Faz login para seguires isto  
Seguidores 0
carloscalixto

O Fim da Igreja Católica?

155 mensagens neste tópico

Qual era a diferença em eu estar batizado? Nao queria participar num ritual que nao faz parte das coisas em que acredito. Conheço muita gente que foi batizada e nao queria ter sido.

Mas em 2011 ja vamos ter uma melhor ideia da evoluçao deste assunto. Vamos ter os censos em 2011. Nao sei quais sao os requisitos para a participaçao mas provavelmente deve ser a maioridade.

Os católicos, segundo os censos de 2001, compõem cerca de 85% da população portuguesa, conferindo, por isso, à Igreja Católica uma considerável influência junto da sociedade, embora agora não tanto como outrora.

Pensar que em 2011 teremos uma diminuicao de 5 a 10 por cento da populaçao catolica sera um exagero?

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Lopson por muito que aquilo que dizes seja verdade, são poucos aqueles que não usam a Igreja para fundos monetários individuais sem intenções para a mesma.

Hoje em dia eu vejo a Igreja como uma Potencia do que apenas um estimulo para a vida.

Posso ter sido baptizado e ensinado sobre o valores da vida e respeito isso, mas cristianismo de Louvar alguém que nos controla e que nos julga e dedicação a uma espécie de culto é algo que penso inferior ao que o ser humano pode fazer.

A Igreja ensina desde a igualdade entre todos nós e como devemos coexistir apenas isso, o Budismo ensina a paz e o relaxamento, é um forma de anti stress, entre outras religiões que tem outros principios.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Chular dinheiro aos burros*

Há vários graus de religioso, desde aquele raramente vai às missas mas que segue moderadamente as melhores regras da sua religião até ao tarado que bate nos filhos por não dizerem os Pais Nossos antes de os abusar sexualmente, seca.

Mesmo sendo ateu, gosto de alguns dos valores que a religião impõe.

Como tudo na vida, há que saber escolher o que apreender daquilo que nos ensinam.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Pessoal, so para avisar que se querem discutir religiao, nao façam posts claramente provocatorios. Podem dar a vossa opiniao de varias maneiras. Usem as formas mais sensatas de o fazer ou de outra foram o topico sera fechado. Primeiro e ultimo aviso.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Eu fui baptizado mas não me lembro de nada.

Logo nem me aquece nem me arrefece.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Tanta critica ás religiões.

Claro que muita coisa errada se passa nas religiões, mas onde é que não existe o mal?

Agora acusar a religião como se fosse tudo uma cambada de pedófilos e gananciosos...

Não é tudo, pelo menos não sei se alguém disse tudo. Mas ligas a televisão á hora das noticias há sempre um escândalo, seja o padre da paróquia ou as proibições de Itálias devído á sua fé.

E claro que há criticas á religião, nenhum de nós sabe a verdade por detrás das histórias que ouvimos na catequese ou no que ensinam na igreja porque a ignorância é sempre boa nestes assuntos, mas a religião devia de ser algo a ser usada para bem do Homem, no entanto é a causa das maiores maldades deste mundo.

Até agora Deus não veio aqui dizer olá a ninguém e o Homem é que divulga a sua fé, o que fazemos com ela é connosco até que se torna um problema a nivel global.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

@Shini

Os censos estão a ser este ano, já tenho 3 formulários por cá para preencher e tudo, provavelmente os resultados só se sabem é para o ano, dunno though.

O que está mal não é a religião, mas as instituições por detrás da mesma que vão sempre deturpando a coisa. Corrupção na católica não é novidade á mais de 500 anos no minimo, há sempre relatos de que o Corão está a ser mal interpretado pelos extremistas, etc. A religião em si não é má, mas a deturpação que fazem da mesma sim. Além disso, todos (esqueçam o todos, circuncisão...) os rituais das mesmas são simbólicos (baptizado por exemplo) não é algo que vai deixar uma cicatriz para o resto da vida e só é levado a sério se quisermos.

A Igreja como a instituição que é já devia de ter acabado à muito, then again, já venderam perdões de pecados para pagar basilicas e tudo mais, se fosse para acabar, já teria sido á muito.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Eu fui baptizado mas não me lembro de nada.

Logo nem me aquece nem me arrefece.

Se foste baptizado mas não foste à comunhão, não és cristão, iirc.

IIRC, comunhão é a "confirmação" que de facto queres tomar o cristianismo como base da tua vida ou o caralho.

Não percebo bem isso porque tirando o meu avô materno, quase ninguém na minha família leva a religião muito a sério, e mesmo ele já cagou um pouco para isso, acho.

Travis: Há muito*

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Peço desculpa pelo meu post anterior nesse caso.

Eu fui batizado e não pedi a ninguem e nem me lembro porque foi pouco depois de nascer, nao me considero catolico nem nada do genero, nao acredito em deus etc.

Ora bem..quando vejo um padre ele tem de ter um carrão e uma vivenda cheia de coisas finas, supostamente eles têem de fazer um voto de pobreza.. Não entendo, onde é que está a religião afinal? Para onde e que vai o dinheiro das doaçoes do povo? Coisas.

Os jeovás, nada contra eles, andam a bater de porta em porta a pedir para que se juntem a eles etc, nao era suposto isso ser uma coisa voluntaria e auto-recreativa? E o que que eles ganham em ter mais pessoal " na religiao "? lol  

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Caro DCalado, os sensos sao realizados de 10 em 10 anos. O nome dos censos anteriores foi Censos 2001 e estes serao os Censos 2011. http://censos.ine.pt/xportal/xmain?xpid=CENSOS&xpgid=censos-homepage

Outra coisa que me chateia eh a atitude que faz o pessoal receber tudo como se fosse uma marioneta. Se houve uma catastrofe na madeira, foi porque assim teve que ser. Se aquela pessoa morreu com cancro foi porque chegou a sua hora. Se aquele individuo escapou a queda de um piano do vigesimo andar foi porque nao era a sua hora. Para que viver e tomar decisoes se esta tudo nas maos de deus?

Isso e o celibato, contraceptivos, velinhas eletronicas, etc.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Travis: Há muito*

Sorry, common mistake.

Esqueci-me só de comentar quanto á posição do querer casar-se por xpto religião. Acho perfeitamente natural e compreensível que tenham alguma contrapartida a favor deles, pois estão de facto, a casar-se segundo aquela religião sem muitas das vezes terem sequer passado por metade do que outras pessoas tiveram de passar para fazerem o mesmo, além disso, evita que uma pessoa se lembre de com a primeira mulher casar cristão, com a segunda judeu, idem idem.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Eu fui batizado e não pedi a ninguem e nem me lembro porque foi pouco depois de nascer, nao me considero catolico nem nada do genero, nao acredito em deus etc.

Os bebés são baptizados para permanecerem puros, acho. Hoje em dia faz-se por tradição ou porque o padre pede com muito jeitinho. Não é por serem baptizados que vão morrer de pneumonia, também. E depois se não quiserem mais nada com a igreja, basta não fazerem comunhão.

Os jeovás, nada contra eles, andam a bater de porta em porta a pedir para que se juntem a eles etc, nao era suposto isso ser uma coisa voluntaria e auto-recreativa? E o que que eles ganham em ter mais pessoal " na religiao "? lol

Aposto que os índios e os japoneses pensaram o mesmo quando levaram com missionários portugueses em cima.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Eu fui batizado e não pedi a ninguem e nem me lembro porque foi pouco depois de nascer, nao me considero catolico nem nada do genero, nao acredito em deus etc.

Os bebés são baptizados para permanecerem puros, acho. Hoje em dia faz-se por tradição ou porque o padre pede com muito jeitinho. Não é por serem baptizados que vão morrer de pneumonia, também. E depois se não quiserem mais nada com a igreja, basta não fazerem comunhão.

Inb4 ler a Divina Comédia, bebés não baptizados iam parar ao purgatório salvo-erro ao primeiro nivel do inferno, o Limbo, que era para onde ia toda a gente moral mas que não acreditava em cristo.

@Shini

Dunno então, mas já há formulários estatísticos para serem respondidos mas depois averiguo. E já agora, o nick é outro.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Inb4 ler a Divina Comédia, bebés não baptizados iam parar ao purgatório salvo-erro ao primeiro nivel do inferno, o Limbo, que era para onde ia toda a gente moral mas que não acreditava em cristo.

Ya, acho que é daí que me lembro. Nunca estudei grande coisa das regras da Igreja. Interessava-me mais pelos bonecos na Bíblia Ilustrada, lo.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

A religião pode ter as regras e as condutas internas que assim entender, desde que não prejudiquem os outros. Não vão deixar de haver pessoas a criar novas vacinas, nem previsões do tempo, mesmo que se culpe Deus por isto tudo. As pessoas não desistem de viver.

Há coisas que têm que ser aceites, e a religião pode ajudar bastante a conter o sofrimento. Prefiro que uma pessoa aceite a morte de alguém como destino que ande a culpabilizar o vizinho ou o acaso.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais
Os jeovás, nada contra eles, andam a bater de porta em porta a pedir para que se juntem a eles etc, nao era suposto isso ser uma coisa voluntaria e auto-recreativa? E o que que eles ganham em ter mais pessoal " na religiao "? lol  

Não são "os jeovás", são as Testemunhas de Jeová. Jeová é Deus -_-

Boa parte da minha família é TJ e acho que eles seguem muito melhor o que está escrito na bíblia do que o resto das religiões cristãs. Consequentemente, eles acreditam que após o Apocalipse Deus irá resuscitar as pessoas para viver eternamente na Terra (nessa altura paraíso). Embora Deus é que escolhe quem irá resuscitar, os TJs consideram que praticamente só eles é que seguem os Seus ensinamentos o suficiente para isso, portanto têm de converter o máximo possivel de pessoas para as salvar.

A isto soma-se a urgência: os TJs consideram que a Grande Tribulação (onde entra o Apocalipse) está eminente (era para ter sido em 1914, 1915, 1920, 1925, 1994, 1975, 1994... e agora está "eminente").

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Voltando um pco atrás:

Eu só questiono é a pratica de: "Ok, podes-te casar pela igreja sem seres batizado mas tens que assinar um papel em que tens que batizar os teus filhos."

A ideia é simples e acho q se entende. P alem de q se possa falar em recrutamento ou o q lhe queiras chamar.

Se tens intenção de casar pela igreja subentendesse q estás de acordo com a sua doutrina, q a pretendes viver etc etc etc etc etc etc etc. Se assim é faz sentido que a esses ensinamentos e práticas assistam a educação que pretendes transmitir aos teus filhos.

O papel é apenas a formalização da tua intenção. Um assumir (que se quer) consciente da tua intenção.

P os mesmos fins se usa os contratos de colaboração entre pessoas/entidades. É p as coisas estarem "preto no branco" como se diz.

E mtas vezes n se cumprem... tipo tratados sob intençao diminuir poluição, pobreza, inclusao,...  ::)

Tb n estou a ver penalizações reais p quem n leve as crianças a baptizar! Mas n vejo os pqs dessas alegações! Ou se quer e concorda ou nao. Do it by your self! Aluga um palacete e faz lá a festa!

Consequentemente, eles acreditam que após o Apocalipse Deus irá resuscitar as pessoas para viver eternamente na Terra (nessa altura paraíso).

Nao poderia ser neste planeta! Na caberiam  ::)

eles é que seguem os Seus ensinamentos o suficiente para isso, portanto têm de converter o máximo possivel de pessoas para as salvar.

N concordo em nada c as interpretaçoes q as TJ têm impressas na tola. P mais sao extremamente rigidos nas suas assumpções.

Decoraram aquelas interpretações e na sua larga maioria n dao p conversar, alguns tomam as outras pessoas por estupidas e dao-se ar de grandeza um dia apanham.

A ideia de dar a outra face ou aceitar q c parvos n vale a pena discutir e argumentar n vai comigo! Outro fulano TJ igual ao ultimo q se dirigiu a mim e conforme lhe disse qdo lhe virei costas "da próxima vou-lhe fazer valer toda a sua palermice" (veêm nada de ofensas, senao teria-lhe dito tou aqui tou a partir-te o focinho!).

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Nao poderia ser neste planeta! Na caberiam  ::)

Os TJs não são assim tantos, e as pessoas de outras religiões consideradas "dignas" não devem ser muitas.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

O fim da igreja católica seria uma das melhores coisas que podia acontecer neste mundo.

Sei que é o que faz muitas pessoas agarrarem-se à vida mas as pessoas podem ser espirituais sem terem que recorrer a uma "organização".

Se eu ( que não sou batizado ) me quiser casar com alguém que é catolico tenho duas opções:

-Batizar-me primeiro

-Não me batizo mas tenho que garantir que o faço aos meus filhos

É este recrutamento que eu não suporto. Mas isto não é só a igreja...

Disseste o que muita gente pensa. Inclusivé eu.

Sinceramente, estou farto de ouvir pessoas a lamentarem-se ou a gabarem-se e a dizer "Ai Graças a Deus o meu neto é isto e aquilo" "Epah graças a Deus tou vivo" --"

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Disseste o que muita gente pensa. Inclusivé eu.

Sinceramente, estou farto de ouvir pessoas a lamentarem-se ou a gabarem-se e a dizer "Ai Graças a Deus o meu neto é isto e aquilo" "Epah graças a Deus tou vivo" --"

Espero que não sejas apreciador do OMG. A verdade é que eles podem nem se estar a referir ao Deus como sendo cristãos e o facto é que essas expressões estão um bocado enraizadas na nossa cultura e muitas das vezes saem sem termos noção do significado em si, são expressões de alivio/contentamento por assim dizer.

E espero que com "igreja católica" se estejam a referir à instituição e não à religião em si, querer acabar com uma religião que impõe em parte normas e morais que por acaso até combinam bem até certo ponto com as da sociedade, é ridículo.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais
Faz login para seguires isto  
Seguidores 0