Faz login para seguires isto  
Seguidores 0
carloscalixto

O Fim da Igreja Católica?

155 mensagens neste tópico

Disseste o que muita gente pensa. Inclusivé eu.

Sinceramente, estou farto de ouvir pessoas a lamentarem-se ou a gabarem-se e a dizer "Ai Graças a Deus o meu neto é isto e aquilo" "Epah graças a Deus tou vivo" --"

Espero que não sejas apreciador do OMG. A verdade é que eles podem nem se estar a referir ao Deus como sendo cristãos e o facto é que essas expressões estão um bocado enraizadas na nossa cultura e muitas das vezes saem sem termos noção do significado em si, são expressões de alivio/contentamento por assim dizer.

E espero que com "igreja católica" se estejam a referir à instituição e não à religião em si, querer acabar com uma religião que impõe em parte normas e morais que por acaso até combinam bem até certo ponto com as da sociedade, é ridículo.

Sou mais adepto do "For Fox's Sake".

E sim, referia-me à gigantesta entidade Empregadora com Sede no Vaticano e não à dita religião, se bem que com uma a desaparecer, a outra eventualmente desaparece.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Sou mais adepto do "For Fox's Sake".

E sim, referia-me à gigantesta entidade Empregadora com Sede no Vaticano e não à dita religião, se bem que com uma a desaparecer, a outra eventualmente desaparece.

Desaparece a instituição, não desaparece quem acredita na religião, iria durar mais uns milénios na boa.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

E que me dizem da última declaração de Tarcisio Bertone?

Eu acho que foi uma óptima defesa, do ponto de vista em manter os fiéis, pois reforça as suas crenças e por outro lado gera uma cortina de fumo de polémica para desviar a atenção dos padres.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Além de ter criado a SIDA, também é responsável por meter padres pedófilos. A homossexualidade é fodida.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Foi uma boa granada de fumo, mas não sei que este tiro não lhes fará ricochete na cara. A ver vamos...

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Foi uma boa granada de fumo, mas não sei que este tiro não lhes fará ricochete na cara. A ver vamos...

Entao agora descobrimos que para alem de criminosos, os padres tambem têm hipoteses de serem Paneleiros.

Agora digo: "OMG! Ainda bem que não fui para a Catequese!"

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Fugiste com o rabo à seringa!

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Foi uma boa granada de fumo,

^this

Mas duvido que lhes traga muitas consequências.

Lembrem-se também do bispo que leu a carta de "um amigo judeu" (right...) em que ele compara o que se estava a passar na Igreja com o Holocausto. Pelo menos durante esse dia, não se falou directamente da pedofilia e as consequências foram as mesmas de agora: críticas da parte ofendida (judeus e homossexuais), mais nada.

(Mas, sinceramente, duvido que os judeus deixem isto ficar por aqui...)

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Foi uma boa granada de fumo, mas não sei que este tiro não lhes fará ricochete na cara. A ver vamos...

Entao agora descobrimos que para alem de criminosos, os padres tambem têm hipoteses de serem Paneleiros.

Agora digo: "OMG! Ainda bem que não fui para a Catequese!"

Os padres são pessoas como nós. Só porque uns são assim não quer dizer que todos sejam.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Foi uma boa granada de fumo, mas não sei que este tiro não lhes fará ricochete na cara. A ver vamos...

Entao agora descobrimos que para alem de criminosos, os padres tambem têm hipoteses de serem Paneleiros.

Agora digo: "OMG! Ainda bem que não fui para a Catequese!"

Os padres são pessoas como nós. Só porque uns são assim não quer dizer que todos sejam.

1st of all, lad, eu fui sarcástico ^^" Barely noticeable I assume.

2nd: eu disse que TAMBÉM têm hipoteses de serem, não disse que iam ser xD é como o Euromilhoes: se jogares juntamente com meia Europa, TAMBÉM tens hipotese de ganhar o prémio, right?

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais
@RiCON: pois, o problema é esse. Em Portugal, Espanha, Polónia e Itália, por exemplo, as pessoas ainda estão muito ligadas às tradições católicas, mas esse laço parece que se começa a desvanecer. Há cada vez menos pessoas a ir às missas e quem o faz, lá está, é mais por tradição que por crença. A crise de espiritualidade da Igreja é inegável. Já "ninguém" (uma boa maioria, vá) quer saber dos sagrados laços do matrimónio perante Deus ou do baptismo: é mais show-off que outra coisa (é a impressão que tenho, pelo menos)

E quem de facto se quer dedicar a Deus e ao cristianismo prefere as novas seitas, que são muito mais apelativas (e rentáveis, por vezes)

Mas é inegável que a Igreja precisa de uma nova reforma. O pior, é que essa reforma pode também levar à perda da sua credibilidade. Imagino que seria uma cenário à lá URSS.

Curiosidade: as previsões de Nostradamus e São Malaquias dizem que este seria o penúltimo Papa :-x

o que tu dizes é verdade, e porque será que acontece isso? a resposta é as novas tecnologias (tou a falar de pc) pois têm informaçoes a mais como se custuma dizer.

as pessoas querem saber mais e depois ás vezes descobrem coisas inesperadas, é claro que podem ser verdadeiras ou falsas, mas é a maior razao para esta diminuiçao.

Já agora aproveito e digo-vos que sou cristao, e é com todo o prazer que sim, nós cristaos fomos sempre os mais discriminados, mas somos os que têm mais bondade e por ai adiante pelas pessoas...nao quero dizer que somos uns anjinhos, pois há muitas pessoas que sao cristãs só mesmo por serem, e isso afectanos muito, como por exemplo os padres que abusam sexualmente.

Se estiver enganado digam  ;)

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Mais descriminados, mas quando podem também conseguem ser bastante discriminatórios.

Ver Cruzadas, Inquisição, EUA no geral, etc.

Às vezes, até fazem lembrar os judeus que estão sempre a ir buscar o Holocausto como desculpa para dizer merda.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Mais descriminados, mas quando podem também conseguem ser bastante discriminatórios.

Ver Cruzadas, Inquisição, EUA no geral, etc.

Às vezes, até fazem lembrar os judeus que estão sempre a ir buscar o Holocausto como desculpa para dizer merda.

ya, nesse aspecto tens razao. Nisso eu nao posso discordar, mas fdx já viste que passado estes anos todos, nos somos os que sofremos mais, e a paciencia esgota-se. xD Tou a dizer isto sem mais nem menos, mas acho que acaba ser assim, nos nao podemos estar sempre a defender ás vezes tambem dá jeito atacar e depois acaba nestas merdas. E por isto é que tambem caba por haver alguns conflitos entre estes...mas nada de grave (penso eu)

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Estás a dizer que os cristãos foram os que sofreram mais? De facto, foram 4 séculos de perseguição até o Império Romano tornar o cristianismo religião oficial. Apartir dai, começa a discriminação do "outro": Gethos,Cruzadas, Inquisição, as Missões (Descobrimentos), o Holocausto. Fazendo as contas a tempo e mortes, somos capazes de ainda ser os mais sofredores, mas também somos os maiores causadores de sofrimento.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Estás a dizer que os cristãos foram os que sofreram mais? De facto, foram 4 séculos de perseguição até o Império Romano tornar o cristianismo religião oficial. Apartir dai, começa a discriminação do "outro": Gethos,Cruzadas, Inquisição, as Missões (Descobrimentos), o Holocausto. Fazendo as contas a tempo e mortes, somos capazes de ainda ser os mais sofredores, mas também somos os maiores causadores de sofrimento.

pois foi o que eu disse no coment de cima.

nao tenho nada para dizer acerca de nos provocarmos...

mas concordam o porquê da populaçao estar a diminuir certo? pode haver outros motivos mas o maior acho que é a informaçao a mais.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Informação a mais não deveria ser razão para deixar de haver fiéis. O Renascimento já se passou há 500 anos. Se fosse para deixar de haver Igreja, já teria acabado há muito tempo.

Simplesmente não se dá tanta importância à religião por várias razões. Para além de haver a tal informação muito mais facilmente acessível, também já não se tem tanto tempo livre para render à religião. Antigamente, os nossos avós tratavam dos terrenos, tinham mercearias, vinham para casa e faziam o quê? Nos fins-de-semana quando não havia trabalho faziam o quê? Dedicavam um pouco de tempo à religião sempre porque "faz sempre bem".

Nas aldeias ainda há muita gente a ir à Igreja. Na cidade é que já desde há muito tempo que se têm deixado disso. Não há tempo, há outras distracções, etc.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

os cientistas/astronomos and such que foram condenados a serem mortos em praça publica porque as suas teorias contrariavam as da igreja.

religião ftw, aliás a maior parte dos conflictos entre nações são devido a religião que depois se estendem para politicos.

o vulcão na islandia é obra de deus, ele acha que dependemos demasiado nos aviões...

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Eu acho que a maior parte dos conflitos não é devido à religião, esta é apenas um pretexto. Mesmo assim, se não houvesse religião sempre era um pretexto a menos.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

religião ftw, aliás a maior parte dos conflictos entre nações são devido a religião que depois se estendem para politicos.

É o inverso Vodka, pelo menos hoje em dia. Os conflitos começam por ser políticos/económicos e a religião acaba por ser um método de se conseguir o apoio da população, criando um inimigo herege  do outro lado que coloca a nossa cultura em perigo.

Recomendo-te a ler, 1º, "The Clash of Civilizations", de Sammuel Huntington (ele defende o que tu dizes, que os novos conflitos são culturais) e depois lê "The Clash of Ignorance", de Edward Said (em que ele refuta essa teoria).

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais
“Muitos psicólogos e psiquiatras demonstraram que não há relação entre o celibato dos padres e a pedofilia, mas muitos outros demonstraram, e disseram-me recentemente, que há uma relação entre homossexualidade e pedofilia”, afirmou Bertone.

Há estudos sobre isto? Alguém aqui de psicologia que confirma?

Há muitos homossexuais que não são pedófilos, tal como à muito pedófilos a violar raparigas menores.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais
Faz login para seguires isto  
Seguidores 0