旅人さん

Concurso Cartaz FW:Anipop

87 mensagens neste tópico

I demand a recount!

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

eu duvido que eles mudem de opiniao.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Eu compreendo. Até já anunciaram o vencedor, e até é um bocado mau estar aqui a dizer mal da decisão mas pronto. A minha veia critica não resistiu e pelos vistos ( como eu pensava ) não sou o unico a pensar dessa forma.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Tal como a maioria do pessoal, acho que o desenho da Misau era o que melhor correspondia aos requisitos (ou a interpretação dos mesmos)... desenho muito bem feito, é interessante e tem, em generosas quantidades, elementos "forward" e nipónicos.

Todos os outros participantes, certamente incluindo o vencedor, igualmente foram fantásticos. Muitos parabéns!

Mas enfim, voltando ao tema em discussão... o júri lá tem a sua razão na sua escolha, qualquer que ela seja...

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

I demand a recount!

Gostaria era de saber o comentário dos júris, os argumentos da escolha. Porque para já não sabemos nada deles.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

(...)

Isso faria sentido se o concurso pedisse tecnologias de entretenimento (ou fizesse sequer alusão a isso, ou fosse até interligado com o tema real do evento), o que não é o caso.

O tema real do evento não tem a ver com jogos mas tem a ver com moda?

Ok, então concordo contigo quando dizes: "Eu acho que quem escreveu as regras é que devia ter tido mais atenção com a clareza dos pedidos."

Este evento vai ter uma secção de videojogos mas o tema do evento é a tecnologia presente no japão aliada à fashion. Consolas e jogos são 1% do que o Japão tem para oferecer.

O Japão é campeão no que diz respeito a robots autónomos, e tem referências a tecnologia indiscutíveis como a afamado suporte de antena gigante aka Torre de Tóquio, etc.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Foz, estás a falar do cartaz que não ganhou, certo?

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Foz, estás a falar do cartaz que não ganhou, certo?

Não, estou a dar casos que retractam a tecnologia do Japão e que, só por acaso, coincidem com o da misau.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

A mim o que me chateia é que eu mandei um mail a perguntar especificamente se era permitido usar um pouco de fanart no cartaz (porque fazia parte da minha ideia original) e responderam-me a dizer que era expressamente proibido. Mas o vencedor tem um Cloud e um Sephirot!... Que raio?... Acho que a pessoa que o fez é sem duvida muito talentosa, mas não me parece a melhor opção para o cartaz.

O meu é o 1º, e está aqui o meu deviantart: http://cheila.deviantart.com

Ainda não o pus no deviantart porque ainda o quero melhorar mais um pouco, mesmo sem servir para nada...

Será que eles estão a pensar imprimir os cartazes conforme foram enviados? (com baixa resolução) Espero que peçam para os enviarmos maiores! Alem disso queria acrescentar lá o meu deviantart ao cantinho, já que nem assinatura tem... [br]

Mensagem unida a: 06-07-2009, 21:50:54


Já agora, quem é a Darsy Fernandes? o_O Não conheço o deviantart dela... É estranho porque faço watch a cerca de 100 portugueses que desenham manga no deviantart :) Devia conhecê-la...

Digam-me que não é brasileira e veio parar ao forum por acaso XD

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Que eu saiba, é O Darsy, que só o vi a couple of times, a muuuuito tempo atrás. Se não estiver enganado na pessoa...

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Que eu saiba, é O Darsy, que só o vi a couple of times, a muuuuito tempo atrás. Se não estiver enganado na pessoa...

Sim, penso que é o Darcy :) Já acompanho o trabalho dele há algum tempo, exelente!

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Oops .-.; é que procurei no Google e apareceram-me fotos de raparigas brasileiras lol

As minhas desculpas ao rapaz! .__.;; Espero que não veja isto...

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Acabei de ler o tópico inteiro, isto é muito curioso.

Vejo que a maioria de voçês ficaram bem admirados e de certa forma indignados pelo vencedor do concurso não ter sido outra pessoa. Fazem bem em dizê-lo aqui, eu admiro a vossa sinceridade.

Existe muita verdade naquilo que voçês dizem, contudo existem aqui vários mal entendidos.

Vejamos 1º o tema do concurso:

O tema do concurso é “FW : ANIPOP”.

Com o tema FW (ou forward) pretendemos que explorem a forma como o Japão é um país FW, à frente do seu tempo,

Do fashion forward aos avanços tecnológicos.

2. Requisitos

-  O concurso é individual

-  Cada pessoa só pode enviar um desenho

etc...

Tal como eu comentei ainda ontem no site da Anipop:

"(...)tenho pena de infelizmente nao ter sido completamente explícito na imagem, só que não queria fazer “cenas batidas”, e olha que nos dias de hoje, custa ser-se realmente criativo(...)"

Li vários comentários de muitos de vós que não concordavam quanto ao facto de que o cartaz do vencedor ter sido o premiado pois "a Anipop pediu determinadas coisas para serem tidas em conta no desenho que, IMO again, no vencedor não constam".

Se olharmos para o regulamento diz-se:

"Com o tema FW (ou forward) pretendemos que explorem a forma como o Japão é um país FW, à frente do seu tempo".

Desculpem se não fui suficientemente explícito a marcar este facto pondo um bébé com um capacete semelhante a de um "mecha" :

"O capacete que o/a bébé (sim bébé) tem, tem a ver com “mechas” que é algo que o Japão desenvolve mais do que outros países e faz parte de toda uma cultura (falam disso no Metal Gear Solid XD )."

Apesar de o Japão não ser só "mechas" é inegável que eles têm uma tecnologia muito avançada em vários sentidos, mas não seria por isso é que eu iria desenhá-los a todos. O capacete funciona mais como símbolo, é algo que se consegue relacionar com tecnologia aplicado tanto ao anime como na vida real.

Além disso, como aspirante a artista que sou não iria estar a desenhar coisas óbvias, no meu ofício é fulcral ser capaz de ir além das coisas comuns, o meu trabalho é trazer às pessoas as coisas escondidas dos seus olhos de maneira sublime e sinceramente, enoja-me muitas vezes ver imagens tão parecidas, mostra uma enorme falta de interesse na tentativa de desenvolvimento imaginativo.

Outros comentários que me impressionaram foram o facto de dizer que o desenho de Marta Lebre era tecnicamente superior ao meu e porque tinham "elementos do Japão mais apropriados". Aviso que não escrevo isto para depreciar qualquer tipo de trabalho, mas encaremos os factos:

1º Têm todo o direito de dizer que no meu trabalho não se encontram tantos elementos nipónicos. Ora isto não aconteceu pois não queria fazer algo tão óbvio como a proposta de Marta Lebre. Dou grandes elogios à forma como tentou representar a perspectiva em escorço e por tentar seguir completamente à risca o tema, mas sinceramente não partilho a mesma opinião quanto à maneira como foi desenhado.

2º Teria muitas coisas a apontar no desenho mas vou só enumerar algumas: As linhas precisam de trabalho; os olhos e o seu brilho "anime" não estão muito bem concretizados; apesar de tentativa de escorço, a perspectiva está de certa forma equívoca (notando-se principalmente nos pés da figura) ; existe demasiada informação óbvia; falta de definição em várias partes, sombras esbatidas impropriamente, etc.

Repito, não digo isto para depreciar mas simplesmente para que tomem consciência de certas coisas.

Outra coisa que quero esclarecer é o facto do comando da SNES e da Playstation 2 estarem dispostos.

Nesta parte penso que é uma das únicas coisas que podem apontar de incorrecto no meu trabalho. A minha intenção era de representar o passado e o futuro do mundo dos jogos e por isso mesmo desenhei os dois comandos. Contudo foi algo que elaborei equivocamente pela minha falta de conhecimento no mundo actual dos videojogos pois soube à pouco tempo que a Nintendo Wii vende mais no Japão do que a Playstation 3 e mesmo a Xbox 360 tem vendas elevadas. Admito o meu erro na formulação destes elementos nipónicos e apresento as minhas desculpas por vos causar tal indignação.

"na minha opinião ganhou o mais "fraquinho" (não tendo fraco como um mau trabalho, os outros apenas me caíram melhor..) =x"

É redundante, depende do ponto de vista.

"Acho que os artistas deviam ter tido mais atenção ao que era pedido porque a maioria só pegou na parte tecnológica e esqueceu a parte fashion."

Outra vez, no regulamento diz:

"Do fashion forward aos avanços tecnológicos."

Penso que não era necessário tentar "meter tudo numa meia". Para cartazes que envolvam tanta coisa é preciso ter-se além de imaginação, capacidade de síntese.

Akilo saum mangas? Obrigado por me elucidares, ainda naum tinha xegado a essa conclusão =D

No cartaz final isto estará mais explícito.

"Só não percebi uma coisa. Se há queixas de falta de teor "fashion" nos desenhos, porque é que o desenho com menos "fashion" ganhou o primeiro lugar? Sim está excelente e isso não se discute, mas a tecnologia do Japão não passa só por comandos PSX e FF7."

Por isso deveria eu encher um cartaz com informação óbvia? Penso que não (digo eu claro).

"Desculpa lá, mas dizeres isso quando metade dos desenhos expostos são raparigas vestidas de forma fashion com referência a tecnologias típicas japonesas (excepto o vencedor) gera alguma contradição não? " ---> em relação ao facto de terem dito:

"Obviamente que não se poderia pôr tudo, por isso a escolha da proposta vencedora; a indústria do entretenimento e a tecnologia, foram boas escolhas".

Aí está um facto. Porque será que Metade dos desenhos eram raparigas de mini saia? Na disciplina de Cultura Visual chama-se a isso de Ideologia Dominante, ou seja, o modo de ver as coisas de acordo com a maioria das pessoas e que limita a criatividade e a afirmação de identidade do ser humano como ser único e com ideias próprias. Se o resultado foi este então quer dizer que apesar dos seus esforços, nesse caso das miudas "cute" com mini-saia, os/as participantes não conseguiram ir para além do habitual e ser criativos, originais e versáteis que eram também um dos 3 requisitos do regulamento do concurso. Até porque já temos visto muitas "meninas fofas" em vários cartazes de eventos anime portugueses, e se eu quisesse ver mais cartazes parecidos só precisava sair de casa para ser logo bombardeado por estes estereótipos que só levam as pessoas a uma estandardização e consumismo desmesurado - um grave problema no nosso tempo.

O consumismo. Daí vem também a minha crítica quanto a sinal de ligar/desligar que está no capacete e no chão. como disse no site da Anipop, o símbolo funciona como uma crítica ao Japão e um apelo às pessoas para se "Ligarem" para despertarem do mundo introvertido onde vivem e olharem para outras alternativas. Sabe-se que o Japão apesar de todas as suas maravilhas é um país fechado e que cria muitos estereótipos. Eu mesmo sinto isso pois sempre gostei muito de anime/manga mas raramente encontro um personagem de origem Africana e quando aparece, aparece idealizado ou estereotipado, do Afro Ninja ao novo 8 Caudas do Naruto, só vejo isso e é triste.

"Lol, não percebo como o da Misau não ganhou, era mesmo o melhor tanto em termos de técnica como em termos de corresponder às regras, enfim..." --> ja respondi

Este evento vai ter uma secção de videojogos mas o tema do evento é a tecnologia presente no japão aliada à fashion. Consolas e jogos são 1% do que o Japão tem para oferecer.

Pois bem é verdade e tem razão, poderia aplicar mais elementos fashion ao bébé, mas decidi ficar-me pela bandana de Naruto com um emblema português. Digo também que aquela não é a versão final tal como informava o regulamento, é uma "Sugestão" existem coisas como o lettering que vão ser adicionadas (pois podia-se apresentar com ou sem lettering). Digo também que na altura em que fiz isto, com o rato era um pouco difícil de aplicar tantos detalhes, o que nao fiz pois o tempo era já escasso.

"A mim o que me chateia é que eu mandei um mail a perguntar especificamente se era permitido usar um pouco de fanart no cartaz (porque fazia parte da minha ideia original) e responderam-me a dizer que era expressamente proibido. Mas o vencedor tem um Cloud e um Sephirot!... Que raio?... Acho que a pessoa que o fez é sem duvida muito talentosa, mas não me parece a melhor opção para o cartaz."

Luna/Cheila .Penso que os juris o disseram para não se "Copiar literalmente" o trabalho de outros autores pois isso limitaria a criatividade. Deve ver se em trabalhos anteriores talvez já tenha feito fanart, não sei se houve essa possibilidade. Eu não encontrei informação acerca de fanart no regulamento e por isso representei aquelas duas figuras. E pintei-os propositadamente daquela maneira, pois eram elementos secundários na composição, por isso não deviam levar tanto detalhe como o principal. Contudo por pedido dos juris resolvi este aparente dilema.

Já agora, quem é a Darsy Fernandes? o_O Não conheço o deviantart dela... É estranho porque faço watch a cerca de 100 portugueses que desenham manga no deviantart  Devia conhecê-la...

Digam-me que não é brasileira e veio parar ao forum por acaso 

Isto é uma mensagem séria, mas quanto a isto, só tenho uma coisa para dizer, algo que já não dizia à muito tempo. Então, eu só tenho a dizer uma coisa, essa coisa é: LOL + carambas

Eu não devo ser muito conhecido porque deixei de fazer só anime/manga. Se mais gente tentasse procurar mais em vez de ficar só preso a isso, veriam a sua técnica a evoluir de forma mais progessiva. Sempre gostei de anime e queria mesmo fazer anime, mas entretanto descobri coisas que para mim eram mais importantes. O erro de muita gente que começa a desenhar anime/manga é que tornam-se "fotocopiadoras" e não tentam elevar a sua arte a algo mais. Era bom se mostrassem mais do seu mundo em vez apegarem-se a coisas que não conhecem. De qualquer forma tenho consciência que aprende-se também bastante a copiar. Eu é que muito raramente o faço.

Não precisa de pedir desculpas, há quem ache que Darsy é nome de cão, é natural.

----------------------------------------------------------------------------------------------------------

Resumidamente:

Como também disse no site da Anipop, não imaginam o quanto é difícil de fazer algo que seja criativo, original e que agrade a todos. Permite-me até dizer que já houveram vários cartazes que vi em outros eventos que não foram propriamente do meu agrado pois cá em Portugal, existem demasiadas cópias.

Não censuro o facto de estarem indignados mas peço-vos só para desenvolverem um pouco mais o vosso sentido analítico e para começarem a abrir os olhos para coisas novas.

É já habitual que exista uma grande resistência quando uma mudança ameaça converter as ideologias dominantes para outro tipo de pensamento ou ponto de vista. Muita gente rejeita o que não compreende, por medo ou por acomodação a um padrão de vida que já têm à bastante tempo e recusam-se a largar.

É isso é que explicito no meu cartaz, mais do que apresentar parte da cultura japonesa é um apelo para se desligarem do materialismo, ligarem a vossa consciência e serem capazes de pelo conhecimento que obtém através das histórias de anime/manga, abram as asas para uma outra realidade. Que transcendam a imaginação e passem a ser realmente criativos.

Se também acharem que é mesmo necessário haverem novos votos então falem com os júris. Será bem melhor para ficarem mais aliviados, pois eu estou satisfeito com o que fiz e não me importa se seja este ou outro cartaz. Desde que o evento corra bem e toda a gente se divirta para mim já chega e sobra.

Cumprimentos a todos

Darsy

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais
Digo também que na altura em que fiz isto, com o rato era um pouco difícil de aplicar tantos detalhes, o que nao fiz pois o tempo era já escasso.

Epá, o tempo foi igual para todos.

Porque será que Metade dos desenhos eram raparigas de mini saia?

Porque o cartaz, mais do que chamar à atenção, deve chamar a atenção.

Já agora digo-te que devias ter posto um fundo claro em vez de escuro.

(se quiseres apago a imagem, está alojada no AniPT)

normal_anipopdarsyWHITE.jpg

Continuo a dizer que o teu desenho foi uma boa escolha, mas para mim o desenho da Cheila chama mais a atenção. Até é o meu preferido.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Digo também que na altura em que fiz isto, com o rato era um pouco difícil de aplicar tantos detalhes, o que nao fiz pois o tempo era já escasso.

Epá, o tempo foi igual para todos.

Porque será que Metade dos desenhos eram raparigas de mini saia?

Porque o cartaz, mais do que chamar à atenção, deve chamar a atenção.

Já agora digo-te que devias ter posto um fundo claro em vez de escuro.

(se quiseres apago a imagem, está alojada no AniPT)

normal_anipopdarsyWHITE.jpg

Continuo a dizer que o teu desenho foi uma boa escolha, mas para mim o desenho da Cheila chama mais a atenção. Até é o meu preferido.

Pensava que ao menos houvesse alguém que quisesse mudar um pouco de ares. Eu sei que provavelmente se eu pusesse uma miuda mamalhuda com mini-saia já todos achariam fantástico, só que (infelizmente para voçês) eu esforço-me um pouco mais para sair do cliché e tento chamar atenção com outras coisas.

Sim para ti o da Cheila pode ser o teu peferido, mas se for para chamar atenção... por favor. Isto não é só publicidade ao evento, é arte. Se fosse só para chamar a atenção aviso-te já que nem teria participado.

Está bem que o evento precisa de divulgação e querem chamar a atenção ao máximo mas 1º, aquele desenho não é a versão final, 2º eu já pus o fundo branco, 3º não vou sacrificar o meu processo criativo só para chamar a atenção. Por isso é que por exemplo sites como o deviantArt estão sobrelotados com coisas repetitivas mas que as pessoas insistem em desenhar. Por isso é que uma miuda qualquer torna-se modelo e em mercadoria, pois é usada só para chamar a atenção e toda a gente vai nessa onda. Tou já farto de ver o corpo da mulher a ser usado somente para fins publicitários e comerciais, não ia trazer isso para aqui.

É verdade que a Cheila tem um bom conhecimento da aplicação das cores, como também faz GIF's, mas eu pelo que sou não desenharia algo assim. Basicamente é uma questão de gosto.

Quanto ao tempo escasso, sim tens razão.

thx gaara

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Podes não ter reparado mas o "favorito" das pessoas todas que comentaram não era uma rapariga mamalhuda de mini saia. Era uma rapariga vestida à moda do Japão, no fundo tinha referências a locais e cultura, etc etc.

Acho muito bem que defendas o teu trabalho, mas atacar os outros trabalhos dizendo coisas que nem são realidade.... que lol.

O desenho da rapariga não chama a atenção por estar "batido" nem por utilizar o corpo da mulher para fins publicitários.

Do teu trabalho tenho a dizer que só trataste da parte da tecnologia e dos manga. Faltam imensas coisas que podias ter posto de uma maneira ou de outra e que, na minha opinião, passariam ao público uma melhor ideia do Japão. MAS tal como acho que faltam coisas ao teu trabalho, faltam aos outros, portanto não é por aí.

Também acho que, tecnicamente, o teu está melhor que o da rapariga "favorita" (não sei o nome e não me apetece ir ver). Mas lá está, em termos de representar o Japão, acho que ela dá uma melhor ideia ao público do que o Japão é. Lembro-me de à uns tempos um telemóvel (newgen c620 i think) ter utilizado imagens do fashion foward japonês para a sua publicidade. Até havia nos anúncios pessoas com consolas portáteis, headphones, coisas kawaii, coisas que, sendo claramente japonesas, passavam uma boa imagem do que o Japão tinha. Se tivessem simplesmente posto otakus ou geeks acho que o telemóvel (ou pelo menos os seus anúncios) não tinham feito tanto sucesso. E nesse aspecto acho que o teu falha, limita muito o que é a visão japonesa e limita-nos, faz com que o público pense que Japão é "jogos, mecha e manga".

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Darsy:

1] Concordo plenamente com o não pôr sempre o mesmo, eu quero sempre ser diferente porque detesto fazer o mesmo que toda a gente em tudo, mas há coisas que não se podem contornar, senão não transparecem o objectivo pretendido.

2] Aquilo era um bebé? Foi a pergunta verdadeira e sem sarcasmo que me passou pela cabeça. Seriously. Porque com aquele ar ameaçador não é propriamente a ideia que dá. Além disso, claro que depende da idade do miúdo, mas a minha definição de "bebé" tem pouco cabelo. O fato laranja, por seu lado, não ajuda. Bastava teres posto o miúdo nu com uma fralda branca e o capacete que se percebiam logo 2 ideias que de modo algum entendi até explicares agora (i.e. mecha e bebé). É só uma ideia, não quer dizer que fosse o melhor.

3] Num trabalho destes deve sempre fazer-se uma pesquisa, por pequena que seja, especialmente quando os temas não são muito do teu conhecimento (em resposta ao teu argumento sobre não estares por dentro do mundo dos video-jogos e das consolas).

4] Eu percebi que tinhas tentado pôr o passado e o futuro, mas se tivesses feito a dita pesquisa vias logo que a tua maior falha até foi teres posto um comando da PS2 (aka com fio), coisa que neste momento é muito passado e não futuro. O que estou aqui a criticar é a tua desculpa do "não sabia" e não propriamente o que puseste no desenho (porque serem da PS ou da Wii ou da 360 é quase como o outro), porque até era desculpável se fosse uma coisa não muito divulgada ou difícil de encontrar. No caso não é.

5] Não era necessário pôr tudo no cartaz, mas nesse caso estás a dar-nos razão no facto de que só usaste a tecnologia japonesa no teu desenho (jogos são tecnologia). E o tema não era só tecnologia, como bem repetiste. Ah espera, puseste "manga", sem quadrados nem nada que o distinga de um livro normal. Como dizes mais abaixo, todos tiveram o mesmo tempo. Não era por se perder mais 5 minutos a fazer quadrados, digo eu.

6] Concordo com os estereótipos, já pensei neles antes. Também é raro veres alguém normal, em vez de super gordo ou super magro. Têm de aprender a variar um bocadinho, mas sempre já há uma coisa ou outra, como o tipo de cadeira de rodas de Air Gear. Mas grande spoiler de Naruto mesmo aí, obrigadinho, realmente.

7] Espera aí. Bandana de Naruto? *vai ver a imagem* ...AH. Outra coisa que não teria percebido sem teres dito. A única maneira de teres usado esse elemento era na testa do miúdo, coisa que não dava por causa do capacete. E sim, eu sei que o Rock Lee a usa na barriga, mas não é muito identificativo. Só que a ideia era boa.

8] Continuo a achar que a Misau devia ter ganho, se tivesse melhorado um pouco os níveis da imagem para ficar mais vivo, achei ligeiramente saturado. Mas foi mais isso que outra coisa, porque conseguiu pôr vários temas na sua imagem, em que qualquer um deles associo ao Japão, até o gato. Ainda assim, a nível técnico/de pintura o teu está superior.

O resto que não comentei é porque provavelmente concordo contigo, ou então simplesmente não tenho nada a acrescentar ou a dizer. Eu gosto do teu desenho como tinha dito inicialmente, mas acho que abordaste só um lado. Agora entendi outros pontos que puseste (gostei especialmente da bandana com símbolo português), mas não transpareceste da melhor maneira, tanto mais que aposto que houve mais gente a nem sequer os identificar. Isto IMO, não é a opinião do mundo, porque apesar de ter parecido rude a falar nos meus pontos, pretendia somente explicar um ponto de vista. Espero que tenha sido mais constructivo do que outra coisa.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Megumi e Kuro, idem.

Li tudo Darcy. Tens tanta razão como não, em pontos a pontos.

Eu compreendo bastante bem que deves variar o estilo, não dar o banal, já conhecido, etc. Mas a verdade é que não abordar exactamente o que é pedido, pronto, desviaste-te demais. Daí a minha preferência pela Misau, que pode até ser cliché se tu e mais alguém pensar assim, mas chama ou não a atenção? Para além de chamar a atenção, é apelativo ao tema do evento.

Achei por bem apontar o facto de o da Misau ser, apenas mais, apelativo x) .

PS: Não deprecio trabalho algum.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Eu usei o termo "rapariga mamalhuda de mini saia" como exemplo, o cartaz "favorito" não tinha "mamalhudo", o que eu quero dizer é que se 3 dos desenhos tiveram uma rapariga de mini-saia, isso revela um certo acomodamento à norma e alguma repetição que pelo menos na minha formação é inviável.

Depois de todos os comentários que eu vi aqui acerca do meu trabalho, tenho bem consciência das faltas que cometi. Mas sinto-me desonrado e tão indignado com o exagero que fizeram, como as pessoas que comentaram sentem-se por outra proposta nao ter ganho.

Como disse, o que eu enviei é uma sugestão, é óbvio que o desenho foi, tem sido, e continuará a ser discutido de modo a que se filtre o que é essencial para tentar ao máximo dar ao cartaz uma imagem explícita do que é o Japão fashion avançado.

Vejamos então bem qual é a questão aqui, por exemplo se dissésemos:

Um trabalho falha por ter falta de criatividade.

O meu trabalho falha pois faltam mais elementos que caracterizem o Japão e dá ao leitor uma imagem de que o Japão é só jogos e manga.

Outro trabalho falha por ter falta de coerência.

Outro falha por não estar suficientemente desenvolvido tecnicamente, etc.

Então vemos aqui que o que se passa é que todos os trabalhos têm os seus bons e maus, contudo, os jurís por alguma razão decidiram escolher o meu. Não digo que sei bem porquê. O que eu sei é que independentemente do que eles tivessem escolhido, sinceramente parece-me que muita gente que comentou neste tópico estava além de exprimir a sua opinião (que eu valorizo e aconselho), a omitirem certas coisas e a verem só o seu lado. Confesso que a primeira resposta que dei devia tê-la dado só a meio desta semana quando o cartaz tivesse uma melhor definição, mas pelos comentários que li não pude conter a minha revolta e por impulso do momento, respondi e também omiti certas verdades acerca do meu desenho.

Não costumo afirmar-me tanto quanto ao meu nível de experiência no desenho, nem vanglorizar-me de que faço melhor do que outros pois na verdade na arte isso não existe, é subjectivo, todos são diferentes. Apesar disso tenho bem noção das minhas capacidades. E sei que fiz um bom trabalho pois tal como todos os outros, esforçei-me apesar de não ter transmitido mais informação acerca do que é realmente o Japão FW .

Estas coisas são sempre muito delicadas, ao fazer uma crítica é preciso uma grande capacidade de discernir o que faz parte da crítica clara, concisa e do que é uma opinião subjectiva.

O certo é:

-Tinha um bom trabalho técnico.

-Não fui capaz de transmitir o que era viável.

-Os jurís decidem.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais