidade devido ao período salazarista, por exemplo).

Enfim, mas isto do racismo não é problemático, contudo, para quem se quiser cingir ao universo universitário (por isso estou-me um bocado borrifando... afinal, eu vou para a China durante um ano e estas situações lá são ainda mais propícias). Podemos falar de degradação, mas é de lembrar que a sociedade japonesa é considerada uma das sociedades mais igualitárias do mundo, só que é fomentada por um chamado igualitarismo capitalista, ou seja, em vez dos proletários que se matam a trabalhar, há os empresários que se matam a trabalhar - o que no entanto, sempre possibilita uma classe média maioritária, gerando um equilíbrio. Claro que isto é aquilo que a escritora Hitomi Kanehara chamaria 'a ilusão do sucesso pela escravidão'. Serão perspectivas, mas estar em Portugal e chamar a isto decadência... bem, não sei, se realmente olharmos para o nosso estado das coisas, não sei se teremos muita moral para falar. :P

Em termos económicos, o Japão está a atravessar uma recessão depois do período dourado de renascimento das cinzas pós-guerra, é certo, mas não deixa de possuir a 2ª maior económica do mundo. Apostar em trabalhar com o Japão ainda vale a pena.

  Por outro lado, há um grande conflito geracional digno de qualquer sociedade altamente urbanizada e evoluída. Pelo menos temos a sensação de que a geração mais nova é ralmente diferente, o que cria dinâmica e evolução, contrariamente ao que se assiste em Portugal em que os conflitos geracionais são mínimos e a maior parte dos meus colegas da minha idade já pensam como a minha avó, ou seja há uma estagnação e uma inércia tão más que acabam por sair do mero campo das mentalidades e se traduzem noutros campos do social (como o económico, por exemplo). 

Mas pronto, ainda assim eu não preciso de considerar um país ou uma cultura melhores ou piores do que a minha para querer mergulhar nela, pode tudo basear-se em mera curiosidade. Por algumas opiniões que li por aqui acho que se estão a gerar alguns complexos desnecessários porque acho que qualquer pessoa tem a legitimidade para querer ir viver para onde lhe apetecer ... e afinal de contas a ilha utópica de Thomas Moore ainda não existe, pois não?

Enfim, podia escrever e escrever sobre isto (tenho dois ensaios escritos sobre isto :P), mas acho que quem realmente quiser saber como é a sociedade japonesa sobretudo em contrapartida com a nossa realidade, não deixe de comprar o livro do antigo Conselheiro Cultural de Portugal no Japão, Eduardo Kol de Carvalho 

http://www.fnac.pt/pt/Catalog/Detail.aspx?cIndex=0&catalog=livros&categoryN=Livros&category=antropologia&product=9789729888366

Uma descrição do país por olhos portugueses com imensa actualidade (vá lá, não é preciso recorrer sempre a Wensceslau de Morais ou Luís Fróis!).

edit: ui, só agora reparei que o livro não está disponível na fnac, mas acho que o podem encomendar pela webboom http://www.webboom.pt/ficha.asp?ID=97146

 

 

Que outros livros recomendas?

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

É peixe viver no país dos mangas e animes, mas nem tudo é um mar de rosas no japan. Ha pessoal que tem a ideia errada.

 

Gostava de ir e ficar la por uns tempos. Mas fazer a minha vida la, ja daria que pensar.

Editado por Neku Sakuraba

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Odeio o Japão. Se não fosse ter sangue japonês a circular-me nas veias,poderia ser bué musculado e alto,e os meus olhos não seriam achinesados. É como uma maldição. A cada dia que passa,sinto-me mais e mais uiabo...

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais