SugarKat

[Evento/Meet] Iberanime LX 2013

413 mensagens neste tópico

Não tem a haver com qualidade ou gosto, por acaso conheço e gosto de alguns membros dos Roku Beat e tudo mais, mas de forma neutra considero-os muito mais capazes de dar um espectáculo à altura do que os Tempura, não que não estejam capazes mas não me agradou muita coisa nos ultimos concertos que vi deles, no entanto já fiz também pressão para que fossem os Tempura antes dos Roku Beat surgirem, posso adiantar-te que chegaram a haver reuniões mas como foi na altura do Japan Weekend vs IAOPO eles optaram e pronto, a partir daí são políticas internas da Manz de quem os apoia e quem apoia a concorrência e não tenho muito a dizer.

 

Não penses que faço algum gatekeeping dentro do evento, dou apenas a minha opinião quando solicitada.. mas como vês pelo resultado não é lei nem nada dentro do IA porque nem os tempura nem os roku beat lá vão... lol D:

 

E se fossem os Tempura a ir também não ficava triste, eu considero que o IA tem muita falta de dar destaque ao que de melhor se faz na comunidade portuguesa. felizmente temos outros eventos a fazê-lo brilhantemente e admiro bastante essas iniciativas - neste caso estou-me a lembrar em especial do Anicomics que consegue painéis, concertos e dar destaque a artistas muito bons dentro disto, a Leonor Grácias, a Marta Vieira, etc são exemplos optimos de pessoas que mereciam ter mais destaque pelo bom trabalho que fazem nas suas áreas e acho que o IA está muito, muito atrás do que devia nesse campo.. Alguns membros da Manz também pensam assim mas por diversos motivos e por haver provavelmente opiniões contrárias a esta as coisas não se fazem..

1 membro gostou disto!

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Estou a gostar deste diálogo. :D
Continuem por favor (sem sarcasmo)

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Continua-se se há mais contra-argumentos, da minha parte está tudo Bart xD pedido estranho o teu, não é algo que se queira (quando de pelo menos uma das partes acha que terminou, eu acho) mas sim de que se necessite, e eu fiquei satisfeito.

Editado por Kawatta-kun
1 membro gostou disto!

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Eu acho que compreendi o Bart; também estava a gostar de ler o que se estava a desenrolar. É bom ter algum feedback por parte de um insider (e que não seja aquele tipo de feedback/"quase ataque pessoal que dá vontade de dizer que nem se vai meter os pés no evento", mas essa é outra história e outro drama que já vi a acontecer demasiadas vezes).

Até porque a comunidade otaku (vá, eu sei que não é bem este o termo, mas vocês entendem) é uma parte dos visitantes e uma das críticas feitas é que o evento está a focar-se tanto na família que a comunidade perde o interesse. Seria excelente que a Manz finalmente batesse com a cabeça (no bom sentido) e percebesse que só teriam a ganhar com sugestões e críticas bem elaboradas por parte da comunidade. Até entendo que seja difícil de se pedir que mudem mentalidades. A verdade é que qualquer trabalho, seja ele qual for, sai muito melhor se for feito tendo em conta o cliente. Neste caso, os clientes não são apenas as famílias. Há adolescentes/jovens/jovens adultos que querem participar. Mas o evento não está a pensar neles e eles perdem o interesse. Falo por mim. Porque deverei gastar mais dinheiro em bilhetes para ver mais do mesmo? Não há novidades que me metam com mesmo muita vontade de ir, nada que eu ficasse arrependida de não ter ido. Queria olhar para trás e pensar "bolas, valeu completamente cada cêntimo".

E aliás, deveria ser do interesse financeiro da Manz também pensar nisto. É tipo marketing básico.

2 membros gostaram disto!

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Antes de colaborar com a Manz já frequentava eventos, portanto a minha visão também é significativamente diferente da deles por aí, vou a isto desde o FIBDA 2004, já há quase 10 anos e portanto fui também percebendo o que cativava e não cativava nos eventos que frequentei... além disso a minha forma de pensar é idêntica à tua também Shibiusa, eu penso que o 'core' do IA são os fãs, as "massas" vêm mas não têm feeling e para "entrarem" nesse feeling tem que sempre haver o "core" a adorar aquilo. Acho que o IA está a falhar neste ponto, por agora não se nota muito porque a maioria das pessoas está lá pela primeira vez mas daqui a uns anos também eles, conhecendo outras coisas e repetindo o IA vão cair nessa questão...

 

Isso e acho, pessoalmente, que pelo que é exigido, poderíamos e deveríamos fazer mais. Mas eu também tenho uma visão muito mais impulsiva e diria até "perfeccionista" que a maior parte do pessoal lá, eles fazem as coisas com mais experiência (em eventos) e com outra calma, pelos vistos não estão de todo errados, mesmo assim acho que poderíamos ir mais longe do que estamos a ir agora.

 

Mas depois também penso que enquanto eu vejo isto assim, o "core" muito importante e "as massas" que vão vindo e "aprendem" / "assimilam" a forma de estar no evento, eles vêm de outra forma, essencialmente como "um evento para famílias" portanto, as "massas" que não são tão aficcionadas, isto é algo desmotivante para mim mas novamente não digo que eles estão errados, a bilheteira falou e os números avançados pelo pavilhão foram impressionantes para um evento de Anime em Portugal.. portanto alguma coisa eles estão a fazer de certo também, há que ver os dois lados.. E pensando no modelo "inside the box" de empreendimento, se não há um problema, então não se vai arranjar nada. Claro que poderiam sempre levantar problemas como eu levanto, da relação preço-qualidade, da inovação (pra mim altamente insuficiente) mas eles jogam pelo seguro e pelo que acham melhor.

 

Eu tenho-me privado um pouco de dar feedback nos foruns/páginas/etc porque tenho mantido a fé que é mais ético assim e parece-me ser o desejado pela organização (vocês entendem, acho eu) mas por outra acho que está mais na altura da organização (e os colaboradores como eu) falarem com as pessoas e mostrar que há coisas a resolver e a melhorar e alguns de nós lá dentro (não só os colabs. do IA mas também dentro da própria Manz) pensam diferente e querem mais

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Por acaso estou (estava) a gostar dos vossos comentários.
E Kawatta-kun, ainda não me conheces, eu gosto de bons assuntos para discutir.
Eu e o Spawn Von Ripper, estamos horas a discutir sobre de tudo. :D

Obrigado pelo comentário Shibiusa. ;)

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Fui ao Iberanime pela segunda vez e posso dizer que gostei.

Não fui ver o concerto dos Gaijin Sentai (ainda tentámos, mas a sala estava a abarrotar), mas pessoalmente não me chateei minimamente com isso. E os meus amigos pareceram partilhar da minha opinião.

O ano passado gostei bastante do concerto do Keisho Ohno e apanhei o fim do concerto da (ou será que são "os?) Lamia Cross que também gostei bastante.

Notava-se "sangue japonês", o que é bom. Gostava de ver uma banda tipo Asia Kung Fu Generation, FLOW, L-Arc~en~Ciel ou assim, mas isso já sou eu a sonhar alto de mais...

Em termos da tua apresentação especificamente, Itachi, não tenho queixas, apenas podias aprender a dizer melhor o nome dos animes! xDDDD  Mas isto já são tretas minhas! :P

Foi um dia bem passado. Fui com uma amiga que nunca tinha ido a nada do género que curtiu bué, mas eu e um outro amigo que fomos no ano passado reparámos que já não foi a mesma coisa... O feeling foi completamente diferente.

É uma coisa que há apenas uma vez por ano (em Lisboa), então até sou capaz de voltar se for com amigos e se houverem novidades que valham mesmo a pena.

 

No ano passado fui ao Midori II, uma cena bem pequena e tal, mas diverti-me tanto como num Iberanime. E o preço nem se compara!

Mas vá, pode ser que o Iberanime fique melhor para o ano! Pelo menos, eu espero que sim! :P

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Quanto ao tema de se faz bem ou faz mal. O IberAnime tem o numero de bilhetes actual porquê? Porque é verdade, o IA faz MUITO bem o seu trabalho, o marketing na rua e nas TV's resulta, eles percebem disso. Logo a partir daí está garantido. O resto, ou seja, o evento em si, é que é outra conversa.

É como teres um videojogo com trailers muito bons, videos com os devs muito interessantes, e depois quando sai e toda a gente o compra é uma boa desilusão. É como tudo.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Quanto ao tema de se faz bem ou faz mal. O IberAnime tem o numero de bilhetes actual porquê? Porque é verdade, o IA faz MUITO bem o seu trabalho, o marketing na rua e nas TV's resulta, eles percebem disso. Logo a partir daí está garantido. O resto, ou seja, o evento em si, é que é outra conversa.

É como teres um videojogo com trailers muito bons, videos com os devs muito interessantes, e depois quando sai e toda a gente o compra é uma boa desilusão. É como tudo.

Acredito que com a máquina publicitária que tem, podem fazer num recinto maior, e ter mais apoios (a câmara :CML por exemplo)

E se escolherem pessoal que saiba sobre o assunto (como aqui o Kawatta e afins porque não conheço o pessoal de Lisboa tão bem) de certeza que será mais educativo os mais velhos dar exemplos aos mais novos.

No Porto fariam o mesmo, daria mais apoio aos grupos locais.

Por exemplo, aquela campanha do ano passado no IA LX da bandeira, podiam fazer esta iniciativa, ou convidar os líderes dos grupos, como uma boa iniciativa.

pronto, aqui tem uma ideia.

1 membro gostou disto!

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Acho que era fixe se eles ouvissem a opinião dos fãs e tentassem fazer as cenas. Esses sim sabem dizer aquilo que querem, como gostam e tal. Mas é difícil agradar a todos, também percebo isso... Acho que um evento a partir do momentos em que atinge um certo tamanho, deixa de fazer cenas só para os fãs (neste caso de manga/anime), mas começa a pensar em angariar novo público. Mas esse novo público como não conhece nada (ou quase nada) do tema, fica contente com quase tudo o que vê.

Ainda me lembro quando fui ao Japan Weekend, o meu primeiro evento de anime. Conhecia uma quantidade ínfima de animes/mangas (Naruto, Dragon Ball e poucos mais), mas decidi ir. Fui lá com o meu pai, fiz meia dúzia de compras e bora embora. Foi praticamente "deitar dinheiro fora", mas da mesma maneira que eu fui a conhecer pouco, acredito que o mesmo aconteça com algumas famílias que vão ao IA. Quando entram, vêm como é, dão uma volta pelas bancas e tal, e vão-se embora... Mas o que interessa à organização é que essas mesmas famílias pagam, e eles ganham dinheiro à pala disso.  Não digo que vão todas as pessoas assim sem conhecer nada do género e vão "ao desconhecido", mas acredito que exista uma quantidade razoável...

1 membro gostou disto!

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Eu acho que o pessoal da Manz fez e faz um excelente trabalho! Isto é comprovado, tal como o Kawatta referiu, pelos meios publicitários e pela forma como acabou por ter afluência (primeiro dia esgotado e segundo dia a caminhar para tal, se não me engano).

 

No entanto, concordo contigo Itachi quando dizes que falta o "core" neste evento, mas a partir do momento em que deixa de ser exclusivo para a população "otaku", é normal que isso não exista.

 

Penso, também, que neste momento o iberanime está muito mais virado para as lojas de merch, jogos e cosplay. Sei que estes são o mais apelativo, mas continuo a achar que deveria existir uma área bem definida sobre Cultura Japonesa e não pequenos espaços com conteúdos "superficiais" (não é a melhor palavra, mas espero que tenha passado a ideia).
 

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Julgo que nunca nenhum evento teve um lema de exclusividade para a comunidade otaku portuguesa. Faz-se um evento de anime/manga/cultura japonesa e vai quem quer. Para ser sincera, até acho que é prejudicial (para o evento/organização) dizer que um evento é exclusivo para x população porque assim não estão a pensar nos lucros. E, ao fim e ao cabo, é também um ponto chave da organização de eventos (não me venham com a história do "ah não, nós fazemos as coisas para mostrar os nossos trabalhos/cultura/etc". Não iam fazer um evento e querer ficar com dívidas à custa dele. A ideia está muito bem e tal, acho muito bem que queiram partilhar, mas sabem que não vão querer sair prejudicados da situação).

O que está a faltar ao IA é precisamente pensar em toda a população que possa visitar o evento para maximizar os lucros. Neste momento, pensam apenas nas famílias e tem dado resultado. Precisamente por isso é que eles não se estão a importar e não querem mudar a fórmula que os fez ter sucesso. É mesmo jogar pelo seguro. Mas é como o Itachi disse e muito bem: entretanto as pessoas que voltam ao evento apercebem-se da falta de inovação que há e os lucros começarão a diminuir. E também o "core" é muito importante. Até acredito que seja mais motivante para alguém da organização de um evento ver o pessoal a vibrar com o trabalho feito. Falta mesmo aquele feeling de entusiasmo que só entusiastas de anime/manga/cultura japonesa podem levar.

Continuo a achar muito estranho não terem interesse em maximizar os lucros relativamente à população que visita. Apenas se vê investimento em publicidade e afins, nunca em relação ao conteúdo. E só isso não é suficiente. Se pudermos ter, imaginemos, 100 pessoas num evento (não liguem aos números, são exemplos), porque vamos contentar-nos com 60 ou 70? Até podemos ter feito um trabalho fantástico na publicidade e nos patrocínios (admito que a Manz parece ter bons relações públicas), mas depois uma parte da população que deveria estar interessada em ir não vai por causa do conteúdo (ou da falta dele). Não sei se será falta de empreendedorismo, se será falta de inspiração, se serão simplesmente teimosos. Mas qualquer um consegue olhar para ali e ver que há alguma coisa que não bate certo. Um trabalho fantástico de publicidade/patrocínios (que tem tido uma notória evolução positiva) vs conteúdo rotineiro em todos os eventos?

1 membro gostou disto!

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

O Iberanime existe há três anos correcto? Durante esse tempo notou-se uma evolução e um crescimento a nível de lojas, participantes nos concursos e actividades, do próprio espaço onde este é realizado, etc etc. No entanto, para se fazer mais, diferente e aproximar um pouco mais com os eventos internacionais, penso que o IA necessita de crescer e de se enraizar, daí pensar que a Manz irá adoptar o estilo de "trazer gente" e depois inovar.

O melhor era mesmo óptimos meios publicitários e conteúdos não rotineiros ;)
Mas também deixo aqui a pergunta: O que é que gostaríamos de ver de diferente? Que outras actividades? Que diferentes conteúdos? 
A meu ver, como disse no meu último post, eu gostava de ver uma área exclusiva e aprofundada sobre a Tal Cultura Japonesa de que tanto se coloca nos panfletos dos eventos. 

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Quatro anos em Lisboa, foi no Estádio Universitário, algures em Carcavelos, no LX Factory e agora na Sala Tejo

1 membro gostou disto!

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Acho que era fixe se eles ouvissem a opinião dos fãs e tentassem fazer as cenas. Esses sim sabem dizer aquilo que querem, como gostam e tal. Mas é difícil agradar a todos, também percebo isso... Acho que um evento a partir do momentos em que atinge um certo tamanho, deixa de fazer cenas só para os fãs (neste caso de manga/anime), mas começa a pensar em angariar novo público. Mas esse novo público como não conhece nada (ou quase nada) do tema, fica contente com quase tudo o que vê.

Ainda me lembro quando fui ao Japan Weekend, o meu primeiro evento de anime. Conhecia uma quantidade ínfima de animes/mangas (Naruto, Dragon Ball e poucos mais), mas decidi ir. Fui lá com o meu pai, fiz meia dúzia de compras e bora embora. Foi praticamente "deitar dinheiro fora", mas da mesma maneira que eu fui a conhecer pouco, acredito que o mesmo aconteça com algumas famílias que vão ao IA. Quando entram, vêm como é, dão uma volta pelas bancas e tal, e vão-se embora... Mas o que interessa à organização é que essas mesmas famílias pagam, e eles ganham dinheiro à pala disso.  Não digo que vão todas as pessoas assim sem conhecer nada do género e vão "ao desconhecido", mas acredito que exista uma quantidade razoável...

Julgo que nunca nenhum evento teve um lema de exclusividade para a comunidade otaku portuguesa. Faz-se um evento de anime/manga/cultura japonesa e vai quem quer. Para ser sincera, até acho que é prejudicial (para o evento/organização) dizer que um evento é exclusivo para x população porque assim não estão a pensar nos lucros. E, ao fim e ao cabo, é também um ponto chave da organização de eventos (não me venham com a história do "ah não, nós fazemos as coisas para mostrar os nossos trabalhos/cultura/etc". Não iam fazer um evento e querer ficar com dívidas à custa dele. A ideia está muito bem e tal, acho muito bem que queiram partilhar, mas sabem que não vão querer sair prejudicados da situação).

O que está a faltar ao IA é precisamente pensar em toda a população que possa visitar o evento para maximizar os lucros. Neste momento, pensam apenas nas famílias e tem dado resultado. Precisamente por isso é que eles não se estão a importar e não querem mudar a fórmula que os fez ter sucesso. É mesmo jogar pelo seguro. Mas é como o Itachi disse e muito bem: entretanto as pessoas que voltam ao evento apercebem-se da falta de inovação que há e os lucros começarão a diminuir. E também o "core" é muito importante. Até acredito que seja mais motivante para alguém da organização de um evento ver o pessoal a vibrar com o trabalho feito. Falta mesmo aquele feeling de entusiasmo que só entusiastas de anime/manga/cultura japonesa podem levar.

Continuo a achar muito estranho não terem interesse em maximizar os lucros relativamente à população que visita. Apenas se vê investimento em publicidade e afins, nunca em relação ao conteúdo. E só isso não é suficiente. Se pudermos ter, imaginemos, 100 pessoas num evento (não liguem aos números, são exemplos), porque vamos contentar-nos com 60 ou 70? Até podemos ter feito um trabalho fantástico na publicidade e nos patrocínios (admito que a Manz parece ter bons relações públicas), mas depois uma parte da população que deveria estar interessada em ir não vai por causa do conteúdo (ou da falta dele). Não sei se será falta de empreendedorismo, se será falta de inspiração, se serão simplesmente teimosos. Mas qualquer um consegue olhar para ali e ver que há alguma coisa que não bate certo. Um trabalho fantástico de publicidade/patrocínios (que tem tido uma notória evolução positiva) vs conteúdo rotineiro em todos os eventos?

Ambos este posts, subscrevo.

Não mudam a formula nem nunca mudarão, já viram vídeos e entrevistas mesmo de "otakus" desta comunidade? Claro que podem gostar do evento, eu até achei este de Lx """bom""" (em comparação, digamos), mas o feedback continua "adoro e voltarei para o ano : D". O que a organização faz ao ouvir isto? Mantém masé tudo como está e/ou traz a nintendo pá (btw awesome <3).

Estes dois posts, mesmo.

Metam na cabeça que o IA é um evento que pensa nas famílias (o próprio site e Manz dizem isso) e não essencialmente nas comunidades animushes. É um evento de animação, e não de cultura japonesa (tem alguns destaques por causa do tema animação IMO, a embaixada merecia um destaque em palco IMO) e anime. Não quer dizer que não devam dar do vosso dinheiro para apoiar tal iniciativa, nem muito menos que está errado, longe disso, mas ao pensar "num todo" façam-no duas vezes antes de avançar com esse pagamento (que vai até 20€ e pesa e não devidamente compensado). Na minha opinião.

 

Mas também deixo aqui a pergunta: O que é que gostaríamos de ver de diferente? Que outras actividades? Que diferentes conteúdos? 

A meu ver, como disse no meu último post, eu gostava de ver uma área exclusiva e aprofundada sobre a Tal Cultura Japonesa de que tanto se coloca nos panfletos dos eventos.

Respondendo à tua pergunta. Existem iniciativas, embora que raras ou uma/duas vezes por ano, da embaixada. E nessas sim, aprende-se alguma coisa e/ou há um tipo de entretenimento diferente. Não digo mais adulto mas mais maduro (não é a melhor palavra...!), mais "calm your tits aqui não há carameldansen ou para para".

Não te sei dizer agora onde não me lembro Dx mas participei num evento onde havia uma pequena banca da adorável Castela, banquinhas de artistas, e um pequeno "café" onde podes beber chá japonês etc, e teve um espectáculo de sombras (com uma história adorável e so asian) e penso que também um pequeno concerto Taiko ^^ não sei se paguei para entrar, penso que fora gratuito, mas pago para estas iniciativas com todo o gosto.

Editado por Kawatta-kun

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

No ano passado houve (já não me lembro da data...) uma "Festival do Japão" (tenho quase a certeza que é esse o nome), e aquilo foi bastante engraçado. Não sabia que ia haver aquilo, mas fui ao Game On, aquilo era mesmo ao lado e eu e o meu amigo (que também curte destas cenas) fomos ainda dar lá uma volta. Já apanhamos aquilo a meio (quase a acabar), mas ainda deu para ver umas danças, ouvir umas músicas tradicionais e etc... Havia comida tradicional (lembro-me de ver Takoyaki) e bancas de vendedores japoneses (alguns até tinha mangas, tipo 15 volumes, a vinte e poucos euros).

 

Isto para dizer que um evento gratuito consegui abordar mais a cultura japonesa do que um evento "gigante" (em comparação) como o IA...

Espero que haja outro festival este ano! :D

1 membro gostou disto!

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Não querendo arrastar mais o off-topic mas sim lobito!! Esse infelizmente não compareci, mas sei que foi ao ar livre, brutalmente decorado em tradição japonesa, e subscrevendo, uma vez mais, o que dizes. ^^
No que toca a divulgação da cultura japonesa estamos na verdade muito bem, se é que alguém chegasse a duvidar.

Editado por Kawatta-kun
1 membro gostou disto!

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Eu não desgostei, tirando a parte em que estava na casa de banho e entra um rapaz por lá a dentro. Tudo normal.

1 membro gostou disto!

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Eu não desgostei, tirando a parte em que estava na casa de banho e entra um rapaz por lá a dentro. Tudo normal.

Foi o francis, andavamos à tua procura !

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Eu não desgostei, tirando a parte em que estava na casa de banho e entra um rapaz por lá a dentro. Tudo normal.

muito provavelmente era uma rapariga em cosplay.... xD

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais