Visitante psy-kun

Praxe/s

Praxes   66 votos

  1. 1. És a favor da praxe académica?


Por favor faz login ou regista uma conta para poderes votar nesta votação.

118 mensagens neste tópico

Uma dúvida:

Por exemplo,uma pessoa tira uma licenciatura numa universidade,é praxado,praxa e passa por todo esse processo. Acaba a licenciatura e quer iniciar outra licenciatura,desta vez,noutra universidade,ou seja,volta a ser caloiro,mas já tem historial universitário. É praxado de novo?

Não sei se a pergunta é parva ou não,mas eu sou bué noob no que toca a unis. Acabaria por descobrir mais tarde,mas assim aproveito já (':

 

Podem-te pedir um comprovativo do teu dux anterior (já vi isso acontecer) ou então fazer-te passar por um período de praxe inicial mas dificilmente terás de fazer o ano de caloiro todo outra vez : p

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Uma dúvida:

Por exemplo,uma pessoa tira uma licenciatura numa universidade,é praxado,praxa e passa por todo esse processo. Acaba a licenciatura e quer iniciar outra licenciatura,desta vez,noutra universidade,ou seja,volta a ser caloiro,mas já tem historial universitário. É praxado de novo?

Não sei se a pergunta é parva ou não,mas eu sou bué noob no que toca a unis. Acabaria por descobrir mais tarde,mas assim aproveito já (':

A coisa é capaz de depender de faculdade para faculdade. Falando do caso da UTAD o "caloiro estrangeiro", vindo de outra faculdade, já tendo uma matrícula ou mais no ensino superior, e podendo até já ser licenciado, pode optar por ser praxado ou não. A maioria do pessoal opta por ser praxado (porque a praxe da UTAD, overall, é porreira), mas um dos meus afilhados, por exemplo, já tinha feito um ano na UM. Já tinha sido praxado, baptizado e já trajava e optou por não ser praxado. Mostrou-nos fotografias que comprovavam isso e por isso apenas aparecia para assistir às praxes, como se fosse do 2º ano, e apareceu na praxe de curso para ser baptizado no nosso curso. Este ano já pôde praxar, bem como os caloiros estrangeiros que praxei no ano passado e que estavam na altura na sua segunda matrícula no ensino superior, porque o código de praxe da UTAD dita que à 3ª matrícula aquele que foi praxado e baptizado já pode praxar e apadrinhar. Mas normalmente esse pessoal, mesmo com um título de praxe mais elevado que a maioria dos colegas, opta por só praxar no seu 3º ano na faculdade.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais
Chegada a minha vez , acho que se deve fazer o máximo para quebrar o gelo que muitos putos ainda têm por medo do novo mundo e criar o maior conteúdo de diversão possível. O importante é que os caloiros saibam que têm pessoas com quem contar e amizades a criar pois dependendo de cada um, na sua maioria os anos de licenciatura serão tramados e no entanto é na universidade que farão as melhores amizades e viverão as melhores experiências, basta deixá-los à vontade para isso

Essa é a tua experiência.

 

 

Não só não a partilho, como conheço poucas pessoas que a partilhem.

Foi tudo efémero demais por lá.

 

A maioria das pessoas mal se vê passada mais de uma década do curso terminado, parabéns etcs mas noto que qdo se fala sabem pouco uns dos outros, mesmo os que pareciam alapados uns aos outros.

 

Comparativamente o secundário guarda maior relevância em termos de amizades.

 

Uma dúvida:

Por exemplo,uma pessoa tira uma licenciatura numa universidade,é praxado,praxa e passa por todo esse processo. Acaba a licenciatura e quer iniciar outra licenciatura,desta vez,noutra universidade,ou seja,volta a ser caloiro,mas já tem historial universitário. É praxado de novo?

Não sei se a pergunta é parva ou não,mas eu sou bué noob no que toca a unis. Acabaria por descobrir mais tarde,mas assim aproveito já (':

A coisa é capaz de depender de faculdade para faculdade.

 

Varia um pouco.

Mas é opcional.

Aliás a praxe é sempre opcional XD

Editado por nightingale

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Uma dúvida:

Por exemplo,uma pessoa tira uma licenciatura numa universidade,é praxado,praxa e passa por todo esse processo. Acaba a licenciatura e quer iniciar outra licenciatura,desta vez,noutra universidade,ou seja,volta a ser caloiro,mas já tem historial universitário. É praxado de novo?

Não sei se a pergunta é parva ou não,mas eu sou bué noob no que toca a unis. Acabaria por descobrir mais tarde,mas assim aproveito já (':

 

Tal como já foi dito, é das coisas que podem variar de faculdade para faculdade. Regra geral, vão querer saber das tuas matrículas anteriores e depois decidem o que fazer no teu caso. Duvido que faças o processo de recruta logo desde o início, mas irá sempre depender da faculdade e da comissão de praxe que está vigente.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

 

Chegada a minha vez , acho que se deve fazer o máximo para quebrar o gelo que muitos putos ainda têm por medo do novo mundo e criar o maior conteúdo de diversão possível. O importante é que os caloiros saibam que têm pessoas com quem contar e amizades a criar pois dependendo de cada um, na sua maioria os anos de licenciatura serão tramados e no entanto é na universidade que farão as melhores amizades e viverão as melhores experiências, basta deixá-los à vontade para isso

Essa é a tua experiência.

 

 

Não só não a partilho, como conheço poucas pessoas que a partilhem.

Foi tudo efémero demais por lá.

 

A maioria das pessoas mal se vê passada mais de uma década do curso terminado, parabéns etcs mas noto que qdo se fala sabem pouco uns dos outros, mesmo os que pareciam alapados uns aos outros.

 

Comparativamente o secundário guarda maior relevância em termos de amizades.

Verdade. Só terminei a licenciatura há um ano e noto isso. Há pessoal com quem me dava muito bem mas que as coisas arrefeceram e agora mal falamos. Conservo os amigos que me eram mais próximos mas mesmo com esses é difícil manter o contacto. Desde o final da licenciatura apenas consegui estar com algum desse pessoal uma vez, há umas semanas atrás. Estamos espalhados por vários pontos em Portugal e na Europa e cada um está comprometido com a sua vida e as suas tarefas e acaba por se complicado arranjar tempo para que ambos estejam livres para pôr a conversa em dia (já nem falo em encontrose já nem falo do grupo todo, porque são muitos km, muitas horas e muito dinheiro).

 

O melhor do ir estudar para longe é mesmo o habituarmo-nos à (semi)independência e às responsabilidades que vêm com ela. As melhores coisas da praxe, além de ajudar na socialização e tal, é mesmo o fazer boas memórias e aprender a lidar com problemas do foro social com repercussões na vida real. Por exemplo, há um doutor que odeiam mas que, por ser vosso superior e por gostarem da praxe no geral, vão ter de o gramar (começam a aprender a lidar com superiores cabrões); vão ter de saber lidar com os vossos colegas e saber organizar-se (aprende-se muita coisa com colegas problemáticos/cabrões), etc, etc.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Mas em concreto: isso n tem sentido, n é um treino, será sempre uma sobrecarga, poderá gerar frustração e desanimo.

Pq sobrecarregarem-se com gente sem interesse?

P mais sem haver o retorno da situação?

P isso terão tempo na vida. É escusado o pré impacto.

 

Ademais eu nunca fui mto de respeitar pessoas por cargos ou hierarquias.

Acho que se deve avaliar bem os pros e contras de cada situação.

Um ambiente de trabalho permanentemente hostil não me parece que contribua por aí alem p o bem estar e felicidade seja de quem for: 1) a vida é curta demais p isso; 2) a saúde vai sofrer as consequências e o dinheiro ganho vai ser canalizado p medicação e tratamentos.

Há que pensar bem antes de dar um "sim" a iniciar ou manter um contrato, seja ele qual for.

2 membros gostaram disto!

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Eu tenho aquilo que se pode chamar de feitio de merda. Nunca me sujeitaria a abusos e humilhações e receber ordens de gente que considero cabrões tendo a opção de não o fazer. No geral, tive bons doutores, bons colegas e bons caloiros. Nunca senti, no meio de tanta gente, que alguém fosse 'cabrão'. Nunca precisei de me afastar de ninguém e penso que ninguém precisou de se afastar de mim, apesar de não me dar maravilhosamente bem com todos, obviamente. Tive mesmo muita sorte.

 

Mas tens razão. A praxe é uma sobrecarga e podem gerar-se desânimo e frustração e até problemas de saúde. Para não falar de que te pode atrapalhar os estudos e a tua vida familiar e amorosa. Senti alguns destes pontos mas, mais uma vez, se tiveres rodeada de gente porreira, como eu tive a sorte de ter, a coisa vale a pena. Há que medir os prós e os contras da praxe e ver se compensam o esforço. No meu caso, compensou : )

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

foi engraçado, mas é só para quem gosta.
ninguém é obrigado a ir à praxe, só vai quem quer, e normalmente quem vai e diz que não gosta retira sempre qualquer coisa boa de lá, maior parte das vezes grandes amigos para o resto do curso/vida juntamente com uns momentos divertidos e cenas assim.
 

ninguém obriga ninguém a ir à praxe pelo que acho que os movimentos anti praxe são retardados.
não gosto de iogurte, vou fazer um movimento anti-pessoas que gostam de iogurte.

tou a gozar, gosto totil de iogurte.

1 membro gostou disto!

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

foi engraçado, mas é só para quem gosta.

ninguém é obrigado a ir à praxe, só vai quem quer, e normalmente quem vai e diz que não gosta retira sempre qualquer coisa boa de lá, maior parte das vezes grandes amigos para o resto do curso/vida juntamente com uns momentos divertidos e cenas assim.

 

ninguém obriga ninguém a ir à praxe pelo que acho que os movimentos anti praxe são retardados.

não gosto de iogurte, vou fazer um movimento anti-pessoas que gostam de iogurte.

tou a gozar, gosto totil de iogurte.

Vodka a mais?

Estás a confundir declarares-te anti-praxe ou gerar um "clube" anti-praxe.

Retardados são os tipos que pedem aos caloiros p nao se darem com os colegas que não quiserem ser praxados. Retardados e frustrados, acresce logo.

Perante a questão ou fazes ou senão fazes és anti-praxe e n me olhas de frente pq eu sou um doutor e tu és um bicho... Ok sou anti-praxe e nao te vou olhar mto mais de frente pq tu sim que és um bicho bué feio LOL tralalala... adiu!

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

tralalala

Não metas o tralala ao barulho,plz.

Btw eu ando um bocado indeciso acerca de para onde ir,em que universidade prosseguir os estudos,etc. Para vocês

que já tiveram de tomar decisões,quais são/foram as principais características de uma universidade que têm/tiveram peso na escolha? E quais são os atributos que,para vocês,diferenciam uma universidade boa de uma má? Isto já sem contar com as praxes,mas que são coisas que condicionam muito mais o desempenho de um aluno do que a praxe em si,que não é obrigatória. Resumidamente,falem-me de universidades,no geral.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais
Btw eu ando um bocado indeciso acerca de para onde ir,em que universidade prosseguir os estudos,etc. Para vocês

que já tiveram de tomar decisões,quais são/foram as principais características de uma universidade que têm/tiveram peso na escolha? E quais são os atributos que,para vocês,diferenciam uma universidade boa de uma má? Isto já sem contar com as praxes,mas que são coisas que condicionam muito mais o desempenho de um aluno do que a praxe em si,que não é obrigatória. Resumidamente,falem-me de universidades,no geral.

 

Depende (e muito) do curso que pretendes frequentar. No meu caso, tentei informar-me antes da candidatura de assuntos como o Plano de estudos, corpo docente, citações e trabalhos científicos e local/programas de investigação dentro da faculdade (aka, se haveria possibilidades de realizar e propor projectos de investigação próprios). Na diferenciação de uma boa ou má, no meu caso, pendeu o feedback que tive em relação à forma como as faculdades preparavam os alunos não só na área de estudos, mas quais as valências que privilegiaram para a tua formação científica/académica (correlação de saberes, etc.). Também, a forma como te preparam para o "mercado" de trabalho e se focalizam o plano de estudos para algo mais prático ou teórico, poderá ser relevante. Claro que isto é sempre subjectivo, mas vale o que vale.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

 Depende (e muito) do curso que pretendes frequentar.

Sim,eu sei,mas quero generalizar a coisa ,de modo a que ,qualquer um com dúvidas se possa esclarecer. E qualquer um possa dar o seu contributo,não se limitando a pessoa x da área x. Depois o mais específico depende da "pesquisa" que cada um fizer.

Os testemunhos são sempre grande ajuda neste tipo de coisas,acho.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

O meu testemunho n ajuda ninguém...

N queria ir p o ensino superior, mas fui c amigas até ao local candidatura.

Fui brincando c o manual de apoio, aqueles livrecos que existiam c a oferta do ensino superior.

E foi praticamente tipo loto... preenchi o boletim e acabei por o submeter qdo cheguei ao local.

Só n aceitava tudo o que calha-se em Lisboa ou Porto.

Qdo achei essa folha há uns anos atrás fiquei boquiaberta... estava lá ciências farmacêuticas p Coimbra como 5a ou 6a hipótese :huh: , até seria uma boa escolha em termos racionais (se o tivesse escolhido racionalmente :lol: ), mas jamais teria ido fazer esse curso na altura -_-

Portanto, esquece...



 

tralalala

Não metas o tralala ao barulho,plz.

Mas eu a cantar garanto-te que é pior que o tralalala... :(

Editado por nightingale

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Acho que mais do que a universidade (reputação, etc), o melhor é mesmo olhar para o curso, para as condições da universidade em relação ao curso e empregabilidade. Em relação ao último aspecto, todos os anos é publicada algures e os pdfs vão sempre parar à net. Em relação aos outros dois aspectos, vejam bem as unidades curriculares do curso e tentem mesmo encontrar informação individual sobre elas, nomeadamente programa, bibliografia e até alguns ppts ou pdfs que consigam arranjar. Se não conseguirem arranjar isso e quiserem mesmo ver como são os ppts e pdfs da disciplina, talvez o melhor seja irem ao exames.org e perguntar por lá se não haverá alguém que não se importe de vos passar isso. Quanto às condições da universidade em relação ao curso, o melhor é mesmo irem lá e verem com os próprios olhos. E com condições da universidade em relação ao curso refiro-me a se a universidade tem boas condições sobretudo para os cursos de cariz mais prático. O ideal é conseguirem esclarecer as vossas dúvidas com professores e alunos do curso. 

 

Outra coisa, vejam mestrados que, apesar de serem uma coisa a acontecer a longo prazo, já são muito específicos e pode ser que vos ajudem nas indecisões.

 

Quanto a mim, baseei-me sobretudo nas UCs e no seu programa. Com excepção da minha 1ª opção, candidatei-me só para Lisboa + Margem Sul e isto porque o meu curso é único em todo o país e se tivesse ficado em Lisboa e ido para Biologia e Bioquímica teria de gramar com disciplinas boé gerais e que em nada me teriam utilidade, como Geologia ou Física : P

1 membro gostou disto!

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Lendo a resposta anterior recorda-me como agora há ppts e pdfs... lel

Antes só se alguém fotografasse as projecções dos acetatos XD

Não havia mais nada (o que eu me ri agora!)

 

Depois tb agora fecham cursos, no meu tempo abriam... eu estreei um!

Mestrados n sao nada longo prazo... sao as antigas licenciaturas... portanto faz todo o sentido olharem p eles. Pq uma lic de 3 anos n vale nada (ou n deveria valer quase nada :bored:

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Eu ainda apanhei os acetatos na faculdade x) Felizmente, a maioria dos profs já se virava para os ppts /o/

 

Quando digo que um mestrado é a longo prazo digo-o porque aquele meu discurso todo foi para pessoal que está agora no secundário e que ainda não tem certezas em relação a licenciaturas quanto mais a especializações. Mas é como a salsa disse, não pensem que podem tirar uma licenciatura e depois não tiram o mestrado. Actualmente, isso é basicamente o mesmo que terem de habilitações apenas o 12º ano : P

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

No meu caso o principal factor de escolha foi localização.

Não queria sair de Aveiro (não queria investir muito dinheiro, principalmente porque tinha dúvidas sobre se queria ou não concluir a universidade... e estava muito indecisa quanto ao futuro.

E tinha a sorte de Aveiro ter uma enorme variedade de áreas e cursos.

 

Eu olhei para todos os cursos e áreas de trabalho.

Depois de ver aqueles que eu iria gostar avaliei a probabilidade de emprego (que mudou drasticamente em 4 anos.......)

E por fim, avaliei as cadeiras, os créditos e todas essas especificidades de cada curso.

Tenho feito a selecção final preenchi a candidatura com a ordem de preferência pessoal.

 

Eu já disse isto noutro tópico e volto a repeti-lo, antes de escolherem o curso, tirem uns dias e  pensem bem naquilo que sonham para o vosso futuro e aquilo que querem fazer e depois avaliar os prós e contras e os passos a tomar para tornar esses sonhos realidade.

1 membro gostou disto!

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Alguém está ou vai para a FCT-UNL?

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Devo ser das poucas pessoas aqui que odiou as praxes, lol.

 

Primeiro porque eramos quase que "obrigados" às mesmas (podem vir dizer-me que não mas a partir do momento em que diziamos que não queriamos e tinhamos os "doutores" a ameaçar-nos de nos levarem a tribunal de praxe, que para o ano seguinte não podiamos trajar e afins, sendo ou não tanga, era um meio de acagaçar caloiros).

Segundo porque não me diverti absolutamente nada. Eu tenho um feitio um bocadinho tramado quando tenho de fazer merdas que não gosto mas mesmo quando estava a tentar tirar alguma diversão da coisa, acabava o dia de trombas, cansada e sem vontade de fazer nada.

 

Nada do que nos mandavam fazer me fez sentir unida aos meus colegas nem me fez socializar com mais pessoas.

Aliás, a única pessoa com quem mantenho contacto e que é amiga próxima, era uma das pessoas que não frequentava as praxes. O resto, shrug, se nunca mais os vir, não me aquece nem arrefece.

Acabei por assinar uma merdinha de um papel que me mandaram assinar, qualquer a dizer que era anti-praxe, para me largarem a perna.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Alguém está ou vai para a FCT-UNL?

 

Se procuras companhia, nada feito, mas eu estudei lá. Alguma dúvida fora do âmbito do tópico, está à vontade para enviar PM.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

  • Conteúdo Recomendado:

    • Freakbiscuit
      Por Freakbiscuit
      Olá malta!
      À muito tempo que não passa-va por aqui e como recentemente fiz outra amv que já esta no youtube, então decidi tambem trazer-vos o meu trababalho.
       
      Espero que gostem pois dei o meu melhor e se ainda estiver vivo até lá continuarei a fazer mais
      Obrigado de ante-mão pelas criticas positivas e negativas e espero fazer melhor na proxima. 
      Obrigado e bom dia! ^^
       
      Se puderem carreguem no botão ver em youtube, é sempre agradável ver o nº de Views a crescer! 
       
      Link: https://www.youtube.com/watch?v=fSVbZE4N1Kk
    • Visitante psy-kun
      Por Visitante psy-kun
      O título diz tudo. Atendendo à crise económica que Portugal atravessa e aos vossos desejos pessoais,onde se vêem daqui a 5 anos? Estão a pensar emigrar? Constituir família? etc.
      Postem aí o que esperam do vosso futuro ou então não postem,não quero saber!