SeventyFive

Casamento

40 mensagens neste tópico

Estive a ver e pareceu-me que não havia nenhum tópico sobre isto, apesar de haver sobre o Casamento Homossexual e o Casamento com Personagens. Antes de responder, por favor considerem que este tópico não está na secção de spam.

 

Segundo a Wikipedia "casamento é o vínculo estabelecido entre duas pessoas, mediante o reconhecimento governamental, religioso ou social e que pressupõe uma relação interpessoal de intimidade, cuja representação arque-típica é a coabitação, embora possa ser visto por muitos como um contratoAs pessoas casam-se por várias razões, mas normalmente fazem-no para dar visibilidade à sua relação afectiva, para buscar estabilidade económica e social, para formar família, procriar e educar os seus filhos, legitimar o relacionamento sexual ou para obter direitos como nacionalidade."

 

Será que hoje em dia continua a fazer sentido tendo em conta o contexto económico e as alterações de valores que a sociedade tem vindo a sofrer nos últimos anos? Acham que é apenas um contracto ou ainda há quem acredite na importância espiritual e familiar do casamento? Consideram que há diferenças na forma como um casal ou uma família é vista ou tratada consoante as pessoas sejam casadas ou não?

 

 

Fontes: http://pt.wikipedia.org/wiki/Casamento

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

o matrimónio é um dos sete sacramentos, pelo que faz sentido que todas as pessoas que procurem a graça de Nosso Senhor ou se casem ou virem padres.

3 membros gostaram disto!

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Não acho que uma pessoa tenha que se casar para provar que é bem sucedido na vida relacional e amorosa; Agora com todas as mentalidades revolucionárias é perfeitamente aceitável as uniões de facto ou até duas pessoas viverem juntas apenas com o estatuto de 'namorados', ou seja, sem serem reconhecidos legalmente ou assim.

 

Porém, para mim, acho que a ideia inerente ao casamento é de louvar, para além de trazer bastantes benefícios para as duas pessoas que estão unidas por tal contracto (sigilo de marido e mulher, coisas como partilha de bens, contas conjuntas, etc).

 

Em suma, casamento não significa felicidade, mas no meu caso gostaria de casar. É tudo.

1 membro gostou disto!

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Será que hoje em dia continua a fazer sentido tendo em conta o contexto económico e as alterações de valores que a sociedade tem vindo a sofrer nos últimos anos? Acham que é apenas um contracto ou ainda há quem acredite na importância espiritual e familiar do casamento? Consideram que há diferenças na forma como um casal ou uma família é vista ou tratada consoante as pessoas sejam casadas ou não?

Acho que o casamento faz sentido para quem acha que se deve casar, independente do motivo, aí não há muito para onde pegar. Para uns o casamento é um contrato para outros é mais um passo na vida de casal.

E sim, as pessoas inconscientemente levam a relação de um casal casado mais a sério, mesmo que os conjugues já tenham um par de cornos a fazer via rápida de Lisboa ao Porto.

Pessoalmente, se casar, curtia de uma cerimónia que nos identificasse, nada de um casamento pré-preparado igual aos outros lel.

2 membros gostaram disto!

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Porém, para mim, acho que a ideia inerente ao casamento é de louvar, para além de trazer bastantes benefícios para as duas pessoas que estão unidas por tal contracto (sigilo de marido e mulher, coisas como partilha de bens, contas conjuntas, etc).

 

 

Tudo coisas boas se no dia a seguir se chateiam e resolvem divorciar-se.

 

Não tenho nada contra quem se quer casar, seja por razões religiosas ou outras, mas sinceramente acho um desperdicio de tempo e €. Hoje estou bem caso-me, 'amanha' estou mal divorcio-me. Gasto € duas vezes e ainda tenho chatices a tratar da papelada.

 

Mas casamentos dos outros é fixe, ir lá enfardar que nem um lorde e beber que nem uma esponja, estou sempre disponivel para isso !

4 membros gostaram disto!

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Casamento homo-...isso,é heresia. Casamento com personagens,só com bíblicas,tudo o resto é idolatria. Tudo bezerros de ouro,juventude.

1 membro gostou disto!

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Em suma, casamento não significa felicidade, mas no meu caso gostaria de casar.

 

Isto.

A meu ver é uma simples escolha; há pessoas que, como já disseram, olham o casamento com melhores olhos que uma união de facto ou algo do género, principalmente as que estão mais ligadas aos valores tradicionais. Para boa parte da população acaba por ter mais mérito, mas nos tempos que correm já não é algo tão obrigatório e isso é bom, imo.

Traz vantagens, mas tem de ser com quem valha a pena casar, como é óbvio. Não me casaria não estando completamente certa do passo que estaria a dar. Como disse o Volt, para quê gastar tanto tempo e dinheiro se nem sabemos se ainda vamos ter de investir mais no divórcio?

 

TL;DR É uma escolha de cada um. Para mim é um objetivo, para outros poderá não ser, mas não vejo com piores olhos essas relações.

2 membros gostaram disto!

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

O casamento em si, não é o importante. O que é importante é a união para a eternidade. É o voto que duas pessoas fazem de ficar juntas para a vida, de se tornarem família, mesmo quando o amor arrefece.

 

Mas hoje em dia o que conta é o forrobodó (sexo e vinho verde), é só promiscuidade e o pessoal casa-se e divorcia-se 6 meses depois... :(

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

A meu ver é um contrato social, que pode ou não acarretar valor simbólico, e q traz benefícios fiscais entre outros. Ñ precisa de ser pra vida, se os cônjuges se chatearem a sério, divórcio. Simple as that.

Agora o @@volt tem toda a razão!... Festas de casamento = enfardar e atestar à grande!!

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

E ser o centro das atenções estando de vestido branco e estourar todas as poupanças para embebedar famílias e amigos deve ser giro  :m096:

@ tás lixado 

Editado por joana75
1 membro gostou disto!

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Actualmente, em Portugal, já nem há grande diferença entre união-de-facto a partir de x anos (penso que de 10) e de um casamento civil, pelo menos no que toca a uma separação.

União de facto é 2+ anos. A partir daí já podem fazer IRS conjunto e essas merdas.

Mas hoje em dia o que conta é o forrobodó (sexo e vinho verde), é só promiscuidade e o pessoal casa-se e divorcia-se 6 meses depois... :(

Culpo o feminismo. Se as mulheres soubessem o seu lugar,não haveria tantos divórcios. Esse é o grande problema do mundo.

1 membro gostou disto!

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

A minha opinião já foi expressa nos posts anteriores, as pessoas deste fórum são muito ajuizadas : )

 

Basicamente é isso, hoje em dia o casamento é muito mais uma escolha do que uma necessidade e, como tudo na vida, não é para todos. Cada casal deve ponderar os prós e os contras (financeiros, emocionais, psicológicos, etc) para determinar se de facto faz sentido para eles ou não.

 

Pessoalmente, eu gostava de me casar por causa do valor simbólico, não que eu precise de usar uma aliança para validar a minha relação mas acho que é um bonito compromisso o/

Editado por Kuro

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Por mim, façam o que quiserem. Casem-se pela via religiosa ou civil, permaneçam juntos em união de facto, juntem-se simplesmente sem haver necessidade de assinalar tal feito, fiquem solteiros para sempre se vos aprouver.

 

Creio que as pessoas já não sentem um certo preconceito em relação a quem é solteiro e já tem uma certa idade, mas sinto que algumas famílias e certos sectores da sociedade ainda consideram que uma pessoa só poderá ver a sua vida realizada se se casar e arranjar uns filhos pelo caminho. É estranho... o casamento já é visto por muitos jovens como uma mera opção, mas a questão dos filhos ainda gera polémica... Sei de pessoas da minha idade ou mais novas do que eu que me olham com estranheza quando digo que não quero ter filhos (mas quando afirmo que a adopção é uma hipótese, já ficam mais aliviados, lol).

1 membro gostou disto!

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

@-Francis- tás lixado

Não sei como é convosco, mas na minha cultura, os pais é que pagam pelo casamento. :m096: 

 

Mais um tópico de engate disfarçado.

Para mim é assim, casamento ainda faz sentido, as duas partes têm é de estar cientes do que vai ser. Não vai ser sempre rosas, morar com a mesma pessoa para toda a vida torna-se numa rotina, e é normal as pessoas quererem sair da rotina (quem é que não ansiava poder ir morar fora de casa quando estava a fazer 18 anos ou estava a prestes a entrar para a universidade?). Além disso, acho que muita gente se casa cedo. Devia haver um tempo "trial" em que moravam juntos sem casar. Morar com uma pessoa muda a forma como a vês, não é o mesmo que namorar. A namorar é quase tudo bom, quando moras com alguém começas a ver os defeitos na pessoa, alguns se calhar com os quais não consegues lidar (a falar por experiência). No entanto, se as coisas boas que vês na pessoa te fizerem aturar as más (afinal de contas, por alguma razão tomaste a decisão de casar, não é?), e conseguires lidar com isso, e se a segurança familiar te for mais importante, morar e casar com essa pessoa torna-se algo fazível.

Como em tudo na vida, há prós e contras. Acho que se um casal conseguir aguentar a morar junto bastantes anos, se achar que as vantagens da vida mais rotineira mas estável a dois são maiores que a vida mais instável e imprevisível de solteiro, mais vale a pena casar-se. Tem os benefícios todos que a coisa traz, e anda um dia de fatinho para parecer alguém na vida e não o uiabu nojento que é.

A minha opinião é basicamente isto, só com uma ou outra alteração.

O meu Catequista sempre me disse "Namorar é fase para se conhecerem. O divórcio de um casal significa que casaram sem realmente conhecerem-se um ao outro." e com a quantidade de inícios e fins de relações a que já assisti e tive conhecimento de (estou a falar de adultos, obviamente), não discordo nem um bocado.

1 membro gostou disto!

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Estou um pouco nervoso porque cheguei aquela idade em que qualquer dia alguém se casa, seja eu seja outro casal conhecido. E fico nervoso ao pensar que vou andar de fato.

2 membros gostaram disto!

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Não sei como é convosco, mas na minha cultura, os pais é que pagam pelo casamento. :m096:

 

És cigano ou indiano?

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais