Faz login para seguires isto  
Seguidores 0
carloscalixto

O Fim da Igreja Católica?

155 mensagens neste tópico

"bandidos" onde é que tu ouviste isso??? eu cá qdo fecham as ruas grito: FDP! cabr..de merda,

Point taken. Estava a usar uma linguagem de velhote indignado (daqueles com os cajados a reclamar de tudo), mas sim, não foi bem isso que se ouviu por esta cidade nesses dias.

E ainda bem que andas de transportes publicos! mas de que me serviria a mim ir trabalhar em sistema "zombie"? que rendimento daria?

...Entendo o comentario se forem casos de lazer, ou ate mesmo algumas situaçoes rotineiras de pessoal que so transporta o seu peso e pouco mais pro local de trabalho/estudo. Mas a realidade nao é so essa! Pensar nos outros às vezes dá jeito...

Tiraste isso do contexto.

É claro que acaba por incomodar algumas pessoas e não estava a defender que toda a gente ande de transportes públicos (como já referiste nem isso é possivel).

Mas a realidade é que os cortes foram mínimos. Nenhuma rua ficou fechada o dia inteiro e a artéria principal da cidade só o ficou por menos de uma hora. O único sítio onde não podias mesmo circular era na Baixa e isso foi para evitar o street bowling (desporto nacional nº2), o que também não fazia grande diferença visto que tudo o que era estabelecimento público estava fechado.

Eu estava só a dar exemplos de raciocínios sem nexo (olha o oximoro) que se viram aos milhares por aí nesses dias, nas ruas, nos jornais e na televisão. E que por aqui também já apareceram em grandes quantidades.

Desconto nas óstias?

nao sabia que eram caras! e pensava que tu nao as consumirias... Eu por acaso nao sei como é que sao confeccionadas, e gostaria de saber!

Não são caras e são feitas da mesma maneira que pão normal.

E o Vaticano não tem qualquer influência no preço, visto que cada paróquia ou Sé arranja o seu próprio fornecedor.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Tiraste isso do contexto.

É claro que acaba por incomodar algumas pessoas e não estava a defender que toda a gente ande de transportes públicos (como já referiste nem isso é possivel).

Mas a realidade é que os cortes foram mínimos.

Eu estava só a dar exemplos de raciocínios sem nexo

Acredito, e tipo tou-me lixando pro que acontece em Lisboa ao detalhe! :P tive aí recentemente por necessidade, mas nao é sitio onde ponha os meus pés por opçao

No geral, sempre que fecham algo por onde ando ou nos dias em que por lá ando, sou das pessoas que reagem MTO mal!

Não são caras e são feitas da mesma maneira que pão normal.

E o Vaticano não tem qualquer influência no preço, visto que cada paróquia ou Sé arranja o seu próprio fornecedor.

qto ao preço estava a gozar :P

De resto tinha assim duvidas e continuo a achar aquilo mto fino p pao!!!... é que lembro-me em criança de amassar qdo a minha avó ainda fazia pao caseiro la num forno pequeno da vizinha; nao me parece que conseguisse sair parecido aquela folha de papel!

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Não são caras e são feitas da mesma maneira que pão normal.

E o Vaticano não tem qualquer influência no preço, visto que cada paróquia ou Sé arranja o seu próprio fornecedor.

qto ao preço estava a gozar :P

De resto tinha assim duvidas e continuo a achar aquilo mto fino p pao!!!... é que lembro-me em criança de amassar qdo a minha avó ainda fazia pao caseiro la num forno pequeno da vizinha; nao me parece que conseguisse sair parecido aquela folha de papel!

O truque está na forma que usam para o fazer e depois cortar, mas garanto-te que é pão. Nem poderia ser outra coisa.  :)

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Pessoal está Igraja é uma instituição, como já referirão antes uma instituição pode morrer mas os seus idiais não, pensem nisso O.o

E para álem disto, na minha modesta opinião, as religiões são todas boas o que as estraga são as pessoas e o que as faz ser más são os extremismos, porque tudo o que é extremos não é nada bom  :P...

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

E para álem disto, na minha modesta opinião, as religiões são todas boas o que as estraga são as

Então, Satanismo e voodoo são coisas boas? Ao menos sabes do que falas? Ou é giro postar?

Qualquer religião é negativa. Não só algumas.

A definição de religião é apenas de causar medo para se poder controlar as pessoas.

E por favor,  podias escrever português, metade do que escreves são palavras inventadas.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Essa é a tua definição de religião, talvez te sintas intimidado com alguma coisa, desconheço, mas não generalizes a definição de religião, assumindo a tua percepção deste conceito como única.

Religião não está directamente ligada ao bem ou ao mal, está ligada ao culto, à adoração de algo sublime. Não vejo medo e manipulação numa mensagem de paz e amor, mas o mesmo já não digo das pessoas que se servem da religião para terem algum poder. Não confundo as pessoas ou instituições com aquilo que é o âmago de uma religião.

O problema é que há muita hipocrisia e não se vive de acordo com os princípios que muitas religiões defendem. A Igreja Católica, e outras igrejas que tais,  nunca deixarão de existir. E ainda bem, porque ajudam muita gente. Claro que há incoerências, abusos, compadrios, preconceitos... mas isso é sobretudo defeito humano, e não divino.

Eu digo isto mas sou agnóstico, algo neutro em relação a estas guerras santas cibernéticas. Não me revejo na igreja católica, mas também não me revejo naqueles que a escarnecem e recorrem somente a chavões para a criticar.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

E para álem disto, na minha modesta opinião, as religiões são todas boas o que as estraga são as

Então, Satanismo e voodoo são coisas boas? Ao menos sabes do que falas? Ou é giro postar?

Qualquer religião é negativa. Não só algumas.

A definição de religião é apenas de causar medo para se poder controlar as pessoas.

E por favor,  podias escrever português, metade do que escreves são palavras inventadas.

Eu estáva a referir-me ás principais relegiões e mesmo ás pequenas (em que é suposto praticar o bem)... O defeito está nas pessoas que praticão essas ditas religiões, e não na relegião em si, éra isso a que eu me queria referir O.o

E o que eu acho é que precisas de tomar um chánax, estás muito agitado  ;)

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Aqui no Brasil (país com maior número de católicos no mundo) as pessoas estão se convertendo para o protestantismo (evangelismo) de forma assustadora. Os que não se convertem se tornam ateus ou sem religião definida. Há ainda aqueles que procuram religiões "exóticas" provenientes do oriente procurando "paz espiritual" e "equilíbrio".

O Catolicismo está cada vez mais fraco por aqui, principalmente com vários casos de pedofilia que tem acontecido na igreja católica brasileira.

Mas o fato das pessoas se converterem as igrejas prostestantes é preocupante, pois a maioria das igrejas daqui são compostas por mercenários e enganadores, em busca de dinheiro de pessoas simples e leigas. O radicalismo moral cresce assustadoramente. daqui alguns anos teremos religiosos piores que os xiitas no Brasil.

Lavagem cerebral é pouco para exemplificar o que acontece nas igrejas protestantes daqui.

Já eu sou ateu, desde pré-adolescente. Minha família é católica, mas apenas minhas duas avós são praticantes. Meus pais e irmãos acreditam em Deus, mas não frequentam missas.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

E para álem disto, na minha modesta opinião, as religiões são todas boas o que as estraga são as

Qualquer religião é negativa. Não só algumas.

A definição de religião é apenas de causar medo para se poder controlar as pessoas.

Discordo. Fora satanismos e afins, a maioria das religiões surgiu como resposta à necessidade de explicar o que ainda está por ser percebido. Isto, aliado à força da fé que tanto move montanhas, dá origem a vários cultos monopolistas.

Há muita gente que se agarra na fé, não só pelos seus medos, mas pela esperança e por ver nela uma fonte de energia que lhe permita viver o dia-a-dia. Mesmo que essa fé se assente numa doutrina falsa ou em ideias cientificamente idiotas, não deixa de ser um alicerce para a vida que não deve de todo ser renegado.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

E para álem disto, na minha modesta opinião, as religiões são todas boas o que as estraga são as

Qualquer religião é negativa. Não só algumas.

A definição de religião é apenas de causar medo para se poder controlar as pessoas.

Discordo. Fora satanismos e afins, a maioria das religiões surgiu como resposta à necessidade de explicar o que ainda está por ser percebido. Isto, aliado à força da fé que tanto move montanhas, dá origem a vários cultos monopolistas.

Há muita gente que se agarra na fé, não só pelos seus medos, mas pela esperança e por ver nela uma fonte de energia que lhe permita viver o dia-a-dia. Mesmo que essa fé se assente numa doutrina falsa ou em ideias cientificamente idiotas, não deixa de ser um alicerce para a vida que não deve de todo ser renegado.

Ora ai está, não diria melhor... Básicamente uma relegião é para as pessoas encontrarm uma razão... Um significádo para viver... E eu acho que quem faz isto com modração não né de todo mau O.o

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

E para álem disto, na minha modesta opinião, as religiões são todas boas o que as estraga são as

Então, Satanismo e voodoo são coisas boas? Ao menos sabes do que falas? Ou é giro postar?

Qualquer religião é negativa. Não só algumas.

A definição de religião é apenas de causar medo para se poder controlar as pessoas.

E por favor,  podias escrever português, metade do que escreves são palavras inventadas.

Eu acho piada quando dizes "ao menos sabes do que falas?" enquanto tu não fazes a mínima ideia do que falas é realmente engraçado, mas o mais engraçado é quando dizes "A definição de religião é apenas de causar medo para se poder controlar as pessoas." ROFLMAO deves ter cá uns pesadelos sempre que pensas na ideia de religião! Como e óbvio estamos a falar de religiões normais essas religiões a que tu chamas de satanismo o_0 isso nem é considerado uma religião mas sim um culto/seita!

Quer dizer claro que aqueles americanos malucos acham que tudo e uma religiao e foi criada essa religiao até por Anton LaVey que chamavam de papa negro na altura e foi criada em mil novecentos e cecenta e tal(nao sei a data exacta) o que nao foi assim a tanto tempo e chegou a haver casamentos e ate baptismo mas o objectivo dessa igreja Church of Satan era só causar um impacto bastante polémico e chamar a atençao da imprensa! No fundo aquilo era uma coisa ridicula sem fundamentos que era o contrario da igreja cristã- aquilo nem e bem considerado religiao e sim o cultos do satanismo religioso, as pessoas e que nao sabem do que falam tal como tu.

Bem quando souberes do que falas ai já podes postar! Ou é giro postar quando não se sabe do que se fala?

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Como e óbvio estamos a falar de religiões normais essas religiões a que tu chamas de satanismo o_0 isso nem é considerado uma religião mas sim um culto/seita!

Uma religião é apenas um culto/seita que teve sucesso.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

E para álem disto, na minha modesta opinião, as religiões são todas boas o que as estraga são as

Então, Satanismo e voodoo são coisas boas? Ao menos sabes do que falas? Ou é giro postar?

Qualquer religião é negativa. Não só algumas.

A definição de religião é apenas de causar medo para se poder controlar as pessoas.

E por favor,  podias escrever português, metade do que escreves são palavras inventadas.

bla bla bla whiskas saketas

O mais giro é falares em satanismo e descreveres os adoradores do diabo. A sério, pela figura de parvo que fizeste, se calhar em vez de dizeres que 1+1 = 3 ias primeiro descobrir o que é o satanismo.

Mas como tu próprio disseste, é mais giro falar do que não se sabe né?

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

tu falaste no satanismo como religião e eu falei na igreja satanica que e o mais perto!Porque satanismo não e nenhuma religião.... 1+1=?

O termo Satanismo sugere várias interpretações. Desde a Idade Média, é usado para designar as crenças do período pré-Cristão ou as religiões não cristãs, como a Wicca. Há ainda conotações contemporâneas associando o satanismo a uma filosofia, adoração ao Diabo etc.

Fundamentalmente, o Satanismo é um estilo de vida de aplicação prática. Sua essência baseia-se na idéia de que cada ser humano, em sua individualidade, é uma divindade; capaz de alcançar altos níveis de evolução, desde que não esteja preso a nenhum dogma religioso que subtraia seus reais valores primitivos. Portanto, cada indivíduo tem a liberdade espiritual e filosófica de criar e desenvolver seus critérios, sendo ele seu próprio sacerdote, salvador e deus. Neste caso, o Satanismo não está associado à adoração ao Demônio ou oposição ao Cristianismo.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Discordo. Fora satanismos e afins, a maioria das religiões surgiu como resposta à necessidade de explicar o que ainda está por ser percebido. Isto, aliado à força da fé que tanto move montanhas, dá origem a vários cultos monopolistas.

Há muita gente que se agarra na fé, não só pelos seus medos, mas pela esperança e por ver nela uma fonte de energia que lhe permita viver o dia-a-dia. Mesmo que essa fé se assente numa doutrina falsa ou em ideias cientificamente idiotas, não deixa de ser um alicerce para a vida que não deve de todo ser renegado.

Exactamente.. concordo totalmente! É por isso que sou ateu, já que não necessito de "esperança" ou de "fontes de energia" que a religião fornece para poder viver..lol

Quanto ao medo do desconhecido acho que é muito mais interessante e correcto encontrar explicações que possam ser comprovadas pelas evidências e observações efectuadas á natureza e ao universo do que acreditar cegamente num livro escrito por seres humanos com uma mentalidade de á 2000 anos atrás :S 

Além disso (isto é apenas a minha opinião), não me tou a ver a seguir um livro que fala sobre um deus cujas acções contradizem os seus próprios mandamentos...

As pessoas podem acreditar no que quiserem... esse é o objectivo do livre arbitrio!! Daí eu não ser contra a religião em si mas sim contra as instituições religiosas! Instituições essas que usam a fé das pessoas para os seus próprios objectivos (basta olhar para o passado da nossa civilização). Sem dúvida que tb servem para ajudar os menos favorecidos (mas tb á mais instituições para isso além da religiosa), mas tambem servem para politiquices como meio de controlo social! Usar Deus para propagar os nossos próprios ideais é simplesmente errado... questões como por exemplo  a homosexualidade, contraceptivos/aborto (ou dar prioridade á vida independentemente da situação), desculpas para guerras..etc, são abordadas de forma absurda pela igreja que simplesmente não é capaz de largar as velhas tradições/hábitos e de se adaptar á nova realidade! A mentalidade de á 2000 anos atrás não serve/é inadequado aos tempos de hoje (obviamente não me tou a referir aos mandamentos)...

E eu nem vou começar a falar dos grupos evangélicos ou dos extremistas islamicos já que essas instituições são um insulto á dignidade humana e ao livre pensamento...

Baron D'Holbach: "If we look back at the begining we shall find that ignorance and fear created the gods; that fancy, enthusiasm, or deceit adorned or disfigured them; that weakness worships them; that credulity preserves them; and that custom, respect and tyranny support them, in order to make the blindness of man serve their own interest. If the ignorance of nature gave birth to Gods, the knowledge of nature is calculated to destroy them."

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Discordo. Fora satanismos e afins, a maioria das religiões surgiu como resposta à necessidade de explicar o que ainda está por ser percebido. Isto, aliado à força da fé que tanto move montanhas, dá origem a vários cultos monopolistas.

Há muita gente que se agarra na fé, não só pelos seus medos, mas pela esperança e por ver nela uma fonte de energia que lhe permita viver o dia-a-dia. Mesmo que essa fé se assente numa doutrina falsa ou em ideias cientificamente idiotas, não deixa de ser um alicerce para a vida que não deve de todo ser renegado.

Exactamente.. concordo totalmente! É por isso que sou ateu, já que não necessito de "esperança" ou de "fontes de energia" que a religião fornece para poder viver..lol

Quanto ao medo do desconhecido acho que é muito mais interessante e correcto encontrar explicações que possam ser comprovadas pelas evidências e observações efectuadas á natureza e ao universo do que acreditar cegamente num livro escrito por seres humanos com uma mentalidade de á 2000 anos atrás :S 

Além disso (isto é apenas a minha opinião), não me tou a ver a seguir um livro que fala sobre um deus cujas acções contradizem os seus próprios mandamentos...

As pessoas podem acreditar no que quiserem... esse é o objectivo do livre arbitrio!! Daí eu não ser contra a religião em si mas sim contra as instituições religiosas! Instituições essas que usam a fé das pessoas para os seus próprios objectivos (basta olhar para o passado da nossa civilização). Sem dúvida que tb servem para ajudar os menos favorecidos (mas tb á mais instituições para isso além da religiosa), mas tambem servem para politiquices como meio de controlo social! Usar Deus para propagar os nossos próprios ideais é simplesmente errado... questões como por exemplo  a homosexualidade, contraceptivos/aborto (ou dar prioridade á vida independentemente da situação), desculpas para guerras..etc, são abordadas de forma absurda pela igreja que simplesmente não é capaz de largar as velhas tradições/hábitos e de se adaptar á nova realidade! A mentalidade de á 2000 anos atrás não serve/é inadequado aos tempos de hoje (obviamente não me tou a referir aos mandamentos)...

E eu nem vou começar a falar dos grupos evangélicos ou dos extremistas islamicos já que essas instituições são um insulto á dignidade humana e ao livre pensamento...

Baron D'Holbach: "If we look back at the begining we shall find that ignorance and fear created the gods; that fancy, enthusiasm, or deceit adorned or disfigured them; that weakness worships them; that credulity preserves them; and that custom, respect and tyranny support them, in order to make the blindness of man serve their own interest. If the ignorance of nature gave birth to Gods, the knowledge of nature is calculated to destroy them."

Olá, pessoal. É assim, apesar de ser ateu, há certos pontos que devem ser esclarecidos imediatamente. Para começar, não se fala de esses tipos de assuntos nos foruns de anime(a não ser para aprender ou partilhar ideias sérias)...pois há pessoas que não saem desse mundo e realmente, a coisa pode ser muito complicada e elas se esquecem de obter informações sobre o que se passa à volta, elas não são actualisadas. Apesar da minha idade, já tenho experiência e conhecimento no que digo e um dos pontos fundamentais a entender claramente é não criticar o que não se conhece porque senão, pode se ser gozado com toda a força! Isto o que digo parece lógico, mas a incoerência é humana...

Agora, em relação ao que se tem dito neste tópico, gostava só de esclarecer certos apectos. Primeiro, não é num forum de anime que se vai encontrar críticas de jeito sobre esses assuntos. Depois, gostava que as pessoas que escrevem aqui PERCEBESSEM O QUE DIZEM, É CHOCANTE! A inconsciência das pessoas é flagrante!

As pessoas têm de meter uma coisa na cabeça de uma vez por todas: em vez de afirmar coisas que estão fora dos seus alcances, perguntam, estudam! Mas se faz favor, não tenham a impressão de que são génios, é como na depressão, não tenham a impressão de que são as pessoas mais tristes do mundo, abram o vosso horizonte!

Não estou aqui para dar nenhuma aula, nem para defender os cristãos. Apesar de ter tido muitos problemas e ódio em relação a eles, penso que eles merecem um pouco de respeito.

Vamos lá ver...por exemplo aqui, nestas argumentações, um tipo decente entende que não há fundamento nenhum no que é dito... a religião católica não têm rigorosamente NADA haver com "esperança" ou "fontes de energia"! E os mandamentos não são regras para chatear as pessoas, não. De facto, são regras que foram feitos minuciosamente para atingir o paraíso, o objectivo, Deus,a felicidade eterna! E essa "energia", esse "poder para viver" é natural, é criado por eles ao longo de toda a vida! Depois, a Igreja não se pode adequar à sociedade actual, mas tenta adequar a sociedade actual a ela, por isso é que questões como usar o preservativo (que significa prazer pessoal) ou leis como as do aborto. A sociedade actual é, desculpem a expressão, um porcaria! As pessoas só pensam em sexualidade, e isso é notável no dia-a-dia...não é difícil de perceber que a metade das miúdas que se vê na rua são consideradas por muitos como meros objectos. Também, os evangélicos e os islâmicos extremistas não têm nada em comun... De facto os evangélicos, de início, eram protestantes. Hoje em dia, o termo é usado para outras finalidades. Realmente, temos de ter em conta que nem toda a gente pensa como nós, daí os "extremistas".

Desculpem lá a todos mas este discurso é essencial para haver um certo entendimento entre as pessoas. Espero que não tenha dito muitas asneiras e espero que haverá mais argumentos e melhor estruturados.

Obrigado pela vossa paciência...

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Forum de anime ou não, as pessoas têm a sua opinião... daí fazer-se uma discussão e ganhar novos conhecimentos sobre a matéria em debate. Normalmente antes de falar sobre algo eu tento fazer um pequeno estudo sobre a matéria... O que eu disse, é tambem dito por muitos filosofos e investigadores do tema.. e eu concordo! Portanto algum fundamento há-de ter.. Podes é não concordar, mas foi graças a esse espirito critico que a nossa sociedade evoluiu em certos aspectos e portanto recomenda-se.

Em relação ao tema... o que realmente faz com que a religião tenha tanta força, é porque esta serve de "esperança" e "fonte de energia" para viver o dia a dia já que os crentes esperam ir para algum sitio melhor depois de morrerem (afterlife  :)). É por isto que a religião ainda existe até hoje! Basta falar com qualquer crente e essas ilações são de imediato retiradas. Daí não concordar com parte do que disseste...

E é pelo facto de a igreja não se poder adequar á sociedade actual que é algo digno de ser revisto. Isto porque há muitas pessoas que não possuem qualquer personalidade e seguem cegamente o que um conjunto de entidades HUMANAS define o que é certo e o que é errado usando o nome de Deus para isso. Isto é errado, e quando aplicado a decisões politicas que envolvam toda a sociedade torna-se algo que me diz respeito tambem, daí eu ter uma certa desconfiança em relação ás instituições religiosas. (e não com a religião em si)

A nossa sociedade tá uma mer** sim senhor, mas não pelos motivos que disseste... Se as miudas querem ser consideradas objectos sexuais então que sejam.. isso é algo pessoal que em nada me diz respeito e em nada afecta a minha vida. Agora se falares por exemplo sobre o nosso sistema monetário e uma sociedade que apenas visa o lucro sem ter em conta o bem estar das pessoas, aí sim..um bom exemplo do porquê de a nossa civilização estar lentamente a se auto-destruir.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Agora já começo a gostar! xD Muito obrigado por ter respondido. E desculpa se alguma vez tenho dito coisas que doeram...(ainda sou nováto, portanto, tentam corrigir-me o máximo possível^^)

Então...Para começar, sabemos todos que existem filósofos muito bons, isso sem dúvida nenhuma. Mas, depois do seu pequeno estudo sobre a matéria, não poderá dizer que tipo de filósofos são esses? Nomes? ou se são ateus, se calhar?

Depois, eu percebo o seu ponto de vista sobre o facto de que eles queiram atingir o paraíso, mas as palávras "esparança" e "fonte de energia", numa liguagem digamos "católica", significam simplesmente "Fé" e "graças", respectivamente. E o que são elas? Bom, resumindo, a Fé é os facto de se querer atingir o paraíso e as graças são simplesmente as acções que se fazem como meio para atingir o "afterlife".

Voltando agora á crítica anterior, os católicos acreditem realmente num "livro" escrito há mais ou menos 2000 anos. Para um ateu, é inacreditável como isso é possível. Como é que uma pessoa pode pôr a sua vida inteira nas mãos de uma obra escrita? Deus para um católico, já existia desde sempre? É deifícil de entender, certo. Mas o ateu, acredita em quê? Na Natureza? No Universo que já existia desde sempre? Não, isso seria incoerente...Ou então tem outra crença mas no geral, as coisas não são bem assim... Ou seja, no fundo, um católico tem mais razão de ser do que um ateu. Isto parece-me a mim  a conclusão mais "decente" que há.

Esse "livro" em que os católicos acreditam, parece estranho, aborrecido, ou até completamente falso, mas sinceramente, um ateu pode aprender IMENSO sobre a vida graças à Bíblia. De facto, é nos narrado uma história sobre um tipo que tem reacções muito estranhas e que vive duma forma muito "elementar" no que diz respeito aos bens que tem. De facto, muitos psicólogos (por expemplo Lauro Trevisan, havia outro mais conhecido mas já não me recordo do nome dele...) dizem que ele entende muito bem a realidade que o rodeia, os problemas da sociedade e algumas frases na Bíblia até mostram certos problemas que iria se manter durante 2000 anos! Ou seja, a obra pode ser criticada à vontade, mas quero dár a entender que a personagem principal é alguem de incrivelmente sábio e infinitamente bom! (uso a palávra "infinitamente" para hiperbolizar...) E as pessoas que o seguem tornaram-se muito felizes! Até há pessoas na nossa sociedade actual que o são graças a ele. Portanto, esta explicação era só para mostrar que os católicos seguem essa religião, não só para atingir o Paraíso, mas também para serem felizes. Depois dessa experiência, vão querer partilhá-la com outro. O facto de acreditarem nesse caminho enquanto maneira de viver está muito bem pensado.

Bom, espero não me ter esquecido de nada xD.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Normalmente costumo assistir a documentários sobre o tema.. onde mostram os prós e contras, o lado dos ateus e o lado dos crentes, opiniões de investigadores sobre o assunto..etc..

Agora, eu tambem concordo com o facto de que a biblia possui muitas lições de vida e que esta fala sobre problemas que assombram e irão assombrar a nossa sociedade durante muitos mais anos. Se há pessoas que necessitam, digamos de um guia para a vida, e que encontrem essas respostas na biblia, por mim tudo bem..lol.. cada um sabe de si desde que não involvam outras pessoas nisso.. essa é a minha filosofia  :)

Como disse anteriormente, a religião em si não é o problema, mas sim as suas instituições que na maior parte das vezes possuem segundas intenções! Claro que têm as suas vantagens, mas a meu ver, os aspectos negativos têm um certo peso que não podem ser ignorados..

Voltando agora á crítica anterior, os católicos acreditem realmente num "livro" escrito há mais ou menos 2000 anos. Para um ateu, é inacreditável como isso é possível. Como é que uma pessoa pode pôr a sua vida inteira nas mãos de uma obra escrita? Deus para um católico, já existia desde sempre? É deifícil de entender, certo. Mas o ateu, acredita em quê? Na Natureza? No Universo que já existia desde sempre? Não, isso seria incoerente...Ou então tem outra crença mas no geral, as coisas não são bem assim... Ou seja, no fundo, um católico tem mais razão de ser do que um ateu. Isto parece-me a mim  a conclusão mais "decente" que há.

Isto aqui eu já não concordo... Quando se quer descobrir os mistérios da vida e do cosmos, a palavra "acreditar" fica fora do contexto.. Isto porque é muito mais facil idealizar as coisas como nos convém do que realmente aceitá-las como estas são de verdade. O problema da religião (como resposta para os mistérios da vida) é que esta tem como principio fazer alguem acreditar em algo em vez de olhar para as evidências que nos rodeiam. E acreditam porquê? Apenas porque essa religião em particular lhes foi ensinada primeiramente em relação a outras...Como Richard Dawkins uma vez disse: "Então quer dizer que todo o mundo deveria acreditar no que lhes foi dito mesmo que elas (as diferentes religiões) se contradigam umas ás outras?"

É necessário termos espirito critico e um pouco de personalidade para questionar o que nos é dito...

Portanto o ateu não "acredita" que o universo existiu desde sempre.. o ateu não tem ideias preconcebidas.. este tenta sempre encontrar uma resposta olhando ás evidências que o rodeiam.. e simplesmente acreditar no Deus da biblia além de não fazer qualquer sentido não há qualquer evidência que prove ou desprove a sua existência. E simplesmente dizer que este existe não é mais do que fé cega em vez de usar a razão (isso sim é incoerente).. É por isto que eu não acredito em teologias como meio de resposta ás mais importantes questões que a humanidade possui... Quem somos? De onde viemos? Para onde vamos?

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Nunca li a Bíblia, mas tenho a ideia de que todo o livro pode ser apenas uma alegoria. Visualizei num filme (o filme Zeitgeist, disponível no youtube para visualização gratuita em ww.youtube.com/watch?v=guXirzknYYE, que fala sobre grandes problemas da sociedade (embora seja um pouco agressivo para com as religiões...)) que Jesus é uma personificação do Sol, e que muitos dos fenómenos relatados na Bíblia e muitas passagens são factos astronómicos. Se considerarmos isto, então não me parece estranho que vários outros conteúdos sejam também alegorias, e, se levarmos isto mais à frente, podemos considerar que o próprio Deus talvez seja também uma alegoria. Mas não quero entrar muito por aqui - o tópico é "O fim da Igreja Católica", e não "Cristianismo vs. realidade"...

Porém, parece-me que o problema é que após a instalação do Cristianismo as pessoas imediatamente consideraram o descrito como factos não reinterpretáveis, e isto imprimiu-se nas gerações posteriores, até que se tornou dogma. Finalmente a sociedade está a abrir-se novamente e a considerar que esta religião talvez não seja tão verdadeira assim.

O que mais me incomoda na religião é a barreira que esta impõe ao desenvolvimento de várias outras áreas do saber. As ideias novas levam muito mais a ser aceites do que deveriam (embora isto não seja tão notado recentemente), e muitos chegam a rejeitar conhecimentos que são cientificamente comprovados.

Parece-me a mim que para a evolução da ciência, a religião tem de cair (ou o contrário!). A menos que haja uma crise futura que nos obrigue a regressar a uma idade negra, a ciência parece que irá singrar sobre a religião. Na minha opinião, isto é positivo, já que, ao contrário da religião que apenas fornece apoio mental sobre os cidadãos, a ciência permite um avanço físico na qualidade de vida e no desenvolvimento da sociedade. =D

Espero não ter enraivecido ninguém, mas senti que devia exprimir esta opinião. Um pouco de medo de ofender crentes fez o meu post confuso, mas acho que passei a ideia. =)

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais
Faz login para seguires isto  
Seguidores 0