SetsunaOmoi

Comunidade Otaku Portuguesa? Debate

150 mensagens neste tópico

Há muito tempo que não se vê um tópico dedicado simplesmente à comunidade otaku portuguesa; se é boa, se é má, questionar a qualidade dos nossos eventos nacionais, questionar a direcção para onde estamos a levar a nossa comunidade.

Aviso desde já que com este tópico não tenho quaisquer intenções de apontar o dedo a ninguém, nem à comunidade em sí mas sim discutir certos pontos em que, com certeza, todos nós concordamos. Espero que consigamos ter um debate pacífico e inteligente, coisa que não tenho visto neste fórum há um bom tempo e espero também não ser banida à custa das minhas opiniões.

Para começar eu questiono-me em relação ao poder da comunidade otaku portuguesa no seu todo. Uma das questões é o nosso esforço e conteúdo, mais especificamente o que nós como otakus produzimos. Fanart, musica, projectos de manga, visual novels, live actions, etc. Pelo que tenho visto, não existem doujin circles portugueses nem outro tipo de grupo português que produza algum tipo de conteúdo original com sucesso á excepção da revista Banzai mas como podem concluir este é o meu conhecimento, não conheço toda a comunidade portuguesa apenas posso recorrer aos meus próprios conhecimentos. Digo isto porque como portuguesa que sou gostaria de ver a comunidade otaku do meu país emergir tanto na internet como em eventos, competições e até no mercado como tantas outras comunidades o fazem em todo o mundo.

No ocidente o mundo otaku parece ser dominado maioritariamente para língua inglesa. Existem fansubs, traduções de manga, trabalhos originais relacionados directamente com manga, grupos de cosplayers famosos, bandas, artistas que divulgam as suas covers musicais e fanart, etc. Em comparação com essa comunidade o que somos nós como portugueses? O site português Anime Doki Doki poderia ser um sucesso mas todos nós sabemos que as legendas dos episódios estão em português do brasil.

Em relação aos eventos, pessoalmente como fã de outras séries á parte de Naruto, Bleach e One Piece eu fico um pouco desiludida quando vejo certas lojas em eventos, especificamente A Casa da BD a focar todos os seus esforços em vender mercadoria dos "três grandes". Com certeza eu percebo que esse tipo de mercadoria vende muito mais que qualquer outra em termos de volume e procura pois é a mais requisitada.

Mais em relação á comunidade em sí tenho algumas queixas em relação a certos grupos otaku portugueses que simplesmente se dedicam a denegrir a imagem dos fãs portugueses como certas páginas do facebook e grupos do deviantart. Mas essas são as minhas próprias experiências.

Espero ver as vossas opiniões sobre a nossa comunidade e agradeço que divulguem trabalhos feitos por portugueses pois é também para isso que este tópico serve.

2 membros gostaram disto!

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Espero que consigamos ter um debate pacífico e inteligente, coisa que não tenho visto neste fórum há um bom tempo e espero também não ser banida à custa das minhas opiniões.

Ninguém é banido sem motivo para o ser.

Para começar eu questiono-me em relação ao poder da comunidade otaku portuguesa no seu todo. Uma das questões é o nosso esforço e conteúdo, mais especificamente o que nós como otakus produzimos. Fanart, musica, projectos de manga, visual novels, live actions, etc. Pelo que tenho visto, não existem doujin circles portugueses nem outro tipo de grupo português que produza algum tipo de conteúdo original com sucesso á excepção da revista Banzai mas como podem concluir este é o meu conhecimento, não conheço toda a comunidade portuguesa apenas posso recorrer aos meus próprios conhecimentos. Digo isto porque como portuguesa que sou gostaria de ver a comunidade otaku do meu país emergir tanto na internet como em eventos, competições e até no mercado como tantas outras comunidades o fazem em todo o mundo.

Como portuguesa também deves saber nem que seja superficialmente em que estado se encontra a economia do teu país.Para qualquer tipo de iniciativa é preciso dinheiro,há que haver investimento porque as coisas não caiem do céu e além disso nem toda a gente tem a disponibilidade para alinhar em iniciativas desse género.1º porque há que trabalhar para ganhar a vida e 2º porque há quem estude e tenha outras atividades que ocupam tempo.Falar é fácil,mas pôr em prática é que é mais complicado.E isto aplica-se não só a revistas ou mangas,mas também à própria tradução de anime para português.Gente que entenda japonês é muito rara de encontrar em Portugal,enquanto no Brasil é muito mais fácil porque a cultura japonesa está mais enraizada em solo brasileiro.

No ocidente o mundo otaku parece ser dominado maioritariamente para língua inglesa. Existem fansubs, traduções de manga, trabalhos originais relacionados directamente com manga, grupos de cosplayers famosos, bandas, artistas que divulgam as suas covers musicais e fanart, etc. Em comparação com essa comunidade o que somos nós como portugueses? O site português Anime Doki Doki poderia ser um sucesso mas todos nós sabemos que as legendas dos episódios estão em português do brasil.

A língua inglesa é uma lingua mundial,sabes disso.Uma das bases da economia e da globalização é o inglês,por razões mais que óbvias.Além disso está muito difundida mundialmente.A utilização dessa lingua não é feita apenas pela comunidade inglesa,mas sim por várias comunidades e por vezes condunde-se um bocado qual é qual,mas há que distinguir antes de determinar que é tudo o mesmo.Em Portugal,no passado, houve mais iniciativas de tradução de manga e anime,mas por razões diversas foram-se extinguindo.Não sei se o Anime Doki Doki é um desses casos,mas há cooperação entre PT-BR e não acho mal nenhum em haver,aliás nem vejo anime com legendas em pt,sempre com legendas inglesas para evitar regionalismos e afins.

Em relação aos eventos, pessoalmente como fã de outras séries á parte de Naruto, Bleach e One Piece eu fico um pouco desiludida quando vejo certas lojas em eventos, especificamente A Casa da BD a focar todos os seus esforços em vender mercadoria dos "três grandes". Com certeza eu percebo que esse tipo de mercadoria vende muito mais que qualquer outra em termos de volume e procura pois é a mais requisitada.

Há que vender e isso não acontece apenas com manga.Ainda este ano quando me transferi de escola precisava de um manual de português e percorri várias papelarias,mas não encomendavam da editora porque não tinham lucro se o fizessem,no final acabei por encomendar da wook.No estado em que a economia nacional se encontra,as pessoas que comercializam mangas e cenas tendem a resguardar-se um bocado e por isso preferem comercializar coisas mainstream que sabem que dará lucro certo do que cenas hipster que pouca gente conhece ou tende a comprar.Não vão certamente deixar de apostar nesse tipo de estratégia só porque a não sei quantas quer um mangá x ou y.

Editado por el.psy.congroo
1 membro gostou disto!

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

É óbvio que eu concordo com a tua opinião! ~~

Tal como a minha amiga acima referenciou não tenho nenhuma intenção de atacar ninguém !

Apenas venho aqui para expressar a minha opinião e aproveitar esta deixa de Debate.

Falando de Anime:

Escusado será dizer que os mais populares infelizmente são Naruto,Bleach e One Piece! Começo a chegar a conclusao que as pessoas se esquecem que existem muitas outras series e que todas as anime seasons saem animes novos.

A comunidade rege-se pelo : Q:Quantos animes já viste? A:Ahhh já vi mais sou mais otaku que tu!; ou então Naruto é o melhor anime o resto é tudo uma porcaria!

Acima foi abrangido um tema deveras interessante acerca da Comunidade doujin! mais uma vez não existe nenhum doujin circle em portugal, as pessoas simplesmente nao prestam atenção a comunidade artística que se quer desenvolver ,ou então a própria comunidade se expoem ao ridículo divulgando o mais que conhecido e nao arriscando em novos aspectos e promove-los , como por exemplo Doujinshis(fanmade manga),Doujin Music(fanmade music), ou ate Doujin anime (fanmade anime)e Doujin Games (fanmade games)mas isso já seria pedir demais.....

Falando sobre Jogos:

Poucos são os que realmente se interessam por jogos e visual novels !

Esquecem-se que muitos destes originam animes e mangas , e outros por vezes são motivo de surto no japão ,como é o caso de Touhou Project que na Comiket (maior convenção de anime de todo o Japão) é o mais abundante e popular entre todos os jogos, animes e mangas

Sim Touhou project consegue ser mais popular do que Naruto,Bleach e One Piece.

Em suma ! Eu acho que o maior erro da comunidade "otaku" portuguesa a a perguiça para procurar material novo e diferente em vez de se deixarem ficar pelo tipico shonen, existem imensos generos com historias e conteudo mais interessante! e afinal de contas com a internet nao se torna assim tao complicado procurar por tais !

Espero poder ler outras opiniões !

SetsunaMawaru~

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Também fico bastante desiludido com o nosso contributo a todas as pessoas que disfrutam desse tipo de mídias por todo o mundo, que é quase nulo. Isso é inesperado assumindo que nós supostamente temos uma comunidade "otaku", mas por questões de facilitismo, não existe contributo.

Acho que os otakus portugueses ficam demasiado satisfeitos com o pouco que lhes chega ás mãos das nossas contrapartes japonesas.

Muitas vezes noto que as pessoas não são assim tão versadas em cultura japonesa como dizem e recusam-se a irem além do conformismo e absorverem conhecimento, e isso reflecte-se nas atitudes que essas pessoas tomam em convenções e no dia-a-dia como discutir qual é a personagem mais forte, e a criar grupos de facebook dedicados apenas a espalhar uma concepção extremamente limitada e denegrida de anime.

Existem casos em que tais grupos otaku como tu falaste no facebook apenas aceitam conteúdo vindo do anime. O que é que eles querem dizer com isto, é que se fizermos um post de outro tipo de mídia, por exemplo, doujinshi, visual novel, light novels, jogos e até mesmo manga é instantâneamente recusado e sujeitas-te a levar um ban. O que é completamente ridículo sabendo que faz tudo parte do suposto universo otaku que nós tanto adoramos, e no entanto existe essa negligência, mesmo sabendo que um anime não é criado do nada, tal como o dinheiro não cai do céu, já que a maioria dos animes têm a base em manga, light novel ou visual novel.

Felizmente este fórum dá mais espaço de manobra nesse aspecto, mas o problema permanece na nossa comunidade. E já agora, quando dizes para exibirem trabalhos portugueses, só espero não começarem a pôr fanfics e fanart de naruto, ou então histórias supostamente originais, mas que parecem ripoff de alguma série.

Editado por SetsunaMatsuri

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Congroo, eu tenho a perfeita noção que a nossa economia não é das melhores mas isso não é desculpa para nós portugueses não mexermos uma palha no que toca a fazer o que gostamos. O nosso país sempre teve a corda á volta do pescoço e no entanto emergiram a Banzai e a melhor loja do país a Tsubaki que apesar do que estamos a passar ainda ha pouco tempo abriu uma loja no Porto.

A Tsubaki como sabes vende muita coisa underground e olha onde chegou. Na minha opinião se não tomarmos iniciativa só porque o país nao está do nosso lado não vamos a lado nenhum.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

É óbvio que eu concordo com a tua opinião! ~~

Tal como a minha amiga acima referenciou não tenho nenhuma intenção de atacar ninguém !

Apenas venho aqui para expressar a minha opinião e aproveitar esta deixa de Debate.

Falando de Anime:

Escusado será dizer que os mais populares infelizmente são Naruto,Bleach e One Piece! Começo a chegar a conclusao que as pessoas se esquecem que existem muitas outras series e que todas as anime seasons saem animes novos.

A comunidade rege-se pelo : Q:Quantos animes já viste? A:Ahhh já vi mais sou mais otaku que tu!; ou então Naruto é o melhor anime o resto é tudo uma porcaria!

Isso é completamente falso.Basta teres em consideração as pessoas que compõem este fórum e chegarás à conclusão da tua própria ignorância em relação a essa afirmação.

Falando sobre Jogos:

Poucos são os que realmente se interessam por jogos e visual novels !

Esquecem-se que muitos destes originam animes e mangas , e outros por vezes são motivo de surto no japão ,como é o caso de Touhou Project que na Comiket (maior convenção de anime de todo o Japão) é o mais abundante e popular entre todos os jogos, animes e mangas

Sim Touhou project consegue ser mais popular do que Naruto,Bleach e One Piece.

Em suma ! Eu acho que o maior erro da comunidade "otaku" portuguesa a a perguiça para procurar material novo e diferente em vez de se deixarem ficar pelo tipico shonen, existem imensos generos com historias e conteudo mais interessante! e afinal de contas com a internet nao se torna assim tao complicado procurar por tais !

Dá uma vista de olhos pelo fórum!Estás a generalizar demais.Falas apenas das pessoas que tu conheces só pode!

Editado por el.psy.congroo
1 membro gostou disto!

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Fico feliz por ver alguém que se preocupa com a evolução da comunidade otaku.

Eu também gostaria que esta fosse mais expandida e de melhor qualidade. Parece que em termos de quantidade e espaços temos cada vez mais. Vê-se eventos e meets em cada vez mais quantidade a cada ano que passa, e até já temos certos programas televisivos a divulgar este mundo, tais como o 5 para a meia-noite, os programas da sic radical, ou até o programa do Goucha.

Em termos de espaços, este ano já vai melhorar no caso do Iberanime, pois já se vão deslocar para o Pavilhão Atlântico.

Contudo, é verdade que em termos de merchandise as escolhas não são muitas. Eu ainda ando para ver todos os volumes do Death Note Black Edition ou uma figura à escala da Makise de Steins;Gate. Tendo em conta que essas 2 animes são bastante populares, não se justifica o facto de não serem disponibilizados.

Agora passando à parte dos Doujinshis.

Uma vez que é difícil e dispendioso, pelo menos cá em Portugal, de fabricar mangas doujin, creio que é essa a razão pela qual não se vê ninguém a fazer algo do género. Nos eventos costuma haver pessoas que fazem desenhos para vender, sejam eles originais ou fan-art, mas isto porque é algo que requer pouco financiamento. Acredito que online existam círculos portugueses, não só no Deviantart, mas também noutros sites.

O que o Psy disse em relação ao tempo também é verdade, e eu vejo isso no meu caso. Comecei a fazer uma manga doujin com um amigo, que por acaso está também neste fórum, mas devido ao pouco tempo disponivel devido aos estudos, tivemos de parar.

Em relação à representação de anime em Portugal, temos a APC - Associação Portuguesa de Cosplay, que conta maioritariamente com a Leonor Grácias para divulgar a parte de Cosplay, tendo esta ido a concursos internacionais, e se não estou em erro, chegou a ganhar um desses torneios.

Também posso referir o torneio de cartas Pokémon de 2012, em que o campeão da categoria juniores (creio eu) foi um português.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

w00t???

só para bitaitar, basta ver que anime em portugal não rende, criares circulos de doujins não de vai levar comida para a mesa ou um tecto

funciona nos outros países porque neste aspecto são um pouco mais evoluidos, e mesmo assim há muitos se's...alem do mais estamos em crise

temos mei duzia de "produções nacionais" e o que há de legendagem, por um lado significa que não precisamos, que somos bons a ingles; por outro lado também significa que perde-se muito tempo sem se ganhar nada. no entanto os fansubers tugas fazem sempre um bom trabalho.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Congroo, eu tenho a perfeita noção que a nossa economia não é das melhores mas isso não é desculpa para nós portugueses não mexermos uma palha no que toca a fazer o que gostamos. O nosso país sempre teve a corda á volta do pescoço e no entanto emergiram a Banzai e a melhor loja do país a Tsubaki que apesar do que estamos a passar ainda ha pouco tempo abriu uma loja no Porto.

A Tsubaki como sabes vende muita coisa underground e olha onde chegou. Na minha opinião se não tomarmos iniciativa só porque o país nao está do nosso lado não vamos a lado nenhum.

Se tiveres capital para investir e gente disposta a perder tempo em iniciativas desse género então desejo-te boa sorte.Agora empurrar o fardo para cima dos outros é que não é nada bonito.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Congroo, eu tenho a perfeita noção que a nossa economia não é das melhores mas isso não é desculpa para nós portugueses não mexermos uma palha no que toca a fazer o que gostamos. O nosso país sempre teve a corda á volta do pescoço e no entanto emergiram a Banzai e a melhor loja do país a Tsubaki que apesar do que estamos a passar ainda ha pouco tempo abriu uma loja no Porto.

A Tsubaki como sabes vende muita coisa underground e olha onde chegou. Na minha opinião se não tomarmos iniciativa só porque o país nao está do nosso lado não vamos a lado nenhum.

Se tiveres capital para investir e gente disposta a perder tempo em iniciativas desse género então desejo-te boa sorte.Agora empurrar o fardo para cima dos outros é que não é nada bonito.

Eu não empurrei nada para cima de ninguém, simplesmente te dei um bom exemplo. Eu nao estou aqui para dizer: "Olhem bora fundar uma associação de anime e fazer uma empresa!" É óbvio que ninguem consegue viver só a partir de manga ou anime neste país, nem foi isso que disse nem é disso que estou á espera na comunidade portuguesa.

O tópico tem a palvra "Debate" lá inserida, é para discutir o assunto e não ver quem tem razão ou não.

Sharinflan eu concordo contigo plenamente, é bom ver que o Iberanime de Lisboa vai tomar lugar no Pavilhão Atlântico e mais uma vez expandir os seus horizontes. Em relação aos doujinshis eu percebo que fique caro e longe das possibilidades dos portugueses realmente publicar um doujinshi mas isso nao os impede de o fazerem online e mesmo assim são poucos ou nenhuns os que emergem.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Kurostsuki agradecia que apresenta-ses a tua opiniao sobre o assunto e não um video das tres irmas se não tens nada a dizer em relação ao assunto agradecia que sai-ses do tópico!

E é por alguns destes que não se tem um Debate.

Congroo, nunca estiveste num evento de anime em portugal ? pois ai podes obter a tua resposta , vês mais pessoas com a fitinha do Naruto na cabeça (diria que cerca de 60%) ! do que realmente interessados em ampliar os seus horizontes no que toca ao mundo otaku.

Como ultima nota para ti

Congroo , então como não estamos num bom estado economico nao deviamos apostar em novos meios e tentar fazer a diferença?

Desculpa mas tenho de contestar essa tua lógica, ao ficarmos parados não vamos melhorar decerto.

FireWall acho que ninguém vai sobreviver a custa de doujinshis por favor , nem no Japão isso acontece, mas por um lado é um bom método para promover artistas prósperos não concordas?

Acho que sim um mercado como esse era algo bastante interessante e importante !

SetsunaMawaru~~

Editado por SetsunaMawaru

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Realmente pelo que vejo são poucos os grupos ou individuais que são portugueses do que toca a doujinshis. No entanto, existem muitas pessoas que conhecem estes trabalhos ou que conhecem os produtos oficiais mais underground.

Um exemplo foi a turma onde eu estava. Cerca de 8 pessoas viam anime, mas não só Naruto e coisas do género. Tinha lá um fanático por Evangelion, por exemplo, e todos eles estavam abertos a novas animes, quer estas fossem mais comerciais ou não.

Algo que podes fazer é tentar divulgar, pelo menos na tua área, esses assuntos. No meu caso, como moro na margem Sul e não havia meets para estes lados, decidi organizar um, e já nos reunimos pela 2ª vez. Esta foi uma forma de partilhar conhecimentos entre nós, sejam estes de coisas comerciais, underground, ou até temas e palavras desconhecidas por alguns.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Certamente um tópico interessante. Eu percebo o ponto de vista que estão a tentar apontar, embora haja alguma desinformação porque apesar de que a nossa comunidade seja "tímida", não estamos exatamente parados. Existem alguns eventos e pequenos espaços como este forúm onde nós otakus partilhamos este nosso interesse, ainda pouco enraizado em Portugal, e, certamente há quem queira investir em projetos maiores como a Banzai.

Mas não é fácil. Não só pela falta de capital ou tempo. Estou a falar por conta própria, pois recentemente fiz o lançamento de um projeto literário, inspirado no mundo otaku, e vai ser difícil trabalhar na sua divulgação. Eu quero dar à comunidade ocidental um trabalho original que possa mostrar despertar o interesse à expansão deste mundo, porque não precisamos de ser japoneses para o fazer. Mas iniciar isso em Portugal é quase uma jogada impossível se os otakus não estiverem dispostos a ajudar.

SetsunaMawaru concordo, é preciso tentar para fazer a diferença.

Dito isto:

"Os grandes pensamentos só atingem os espíritos dados à reflexão, mas as grandes ações atingem toda a humanidade."

Theodore Roosevelt

Num país onde o mundo otaku não é muito extenso é normal as pessoas só conherem os grandes nomes. Quem quiser saber mais deve ter primeiro o desejo de querer saber mais. Para isso é necessário mostrar mais dele às pessoas para o descobrirem.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Kurostsuki agradecia que apresenta-ses a tua opiniao sobre o assunto e não um video das tres irmas se não tens nada a dizer em relação ao assunto agradecia que sai-ses do tópico!

E é por alguns destes que não se tem um Debate.

Congroo, nunca estiveste num evento de anime em portugal ? pois ai podes obter a tua resposta , vês mais pessoas com a fitinha do Naruto na cabeça (diria que cerca de 60%) ! do que realmente interessados em ampliar os seus horizontes no que toca ao mundo otaku.

Como ultima nota para ti

Congroo , então como não estamos num bom estado economico nao deviamos apostar em novos meios e tentar fazer a diferença?

Desculpa mas tenho de contestar essa tua lógica, ao ficarmos parados não vamos melhorar decerto.

FireWall acho que ninguém vai sobreviver a custa de doujinshis por favor , nem no Japão isso acontece, mas por um lado é um bom método para promover artistas prósperos não concordas?

Acho que sim um mercado como esse era algo bastante interessante e importante !

SetsunaMawaru~~

1st,se calhar as pessoas levam fitinhas do naruto na cabeça porque é barato e nunca ouviste dizer que nem tudo o que parece é? não é por fazer cosplay de personagens de Naruto que alguém se torna automaticamente retardado.Essa lógica é aquela do estado novo e as orelhas de burro!

2nd,se não estamos num bom estado em termos económicos,devemos apostar em inicativas que tragam lucro ao maior nº de pessoas e não estou a ver em que medida poderão iniciativas que visam a cultura asiática melhorar alguma coisa em Portugal.Para melhorar-mos em termos culturais precisamos de 1º olhar para a nossa própria cultura,a cultura portuguesa e ver onde podemos melhorar.Assim automaticamente ocorre um intercâmbio de culturas.Os outros países absorvem parte da nossa cultura e nós absorvemos parte da cultura deles.

Editado por Cavaco Silva
Frases com insultos retiradas.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

A cultura japonese não é abrangente em Portugal, nem lá perto. É óbvio que grande parte das pessoas que tem apenas um conhecimento superficial à cerca da mesma, terá maior conhecimento sobre aqueles animes que são mais populares. E ficam-se por aí, pois certamente não se sentem interessados nem motivados em aprofundar os seus conhecimentos sobre a cultura japonesa. Daí não haver uma comunidade vasta o suficiente para alagar os horizontes dentro do país. Consequentemente, os eventos e tudo o mais nunca serão tão conhecidos como o desejado.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais
Realmente pelo que vejo são poucos os grupos ou individuais que são portugueses do que toca a doujinshis. No entanto, existem muitas pessoas que conhecem estes trabalhos ou que conhecem os produtos oficiais mais underground.

Um exemplo foi a turma onde eu estava. Cerca de 8 pessoas viam anime, mas não só Naruto e coisas do género. Tinha lá um fanático por Evangelion, por exemplo, e todos eles estavam abertos a novas animes, quer estas fossem mais comerciais ou não.

Eu acho que fui a esse evento em particular no algarve e embora o debate ocorrido fora uma boa ideia em teoria, resultou apenas durante a primeira metade, o que foi uma pena. o resto foi um diálogo sobre transformers, sem participação do público, o que eu achei triste, via-se que o público não estava muito interessado durante esse tempo e no entanto não havia oportunidade para intrevir. De outro modo não foi mau, foi o primeiro evento a que eu fui no sul, por isso já é bom sinal

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

A minha opinião sobre o tópico ficou bastante explícita com o meu post anterior: é uma palhaçada.

Querem o quê? Converter Portugal no Japão? Não vai acontecer, meus caros, são culturas diferentes que jamais se irão fundir.

As produções que vão surgindo em Portugal estão adequadas à procura que há. Não podemos censurar as pessoas por terem meio palmo de testa e não se meterem em investimentos que não lhes vão trazer retorno.

Fogo, eu que gosto de Naruto, Bleach e One Piece devo ser mesmo a escumalha da comunidade otaku portuguesa : (

Há gente que tem uma visão muito dogmática do Japão,mas esquecem-se que são os próprios japoneses a barrar a saída de anime e manga de lá.Aquilo não é o paraíso,muito pelo contrário.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

A minha opinião sobre o tópico ficou bastante explícita com o meu post anterior: é uma palhaçada.

Querem o quê? Converter Portugal no Japão? Não vai acontecer, meus caros, são culturas diferentes que jamais se irão fundir.

As produções que vão surgindo em Portugal estão adequadas à procura que há. Não podemos censurar as pessoas por terem meio palmo de testa e não se meterem em investimentos que não lhes vão trazer retorno.

Fogo, eu que gosto de Naruto, Bleach e One Piece devo ser mesmo a escumalha da comunidade otaku portuguesa : (

Não acho que essa é a ideia. Diria antes tornar o mundo otaku mais acessível, não converter. E tal como disseste as produções que aqui aparecem são as mais populares lá, porque o investimento torna-se mais seguro economicamente quando trabalhamos com algo que já é famoso, mas seria interessante se pudessemos ter acesso a mais, não há razão para puxar a conversa nesse sentido. Eu também sigo os trabalhos da jump quase todos.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Só quero esclarecer um aspecto que me parece ter passado despercebido nestas últimas mensagens.

Nós não estamos a tentar mudar o país, não estamos a tentar melhorar a economia nem criar um negócio de sucesso. Este tópico não foi criado para tais coisas. Ninguém está a dizer para fazermos todos um investimento em projectos originais nem ninguém está a dizer que em Portugal temos essas condições porque obviamente não as temos.

Estamos a falar em termos de motivação, originalidade, criatividade e principalmente em expandir a comunidade portuguesa.

Não custa muito entender a nossa intenção por isso até agradecia que parassem de tentar ser os nossos conselheiros das finanças porque não é isso que pretendemos com este tópico.

Além disso eu esclareci que não é a minha nem a nossa intenção apontar dedos a ninguém, são as nossas opiniões e não acho que haja necessidade para conflitos à pála de uma discussão tão simples quanto esta.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais