30 votos

  1. 1. No que te inseres?

    • Cristianismo
      6
    • Judaismo
      0
    • Budismo
      0
    • Xintoismo
      0
    • Islamismo
      0
    • Hinduismo
      0
    • Paganismo
      2
    • Agnosticismo
      8
    • Ateismo
      14

Por favor faz login ou regista uma conta para poderes votar nesta votação.

92 mensagens neste tópico

religião 

s. f.
1. Culto prestado à divindade.
2. [Por extensão]  Doutrina ou crença religiosa.
3. [Figurado]  O que é considerado como um dever sagrado.
4. Reverência, respeito.
5. Escrúpulo.
6. Comunidade religiosa que segue a regra do seu fundador ou reformador.

 

É isto. No que acreditam. Ou em que crenças mais se identificam? Porquê? Trará actualmente a religião algo de bom à sociedade? Teve a religião grande influencia na vossa educação, ou o Natal (apenas um exemplo) era só bacalhau? O que acham das outras religiões? O que acham que podia mudar? Como vedes a Igreja Católica/Igrejas dos Zucas/os Elders/a invasão de religiões orientais/cultos estranhos/...?

É isto, se tudo correr bem, isto corre mal! :D

1 membro gostou disto!

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Não me insiro em nenhuma. Não sigo nenhum culto religioso,mas acredito que há um deus ou,pelo menos,que não estamos cá por acaso. Tudo tem um objetivo e o que acontece está destinado a acontecer.

Acho que ateu é uma palavra demasiado forte. Em algum momento das nossas vidas batemos no fundo e questionamos se a vida é só isso. Se é assim tão sem sentido. Num dia mediocre qualquer,somos atropelados,quase morremos,mas a enfermeira é a nossa futura esposa. A vida é assim,tão sem sentido que faz sentido. Uma peça do puzzle só é algo muito random,mas se juntarmos as peças que nos dão,damos por nós e temos o puzzle da nossa vida nas mãos. Há um gajo que tem um fábrica de puzzles no céu,acho.

Octavarium e A Change of Seasons dos DT são das músicas mais épicas que há por terem implícito isso.

.deep

Editado por psy-kun
1 membro gostou disto!

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Desde muito novo que a questão da religião me interessa, e sempre gostei de discutir este assunto.

Quando era mais novo dizia que acreditava em Deus, mas sei que o dizia por dizer. Era como se tratasse de um capricho. Agora que cresci e já formei os meus ideais, mudei completamente a minha opinião, ou , melhor dizendo, deixei de acreditar no tal capricho.

Há questões às quais, provavelmente, a espécie humana nunca conseguirá obter uma resposta, pois são questões que ultrapassam os limites e a compreensão humana. A nossa origem do universo é uma delas. Eu não sei como o universo surgiu, mas presumo que alguma cosia tenha acontecido. Ou seja, "tem de estar alguma coisa por detrás da nossa origem". Esta deve ser a minha única crença que roça a divindade.

Eu não acredito em Deus, em Jesus, nem em todas as figuras que nós, humanos, fomos inventado ao longo do tempo. Para mim, as religiões não passam de criações humanas. Criações essas que se foram alastrando, crenças que se foram propagando até hoje e agora aqui estamos. Num mundo influenciado por essas mesmas crenças, que foram inventadas pelos nossos antepassados com um objectivo que desconhecemos. Mas presumo que não seja muito difícil chegar a esse objectivo. As religiões foram criadas para manipular as pessoas, e os relatos históricos permitem concluir isso mesmo. Temos o exemplo da Inquisição, que é o retrato perfeito da manipulação e do poder que a Igreja Católica tinha na altura. Manipulavam o povo como queriam. Tinham mais poder que o próprio rei. E tudo tinha por base as crenças que foram passadas de geração em geração, pelo povo que precisava uma explicação para as questões que não conseguiam obter uma resposta.

 

Acho que o mundo teria sido muito diferente sem a religião. 

 

 

Edit: Excelente tópico.

Editado por !Pipo
3 membros gostaram disto!

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Religião e Instituições são coisas diferentes. É como comunismo e União Soviética,não se mistura. Como o comunismo foi usado como rótulo por Stalin,também foi o cristianismo pela Igreja.

A religião pode ser acusada de muitos atrasos a nível científico/social,mas sem a existência dela e,por sua vez,de órgãos que a instituiram,hoje a ética e moral no plano científico praticamente não existiriam. Haveria clonagem,assim como recurso à eugenia,etc.

Podemos comparar a religião e mais especificamente a Igreja Católica a uma torneira,foi-se abrindo progressivamente.Os ideais e o progresso são a água.

1 membro gostou disto!

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Instituições essas que têm por base religião. Há uma ligação. É uma implicação da religião.

E isso foi só um mero exemplo para demonstrar o lado negro da religião.

Editado por !Pipo

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Instituições essas que têm por base religião. Há uma ligação. É uma implicação da religião.

E isso foi só um mero exemplo para demonstrar o lado negro da religião.

Yup,eu entendi,mas convém não generalizar porque há instituições religiosas boas,que não se ficam pelas palavras.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Não ligo nenhum à religião. Nem sei o que sou sinceramente.

Mas acho que me encaixo mais no agnosticismo, porque não tenho qualquer fé, custa-me mesmo a acreditar que haja deuses e essas coisas todas, sinceramente, até me acredito mais depressa em extraterrestres, mas fico sempre na dúvida... mas só (ou muito devido) por causa de já ter visto gente possuída à minha frente (e espero que nunca vos calhe terem de passar por uma coisa do género) entre algumas outras experiências em que me borrei de medo.

Por isso não consigo dizer que sou ateu, talvez por causa do medo dos espíritos ou o caraças. :|
Ah, e desde q vi o filme "O Exorcismo de Emily Rose" e a seguir fui ouvir as gravações reais da porra, entre amigos, nunca mais consegui ver nenhum filme de exorcismos e agravou o meu medo p crl. 

Editado por imPLUS

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Cristianismo isto porque fui baptizado e fiz a 1º comunhão, considero-me um embora tenha um sentido bem mais cientifico e procuro respostas para perguntas perdidas e esquecidas.

 

Basicamente não tenho vergonhas nem taboos em dizer que sou dessa religião mas que acredito 100% mais na ciência para preencher buracos esquecidos num livro do que ler cegamente algo que não faz sentido ou que pareça impossível certas coisas para o ser humano nessa época ou em qualquer uma.

2 membros gostaram disto!

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

sinceramente esta poderia ser a maior Wall of text que alguma vez escrevi neste fórum portanto vou apenas mandar o meu bitaite por tópicos:

1- Tudo pode ser explicado pela ciência e o que ainda não foi explicado será um dia;

2- Não me agrada a ideia de ter uma entidade divina a olhar por nós, nós é que escolhemos o nosso destino e detesto saber que é muito bonito olhar por nós e estarem milhares de crianças a morrer à fome noutros continentes;

3- Ainda menos me agrada a história de tudo acontecer por um motivo e haver um destino pré-determinado...acho isso uma seca é como se façamos o que fizermos o resultado será sempre o mesmo, ainda que não o saibamos e de novo, não me agrada que esse destino envolva pessoas a morrer à fome e etc.

4- pondo as entidades religiosas à parte e falando na religião propriamente dita, fiz a catequese toda, crismas, cheguei a ajudar o padre e até a dar catequese também...fui convidado a sair porque em vez de ensinar às criancinhas que havia um deus e que tinha criado a terra e que bla bla bla, ensinava-lhes como retirar toda a moral da biblia de modo a não ser levada à letra mas para que aprendessem como se deve estar com os outros e a amar o próximo e a tratar todos de igual...essas porcarias todas. e com isto tudo, da religião apenas tenho a dizer que vejam este gráfico:

dark-ages.jpg

 

5- quina-me mesmo muito o facto de as pessoas preferirem acreditar numa entidade à qual nunca tiveram provas que existe do que acreditarem nelas próprias, é mesmo muito triste sinceramente.

6- ...vou dormir talvez termine isto depois

3 membros gostaram disto!

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Graças a deus sou ateu.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

A minha religião é fazer o bem e nunca prejudicar os outros :)

2 membros gostaram disto!

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

É um assunto delicado... Acho que não posso dizer que me insiro totalmente numa religião, contudo não posso ignorar que a religião cristã me influencia, até porque está muito enraizada nos meus avós... Visto ter feito a primeira comunhão diria que a religião cristã é aquela em que me inseriria se tivesse de escolher. Em pequeno até era bastante beato =P

Hoje em dia não consigo dizer que sou realmente cristão, mas acredito numa tal entidade superior seja ela "O Destino" ou "Deus" ou whatever. Apenas acho que há um plano que me transcende e que me influencia no meu dia-a-dia. MAs também nunca tive contacto relevante com as restantes religiões...

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Faz treze anos que sou Pagã, numa vertente Wiccana New-Age absolutamente inapropriada.

 

Tive um encontro imediato com a fé há coisa de três anos e deixei de praticar nessa altura (perdi o meu pentagrama), mas hoje em dia ando a re-estudar os meus livros à procura de uma vertente pagã mais própria àquilo em que acredito, que é muito eclético neste momento. Mas posso garantir que acredito numa divindade dualista que se mantém em equilíbrio pelas forças naturais. Essencialmente acredito na natureza e sou toda amiga das árvores e coise.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Bem...é de facto um assunto deveras delicado, principalmente no sentido em que de certa forma encontra-se na moda não se querer enquadrar em qualquer meio religioso, as pessoas dizem hoje em dia "sou ateu, não acredito na igreja" e algumas vão mais longe ao ponto de começar a apontar dedos desnecessariamente umas Às outras.

 

Dito isto fico muito contente por saber que , apesar de ainda ser a 1ª pagina, ainda ninguém cometeu a falta de desrespeitar qualquer religião que seja., 

 

O que não costumo tolerar mesmo é quando entre várias pessoas que se recusam enquadrar-se num seio religioso, apanho 90% que recorre a este quando mais acham que precisam, e se a vontade não lhes é feita, acumulam o seu desgosto na sua posição anti-religiosa...esse tipo de pessoas não tolero de todo.

 

Sou cristão com muito orgulho, não fui vitima de qualquer lavagem cerebral e tão pouco em deixei encantar pela historia de presentes pelo natal

Sou cristão por após compreender diversas outras doutrinas , apercebi me que de facto é esta que eu quero  vergar. Muitos dos valores que esta emprega já se encontravam comigo desde criança, contudo, ao contrário de muitos , entre eles os ateus à la mode, eu jamais, e nunca na minha vida recorri à oração quando as coisas apertaram para o meu lado, isso para mim é que é intolerável mesmo.

 

Portanto só pedia ao resto das pessoas que ainda vai comentar, que pensassem bem no que dizer antes de expressarem, e não seguissem tendências , eu respeito quem tem uma religião diferente da minha, ou ate mesmo quem não a tem, mas desprezo aqueles que seguem a moda das banalidades sem pensar no significado das coisas.

 

@Firewall

em respostas às questões que apresentaste

1- Chama-se fé acreditar sem esperar por fundamentos empiricos, é esse o sentido de toda a religião, não me digas que nunca acreditaste em algo sem qualquer fundamento empirico

2- o facto de teres uma entidade superior que olhe por ti não interfere em nada que sejas tu a escolher o caminho que queres seguir... se te preocupas tanto com o mal dos outros, porque esperas que tal entidade de mostras da sua existencia e corrija isso, não cres que faz mais sentido sermos nos próprios a corrigirmos os males em que vivemos?

3- o caminho pre determinado de que falas parece me vir do Tarot, e mais uma vez reclamas por um mal da nossa sociedade, completamente anti-religiosa, exigindo intervenção religiosa?

4- Lamento imenso a situação de que foste vitima, mas é mais que óbvio que tas a culpar a entidade religiosa pelo erro cometido pelos que a representam...  é o mesmo erro comum que se comete quando se acusa constantemente a Igreja pelo que fez a inquisição ou os alemães pelo período Nazi... um todo não deve ser responsabilizado pelo que uma parte faz

1 membro gostou disto!

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Mandei a bomba e nao disse nada. hehe

Bem, eu penso que na religião só há 1 coisa que realmente me faz comichão, que é o fanatismo. Os ateus também são seres um pouco estranhos, visto terem tanta certeza sobre algo que à partida nos transcende, mas compreendo, assim como eu acredito no que "vejo" eles também podem o ser assim, mas apenas não tendo visto nada.
Pessoalmente vejo a religião como algo muito pessoal, assim como penso que aquilo em que acreditamos não tem tantos dogmas como aquelas que suas "seitas" pintam. Foi por isso que não pus católicos, ortodoxos, wiccans, asatrus, wtv na votação. Talvez mais nas religiões principais, usam-se de divisões e sub-divisões moleculares esquecendo-se que fazem parte do mesmo corpo, guerras religiosas são apenas caprichos sádicos e egocêntricos.
Gosto muito da forma como os Japoneses vede a religião, é tudo muito misto e quebram muitas barreiras entre as religiões, podendo celebrar ou ter tradições de diferentes crenças, acho isto muito positivo.

2 membros gostaram disto!

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

...mas porquê...

Portanto só pedia ao resto das pessoas que ainda vai comentar, que pensassem bem no que dizer antes de expressarem, e não seguissem tendências , eu respeito quem tem uma religião diferente da minha, ou ate mesmo quem não a tem, mas desprezo aqueles que seguem a moda das banalidades sem pensar no significado das coisas.

lamento muito, mas respeita também a maneira como as outras pessoas pensam no significado dessas coisas, são opiniões e tal como tu as tens respeita o que os outros pensam. curiosamente esta é uma thread de opiniões e ainda não vi qualquer seguimento de uma tendência, no entanto posso-te dizer que o que se passa em grande parte dos casos de pessoas que praticam a religião é isso mesmo, o seguimento de uma tendência, quer seja devido a questões familiares ou até mesmo devido a questões pessoais como as amizades que levam a experimentar etc etc etc. raros são os casos (mas existem) em que uma pessoa do nada passa a praticar uma religião tanto que, por alguma razão todos os dias se vê pessoas a "pregar" de porta em porta...na minha opinião isso sim é seguir uma tendência.
 
quanto às tuas respostas, lamento mesmo muito mas vou ter de as re-responder porque pareceu-me que ficaste mesmo magoado com o que disse, sentimento que sinceramente nunca foi meu objectivo.

@Firewall
em respostas às questões que apresentaste
1- Chama-se fé acreditar sem esperar por fundamentos empiricos, é esse o sentido de toda a religião, não me digas que nunca acreditaste em algo sem qualquer fundamento empirico
2- o facto de teres uma entidade superior que olhe por ti não interfere em nada que sejas tu a escolher o caminho que queres seguir... se te preocupas tanto com o mal dos outros, porque esperas que tal entidade de mostras da sua existencia e corrija isso, não cres que faz mais sentido sermos nos próprios a corrigirmos os males em que vivemos?
3- o caminho pre determinado de que falas parece me vir do Tarot, e mais uma vez reclamas por um mal da nossa sociedade, completamente anti-religiosa, exigindo intervenção religiosa?
4- Lamento imenso a situação de que foste vitima, mas é mais que óbvio que tas a culpar a entidade religiosa pelo erro cometido pelos que a representam... é o mesmo erro comum que se comete quando se acusa constantemente a Igreja pelo que fez a inquisição ou os alemães pelo período Nazi... um todo não deve ser responsabilizado pelo que uma parte faz


1- sim acreditei, qualquer criança acredita nisto ou naquilo até que começa a procurar respostas e vai encontrando cada vez mais e sinceramente depois lembra-se de comparar certas respostas e decide que há certos troncos que devem ser simplesmente cortados. neste preciso momento não e peço-te que respeites isso, não acredito em nada que não possa ser explicado cientificamente e deixa-me que te diga, quanto mais te enfias na toca do coelho, mais ramificações encontras e mais explicações maradas te aparecem à frente e o que realmente conta é que, por mais marada que seja, a ciência consegue explicar. e mais uma vez digo, foi a minha opinião, não ataquei ninguém, é simplesmente a maneira como penso.

2- portanto essa entidade olha por mim e simplesmente não faz nada...sinceramente para isso nem vale a pena ela existir e quem me dera que não tivesses escrito a segunda parte porque estou neste preciso momento a fazer a minha parte para melhorar esse mundo, tal como qualquer pessoa que trabalhe e que faça as mais ínfimas coisas, tais coisas poderão ser determinantes para a destruição/continuidade deste mundo (leia-se "efeito borboleta" ou teoria do caos). Sou estudante de ciências e se há coisa que faz com que a humanidade não vá co porco de um momento para o outro é isso mesmo, a ciência e tudo o resto, todas as pessoas que trabalham para a melhoria deste mundo. Podem-me dizer que essa ciência pode também levar à destruição deste nosso mundo mas é para isso que temos todos de trabalhar para aplicar a ciência e todo qualquer conhecimento em prol do futuro. pata terminar este ponto sinceramente passar uma hora a rezar para que corra tudo bem é algo que me transcende e mais uma vez, antes que venham matar, é apenas a minha opinião mais uma vez.

3- not gonna answer sorry

4- esta é daquelas alturas em que se respira fundo e...tu sinceramente fazes ideia das comparações que estás a fazer? a crise religiosa não trouxe nada de bom para o mundo, nada NADA por favor ajuda-me e diz-me algo de bom que se tenha passado naquele tempo, por favor a sério. Deixa-me triste sinceramente dizer isto mas a bela me*** da guerra, de todas elas, fez com que houvesse uma evolução épica na tecnologia que acabava por fazer o mundo avançar como se não houvesse amanhã. é triste e quina-me o facto dos orçamentos militares serem ilimitados o que leva a que grande parte da tecnologia militar passado uns anos passe para o consumidor o que leva a que essas tecnologias melhorem em muito a nossa vida. por mim era dar cabo disto tudo e colocar orçamentos ilimitados nas procuras de doenças/investigação em todas as áreas (claro com a ciência altamente incluída). é me*** mas a realidade é que essas guerras todas fizeram mega mortos mas o mundo evoluiu com isso...a religião nem por isso.

não sou traumatizado, já disse estive muitos anos profundamente envolvido com a religião e por ter visto o que vi é que larguei tudo e dedico tudo à ciência.

não te sintas mal, este texto todo é apenas a minha opinião

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

eheheh...antes de mais, vou te pedir a ti que acalmes um bocado e respires fundo, pois pelas tuas respostas tu de facto pareces tocado pela minha visão do que disseste, mas se achas que fiquei magoado..ok, apenas relaxa, somos todos amigos...

 

...mas porquê...

Portanto só pedia ao resto das pessoas que ainda vai comentar, que pensassem bem no que dizer antes de expressarem, e não seguissem tendências , eu respeito quem tem uma religião diferente da minha, ou ate mesmo quem não a tem, mas desprezo aqueles que seguem a moda das banalidades sem pensar no significado das coisas.

lamento muito, mas respeita também a maneira como as outras pessoas pensam no significado dessas coisas, são opiniões e tal como tu as tens respeita o que os outros pensam. curiosamente esta é uma thread de opiniões e ainda não vi qualquer seguimento de uma tendência, no entanto posso-te dizer que o que se passa em grande parte dos casos de pessoas que praticam a religião é isso mesmo, o seguimento de uma tendência, quer seja devido a questões familiares ou até mesmo devido a questões pessoais como as amizades que levam a experimentar etc etc etc. raros são os casos (mas existem) em que uma pessoa do nada passa a praticar uma religião tanto que, por alguma razão todos os dias se vê pessoas a "pregar" de porta em porta...na minha opinião isso sim é seguir uma tendência.

 

Não consigo perceber o que tentaste para aqui dizer mas de certa forma parece que reforças o que eu já disse, ou que dizes que até quem não pensa de forma fundamentada tem o direito de falar daquilo que pensa...quando afinal não pensa

 

Depois, permite me fazer te notar que quando fiz o meu post, tanto podia ser uma pessoa religiosa como não-religiosa a usar as palavras que usei, pelo que aquilo que vinculo é que não aceito aqueles que não pensam naquilo que dizem e tomam posições, e neste âmbito faço te notar que não exclui os alvos de lavagem cerebral e infância, daí ter dito orgulhosamente que eu não era um desses casos

 

2º tu aparentemente queixas te que a dita entidade divinal mesmo que exista, porque não toma atitudes, digamos no dia a dia, zelar por ti, ir ao mini preço, aparecer em talk shows ou mesmo salvar as milhares de crianças africanas, não merece tal existência.

 

Um exemplo...Um bom pai, educa ao filho, ensina o que é certo e o que é errado, ensina que quando se erra devem se corrigir tais erros, e por muito que erres, esse pai continua a amar o filho acima de tudo. Quando este filho cometeu os devidos erros que cometeu, cabe lhe a ele próprio usar os recursos éticos e morais que lhe foram passados pelo pai para corrigir esses erros e viver em paz para consigo mesmo... Um bom pai vai deixar que o seu filho aprenda com os seus erros, por mais que estes o magoem...dito isto, para bom entendedor meia palavra basta

 

Pessoal, eu sou estudante de engenharia electrotécnica..há algum motor mais forte que a tecnologia avançada em electrónica para simbolizar o avanço da humanidade e na destruição de barreiras ao lado a ciência????...no entanto nunca me passou pela cabeça que a religião havia perdido o seu valor, como futuro engenheiro eu não planeio culpar a falta de acção de uma entidade superior pelos males do meu planeta, eu tenho um objectivo já estabelecido e vou usar os meus conhecimentos no final do curso para corrigir esses males .

 

Quanto hà tua resposta nº 4, , o que a religião trouxe de bom ao mundo, eu vou te dizer uma das coisas que já trouxe, e que já foi dita pelo Psy..

 

O pouco de moral e ética que ainda existe entre nos humanos, é o que nos impede de ruirmos por completo como sociedade, acredita em mim, queixas te da ausência de uma entidade superior na presença de vários horrores no mundo, é um velho hábito questionar-se "onde está Deus\Alá\Outros onde este horrores aconteciam"... eu vou mais longe na pergunta, onde parariam estes Horrores sem os conceitos morais que nos pregaram desde novos.

 

 

Moral da história, não fiques chateado por eu apresentar uma visão bastante diferente das tuas idéias Tu acreditas que ele nunca esta ca enquanto que a ciencia está, fazes bem...eu acredito na fé e em agir bem para com o próximo...=)

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Um exemplo...Um bom pai, educa ao filho, ensina o que é certo e o que é errado, ensina que quando se erra devem se corrigir tais erros, e por muito que erres, esse pai continua a amar o filho acima de tudo. Quando este filho cometeu os devidos erros que cometeu, cabe lhe a ele próprio usar os recursos éticos e morais que lhe foram passados pelo pai para corrigir esses erros e viver em paz para consigo mesmo... Um bom pai vai deixar que o seu filho aprenda com os seus erros, por mais que estes o magoem...dito isto, para bom entendedor meia palavra basta

 

 

Só queria dar a minha opinião quanto a isto. O que é um 'bom pai' é significativamente subjectivo: estou de acordo na parte que diz que cada um de nós deve corrigir os seus próprios erros e não ser o pai a obrigá-lo a fazer tal, contudo, passo a discordar do mesmo quando os erros chegam a prejudicar os outros. Cada um é livre de fazer o que quiser, desde que não chegue a magoar os outros, pelo menos na minha opinião. 

 

Sei a história de um pai que, após saber que o filho de 11 anos começou a fumar e bastante, fechou-o dentro do quarto durante imenso tempo, até ele perceber o erro que tinha cometido. Claro que na altura o rapaz ficou revoltado e odiou o pai, mas após tanto tempo sem tocar num cigarro, apercebeu-se de que afinal não precisava dele e que não era dependente de tal e passou a compreender a decisão do pai. 

 

Falo disto como posso falar dos meus pais, eles são muito exigentes comigo, mas têm sempre em mente o meu bem. Sabem que se eu tiver boas notas isso irá possibilitar mais oportunidades de escolha no futuro, e isto apenas percebi depois de muito tempo, e aí entendi que eles no fundo não o fazem com objectivo de me causar mal. 

 

O que eu quis dizer com isto foi que, se deixarmos as crianças à solta, é normal que elas façam estragos. Mas quando esses estragos já magoam outras pessoas, crimes como homicídio, rapto, violação, etc., como encarregados de educação, deveríamos ter uma mão mais firme e chamá-los à razão porque, se dependermos apenas deles para se aperceberem dos erros, eles podem demorar uma eternidade e não perceber, e exemplos disso temos infinitos. 

 

O mal gera mais mal, é um ciclo vicioso. Se quisermos esperar que o mal acabe sozinho quando as pessoas se aperceberem os seus erros, podemos esperar ainda mais milénios, e poderá ser tarde demais.  

 

 

 

 

Contudo , não acredito que a religião esteja directamente relacionada com a ética. Uma imagem vale mais do que mil palavras, e eu já estou farta de escrever, por isso: 

 

religion-does-not-correlate-with-ethics-

3 membros gostaram disto!

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

"Se mudares a tua perspetiva e a tua posição,muitas coisas se podem transformar radicalmente no teu coração." "Não podemos medir as coisas senão em relação aos nossos próprios valores." Eu acredito nisto. Acredito que se nos pusermos no lugar de quem acredita em algo,assumirmos o seu ponto de vista e mais tarde chegarmos a uma conclusão(tirada em introspeção) é muito mais benéfico do que cair no dogma de que tudo o que é religião é mau. É como tudo, tem os seus prós e contras.

Recomendo a toda a gente ouvir o evangelho de S. Cinji. Foi daí que tirei as quotes.

http://youtu.be/N-3yFc0Qt68

Btw não sei se essa da ética foi em relação ao que disse,mas se foi,quando falei de ética e moral estava mais a referir-me ao papel da Igreja contra o aborto,clonagem,por aí fora. A ética e moral existem independentemente da religião.

Editado por psy-kun
1 membro gostou disto!

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

  • Conteúdo Recomendado:

    • Hatak_Nanashi
      Por Hatak_Nanashi
      Uma vez que de vez em quando cá pelo espaço abre se um debate de interesse publico resolvi dar entrada ao assunto que tem feito correr tanta "tinta" no país nos últimos dias.
       

       
      Podem assim partilhar as vossas ilustres opiniões.